sábado, 5 de abril de 2014

Na festa de Rosinha, a guarda municipal NÃO multa



Blog do Bastos

Fotos tiradas em frente ao Sindicato dos Bancários na comemoração do aniversário de nossa prefeita Rosinha. 

Datafolha: Dilma tem 38%, Aécio, 16% e Campos,10%

Dados das últimas para presidente na mesma época

Pesquisa Datafolha divulgada divulgada no site do jornal Folha de S.Paulo, neste sábado, mostra que as intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) caíram seis pontos percentuais desde fevereiro, data da sondagem anterior. Lá, Dilma aparecia com 48% das intenções de votos, e na pesquisa realizada entre os dias 2 e 3 deste mês, ela tinha 36% das intenções.


Apesar da perda de terreno da presidente na corrida à reeleição, as intenções de votos em seus principais adversários permanece praticamente inalterada. O candidato Aécio neves (PSDB), que em fevereiro tinha 16% das intenções de votos, aparece agora com o mesmo percentual, enquanto que Eduardo Campos (PSB), variou de 9% para 10% da intenções. Os demais candidatos de partidos menores ficaram com 6% das intenções de votos.

De acordo com o Datafolha, cinco cenários foram apresentados aos eleitores. E apenas no que a ex-senadora Marina Silva (PSB) aparece como candidata, o pleito iria para um segundo turno. Marina teria agora 27% das intenções de voto, quatro pontos a mais que em fevereiro, e 12 pontos atrás da presidente Dilma, que nesse cenário teria 39%.

Perguntados a avaliar as realizações da presidente Dilma, 63% dos entrevistados disseram que ela fez menos do que esperava (eram 34% os que faziam essa avaliação há dois meses). E o percentual dos que disseram que ela fez o esperado ficou em 23%, abaixo dos 43% que tinham essa avaliação em fevereiro.

O Datafolha identificou também entre os eleitores uma piora nas expectativas de inflação: para 65% dos entrevistados a inflação vai aumentar, contra 59% em fevereiro.

O Globo

Morre o ator e diretor José Wilker


O ator e diretor José Wilker morreu, aos 66 anos, na manhã deste sábado (5) no Rio. Ele sofreu um infarto. Wilker ficou conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "Roque Santeiro", em que interpretou o personagem-título, e "Senhora do destino", em que interpretou o bicheiro Giovanni Improtta. No cinema, fez filmes como "Bye bye Brasil" e "Dona Flor e seus dois maridos".

A sua última participação em novelas foi em 2013, em "Amor à vida", de Walcyr Carrasco, no papel do médico Herbert. Em 2012, ele foi o coronel Jesuíno no remake de "Gabriela", baseada no livro "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado. Na versão original, exibida em 1975, havia feito Mundinho Falcão. Na TV Globo, participou de quase 30 novelas.

G1.

Motorista do empresário Olacyr de Morais mata ex-senador em São Paulo


O ex-senador boliviano Andress Guzman foi assassinado perto do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, nesta sexta-feira (4). Ele levou três tiros dentro de um carro, na Avenida Morumbi. O suspeito de efetuar os disparos, Miguel Garcia Ferreira, disse à polícia que trabalha, há mais de três décadas, como motorista do empresário Olacyr de Morais, informou o SPTV.

O carro blindado, onde o crime aconteceu, ficou com a frente toda amassada após bater em um poste. O empresário conhecia a vítima. Em uma fotografia, que está na página pública de Olacyr em uma rede social, Guzman aparece ao lado dele em registro de abril do ano passado, durante uma viagem de negócios à Moscou, capital da Rússia.

Na hora do crime, o carro subia a Avenida Engenheiro Oscar Americano, cruzou a pista para o sentido contrário e bateu em um poste. Segundo a policia, os dois homens brigaram dentro do carro. O passageiro puxou um revólver e deu três tiros no ex-senador. Uma equipe do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) passava pela Avenida Morumbi, no sentido contrário.

G1.

O verão acabou, mas Patrícia Cordeiro paga R$ 150.092,00 mil em camarim e coffe break


"Eu penso que" de Ricardo André.

Alunos do EJA de Quissamã foram ao Teatro SESI Macaé


A Coordenadoria de Cultura e Turismo de Quissamã, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o SESI - Serviço Social da Indústria, proporcionou a 40 alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos que estudam no CIEP Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva, uma experiência para lá de interessante. Eles foram na última quinta-feira (03) ao Teatro SESI Macaé assistir a peça Calango Deu! Os causos da Dona Zaninha, que faz uma viagem pelas tradições brasileiras.

Sucesso absoluto de público e crítica, o espetáculo conta a história da hilária Dona Zaninha, mulher de profunda sabedoria popular, guardiã de hábitos, crenças e músicas da cultura brasileira. A comédia que tem texto, direção musical e atuação de Suzana Nascimento, é dirigida por Isaac Bernat e fascinou o público pelo cenário que no decorrer da peça vai sendo “desvendado”, com música ao vivo, cafezinho passado na hora para os presentes degustarem e os muitos “causos”.

A atriz em cena, o palco, a magia da interpretação e a interação com o público, impressionaram os estudantes que se esbaldaram de tanto rir. “Fiquei encantado. A atriz que interpreta a Dona Zaninha é boa demais. Mesmo estando sozinha no palco, ela conseguiu fazer com que o espaço ficasse lotado e nem sentimos o tempo passar. Ainda pude subir para beber um cafezinho com ela“, declarou entusiasmado o aluno de 70 anos, que cursa a 5ª fase, Laudinier Nogueira.

