sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A honestidade de Lula e de Pompeia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na última quarta-feira (20), que ‘não tem uma viva alma mais honesta’ do que ele. A espantosa e prepotente declaração foi feita, segundo a Folha de São Paulo, no Instituto Lula, durante encontro dele com blogueiros.

O ex-torneiro mecânico foi enfático ao afirmar que: “Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste País, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido”, disse.

Trata-se de uma declaração que precisa ser interpretada por duas vertentes: a privada e a pública.

No âmbito privado, dentro de sua casa, na relação com a sua esposa, filhos e parentes, Lula deve ser uma pessoa honesta, afinal o que se espera de um chefe de família é que sirva de exemplo para seus entes queridos apresentando bons exemplos a serem seguidos.

Porém, Lula, além de ser um homem com família constituída é também uma pessoa pública, um ex-chefe de estado conhecido em todo o planeta.

Diante disso, o conceito de honestidade alardeado por ele toma uma dimensão que extrapola os limites de sua residência.

Ao governar o país, por oito anos, Lula constituiu nova família e as pessoas escolhidas para formar esse seio familiar político possui o seu dedo indicativo, logo, as responsabilidades por ações, atos e decisões praticados pelos integrantes nomeados por ele devem ao menos serem argüidas e contestadas.

Inegável a importância de Lula no cenário político nacional e mundial. Todavia, essa imagem de imaculado vendida por ele e seus defensores é piegas e traz para si, mais holofotes do que o necessário.

Lula foi presidente por dois mandatos e não há como não deixar de associar as operações da polícia federal e as decisões judiciais ao seu nome. Isso não quer dizer imputar a si, crimes. Todavia, a forma com que Lula se posiciona parece que ele nunca pisou em Brasília, não conhece Dirceu, Ceveró, Bumlai, dentre outros.

Essa pressa em se posicionar de forma alheia aos fatos é que atrai curiosidades, dúvidas e uma ânsia investigatória sem igual.

Como ex-presidente e líder petista, Lula precisa entrar de vez no debate acerca dos bastidores do seu governo, inclusive ajudando nas investigações, afinal a maioria das nomeações, indicações e dos tráficos de influência ocorridos em seu governo e em parte da gestão de Dilma, foram realizados com a sua anuência.

Finalizo com o provérbio feito em referência a Pompéia, esposa de Julio César: "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta".

Cláudio Andrade

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Edson Batista diz NÃO a liberdade de expressão e exonera assessor


O presidente da Câmara de Campos prometeu e cumpriu.

Foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (21) a exoneração de Rodrigo Paes Ferreira da Cruz, chefe de gabinete do vereador Dayvison Miranda (PRB).

Segundo Dayvison, que prometeu “tomar as medidas cabíveis”, a exoneração teria ocorrido por conta da postura de Rodrigo nas redes sociais. “Que ditadura é essa? Ele não pode ter opinião sobre o governo e o Legislativo? Trata-se de mais um grande absurdo”, disse Dayvison.

Em comentário enviado ao blog, Rodrigo desabafou: “Vivemos em um País democrático e regido por uma constituição que nos assegura o direito a liberdade de expressão. Tenho pautado minhas postagens nas redes sociais na indignação como cidadão, contra um sistema político ‘chavista’ implantado em Campos que a cada vez compromete nosso futuro. Não aponto a, b ou c, mas sim um governo. Agora, me acusar de difamar políticos, ainda mais vereadores? Essa ele vai ter que provar. Esse método sumário de exonerar com acusações vazias na passou do limite”.

Fonte: Folha da Manhã.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Livrarias e escolas de Campos recebem o livro "Entrelinhas"

 Arlete Sendra
Escola João XIII

 Adriana
Livraria Honey Book

Américo
Livraria Ao Livro Verde

Carta equivocada


Renomados advogados do país divulgaram na última sexta-feira (15) uma carta de repúdio em que acusam, de forma direta, a força-tarefa da Operação Lava Jato de violar os princípios constitucionais e as garantias fundamentais dos suspeitos de participação no famoso esquema de corrupção dentro da Petrobras.

Dentre os cento e cinco advogados que assinaram o texto estão vários defensores de réus da Lava Jato.

Na carta, publicada na íntegra no jornal Folha de São Paulo, os nobres advogados classificam a operação como “uma espécie de inquisição, que o resultado já será negativo aos seus clientes e ainda batem firme no que eles chamam de “vazamento seletivo” de informações sigilosas.

Alegam ainda, os profissionais, que as detenções estão sendo usadas para forçar o acordo da delação premiada.

