sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A punição dos corruptos sob a ótica de Dante Alighieri


Não restam dúvidas de que, no Brasil, a corrupção é endêmica e se encontra entranhada em quase todas as instituições, notadamente as públicas, que administram o dinheiro do contribuinte.

As últimas operações da Polícia Federal, que resultaram em várias prisões, fizeram-me recordar do escritor, poeta e político italiano Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”.

Naquela obra de arte, ele realiza uma viagem ao inferno (que tem nove círculos), retratando a sua visão medieval e apresentando o destino de cada pessoa segundo seus pecados praticados durante a vida.

No belo texto da “Divina Comédia”, o autor reserva “Quinta Bolgia” para contar, com maestria, o destino dos corruptos.

Segundo Alighieri, os corruptos estão submergidos em um lago de espesso piche fervente. Os que tentam ficar com a cabeça acima do caldo são torturados por demônios que os dilaceram.

Durante a sua existência terrena, os corruptos tiraram proveito da confiança que a sociedade neles depositava; no inferno, estão submersos em caldos, pois suas negociações eram feitas às escondidas.

A “Sétima Bolgia” Dante reserva para os ladrões que têm seus corpos roubados constantemente por serpentes, que os atravessam e os desintegram, retirando seus traços humanos. É a punição por terem se apoderado em vida do que não era deles, sendo que agora, as serpentes se apoderam de suas próprias identidades.

No Nono Círculo, chamado de “Esfera da Antenora”, Alighieri relata a punição dos traidores de sua pátria ou partido político. Essas almas ficam submersas no nível do pescoço, com apenas suas cabeças fora do gelo.

Impressionante como uma obra do ano de 1266 retrata de forma magistral a atualidade e esculpe o destino certo que deveriam tomar todos os corruptos, ladrões e traidores que se valem da corrupção, nas suas mais variadas vertentes, para enriquecimento próprio e manutenção no poder.

Os séculos se passaram e as formas de se corromper foram aperfeiçoadas. A dilapidação do patrimônio público continua soando nos ouvidos pilantras como um canto sedutor em que tudo pode e deve ser feito para que o Sistema podre de conchavos e negociatas seja mantido.

A Polícia Federal deve seguir a sua cruzada. Mesmo sendo um órgão vinculado ao Ministério da Justiça que, por sua vez segue as ordens da presidente da República, não pode deixar de atuar em prol de uma nação de homens probos e que respeitem a sociedade.

O escritor americano Richard Wright (1908/1960) já dizia que não podemos deixar indícios para serem interpretados quando existem provas a serem apresentadas. Essa deve ser a função da Justiça.

Espero que a nação brasileira supere mais essa onda de corrupção e que a visão de Dante Alighieri, tão atual e mordaz, sirva (ao menos) de reflexão e que os corruptos de nossa nação sejam julgados e condenados.

Sigamos em frente, pois como bem disse o escritor sul-africano Alan Paton: “desistir de reformar a sociedade é desistir de suas próprias responsabilidades como homem livre.”

Cláudio Andrade

"Programa Cláudio Andrade" apresenta a situação de abandono no Carvão



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Tomógrafo Móvel do Estado em SJB‏


O município de São João da Barra recebeu, na última terça-feira, dia 18, o Tomógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A unidade, que realizará exames até o dia 28, está instalada na Praça São João Batista, no centro da cidade. Até o momento, 150 tomografias já foram agendadas pela secretaria de Saúde. Mesmo com o feriado prolongado, os atendimentos continuarão sendo realizados nesta quinta-feira, sexta e sábado.

Os pacientes que estiverem com encaminhamento devem comparecer na Sala 19 da Policlínica, de 8h às 17h, com cópias dos documentos, cartão do SUS e comprovante de residência. Na sexta-feira, dia 28, o tomógrafo atenderá até as 13h.

Os agendamentos são feitos pela secretaria de Saúde, que recebe o pedido médico do paciente, encaminha a planilha com as demandas para o serviço da SES e informa os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Após 15 a 20 dias, o Estado entregará os laudos ao município para que sejam encaminhados aos pacientes.

