sábado, 3 de agosto de 2013

Chicão noticia modelo de assistência básica





Um novo modelo de assistência em Atenção Básica está sendo implantado pela Prefeitura de Campos, que implantará a Estratégia Saúde da Família (ESF) em todo o município. Mais de 36 mil pessoas foram cadastradas pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e pela ESF, o correspondente a 11 mil famílias.

Vários pacientes estão recebendo medicamentos em casa. Agentes comunitários, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliar de consultório dentário estão atuando em 35 localidades do município.

Segundo o vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde, Doutor Chicão, Conselheiro Josino é o distrito com maior número de famílias cadastradas: 450 ao todo. "As atividades consistem em mapeamento da área, cadastramento, levantamento das situações de risco, orientação aos acamados, auxílio na marcação de consultas e exames e encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo", disse Doutor Chicão.


Fonte: O Diário.

O Hospital Ferreira Machado que as propagandas institucionais não mostram




Fonte: Blog do Gustavo Matheus

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Oásis de Bethânia


Terceira Via

Por que tal evento não se deu no CEPOP?


Na última sexta-feira (26 de julho), foi publicado, no Portal da Transparência da Prefeitura de Campos, o cachê pago à cantora Maria Bethânia para realização de evento no Teatro Trianon em 31 de julho.

O numerário pago pela Prefeitura foi de R$ 233.750,00 mediante nota fiscal de nº 94, emitida pela Empresa Jaci Produções Artísticas.

Pasmem! Esse montante foi o pagamento de uma contraprestação que se limitou a uma única apresentação no Teatro Trianon na noite de quarta-feira (31 de julho).

Até que ponto uma Administração- que se diz ‘do povo’- põe em prática o que entoa como mantra nos palanques eleitorais?

O Teatro Trianon é municipal. Logo, os eventos lá realizados por nossa Prefeitura deveriam ser gratuitos. Caso assim não seja, já se está diante de uma irregularidade uma vez que o valor contratado com o artista sai do nosso ‘bolso’ por meio do pagamento dos tributos.

Pois bem. Não obstante isso, o ingresso do show de Maria Bethânia foi estipulado em patamar que inviabiliza a adesão de muitos campistas assalariados, a saber: R$100,00 (cem reais).

Por que tal evento não se deu no CEPOP? Não foi aquele o local alardeado e construído pela Administração da Prefeita Rosinha, para ser o palco de eventos de grande porte em nossa cidade?

Sem muito esforço de memória, nos recordamos de que o valor gasto com o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP) foi de mais de oitenta milhões de reais!

A verdade é que, em Campos, existem shows para a elite e shows para o povo. Isso porque, quando se estipula um valor de 100 reais para um evento como o de Maria Bethânia, espera-se um público restrito, inclusive com distribuição de cortesias para os mais “chegados”.

A Administração Pública de nosso município não deve fazer distinção de público-alvo para eventos, mormente quando se trata de valores pagos pelo próprio cidadão campista contribuinte.

Um evento - em prédio municipal cultural como o Trianon - deveria ser gratuito, respeitada a ordem de chegada dos interessados.

Isso mesmo! Ingresso sem qualquer custo para o munícipe! Assim é que se estimula a cultura, o saber, a arte e o lazer de forma acessível a todos como prevê a nossa Constituição.

A título de registro, próximo ao Teatro Trianon, situa-se o Jardim São Benedito, que já foi palco de várias apresentações artísticas no Governo Arnaldo Vianna.

Vários nomes da música brasileira já mostraram seu talento para a população campista, sem qualquer custo para o público.

Em uma dessas apresentações, no Jardim São Benedito, em uma manhã de domingo, houve superlotação, o que ensejou o direcionamento do público para o Teatro Trianon para melhor acomodação também sem qualquer custo.

Por que àquela época, a arrecadação municipal permitia que se cumprisse a legalidade com eventos gratuitos em prédio público destinado para tal fim?

Lamentável que, em nossa cidade, a música popular brasileira de Bethânia não tenha tido um público tipicamente popular. Para um ingresso sob o valor de cem reais, o público foi é convidado!

Por fim, para os que não puderam assistir ao show de Bethânia, um trecho da música “Gostoso demais” retrata fielmente o sentimento de quem foi privado de sua apresentação no Trianon:

"Não posso ser feliz, assim
Tem dó de mim
O que é que eu posso fazer"

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ranulfo Vidigal na Secretaria de Fazenda de SJB





O ex-presidente do Cidac no governo Rosinha, Ranulfo Vidigal será o novo secretário de fazenda do município de SJB. 

Ranulfo já foi prefeito do município

As informações são do blog do Bastos.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ex-guardas municipais fazem protesto na Prefeitura de Campos




Dezenas de ex-guardas municipais fazem um protesto na Prefeitura de Campos, na manhã desta quarta-feira (31 de julho). Os manifestantes querem um posicionamento do governo em relação ao problema do vínculo empregatício de funcionários que foram afastados do cargo.

