sábado, 29 de agosto de 2009

EXPECTATIVA PELO PRÉ-SAL.

O governo apresenta neste dia 31 de agosto sua proposta para definição do marco regulatório para as reservas de pré-sal, após um longo período de indefinições, que ameaçaram o desenvolvimento das novas reservas.
Os balões de ensaio, os recuos e as especulações que marcaram a materialização do marco foram, necessariamente, fruto de uma posição da União, que vai apresentar para muitos, em dia de festa, uma proposta que foi trancada a sete chaves e colocada em balão de ensaio, definida por poucos e isoladamente.

Os Municípios e Estados produtores de petróleo foram postos à margem do processo de definição do marco regulatório para as reservas de pré-sal, sendo excluídos de um amplo debate em torno de um assunto que, como o próprio Governo Federal diz, marcará o início de uma nova era para o Brasil.

Estarei presente no evento, representando a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), por mim presidida, e que foi a primeira entidade a defender uma proposta de negociação sobre o pré-sal. Apresentamos a sugestão da criação da faixa de reserva de 40%, dos recursos do pré-sal, para fixação das indenizações segundo o que estabelece a legislação atual, com os 60% restantes sendo destinados ao modelo do Governo Federal.
Esperamos que o evento do marco regulatório em Brasília contribua para dissipar as dúvidas e que o Governo Federal tenha produzido uma peça que respeite os direitos estabelecidos pela Constituição Federal, em termos de compensações para os Municípios e Estados produtores, em face do impacto da atividade de produção petrolífera.
Quero ter em minhas mãos a minuta do projeto de lei que será enviado ao Congresso Nacional, para definição das novas regras para o pré-sal. O que pudemos fazer, até agora, e o que estava em nosso alcance, realizamos, com a proposição do modelo misto e da faixa de reserva de 40%, a diferentes autoridades federais, como o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente do Senado, José Sarney, o da Câmara de Deputados, Michel Temer e o Presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal Bernardo Ariston.
A sugestão da Ompetro da criação de uma faixa de reserva tem a finalidade de abrir o diálogo com o governo federal, que até agora, efetivamente, não ocorreu, com discussões unilaterais apenas sobre o marco regulatório do pré-sal. O que os Municípios e Estados produtores querem é que seja possível a definição de um modelo misto, que assegure, sobre os novos campos, a incidência do atual regime de indenizações, de royalties e participações especiais.

*Prefeita de Campos, Presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro)

FAMOSO RADIALISTA DA RÁDIO TUPI MORRE NO RIO DE JANEIRO.


Morreu de infarto, na madrugada deste sábado (29), o locutor esportivo Doalcei Bueno de Camargo, aos 79 anos. Doalcei trabalhou nas rádios Tupi, Globo, Continental, Tamoio, Nacional e Guanabara.

O corpo vai ser velado no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, e será cremado neste domingo (30), no Memorial do Carmo, no Caju.

H1N1: OS INTERNADOS.

Hospital Ferreira Machado - 11 internados

- 9 crianças (1 na Utip em estado grave) e 8 na pediatria

- 1 adulto no Pronto Socorro estável

- 1 adulto no CTI grave

Álvaro Alvim - 1 adulto grave no CTI

Plantadores de Cana - 7 internados; 2 puérperas, sendo que uma delas deu à luz ontem e está na UTI, mas vem respondendo; 1 mulher na Unidade Intermediária e 4 pessoas na enfermaria.

Lília Neves - 1 criança de 15 dias internada na UTI. A outra, de 3 anos, recebeu alta.

Beneficência Portuguesa - 2 adultos internados, sendo um estável no quarto e outro na clínica médica

Santa Casa - 5 crianças internadas na pediatria (Todas estáveis e menores de 1 ano de idade)

Prontocárdio - 1 adulto, que estava na UTI e foi para o apartamento

Dr. Beda - 1 internados em estado grave na UTI

Unimed - 3 internados, sendo 2 adultos na UTI em estado grave; e 1 criança de 2 anos.

HGG - 9 internados

- 3 adultos na Unidade de Terapia Semi-Intensiva, sendo 1 em estado grave

- 6 crianças na enfermaria

Liliane Barreto / SECOM

DESFILE CÍVICO SUSPENSO.


A Prefeitura de Campos suspendeu a participação dos órgãos públicos municipais no desfile cívico de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Pátria. A medida dá continuidade às ações preventivas contra a pandemia da gripe pelo vírus influenza A (H1N1). No início da semana, a secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, já havia anunciado a suspensão do desfile nos bairros e demais localidades da cidade.

FUNDAÇÃO DOS ESPORTES QUITA PARCELAS ATRASADAS DO BOLSA ATLETA.


Um grupo de 14 atletas compareceu à segunda chamada da Fundação Municipal de Esportes para o pagamento de parcelas atrasadas do Bolsa Atleta de 2008. A atual administração da FME encontrou quatro parcelas atrasadas do programa da administração passada. A dívida está sendo paga agora e os atletas estão se reunindo com a diretoria e o departamento jurídico da FME para a entrega de documentos. No final da tarde desta sexta-feira (28), os atletas receberam a boa notícia do pagamento dos atrasados, e também conversaram com o presidente Magno Prisco sobre as novas diretrizes para o programa em 2010.

Fonte- G1

O ÚLTIMO ATO SECRETO DE SARNEY.

Belchior, ao centro, ao lado de José Sarney (esq.) e Luis Cláudio Lamachia, da OAB-RS (à dir.) Foto: Eugênio Novaes/Divulgação

BELCHIOR DESAPARECEU E SARNEY É O PRINCIPAL SUSPEITO.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL.

- Globo: Cabral: governo faz ‘bravata nacionalista’ com o pré-sal

- Folha: Orçamento social registra primeiro deficit na década

- Estadão: Impasse na cúpula da Unasul ajuda Uribe

- JB: Enfim, um trote com sabedoria na UFF

- Correio: Boicote de pediatras atinge 25 convênios


MINISTÉRIO PÚBLICO POR TER PODER REDUZIDO.


Sem alarde, aportou no protocolo do STF, há nove dias, um parecer de teor inusitado. Assina-o José Antonio Dias Toffoli (na foto), advogado-geral da União.