De acordo com a coordenação do Núcleo, Controle e Avaliação da secretaria de Saúde de São João da Barra, é necessário que os pacientes sigam os procedimentos que seguem junto ao encaminhamento, já que em alguns casos é necessário estar em jejum e até suspender a medicação.

A estrutura possui dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeiras de rodas e ainda dispõe de vestuário para o paciente. O serviço de tomografia foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda.

Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O aparelho funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Além dos pacientes de São João da Barra, o tomógrafo atenderá também os municípios de Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Operação “Juízo Final” e as ervas daninhas arrependidas


A descoberta detalhada da corrupção institucionalizada e entranhada na Petrobras está sendo possível graças às delações premiadas. Isso pode ser visto como uma alternativa positiva (pela capacidade de negociação dos agentes judiciais com os meliantes) ou como a concretização do caos (partindo da ideia de que sem o depoimento das ‘ervas daninhas’ não estaríamos limpando o jardim).

A situação não é nova. Já vivenciamos os Mensalões do PSDB e PT e uma série de operações policiais que, ao prenderem executivos, políticos e empreiteiros, nos proporcionam doses abundantes de asco.

Pois é. Parece que as nossas instituições continuam sendo povoadas por ladrões sofisticados. Homens e mulheres que não medem esforços para obterem o poder até que para isso seja preciso dilapidar o patrimônio público descaradamente.

O nome bíblico da operação da Polícia Federal (“Juízo Final”) deve ter sido escolhido por alguém que, diante de tanta maldade, recorreu ao livro sagrado para escolher o nome e pedir ao Senhor uma explicação para tanta bandidagem.

Mais uma vez, ao invés de iniciarmos um novo tempo em que as mazelas sociais, a alta carga tributária, o baixo índice educacional e estrutural do país deveriam ser a pauta, estamos - ao contrário - à mercê de mais um escândalo em que sanguessugas do dinheiro público são descobertos com a ‘mão na massa’, dilapidando o erário para gastarem na vida privada.

O momento atual difere um pouco da época do ‘Mensalão’. No julgamento da Ação Penal 470, parte considerável da população reconheceu a condenação dos réus como um divisor de águas. Isso como se a partir daquele momento seríamos presenteados com administradores probos.

Ledo engano. Esse novo escândalo traz uma sensação temerária de que poderemos estar vivenciando (como nunca antes) um Estado se desfazendo aos poucos devido à quantidade de podridões diárias sendo ventiladas.

Não restam dúvidas de que o Brasil vai continuar a existir, mas os pilantras componentes do Sistema precisam ser punidos e, para isso ocorrer, o Estado de Direito deve ser preservado senão teremos muito espetáculo e pouca efetividade.

O Ministério Público, Polícia Federal e a Justiça precisam agir com cautela e respeitando as leis vigentes, pois se assim não for, o ‘Império da Lei’ irá evaporar e os anos de trabalho investigativo acabarão em nada.

Quanto aos corruptos, esses ficarão livres e rindo de nossas caras.

Não posso afirmar que se esse escândalo fosse divulgado com intensidade antes das eleições o resultado seria outro. O início da investigação remonta o mês de janeiro; logo poderíamos ter tido uma oportunidade de melhor discutirmos a questão antes de elegermos o presidente da República.

Por outro lado, creditar ao povo a responsabilidade de termos ratos travestidos de homens públicos é complexo. Uma parcela da população precisa da estrutura mínima ofertada pelo Poder Público e sabedores do número de dependentes que existem, os meliantes de gravata sempre têm uma ponte que os ligam ao Poder e às vultosas verbas.

Esse câncer chamado corrupção, que invadiu a seara administrativa das esferas nacionais, não é uma exclusividade brasileira. A diferença é que em outros países, grande parcela desses corruptos entrega o cargo de forma voluntária, outros são condenados à prisão perpétua e centenas se matam ao serem descobertos.

Aqui, em nossa rica e cambaleante nação, quem morre a cada dia é o homem honesto, cumpridor de suas obrigações e que não aguenta ver seu poder aquisitivo decair, afetando o seu bem estar de vida devido à malversação.

Viva o Brasil e os honestos. Prisão e execração pública para os corruptos.

