sexta-feira, 11 de abril de 2008

CASO ISABELLA: NÃO SE TRATA DE UM NOVELA.

Todos estão acompanhando com ansiedade o caso da morte da menina Isabella. Ainda não tecerei nenhum comentário pois estou aguardando, como todo o país, o desfecho de tudo. A postagem de hoje refere-se a infeliz opção de algumas pessoas que, estão fazendo apostas com o intuito de acertar qual (ais) foram os assassinos da menor.

Devemos respeitar a gravidade do caso e deixar certos masoquismos e brincadeiras ridículas de lado. Devemos entender a dor de uma família que sofre com certeza uma grande tragédia.

Postado por Cláudio Andrade.

AS NUANCES DO PMDB.

O Jornal O Diário de hoje abre uma discussão que deve perdurar até o registro das chapas visando as eleições de Outubro. O PMDB antecipou os nomes dos pré-candidatos do partido e não incluiu o nome do Prefeito em exercício Roberto Henriques. Em minha opinião a divulgação foi precoce. A cidade se encontra problemática demais para ter uma disputa partidária agora.
Acho que a divulgação pode ter vindo a tona após a publicidade dada a possibilidade de Garotinho ser o candidato do PSDB ao governo do Estado. Caso Roberto se alinhe com Cabral, Garotinho não veria nele um bom nome para a Prefeitura. Em contrapartida, se um dos três indicados vencer ele, ao mudar de sigla, levaria consigo o Prefeito.
Postado por Cláudio Andrade.

OBRIGADO INTERNAUTAS.

Estou muito feliz. O meu artigo abaixo postado "EU ODEIO CHICO BUARQUE" bateu recordes de e-mails, sendo a maioria de felicitações. O que me deixou surpreso é saber que possuo leitores assíduos em Vitória(ES), São Luis do Maranhão, Lisboa (Portugal) e, claro, em Campos.

Muito Obrigado!!!!

Quanto aos leitores raivosos, o meu respeito, afinal toda unaminidade é burra.

SENADO REDUZ FUSO HORÁRIO DO ACRE.

A diferença entre o Estado do Acre e a capital brasileira foi reduzida para uma hora. O Projeto ainda carece de chancela do Presidente Lula.

Postado por Cláudio Andrade.

EU ODEIO CHICO BUARQUE

A declaração do humorista do “Casseta”, Marcelo Madureira, que o cineasta Glauber Rocha “era uma merda” sacudiu o Rio de Janeiro. A Família do baiano Glauber ameaçou processá-lo pela sua declaração. Intelectuais e artistas quase divulgaram nota de repúdio.
Lendo a polêmica oriunda da manifestação de Madureira, lembrei! Eu odeio Chico Buarque!. Será que serei processado por isso? Alguns irão me odiar, outros nunca mais irão ler meus artigos e tantos mais enviarão e-mails mal-criados. Mesmo assim, não sou obrigado a gostar do compositor Chico.
Muitos irão dizer: você não conhece a obra dele; por isso, comete essa heresia. Não, não é verdade. Eu não gosto, pois não sou obrigado a idolatrar o ídolo dos outros. Como Marcelo Madureira que detesta o grande Glauber, eu odeio Chico. Suas músicas são uma ‘chatice’ e não me emocionam em nada. Recordações então, nem pensar! (risos).
A MPB (Música Popular Brasileira) possui inúmeros e fabulosos letristas e intérpretes, mas poucos são idolatrados. Isso restringe o campo de escolha daqueles que, sem personalidade, têm vergonha de dizer que odeiam Chico (o chato).
Chico é autor da peça infantil ‘Os Saltimbancos’, que foi traduzida do italiano ‘I musicanti’ e filho do grande historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda. Mesmo assim, não me vejo obrigado a gostar dele.
A revolta dos intelectuais cariocas com Marcelo Madureira é palhaçada pura. São pessoas bobas que também devem odiar Glauber e Chico, mas morrem de medo de serem banidas do ciclo intelectual. Apenas acompanham o fluxo opinativo sem qualquer personalidade.
Os adoradores da MPB parecem um pouco com os católicos fervorosos. Ou amamos os seus amores ou nos resta o limbo. Desejo sucesso eterno ao Chico. Sei que quando ele morrer, será eternizado. Cheio de viúvas, transitará no imaginário de homens e mulheres.
Mesmo assim, merda ou não, ódio ou não, Marcelo e eu temos o direito de proferir nossas opiniões. Graças a Deus que a democracia funciona, pois caso contrário, eu não poderia dizer em alto e em bom tom: eu amo o Djavan!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

RUMORES DO RETORNO.