A categoria diz que, desde 2008, não exerce mais a função. E, apesar do afastamento, a prefeitura não deu baixa nas carteiras de trabalho, prejudicando os funcionários, que não conseguiram outros empregos devido ao vínculo com o governo.

Em 2008, os guardas não concursados foram obrigados a se afastar devido a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), criado em 2007. Os manifestantes afirmaram que não foram demitidos, apenas afastados por tempo indeterminado.

Apesar de os ex-guardas estarem com a carteira em aberto, a Prefeitura não entrou em contato para autorizá-los a voltar ao trabalho ou demiti-los formalmente.

De acordo com Agatha Lopes, uma das ex-guardas envolvidas no protesto, um ofício já foi encaminhado à prefeitura, que disse que iria contatá-los e dar uma solução para o problema. Mas, depois de cinco anos, o governo não se posicionou.

Uma das pessoas envolvidas é o senhor Alfredo Lopes, de 72 anos. O problema já existe há tanto tempo que a prefeitura aposentou o ex-motorista. “Não era isso que eu queria. Gostaria que nossa situação fosse solucionada. A justiça culpa a prefeitura e vice-versa”, reclamou.

As informações são do Jornal Terceira Via

Jornada Pedagógica marca reinício do calendário letivo em SJB




Na próxima segunda, dia 5, as aulas nas escolas públicas de São João da Barra vão reiniciar e para receber os alunos com bastantes novidades os professores vão participar da Jornada Pedagógica Cais do Saber 2, que vai acontecer nos dias 1º e 2 no Sesc Mineiro, em Grussaí.

A Jornada Pedagógica acontece duas vezes por ano, sempre no início das aulas. Os professores, pedagogos, diretores, orientadores pedagógicos, supervisores de ensino, coordenadores pedagógicos e a equipe multidisciplinar se reúnem para trocar idéias e se aperfeiçoarem com as oficinas.

- Queremos oferecer treinamento, capacitação e formação para os profissionais da educação, de forma que possamos continuar a oferecer uma educação de qualidade aos alunos, explicou a secretária da pasta, Leide Cristina Soares.

A Jornada Pedagógica vai acontecer nos turnos da manhã e da tarde, para atender os horários de trabalho dos profissionais. No dia 1º a pedagoga, especialista em administração escolar em Ensino Fundamental e Médio e professora de cursos de pós-graduação em Administração, Supervisão e Orientação Educacional, Maria Augusta Rossini abre o encontro. No dia 2, os grupos vão se dividir por áreas de trabalho e participar de oficinas pedagógicas com temas variados e coordenadas por especialistas renomados. “Gestão participativa, por uma escola de qualidade”, “Família e Inclusão. Entrelaços Família e Escola” e “Era outra vez, o universo literário no cotidiano escolar” são alguns dos temas das oficinas.

Fonte: Secom SJB

Roberto Henriques recebe Medalha Benedito Pereira Nunes




O Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) inaugurou, na manhã desta quarta-feira, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que vai atender a todo o Norte e Noroeste Fluminense na verificação das mortes por causas clínicas - os óbitos de causa violenta, como acidentes e homicídios ou suspeitos continuam sob responsabilidade do Instituto Médico Legal (IML) – a fim de auxiliar os municípios em políticas de prevenção de doenças. Durante a solenidade, o deputado estadual Roberto Henriques, que ajudou a agilizar a implantação do serviço junto à secretaria estadual de Saúde, foi homenageado com a Medalha Benedito Pereira Nunes, comenda concedida pela Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN), entidade filantrópica mantenedora do HEAA e da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) a personalidades que prestaram relevante apoio à mantenedora e suas mantidas.

O diretor do HEAA, Jair Araujo Junior, lembrou em seu discurso que, após assumir o mandato de deputado estadual, em 2011, Roberto Henriques o procurou, como fez com todos os diretores de hospitais, para saber em que poderia ajudar. Do diretor do HEAA ouviu que já havia um projeto aprovado, inclusive com empenho do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, para a implantação do SVO, e que gostaria de ajuda na agilidade do processo. Roberto Henriques conversou várias vezes com o secretário e técnicos da secretaria estadual de Saúde, ajudando a acelerar a implantação do serviço.

Em seu discurso, Roberto Henriques defendeu a união dos governos federal, estaduais e municipais, fundamental para a saúde, e pregou contra o que chamou de “mal da separação”, não só na saúde, que atrasa e prejudica o funcionamento do Sistema Único de Saúde, mas em todos os setores da gestão pública. Ele definiu a integração como fundamental e afirmou que como parlamentar seu papel, por obrigação, é contribuir com as demandas da sociedade. Além de ajudar na implantação do SVO, Roberto Henriques também tem intercedido para a chegada dos novos leitos de UTI ao hospital de ensino, já aprovados pela secretaria estadual de Saúde.

