sábado, 10 de novembro de 2012

PSF: convocação, dúvidas e possíveis Mandados de Segurança




Terminou nesta sexta-feira (09) o prazo para convocação dos candidatos aprovados dentro do número de vagas para o PSF ( ESF).


A Prefeitura não convocou e nem se manifestou sobre uma possível prorrogação deste prazo. Portanto,os interessados devem procurar um advogado para entrar com um mandado de segurança, e assim resguardar seu direito a vaga.

Fonte: Florence apaga a luz

Jonas Lopes não é único auditor torcedor do STJD. Teve atleticano votando pró-Galo




"Roberto Soares de Vasconcellos Paes é auditor da terceira comissão do STJD. Também é conselheiro do Atlético Mineiro, como se pode ver no site oficial do clube, conselheiro listado com o número 44. Na seção 77/2012, de 5 de setembro, Roberto Vasconcellos participou de votação que envolvia o Atlético Mineiro, seu clube de coração, e o Cruzeiro, maior rival.

Só não votaria se apontasse a si mesmo como IMPEDIDO. No passado recente, apenas o auditor Marcos Bazílio, tricolor, se julgava impedido nas questões que envolvessem o Fluminense. Exemplar!

Na sessão 77/2012, de 5 de setembro, dois auditores pediram perda de quatro mandos de campo do Cruzeiro pelos incidentes do estádio Independência, no clássico contra o Atlético. Roberto Vasconcellos pediu oito. O presidente da terceira comissão, Fabrício Dazzi, pediu seis jogos e seu voto prevaleceu.

O Palmeiras, pelos incidentes do Pacaembu no clássico contra o Corinthians, perdeu quatro mandos de campo.

Na mesma sessão, o atacante Bernard, do Atlético, foi condenado a dois jogos de suspensão, pelos incidentes com Leandro Guerreiro, também no clássico mineiro. Roberto Vasconcellos pediu um jogo de suspensão, já cumprido pelo atacante.

Bernard conseguiu efeito suspensivo e o julgamento do recurso do Cruzeiro diminuiu a pena para quatro partidas. O exemplo de Roberto Vasconcellos serve apenas para mostrar que os problemas do STJD não se resumem ao auditor Jonas Lopes e sua ridícula ilustração no facebook.

"O caso foi de infelicidade extrema", resume o procurador geral do STJD, Paulo Schmidt, a respeito do caso Jonas Lopes-Ronaldinho Gaúcho.

"O Roberto Vasconcellos é mais mão pesada do que os outros. Muitsa vezes, diverge de nossas decisões", diz o presidente da terceira comissão, Fabrício Dazzi, defendendo o colega. Faltou dizer que, com Bernard, Vasconcellos foi mão leve.

O problema não é ter um time de coração. Os auditores têm seus clubes, como também têm os jornalistas, árbitros, técnicos e jogadores. Há, no entanto, uma diferença. Jornalistas, árbitros, técnicos e jogadores têm em suas profissões seu ganha-pão. Ou colocam a profissão acima do clubismo ou perdem o leite das crianças. No caso dos auditores, cabe o ditado: à mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta.

Os auditores dos tribunais esportivos dedicam-se a seus escritórios durante o dia e participam das sessões no iníciio da noite. Na nova configuração do tribunal, há paulistas e cariocas, principalmente, mas há também torcedores de clubes de outros estados, como Roberto Vasconcellos, atleticano e conselheiro de seu clube.

Torcedores?
Não, não. No tribunal, eles deveriam ser auditores. Deveriam..."

Blog do Paulo Vinícius
ESPN

MPF oferece denúncia contra empresária campista por discriminação e preconceito de cor


"A internet tem que ser usada com responsabilidade, e não como meio de crimes ou de qualquer tipo de discriminação”
(Procurador Federal)





O Ministério Público Federal (MPF) em Campos dos Goytacazes (RJ) denunciou a empresária Kenya Thomaz Mayrinck Dias, moradora do município, por prática de discriminação e preconceito de cor contra negros. De acordo com o MPF, o texto divulgado pela denunciada na internet teve como objetivo “desmerecer a referida etnia como um todo, e não uma pessoa específica”.

No fim de outubro, ela publicou em sua conta do Facebook o seguinte comentário: “#odeiocentrode qqcidade #odeioesselugar As vezes entendo o preconceito tem gente que devia permanecer no tronco ! Pessoas ignorantesssss ECA”(sic).