Segue um trecho do texto: “Nunca houve um caso penal em que as violações às regras mínimas para um justo processo estejam ocorrendo em relação a um número tão grande de réus e de forma tão sistemática”.

O manifesto também mira o Judiciário. Os advogados fazem críticas aos membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao juiz federal Sérgio Moro.

Segundo a Folha de São Paulo, entre os advogados que apóiam o manifesto, alguns defendem réus da Lava Jato, como os juristas Técio Lins e Silva, Nabor Bulhões e Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que representa 11 investigados.

Entendo que a carta de repúdio é equivocada, pois todos os atos praticados pela polícia federal e pelos membros do judiciário são passíveis de recurso e se os mesmo não foram aceitos é que as decisões estão bem fundamentadas.

A grande questão é que todas essas ações estão tendo pinceladas políticas. Desde a reeleição de Dilma, por coincidência ou não, os poderes constituídos de nossa nação deixaram de lado as suas funções típicas e começaram a guerrear cada um defendendo a sua bandeira partidária.

Essa luta pelo poder e fortalecimento das siglas fez com que as ações policiais e decisões judiciais recebessem o descrédito daqueles que não desejam que o país seja passado a limpo.

A hora é de apoiar as ações judiciais e extrajudiciais que visem limpar a imagem desgastada de grande parte dos homens públicos que administram nossa nação em todas as esferas.

Volto a dizer: todas as decisões e sentenças judiciais são passíveis de recurso e se há um país em que a quantidade de medidas jurídicas de reversão são inúmeras é o Brasil.

Cláudio Andrade.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Ambulância da Prefeitura de Campos é apreendida com emplacamento atrasado


"Uma ambulância da prefeitura com emplacamento atrasado foi apreendida na tarde desta segunda-feira (18) em Campos. Segundo agentes da Guarda Municipal, essa é a segunda ambulância apreendida em menos de um mês com o documento atrasado há quase quatro anos. No outro caso, o veículo atropelou e matou um médico no Hospital Geral de Guarus. Uma terceira ambulância em situação irregular foi fotografada por um leitor em frente à Santa Casa.

Em pesquisa no site do Detran, o documento do veículo está no nome da GAP, empresa que fornecia ambulâncias para o município até 2013. Outras irregularidades constam no documento. A ambulância, de placa KVK 8645, foi fotografada no momento que era rebocada.

Esse segundo caso apenas confirma o descaso da prefeitura com os munícipes e o desrespeito as leis. Além disso, a prefeitura tem contrato de R$ 13.682.832,00, com a Prime, empresa que atualmente fornece as ambulâncias, incluindo motoristas.

Para a dona de casa Elisângela Campanhão, a prefeitura deveria respeitar mais os campistas e utilizar o dinheiro de forma correta. “A prefeitura diz que gasta muito dinheiro com a saúde, com ambulâncias. Mas não pode deixar circular um veículo com emplacamento atrasado.”

Já o aposentado Valdir de Souza, disse que a prefeitura está fazendo uma bagunça na cidade. “Rosinha faz o que quer com os campistas. Pegou dinheiro dos royalties, pegou empréstimos. Eu queira saber para onde vai tanto dinheiro se os problemas na cidade nunca acabam.”

Terceira Via.

21 anos de emancipação de São Francisco de Itabapoana


"Na manhã desta segunda-feira 18/01, aconteceu no município de São Francisco de Itabapoana a celebração dos 21 anos de emancipação.

As 10 da manha as autoridades públicas e políticas participaram da missa na paróquia São Francisco de Paula, localizado no centro de São Francisco, estiveram presente o prefeito Pedrinho Cherene, o vice amaro Barros, o deputado estadual João Peixoto e vereadores do município.

Logo após a santa Missa, às 11h, aconteceu a cerimônia oficial na Praça Três poderes em frente à prefeitura, onde houve hasteamento das bandeiras, a execução do Hino Nacional e do Hino de exaltação ao município de São Francisco, apresentação do pelotão da Guarda municipal e da banda musical do 8º BPM, e em seguida a fala das autoridades.

“Agradeço a Deus por eu estar aqui hoje a frente do executivo, se hoje eu estou ocupando o cargo de prefeito e Amarinho o cargo de vice, é porque primeiro foi da vontade de Deus e segundo a vontade do povo de São Francisco, sabemos das dificuldades, mais agente tem a preocupação de honrar com nossos compromissos, e isso é a nossa obrigação.” Falou Pedrinho Cherene

Em sua fala o deputado estadual João Peixoto falou dos 21 anos de emancipação de São Francisco. "Quero agradecer primeiramente a Deus por estar mais um ano comemorando a emancipação de São Francisco de Itabapoana, onde completa 21 anos. São francisco é um município de pessoas trabalhadora, eu tenho orgulho de dizer que fui nascido aqui nessa terra tão querida. 

