sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Cláudio Andrade envia ofício as empresas de ônibus solicitando itinerários





Na tentativa de minimizar os problemas relativos ao transporte público no município e diante de várias denúncias recebidas no gabinete, o vereador Cláudio Andrade enviou um ofício as empresas de ônibus solicitando o itinerário de cada uma delas. Entre as denúncias feitas pela população estão a falta de coletivos ou demora a passar nos pontos específicos, obrigando os munícipes a utilizarem outras formas de condução.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Mães denunciam falta de leite especial e insulina na Secretaria Municipal de Saúde


A via-crucis das mães com filhos diagnosticados com Alergia à Proteína do Leite da Vaca (APLV) em Campos parece não ter fim. Mais uma vez os leites especiais estão em falta na Secretaria Municipal de Saúde e, agora, até insulina teria deixado de ser distribuída aos portadores de diabetes tipo 1. Segundo as mães, os funcionários da Farmácia Municipal de Saúde já estariam “envergonhados” por terem de afirmar diariamente que não há previsão para o retorno da distribuição.

Segundo Greiciane Moares, mãe de duas meninas com APLV — uma com seis anos e outra com dois — já faz duas semanas que ela não recebe os leites especiais recomendados às filhas: o Neoforte e o Neocate Advance. Cada lata dessas fórmulas alimentares custam, em média, R$ 190, e as duas crianças precisam de, ao menos, seis dessas por mês. “Eu não tenho condições de arcar com esse custo, então minhas meninas dependem do fornecimento da prefeitura. Há 15 dias eu tenho contato com a ajuda de doadores, mas tenho consciência de que esse é um direito que deveria ser oferecido pelo poder público municipal”, disse a mãe.

Outra mãe, que preferiu não se identificar, também está aflita: o filho dela, de 15 anos, é diabético tipo 1 e precisa tomar insulina diariamente, mas também não está recebendo o medicamento da Secretaria de Saúde. “Fui à Farmácia Municipal nesta terça-feira (1º) e fui informada de que não há previsão para a chegada de insulina em Campos, mas, se meu filho ficar sem esse medicamento, todo o tratamento será afetado e as consequências podem ser graves. Eu estou desesperada”, declarou.

Por meio de nota, o setor de Nutrição da secretaria de Saúde informou que “as pessoas atendidas pelo Programa de Assistência Domiciliar (PAD) podem encontrar o Ensure na Farmácia da secretaria de Saúde, localizada à Rua Voluntários da Pátria, 875”. O setor ressalta ainda que “os fornecedores dos leites Neocate Advance e Neoforte informaram que estes seriam entregues ainda esta semana”.
O departamento de Farmácia explicou também que “a insulina Regular e NPH estão disponíveis através das Unidades Básicas de Saúde do município e pontuou também que um novo processo de licitação está em andamento para a aquisição da Insulina Glargina, conhecida também como Lantus”.
Recadastratamento
Em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou que todos os beneficiários do Programa de Alergia Alimentar fizessem um recadastramento a fim de atualizar o levantamento e “estabelecer inovações no que diz respeito às especificações das fórmulas para melhor atender às diretrizes do programa”.

No mês seguinte, em maio, as mães voltaram a reclamar da falta do leite especial e, na ocasião, a resposta foi a mesma: não há previsão para o retorno. No entanto, em junho, a Prefeitura de Campos passou a fornecer novamente a fórmula alimentar às crianças alérgicas.

Terceira Via 

Vereadores de Campos com grandes responsabilidades



PPA- O Plano Plurianual 2018-2021 estabelece um conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos.

LOA – A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento anual propriamente dito. Todos as receitas e despesas governo para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA.

Revisão do Código Tributário – A discussão da revisão do Código Tributário tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.

PreviCampos- A análise das contas do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Campos (Previcampos) também será debatida no Legislativo. O objetivo é analisar a dívida de quase R$ 400 milhões que a prefeitura de Campos possui com a Previdência.

CPIs- As CPIs das Rosas (Emec) e da Lava Jato estão em pleno funcionamento e deverão apresentar resultados ainda neste semestre, já que ambas têm 180 dias para realizar as investigações necessárias para a produção do relatório final.