“Sejam crianças ou adultos, a reação é sempre de encanto quando se tem a oportunidade de assistir a uma peça de teatro. É incrível notar como a arte toca o coração das pessoas e pensando nos benefícios que a cultura nos traz, continuaremos a buscar parcerias que enriqueçam o nosso dia a dia”, declarou a Coordenadora de Cultura e Turismo, Marta Medeiros.

O SESI reservou 45 lugares no teatro para os alunos e professores do município. “É fundamental essa chance de vivenciar a cultura e devido a esta parceria que iniciou este ano, é possível que eles conheçam novos mundos”, afirmou a Assistente Cultural do SESI, Luciana Santos. A primeira experiência foi na semana passada, quando os alunos assistiram a peça “O cheiro da feijoada”. Vale salientar que a Prefeitura de Quissamã cede os ônibus para transporte.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Náufragos em Campos dos Goytacazes

 28 de Março (Universo)

Avenida Pelinca

Roberto Henriques participa na audiência Pública da Comissão de Tributação.



O deputado estadual Roberto Henriques participou hoje (03/04) da audiência pública da Comissão de Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e Fiscalização dos Tributos Estaduais onde foi acolhida uma proposta de sua autoria pelo presidente, o deputado estadual Luiz Paulo, de aceitar, no prazo de 10 dias, sugestões enviadas por escrito dos segmentos da sociedade civil que tenham como objetivo a proposta entre o estado arrecadador e os segmentos produtivos da sociedade. Estiveram presentes compondo a mesa o secretário estadual de fazenda, Renato Villela, e o subsecretário da receita, George Santoro.

Assecom do parlamentar.

O comportamento das mulheres e o estupro


Santo Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do Cristianismo no Ocidente. Já dizia ele que a esperança tem duas filhas lindas: a indignação e a coragem. “A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como elas são; a coragem, a mudá-las."

Na última quinta-feira (27), foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) - Órgão do Governo - uma pesquisa que constatou que dos 58,5% dos entrevistados 35,3% concordam totalmente e 23,2% parcialmente com a tese: "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros".

Referido estudo também demonstrou que dentre 65,1% dos questionados (42,7%) concordam totalmente e 22,4% parcialmente com a tese de que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.

A pesquisa ouviu 3.810 pessoas entre maio e junho de 2013, em 212 cidades. Do total de entrevistados, pasmem: 66,5% eram mulheres, o que acende o sinal vermelho acerca do real sentido histórico e costumeiro do sexo feminino para a nossa sociedade.

Entendo que o resultado indicado é decepcionante. Não restam dúvidas de que Institutos de pesquisa equivocam-se e quando as encomendas são feitas por pessoas jurídicas de caráter econômico (interessados em ‘comportamento’), mais dúvidas surgem.

Mesmo assim, é alta a porcentagem de pessoas que pensam ser a exposição feminina uma porta larga para ações físicas forçadas. E mais: causa-nos estranheza que uma sociedade - que brada ao se intitular como feminista - tenha tal concepção.

Não faço a menor ideia se o número de estupros seria reduzido caso as mulheres não usassem saias ínfimas e generosos sutiãs.

Sabem por quê? Porque também não posso afirmar se os homens parassem a ostentar relógio de ouro ou um Camaro amarelo - em áreas consideradas perigosas - atrairiam menos os assaltantes.

Antes do debate acerca do estupro, o instituto poderia questionar essas mulheres se elas ainda se consideram mero objeto sexual ou se conseguiram se impor diante de homens truculentos, alcoólatras, pedófilos e homicidas.

A figura da mulher, assim como a do homem, é atraente. Somos por essência seres que buscam desejos e um deles é o sexual em sua gama de variedades.

A linha tênue que existe entre o prazer consentido e o crime do sexo forçado deve ser medida em conformidade com o amadurecimento da mulher e da sociedade.

A nossa cidadela tupiniquim ainda é machista e nela vive parcela considerável de pessoas que estão acostumadas a ‘pegar’ em detrimento de pedir. Roubar ao invés de conquistar.

Nessa linha disforme de atuar, nascem as aberrações que algumas pesquisas contestáveis insistem em nos apresentar como verdade absoluta.

Mesmo assim... Sei lá! Continuo apreciando mais um bom decote do que uma burca.

Cláudio Andrade

Quissamã participa de reunião do Plano Básico Ambiental, do Complexo Logístico e Industrial de Barra do Furado.


As secretarias que compõem o Governo Municipal de Quissamã, em conjunto com as secretarias de Campos dos Goytacazes, participaram nesta quinta (3), no auditório da prefeitura do município campista, de mais uma etapa de reuniões com o objetivo de expor ações relacionadas ao PBA – Plano Básico Ambiental, do Complexo Logístico e Industrial de Barra do Furado.

O PBA apresenta em detalhes os programas e planos ambientais previstos para a implantação do complexo, de acordo com o EIA-Rima apresentado e aprovado pelo INEA – Instituto Estadual do Ambiente. As Prefeituras e as Secretarias envolvidas devem atender os programas ambientais para que a Licença de Instalação da obra seja concedida, pois, é uma condicionante.

Os programas apresentados no PBA incluem ações referentes ao meio ambiente, desenvolvimento social e econômico, saúde, educação, turismo, lazer, cultura, comunicação, durante as fases de construção e parte da operação do complexo.