No texto, Tofolli investe contra o Ministério Público. Defende a tese segundo à qual procuradores não têm poderes para realizarem investigações criminais.

A prerrogativa do Ministério Público de abrir investigações está prevista na Lei Complementar número 75, de 1993. O artigo 8º dessa Lei detalha as atribuições do Ministério Público.

O miolo da polêmica está em dois incisos desse artigo. Num deles (o inciso 5º) está escrito que o Ministério Público pode “realizar inspeções e diligências investigatórias”.

Noutro (o inciso 9º), está anotado que, no curso de suas investigações, o Ministério Público pode inclusive “requisitar o auxílio de força policial”.

Pois bem. No texto que enviou ao STF, o advogado-geral Toffoli pede ao Tribunal que declare inconstitucional esse pedaço da lei.

Alega que investigações criminais são de atribuição exclusiva da polícia judiciária –a Polícia Federal, no caso da União; e as polícias civis, no âmbito dos Estados.

Datado de 18 de julho, o parecer de Tofolli chegou ao STF no dia 20. Foi anexado a uma ação movida pela Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Brasil).

A entidade protocolara no Supremo, no último dia 15 de julho, uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Leva o número 4271.

No documento, a Adepol insurge-se contra várias prerrogativas do Ministério Público. Entre elas, o poder de investigação conferido por lei aos procuradores.

A ação foi à mesa do ministro Ricardo Lewandowiski. Antes de decidir, o ministro optou, como de praxe, requisitar informações.

TSE: CNH E PASSAPORTE NÃO SERVEM PARA EXPEDIÇÃO DE TÍTULO ELEITORAL.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta sexta-feira (28) que o passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não serão mais aceitos para a expedição do título de eleitor. Segundo o TSE, a mudança foi adotada porque a CNH não informa a nacionalidade do cidadão, enquanto o passaporte não traz o nome dos pais.
A CNH e o passaporte também não são mais aceitos para pedidos de transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados e para a solicitação de segunda via do título de eleitor. A decisão foi tomada, nesta semana, pela Corregedoria do TSE, que já comunicou a determinação a todos os 27 Tribunais Regionais Eleitorais do país.
De acordo com o Corregedor do TSE, ministro Felix Fischer, a ausência de informações nos documentos inviabiliza o uso para fins de cadastro junto à Justiça Eleitoral. As informações sobre filiação e nacionalidade são essenciais, pois somente cidadãos brasileiros têm direito a voto. O cadastro de verificação de dados, por sua vez, contém o nome do eleitor e também o nome da mãe.

Os documentos que continuam sendo aceitos são a carteira de identidade (RG) ou carteira emitida por órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, como a OAB, por exemplo, certificado de quitação do serviço militar e e certidão de nascimento ou casamento.

Fonte-G1

MEDIDA JUDICIAL ORDENA TRANSFERÊNCIA DE PRESOS DA POLINTER.


A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) manteve a liminar que determinou que o Estado do Rio de Janeiro promova a transferência da população carcerária excedente à capacidade máxima da unidade da Polinter do Grajaú, na Zona Norte da cidade, para outras unidades prisionais. A carceragem, que pode receber até 150 presos, abriga atualmente cerca de 437 detentos, quase 200% acima da sua capacidade.

Réu na ação civil movida pela Defensoria Pública, o Estado pretendia a concessão de efeito suspensivo à decisão proferida pelo juízo da 5ª Vara de Fazenda Pública da capital, alegando a impossibilidade de cumprimento da medida por restrições orçamentárias. Argumentou ainda que o Judiciário não poderia impor uma obrigação ao Estado, uma vez que, na sua ótica, não havia qualquer violação de direito. Os desembargadores, no entanto, foram unânimes ao denegarem o recurso.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

H1N1 DERROTA A GRIPE SAZONAL.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta sexta-feira (28) que o H1N1, o vírus causador da nova gripe, já é o dominante em circulação no mundo. Isso significa que a maioria dos casos de gripe em curso é resultado da ação desse vírus, e não do agente causador da gripe comum, ou sazonal.

“A evidência de múltiplos locais de surto demonstra que o vírus pandêmico H1N1 se estabeleceu rapidamente e agora é a cepa dominante de influenza no maior número de regiões do mundo. A pandemia vai persistir nos próximos meses à medida que o vírus continua circulando entre populações suscetíveis”, afirma boletim divulgado no site oficial da OMS, a agência de saúde pública das Nações Unidas.

O monitoramento dos vírus pela rede de laboratórios credenciados pela agência mostrou que os H1N1 que originaram todos os surtos continuam praticamente idênticos. Não há sinais, portanto, de que o vírus tenha passado por mutações, o que é uma excelente notícia. Se o H1N1 mutasse após a produção de milhões de doses de vacinas, elas se tornariam inúteis da noite para o dia.

Fonte- G1

OAB: AUSÊNCIA DE AÇÕES DE PRERROGATIVAS TIRA VOTOS IMPORTANTES DO PRESIDENTE.

Terminamos agora uma série de reuniões de campanha. Uma delas me chamou a atenção pela revolta de um escritório inteiro. Como de costume, apresentamos nossas propostas e ouvimos as reclamações.

Em determinado momento, um dos advogados disse que o seu voto será para o nosso grupo. O motivo é a total ausência de ações da atual administração da OAB, no que concerne às prerrogativas.

Os advogados do escritório relataram situações passadas no Forum que nos deixaram estarrecidos. Essa inoperância tem feito desabar o tão sonhado conforto do atual Presidente. A classe descobriu na hora certa que a máquina classista da OAB não funciona.

A atual administração rendeu-se ao sistema moroso no qual transformou-se o sistema judiciário com consequências fatais nos trâmites processuais: a OAB não cobra para não ser cobrada.

A eleição de Novembro para a OAB só possui uma matemática: votando no atual Presidente, os advogados chancelarão uma inoperância gritante e concederão mais três anos de ausência de representatividade.

Votando conosco, os advogados poderão vislumbrar uma' luz no fim do túnel', traduzida em ações de cunho classista firmes e focadas na labuta do profissional. Só há dois caminhos a serem seguidos.