Cláudio Andrade

Advogado e ex-ministro Márcio Thomaz Bastos morre aos 79 anos em SP


O ex-ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos morreu aos 79 anos na manhã desta quinta. A informação foi confirmada pela família.

Ele estava internado há alguns dias no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento de problemas no pulmão.

Desde o mês passado, o ex-ministro apresentava tosse e um pouco de fraqueza. Na semana passada, ele fez uma viagem de trabalho aos Estados Unidos e na volta apresentou um quadro de embolia, que chegou a afetar seu coração.

Thomaz Bastos é considerado um dos principais advogados criminalistas do país. Foi presidente da OAB-SP entre 1983 e 1985 e do Conselho Federal da OAB (1987 a 1989) antes de virar ministro da Justiça (2003 a 2007) no governo Lula.

No julgamento do mensalão, ele fez a defesa do ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado, condenado a uma pena de 14 anos e 4 meses de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.

Folha de São Paulo

"HFM não faz cirurgia por falta de material", diz mulher de paciente


Um paciente do Hospital Ferreira Machado (HFM), que precisa passar por uma cirurgia na perna, há três semanas, não consegue o atendimento por falta de materiais. A informação é da mulher, Magaleni Barreto, que indignada, aponta a precariedade da saúde do município.

Ricardo da Silva Azevedo sofreu um acidente de moto enquanto trabalhava no dia 30 de outubro, na Avenida 28 de Março, próximo ao Instituto Federal Fluminense (IFF). Segundo Magaleni, Ricardo está internado há 22 dias na unidade e a família não tem condições de arcar com um atendimento particular, já que a cirurgia custa de R$ 25 a R$ 40 mil. O ortopedista informou à família que não há parafuso e broca para adaptar o fixador em sua perna.

“A cirurgia de Ricardo foi marcada para terça-feira (4), mas na véspera, disseram que outro Ricardo passaria pelo procedimento. Na segunda (10), pediram um jejum de 22h às 13h do dia seguinte, mas a cirurgia também não aconteceu. Ricardo cumpriu o jejum, mas não foi atendido, então, procurei a enfermeira do Centro Cirúrgico. Ela informou que a cirurgia foi cancelada. Na quinta-feira (12) remarcaram para esta terça-feira (18). O jejum foi feito e logo pela manhã o médico disse que prepararia uma cirurgia provisória. O ortopedista disse ainda que o caso de Ricardo é muito grave e que o procedimento iria movimentar o joelho, para que ele tivesse uma qualidade de vida”, contou.

Depois de mais de uma hora de espera, o paciente foi levado para a porta do Centro Cirúrgico e mais uma vez a cirurgia não aconteceu. “Ele já estava sem roupa e tenso, quando o médico avisou que não iria operar por falta de materiais. Tenho um filho pequeno para cuidar, um comércio para tocar e conto com ajuda de familiares para ficar com Ricardo no hospital. Estamos cansados. Sabemos que a prefeitura tem dinheiro, mas para onde ele vai?”, disse acrescentando que a cirurgia foi remarcada para a próxima terça-feira (25).

Resposta
Por meio de nota, a assessoria do Hospital Ferreira Machado (HFM) informou que algumas cirurgias demandam de material especial e por isso, não se tem em estoque. O referido material é solicitado ao fornecedor que após a aquisição entrega ao hospital. Em alguns casos são especialmente fabricados para atender a demanda.

Terceira Via.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Parabéns Rosinha


Processo nº 2115/2014/SEC/CMCG – Moção de aplausos a Exma. Prefeita Rosângela Rosinha Garotinho Barros Assed Matheus de Oliveira, por tornar obrigatório o teste do coraçãozinho nas maternidades de nosso Município.

Requerimento do vereador Abdu Nemme

Proibido cobrar de Rosinha, vereador Albertinho mira em Pezão


Concordo que é crescente a violência em nosso município e que a sociedade campista e suas autoridades precisam debater formas de redução. Contudo, a ideia do vereador Albertinho de criar uma sessão especial para tratar do assunto, inclusive convocando autoridades públicas do estado é a prova nítida de suas prioridades.