O procurador responsável pela denúncia, Eduardo Santos de Oliveira, explicou que ainda não há no país uma “base mais densa” para tratar deste tipo de ação na web. No entanto, ele disse ressaltou o papel do MPF e disse que é importante que casos como esse continuem sendo denunciados. “O fato de a Justiça condenar (ou não) não pode servir de pretexto para o MP não cumprir com o seu trabalho. O uso da web como ferramenta de comunicação é útil, mas casos como esse mostram que precisamos discutir como vamos lidar com isso. A internet tem que ser usada com responsabilidade, e não como meio de crimes ou de qualquer tipo de discriminação”, disse.

Kenya Thomaz foi enquadrada na Lei do Crime Racial (Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989), que aborda questões sobre a dignidade pessoal, seja individualmente, como coletivamente. Se condenada, ela pode pegar de 2 a 5 anos de reclusão.

Fonte: SRZD, Blog do Bastos e Sociedade Blog.

Royalties: Carla acredita no veto de Dilma e Cabral diz que vai ao STF



Em relação ao projeto de distribuição dos royalties, a prefeita Carla Machado declarou que “a preocupação é grande para qualquer administrador que hoje luta pelo quinhão dos royalties do petróleo. São o Rio de Janeiro e o Espírito Santo contra os outros 25 estados da federação. Assim como outros municípios na área produtora, São João da Barra também tem muito a perder com esse projeto, cuja aprovação nos pega de surpresa”.

Carla acredita que a presidenta Dilma vai vetar, mas se isso não acontecer com certeza o governador Sérgio Cabral vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal. São João da Barra, por exemplo, perde quase 50% de sua receita anual, no momento em que recebe o maior empreendimento da América Latina. “Termino meu mandato em dezembro, mas existem planejamentos que o prefeito eleito Neco pretende dar continuidade e com essa perda ficará difícil”, finaliza.

Assecom da Prefeita

VII Bienal do Livro de Campos: FCJOL convida para coletiva de imprensa


1001: Roberto Henriques divulga ofício de convocação e agradece a sociedade civil e a imprensa






O Deputado Roberto Henriques apresentou requerimento de sua autoria à Comissão Permanente de Transportes da Assembléia Legislativa, para que na próxima reunião da mesma, seja apreciado o seu pedido de convocação da empresa 1001 que atende linhas de transportes coletivos no Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o seu pedido, disse o deputado : “ Faz-se necessária a aprovação e posterior convocação da Empresa 1001. Pedi ao Deputado Marcelo Simão, que este assunto seja tratado com prioridade e apreciado na próxima reunião da Comissão de Transportes. 

Quero valorizar os setores da Sociedade Civil que tem se manifestado sobre os serviços desta empresa ; a Imprensa em geral ; e de forma especial os blogs e outras redes da internet. Assim que aprovada, o que espero, iremos dar ampla divulgação da data a ser definida para a realização da Audiência Pública. Esta luta é da população, que por dever de ofício, assumo contando com o apoio de todos” , finalizou o Deputado.

Fonte: Secom do parlamentar.

Neco cumpre nova agenda no Rio: Reunião com Paulo Melo e Sérgio Cabral



O prefeito eleito de São João da Barra, Neco (PMDB), cumpriu nova agenda nesta sexta-feira (09), no Rio de Janeiro, a convite do presidente da Alerj, Paulo Melo, para um almoço com o governador Sérgio Cabral e o vice-governador Pezão. O encontro reuniu outros prefeitos eleitos no Estado que tiveram o apoio direto de Paulo Melo no último pleito. A prefeita Carla Machado também esteve presente na reunião, assim como, a prefeita eleita de Rio Bonito, Solange Almeida (PMDB), a prefeita eleita de Saquarema, Franciane Motta (PMDB), o prefeito eleito de Bom Jardim, Paulo Barros (PMDB), dentre outros.

Durante o encontro, o presidente da Alerj reiterou o total apoio à gestão dos prefeitos e se colocou à disposição para ser um interlocutor com o governo do Estado para atender as demandas dos municípios, entre eles, São João da Barra, que desponta como um dos mais importantes no cenário nacional.

Neco, que no pleito de 2010 apoiou o deputado Paulo Melo em São João da Barra dando-lhe uma votação expressiva, disse que este diálogo direto com o governo do Estado e com a Alerj evidenciam novas oportunidades para o desenvolvimento do município que requer parceria na esfera regional, estadual, federal e privada.