A questão é de sobrevivência laboral e nesse caso, nós somos os mais preparados para virar esse jogo e devolver ao advogado o que lhe é mais caro: a dignidade de sua profissão.

Pensem nisso.

Cláudio Andrade
ORDEM PARA TODOS

BLOG 'CAMPOS EM DEBATE' FAZ ANIVERSÁRIO.

Hoje o blog 'Campos em Debate' do amigo Cléber Tinoco comemora o primeiro ano de blogosfera. Trata-se de um blog técnico e que demonstra toda a qualidade profissional de seu organizador.Espero que o seu trabalho continue sendo bem propagado e que sirva de instrução para muitos. Poder contar com ele, como membro de minha chapa, nas eleições da OAB me orgulha muito.

Parabéns e sucesso.

Cláudio Andrade.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL.

- Globo: STF livra Palocci e processa apenas ex-presidente da CEF

- Folha: Palocci vence caseiro no Supremo

- Estadão: Livre no STF, Palocci tem apoio de Lula para eleição

- JB: Mais R$ 100 milhões para segurança no Rio

- Correio: Cartão vermelho à gastança do Senado

- Valor: Perdas de usinas com derivativos atingem R$ 4 bi

- Estado de Minas: O Velho Chico cobra a conta: R$ 20 milhões

- Jornal do Commercio: Igarassu recusa lixo do Recife

SENTENCIADO MORAL.


O STF deveria ter condenado o caseiro Francenildo, afinal, quem mandou trabalhar naquela casa, onde tantas coisas estranhas aconteceram? Francenildo deveria ser banido de todas as residências onde ele ainda exerce a função de caseiro.

Francenildo meu querido, você estava pensando que o STF ia conseguir dar um aspecto moral ao caso Palocci? Estava pensando que o STF ia moralizar tudo isso? O melhor para você, caro Francenildo, é desaparecer, antes que uma gripe suína faça você sumir do mapa e virar estatística.

Na minha opinião, Francenildo é traidor, covarde, sacana e delator. Um caseiro que inventa tantas coisas a respeito de um senhor responsável como Palocci, deveria ser condenado a diversos trabalhos forçados.

Espero que Francenido tenha aprendido: não é possível caluniar um colarinho sem que haja força para apertar a gravata.

Diga não ao Francenildo e viva a farra e a sacanagem!!!!!

BRASIL

VAI TER CHICLETE.


"Embora o Ministério Público Federal (MPF) tenha apenas recomendado pela não realização do evento “Chicleteiro Fest” devido aos casos suspeitos de gripe suína, em Campos, as bandas Chiclete com Banana e A Zorra se apresentarão na noite de hoje, a partir das 23h, no parque de exposição da Fundação Rural de Campos (FRC), no Bairro Pecuária. Boatos ocorridos durante a noite de ontem confundiram a opinião pública, o que levou a empresa promotora do evento, a Quatro Ventos Produções, a comunicar que os shows serão mantidos impreterivelmente para hoje".

Fonte- O Diário.

Comento no blog.

Com todo o respeito aos organizadores, mas acho um grande risco a realização do evento. Estamos passando por uma situação muito delicada. Viabilizar uma aglomeração de mais de dez mil pessoas, neste momento, não é, ao meu sentir, a melhor opção.

Cláudio Andrade.

JUSTIÇA DETERMINA LICENÇA AS GESTANTES QUE TRABALHAM NO COMÉRCIO.


Jane Nunes informa, em seu blog, que a Justiça do Trabalho determinou que os comerciantes de Campos concedam licença a todas as funcionárias grávidas. A medida visa a proteger as gestantes contra o vírus H1N1.

Fui informado de que a multa diária por descumprimento da ordem judicial é de R$ 100 reais para os estabelecimentos e de R$ 10 mil para os bancos.

Comento no blog.

Uma dúvida: e as grávidas que trabalham no serviço público nas três esferas? Elas também obterão licença, na forma técnica, com os direitos resguardados? A liminar concedida pela Justiça trabalhista deve ser vista como alerta; afinal, a pertinência da concessão da licença para as funcionárias de iniciativa privada deve ter sido amparada em provas materiais que confirmam o iminente risco de contágio.

Cláudio Andrade.

SJB: FILHOS DA TERRA REAGEM.

foto: André Pinto


Desapropriação, em São João da Barra, realizada por produtores rurais, causa manifestação em frente a Câmara dos Vereadores.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DOS ESPORTES COM BLOG.


A Fundação Municipal dos Esportes de Campos lançou o seu blog. O endereço é fmesportes.blogspot.com

Já existe postagem.

Vale a conferida.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PREFEITURA DE CAMPOS REALIZA 300 LICITAÇÕES E INJETA R$ 270 MILHÕES NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO.

A prefeitura de Campos injetou R$ 270 milhões com a realização de mais de 300 licitações, superando a desordem administrativa herdada da gestão passada e implementando pontos importantes do planejamento estratégico, assinala o secretário de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Eraldo Bacelar, destaca que o governo mantém "ativa uma ampla cadeia produtiva, com destaque para a injeção direta de recursos nos setores de comércios e serviços".
Foram realizadas 90 licitações na área de serviços de engenharia e obras, mobilizando um total de R$ 50 milhões. "A Prefeita Rosinha Garotinho está reformando escolas e creches, postos de saúde, recuperando estradas vicinais e realizando reparos em ruas asfaltadas, reduzindo o déficit estrutural que encontramos em janeiro", comenta Suledil, destacando a aplicação do Orçamento em diferentes áreas.
O secretário Eraldo complementa: "O governo presente, no dia-a-dia da cidade, com a realização de investimentos públicos, com o pagamento em dias dos compromissos, beneficia a economia diretamente, em um ano que se iniciou sob o impacto, no Brasil e no Estado do Rio, dos efeitos de uma forte crise financeira internacional".
Suledil destaca que a área de saúde ficou, sozinha, com 30% dos recursos injetadas via licitações, em investimentos distintos com o processo de contratação de 56 novas ambulâncias para o município e a realização de exames laboratoriais e cirurgias.
Para aquisição de material de consumo, foram realizadas 80 licitações sob um valor total de R$ 30 milhões, em que o comércio local acaba sendo beneficiado imediatamente, por desdobramento. "A lei dá condições de competição à pequena e média empresa, fazendo com elas fossem vencedoras em alguns dos pregões, e parte destes recursos resultam em compras feitas em empresas do município", assinala o secretário.