Enquanto a sociedade campista sofre com a falta de ônibus, com as demissões e pagamentos em atraso, o vereador, por receio de ser advertido por seu líder político e temendo perder os cargos na administração, foca no Estado, quando deveria, sendo um fiscal do Executivo Campista, estar protegendo os sofridos de nossa terra.


terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vereadores ignoram crise e autorizam contratação de até R$ 439.000.000,00 milhões para aeromóvel


Atos da Prefeita
Lei nº 8.597, de 12 de novembro de 2014.
Autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento com a Caixa Econômica Federal, a oferecer garantia e dá outras providências.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a contratar e garantir financiamento com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, até o valor de R$ 439.000.000,00 (quatrocentos e trinta e nove milhões de
reais), observadas as disposições legais em vigor para a contratação de operações de crédito, as normas da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e as condições específicas.
Parágrafo Único - Os recursos resultantes do financiamento autorizado neste artigo serão obrigatoriamente aplicados na execução de empreendimentos integrantes do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana - PROTRANSPORTE, para implantação do aeromóvel na cidade de Campos dos Goytacazes.
Art. 2º - Para garantia do principal, encargos e acessórios dos financiamentos ou operações de crédito pelo Município de Campos dos Goytacazes, para a execução de obras, serviços e equipamentos, observada a finalidade indicada no art. 1º e seu parágrafo único, fica o Poder Executivo autorizado a celebrar e/ou vincular, em garantia, em caráter irrevogável e irretratável, a modo pró solvendo, as receitas e parcelas do Fundo de Participação do Município.
§ 1º - O disposto no caput deste artigo obedece aos ditames contidos na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional. Na hipótese de extinção dos impostos ali mencionados, os fundos ou impostos
que venham a substitui-los, bem como, na sua insuficiência, parte dos depósitos serão conferidos à CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, com poderes bastantes para que as garantias possam ser prontamente exequíveis no caso de inadimplemento.
§ 2º - Para a efetivação da cessão e/ou vinculação, em garantia dos recursos previstos no caput deste artigo, fica o Banco do Brasil autorizado a transferir os recursos cedidos e/ou vinculados à conta e ordem da CAIXA ECONOMICA FEDERAL, nos montantes necessários à amortização da dívida, nos prazos contratualmente estipulados, em caso de cessão, ou ao pagamento dos débitos vencidos e não pagos, em caso de vinculação. 
§ 3º - Os poderes previstos neste artigo e nos parágrafos 1º e 2º só poderão ser exercidos pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, na hipótese do Município de Campos dos Goytacazes não ter efetuado, no vencimento, o pagamento das obrigações assumidas nos contratos de empréstimos, financiamentos ou operações de crédito celebrados com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
Art. 3º - Os recursos provenientes da operação de crédito,objeto do financiamento, serão consignados como receita no orçamentoou em créditos adicionais.
Art. 4º - O Poder Executivo consignará nos orçamentos anuais e plurianuais do Município de Campos dos Goytacazes, durante os prazos que vierem a ser estabelecidos para empréstimos, financiamentos e ou operações de crédito por ele contraídos, dotações suficientes à amortização do principal, encargos e acessórios resultantes, inclusive os recursos necessários ao atendimento da contrapartida do Município de Campos dos Goytacazes no Projeto financiado pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, conforme autorizado por esta Lei.
Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 6º - Fica revogada a Lei Municipal nº 8.354, de 27 de maio de 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES,
12 de novembro de 2014.
Rosinha Garotinho
- Prefeita - Id: 1761804

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pezão se reúne com Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado


Reunião foi articulada pelo deputado Roberto Henriques e definiu agenda de trabalho de 2015

O governador Luiz Fernando Pezão se reuniu na manhã de hoje, dia 17, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, com membros da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) do estado presidentes de CDLs de diversos municípios. A reunião, articulada pelo deputado estadual Roberto Henriques, teve o objetivo de estabelecer uma agenda de trabalho em defesa da micro e pequena empresa para 2015.

De acordo com Roberto Henriques, o encontro foi muito proveitoso. “Foi definido que será criado um colegiado para melhor atender aos interesses dos comerciantes e que o vice- governador Francisco Dorneles fará essa interação com a categoria”, explicou.