De acordo com Neco, a reunião da última quinta-feira (08) que tratou das obras de conclusão da Ponte João Figueiredo que liga São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, do Distrito Industrial de São João da Barra e da questão da redistribuição dos royalties, assim como a consolidação da parceria da Alerj, demonstram uma sintonia que vislumbra novas oportunidades para o município. “Passamos por transformações rápidas que necessitam de projetos estruturantes. A gestão da prefeita Carla Machado iniciou este projeto de desenvolvimento e nós daremos continuidade, principalmente no que tange parcerias”, ressalta.

Secom da Prefeitura de SJB

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Royalties: a redistribuição dos repasses e o Cativeiro Social



Jornal Terceira Via

O texto enviado pelo Senado e aprovado, na Câmara, modifica a distribuição de royalties do petróleo, reduzindo a participação da União, Estados e Municípios produtores e, ainda, eleva o recebimento dos recursos pelos não produtores.

A presidente Dilma Rousseff informou à imprensa que ainda não decidiu se irá sancionar ou vetar o projeto de lei que altera a partilha dos royalties do petróleo, o que foi aprovado na última terça.

A celeuma é abrangente e abre uma série de discussões acerca do tema. Todavia, aqueles que reivindicam a manutenção dos repasses nos moldes atuais estão pecando pelo foco.

Não restam dúvidas de que centenas de municípios e vários Estados da Federação utilizam os numerários oriundos da extração do Ouro Negro para realizarem inúmeros projetos de cunho social. O Governo do Estado do Rio de Janeiro e o município de Campos dos Goytacazes são exemplos clássicos. Por outro lado, o objeto que abre o direito ao recebimento dos repasses é de cunho natural e finito. Trata-se do Petróleo brasileiro que, mais cedo ou mais tarde, findará.

Diante disso, necessário se faz um movimento para criação de mecanismos de crescimento que, de forma gradativa, diminuam a dependência que os entes federativos possuem em relação aos royalties.

A Prefeita Rosinha noticiou que várias obras já licitadas pelo governo podem não começar. Citou, também, exemplos de projetos prometidos em campanha que poderão não ser implantados, como o “Projeto Águas na Comunidade”.

Já o governador Sérgio Cabral divulgou nota informando que a Copa do Mundo e as Olimpíadas estarão prejudicadas caso Dilma sancione o projeto de redistribuição.

Lendo as notas dos respectivos chefes de executivo, de forma isolada, parece-nos que estamos diante do fim do mundo e que o clima é de terra arrasada. Nobres leitores, se todos os projetos e programas sociais dos governos estão vinculados aos Royalties do Petróleo, a situação administrativa dos Governos Estaduais e das Prefeituras é crítica e seus gestores merecem, no mínimo, uma reprimenda.

Nenhum gestor público pode manter quase que cem por cento de seus serviços sociais vinculados a repasses oriundos de verba finita. Isto seria considerado um absurdo e inconcebível se estivéssemos vivendo em um país que primasse pela legalidade em sua literalidade.

Os Estados e Municípios que possuem repasses dos royalties necessitam, de forma urgente, de um aparelhamento que comece a criar válvulas de escape para que, em futuro bem próximo, os referidos repasses sejam fonte secundária. Os royalties não podem ser o ‘sopro de vida’ de todas as administrações públicas deste país.

Nesse contexto, a ‘culpa’ pelo cataclismo anunciado pelos gestores é de responsabilidade deles. Afinal, como vincular considerável parcela de programas e projetos às verbas passíveis de redução cujo objeto primário é finito?

Por outro lado, existem políticos de diferentes siglas partidárias que estão se aproveitando da situação para propagarem o caos. Eles deixam chegar aos ‘ouvidos’ dos inseridos em projetos de cunho social (abastecidos pelos royalties) que, uma vez ocorrendo mudanças, todos correm risco.

Balela! Isso vai ocorrer nos governos que utilizam os programas sociais como MEIO e não como FIM, ou seja, nas administrações onde os cidadãos não conseguem a sua independência. Resta para eles o Cativeiro Social.

Caso os royalties sejam retirados ou reduzidos (em termos de repasse) para os municípios, paciência! Afinal, quem vive escorado em receita FINITA são aqueles que NÃO desejam crescimento REAL. Apenas simulam indignação, pensando no possível FIM das amarras eleitorais que sustentam cachoeiras de VOTOS.