“As reuniões, além de servirem para atender as demandas do PBA, são utilizadas para que todas as secretarias do governo envolvidas no projeto possam debater e planejar as principais metas em relação à implantação do complexo na região”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda , de Quissamã, Carla Cabral.

Para a elaboração e planejamento dos programas contemplados pelo PBA, a equipe de profissionais deve utilizar uma abordagem integrada dos programas em relação à minimização dos impactos ambientais e à promoção do desenvolvimento sustentável da região, buscando assim uma maior eficácia na realização das ações previstas e transparência na comunicação com a população local.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

E.M.Luiz Sobral, no Jardim Carioca, sem aula desde Fevereiro


"Alunos da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, no Jardim Carioca, estão sem estudar desde fevereiro, mês em que começou o período letivo de todos os colégios de Campos. Para reformar o prédio, a direção da unidade informou que os estudantes seriam transferidos para outro local, onde seriam iniciados os estudos, mas a mudança não aconteceu.

Em fevereiro, a diretora Lúcia Tavares Costa informou às famílias que as aulas começariam em março, logo após o carnaval, e em um local alugado pela prefeitura para abrigar os alunos. A escola funcionaria no prédio da antiga malharia Veceba, no mesmo bairro do colégio. “Os fios estão soltos, o teto está com buracos e existem outros problemas na construção. Além disso, o lugar é muito quente”, contou Adriana Euzébio de Carvalho, de 30 anos, que tem dois filhos matriculados na Escola Municipal Dr. Luiz Sobral.

Depois de vencido o prazo que havia sido definido, as mães foram até o colégio, em diferentes ocasiões, e receberam novas datas. “Diziam que as aulas começariam 20 dias depois. Aí, quando voltávamos, falavam que seria em quinze dias. Na última vez que falaram com a gente, disseram que as aulas começariam na quarta-feira passada”, contou Adriana. Somente nesta quinta-feira (3 de abril), a direção e as famílias se reuniram. A reunião foi informada pela escola por meio de um papel colado no portão da unidade.

Mais de 50 mães e pais compareceram, durante esta manhã, ao Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), onde aconteceu o encontro com a diretora da escola para que a instituição se posicionasse em relação ao problema. “Eles só sabem pedir paciência. Dessa vez, disseram que as aulas vão começar em três semanas. Estamos quase na metade do ano e meu filho está sem estudar”, reclamou a merendeira Cátia da Silva Fernandes, de 48 anos. A mulher acredita que os estudantes estão com o “ano perdido”. Na tentativa de reverter o problema, a diretora garantiu que não haverá férias e os sábados serão usados como dias letivos.

De acordo com Adriana, as obras na escola começaram antes do término do período letivo de 2013. “Em dezembro, sem definirem outro prédio para onde os alunos pudessem ser transferidos, eles tombaram a quadra. Agora, toda a estrutura foi derrubada”, disse, ressaltando que a previsão para a conclusão das obras é de dois anos.

Cátia contou que o resultado da reunião deixou as famílias ainda mais preocupadas. “Eu tinha esperança de que as aulas começassem na segunda-feira, mas isso não aconteceu.” Ela informou que a direção afirmou que haverá um ônibus da prefeitura para atender às necessidades dos estudantes em período de férias e nos sábados letivos. “São muitas promessas nas quais não podemos acreditar. Queremos nossos filhos na escola logo. A situação do Luiz Sobral é grave”, desabafou.

Na última quarta-feira (2), a equipe de reportagem do Jornal Online Terceira Via esteve na Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, mas não foi atendida. Nesta manhã, repórteres estiveram novamente no colégio, para onde Lúcia, que está na direção desde dezembro de 2011, se dirigiu após a reunião.

No local, diversas pessoas que estavam no prédio se contradisseram, ora informando que a diretora havia ido embora, ora garantindo que ela ainda permanecia na unidade. A equipe tentou entrar na escola, mas foi impedida por uma funcionária. Depois de mais de 40 minutos de espera no portão, nenhum responsável se manifestou em relação ao assunto".

Terceira Via.

Cabral deixa governo do RJ pata tentar uma vaga para o senado


Após dois mandatos como governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral renuncia nesta quinta-feira (3) e deve tentar uma vaga no Senado Federal. Eleito em 2006, foi reeleito em 2010, no primeiro turno. Teve bons resultados, principalmente na área de segurança, com a criação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). 

Desde 2013, no entanto, após as manifestações iniciadas em junho, o governador vê sua popularidade cair. No dia de sua despedida do cargo, o G1 faz um balanço dos sete anos e três meses do político à frente da população fluminense.

Fonte: G1.

Médica é presa por mandar cortar o pênis do noivo


A médica Myriam Priscilla de Rezende Castro, de 34 anos, foi presa na noite de ontem em Pirassununga, no interior paulista, quando deixava o condomínio de luxo em que morava rumo a um hospital onde trabalhava como clínica geral. Myriam pegou seis anos de cadeia em regime fechado por mandar cortar o órgão genital do noivo após ele romper o casamento, em 2002, faltando apenas três dias para a cerimônia em Juiz de Fora (MG).

Ela foi condenada em 2009 e conseguiu, por meio de recursos, seguir livre até o ano passado, quando a decisão foi mantida em última instância e a médica passou a ser considerada foragida. Para cometer o crime, ela teria contratado dois homens que arrancaram o pênis da vítima na frente de seu irmão, que desmaiou. Myriam foi condenada por lesão corporal gravíssima, sendo mandada para uma penitenciária feminina de Belo Horizonte de onde será transferida para cumprir a pena no presídio em Juiz de Fora.