É com muita alegria que eu falo que sou um dos deputados que votaram a favor da emancipação de São Francisco." Durante a sua fala, Peixoto frisou que desde de sua emancipação ele sempre participou do aniversário da cidade; "Aqui estive comemorando o primeiro aniversário que foi no governo de Barbosa Lemos, depois no governo de Pedro Cherene, Beto Azevedo, Frederico Barbosa Lemos e no atual governo de Pedrinho Cherene, e Deus me dando vida e saúde, estarei sempre aqui comemorando." Disse Peixoto em seu discurso".

Blog da Alessandra Lemos.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

HFM com aparelhos de raios-X inoperantes


O blog foi informado por vários profissionais que estão trabalhando dentro do Hospital Ferreira Machado de que todos os aparelhos de raios-X estão inoperantes e vários exames para constatação de fraturas estão sendo feitos com o tomógrafo.

Na UTI o recurso para a realização dos exames está sendo feito com o aparelho móvel.

Uma informação grave que precisa de uma satisfação rápida dos representantes da secretaria de saúde.

O blog desde já abre espaço para o contraditório.

Pessoa pública não pode dar ‘piti’


A prefeita de Campos dos Goytacazes Rosinha Matheus solicitou uma licença de quatorze dias para realizar exames de saúde no Rio de Janeiro para saber se precisará de uma cirurgia no maxilar.

Na última quarta-feira (13) o Jornal Terceira Via publicou foto feita por uma leitora do jornal que mostra a prefeita em um shopping de São Paulo, mais precisamente em São José dos Campos.

Indignado, o marido da nossa chefe do executivo considerou a matéria “irresponsável e inescrupulosa”.

O estranho é que esse político que toma as dores da esposa é o mesmo que publicou fotos do ex-governador Sérgio Cabral e esposa em momentos de descontração em Paris, em que pese o que se desencadeou após as publicações.

Quero deixar claro que não estamos discutindo lisura, probidade ou atos de gestão. A questão versa sobre os limites que podem ou não serem impostos na vida de uma pessoa pública.

A foto de Rosinha comendo em um shopping é tão irrelevante que poderia ser colocada em uma coluna social. Porém, os experimentados jornalistas do ‘Terceira Via’ sacaram que em nossa cidade, tudo que se refere à cúpula governista e que não é do agrado, vira tema odioso e digno de ataques.

Sérgio Cabral de lenço na cabeça em Paris bebendo não é tão diferente de Rosinha em um shopping exercendo um dos atos mais necessários ao organismo: comendo.

A questão é que uma vez optando pela vida pública a pessoa não pode dar o chamado ‘piti’ todas as vezes que for flagrado em momentos de descontração.

Nossa prefeita não foi fotografada no âmbito do seu lar em atos de privacidade extrema. Pelo contrário, foi ousada e optou por passear por um shopping assumindo todos os riscos naturais que a publicidade e notoriedade de uma ex-governadora de estado carrega.

Talvez a irritação de alguns entes queridos de Rosinha se deva ao fato de ela ter anunciado uma viagem ao Rio de Janeiro e ter sido fotografada em outro estado, no caso o de São Paulo.

Nesse caso, entendo que há muito mais um constrangimento pelo flagrante do que indignação. Talvez Rosinha tenha mudado de rota em busca de médicos mais capacitados e a terra da garoa é famosa e possui grandes profissionais.

Quem conhece bem a dinâmica populista do casal sabe bem que qualquer viagem que ultrapasse o Imbé não pode ser revelada sob pena de arranhar a imagem pseudo humilde cultivada há décadas.

Parabéns aos jornalistas do Terceira Via que transformaram um simples 'lanchinho' da prefeita Rosinha em gatilho para o destempero de seu cônjuge.

Cláudio Andrade

domingo, 17 de janeiro de 2016

João Peixoto prestigia festa de Santo Amaro


O pré-candidato a prefeito de Campos dos Goytacazes João Peixoto (PSDC), esteve presente durante o dia de hoje 15/01, na tradicional Festa de Santo Amaro que acontece todos os anos na Baixada Campista.

Pela tarde João Peixoto esteve em dois almoços nas residências de Alexandre Pereira e Marcos Alexandre.

"Todo ano faço questão de vim participar da festa, tenho um grande carinho por todos moradores da baixada Campista, agradeço a Deus por me permitir estar em mais um ano aqui na festa de Santo Amaro, peço que Deus nos de saúde para que ano que vem possamos estar aqui juntos outra vez." Disse João Peixoto.

Blog da Alessandra Lemos.