Cláudio Andrade

Ouvinte de Goytacazes recebe primeiro prêmio do Conexão "Cláudio Andrade"







Trata-se da ouvinte Márcia Valéria do Distrito de Goytacazes.

Você que ainda não participou, ligue para 22- 27331270 e 27351270.

Rádio Continental de Campos AM.

Todos os Domingos das 09 hrs às 10:30 hrs.

Conexão "Cláudio Andrade".

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Edson Batista quer, mas Garotinho não decidiu






O Deputado Federal Anthony Garotinho está fazendo várias reuniões, todas as sextas, em sua residência para discutir o futuro de alguns vereadores e também a questão referente a eleição da Presidência da Câmara.
Segundo fontes, o vereador Edson Batista tem feito carga pesada para ser o indicado. Garotinho não bateu o martelo, mas a favor do médico existe a fidelidade incondicional.

Atualização às 23:31

Vereador Edson Batista envia e-mail ao blog e nega negociação acerca da Presidência da Câmara.

"Caro claudio Andrade,

Em repeito ao seu blog e as noticias por ele veiculadas, quero fazer o seguinte esclarecimento.

A noticia veiculada no seu blog não é verídica e totalmente infundada

Desde o termino da eleição até o momento não tive nenhum contato pessoal com Garotinho e jamais discutimos composição da mesa diretora da Câmara

Um abraço fraterno
Dr. Edson Batista"

Prefeitura de SJB paga Cartão Universitário‏

    
 
 A Prefeitura de São João da Barra liberou ontem (quarta-feira), dia sete, o penúltimo pagamento do ano referente ao Cartão Universitário.  Com o repasse de, aproximadamente R$ 540 mil, o governo contempla, atualmente, cerca de 850 alunos cursando nível superior de ensino em vários municípios e em outros estados, como o Espírito Santo. Para universitários das instituições de Campos dos Goytacazes, o governo também garante o transporte gratuito.
     
Para ter acesso ao Programa de Cartão Universitário é necessário que o interessado comprove residência no município, além da necessidade, que passa pela investigação socioeconômica feita por Assistentes Sociais. O Programa que beneficia jovens oferece a mesma oportunidade a funcionários da prefeitura. Através dessa iniciativa o governo vem apostando na qualificação do servidor nos mais variados cursos de graduação.
    
 “O mais importante deste programa é a permissão que ele tem de levar estudantes a qualquer parte do Brasil. São João da Barra hoje tem aluno em Vitória estudando medicina, no Rio de Janeiro cursando artes dramáticas e também medicina, além de medicina veterinária, em Campos nos mais diversos cursos, em Itaperuna fazendo nutrição e vários outros”, declara o Gestor Administrativo, Edmar Carvalho Vilaça.
    
 Quanto ao valor do cartão, Edmar esclarece que para os cursos de medicina e odontologia o repasse é de 100% e de 60% respectivamente. Porém, o aluno de odontologia que alcança um boletim de coeficiente de rendimento com notas altas pode ter bônus de até 80%. Para concorrer ao Programa de Cartão Universitário os interessados não devem perder o prazo: Janeiro. É necessário portar carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovantes de residência, renda e inscrição da instituição a qual foi matriculado e boleto de pagamento.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB

Corrida e caminhada de rua Terceira Via




Acessem AQUI  e confiram os detalhes no site do Jornal Terceira Via.

ALERJ: Roberto Henriques pede convocação da empresa 1001



"a empresa 1001 não pode tratar os consumidores do Estado do Rio com descaso" 


Deputado Roberto Henriques (PSD/RJ) está presidindo a sessão de hoje na ALERJ. Em instantes irá fazer uso da palavra e anunciará que estará protocolando junto a Comissão de Transportes da casa, presidida pelo Deputado Marcelo Simão, um expediente requerendo a convocação de representantes da Empresa 1001.

Roberto entende que a referida empresa, por seus representantes, precisa prestar informações à sociedade consumidora, acerca dos altos preços cobrados nas passagens, bem como quais as medidas que estão sendo tomadas em relação à segurança dos cidadãos, haja vista, os últimos acontecimentos trágicos envolvendo veículos da empresa, como o ocorrido na Rio-Teresópolis que matou 15 pessoas.

deputado noticiou que estará presente na próxima reunião da Comissão e que se mostra confiante que seu expediente será aprovado e a empresa 1001, convocada. Posteriormente, deseja o deputado, o agendamento de uma Audiência Pública, onde os problemas serão debatidos com mais profundidade.