Participaram da solenidade o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Charbell Kury, representando o secretário municipal de Saúde, Chicão Oliveira; o diretor do HEAA, Jair Araujo Junior; o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do governo estadual, Alexandre Otávio Chieppe, representando o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes; o presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN), Márcio Sidney; o deputado estadual Roberto Henriques; o ex-presidente da FBPN, Almir Jesus do Nascimento e o secretário municipal de Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio.

Assessoria de comunicação do deputado estadual Roberto Henriques

Júlia Maria de Assis

(22) 9891-4124

Foto: Moisés Batista

Governo popular de Rosinha paga R$ 233.750,00 mil por Maria Bethânia mas 'povão' não verá


Ingresso de R$ 100 reais
Inacessível ao 'povão'

A comprovação do valor pago pode ser vista AQUI no Portal da Transparência.

A fonte originária da matéria é do blog "eu penso que" de Ricardo André e pode ser conferida AQUI

Equipe do IMTT nomeia Rosinha como nome de ponte quando lei prevê Leonel Brizola




LEI Nº 5863 DE 06 DE JANEIRO DE 2011.

CONCEDE O NOME DE GOVERNADOR LEONEL DE MOURA BRIZOLA À PONTE SOBRE O RIO PARAÍBA DO SUL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica concedido o nome de Governador Leonel de Moura Brizola à ponte sobre o rio Paraíba do Sul, que liga a Av. Hélion Póvoa à Av. Tancredo Neves, município de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro.

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, em 06 de janeiro de 2011.

SÉRGIO CABRAL

Fonte: Ricardo André e Jô Ribeiro

Atualização às 14:09: o Presidente da IMTT, Àlvaro Oliveira, em contato com o blog, informou que a placa onde consta o nome da Prefeita Rosinha Garotinho já foi retirada e que amanhã, outra será colocada com a nomenclatura correta.

Parabéns a toda a equipe do IMTT pela ação rápida e responsável. 

Após sugestão do blog, empresa Vital reposiciona lixeiras em respeito aos pedestres e deficientes




Antes da´postagem




Depois da postagem

Agradecendo a sugestão veiculada em seu blog, a Vital Engenharia Ambiental -- responsável pelo recolhimento de lixo na cidade de Campos dos Goytacazes -- informa que foram reposicionadas todas as papeleiras fixadas em postes na área central da cidade, garantindo a acessibilidade e deslocamento dos portadores de deficiência e pedestres.

Como exemplo, foi anexada foto com as papeleiras localizadas na rua Teotônio Ferreira de Araújo. Colaboradores da Vital estão verificando também se há necessidade de reposicionamento de outras papeleiras.

Mais uma vez, agradecemos à colaboração

Att,

Denise Mello
Jornalista
SRTE/RJ 33887

Comento no blog:

Parabéns a empresa pela atitude profissional.

Cláudio Andrade.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Ex-prefeito de Carapebus é condenado por improbidade administrativa





"Após duas ações civis públicas do Ministério Público Federal (MPF) em Macaé (RJ), a Justiça Federal condenou o ex-prefeito do município de Carapebus, Eduardo Nunes Cordeiro, por ato de improbidade administrativa. O réu, no seu mandato como prefeito do município (2001-2004), cometeu irregularidades na execução de obras de saneamento básico.

Eduardo Cordeiro foi condenado pela 1ª Vara Federal de Macaé em dois processos do MPF, sendo sentenciado a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos, a proibição de contratar com o Poder Público e a pagamento de multa no valor de R$ 250 mil. A Justiça condenou também a empresa Ambio Indústria e Comércio de Equipamentos LTDA a ressarcir os cofres públicos em cerca de R$ 213 mil, além da estar proibida de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.

De acordo com a primeira ação, movida em 2008 pelo MPF, Eduardo Cordeiro recebeu da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) um repasse de cerca de R$ 213 mil para execução da obra da Estação de Tratamento de Esgoto do distrito de Ubás. A empresa Ambio Indústria e Comércio de Equipamentos foi a responsável pelo projeto e construção da Estação de Tratamento, porém não entregou a obra em perfeitas condições, apesar de ter recebido os valores necessários.

Para o MPF, o então prefeito Eduardo Cordeiro cometeu ato de improbidade administrativa ao assinar o termo definitivo de aceitação da obra no dia 15 de setembro de 2001, sem que a estação se encontrasse em condições de operação.

Na segunda ação, movida em 2009 pelo MPF, a União, por intermédio da Caixa Econômica Federal, havia repassado verbas ao município para execução do Programa Morar Melhor, que visa ampliar a cobertura de serviços de saneamento básico, infraestrutura urbana e ambiental.

A empresa Delta Construções S.A. foi a vencedora da licitação para realizar obras de construção da rede de esgotamento sanitário, construção de estação elevatória e construção da estação de tratamento. O processo de licitação foi feito por tomada de preço, modalidade utilizada para contratações que possuam um valor estimado médio de R$ 650 mil para aquisição de materiais e serviços e de R$ 1,5 milhão para execução de obras e serviços de engenharia.

