sexta-feira, 7 de abril de 2017

Ong mexicana considera Campos uma das cidades mais violentas do mundo


Brasil foi o país com o maior número de cidades entre as 50 mais violentas do mundo em 2016, segundo a lista divulgada nesta quinta-feira (07/04) pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. O país possui 19 municípios no ranking.
"Das 50 cidades da lista, 19 estão no Brasil, oito no México, sete na Venezuela, quatro nos Estados Unidos, quatro na Colômbia, três na África do Sul, duas em Honduras, uma em El Salvador, uma na Guatemala e uma na Jamaica", afirmou a ONG.

Na décima posição no ranking, Natal é a cidade mais violenta do país, com 69,56 homicídios por 100 mil habitantes. O município é seguido por Belém e Aracaju.

A lista inclui ainda Feira de Santana (15º), Vitória da Conquista (16º), Campos dos Goytacazes (19º), Salvador (20º), Maceió (25º), Recife (28º), João Pessoa (29º), São Luís (33º), Fortaleza (35º), Teresina (38º), Cuiabá (39º), Goiânia (42º), Macapá (45º), Manaus (46º), Vitória (47º) e Curitiba (49º).

Com 130,35 homicídios por 100 mil habitantes, Caracas, na Venezuela, aparece no topo do ranking das mais violentas do mundo, seguida por Acapulco, no México, e San Pedro Sula, em Honduras. Segundo a ONG, a repetição da posição da capital venezuelana por dois anos seguidos confirma a crise criminal no país.

Em relação a 2015, duas cidades brasileiras deixaram o ranking no ano passado: Porto Alegre e Campina Grande.

Segundo a ONG, os níveis de violência na América Latina não são uma surpresa e refletem a impunidade. No Brasil, ela atinge 92% dos homicídios, na Venezuela, El Salvador e em Honduras, chega a 95%.

A lista da ONG é baseada no número de homicídios por 100 mil habitantes e analisa municípios com mais de 300 mil habitantes.

Caracas (Venezuela) – 130,35 homicídios/100 mil habitantes
Acapulco (México) – 113,24
San Pedro Sula (Honduras) – 112,09
Distrito Central (Honduras) – 85,09
Victoria (México) – 84,67
Maturín (Venezuela) – 84,21
San Salvador (El Salvador) – 83,39
Ciudad Guayana (Venezuela) – 82,84
Valencia (Venezuela) – 72,02
Natal (Brasil) – 69,56
Belém (Brasil) – 67,41
Aracaju (Brasil) – 62,76
Cape Town (África do Sul) – 60,77
St. Louis (EUA) – 60,37
Feira de Santana (Brasil) – 60,23
Vitória da Conquista (Brasil) – 60,10
Barquisimeto (Venezuela) – 59,38
Cumaná (Venezuela) – 59,31
Campos dos Goytacazes (Brasil) – 56,45

G1.

Programa de Alergia Alimentar: recadastramento já começou em Campos


A partir desta quinta-feira (06), todos os beneficiários do Programa de Alergia Alimentar estão convocados para comparecer, das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, na Farmácia Municipal de Saúde para realizar o recadastramento no Programa. A secretaria fica localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº875, no Centro de Campos. Vale lembrar que os responsáveis que não comparecerem para realizar o recadastramento ficarão suspensos do programa. Não há prazo para o encerramento do recadastramento.

De acordo com Carla Tripári Coelho, chefe do Departamento de Nutrição, setor responsável pelo recadastramento, o objetivo é fazer o levantamento atualizado dos beneficiários e estabelecer inovações no que diz respeito às especificações das fórmulas para melhor atender as diretrizes do programa.

— É importante salientar que o auxílio ao beneficiário é estabelecido de acordo com as normas que regem o programa (Perfil Socioeconômico - Lei 8.708/16), além do acompanhamento regular nas consultas com a equipe multiprofissional — explica Carla.