Aumentaram os rumores em relação ao retorno de Mocaiber. Zízimo me informou que hoje, no final do dia, o advogado de Mocaiber havia enviado por fax, à Justiça Federal de Campos a decisão do STJ. Infelizmente, até o presente momento nada se confirmou. Mesmo assim a chance de retorno continua no patamar anterior de 90%.
Postado por Cláudio Andrade

CASSAÇÃO DE MANDATOS EM VOGA.

Zízimo trouxe agora uma informação digna de registro. Um processo referente a cassação do mandato de um político já obteve parecer ministerial. Segundo informações, a posição do MP foi pela perda do mandato.
Postado popr Cláudio Andrade

SEGUE A RELAÇÃO DE PREFEITOS PRESOS NA OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela PF por determinação da Justiça. Foram presos os prefeitos das cidades de Almenara (MG), Cachoeira da Prata (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Timóteo (MG), Divinópolis (MG), Ervalha (MG), Juiz de Fora (MG), Minas Nova (MG), Salto da Divisa (MG), Medina (MG), Rubim (MG), Sobradinho (BA), Itabela (BA). Ainda existem nomes a serem divulgados.

GRAVAÇÕES APREENDIDAS NO CAMELÓDROMO.

Zízimo me informou que uma mulher foi presa no Shopping Michel Hadad em poder de Cds contendo cópias das escutas telefônicas da Operação Telhado de Vidro. As cópias estavam sendo vendidas como produto artístico. É mole?
Postado por Cláudio Andrade.

NOVA DUPLA NA SECRETARIA DE SAÚDE.

Zízimo me informou que nas próximas horas pode assumir a Secretaria de Saúde uma dupla conhecida. Trata-se do Doutores Manoel e Estoduto (não sei se a grafia está correta).
Postado por Cláudio Andrade.

CARMEM CÉLIA CONTINUA NA SECRETARIA DE SAÚDE.

Contrariando alguns, o Prefeito em exercício Roberto Henriques manteve Carmem Célia na Secretaria de Saúde. Moretto havia pedido exoneração após a divulgação de uma gravação telefônica entre ela e Francisco Martins, divulgada na rádio Diário FM. Especulou-se muito acerca de novo nome, mais precisamente o da Doutora Alcione Athaide. Com a sua permanência a pedido do prefeito outra indagação surge com força. O prefeito inciou o seu processo de independência em relação ao partido em que se encontra filiado?
Postado por Cláudio Andrade.

AO AMIGO BRUNO.

Amigo Bruno não desanime com a sua profissão. Ela é linda e uma das mais respeitadas. É a lei que possibilita tais aberrações e não a advocacia. Quem legisla é o Senado e a Câmara dos Deputados com integrantes que vc escolheu quando votou.
Postado por Cláudio Andrade

quarta-feira, 9 de abril de 2008

MOCAIBER: 90% DE CHANCES DE RETORNO.

O advogado e Procurador da Câmara João Paulo Granja declarou em meu programa de televisão que a chance do prefeito afastado retornar é de 90%. Ele se baseia na seguinte questão: O processo tramita pela Justiça federal por tratar-se de verbas federais, mais precisamente as do PSF.
Entretanto, o entendimento das cortes superiores, segundo Granja é no sentido que uma vez repassadas para o Município a verda passa a ser municipal e não mais federal O prefeito sendo acusado de malversação de verbas, e sendo elas consideradas municipais (entendimento do Tribunal), seria o TJ (estadual) o foro competente para julgá-lo e não mais a Justiça Federal. Sendo assim a Denúncia e os demais atos processuais realizados seriam em tese nulos e os autos remetidos a esfera estadual. Diante disso ele (Granja) vê com bons olhos o retorno do Prefeito Alexandre Mocaiber.
A entrevista vai ao ar na Sexta -Feira às 11 horas e 30 minutos na Unitv canal 15 da Via Cabo Tv. Não percam.
Postado por Cláudio Andrade.