Jornal Terceira Via.

domingo, 30 de julho de 2017

Colaborar ou bajular Rafael Diniz?



“Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo”. Trata-se de uma frase do pastor Martin Luther King, que cabe bem ao meu coração nesse momento.

Não me chame para dizer que o vestido é vermelho só para agradar quem está vestido de amarelo.

Como vereador tenho observado que, na política, ou você omite o que vê e sente ou pode ser confundido com algum ser extraterrestre.

Nenhuma pessoa madura que escolhe ter um cargo público pode acreditar que, durante todo o mandato, irá surfar sozinha em uma onda maravilhosa rumo à areia e ser recebido por uma plateia sempre harmoniosa.

Não há vida fácil quando você se torna um homem público. Isso é importante termos ciência, pois, por muitas vezes, estaremos imersos em debates acalorados que mexem em vespeiros e com interesses inimagináveis, mas que precisam vir à tona para que mais na frente possamos ter o prazer da recompensa.

Nenhuma turbulência deve retirar do político reto a sua linha de conduta. Diante dos problemas do município e das mazelas administrativas, tentar ajudar a resolvê-las é uma obrigação.

Todavia, nem todos acham isso. Muitos preferem o anonimato. A arrumação, ao afago. A mentira e, lógico, o conforto de quatro paredes a ter que enfrentar as ruas.

Platão já dizia que não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam.

Tenho observado que a crise estrutural administrativa que também engoliu nossa cidade está causando um estado de letargia que foge aos parâmetros normais.

Enquanto vereador, tenho a obrigação de fiscalizar e, por isso, que estamos visitando, semanalmente, setores da administração pública em nosso município, para entendermos melhor o que está ocorrendo.

Resolvi fazer isso sem apoio, pois entendo que cada agente público, seja do executivo ou do legislativo, precisa tomar as suas próprias linhas de atuação. Aquele que deseja ficar em silêncio deve ser respeitado da mesma forma que outros que preferem o confronto e a exposição de ideias e problemas. Inclusive nas redes sociais.

Nesse momento, que ora escrevo aos senhores, estou tomando uma decisão em optar pelo trabalho de vereador fiscalizador solo. Isso quer dizer, que terei a minha linha de ação individual, mesmo sendo parte da base do Prefeito Rafael Diniz.

Antes que muitos se antecipem e achem que se trata de um rompimento, digo que continuo apoiando o governo, mas não vou esperar as ações governamentais para agir.

Entendo que a situação deixada é caótica e que o Prefeito Rafael Diniz possui uma árdua missão. Por outro lado, isso não me obriga a ficar inerte e acompanhar o governo apenas quando as trombetas tocarem no Cesec.

A minha contribuição precisa ser mais eficaz e contundente. Não posso esperar os remédios chegarem ao HFM, HGG ou Hospital São José sem me manifestar.

Não é correto eu não cobrar os uniformes escolares que ainda não estão nas escolas públicas. Há temas que fogem ao ‘aguardar’ e a expressão ‘cobertor curto’ largamente usada por aqueles que se encontram cheios de vontade de ajudar, mas não sabem como.

Na qualidade de presidente da CCJ e relator da ‘CPI das Rosas’ continuarei exercendo as atividades com imparcialidade e respeito.

Por outro lado, a minha função típica, como vereador é fiscalizar o governo e isso eu não deixarei de fazer.

Nietzsche já dizia que as pessoas que se recusam a amadurecer o modo como enxergam o mundo ao seu redor e não deixam que cresçam as “asas da sabedoria”, que a vida dá ao longo dos anos, nunca conseguirão ver a imensidão e diversidade das coisas.

E essas mesmas pessoas são aquelas que não te compreenderão e te menosprezarão quando você conseguir “levantar voo”. Elas não fazem isso por inveja (não a maioria, pelo menos), mas simplesmente porque não conseguem ver para além do horizonte limitado que construíram.

Sendo assim, auxiliar e defender o Prefeito Rafael Diniz não é bajulá-lo e sim impulsioná-lo através de ações construtivas e de fiscalização árdua, mostrando os problemas, doa a quem doer.

Cláudio Andrade