Fonte: Agência Estado e Terceira Via

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Reunião discute indicadores de saúde do Norte Fluminense‏ em SJB


São João da Barra sediou na tarde desta quarta-feira, 02, reunião da Câmara Técnica Ampliada de Saúde, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde. A finalidade foi discutir os indicadores de saúde de 2014 tomando como base os dados estatísticos das ações desenvolvidas pelos municípios do Norte Fluminense no ano de 2013.

O encontro abordou ainda a assinatura do Contrato Organizativo de Ações Públicas (COAP), relacionado ao decreto 7.508 de 2012 que trata da mais nova legislação do Sistema Único de Saúde. “Orientamos e tiramos dúvidas sobre o papel dos municípios ao assinar o contrato, bem como as vantagens oferecidas”, destacou a assessora técnica estadual do Pacto Interfederativo, Mônica Clemente.

“Apesar de ter cumprido indicadores de saúde que contemplam a criança, adolescente, idoso e mulher, a gestão municipal continua implementando ações de saúde tanto no custeio como em investimento visando melhorar a qualidade do atendimento e de vida da população, facilitando o acesso do usuário ao sistema de saúde em diversos níveis”, ressaltou a secretária de Saúde Denise Esteves.

A reunião contou com a presença de representantes de São Francisco de Itabapoana, Campos, Carapebus, São Fidélis, Macaé, Quissamã e Conceição de Macabu.

Albertinho diz que existe vereador em Campos que NÃO trabalha


O vereador Albertinho -que está na berlinda pois seu partido não deve caminhar com Garotinho- noticiou na Câmara que existem alguns edis que não comparecem nas comissões internas. Para Albetinho, ex-homem bomba, alguns vereadores ou estão com algum rendimento extra ou gostam de ficar em casa.

Agente pública de Campos NÃO quer ser ré


O blog foi informado de que uma agente pública da Prefeitura de Campos se dirigiu a procuradoria do município, acompanhada de um advogado, para saber se o seu nome poderá ser ou não incluído em possíveis ações judiciais. Segundo ela, é a prefeita que deve responder e NÃO ela, por possíveis questionamentos acerca de alguns contratos.

"Em seis anos, Rosinha NUNCA aumentou o auxílio alimentação"


O Vereador Marcão do PT afirmou no plenário da Câmara que a Prefeita Rosinha NUNCA concedeu aumento para o auxílio alimentação. Segundo o petista, os professores da rede recebem 6.67 por dia e até o presente momento, nem um real foi dado pela ex-governadora do estado do Rio de janeiro.

Marcão finalizou dizendo que foi na época de Nelson Nahim, quando o mesmo exerceu o Poder Executivo de forma interina, com o afastamento de Rosinha, quando houve um acréscimo de cinqüenta reais.

Roberto Henriques leva representantes do Sindicato da Cerâmica ao Inea


O deputado estadual Roberto Henriques se reuniu hoje, dia 2 de abril, na sede do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) com a presidente, Isaura Fraga, e representantes do Sindicato da Indústria da Cerâmica para a Construção de Campos dos Goytacazes, liderados pelo presidente Amaro da Conceição para discutir uma proposta alternativa à exigência da Reserva Legal, imposta pelo Código Ambiental. 

A proposta apresentada pelos membros do sindicato é de criar meios de essa compensação ambiental ser feita na forma de investimento em áreas de parques ambientais estaduais já existentes, criando formas de incentivo ao turismo e integração da comunidade ao parque.

“A ideia é compensar tecnicamente para fazer o parque funcionar. Da forma atual, estamos encontrando dificuldades de achar áreas que estejam regulamentadas para a compra e ainda temos que lidar com a supervalorização da especulação imobiliária”, afirmou o presidente do sindicato, Amaro da Conceição.

Durante a reunião, o deputado estadual Roberto Henriques ponderou com a presidente do Inea que a lei precisa se adaptar à realidade:

“Se não enfrentarmos o novo, teremos um sério problema futuro. A lei, o código não pode ser letra morta. Precisamos achar uma saída jurídica para dar vida à lei. A Baixada Campista produz cerca de 70% do tijolo do Rio de Janeiro e não podemos deixar que o setor morra. Essa é uma questão do Norte e Noroeste fluminense e, por isso, fiz questão de convidar o meu colega, o deputado estadual João Peixoto, para se juntar à luta”, destacou Henriques.

A presidente do Inea Isaura Fraga concordou com a observação do deputado estadual Roberto Henriques e afirmou que se reunirá com seus técnicos para achar meios legais que atendam os anseios da classe:

“Se conseguirmos achar um caminho legal, terá o meu apoio e do Inea. Na próxima reunião, com a presença do superintendente Rêne Justen, que conhece bem a área, espero que possamos trazer números para achar uma forma de satisfazer a necessidade.”, frisou Isaura.
Uma nova reunião acontecerá na sede do Inea, no Rio de Janeiro, no dia 14 de abril, as 10 horas, e contará com a presença dos deputados estaduais Roberto Henriques, João Peixoto, representantes do Sindicato da Indústria da Cerâmica para a Construção de Campos dos Goytacazes, a presidente do Inea, Isaura Fraga e o superintendente do Inea, Renê Justen. O objetivo é achar formas legais que atendam às necessidades do sindicato.

Também estiveram presentes o vereador de Campos dos Goytacazes Nildo Cardoso e o deputado estadual João Peixoto.