ORLA DE ATAFONA INTERDITADA.

Devido ao avanço do mar, o Ministério Público Estadual resolveu requerer, e a justiça acatou, a interdição da orla de Atafona compreendida da rua João Batista ao antigo mangue. A medida visa preservar a vida dos moradores e turistas. A quantidade de escombros inviabiliza o banho e coloca todos em risco.

Postado por Cláudio Andrade.

terça-feira, 8 de abril de 2008

ELE NÃO DEVERIA SE PRONUNCIAR.

A minha linha no blog é preservar a integridade moral das pessoas. Acredito que agindo dessa forma trago para o meu espaço eletrônico credibilidade e imparcialidade sem omitir a informação. Entretanto, tenho ouvido no rádio e lido em jornais, as observações de um jovem e experiente armeiro que, infelizmente não ostenta mais no peito a estrela orgulhosa (seria ele torcedor do Botafogo?).
Ele, em busca de notoriedade, tem destilado venenos contra todos. Mas o dito armeiro, se encontra afastado de seu reduto laborativo por ter tido seu nome lincado com uma das mais velhas profissões brasileiras.
Reconheço seu alto grau de instrução. Todavia, se continuar adotando essa linha de trabalho (ataques gratuitos), poderá ser pego de surpresa e desmascaro em plena luz do dia, ou melhor dizendo na própria imprensa. Diante disso, todo o cuidado é pouco, pois literalmente quem tem telhado de vidro não joga pedra nos outros.
Postado por Cláudio Andrade.

PAGAMENTO DOS CONTRATADOS PREVISTO PARA QUINTA-FEIRA.

A informação não é certa. Segundo fontes da Prefeitura, os contratados terão seus pagamentos efetuados na próxima Quinta. Esperamos que seja realmente verdade, pois um número enorme de pessoas estão aguardando pois possuem diversas obrigações a serem cumpridas. Uma demora fora da razoabilidade pode ensejar uma crise social grande, com reflexos de inadimplência no comércio campista
Postado por Cláudio Andrade.

OS FANTASMAS.

Foi alardeado pela imprensa a suposta existência de milhares de fantasmas nos quadros laborativos da PMCG. Entretanto, até o presente momento, somente 600 pessoas ainda não fizeram o recadastramento. Essa informação foi dada pelo próprio prefeito em exercício Roberto Henriques. Por prudência vamos aguardar o caminhar dos cruzamentos de dados das Fundações que está sendo realizado pelos novos secretários municipais.
Postado por Cláudio Andrade.

MP DAS BEBIDAS EM PAUTA.

Um dos itens mais polêmicos da pauta é a MP 415/08, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas proximidades de rodovias federais. Representantes de comerciantes desses locais têm alegado prejuízos que podem comprometer a viabilidade financeira de seus negócios e pedem mudanças no texto da MP. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) já ajuizou ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a MP no Supremo Tribunal Federal (STF), que também analisa 15 mandados de segurança sobre o assunto.
O relator da MP, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), Hugo Leal, anunciou na semana passada que atenderá pedido da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e incluirá em seu projeto de lei de conversão punições mais rigorosas para motoristas embriagados envolvidos em crimes de trânsito.
Postado por Cláudio Andrade.

DEFESA DO CONSUMIDOR DISCUTE VENDA FRACIONADA DE REMÉDIO.

A Comissão de Defesa do Consumidor promove audiência pública nesta quarta-feira (9) para debater o impasse entre a posologia dos medicamentos e sua comercialização. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) ressalta que o fracionamento dos medicamentos no País é de extrema relevância para os consumidores, que se vêem obrigados a adquirir uma quantidade às vezes muito superior à posologia indicada na bula ou mesmo à receitada pelo médico. "Os laboratórios continuam comercializando a medicação em embalagens com uma quantidade incompatível com o tratamento indicado, onerando desnecessariamente os consumidores." Delgado acrescenta que o medicamento em excesso acaba sendo descartado posteriormente por ter perdido a validade ou, ainda pior, sendo utilizado para automedicação.
Em maio de 2006 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto (5775/06) que autoriza a venda de medicamentos fracionados em drogarias. Até então, somente as farmácias poderiam vender os medicamentos na forma fracionada. Com o decreto, os estabelecimentos passaram a não precisar mais de licença diferenciada para vender medicamentos por unidades.
Postado por Cláudio Andrade.