OS MELHORES SALÁRIOS DO MUNDO.


Zurique e Genebra, na Suíça, são as cidades mais “generosas” do mundo com os trabalhadores. Segundo uma pesquisa do banco UBS – também suíço –, os trabalhadores das duas cidades levam para casa os maiores salários do mundo. “Com seus salários brutos extremamente altos e impostos comparativamente baixos, a Suíça é um país muito amigável aos trabalhadores. Nenhuma outra cidade em nossa comparação permitiu que os trabalhadores levassem para casa mais renda no final do mês do que Zurique e Genebra”, diz o UBS em nota. Antes dos descontos, no entanto, as duas cidades são superadas por Copenhague, na Dinamarca, que paga os maiores salários brutos. No ranking do UBS, que envolve 73 cidades, São Paulo e Rio de Janeiro ocupam, respectivamente, a 46ª e a 49ª posição. Nas duas últimas posições, aparecem Jacarta e Mumbai.


Fonte-G1

USO DE TAMIFLU PODE CAUSAR DERRAME CEREBRAL QUANDO MINISTRADO CONJUNTAMENTE COM VARFARINA.

O organismo regulador dos remédios do Reino Unido fez uma advertência a médicos britânicos sobre o risco de que o Tamiflu cause derrame cerebral em alguns pacientes.A Agência Reguladora de Remédios e Produtos Médicos (MHRA, em inglês) britânica teme que o Tamiflu, utilizado para combater a nova gripe, possa interagir com o anticoagulante varfarina, usado por mais de 600 mil pessoas naquele país.
Mais sobre o vírus

A combinação dos dois remédios pode afetar o processo de coagulação do sangue e deixá-lo excessivamente líquido, o que contribui para o risco de eventuais apoplexias em alguns pacientes, informa nesta quarta-feira (19) o jornal "Daily Mail".A agência afirma estar estudando de perto esses possíveis efeitos, mas um porta-voz do órgão disse que não há certeza ainda sobre se a diferença observada no ritmo de coagulação se deve ao Tamiflu ou ao próprio processo gripal, pois esse mesmo efeito foi observado em pessoas com outros tipos de gripe.Na semana passada, cientistas da Universidade de Oxford (Inglaterra) aconselharam os pais que evitem administrar Tamiflu a seus filhos nos casos em que os possíveis efeitos adversos, como náuseas ou pesadelos, superem os eventuais benefícios.O fabricante do Tamiflu, o laboratório suíço Roche, afirma que leva "muito a sério" todas as informações sobre efeitos adversos e incentivou os profissionais de saúde a informar pontualmente sobre qualquer episódio desse tipo tanto à farmacêutica quanto à autoridade de saúde britânica.
Fonte- Uol Ciência e Saúde.
Comento no blog:
Não sou médico, mas existe a necessidade de atentarmos para as pesssoas que fazem uso de outros medicamentos e que, devido ao contágio comprovado do vírus H1N1, estão sendo medicados com Tamiflu. A preocupação refere-se ao efeito e aos risco das medicações aplicadas em conjunto como no caso acima.
Cláudio Andrade.

OAB: MUDANÇAS NAS ELEIÇÕES DE NOVEMBRO.

1. Urnas eletrônicas em todo o estado

Diferentemente das eleições anteriores, nas eleições deste ano as urnas eletrônicas serão usadas em todos os pontos de votação ao longo do estado. Isso garantirá mais rapidez e confiabilidade na apuração, sendo, também, sinal de respeito aos advogados do interior, que não mais serão tratados como eleitores de segunda categoria.

2. Número maior de locais de votação

O número de locais de votação será aumentado, com o objetivo de se facilitar o acesso do advogado ao local em que vai votar. Foi também prevista a necessidade de adaptação de alguns locais para facilitar o acesso de colegas cadeirantes.

3. Parcelamento da anuidade não será permitido no dia da eleição

Como é de conhecimento geral, o Conselho Federal determina que apenas os advogados adimplentes com a OAB/RJ poderão exercer seu direito de voto. Mas as regras não permitem que a lista dos eleitores seja estabelecida com antecedência, como seria desejável, afirmando simplesmente que basta o advogado não estar inadimplente para ter direito a voto. Assim, colegas que pagarem a anuidade devida no próprio dia da votação terão seu direito de voto garantido. Mas, para contribuir com o bom andamento das eleições, no próprio dia da votação não haverá a possibilidade de parcelamento de anuidades atrasadas.

4. Suspensão de contratações, demissões, alterações de jornada e transferências de funcionários

Entre 1° de setembro e 17 de novembro, não haverá contratações, demissões, alterações de jornada de trabalho ou transferências de funcionários da Seccional, de subseções ou de subsedes, ressalvados casos de demissões por justa causa ou casos excepcionalíssimos, por meio do devido processo administrativo.

5. Proibição de campanha eleitoral em dependência da OAB/RJ

É terminantemente proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral - aí incluída a distribuição ou a postagem de material de candidatos - em quaisquer dependências da OAB/RJ e da Caarj, sejam elas a sede da Seccional, subseções, subsedes ou salas de advogados mantidas pela Ordem. Em caso de descumprimento dessa determinação com conivência de qualquer funcionário, este estará sujeito a punição disciplinar.

Fica proibido, também, o transporte de material de propaganda eleitoral de qualquer candidato ou chapa em veículos da OAB/RJ e da Caarj.

6. Cessão de espaços na TRIBUNA DO ADVOGADO

Os candidatos terão espaços iguais na edição de novembro da TRIBUNA DO ADVOGADO, a última antes da eleição, para publicar entrevistas e apresentar seus pontos de vista e as razões que levaram ao lançamento de seus nomes. Terão, também, espaços iguais na mesma edição para apresentar seu programa e suas propostas para a OAB/RJ.

