O ex-candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz tentou tirar do julgamento de seu recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) o ministro Carlos Ayres Britto, um dos principais defensores da aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa.

Ciente de que o julgamento de sua candidatura poderia acabar empatado, Roriz e aliados arquitetaram uma estratégia para tirar Britto do caminho. Para isso, tentaram contratar o genro do ministro, Adriano Borges, como advogado.

Como a estratégia não funcionou, Adriano acabou não assumindo o processo e Roriz teve de desistir da disputa, diante do empate do julgamento na semana passada no STF. Pessoas ligadas ao candidato divulgaram um vídeo feito na casa do ex-candidato no dia 3 de setembro em que mostram como foi a negociação de Roriz com o genro de Ayres Britto.

No encontro, Roriz deixou claro que sua intenção era tirar Britto do julgamento e, dessa forma, conseguir impedir a aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições. Com isso, Roriz conseguiria disputar as eleições. 'Com isso eu ganho...folgado', afirmou na conversa com Adriano Borges. O genro do ministro afirma que, assim que fechassem um contrato, Britto estaria automaticamente fora do julgamento.

Fonte: Estadão