A ideia de uma alternativa à exigência da Reserva Legal foi apresentada ao deputado estadual Roberto Henriques no dia da assinatura do convênio de parceria entre o Inea e o sindicato que autoriza cerca de 200 empresas do setor da região do norte fluminense a extração de argila e licenças para o processo de industrialização. No evento, Henriques junto ao deputado estadual João Peixoto se puseram à disposição do setor para intervir junto ao governo.

Assecom do parlamentar.

Improvável aconteceu: médico do RJ diz que menina campista expeliu objeto alojado no pulmão


Após ficar internada por quase uma semana no Hospital Ferreira Machado (HFM), a pequena Ana Clara Borges, de 4 anos, foi levada para o Rio de Janeiro, para o Hosital de Bonsucesso, na madrugada desta quarta-feira (2 de abril), para retirar uma parte do anel que havia aspirado na última quarta-feira (26).

Ao chegar na capital, na hora do Raio X, uma surpresa: os médicos não encontraram o objeto que estava no pulmão da menina.

De acordo com o pai de Ana Clara, Diogo Borges - que está no Rio junto com a filha - o médico Paulo Pires informou à família que a hipótese, do ponto de vista cientifico, é de que ela tenha tossido e assim o objeto tenha saído do pulmão. Na avaliação do médico, o pequeno adereço de metal deve ter sido engolido indo parar no estômago e, em seguida, expelido naturalmente. “Ele disse que para a ciência foi isso que aconteceu. Mas, a todo o momento, o médico enfatizava que foi um milagre, já que raramente uma criança é capaz de expelir um objeto que esteja alojado profundamente em um dos pulmões, tanto que duas cirurgias não foram capazes de retirá-lo”, contou.

Ana Clara deve voltar nesta quarta para Campos, onde retornará ao HFM para passar por novos exames e, possivelmente, receber alta médica.

Emocionada, a família agradeceu as orações e as campanhas que foram promovidas nas redes sociais.

“Obrigada a todos que oraram e se preocuparam com a minha Kakazinha, que também é um pouco de todos vocês que torceram por ela. Nosso muito obrigada”, postou no Facebook a avó da criança, Paula Barreto.

Terceira Via

Fundação de Saúde de Campos apresenta dados do pregão contestados pelo blog


clique para ampliar.

Ontem postamos AQUI  no blog uma situação curiosa em que a Fundação de Saúde de Campos fez publicar no Diário oficial duas compras de produtos idênticos, porém com pagamentos diferentes para duas empresas.

Na primeira compra referente ao contrato de nº 120/2014, processo 2013.099.00349-0 PR, a Fundação pagou por 1 mesa e 1 bisturi, a empresa Barrfab Indústria e Comércio e Importação de Equipamentos Hospitalares LTDA, o valor de R$ 143.000.00 mil.

Na segunda compra referente ao contrato de nº 121/2014, processo 2013.099.00349-0 PR, a Fundação pagou por 1 mesa e 1 bisturi, a empresa Wem Equipamentos Eletrônicos LTDA, o valor de R$ 81. 000.00 mil.

Após a postagem, o senhor Gilberto Nunes, da Fundação enviou para nós uma planilha em que segundo ele, retrata as exatas quantidades dos produtos adquiridas e que NÃO constam no Diário Oficial o que desde já é uma lástima para o cidadão que deseja saber, de forma clara onde é investido o dinheiro público.

Desde já agradecemos  ao senhor Gilberto Nunes pelo carinho e atenção.

Cláudio Andrade

Milena, vítima de acidente, no bairro da Penha, não resiste e morre


A menina Milena Simão Azevedo, de 11 anos, vítima de um acidente na última sexta-feira (29 de março), no bairro da Penha, em Campos, quando voltava do colégio em um veículo escolar não resistiu aos ferimentos e faleceu agora a pouco. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Dona Angélica com J.Castro.

A direção da escola Lauro de Vicunha, onde Milena estudava, decretou luto de um dia, logo não haverá aula amanhã (02/04) nos dois períodos. 

As informações são do próprio facebook da menor e podem ser conferidas AQUI  

terça-feira, 1 de abril de 2014

Fundação de Saúde de Campos paga valores diferentes pela aquisição dos mesmos produtos


A Fundação Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes comprou duas mesas cirúrgicas para procedimentos de pequeno, médio e grande porte e dois bisturis eletrônicos multifuncionais mediante dois processos diferentes.

Na primeira compra referente ao contrato de nº 120/2014, processo 2013.099.00349-0 PR, a Fundação pagou por 1 mesa e 1 bisturi, a empresa Barrfab Indústria e Comércio e Importação de Equipamentos Hospitalares LTDA, o valor de R$ 143.000.00 mil.

Na segunda compra referente ao contrato de nº 121/2014, processo 2013.099.00349-0 PR, a Fundação pagou por 1 mesa e 1 bisturi, a empresa Wem Equipamentos Eletrônicos LTDA, o valor de R$ 81. 000.00 mil.

Trata-se de compras curiosas, pois a quantidade de produtos comprados é idêntica e os valores pagos são diferentes.

A diferença de uma compra para a outra é de R$ 62 mil reais.

Com a palavra, a Fundação.

Alonsimar deixa a subsecretaria de Paz e Defesa Social de Campos


O suplente de vereador Alonsimar de Oliveira Pessanha não é mais o subsecretário de paz e defesa social. Sua exoneração, a ‘pedido’ foi publicada no dia de hoje, no Diário Oficial, mediante a portaria nº 811/2014.