Para o novo presidente da federação estadual, Marcelo Mérida, a reunião resultou em uma agenda positiva para a categoria. “Propomos ações pontuais, que serão melhor debatidas em reunião na secretaria de fazenda, como a questão de substituições tributárias e cobranças de ICMS”.

Na ocasião, também foi feito um convite ao governador para a cerimônia de posse de Marcelo Mérida como novo presidente da federação, que ocorrerá no dia 26 de janeiro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Assecom do parlamentar

Professora denuncia Prefeitura de Campos ao TCE/RJ


Luciana encaminhou documento mostrando que a obra orçada em mais de 1 milhão de reais ficou 7 meses parada e voltou, com nova licitação de quase 800 mil reais.

Além de deixar evidente seu compromisso profissional com as gerações que passam por sua sala de aula, a professora dá à sociedade de Campos, uma aula inaugural de civismo, coragem e cidadania.

Veja a resposta da Ouvidoria do TCE à denúncia:

Prezado(a) Luciana Soares,

Sua manifestação foi registrada sob nº 146.070.792.499, em 05/11/2014 e será encaminhada para providências, com prazo de resposta previsto até 17/12/2014. Para consultar o andamento da sua manifestação acesse o link: http://www.tce.rj.gov.br/ouvidoria/externo/consulta.do digitando o nº de registro acima.

A Ouvidoria do TCE-RJ agradece a sua colaboração para a melhoria dos serviços prestados por esta instituição e coloca-se à disposição para novos contatos.

Pessoalmente ou Correspondências: Praça da República nº 70 - CEP 20211-350
Rio de Janeiro
Das 09:00 às 16:00 horas.
Telefone: (21) 0800 0 25 3231
Fax:
Site: http://www.tce.rj.gov.br


Atenciosamente,
Conselheiro Aluisio Gama de Souza
Ouvidor do TCE-RJ


Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
Praça da República 70 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP 20211-351
Tel : (21)3231-5200
http://www.tce.rj.gov.br

Fonte: Fernando Leite

Cidade de Campos é a décima que mais demitiu em outubro



20 CIDADES QUE MAIS DEMITIRAM EM OUTUBRO:

Nova Lima (MG): -5.284
Salvador (BA): -3.305
Pontal (SP): -3.212
Sao Luis (MA): -2.945
Ipojuca (PE): -2.821
Brasília (DF): -2.495
Tres Lagoas (MS): -2.085
Petrolina (PE): -1.864
Curitiba (PR): -1.784
Campos Dos Goytacazes (RJ): -1.544
Marabá (PA): -1.472
Altamira (PA): -1.310
Lauro De Freitas (BA): -1.291
Camaçari: (BA): -1.188
Santa Rita Do Passa Quatro (SP): -1.063
Cristalina (GO): -1.061
Itabirito (MG): -1.046
Vargem Grande Do Sul (SP): -1.046
Sao Bernardo Do Campo (SP): -1.045
Goiania (GO): -996

NÃO falo mais de Garotinho. Só de Rosinha


Sempre acompanhei com atenção a evolução política do município de Campos dos Goytacazes. Nos últimos vinte anos é o grupo político do candidato derrotado ao governo do estado do Rio de Janeiro Anthony Garotinho que ‘dá as cartas’.

Desde o movimento “Muda Campos” (projeto político que acabou com a hegemonia de Zezé Barbosa) Garotinho e seus asseclas dominam a prefeitura onde implantaram um Sistema de assistencialismo gritante que, para os seguidores e aliados, trata-se apenas de projetos sociais de contenção de pobreza.

A atual administração de nossa prefeitura está nas mãos de Rosinha Garotinho, ex-governadora que delegou as funções decisórias de âmbito político e administrativo para o seu marido, o Garotinho.

Devido a essa situação surreal, a mídia não alinhada, alguns vereadores e a Oposição social sempre cobram, de forma equivocada, de Garotinho, as responsabilidades que são da esposa dele.

A atual e nebulosa crise financeira que está cambaleando os cofres públicos de nossa cidade, a falta de pagamento aos fornecedores, as exonerações e a situação de subserviência de grande parte dos vereadores, faz com que Garotinho, de forma inteligente, chame para si o ônus evitando que Rosinha seja pressionada e desgastada.