Porém, as três tomadas de preço realizadas alcançaram o valor de R$ 3 milhões, superando o limite estabelecido por lei. Neste caso, a modalidade licitatória mais adequada seria a concorrência pública, já que o objetivo de obter a proposta mais vantajosa para a administração pública não foi alcançado, causando danos aos cofres públicos.

Para o MPF, houve ainda outra irregularidade nos procedimentos licitatórios, uma vez que a construção de Estação de Tratamento de Esgoto e a ampliação da mesma foram contratadas no mesmo dia (22/03/2002) pelo então prefeito Eduardo Cordeiro. Ambas seriam executadas pela empresa Delta Construções no mesmo prazo de entrega: 6 meses. O ex-prefeito tinha ciência das irregularidades nas obras de saneamento e mesmo assim assinou os contratos.
Fonte: MPF-RJ com redação"

Fonte: Jornal Terceira Via 

Folha da Manhã destaca luta de Roberto Henriques para a duplicação da BR 101 Norte




"O número de acidentes na BR 101 RJ/Norte teve uma pequena queda, se comparando os primeiros semestres de 2012 e 2013. O Centro de Controle Operacional da Autopista Fluminense, concessionária que desde 2008 administra a rodovia, informa que entre o km 0 (Divisa Rio de Janeiro e Espírito Santo) e o km 213 (Casimiro de Abreu) foram registrados 755 acidentes e 40 mortes, de janeiro a junho deste ano. Neste mesmo trecho, nesse mesmo período do ano passado, foram registrados 794 acidentes e 44 mortes. Levado em conta todo o ano de 2012, os acidentes foram 1.574, e as mortes, 106. Is-so, mesmo com a duplicação da pista, anunciada desde o início do contrato entre a concessionária e o governo federal, a violência na pista ainda é uma realidade.

Através de nota, a assessoria da Autopista se compromete em entregar até 2016 as obras de duplicação da rodovia, em conformidade com o contrato de concessão, documento denominado de PER – Programa de Exploração da Rodovia. Em alguns trechos as obras já começaram. Para o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Campos, Iuri Guerra, é a confecção de estudos es-tatísticos em parceria com a Au-topista Fluminense que tem resultado na redução de acidentes; em localidades em que esses eram frequentes, como no Morro do Coco e na entrada do Imbé. Quanto as câmeras de monitoramento espalhadas pela rodovia, essas pertencem a Autopista, e Guerra anuncia que em breve, um convênio com a Polícia Federal possibilitará que esta receba em tempo real as imagens, que não ajudarão na prevenção ou redução de tragédias, mas favorecerão a fiscalização da Polícia Ainda para Guerra, tão importante quanto a duplicação da pista é equipá-la.

— A duplicação é boa pelo conforto aos usuários, mas somente ela não vão reduzir os acidentes. Para garantir maior segurança é preciso, sobretudo, radares e sinalização. Sem isso, e com a duplicação, a pista fica até mais perigosa — fal-a Guerra, explicando que, sem as obras estarem prontas, não há como adiantar quais os pontos que pedirá mais atenção aos motoristas. “As curvas sempre são propícias a acidentes e os pontos mais críticos em Campos são Guarus e Ururaí e os motoristas devem redobrar a atenção”, disse.

Outro trecho

A Autopista Fluminense também comunica que as obras de duplicação que vão de Casimiro de Abreu (Km 190) a Rio Bonito foram iniciadas recentemente, após as liberações ambientais dadas pelo IBAMA. O investimento é de cerca de R$ 320 milhões. Máquinas e operários trabalham no km 194,2, próximo ao trevo de acesso a Rio Dourado, em Casimiro. A intenção é iniciar nova frente de obra, em breve, na região de Silva Jardim. O projeto de duplicação para este trecho contempla a execução de uma nova pista, em paralelo com a existente, com duas faixas de rolamento pa-ra cada sentido, mais acostamentos, além da implantação de sinalização horizontal e vertical, e dispositivos de segurança. A concessionária já iniciou a mobilização para a construção do no-vo trevo em desnível (viaduto) no km 190 – no entroncamento com a RJ-162, que dá acesso à Rio das Ostras.

Frente de trabalho

Através de nota, a Autopista Fluminense informa que serão duplicados ao todo 176,6 quilômetros — do km 84,6 (Campos dos Goytacazes) ao km 261,2 (Rio Bonito). Somente no trecho que vai de Campos a Macaé (Km 144), estão sendo investidos R$ 200 milhões. Atualmente, cerca de 400 profissionais trabalham numa frente de obra de 42 quilômetros entre as duas cidades, e na pedreira localizada no acesso à Macaé. Já o trecho entre Carapebus (km 129) e Macaé, está pavimentado e vem recebendo dispositivos de segurança, além da sinalização vertical . Entre os quilômetros 102 e 132, seguem em andamento serviços de terraplanagem, implantação do sistema de drenagem, construção de obras de arte correntes (bueiros), proteção vegetal e a construção de duas pontes – uma sobre o rio Macabu, no km 122,6, e outra sobre o rio do Meio, no km 129,8, além da construção de dois trevos.