Não custa lembrar que Henriques vem adotando o expediente das Audiências Públicas com êxito, caso, por exemplo, da audiência que deliberou acerca da duplicação da BR 101.

Atualização às 10:27




Clique para Ampliar


Durante o discurso Roberto fez questão de valorizar os setores da Sociedade Civil que tem se manifestado sobre os serviços desta empresa, a Imprensa em geral e de forma especial os blogs e outras redes da internet.

Henriques disse ainda, que, todos os avanços acerca da questão terão ampla divulgação, inclusive no que tange à data a ser definida para a realização da Audiência Pública.

O Deputado Fluminense finalizou dizendo que a luta é da população, que, por ser um representante constituído, assumi a tarefa contando com o apoio de todos.

FCJOL paga R$ 52.620,00 mil em serviços fotográficos e NÃO informa prazo do contrato





FUNDAÇÃO CULTURAL JORNALISTA OSWALDO LIMA
 
EXTRATO CONTRATO
PROCESSO N.º 2012.019.000565-5-PR
CONVITE Nº 007/12
CONTRATO Nº 331/2012
OBJETO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS FOTOGRÁFICOS PARA ATENDER AOS EVENTOS CULTURAIS E ARTÍSTICOS DESTA FUNDAÇÃO CULTURAL JORNALISTA OSWALDO LIMA.
 
CONTRATANTE: FUNDAÇÃO CULTURAL JORNALISTA OSWALDO LIMA
CONTRATADA: J ROCHA SERVIÇOS.
 
VALOR GLOBAL: R$ 52.620,00 (CINQUENTA E DOIS MIL SEISCENTOS E VINTE REAIS).
 
PUBLIQUE-SE
 
CAMPOS DOS GOYTACAZES, 26 DE OUTUBRO DE 2012.
 
PATRÍCIA CORDEIRO ALVES
=PRESIDENTE DA FCJOL=
Id: 1406340

Cabral faz chantagem e diz que não teremos Copa do Mundo nem mesmo Olimpíadas





Com as novas regras dos royalties, aprovadas na Câmara dos Deputados, o Estado do Rio terá perda de R$ 4,6 bilhões só no ano que vem. Até 2030, as perdas superam R$ 116 bilhões. “É absolutamente inviável. O estado fecha as portas, não faz Olimpíadas, não faz Copa do Mundo, não paga a servidor público, aposentado, pensionista”, disse o governador Sérgio Cabral.


A questão dos royalties já está no STF. Em agosto, o governo do Espírito Santo entrou com ação no Supremo questionando como ratear o dinheiro entre municípios capixabas.


O Globo


Comento no blog


Essa história vai render, pois agora veremos como os políticos do Estado do Rio e os Prefeitos viveram às custas dos Royalties e, na iminência de perdê-los, nos revelam o tamanho da irresponsabilidade.


Quer dizer que o mundo vai parar? O Estado do Rio e seus municípios só vivem de Royalties?


Isso é uma VERGONHA.

Cláudio Andrade.

Mensalão: condenados devem entregar seus passaportes em 24 horas





O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão, ordenou que os 25 réus condenados pelo STF entreguem seus passaportes em 24 horas. Com isso, proibiu-os de viajar para o estrangeiro, prevavendo-se contra eventuais fugas.

Barbosa anotou em seu despacho que, no estágio atual do julgamento, de cálculo das penas, seria “inteiramente inapropriada qualquer viagem ao exterior por parte dos réus já condenados.”

Deve-se a decisão do ministro a um pedido formulado pelo procurador-geral da República Roberto Gurgel. A requisição dos passaportes está prevista no artigo 320 do Código de Processo Penal.

Serão intimados a cumprir a ordem: José Dirceu,
José Genoíno,
Delúbio Soares, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz,
Rogério Tolentino,
Simone Vasconcelos,
 Kátia Rabello,
 José Roberto Salgado,
 Vinícius Samarane, João Paulo Cunha,
Henrique Pizzolato, Pedro Corrêa,
Pedro Henry, João Cláudio Genu,
 Enivaldo Quadrado, Breno Fischberg,
Valdemar Costa Neto,
Jacinto Lamas, Carlos Alberto Rodrigues Pinto (Bispo Rodrigues),
Roberto Jefferson,
Emerson Palmieri,
Romeu Queiroz, e
 José Borba.

