sábado, 10 de março de 2012

Lei Maria da Penha: projeto de lei no Congresso quer sua aplicação também a namorados


A CCJ do Senado vota na próxima quarta-feira, 7, em reunião marcada para às 10h, PLC 16/11, que estabelece que o namoro configura relação íntima de afeto para fins de enquadramento na lei Maria da Penha.

De acordo com a autora da proposta, deputada Elcione Barbalho, apesar de todo o esforço do Congresso em aprovar a lei Maria da Penha e do marco que tal iniciativa representa para o país no combate à violência contra a mulher, a jurisprudência tem entendido que ela não pode ser aplicada em casos de agressão cometida por namorado.

O relator na CCJ, senador Magno Malta (PR/ES), apresentou voto pela aprovação do projeto. A seu ver, por uma tradição machista, muitas vezes as autoridades policiais subestimam as denúncias recebidas. Já no Judiciário, enquanto alguns juízes entendem que lei se aplica a todos os casos de violência contra a mulher, outros avaliam que ela só vale para relacionamentos estáveis.

A matéria será votada em decisão terminativa na comissão. As informações são do ASA advogados.

Roberto Henriques agradece R$ 2.034.612,12 milhões em obras destinadas ao Conjunto Habitacional Guadalajara


clique para ampliar.

Foi aprovada do dia 07 de Março a contratação da empresa CEHAB-RJ e a empresa HCS Engenharia Ltda para a recuperação dos 14 blocos do Conjunto Habitacional Guadalajara, localizado a Rua Presidente Vargas, no bairro da Pecuária.

O Secretário Estadual de Habitação Rafael Picciane, juntamente com o presidente da CEHAB-RJ, Dr. Machado, conseguiram um contrato, que abrange a administração local, mobilização/desmobilização e instalação provisória, serviços preliminares, recuperação de revestimentos e pintura das fachadas de 14 blocos, recuperação de reservatórios 14 caixas d’água, 14 cisternas e barriletes, recuperação de cobertura e proteções de 14 blocos, recuperação de esgotos no térreo e serviços complementares, conforme projeto básico aprovado.

O Deputado Estadual Roberto Henriques, agradeceu, durante discurso na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em nome da população de Campos e principalmente em nome dos moradores do Conjunto Habitacional Guadalajara, a conquista para o município. “Eu como Deputado quero anunciar essa obra que nosso Governador Cabral está dando para Campos, que tem o nosso apoio. O Conjunto Habitacional Guadalajara é um dos mais antigos e estava precisando dessa reforma.”

A obra tem o valor de R$ 2.034.612,12 com o prazo de conclusão em 12 meses. As informações são do Portal Campos Noticia.

Presidente do TJ/SP pode ter sido vítima de assassinato por envenenamento



O Ministério Público investiga se o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Antonio Carlos Viana Santos, morto em janeiro de 2011, foi vítima de assassinato por envenenamento.

A hipótese está sendo verificada porque o corpo do desembargador apresentou teor de álcool de 10 gramas por litro de sangue, considerado excessivo pela promotoria. O desembargador, que morreu aos 68 anos, sofria de diabetes e tinha hábito de beber, segundo pessoas que conviveram com ele.

A informação é de reportagem de Flávio Ferreira, publicada na Folha deste sábado As informações são do Folha on line.

Ministro Marcelo Ribeiro profere despacho na Ação de Impugnação de mandato da Prefeita Rosinha Garotinho


"...estando os autos suficientemente instruídos para apreciação da controvérsia"

AIME = AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MANDATO ELETIVO - ABUSO - DE PODER ECONÔMICO - USO INDEVIDO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PREFEITO - VICE-PREFEITO 

Depois do Agravo de Instrumento nº 249477 estar parado desde 21/10/2011, no dia 29/02/2011 o Ministro Marcelo Ribeiro do TSE proferiu o seguinte despacho:


Despacho em 29/02/2012 - AI Nº 249477 MINISTRO MARCELO RIBEIRO 
DESPACHO

Infirmados os fundamentos da decisão agravada, dou provimento ao agravo, com base no art. 36, § 7º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral e, considerando o disposto no art. 36, § 4º, do mesmo regimento, estando os autos suficientemente instruídos para apreciação da controvérsia, determino a reautuação do feito como recurso especial. 

Determino, ainda, a intimação dos agravados para, querendo, apresentar contrarrazões ao recurso especial no prazo de 3 (três) dias.

Publique-se.

Brasília-DF, 29 de fevereiro de 2012.