UNIBANCO É CONDENADO POR ASSÉDIO MORAL E SEXUAL CONTRA FUNCIONÁRIA.

O TRT da 4ª Região confirmou sentença proferida pelo juiz Alcides Otto Flinkerbusch, da 14ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, que condenou o Unibanco por assédio moral e sexual contra a trabalhadora D.S.S. A indenização será de R$ 50 mil.
De acordo com o julgado, ficaram comprovadas as condutas abusivas dos representantes do banco que chamavam os trabalhadores que não atingiam metas de "incompetentes" e outros adjetivos pejorativos.
Da mesma forma, a fixação de cartaz classificando os empregados por produtividade, com a relação dos melhores em verde e em vermelho dos que não atingissem as metas, com comentários depreciativos, era inadmissível segundo a decisão proferida pelo juiz Hugo Sheuermann, da 2ª Turma do TRT.
O magistrado entendeu, ainda, ter ficado comprovado que eram feitas ameaças de demissão aos empregados que não atingissem as metas fixadas pelo Unibanco e que isto era incompatível com finalidade de estimular produção, caracterizando violação ao princípio constitucional de respeito à dignidade humana.A tese da petição inicial era a de que "o atingimento de metas fixadas pelos bancos não pode se sobrepor aos princípios constitucionais que determinam respeito à dignidade humana".
A prova testemunhal confirmou que o gerente dizia às funcionárias que "mulher que anda de cabelo preso não é sensual, mas sim mulher relaxada". Na agência havia um mural com as fotos de todos os gerentes, e mês a mês havia um ranking de metas, inclusive com a quantidade de contas abertas; quem atingia a meta ficava em verde, e os demais em vermelho; este cartaz ficava dentro do setor, à vista dos funcionários, fornecedores e clientes.Uma das testemunhas relatou que "o gerente chamava as funcionárias de ´gostosas´, as abraçava pela cintura e usava a expressão ‘hoje, sim, gostosa, vai abrir conta´”.
Outra testemunha relatou que os funcionários “tinham metas a serem cumpridas; quem não as cumpria, estava sob risco de ser despedido".
Os que não atingiam as metas eram apelidados de "tartarugas”.Os advogados Antônio Vicente Martins e Heloísa de Abreu e Silva Loureiro atuam em nome da reclamante. A ação ainda pode ser objeto de recurso de revista ao TST. . (Proc. nº 00346-2006-014-04-00-2).
Postado por Cláudio Andrade

MÉDICO DA FIOCRUZ DESMENTE MINISTRO TEMPORÃO SOBRE DENGUE

Segue abaixo o trecho da entrevista publicada na Folha de São Paulo com Antônio Sérgio Almeida Fonseca!

FOLHA - E quando chega a dengue tipo 4?

FONSECA - "Está batendo na trave, a gente pode dizer isso. A qualquer momento. Roraima é perto da Venezuela, do Caribe, onde o vírus circula. A população brasileira está totalmente exposta. Talvez ainda não tenha tido essa explosão porque o vírus está em área de baixa densidade demográfica. Uma epidemia dessa monta certamente vai começar na região Sudeste. Ou nas capitais do Nordeste. Ela precisa de um aglomerado urbano importante. A entrada de um novo vírus é algo esperado. Desde 1986 eles têm entrado sucessivamente".
Enquanto isso o Governo Federal discute arquivos da era FHC para abafar a CPI dos Cartões Corporativos e o Governador do Estado Sérgio Cabral Filho faz acordos políticos pensando em na possível vaga como vice-presidente da República.
Postado por Cláudio Andrade.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ACÉFALA.

