segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O DIÁRIO E A FOLHA.

Independente de linha editorial, acho que quanto mais meios de comunicação, maior o espaço que temos para análises. Escrevo no Jornal O Diário desde a sua fundação. No começo recebia muitas críticas por isso e convites para migrar para outros matutinos. Na Candido Mendes quando era questionado acerca disso, explicava da seguinte forma: Campos tem mais de 500 mil habitantes. Já pensou um Jornal só ditando regras e controlando todas as informações?

Digo isso, pois deixando de lado as paixões, o surgimento do Jornal O Diário fez com que nossa cidade tivesse mais um meio de comunicação. Não estou dizendo que ele seja melhor ou pior do que os outros, nem mesmo que ele seja imparcial.

Sua utilidade é atingir todas as camadas sociais e disputar com a Folha da Manhã a liderança de vendas, que na minha opinião, ainda é vencida pela Folha. Entretanto, por mais que achemos ambos tendenciosos, políticos demais ou as vezes 'difícil de ler' , convenhamos que o surgimento do jornal O Diário também dividiu os leitores de Campos, antes leitores fieis da Folha da Manhã.

Muitos não vão gostar do que vou dizer, mas acho interessante ler os dois. Fazendo a leitura de ambos acredito que possamos formar melhor a nossa convicção. Sei que nossos matutinos precisam de várias mudanças, mas ao lermos os dois, podemos ser mais críticos ou até chegar a conclusão de que não dá para ler nenhum deles.

Gostaria que vocês internautas respondessem a seguinte pergunta: Qual o Jornal que mais te agrada? Jornal O Diário ou a Folha da Manhã? Não vale xingar os proprietários ok?

Com a palara os internautas.

Cláudio Andrade.

19 comentários:

Anônimo disse...

os 2 são pessimos!!!!!!
mais entre os 2, prefiro a folha da manhã!!!!!!

Anônimo disse...

Em algumas matérias (menos política) tanto faz, mas quanto a política é melhor nem ler, pois são tendenciosos em defender essa classe política vergonhosa que existe em Campos dos Goytacazes.
Incrível, no Espírito ou no Rio Grande do Sul, onde estive a marca registrada de Campos é falcatruas e compra de votos da turma do Garotinho (eleição passada, fato) e dos superfaturamentos.

Bruno Lindolfo disse...

Esqueceram do Monitor?

De longe o melhor de Campos.

Anônimo disse...

Penso que ambos são tendenciosos, leio os 03 (Folha, Diário e Monitor), além de alguns outros jornais de ambito nacional. Só que a Folha além de tedenciosa é caluniadora e produz reportagens com fatos inverídicos, que ao passar do tempo, tornam públicos e notórios. Sabemos tbm do patrocínio que ela recebe. Ela deveria até defender a questão política que melhor lhe atrai, mas acima de tudo, deveria ser profissional e não ficar denegrindo a imagem daqueles seus desafetos, induzindo ao povo, cada vez mais ao erro e ao engano. Todo jornal (meio de comunicação) é formador de opiniões, isso é bom, mas cabe também ao leitor, não ficar preso a uma única fonte de informação. Buscar os fatos e ter a tua opinião formada.
É assim que se faz política, assim que se faz cidadania.

m&i disse...

Prefiro ler os blogs!
Na boa... leio os jornais para ficar informado (ou tentar!) mas não é uma leitura prazerosa.
A fora tendenciosa e imparcial como editam as matérias chega a dar vergonha de morar em Campos!
Na minha opnião os dois veículos de informação, hj não passam de ferramentas nas mãos dos que manipulam a população em prol de seus interesses.
Tenho me alimentado melhor nos blogs, inclusive o seu... aliás, parabéns pelo mesmo.

Anônimo disse...

Prefiro a Folha da Mentira, é o que mais protege os encostados da prefeitura, o que mais esconde os escandalos de nossa cidade, o que recebe da prefeitura uma bolada para prestar um deserviço a nossa cidade.

Sou mais a folha da mentira, aliás o candidato dela também é da mentira! E como sou mentiroso estou com eles

Anônimo disse...

Olha claudio, reconheco que todos sao parcias! Porem a diferenca é que o diario, sao materias sutis, que denunciam esta posicao.
Ja na folha, eles estampam mentiras na manchete e invertem a verdade, para satisfazer a seus propositos!

Anônimo disse...

Se vc é 12, Folha; se vc é 15, Diário. O partidarismo da nossa imprensa é repugnante! Gostaria de sentir a tendência do meio de comunicação nas entrelinhas, como vemos nos jornais dos grandes centros, mas aqui é tão ridiculamente claro, é tão óbvio que me sinto uma débil mental qaundo estou lendo um ou outro!
A Folha consegue ser pior, porque sabemos que a "condessa" sonda antes quem paga mais pelo seu apoio, e o Diário é do Garotinho, pelo menos o lado é sempre o mesmo, é mais coerente.
Algumas vezes a ignorância é uma benção!