7. Proibição de notícias sobre atos de campanha eleitoral

Os veículos de comunicação da OAB/RJ - TRIBUNA DO ADVOGADO, Tribuna Regional, Tribuna On Line e Portal na internet - não divulgarão atividades vinculadas à campanha eleitoral dos candidatos.

Comento no blog:

O item 06 é de suma importância em Campos. Todos nós sabemos que a atual administração, mediante patrocínios, possui um jornal que visa apresentar os feitos da gestão....(?).

Por analogia, o espaço terá que ser disponibilizado para o nosso grupo também, afinal trata-se de um material institucional QUE DE FORMA DIRETA FAZ CAMPANHA PARA O ATUAL PRESIDENTE e como tal, deve ser liberado para todos os candidatos. Situação e oposição.

Cláudio Andrade.

ORDEM PARA TODOS


AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL.

- Globo: Onda de demissões expõe guerra de grupos na Receita

- Folha: Para Mantega, acusação contra Receita é 'balela'

- Estadão: Pressão do PMDB faz Lula ceder a Estados no pré-sal

- JB: Brasil é o maior do mundo. Na gripe

- Correio: Até empresas de ônibus fazem pirataria no DF

- Valor: União pode pôr até R$ 100 bi na capitalização da Petrobras

- Estado de Minas: Chance de BH ter metrô para Copa é mínima

- Jornal do Commercio: Ciúmes, violência e mortes em Boa Viagem

RECEITA DE ÁLCOOL GEL.


2 folhas de gelatina incolor e sem sabor (compra-se em qualquer supermercado).
1 copo de água quente para dissolver as 2 folhas de gelatina.
Espere esfriar. Acrescente 12 copos de álcool de 96° graus.
Está pronto o álcool gel de 72° a 75° graus.
E querendo ainda dá para colocar umas gotas de óleo essencial
e ter alcool gel com cheirinho.

Fonte- Jane Nunes.

ICAS PARA USAR O ÁLCOOL GEL COM SEGURANÇA
Quantidade do produto
- Não usar em grande quantidade para não ressecar a pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o equivalente a "um grãozinho de ervilha" para as duas mãos é suficiente.
Número de aplicações
- Usar muitas vezes ao dia pode ressecar a pele, mesmo quando o produto tiver hidratante. O ideal é aplicar o álcool em gel quando as mãos estiverem sujas ou contaminadas - após espirrar ou assoar o nariz, por exemplo.
Lavar as mãos
- Sempre que possível, é aconselhável trocar o álcool em gel pelo sabonete, de preferência, de glicerina, que agride menos a pele.
Hidratação da pele
- Para evitar que a pele fique ressecada pelo uso do álcool em gel, é aconselhável aplicar creme para mãos de três a quatro vezes por dia.
Álcool para limpeza
- Especialistas divergem sobre o uso de álcool em gel para limpeza nas mãos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo dizem que pode ser usado se for álcool puro, sem outros detergentes. A Sociedade Brasileira de Infectologia e a Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza, porém, dizem que o álcool para limpeza deve ser aplicado somente em utensílios e superfícies.
Ingestão
- O álcool gel não pode ser ingerido porque é altamente tóxico. No entanto, não é prejudicial se uma criança, por exemplo, levar a mão à boca após aplicar o produto.
Proteção
- O álcool em gel elimina bactérias que estão nas mãos, mas não as protege de novas contaminações.
Percentual de álcool
- O mais indicado é a solução com 70% de álcool e 30% de água, afirmam os médicos.
Álcool líquido
- Especialistas afirmam que a solução líquida não deve ser usada para higiene da mão por ser inflamável e ressecar a pele. Não é aconselhável também misturar o álcool líquido com água porque, segundo os especialistas, produtos químicos não podem ter sua composição alterada.
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Infectologia


OAB DE OLHO NOS COELHOS.


A falta de propostas da atual gestão faz a apelação ser a tônica. Vejam a matéria do blog no dia 15 de agosto e depois, os meus comentários.

"Sábado, 15 de Agosto de 2009"

PEDIDO DE DESCULPA VINTE E SETE ANOS DEPOIS.

Hoje, fui almoçar com o meu amigo e advogado Luis Carlos Manhães na tradicional 'Pracinha do Sossego', mais precisamente, no bar do Eraldo. Após algumas 'loiras', veio ao nosso encontro, o Dr. Hélio Coelho: Grande amigo e professor!

Ele estava muito feliz e nos transmitia a sua alegria ao relatar que, no dia 08 de Agosto do corrente ano, o senhor Aloysio Balbi escreveu um artigo na Folha da Manhã com o seguinte título: "A Desculpa que não quer calar". No referido texto, o jornalista reconhece que o Dr. Hélio Coelho é merecedor de desculpas por uma fato histórico ocorrido nas eleições de 1982.

Naquela época, Helinho era candidato a Prefeito de Campos pelo PTB, que tinha Sandra Cavalcanti como candidata ao governo estadual. Leonel Brizola era candidato pelo PDT ao Estado e tinha, em Campos, César Ronald como seu candidato para a Prefeitura.

Em histórico comício na Praça São Salvador, Helinho, contrariando muitos, menos a sua consciência, abriu mão de sua candidatura, passando a apoiar Leonel Brizola e por conseguinte, César Ronald para Prefeito.

A decisão inesperada de Helinho deixou muitas pessoas indignadas, mas segundo ele mesmo, foi um ato pessoal e de honestidade com a sua própria consciência.

No dia seguinte, Helinho foi massacrado pela mídia, conforme o próprio senhor Aloysio Balbi ressalta em seu artigo. O autor vai mais adiante e diz: "o mataram civilmente e abortaram uma promissora carreira política". No final do texto, há um pedido de desculpa.

Como já dissemos acima, o fato ocorreu em 1982, ou seja, há vinte e sete anos atrás. Caso seja verdade, que a vida política de Helinho foi destruída pelo massacre da imprensa e que a sua promissora carreira foi abortada, não seria legítimo, por parte da Hélio Coelho, requerer em Juízo, uma indenização pelas perdas sofridas?