A Doutora Carmem Célia Moretto pediu exoneração do cargo de Secretária de Saúde do Município. O pedido ocorre na semana posterior a divulgação de uma conversa sua com o ex-secretário de Mocaiber, Francisco Rodrigues, divulgada na Rádio Diário FM.
Carmem publicou hoje no Jornal Folha da Manhã uma carta aos munícipes relatando seus projetos, bem como informando que ingressará em juízo para comprovar a sua lisura enquanto agente pública. Até o presente momento não se sabe quem será o novo(a) detentor(a) da pasta. O blog aposta em Alcione Athaide ex-deputada federal.
Postado por Cláudio Andrade.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

OS TERCEIROS DAS GRAVAÇÕES TELEFÔNICAS.

Tenho observado atentamente os desdobramentos da Operação "Telhado de Vidro" da Polícia Federal e apresento abaixo a opinião de alguns juristas e a humilde conclusão do blogueiro.



Segundo o ex-ministro do STJ Edson Vidigal "inocentes pagam por pecadores na medida em que são citados em conversas de terceiros". Vidigal lembrou ainda que "ninguém está livre de ser citado em conversas de outras pessoas". E ressalvou: "Não se sabe inclusive se conversas como essas são previamente armadas".




Para o ministro do STF, Marco Aurélio, os grampos telefônicos têm ajudado a fazer justiça no Brasil. Mas ele frisou que "para serem autorizados é preciso que sejam indispensáveis". Para o ministro, o Ministério Público atua de forma elogiável nas investigações.
O ministro do STJ, Luiz Fux, disse que "a gravação telefônica legalmente obtida tem ajudado a esclarecer fatos que não viriam à tona naturalmente para a sociedade". Fux apenas criticou a divulgação de conversas de terceiros que não são investigados nos processos.
OPINIÃO DO BLOG
Não estou usando as palavras dos nobres doutores acima para justificar nenhum diálogo dos acusados, nem mesmo criticar as ações da Polícia Federal. Entretanto, Muitos que acreditam estarem grampeados podem usar o veneno como antídoto em seu favor.
Quero apenas lembrar que o fato de um terceiro ser citado não é condição para ser acusado. Para complicar a investigação ou afastar de si o foco, o grampeado pode usar o próprio grampo para fazer a sua contra-informação ou criar armadilhas para a própria polícia ou para os desafetos (que podem ser terceiros de boa fé).
A divulgação de conversas de terceiros é temerosa e pode ensejar ações de cunho indenizatório. O caso específico da operação Telhado de Vidro é claro. Trata-se de uma ação de repercussão nacional onde terceiros citados passam, devido a publicidade do caso, em possíveis denunciados.
O Ministério Público Federal terá um trabalho enorme para não qualificar terceiros, pois sabemos que uma vez expostos na mídia, os danos a terceiros são incalculáveis, mesmo após uma possível sentença condenatória favorável.
Postado por Cláudio Andrade

CONCLUSÕES DO RÁDIO.

Ontem em meu programa de rádio na Continental, apresentado de 11 às 13 horas, apresentei uma enquete que traduzia a capa do Jornal Folha de São Paulo. O tema era Pena de Morte e Aborto. A pesquisa feita pelo jornal apresenta uma redução nos que são a favor da pena e do aborto.
Com relação aos meus ouvintes a pesquisa também não trouxe novidades. Quase todos contra a pena de morte e todos contra o aborto. O que me deixou curioso é que a discordância de muitos com a utilização da pena de morte se deve ao descrédito com o Poder Judiciário. Se a população tivesse a certeza de que seriam condenados sempre os verdadeiros culpados, a pena de morte teria muitos defensores.
Postado por Cláudio Andrade.

NO PROGRAMA DE OLHO NA CIDADE.

O jornalista Fernando Leite disse agora no programa apresentado por João de Oliveira e Roberto Barbosa que a divulgação das gravações da operação Telhado de Vidro já ultrapassaram os limites investigatórios. Ele acrescenta que vivemos um estado policialesco.
O jornalista João de Oliveira diz que as transcrições estão sendo editadas. A revista "Somos Assim" apresenta uma denúncia onde é apresentado, segundo a revista, o verdadeiro teor de uma gravação onde o ex-governador Garotinho é citado (segundo as palavras de João de Oliveira).
A suposta verdadeira transcrição não foi lida, pois segundo os apresentadores e Fernando Leite o programa não havia consultado o departamento jurídico.
Postado por Cláudio Andrade.