Mais 22 quilômetros

O chefe da Polícia Rodoviária em Campos, Iuri Guerra, comenta o recente acordo entre Prefeitura e a ANTT, que levou à escolha do lado norte-oeste para receber o contorno de Campos, na BR: “o contorno é bem mais útil do que a duplicação. Tanto faz que ele seja pelo lado sul ou lado norte, o que importa é retirar o fluxo de veículos da zona urbana da cidade”.
Para atender ao contorno, aliás, a prefeita Rosinha exigiu a duplicação de mais 22 quilômetros na BR (e não dos apenas 5,5 quilômetros no distrito de Travessão, conforme queria a ANTT), do distrito de Travessão até a divisa com o Espírito Santo.

Um dos maiores defensores da duplicação da BR-101 norte é o deputado estadual Roberto Henriques (PSD). “Desde 2008 que ficou acertado que haveria obras de melhoramento e de duplicação. Existe um grande jogo de empurra entre os órgãos”, diz o parlamentar".

A matéria é do Jornal Folha da Manhã.

Em pauta, programa Mais Médicos no A Polêmica, na Terceira Via TV





Apresentado pelo advogado Claudio Andrade e exibido pelo canal 25 e 425 (HD) da Via Cabo, no 3ª Via TV, o programa A Polêmica desta terça-feira (30 de julho) recebe os médicos Paulo Romano, Presidente da Associação dos Médicos do Norte e Noroeste, e Nélio Artiles, diretor da Faculdade de Medicina de Campos.

Nesta edição inédita, os doutores abordarão os mais variados assuntos ligados à saúde, mas discutirão principalmente o programa Mais Médicos do governo federal.

No decorrer do programa, entre outros assuntos, Claudio Andrade abriu espaço para que temas polêmicos, como remuneração dos médicos para exclusividade e a influência maléfica das políticas de governo que atrapalham a profissão também fossem abordados.

Fonte: Terceira Via.

Aprovada licitação das obras de melhorias da RJ 220, que liga Itaperuna a Porciúncula




O Diário Oficial do governo estadual publicou decisão do Departamento de Estradas de Rodagem, vinculado à secretaria estadual de Obras, anunciando o resultado da licitação para restauração do pavimento com asfalto borracha, drenagem, terraplanagem, alargamento de ponte, contenção, sinalização e implantação de acostamento na RJ 220, que vai do entroncamento da BR 356 até a divisa com Minas Gerais, beneficiando os municípios de Itaperuna, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai, em um total de 38 quilômetros.

As melhorias nesta estrada é uma revindicação de muitos anos que recebeu o reforço da indicação legislativa, número 201/2011, publicada no Diário Oficial em seis de abril do mesmo ano, de autoria do deputado estadual Roberto Henriques.

A obra vai permitir mais segurança aos usuários da estrada, melhorar e contribuir com o fomento ao turismo, ao comércio e a indústria da região.

“O Noroeste é uma região de muitas tradições e em franco processo de desenvolvimento e precisa de estrutura adequada para se fortalecer ainda mais. Esta conquista é resultado de uma luta de muitos anos da população e das autoridades que passaram por esses municípios nessas ultimas quatro décadas e a determinação do governador Sergio Cabral. Minha indicação legislativa para a realização desta obra foi mais um tijolinho da construção desta vitória que será de todos nós. O eu é fraco, o nós é forte”, disse o deputado Roberto Henriques.


Assessoria de comunicação do deputado estadual Roberto Henriques

Júlia Maria de Assis

(22) 9891-4124

(21) 8890-4584

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cabral diz que não é ditador e pede fim de manifestações em frente a sua casa




O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse na noite desta segunda-feira (29) que não é um "ditador", como é chamado por manifestantes, e fez um apelo, "como pai", pelo fim dos protestos em frente a sua casa no Leblon, na Zona Sul da capital.


"Quero fazer um apelo, porque, sabe, na porta de casa, eu tenho filhos pequenos. O Sérgio Cabral político é uma coisa. Ali, é o meu filho de 6 anos, meu filho de 11 anos. É um apelo de pai mesmo. Aqui [no Palácio Guanabara], manifestação é do jogo democrático.

Fui presidente do Poder Legislativo durante oito anos. O que eu mais fiz foi ver as galerias cheias, vaiando, aplaudindo. Fui senador. Eu não sou um ditador. Estou aberto ao diálogo, às manifestações. Agora, na porta lá de casa, eu faço um apelo do coração, como pai", disse, em entrevista coletiva no Palácio Guanabara.

Fonte: G1

SJB: decisão interna não altera a chefia do executivo





DECISÃO (fl. 296/297): “Após análise dos autos, verifica-se que as partes não foram intimadas para apresentação de quesitos e nomeação de assistente técnico, como afirmam os réus, por ocasião de suas alegações finais (fls. 251/252).