A desculpa que não quer calar surge vinte e sete anos depois, mas só o próprio Helio Coelho pode relatar as suas dores passadas, bem como as possíveis sequelas adquiridas. Em Juízo, ou fora dele, ao meu sentir, as desculpas já possuem sabor de JUSTIÇA!"

Cláudio Andrade.

Comento no blog:

A atual gestão tenta angariar votos de todas as formas. Depois que publicamos uma matéria acerca do reconhecimento do jornalista Balbi a Helinho, o Presidente da OAB apressou-se em prestigiar Hélio Coelho, publicando no site da OAB, o artigo que nós comentamos no blog.

Caro Presidente, não comentei o artigo em troca do voto de Helinho. Minha amizade com o eterno professor remonta dos idos de 1990, quando fui Oficial de Gabinete da Prefeitura de Campos e ele, o meu chefe de gabinete. Caso eu conquiste o voto dele, o farei pelas propostas e não por citações eivadas de oportunismo.

Hélio merece todas as honras. Grande professor Universitário, ex-vereador, músico e amigo dos amigos. Um homem que, ao meu sentir, é um orgulho para a nossa cidade. O que não deveria acontecer é a OAB lembrar do nobre professor a menos de quatro meses de um pleito eleitoral.

Todos os Coelhos da família são reconhecidamente inteligentes e não são seduzidos pela luz. São profissionais que militam e, por terem o conhecimento nítido dos problemas da classe, sabem bem do que necessitamos.

Cláudio Andrade.
ORDEM PARA TODOS

ORDEM PARA TODOS: PREPARAÇÃO PARA OS ÚLTIMOS MESES DE CAMPANHA.


As reuniões de ontem foram de suma importância para o nosso grupo. As últimas adesões que, até então pareciam improváveis, nos comprovaram que o caminho está sendo trilhado de forma certa.

A ausência impressionante da atual gestão, no quesito prerrogativas, abalou de vez a opinião do meio classista. Muitos que acreditavam na atual gestão estão se rendendo. Estão concordando que a OAB merece uma mudança contundente.

Comissões inoperantes, prerrogativas esquecidas e delegados(OAB) que pouco fazem, tornam o nosso grupo a grande opção. Desde o começo do ano estamos firmes na bandeira das Prerrogativas.

Alguns disseram que iríamos falar no escuro, mas não é o que estamos presenciando. Nosso grupo de trabalho já recebe adesões por telefone quando alguns advogados dispensam a reunião. Mesmo assim, não deixamos de ir até os mesmos para fecharmos pessoalmente o voto.

Vamos manter o ritmo forte até o final. Nosso compromisso inicial já foi cumprido, pois a sociedade acompanha com expectativa e respeito o pleito da OAB. Os advogados sabem que no dia da eleição terão duas opções: votando na situação, entregarão mais três anos para uma administração de Congressos e Seminários e que ignorou, durante três anos, os problemas dos advogados. Prerrogativa zero.

Votando na Ordem para Todos, os advogados resgatarão os tempos áureos da OAB. Força, determinação, ação e nenhum receio de contrariar magistrados, delegados e promotores. Onde houver um advogado em dificuldades estaremos ao lado. Fortes e cientes de nossa responsabilidade.

Pensem nisso e não se enganem.....

Cláudio Andrade
ORDEM PARA TODOS

H1N1: JORNAL DO BRASIL COM MATÉRIA PREOCUPANTE.


"...Para o infectologista Alex Botsaris, o problema foi justamente a estratégia do ministério de tratar somente os casos graves com tratamento específico para gripe suína, “enquanto os Estados Unidos trataram todas as pessoas que aparentassem sintomas e conseguiram segurar a mortalidade”.
Edmilson Migowsky, professor de doenças infecciosas da UFRJ, critica outra justificativa do governo brasileiro, de limitar remédios recomendados para a nova gripe, como o Tamiflu, para evitar resistências ao vírus. – Países que liberaram a medicação tiveram redução nas mortes. Na Inglaterra houve resistência ao medicamento, porque os ingleses foram medicados. Então, acontece assim: a Inglaterra fica com a resistência ao medicamento, a gente fica com as mortes. O que é melhor? Não é preciso pensar muito.
- As mortes têm mais a ver com a estratégia de tratar só quem está grave. Como o medicamento para a gripe só age até os dois primeiros dias após aparecerem os sintomas, depois é o organismo do paciente contra o vírus. O quadro se torna grave geralmente neste estágio. Receitar o medicamento somente quando ele já é inócuo é uma das consequências de tratar somente os doentes graves.

Fonte- Belido e JB

ELES NÃO IRÃO PARA A ESCOLA.


O colégio Auxiliadora recomeçará as aulas para os menores de cinco anos na próxima segunda-feira. Tenho dois filhos e não irei levá-los. Na minha humilde concepção, antes do dia 15 de Setembro, o lugar das crianças é em casa.

Cláudio Andrade.

FEPE ADIADA.

A gripe suina, chegou a Feira de Preços Especiais. A 17ª edição da Feira de Preços Especiais seria realizada na próxima semana, nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro mas foi transferida para o mês de outubro e deverá acontecer nos dias 8,9, 10, 11 , sendo avaliada a possibilidade de extensão até o dia 12 , já que se trata de feriado nacional.

Fonte- Jane Nunes.

O EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ.

Não sou petista, mas confesso que não esperava uma atitude tão vergonhosa de Mercadante. Não estou surpreso, mas não acreditava que a desistência seria tão rápida.

A carta lacrimejante de Lula, implorando o fico de Mercadante, é digna de repúdio. Mercadante realiza o mesmo que todos os demais líderes de bancada. São todos porta-vozes de seus ‘patrões’.

Concordo que em certos momentos, o pedido é tão indecente que até o mais fiel dos ‘cães’ pensa duas vezes em obedecer ao seu dono. Mesmo assim, acaba lembrando-se do ‘osso’ e inicia o velho e bom latido de capachismo.

O ‘dia do fico’ de Mercadante é mais uma mácula na história do Senado Federal. Melhor se houvesse a possibilidade de retirar dos anais da casa o discurso de serviçal do senhor Mercadante; afinal, tantas outras coisas já foram retiradas. Quem não se lembra do sonoro e recente “coronel de m......” do Senador Renan Calheiros?