Anônimo disse...

A FOLHA ÀS VEZES É ATÉ INFANTIL.QUANDO O DIÁRIO FALA SOBRE UM DESVIO NA PREFEITURA, ELA MESMO O DIÁRIO INFORMA A FONTE.EXEMPLO MINISTÉRIO PÚBLICO E PRONTO.JÁ A FOLHA FAZ O SEGUINTE.PONTE ROSINHA SEM CARROS E MENDIGOS NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO.FAZER UMA PONTE NÃO É CRIME E PORQUE NÃO FAZER CAMPANHA A FAVOR DO USO DA PONTE AO INVÉS DE CRITICÁ-LA ?? A FOLHA CAI NO DESCRÉDITO POR PURA BOBEIRA E FOI QUANDO FICOU CRITICANDO O IBOBE SOBRE SUA LISURA E MOSTROU NO SENSUS QUE ARNALDO ESTAVA COM 46% E ROSINHA 36%.QUANDO AS URNAS FORAM ABERTAS OSENSUS SE DEU MAL PORQUE ROSINHA CHEGOU COM 46% E 10.000 VOTOS NA FRENTRE DESMORALIZANDO O SENSUS.SE A FOLHA CONTRATAR O SENSUS PARA O 2º TURNO QUEM VAI ACREDITAR ? QUESTIONARAM O DIÁRIO JUNTO COM O IBOPE,MAS FOI ELE MESMO O IBOPE QUE ACERTOU OS 46% DE ROSINHA E NÃO O SENSUS !!!! JORNALISMO É COISA SÉRIA E CUIDADO QUE JÁ EXISTE PESQUISA SÉRIA SENDO FEITA QUE APONTA ROSINHA COM UMA GRANDE DIFERENÇA.SERÁ QUE A FOLHA TEM CORAGEM DE DESMENTIR ??

Anônimo disse...

Lembrem-se!!!!
Se vcs hj sabem de tudo oq aconteceu de roubalheira nesta prefeitura, 99% souberam através do jornal o diário e da rádio o diário qdo era com João de Oliveira e Jorge Luiz, depois o João se vendeu para a folha, mas qdo vcs lerem algo na folha que não fere o casal garotinho, podem olhar p o céu que verão discos voadores, abçs

Anônimo disse...

Claudio ,

Leio os dois. A cada dia , tenho mais certeza que a Folha da Ponte é um Jornal extremamente politico , que tem sua sobrevivencia assegurada atraves de verbas publicas. Quando não tem verba , porrada. Quando tem , beijo.

Anônimo disse...

O diário escrevia sobre os roubos e superfaturamentos e comprovava, o negócio é que a justiça n fez a sua parte como realmente deveria fazer e a folha além de nao denunciar nada...defendia atacando o outro, tática só p os menos esclarecidos cairem. Abçs

Anônimo disse...

O 10º anônimo, esta dando uma de bobo, todos sabem que o João se recusou a obedecer o dono da Radio o Diabo e foi demitido por aquele que se julga o todo poderoso.

Frederico Cezar disse...

os jornais de campos são um lixooooO, compro o meia hora do rio todos os dias a 2 anos, a mulher da banca até guarda pramim e fico P da vida quando ela esquece, mais quando sobra algum qualquer, compro O DIARIO as vezes, mais ambos tem oq melhorar e são jornais de “opinião publicada” e não jornais de “opinião publica”

Anônimo disse...

DR. BOLOGUEIRO O SR .É 15 OU 12!!!!!


TU ACHANDO QUE É 15!!!!

Anônimo disse...

DOIS JORNAIS PORCARIAS UM SO FALA DE SOCIEDADE O OUTRO É COMPARADO PELO CASAL 20!!!!

Anônimo disse...

Olha, considero os dois péssimos, não se aprofundam nas matérias e são parciais além da conta, sem disfarce ou sutileza.
No entanto, considero o "Diário" mais honesto, pois é de conhecimento público que seus proprietários são políticos, portanto compra quem quer saber notícias direcionadas.
Já a "Folha da Manhã", que se diz imparcial e coisa e tal é covarde e desonesta com quem paga para lê-la.

Anônimo disse...

Se considerarmos que o ser humano é por natureza um "tendencioso", não chegaremos a nenhuma conclusão sobre os dois jornais, no entanto se o leitor quiser ser honesto consigo mesmo verá que a FOLHA E A PREFEITURA, fazem uma dobradinha típica de uma imprensa M A R R O N !!!!!

Anônimo disse...

Essa Folha da manhã é uma piada mesmo! Vive mamando nos "petrodólares" da Prefeitura de Campos (RJ)