Apesar do fato de que as partes tiveram a oportunidade de fazê-lo, antes que os autos fossem remetidos para a perícia (já que foram devidamente intimadas da decisão de fl. 77, conforme certidão de fl. 78); considerando que os réus estão alegando cerceamento de defesa, a fim de evitar futura declaração de nulidade da sentença prolatada, bem como que a prestação jurisdicional acabe se tornando inócua em razão de ser prestada após ou ao final do término do mandato dos réus, converto o julgamento em diligência e determino: 1. prazo comum de 05 dias para que as partes se manifestem sobre os documentos referentes à prestação de contas de Eziel; 2. realização de nova prova pericial. Faculto às partes a indicação de assistentes técnicos e formulação de quesitos no prazo máximo de 05 (cinco) dias, nos termos da norma do artigo 421 do Código de Processo Civil, por analogia.

Dê-se vista ao Ministério Público para a mesma finalidade. Após, remetam-se os autos à perícia. P.I. São João da Barra, 26 de julho de 2013.

LUCIANA CESARIO DE MELLO NOVAIS – Juíza Eleitoral”

Fonte: Blog do Ralf Reis.

São João da Barra realiza 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente nesta terça, dia 30




O município de São João da Barra está com tudo pronto para realizar amanhã, dia 30, a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Um assunto de interesse de todo o povo brasileiro, que espera contar com grande participação social dada a sua importância. O tema “Resíduos Sólidos”, precisa ter um amplo debate, democrático e plural com a comunidade e, para isso, as portas do Cine Teatro São João estarão abertas das 9h às 17h. “Vamos discutir, debater e definir ações prioritárias e responsabilidades e vamos eleger dois delegados que vão levar as propostas elaboradas para a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente-Etapa Local, nos dias 13, 14 e 15 de setembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Campus Maracanã”, informou o secretário de Meio Ambiente da prefeitura de São João da Barra, Marcos Sá.

Na Etapa Estadual serão discutidas as ações prioritárias e responsabilidades enviadas por todas as conferências municipais / regionais do estado e serão eleitos os delegados para a Etapa Nacional em Brasília, de 24 a 27 de outubro. “As propostas serão elaboradas com base no conceito de responsabilidade compartilhada e nos eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentável; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental” comentou o subsecretário da pasta Sidney Salgado. Vale lembrar que cada setor da sociedade tem atribuições e papéis a fim de solucionar ou mitigar problemas relacionados aos resíduos sólidos.

Uma novidade da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente é que, caso o cidadão não participe de uma conferência municipal e, ainda assim, deseje contribuir, ele pode organizar uma conferência livre ou participar da conferência virtual. Na conferência livre, o ato de convocação pode ser de qualquer cidadão e as propostas aprovadas são enviadas diretamente à Etapa Nacional. O mesmo acontece com a Conferência Virtual (pela internet), e também não elege delegado, mas envia as contribuições diretamente à Etapa Nacional. O prefeito José Amaro de Souza (Neco) torce para que a população se organize e participe deste momento em que deve estar bem representados o governo e a sociedade civil.

As conferências livres acontecem no bairro, no condomínio onde se reside ou ainda no local de trabalho. O ato de convocação pode ser de uma associação comunitária, do síndico ou por solicitação dos moradores interessados em realizar o evento. O período de realização das Conferências Livres é de 01 de abril até 10 de setembro de 2013, enquanto que a Conferência Virtual acontecerá de 26 de agosto a 10 de setembro de 2013.

A 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente objetiva divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da federação e também contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco nos eixos: produção e consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de emprego e renda e educação ambiental; estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos; setor privado e sociedade civil; contribuir para que estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos e difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

Segundo a coordenadora geral de Meio Ambiente, Izabel Gregório, o município de São João da Barra tem uma política de resíduos sólidos promissora que proporcionou, inclusive, a extinção do lixão da cidade, através do Programa Lixão Zero desenvolvido em parceria com o governo do estado. “Atualmente o local onde funcionava o lixão foi transformado numa Estação de Transbordo, onde é colocado o resíduo da triagem transportado para um aterro sanitário, licenciado, fora do município”, informou ressaltando que até o final do ano a Usina de Triagem ganhará dois galpões, que estão em fase de construção visando ampliar a eficiência da usina.

– Realizamos, recentemente, em parceria com a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos o trabalho de incentivo à criação de uma Associação de Catadores e posteriormente Cooperativa de Catadores, Triadores e Recicladores de São João da Barra, contando também com o apoio do Projeto Empresa Legal – destacou Izabel, que através da secretaria pesquisa e busca informações sobre a existência de equipamentos de beneficiamento de material reciclado. Entre eles, granuladores de pet e máquina de produção de vassoura usando garrafa pet, visando agregar valor ao reciclado,implementando a geração de renda dos cooperados.