As informações são do Jornalista Josias de Souza.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rosinha fala sobre possível redução nos repasses dos Royalties






“Isso criou uma instabilidade administrativa muito grande. Eu tenho obras licitadas, que eu ia iniciar agora e não posso porque nós não sabemos no que isso vai dar. Estou reunindo secretários que eu tinha marcado várias reuniões pra decidir coisas que eu não posso decidir. Está se criando uma instabilidade enorme, porque nós não sabemos ainda o que fazer. Eu já tinha o meu orçamento na Câmara aprovado para o ano que vem para os investimentos que eu ia fazer na cidade e que agora não sei como vão ficar.

Eu ia começar agora o “Projeto Águas na Comunidade”. Eu prometi, já está licitado, eu ia começar, mas segurei. Está licitado, eu posso fazer, mas tenho que ter o dinheiro. Eu tenho mais 4.500 casas pra fazer, agora vou ter que esperar. Eu tinha dinheiro pra fazer, agora eu não sei se tenho. Eu tenho a obra do Mercado Municipal que ia começar agora em janeiro. As empresas precisam se mobilizar, já está licitado. Eu também não sei. Eu tenho um monte de obra em andamento. Eu vou ter que desacelerar as obras? Não sei. É difícil porque ainda não se tem uma definição. Sabemos que perdemos. Mas vamos perder a partir de que mês?”

Fonte Ururau 

V Circuito Estadual das Artes traz a peça Rosa para SJB‏







O V Circuito Estadual das Artes traz para São João da Barra a peça teatral “Rosa” que será exibida neste sábado, dia 10, às 19h, no Cine Teatro São João, onde o ingresso será 1Kg de alimento não perecível. Com uma programação diversificada, O Circuito Estadual das Artes busca promover o acesso do público a espetáculos de teatro, dança, música e circo, exibindo produções de reconhecida relevância cultural.

 Ao criar o Circuito Estadual das Artes, o Governo do Estado do Rio de Janeiro aponta para a importância da participação dos municípios no processo de construção de políticas públicas de longo prazo para a difusão da cultura.  “Acessibilidade é a palavra-chave para resumir os objetivos do projeto. Fazemos a arte circular através de espetáculos de grande relevância para os municípios, aos quais eles talvez não tivessem acesso”, explica Marilda Samico, Coordenadora de Artes Cênicas.

A peça - Rosa é uma senhora judia de aproximadamente 80 anos que, durante o período de luto judaico, relembra sua vida, como sua infância em Yultishka (cidadezinha perdida no meio da Ucrânia, de estradas de terra batida e de casinhas minúsculas) até seus dias atuais, em Miami Beach, na América que lhe acolheu.

Rosa também se recorda de vários outros momentos marcantes, como sua mudança para Varsóvia, a invasão da Polônia pelos nazistas, o sonho da Palestina, a tyerra dos antepassados, que Deus havia prometido, sua passagem por Jerusalém, Atlantic City e Connecticut. Clandestina num navio, em Sete, na França, Rosa também viu o mar pela primeira vez e achou que era uma alucinação. Com leveza, emoção e uma pitada de ironia, a personagem nos conduz para quase um século de histórias, suas e do mundo.

A diretora Ana Paz se torna invisível na cena, deixando à atriz o papel definitivo de elaborar a idosa, com os recursos disponíveis da atriz. Essa discreta participação, é a prova do eficiente trabalho da diretoria diante de um monólogo, que além de seu caráter psicológico, abrange realidades políticas e culturais mais abrangentes.

A encenação tem ainda no cenário de Hélio Eichbauer,  com sua discreta exposição de objetos e símbolos, e na iluminação sutil de Paulo Cesar Medeiros, os eficientes complementos da montagem em cartaz no Teatro do Leblon. Débora Oliveiri, absoluta e íntegra no palco, se reveste da mulher judia com detalhes que transformam a personagem em verdadeira feixe memorialístico. Num trabalho de composição, elaborado em mínimos matizes, do desenho físico ao sotaque, Débora costura atuação minuciosa, mas acima de tudo, sincera.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB.


Royalties: Roberto discursa na ALERJ acerca do projeto aprovado no Senado






O Deputado Estadual Roberto Henriques (PSD/RJ) deixou por instantes, a presidência dos trabalhos, na sessão da ALERJ para fazer uso da palavra e demonstrar todo o seu descontentamento em relação à aprovação, na tarde de ontem, em Brasília, do projeto do Senado que redistribui os Royalties do Petróleo.

Em instantes, matéria detalhada acerca do discurso do parlamentar.