A sociedade formadora de opinião está cometendo um grave erro em aceitar o jogo de Garotinho. Paul Joseph Goebbels, político alemão e Ministro da Propaganda do Reich na Alemanha Nazista de 1933 a 1945 já dizia que uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade.

Essa é a tática adotada em nossa planície Goitacá. A sociedade está há vários anos creditando ao Garotinho, os erros administrativos de sua esposa, a prefeita Rosinha. O contribuinte, sem perceber, entrou no jogo de contenção de danos elaborado por ele para proteger sua mulher.

As próximas eleições municipais ocorrerão em 2016 e até lá precisamos cobrar de Rosinha as satisfações do mandato que, de forma equivocada e prejudicial estamos solicitando ao marido dela.

Garotinho não é o prefeito de Campos e a esposa, em que pese a relação matrimonial, deve explicações à sociedade, seja ela eleitora sua ou não.

Garotinho não pode ir para um programa de rádio e ser reverenciado por secretários municipais e vereadores que, no ar, em uma relação esquizofrênica de dependência, ofertam ao líder político, informações sobre obras públicas, inaugurações, orçamentos, balancetes e exonerações dentre outras questões, que deveriam ser apresentadas a chefe do Executivo e não ao seu cônjuge.

Reconheço que o Garotinho é um político que tem o nome na história do estado pelos cargos administrativos e eletivos que já ocupou.

Porém, nenhum deles é vitalício e com a sua derrota para o governo do Rio, precisamos impedir que ele use a Prefeitura de Campos para reescrever a história da Fênix, um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.

A verdade é que precisamos trazer Rosinha para o cenário do debate e para isso, farei a minha parte: NÃO falo mais dele. Só DELA.

Cláudio Andrade 

domingo, 16 de novembro de 2014

CDLs com Pezão no Palácio Guanabara


Acontece amanhã, às 10 horas, uma reunião entre a Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas (CDLs) do estado e o governador Luiz Fernando Pezão no Palácio Guanabara, no Rio.
A reunião, articulada pelo deputado estadual Roberto Henriques, tem o objetivo de estabelecer uma agenda de trabalho em defesa da micro e pequena empresa para 2015. Na ocasião, também será feito um convite ao governador para a cerimônia de posse de Marcelo Mérida como novo presidente da federação estadual.

A reunião contará com a presença de presidentes de CDLs de diversos municípios, além do atual presidente da federação, Jair Francisco Gomes.

Assecom do parlamentar.

SJB adere oficialmente ao Novembro Azul‏


São João da Barra aderiu oficialmente à campanha “Novembro Azul” durante palestra nesta quinta-feira, 14, no Auditório Municipal. O tema escolhido “Câncer de Próstata e Prevenção” foi discutido pelo urologista Bruno Mattos Barreto. A palestra desta quinta-feira foi a primeira de um total de três a serem realizadas durante o mês de novembro. Nesta sexta-feira, 14, o evento acontece na sede da Empresa União Norte, com palestras realizadas pela equipe de Atenção Básica de Saúde, que também estará realizando palestras no dia 28, na Policlínica de Sabonete, às 9h.

Vale ressaltar que durante os eventos, também serão realizados procedimentos como, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV e hepatites virais, avaliação antropométrica e orientações com profissionais da secretaria Municipal de Saúde (NASF - Psicólogo, Equipe do Programa DST/AIDS, NASF - Educador Físico, Coordenação das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Coordenação da Educação em Saúde).

Simultaneamente à campanha, o município lança o “Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem”, para que pacientes com patologias variadas recebam toda a assistência necessária, sem a necessidade de se deslocar a outras cidades. De acordo com o coordenador municipal de Atenção Básica de Saúde, Claudiomar Alves, serão disponibilizados profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), capacitados para receber os pacientes nas Unidades Básicas de Saúde e nos PSF’s.

Novembro Azul - É uma campanha de conscientização realizada em todo país para alertar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata e outras patologias masculinas, já que os homens apresentam uma maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. A cada três mortes de pessoas adultas no país atualmente, duas são de homens.

Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205