Além do incentivo aos cooperados desenvolvemos trabalhos de educação ambiental através do Projeto Coleta Seletiva na Escola (a equipe do Núcleo de Educação Ambiental vai as escolas promover palestras e distribuir os coletores incentivando para que as ações de coleta seletiva partam do aluno), do Projeto Atitude Sustentável no Trabalho (Atualmente, funciona através de visitas técnicas às repartições públicas orientando sobre a economia de copo descartável com a substituição por uma garrafa squeeze, entre outras ações) e o Projeto Barca da Ciência (Objetiva mostrar na prática aos alunos da rede municipal como o lixo gerado no meio urbano vai impactar o ecossistema como, por exemplo, o manguezal).

A secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos não atua somente com resíduos sólidos, foca seu trabalho também em ações de drenagem com limpeza de canais para facilitar o fluxo da água da chuva evitando alagamentos. Nas ações que visam possibilitar a oferta de água potável, através da abertura de poços artesianos em locais que não são abastecidos pela concessionária,assim como colocação de caixa d’água comunitária, com abastecimento com caminhão pipa,em locais de pouco adensamento populacional. Atualmente, está atendendo a cinco mil residências do Centro, com tratamento de esgoto, através da Estação de Tratamento de Esgoto – Rosário, e dentro de 90 dias terá o reforço da Estação de Tratamento de Esgoto do Matadouro. A meta é alcançar 100% de tratamento do esgoto da sede do município e a ampliação do serviço de limpa fossa para as demais localidades.

Fonte: Prefeitura de SJB

Atriz Fernanda Torres analisa situação de Cabral e teme populismo de Garotinho








Deixei o Rio de Janeiro há duas semanas. O clima ameno do inverno me fez lamentar a viagem. Adoro o Rio de abril a julho, a atmosfera limpa e a temperatura ideal.

Nova York derrete sob um calor de Madureira.

Fui assistir ao musical de David Byrne sobre a vida de Imelda Marcos. Achei um pouco ingênuo, mas gostei de saber da história. Ela guarda alguns paralelos com as manifestações populares que tomaram conta do Brasil. Em frente ao balcão do palácio, com o povo linchando os bonecos do casal Marcos, Imelda pergunta à massa o porquê de não gostarem dela. Depois, foge para os Estados Unidos em um helicóptero, acompanhada de cinquenta membros de seu partido e 3 000 pares de sapato.

Quando saí do Rio, a vigília em torno do prédio do governador Sérgio Cabral estava apenas começando. Amigos mais engajados se juntavam ao protesto e muitos sofreram com a ação violenta da polícia.

Boatos, vindos de gente bem informada, levantavam a apavorante hipótese de a truculência da guarda estar partindo não da Secretaria de Segurança, mas das milícias infiltradas na corporação, insatisfeitas com a atual política.

Conhecidos, revoltados com a ponte aérea Rio-Porto Belo do helicóptero do governador, prometiam fazer o que estivesse ao alcance deles para tirar Cabral do poder.

Alguns se aglomeraram na porta da igreja para berrar contra o casamento milionário da filha de um empresário de transporte. Outros tentaram controlar a fúria dos companheiros de passeata. Um homem retrucou dizendo que estava ali porque era incapaz de sustentar a própria família com a merreca que ganhava por mês. Tomado, investia contra lojas e restaurantes da Zona Sul.
Meu irmão viu uma turba de encapuzados de preto, munidos de pedras, se dirigir para Ipanema.

A revolução popular comporta muitas tribos, muitas vontades e muitos pontos de vista. Não é à toa que a Revolução Francesa decapitou seus principais líderes após a vitória.

Cabral velejava nos bons ventos das UPPs e dos eventos esportivos que viriam sustentar a economia do Rio de Janeiro até 2016. Foi pego pelo jantar da Delta, em Paris, e pelo uso abusivo do transporte aéreo. De uma hora para outra, vestiu a coroa de Luís XVI.
A ditadura das ruas, se perpetuada, corre o risco de se tornar algo brutal, perigoso e irascível. Resta saber quem sairá fortalecido dessa batalha.

Temo tanto a esquerda radical, pura, virgem, que vê em todo e qualquer empresário um corrupto em potencial, quanto o capitalismo sem freio, que aceita conchavos, subornos e privilegia aliados. Mas me apavora, acima de tudo, o populismo de Garotinho.

Eu me pergunto se a grita não beneficiará, mais tarde, forças políticas devastadoras.

Tenho refletido sobre as opções para 2014. A ideia de que as milícias estariam por trás da ação dos policiais, com o objetivo de acabar com a credibilidade do trabalho de José Mariano Beltrame, é uma triste possibilidade. Quando eu me lembro de Álvaro Lins, tenho vontade de chorar.

É preciso ter cuidado para não servir de massa de manobra para as sempre alertas forças ocultas.

Como diz um amigo budista, o mal é sempre poderoso e a virtude, frágil como pluma.

Papa demonstra sabedoria em entrevista ao Fantástico





O Fantástico deste domingo (28) exibe entrevista exclusiva com o Papa Francisco, a primeira a um jornalista desde sua eleição. Na sua visita ao Brasil, o sumo pontífice encontrou tempo na agenda para receber o repórter Gerson Camarotti, da GloboNews, para uma conversa franca.