O diretor de cinema Guilherme Fiúza foi muito feliz na seguinte fala: “o senador Aloísio Mercadante está nas manchetes por engano”. Segundo ele, quem renuncia ou deixa de renunciar a um poder que não tem não é notícia.

O PT morreu. O Presidente Lula sobrevive com o apoio de um eleitorado, concentrado em sua maioria, no norte e nordeste do Brasil, onde muitos sequer tomam conhecimento das mazelas do Congresso. São nos Estados dessas regiões que Lula sobe nos palanques e, de improviso, relata feitos que segundo ele, nunca foram realizados por outros governantes. No quesito sinismo institucional, vale destacar que a maioria das obras do PAC é realizada em parceria com estados e municípios. Por acaso, na propaganda oficial, alguma vez isso foi dito? Quando Dilma (aquela que não esteve com a Dona Lina) fala: “estamos investindo tantas cifras no PAC”, ela presta o devido crédito aos demais entes? Nunca assisti a isso.

O Governo Lula é, de forma reconhecida, muito melhor do que o antecessor. No que tange aos escândalos e absolvições plenárias, não há diferença. Por outro lado, no quesito ‘dane-se a moralidade’, o governo petista é imbatível.

Ao meu sentir, existe por grande parte dos petistas, um descaso com a opinião pública. Parece-me que todas as mazelas que vêm a público são consideradas pelos governantes petistas, notícias passageiras.

Em uma fase em que o PT ainda era o admirável PT, ícones como Eduardo Suplicy eram patrimônios do Partido. Agora, de ‘joelhos’ à governabilidade, gerenciada por um senhor de engenho de nome Sarney que, no passado, Lula chamava de “ladrão” e “corrupto”, o ex-PT nega aos ex-ídolos o direto à respeitabilidade.

A obrigação de prestar esclarecimentos acerca da coisa pública incomoda e irrita. O semblante de um petista defendendo o governo na Tribuna é fechado, desconfortável e a cada dia mais constrangedor. O PT dos sonhos se foi e hoje, temos um partido real, personalista e repleto de defeitos: um verdadeiro exército de um homem só.

Cláudio Andrade.

Artigo de minha autoria publicado no Jornal O Diário de hoje.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

EU TERIA UM DESGOSTO PROFUNDO SE FALTASSE O FLAMENGO NO MUNDO.


O melhor do Rio não conquistava nada há muito tempo. Hoje a noite a coisa mudou, pois o adversário foi o freguês de decisões: o Flamengo.

Na última colocação no campeonato brasileiro, o Fluminense cconseguiu eliminar o Flamengo e seguir firme na Copa Sul Americana. Só o Flamengo é capaz de nos proporcionar isso.

Por isso não posso deixar de dizer: "eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo"

Obrigado filhos da Gávea...

Cláudio Andrade.

H1N1: UMA TRISTE NOTÍCIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

O Ministério da Saúde disse nesta quarta-feira (26), em nota, que o Brasil já registra a maior quantidade de mortos pela nova gripe. Até o dia 22 de agosto, foram observados 557 óbitos pelo vírus H1N1. De acordo com o boletim, no entanto, a taxa de mortalidade do Brasil (0,29) é menor do que em outros seis países. Isto porque o percentual de óbitos é calculado em relação à quantidade de habitantes em cada país.

O ministério também ressaltou que os países adotam periodicidade diferente para a atualização do número de mortes. Os últimos dados dos Estados Unidos, por exemplo, se referem a 15 de agosto. Ainda de acordo com o boletim, os países com as maiores taxas de mortalidade estão no hemisfério sul, por causa do inverno.

JUSTIÇA DECLARA NULA TARIFA DE RENOVAÇÃO DE CADASTRO DO BANCO ITAÚ.

"A juíza da 7ª Vara Empresarial do Rio, Natascha Maculan Adum, declarou nula, em todo o território nacional, a cobrança da tarifa de renovação de cadastro, no valor de R$ 39,00, cobrada pelo Banco Itaú dos seus clientes. O banco foi condenado a pagar R$ 100 mil, a título de dano moral coletivo, corrigidos monetariamente. A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público estadual por considerar que a tarifa é ilegal e lesiva aos interesses dos consumidores.

A juíza considerou que a atualização de cadastro constitui uma obrigação da instituição bancária. Segundo ela, não há qualquer base legal para que o banco transfira um encargo seu ao consumidor, cobrando uma tarifa sem fornecer um serviço correspondente. Ela disse que o Itaú não pode simplesmente onerar o cliente com um procedimento de atualização de dados para melhoria da segurança, visando minimizar os riscos de fraude.

Para a juíza Natascha Maculan, tal procedimento somente trará benefícios ao banco, já que busca diminuir a ocorrência daqueles eventos dolosos de terceiro considerados em regra, fortuito interno, ou seja, risco de empreendimento que devem ser suportados pela própria instituição.

'Quanto ao dano moral coletivo, entendo que se faz presente diante da abusividade da conduta do réu em face da coletividade consumerista", afirmou a magistrada. Ainda de acordo com a juíza, a decisão é válida em todo o país porque "se trata de ação coletiva para tutela de direito individual homogêneo'.

Na ação o MP alega que o ônus deste encargo cabe exclusivamente aos bancos, não devendo ser transferido para o cliente. O valor de R$ 39,00 era parcelado em três vezes. A sentença foi proferida no dia 20 e publicada ontem, dia 25. Cabe recurso. Processo nº 2009.001.001650-4."

ESSA É MUITO BOA.

Esta tirada estava no twitter eu achei que os internautas também iam curtir:

“Se você receber um e-mail intitulado “Fotos de Dilma Roussef nua”, não abra de jeito nenhum!

Pode realmente conter fotos da ministra Dilma nua”.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA.