Anthony Garotinho e Quaquá são punidos pelo TRE-RJ


Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro puniu na sessão de segunda-feira o deputado federal Anthony Garotinho (PR) e o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, que também é presidente do PT no Rio. As representações foram propostas pelo Ministério Público Eleitoral. A Corte tornou o petista inelegível por oito anos e aplicou a ele uma multa de R$ 25 mil por abuso de poder político e econômico.

O TRE-RJ entendeu que Quaquá, candidato à reeleição em 2012, reajustou a remuneração de parte dos servidores em até 100% após o período permitido pela legislação. Cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Esta é a segunda vez que o colegiado do TRE-RJ condena o prefeito de Maricá a ficar oito anos de inelegível por fatos ocorridos na campanha de 2012. Em 19 de agosto de 2013, o tribunal entendeu que houve abuso de poder político quando, em pleno ano eleitoral, Quaquá enviou 11.073 telegramas convocando eleitores ao lançamento do programa social "Renda Melhor", que não constava do orçamento do município no ano anterior.

Já Garotinho e seu correligionário Marquinhos do Cinema, a emissora Terê TV e o apresentador Demerval Casemiro foram multados em R$ 15 mil, cada. O TRE-RJ entendeu que houve propaganda antecipada no programa de TV “Terê Alerta”, exibido em agosto passado, no qual os dois políticos foram apresentados como candidatos em 2014. Garotinho pode recorrer ao TSE.

O Globo.

Salários de São João da Barra pagos com reajuste‏


Ao receberem seus salários no último dia 28, referentes ao mês de março, os servidores públicos municipais de São João a Barra foram beneficiados pelo aumento anual equivalente a 12%, o segundo no mesmo percentual concedido em apenas um ano e três meses da atual gestão. Mais do que superar a média das demais prefeituras da região, o valor chama a atenção ao ultrapassar, em 5,22%, o aumento concedido pelo Governo Federal em relação ao salário mínimo.

Enviada à Câmara Municipal pelo Executivo, e aprovada por unanimidade na sessão do último dia 18, a proposta de correção salarial exigiu um minucioso estudo relacionado às receitas da administração municipal, sendo aplicada dentro de uma viabilidade orçamentária e com a preocupação no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O objetivo, desde o início de nossa administração, é desenvolver uma política de valorização do nosso servidor. De forma responsável e com respaldo técnico, estamos concedendo mais esse aumento salarial no valor de 12% como forma de garantir o poder de compra e de proteger esses trabalhadores da desvalorização da moeda nacional – destacou o prefeito José Amaro de Souza Neco.

Em um paralelo com os anos anteriores à atual administração, os números apontam para uma evolução, no que diz respeito ao reajuste salarial, inédita no município. Mantendo esse patamar, já no terceiro ano de governo o prefeito Neco poderá se aproximar do reajuste total concedido no período entre 2005 e 2008, que somou 55%, com perspectivas reais até mesmo de igualá-lo ao ultrapassá-lo em apenas quatro anos de gestão.

Na medida em que a folha total da prefeitura, sem encargos, gira em torno de R$ 9 milhões, o reajuste de 12% irá representar uma injeção anual de novos recursos de R$ 15 milhões ao longo do ano de 2014. Em termos de ganho real para os trabalhadores representa mais 25,44% em dois anos contra uma inflação acumulada no período 2012/2013 na ordem de 11,83. Há, portanto, um ganho líquido de 12,17% neste período inicial de governo do prefeito Neco.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João da Barra (Sispusba), por meio de seu presidente, Carlos Eduardo Alvarenga Azevedo, se manifestou favorável ao reajuste, que em dois anos acumulou 24%. O aumento do poder de compra do servidor foi um dos pontos destacados pelo sindicalista.

Nesse período de um ano tivemos um ganho real sobre a inflação na casa dos 13%. O valor concedido em 2013 e que se repete em 2014 é bem vindo e, sem dúvidas, ajuda a melhorar o poder de compra de nosso servidor. Apesar de não ser o valor reivindicado pelo sindicato, de 18%, temos que considerar que é um aumento significativo e concedido dentro das possibilidades da prefeitura, que também tem suas dificuldades. Vale destacar, também, que - até o momento - é o maior reajuste concedido entre as prefeituras da região nesse ano de 2014 – destacou.

Funcionária concursada da prefeitura de São João da Barra há seis anos, Patrícia Aquino da Rocha também faz comparativos ao analisar o aumento que recebeu nesse início de 2014. “Ao analisar os números da inflação e de outros reajustes concedidos por órgãos públicos e até mesmo por empresas privadas, não posso deixar de reconhecer que estamos em vantagem por ser servidor da prefeitura de São João da Barra. Com certeza foi um aumento substancial”, comemora.

Pelo lado do comércio, o aumento do poder de compra também é perceptível, como explica Priscila Figueiredo Gomes Lima, dona de uma rede de farmácias no município. “A partir do momento que há um reajuste considerável, as pessoas passam a ter uma maior autonomia para consumir, e é exatamente isso que está acontecendo, principalmente no setor de perfumaria de meu estabelecimento, já que remédio é produto de primeira necessidade e mantém uma regularidade nas vendas”.

Assecom da Prefeitura de SJB.

Àguas do Paraíba realiza "Operação Contra Fraude"


Com o objetivo de reduzir perdas e o desperdício de água, protegendo o interesse de seus clientes, a empresa Águas do Paraíba inicia Operação Especial de Combate ao Furto de Água, a partir de 01 de abril, dando prazo para regularização e estimulando a negociação sem multas e sem juros.