Isto significa dizer que:

1. O processo está pronto para ser julgado.
2. Não será julgado como agravo de instrumento, mas como Recurso Especial.
3. Os agravados:
- Arnaldo França Vianna
-COLIGAÇÃO CORAÇÃO DE CAMPOS (PDT/PT/PSL/PPS/PSDC/PTC/PV/PRP/PSB/PTdoB) têm três dias para apresentar recursos a partir da publicação que acontecerá no dia 13/03/2012.

As informações são do blog Reflexões e podem ser conferidas AQUI.

Leiam a liminar obtida pelo PMDB de SJB em face do DEM


clique para ampliar.

sexta-feira, 9 de março de 2012

SJB: ação do PPS contra Carla Machado é negada pelo Juízo por inexistência de qualquer conduta vedada pela legislação eleitoral



Representação nº 79-11.2012.6.19.0037- classe nº 42. 

O Diretório do PPS de São João da Barra propôs no dia 13 (treze) de Fevereiro de 2012 uma representação eleitoral com pedido liminar onde figuraram como réus o PMDB, a prefeita Carla Machado, José Amaro Martins de Souza (Neco), Osvaldo Barreto, Aluisio Siqueira e Carlos Alberto Alves Maia (caputi). 

A ação proposta tinha como intuito tentar dar ‘ares’ de utilização da máquina pública municipal pelos réus dos programas Cartão Cidadão do município e Renda Melhor Jovem do Governo do Estado do Rio. 

Sem entrar no mérito dos programas, segundo o magistrado a ação deveria ter sido denominada Medida Cautelar de Produção antecipada de Provas e não Representação eleitoral como foi feita. 

Outra questão que foi destacada pelo magistrado em sua sentença é que inexistem candidaturas postas, portanto não houve nenhum perigo iminente que justificasse qualquer pedido de liminar. 

Vale destacar, que os nobres advogados Antônio Maurício Costa e Jamilton Damasceno que assinaram a peça inaugural arrolaram como testemunhas de defesa duas pessoas que por coincidência, segundo fontes, participam de forma cotidiana do programa de Rádio apresentado pelo pré-candidato do PR a prefeitura de São João da Barra Betinho Dauaire, na Diário FM de Campos dos Goytacazes de nomes Winster Henrique Eduardo e Matheus Molino. 

Segundo o magistrado titular da 37ª Zona Eleitoral Leandro Loyiola, a peça que contém 44 (quarenta e quatro) laudas impressas não conseguiu traçar caminhos retos, nem apresentou as condutas vedadas que pudessem provar ao Juízo qualquer indício de ilegalidade. 

Diante disso, os programas seguem seu curso normal dentro do que determina a lei e o PPS sequer obteve do magistrado, a citação dos réus. A petição foi indeferida de pronto.

Cláudio Andrade.

Obs: todos os nomes citados possuem o contraditório assegurado

Fifa suspende atividades ligadas a Copa até encontro com Dilma



A Fifa está suspendendo todas as atividades ligadas à Copa do Mundo do Brasil em 2014 até que o governo brasileiro marque o encontro da presidente Dilma Rousseff com o presidente da entidade, Joseph Blatter. Na segunda-feira, o secretário-geral, Jerôme Valcke, chegaria ao país com membros da Fifa para vistoriar os estádios de Recife, Rio, Brasília e Cuiabá, mas a viagem foi cancelada. Dois dias depois também haveria uma reunião de Valcke com Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local (COL). O nome de Ricardo Teixeira, que se licenciou da presidência da CBF, mas não do COL, não é mencionado no comunicado.

Em carta enviada nesta semana, Blatter pediu que o encontro com Dilma fosse realizado o mais rápido possível. Nesta sexta, Blatter enviou uma nova carta ao governo brasileira pedindo mais uma vez que o encontro fosse agendado. A ideia inicial era que ele fosse realizado na semana que vem. Como a data não foi marcada, a Fifa, em retaliação, decidiu suspender qualquer atividade relativa à Copa.

As relações entre a Fifa e o governo brasileiro vêm se desgastando desde a semana passada, quando Valcke afirmou que o Brasil precisava de um chute no traseiro para acelerar as obras para o Mundial. A declaração irritou o governo brasileiro, que, através do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, chegou a anunciar que não iria mais aceitar que Valcke fosse o interlocutor da Fifa no país para tratar do Mundial. Ao mesmo tempo, o secretário da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, chamou o secretário-geral da Fifa de “vagabundo”. As informações são do Globo on line.