- Globo: Pré-sal: Cabral e Hartung recusam convite de Lula

- Folha: Mais demissões pioram crise na Receita

- Estadão: PMDB cobra ainda mais do governo e paralisa Câmara

- JB: Voltam as obras na Cidade da Música

- Correio: Senado em crise amplia regalias

- Valor: Grandes empresas firmam compromissos ambientais

- Estado de Minas: Tecnologia para criar emprego

- Jornal do Commercio: Crise segue e Sarney passa por vexames

REPAGINADOS.

Clayton


Fonte- O Povo on line


MORRE TED KENNEDY.


O senador democrata americano Edward (Ted) Kennedy morreu aos 77 anos, em sua casa, em Hyannis Port, no estado de Massachusetts, vítima de câncer, informou por comunicado a família Kennedy, na noite de terça-feira (25), início da madrugada desta quarta (26) no Brasil.

“Edward M. Kennedy - o marido, pai, avô, irmão e tio - morreu na noite de terça-feira em casa, em Hyannis Port”, diz o comunicado da família. E segue: “Perdemos o centro insubstituível da família e a luz da alegria em nossas vidas. Agradecemos a todos que deram a ele assistência e apoio ao longo deste último ano, e todos que estavam com ele há muitos anos em sua marcha incansável em prol do progresso, justiça e oportunidades para todos. Ele amava este país, e dedicou sua vida para servi-lo. Ele sempre acreditou que nossos melhores dias ainda estão por vir. É difícil imaginar qualquer dia sem ele”.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A REDE GLOBO OMITE INFORMAÇÕES ACERCA DA H1N1.


Estou observando que a Rede Globo de Televisão reduziu de forma sensível a divulgação de informações acerca dos índices de contágio da gripe H1N1. Não sei ainda o motivo pelo qual esta linha de trabalho jornalístico está sendo adotada. A gripe suína continua sendo o problema do momento e deve ser, de forma obrigatória, primeira pauta em todos os meios de comunicação.

Cláudio Andrade.

MINISTÉRIO DA SAÚDE RESPONDE AO E-MAIL RECEBIDO PELO BLOG.

'Anônimo'

As autoridades da Saúde não têm intresse omitir informações a respeito da Influenza A (H1N1). Semanalmente, o Ministério da Saúde atualiza o boletim epidemiológico e o divulga à imprensa, além de disponibilizar todos os dados com transparência no portal Saude.gov.br. Além disso, todas as notícias oficiais a respeito da compra e distribuição de medicamentos, além de outras ações relevantes, são divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Entendemos que, embora a Influenza A (H1N1) tenha apresentado recuo na semana de 15 a 21 de agosto de 2009, ainda estamos em período de alerta e continuamos tomando as medidas cabíveis para a contenção da pandemia no Brasil.

Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

APRESENTADORA DE TV SOFRE GRAVE ACIDENTE.


A apresentadora Jackeline Petkovic sofreu um acidente grave na manhã desta terça-feira (25) no km 19 do Rodoanel Mário Covas, em Osasco, na Grande São Paulo, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual. Ela precisou ser levada pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, ao Hospital das Clínicas.

Jackeline seguia por volta das 8h20 no sentido do acesso para a Rodovia dos Bandeirantes quando colidiu com uma carreta. Ela perdeu o controle do carro e bateu lateralmente com outros dois veículos, de acordo com a polícia. Uma criança estava com a apresentadora no carro – não há confirmação se é o filho dela, mas não se feriu.

UFF E PATRIMÔNIO DA UNIÃO ASSINAM CONTRATO DE DOAÇÃO DE TERRENO.

Foi assinado na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, o contrato de doação de um terreno em Campos dos Goytacazes para a expansão dos cursos da UFF no município. O imóvel foi cedido pelo Patrimônio da União à universidade para a realização do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).


Estavam presentes na solenidade o reitor da UFF, professor Roberto Salles; o vice-reitor, professor Emmanuel Andrade; o diretor do Polo Universitário de Campos, professor José Luís Vianna; a Diretora da Unidade do Polo de Campos, profa. Leda Barros; a secretária da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Marina Esteves; o assessor do SPU/RJ, Jorge Feijó, o deputado federal Chico D'Ângelo (PT–RJ); e a presidente do Diretório Acadêmico Acadêmico Conceição Muniz de Campos, Lara de Oliveira. Presentes ainda, na delegação de Campos, a Coordenadora de Extensão e representante do curso de Serviço Social, profa. Ana Maria Almeida e professores representantes das coordenações dos novos cursos, de Economia, Ciências Sociais e Geografia.


Para o professor Vianna, a ampliação do polo é fruto de muito trabalho e crença no plano de expansão da universidade. "Esta é uma manhã de agradecimentos. A equipe de Campos está trabalhando incessantemente para que esse projeto saia do papel e possamos dar um retorno a toda a comunidade da UFF."


O vice-reitor Emmanuel Andrade frisou que o Polo Universitário de Campos é exemplo de empreendedorismo. Segundo ele, a universidade está dando respostas aos investimentos do Reuni e parabenizou toda a equipe daquela cidade pelo empenho. "Campos é hoje uma das maiores expansões que temos", salientou.


Lara de Oliveira, que representa todos os estudantes da UFF de Campos (naquele local), lembrou que há 40 anos a universidade tem apenas um curso na cidade. Para Lara, a ampliação do polo fará com que a UFF em Campos esteja mais visível e acessível a toda a comunidade.


O trabalho de equipe de Campos dos Goytacazes também foi lembrado pelo reitor Roberto Salles. De acordo com ele, a assinatura do contrato de doação do terreno representa um esforço conjunto de toda a universidade. Roberto Salles salientou que ainda há muito para ser feito em relação à legalização de terrenos da UFF. "Nem todos os nossos terrenos estão com os documentos em dia. E essa é uma questão que quero resolver ainda na minha gestão."


A expansão do polo possibilitará a criação de mais seis cursos na cidade. No segundo semestre de 2009, estarão implantadas as graduações em Ciências Econômicas, Ciências Sociais e Geografia. Os cursos de Direito, História e Psicologia serão abertos no segundo semestre de 2010 (o mesmo ano). O cronograma prevê o início das obras para novembro de 2009, e sua conclusão para setembro de 2010. O terreno, com mais de 38 mil metros quadrados, está localizado na Avenida 15 de Novembro, 483, Centro.