A partir do dia 14 de abril, 12 equipes treinadas vão intensificar sua ação em todos os bairros da cidade para localização de ligações clandestinas. O infrator além de multa pode ser enquadrado no artigo 155 do Código Penal que prevê prisão em flagrante.

A gerente comercial de Águas do Paraíba, Munque Tardin explica que o interesse da empresa não é punir. Tanto que está oferecendo a possibilidade de regularização das ligações, desde que o cliente compareça espontaneamente à Central de Atendimento (Av. José Alves de Azevedo, 233) comunicando a irregularidade e solicitando a normalização de sua situação.

“Estamos oferecendo a alternativa do cliente regularizar a sua ligação sem a cobrança de multa ou lavratura do auto de infração. Mas, se ele espontaneamente não comparecer à empresa, seremos obrigados a cumprir a lei, que penaliza o furto de água até com a prisão do infrator, segundo o Código Penal, além do pagamento de multa, conforme prevê o Artigo 120 do Decreto Municipal 019 (2004)”, esclareceu Munique Tardin.

O Código Penal no Artigo 155 tipifica assim o furto: “subtrair para si ou para outrem coisa alheia móvel ”. A pena prevista no parágrafo quarto é “é de reclusão de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa, se o crime é cometido: I - com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa; II - com Abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza”.

A Gerente Comercial de Águas do Paraíba adiantou que, em média, a cada 100 inspeções realizadas pela empresa, aproximadamente 25% apresentam irregularidades, o que representa muita perda e desperdício de água, além de grande evasão de receita.

Ressaltou que, quem não paga pela água, acaba na maioria das vezes, desperdiçando, o que prejudica o abastecimento e os clientes que estão adimplentes.

A Operação de Combate ao Furto de Água, aberta em 01 de abril, vai ter a segunda fase, de fiscalização ostensiva, a partir de 14 de abril, acompanhada por equipe da Polícia Militar. O imóvel que for flagrado com ligação clandestina (by pass ou “gato”, como é popularmente conhecido), terá o seu responsável autuado, multado e pode até ser preso em flagrante.

Aldefran Lacerda

Charles Barbosa Lemos sofre acidente de moto e está internado no HFM, mas sem risco de morte


O filho do radialista e empresário Barbosa Lemos, Charles Barbosa Lemos, sofreu um acidente de moto no final da tarde de segunda-feira (31 de março), na Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus.

Charles foi socorrido consciente por uma equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado, mas, por causa das lesões, teve que ir para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), para fazer exames de tomografia. Ele permaneceu por algumas horas na unidade e, em seguida, foi transferido para o quarto, onde permanece em observação.

Pelas redes sociais, a mulher de Charles, Denise Rangel, tranquilizou amigos e parentes, dizendo que ele amanheceu melhor, está consciente e fora de perigo.

Terceira Via.

Reforma do Procon de Campos vai custar R$ 690.000.00 mil aos cofres públicos


segunda-feira, 31 de março de 2014

PF prende cinco PMs da UPP da Rocinha e a mulher do traficante Nem


Cinco policiais militares da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Rocinha, além da mulher do traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, foram presos na manhã desta segunda-feira (31). Os PMs foram detidos no Rio e Danúbia de Souza Rangel, 29, foi presa em Campo Grande (MS).

A PF obteve 14 mandados de prisão. Seis foram cumpridos na manhã de hoje. Dos cinco PMs presos, dois são sargentos com mais de 20 anos de polícia.

Ainda foram detidos um cabo e dois soldados com pouco de mais de um na PM do Rio. Todos são suspeitos de passarem informações aos traficantes da Rocinha sobre operações policiais na comunidade, além de evitarem patrulhamento em becos e vielas da comunidade.

Folha de São Paulo

São João da Barra terá concurso publico ainda esse ano


Uma reunião na tarde desta segunda-feira, 31, em São João da Barra, entre representantes do Executivo Municipal e do Ministério Púbico Estadual, definiu pela realização de um concurso público ainda para este ano. A meta é suprir carências em vários setores da administração.

Algumas dessas vagas vêm sendo supridas por meio de contratos. Inicialmente com validade de três meses, terminando nesta segunda-feira, esses contratos serão estendidos por mais um mês, conforme o Termo de Ajuste de Conduta assinado, no encontro. Em relação ao Processo Seletivo Simplificado, ele está mantido, sem prazo para contratação.

O próximo passo por parte da prefeitura de São João da Barra será um levantamento a respeito das necessidades para que sejam realizados os trâmites para abertura do processo licitatório e contratação da empresa que irá realizar o concurso.

Assecom da Prefeitura de SJB

Roberto Henriques visita obras da Unidade Básica de Saúde de SFI


O deputado estadual Roberto Henriques visitou neste último dia 31 de março as obras da Unidade Básica de Saúde de São Francisco de Itabapoana, previstas para serem inauguradas até final de abril. A unidade, que será uma clínica da família, é fruto de uma solicitação de Henriques ao governo do estado e visa dar maior estrutura ao atendimento ambulatorial no município, assim como desafogar os hospitais, que passarão a ter foco em urgência e emergências.

Acompanharam a visita à unidade o vice-prefeito de São Francisco, Amaro Barros, o secretário de Saúde do município, Jaime Tinoco, e o representante da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), José Jorge.

"Essa unidade será uma clínica da família, atendendo todas as exigências do Ministério da Saúde. A localização é estratégica, facilitando o acesso dos pacientes, principalmente os que dependem de transporte público, e dando mais humanidade e conforto à população dentro das políticas públicas de saúde para a criança, o jovem e a mulher", destacou o deputado.