Recadastramento de aposentados e pensionistas até 23 em Campos dos Goytacazes



A Prefeitura de Campos está convocando os servidores aposentados e pensionistas que não fizeram o recadastramento nos prazos estabelecidos. Eles devem comparecer à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, na sede da Prefeitura; até o próximo dia 23, para que seja feita a liberação do pagamento do mês de março, que está suspenso até a devida apresentação dos seguintes documentos (originais e cópias): carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Para os pensionistas, é necessária também, a apresentação da certidão de óbito do ex-servidor e a certidão de nascimento ou casamento.

O servidor aposentado ou pensionista que estiver impossibilitado de comparecer à sede da Prefeitura deve agendar visita domiciliar pelo e-maill recadastramentosecplan@gmail.com ou pelos telefones(22) 2734-2966 e (22) 2735-2505. As informações são do blog de Cecília Ribeiro Gomes.

Deputado que se lixa para a opinião pública é absolvido pelo STF



Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu nesta quinta-feira o deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS), acusado pelo Ministério Público de seu estado de cometer irregularidades quando era prefeito da cidade de Santa Cruz do Sul, de 1997 a 2004. O Ministério Público acusava Moraes de utilização indevida de bens e apropriação de rendas públicas, como a instalação de um terminal telefônico público na residência de seu pai. Mas o relator do caso, ministro Luiz Fux, não viu provas capazes de condená-lo.

Moraes é o mesmo deputado que em 2009 disse que estava se lixando para a opinião pública. Na época, ele relatava no Conselho de Ética o caso do deputado Edmar Moreira, mais conhecido por ter um castelo em Minas Gerais. Moreira também era acusado de usar irregularmente a verba indenizatória da Câmara para fazer pagamentos às empresas de segurança de sua propriedade.

- Esse telefone estava instalado desde 1986. E o que ocorre? Nessas localidades no interior, às vezes há uma dificuldade de comunicação, então transfere-se o local da instalação. E esse local da instalação, que era no berçário, foi transferido para o armazém do seu Willy (pai de Moraes). Esse telefone foi instalado uma década antes de o prefeito assumir a municipalidade - disse Fux.

Para o ministro, o telefone era de uso comunitário:

- O ex-vereador que fez notícia-crime ao Ministério Público admite verbalmente que no armazém onde estava instalado era franqueado o acesso de qualquer do povo ao telefone em questão - afirmou. - In dubio pro reo - acrescentou, citando frase latina que significa "na dúvida, a favor do réu".

Acompanharam o voto do relator os ministros Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso.

- Não há prova hábil a embasar a condenação do réu - afirmou Rosa Weber.
- Não há valor comprovado que tenha sido apropriado indevidamente - disse Cármen Lúcia.

As informações são do Globo on line.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Desfiliação de Magal com decisão favorável



O Procurador Geral do Município de Campos Dr. Francisco Pessanha informou em seu blog que o advogado, Dr. Jonas Lopes de Carvalho Neto, obteve decisão favorável no processo de desfiliação do vereador Jorge Magal do PMDB. É a terceira vitória do advogado nesse sentido. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reconheceu a justa causa do vereador para sua desfiliação do partido. 

Policial Mulher que comandou UPP no Rio é homegaeada nos Estados Unidos



Comandante da primeira UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no morro Dona Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, a major Pricilla Azevedo, foi homenageada nesta quinta-feira (8) nos Estados Unidos.

Ela foi uma das dez vencedoras do Prêmio Internacional Mulheres de Coragem 2012 e recebeu a condecoração da primeira-dama norte americana, Michelle Obama.

Pricilla é atualmente coordenadora-geral de Programas Estratégicos para as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), da Secretaria de Segurança. Ela comandou a UPP do Dona Marta entre 2008 e 2010 onde esteve à frente de 125 policiais numa área com 9 mil moradores. As informações são do Portal IG

Pesquisa mostra que quase metade dos PMs do Rio são viciados em álcool ou drogas



Uma pesquisa revelou que quase metade dos policiais militares do Rio de Janeiro usam álcool ou drogas. De acordo com o psicólogo Rogério Melo Neto, que atende profissionais da corporação, os agentes recorrem a substâncias alucinógenas para encarar o medo do trabalho diário. Muitos tomam para tomar coragem para os combates.

A preocupação com a dependência dos policiais é tanta, que o hospital da PM no Rio mantém um programa para recuperação de viciados. Segundo a corporação, cerca de 40% conseguem se recuperar. As informações são do Portal R7. 