Ao comparecer no local para o recadastramento, o beneficiário deverá apresentar cópia dos seguintes documentos:

• Responsável pelo beneficiário e todos os membros que residem no domicílio: RG, CPF e comprovante de residência atual do município de Campos dos Goytacazes (água, luz ou telefone);

• Beneficiário (criança): certidão de nascimento, cartão SUS, cartão de vacina e CPF (se tiver);

• Comprovante de renda de todos os membros da composição familiar (CTPS e Contra Cheque);

• Os usuários que residem em imóvel alugado deverão apresentar cópia do contrato de aluguel ou declaração do proprietário do imóvel, afirmando que o paciente reside neste endereço.

Por: Redação - Foto: Antônio Cruz

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Prefeitura “acaba” com mais de 500 cargos DAS


A Comissão Especial de Gestão Governamental está finalizando os detalhes para o processo de reforma administrativa a ser realizado em todas as repartições da prefeitura, com foco na redução de cargos e despesas. Também ocorrerá uma reforma estrutural, que encontra-se em fase de estudos. A proposta é reduzir em no mínimo 20% o número de cargos comissionados e gratificados, dentro da proposta de implantação de uma administração eficiente com o mínimo possível de custos.

— Hoje temos criados por lei e decretos 1.815 cargos, entre comissionados e funções gratificadas. Atualmente em nossa gestão temos nomeados cerca de 1.150. Em termos comparativos, a administração passada chegou ao final do ano passado com 1.658 pessoas nomeadas, ou seja, estamos com 508 cargos a menos — afirmou o secretário de Governo, Fábio Bastos.

Ainda segundo Fábio, as nomeações que porventura ainda ocorrem, são em decorrência de questões pontuais.

— Com base na reforma que pretendemos fazer, a nossa intenção é cortar de 20% a 30% no número de cargos e na despesa com pessoal comissionado e gratificado. Assim, acreditamos estar muito próximos de atingir nossa meta e finalizar as nomeações. Portanto, as nomeações que estão ocorrendo a partir de agora, são em substituições a outras, não são novos cargos. Em outros casos, são nomeações que ainda não haviam saído por pendência de documentação — concluiu, lembrando que o objetivo é que o projeto seja apresentado à sociedade e vereadores, através de audiência pública.

Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Começa nesta quinta (6) o recadastramento para receber o leite especial


A partir desta quinta-feira (6), todos os beneficiários do Programa de Alergia Alimentar estão convocados para comparecer, das 8h30 às 16h30, na Farmácia Municipal de Saúde para realizar o recadastramento no programa.

A secretaria fica localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº875, no Centro de Campos. Vale lembrar que os responsáveis que não comparecerem ficarão suspensos do programa. Não há prazo para o encerramento do recadastramento.

De acordo com a chefe do Departamento de Nutrição, Carla Tripári Coelho, o objetivo é fazer o levantamento atualizado dos beneficiários e estabelecer inovações no que diz respeito às especificações das fórmulas para melhor atender às diretrizes do programa.

— É importante salientar que o auxílio ao beneficiário é estabelecido de acordo com as normas que regem o programa (Perfil Socioeconômico – Lei 8.708/16), além do acompanhamento regular nas consultas com a equipe multiprofissional — explica Carla.

Ao comparecer no local para o recadastramento, o beneficiário deverá apresentar cópia dos seguintes documentos:

• Responsável pelo beneficiário e todos os membros que residem no domicílio: RG, CPF e comprovante de residência atual do município de Campos dos Goytacazes (água, luz ou telefone);

• Beneficiário (criança): certidão de nascimento, cartão SUS, cartão de vacina e CPF (se tiver);
• Comprovante de renda de todos os membros da composição familiar (CTPS e Contra Cheque);

• Os usuários que residem em imóvel alugado deverão apresentar cópia do contrato de aluguel ou declaração do proprietário do imóvel, afirmando que o paciente reside neste endereço.

PMCG

A verdade sobre a contratação de medicamentos por emergência em Campos


Quando a nova gestão assumiu encontrou os estoques de remédios zerados nos Hospitais e UBS e diante dessa caos, pensou-se, naquele momento, por uma compra emergencial. 

Porém o controle interno conseguiu levantar, em tempo recode, todos os processos de compras que já haviam ocorrido (compras e registros de preços) realizados anteriormente e constatou a existência de um saldo.