Na entrevista, o papa abordou assuntos difíceis, como os escândalos no Vaticano e os desafios da Igreja Católica para atrair fiéis. Comentou também a acolhida que teve no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, e deu lições de humildade, solidariedade e humanidade.

Francisco também explicou a atitude que toma em relação a sua segurança.
“Eu não sinto medo. Sei que ninguém morre de véspera. Quando acontecer, o que Deus permitir, será. Eu não poderia vir ver este povo, que tem um coração tão grande, detrás de uma caixa de vidro. As duas seguranças (do Vaticano e do Brasil) trabalharam muito bem. Mas ambas sabem que sou um indisciplinado nesse aspecto.”

Leia, a seguir, trechos da entrevista concedida pelo Papa a Gerson Camarotti.

Rivalidade entre Brasil e Argentina

“O povo brasileiro tem um grande coração. Quanto à rivalidade, creio que já está totalmente superada. Porque negociamos bem: o Papa é argentino e Deus é brasileiro.”

Pobreza x ostentação

“Penso que temos que dar testemunho de uma certa simplicidade - eu diria, inclusive, de pobreza. O povo sente seu coração magoado quando nós, as pessoas consagradas, são apegadas a dinheiro.”
Perda de fiéis

“Não saberia explicar esse fenômeno. Vou levantar uma hipótese. Pra mim é fundamental a proximidade da Igreja. Porque a Igreja é mãe, e nem você nem eu conhecemos uma mãe por correspondência. A mãe... dá carinho, toca, beija, ama. Quando a Igreja, ocupada com mil coisas, se descuida dessa proximidade, se descuida disso e só se comunica com documentos, é como uma mãe que se comunica com seu filho por carta. Não sei se foi isso o que aconteceu no Brasil. Não sei, mas sei que em alguns lugares da Argentina que conheço isso aconteceu.”
Escândalos no Vaticano

“Agora mesmo, temos um escândalo de transferência de 10 ou 20 milhões de dólares de monsenhor. Belo favor faz esse senhor à Igreja, não é? Mas é preciso reconhecer que ele agiu mal, e a Igreja tem que dar a ele a punição que merece, pois agiu mal. No momento do conclave, antes temos o que chamamos congregações gerais - uma semana de reuniões dos cardeais. Naquela ocasião, falamos claramente dos problemas. Falamos de tudo. Porque estávamos sozinhos, e para saber qual era a realidade e traçar o perfil do novo Papa. E dali saíram problemas sérios, derivados em parte de tudo o que vocês conhecem: do Vatileaks e assim por diante. Havia problemas de escândalos. Mas também havia os santos. Esses homens que deram sua vida para trabalhar pela Igreja de maneira silenciosa no Conselho Apostólico.”

Os jovens


“Com toda a franqueza lhe digo: não sei bem por que os jovens estão protestando. Esse é o primeiro ponto. Segundo ponto: um jovem que não protesta não me agrada. Porque o jovem tem a ilusão da utopia, e a utopia não é sempre ruim. A utopia é respirar e olhar adiante. O jovem é mais espontâneo, não tem tanta experiência de vida, é verdade. Mas às vezes a experiência nos freia. E ele tem mais energia para defender suas ideias. O jovem é essencialmente um inconformista. E isso é muito lindo! É preciso ouvir os jovens, dar-lhes lugares para se expressar, e cuidar para que não sejam manipulados.”

Fonte:G1

domingo, 28 de julho de 2013

Jovem atropelado por ex-vereador morre no HFM




O jovem Robson Valente da Fonte, de 20 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu, na madrugada deste domingo (28 de julho), no Hospital Ferreira Machado (HFM). Ele foi atropelado na madrugada de sábado (27) na Rodovia RJ-158, em São Fidélis, pelo ex-vereador da cidade, Veiga Amaral, que dirigia um HB20.

Robson e um grupo de amigos saíam do Parque de Exposições da cidade na hora do atropelamento. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, levado para o Hospital Armando Vidal na cidade e transferido para Campos.
O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

Fonte: Terceira Via

As principais notícias de hoje pelo Brasil




- Globo: Paes quer centralizar decisões para evitar falhas na Copa e nos Jogos

- Folha: Lula não vai voltar porque nunca saiu, diz Dilma Rousseff

- Estadão: ‘Futuro exige reabilitar a política’, diz Francisco

- Correio: Papa diz que futuro exige a reabilitação da política

- Estado de Minas: Os dez mandamentos de Francisco

- Jornal do Commercio: O argentino que encantou o Brasil

- Zero Hora: Avanços e alertas nas casas noturnas do RS

- Veja: Papa Francisco no Brasil – ‘Quero que a Igreja vá para as ruas’ (Pág. 1)

- Época: Exclusivo: A espionagem digital dos Estados Unidos

- IstoÉ: Escândalo no metrô – A fabulosa história do achaque de 30%

- IstoÉ Dinheiro: A redescoberta da indústria do sexo

- CartaCapital: Cabral: Rio o vilão da hora