A clínica possui 362 metros quadrados de área construída e contará com consultórios odontológicos, ginecológicos, de obstetrícia, clínica geral, sala de procedimento, salas administrativas, banheiros com acesso a cadeirantes , dentre outros. Todos os ambientes serão climatizados.

Para o secretário de Saúde, Jaime Tinoco, a clínica da família desafogará a unidade mista de Saúde do município, melhorando a qualidade dos atendimentos aos pacientes urgência e emergência médica e dando mais dignidade ao atendimento ambulatorial.

Assecom do parlamentar

Em estado grave criança vítima de acidente em Kombi escolar precisa de doação de sangue


Permanece em estado grave a menina Milena Simão Azevedo, de 11 anos, vítima de um acidente na última sexta-feira (29 de março), no bairro da Penha, em Campos, quando voltava do colégio em um veículo escolar. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Dona Angélica com J.Castro.

Milena está internada no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Ferreira Machado e necessita de sangue. Como o estoque do hospital está baixo, familiares, amigos e o próprio hospital pedem para que as pessoas doem sangue.

Profissionais do hospital frisam que qualquer tipo será bem-vindo, já que toda a coleta que chegar será para repor o estoque que está baixo.

Na internet, várias pessoas já estão se mobilizando para fazer a doação nesta segunda e terça.

Terceira Via

Museu Olavo Cardoso em estado lastimável



"Teto da varanda do solar que abrigou, entre 2006 e 2012, o Museu Olavo Cardoso, desabou esta tarde.

Havia aparelhos de ar-condicionado sobre a frágil cobertura da varanda da antiga residência do usineiro Olavo Cardoso. Restaurada pela prefeitura de Campos, no governo Alexandre Mocaiber (2004 - 2008), em obra milionária, foi inaugurado o museu Olavo Cardoso em 2006.

No primeiro ano do governo Rosinha, em 2009, iniciaram-se as obras de restauração do Solar do Visconde de Araruama, localizado à Praça S. Salvador, para abrigar o museu de Campos, inaugurado somente em junho de 2012. O acervo que se encontrava no museu Olavo Cardoso foi transferido para o novo museu, ficando o prédio abandonado".

Blog "Eu penso que".

PF prende mulher de Nem e seis PMs da UPP da Rocinha, no Rio


A Polícia Federal realizou uma operação no Rio, na manhã desta segunda-feira (31), para prender seis policiais militares lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, na Zona Sul do Rio, envolvidos com o traficante Marcelo Santos das Dores, o Menor P, chefe do tráfico do Conjunto de Favelas da Maré, preso no dia 26.

Na ação os agentes também prenderam Danúbia de Souza Rangel, mulher do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, que cumpre pena em presídio de segurança máxima, fora do Rio de Janeiro.

No domingo (30), a PF prendeu seis outros suspeitos de integrar a quadrilha de Menor P. Entre eles, estão a ex-namorada Daiana Rodrigues, o sargento PM Luiz Cláudio Holanda Marques e o ex-agente penitenciário Luciano Fagundes Pinheiro.

G1.

domingo, 30 de março de 2014

São João da Barra contemplado pelo governo do estado com dois veículos‏


São João da Barra passará a contar com um reforço na frota para atendimento ao setor de saúde. Adquiridos junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, dois novos veículos (vans) serão utilizados no transporte de pacientes que necessitam de tratamento médico fora do município. A entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira, 28, na cidade de Macaé, com as presenças do governador Sérgio Cabral e do vice Luiz Fernando Pezão.

O município possui atualmente um serviço permanente de transporte de pacientes para cidades como Itaperuna, Rio de Janeiro e São Paulo, com uma demanda semanal que ultrapassa 100 pessoas. O transporte vinha sendo realizado por três veículos.

Com capacidade para 16 pessoas e ar condicionado, cada uma das vans custou aos cofres do Estado R$ 98.895,02. Foram contemplados 91 municípios fluminenses, com investimento total de R$ 17.801.103,60, viabilizado por meio de emenda parlamentar. Para São João da Barra, elas foram de autoria dos deputados Paulo Melo e Felipe Peixoto.

Os carros chegam ao município com documentação regularizada e com termo de doação assinado pela prefeitura. O Documento Único de Arrecadação foi pago pela secretaria de Estado de Saúde, com o município arcando, como contrapartida, com seguro e manutenção.

Além da secretária Denise Esteves, representou o prefeito Jose Amaro de Souza Neco na solenidade de entrega dos veículos o chefe de gabinete Antônio Neves. Também estiveram representados os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, e São Fidélis.

Assecom da Prefeitura de SJB

Conjunto de Favelas da Maré é ocupado para instalação de UPP


As forças de segurança do Rio de Janeiro ocuparam desde a madrugada deste domingo, a ocupação do Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio. A região está sendo preparada para receber a 39ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A entrada das forças de segurança no conjunto de favelas começou às 5h, e durou 15 minutos.

Não houve confronto na operação, que terminou com pelo menos duas pessoas presas. Imagens do Globocop mostraram o comércio aberto durante a ocupação e moradores nas ruas observando a chegada dos policiais tranquilamente. Durante varredura, policiais federais encontram grande quantidade de drogas e também armas que estavam enterrados nas proximidades da Vila Olímpica e do Ciep da Maré, conforme informou a GloboNews. A grande quantidade de material apreendido foi levado em uma caminhonete para a sede da Polícia Federal.

G1.