Sendo assim, a administração abortou a ideia inicial do ‘emergencial’ e exigiu de todos os fornecedores a entrega imediata desses saldos, sendo o ‘emergencial’ abortado.

Essa ação governamental fez com que a área de saúde fosse sustentada por um determinado período, no que diz respeito a medicamentos e insumos. Ato contínuo, a administração iniciou a abertura de novo certame licitatório para a compra de mais material visando abastecer de forma plena as unidades de saúde do município.

Contudo, vale ressaltar, que os referidos processos são dotados de uma complexidade enorme. Somente um deles, possui inúmeros itens, tendo a participação de várias empresas interessadas, sem contar as demandas judiciais que retardaram o andamento célere do pregão, fato que gerou o esgotamento do saldo de remédios e insumos.

Diante disso, houve a necessidade de uma compra emergencial de noventa dias para segurar a estrutura até que o pregão acima citado fosse concluído.

Esse procedimento de compra contou com diversas empresas locais e outras que já prestavam serviço a prefeitura. Os preços tomados por base são os já registrados e todos eles em conformidade com que a prefeitura já pratica ou até mesmo abaixo, variando em conformidade com a complexidade.

Esses valores adquiridos emergencialmente serão sustentados até que o pregão seja concluído. Insta salientar que até uma decisão judicial impediu o prosseguimento do certame.

Vele lembrar que o pregão emergencial é excepcional, vai durar até que o certame licitatório seja concluído, mas diante dessa complexidade e dos obstáculos acima apresentados, a atitude tomada pela gestão foi necessária e prudente para que não houvesse um colapso na rede pública de saúde.



quarta-feira, 5 de abril de 2017

Jonas Lopes entrega ex-prefeito do norte fluminense


Tem prefeitos e políticos que não estão dormindo. É que o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Jonas Lopes e o filho Jonas Neto, delatores do maior escândalo de propina que envolve a Corte, o Palácio Guanabara e a Assembleia Legislativa com empreiteiras, não pararam por aí. Eles também revelaram um megaesquema de pagamento de ‘mesadas’ ou ‘caixinhas’ bancado por prefeituras. 

já apareceram, sem muitos detalhes, nos depoimentos dos colaboradores à Polícia Federal. Em um deles, Lopes ressaltou que, em 2013, foi procurado por um ex-prefeito de uma cidade do Norte Fluminense “reclamando que, apesar de ter feito um ‘acerto’, continuava apanhando muito do tribunal”. É que não se chegou à conclusão se o político havia pago ao conselheiro José Maurício Nolasco ou a José Graciosa. No jogo de empurra, os outros não receberam. No novo cardápio, foco nos aterros sanitários. É o lixo do lixo. Só para lembrar, o escritório de Neto também atendeu muitos municípios.

O Dia.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Vereador Cláudio Andrade reinicia palestras nas comunidades



O vereador Cláudio Andrade está, nesse momento, em uma comunidade carente de Campos dando início, depois de eleito, as visitas domiciliares. No encontro, o vereador lembrou que recebeu 2.217 votos durante a campanha e muitos vindos dos aproximadamente 300 encontros realizados, nas residências, durante o percurso eleitoral. O vereador colocou ainda o gabinete à disposição da comunidade para encaminhar as demandas.

*Postado pela assessoria

*Fotos: Carlos Grevi

#vereadordetodos #vereadordeverdade #lupanacoisapublica
#claudioandradenacamara #mandatodopovo
#mandatoquevocepaga

domingo, 2 de abril de 2017

Dia lindo celebrando a AMA-Campos


O vereador Cláudio Andrade participou neste domingo (2), na Cidade da Criança, junto com o prefeito Rafael Diniz, do evento que marcou o "Dia Mundial da Conscientização do Autismo". Os pequenos puderam assistir ao espetáculo infantil “ Os Saltimbancos” e toda programação que foi especialmente elaborada pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos (AMA-Campos). A Superintendência de Entretenimento e Lazer e a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) apoiaram a ação. A banda do 8º BPM finalizou o evento com uma belíssima apresentação.