Rodoviários decidem parar e não esperam Rosinha ir ao MPT



"Os rodoviários de Campos decidiram fazer mais uma paralisação a partir da 0h desta sexta-feira. Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira eles decidiram cruzar os braços e vão se reunir, às 10h, em frente ao Ministério Público do Trabalho (MPT), onde neste horário a prefeita Rosinha Garotinho e outros representantes da prefeitura são aguardados para dar explicações sobre os problemas de repasse das verbas devidas em razão do projeto Campos Cidadão às empresas de ônibus.

A luta da categoria vem desde o ano passado, quando os rodoviários realizaram uma paralisação surpresa por 24h. De acordo com o presidente do sindicato da categoria, Roberto Virgílio, após a audiência desta sexta-feira no MPT, uma nova assembleia vai ser feita pelos rodoviários para decidir o rumo do movimento. "Dependendo do resultado da audiência, podemos fazer uma greve por tempo indeterminado", destacou.

A convocação de Rosinha aconteceu logo após uma audiência, entre sindicalistas e representantes do Ministério Público, na sede da instituição. Segundo ata da audiência anterior, realizada em três de fevereiro, a prefeita de Campos Rosinha Garotinho, assim como o Procurador Geral do Município, o presidente da Empresa Municipal de Transporte, o secretário de Finanças e o representante da controladoria do Município, deveriam ser notificados pessoalmente pelo diretor da Emut, Alexandre dos Santos de Oliveira, que estava no MPT, sobre a audiência desta sexta-feira para estarem presentes. No entanto, de acordo com a secretaria de Comunicação não se trata de uma convocação, mas de um convite. Mesmo assim, a secretaria não confirmou se a prefeita vai poder participar ou não da audiência". A matéria na íntegra pode ser lida AQUI  no Portal da Folha da Manhã.

Deputado e condenado a 04 meses de prisão, mas prescrição impede cumprimento



Por nove votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o deputado Abelardo Camarinha (PSB-SP) por crime de responsabilidade a quatro meses de prisão. Ele foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) usado, de forma ilegal, o dinheiro da prefeitura da cidade de Marília (SP) para alugar um apartamento em São Paulo para seu uso pessoal e dos seus secretários. No entanto, a punição foi extinta pelo fato de o crime já ter prescrito. As informações são do Conjur.

Roberto Henriques aproveita tema "Barcas S/A" e cobra coerência de Clarissa e transparência a Rosinha




O Deputado Estadual Roberto Henriques (PSD/RJ) noticiou no plenário da ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) que os nobres parlamentares em momento algum votaram em aumento para as Barcas S/A do Rio de Janeiro e sim subsídios. 

A título de ilustração, o subsídio foi de quase 30% e apenas 16 dos 70 deputados da Alerj votaram contra o aumento. 

Roberto aproveitou para lembrar que quando foi prefeito de Campos dos Goytacazes por quarenta e cinco dias foi o idealizador do estudo para a implantação da passagem a um real no município campista. A matéria pode ser lida AQUI

Em seu twitter a deputada Clarissa Garotinho (PR/RJ) disse: "No final, vai sobrar tudo para o contribuinte. Só não querem fiscalizar e nem cobrar as melhorias nos serviços"

Henriques disse que a deputada federal Clarissa Garotinho (PR/RJ) tem procedimento incoerente acerca do assunto, pois na ALERJ a nobre parlamentar vota contra, mas em Campos aprova o projeto que a sua família (leia-se Rosinha e Garotinho) pregam. 

Roberto finalizou dizendo que espera transparência da gestão Rosinha Garotinho no que tange aos repasses dos recursos da Prefeitura para as empresas de transporte público do importante município do Norte do Estado do Rio.

Saúde da mulher piorou em duas décadas




Saúde da mulher piorou em duas décadas. A dura rotina das mulheres, que se desdobram entre o trabalho e os cuidados com a casa, tem impacto na saúde. Um levantamento feito por uma empresa especializada em check-ups de executivos mostra que os indicadores de saúde das diretoras de empresas pioraram nas últimas duas décadas. Elas hoje sofrem mais de hipertensão, gastrite, depressão, diabetes do que no início da década de 1990. 

O estudo é focado em exames feitos por altas funcionárias de grandes empresas, mas dados do Data-SUS (banco de dados do Sistema Único de Saúde) mostram que os resultados valem para toda a população. "Há cinqüenta anos, de cada dez mortes por infarto, nove vítimas eram homens e uma era mulher. Atualmente essa proporção está em seis homens e quatro mulheres", afirma Carlos Alberto Machado, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 

Para Machado, as mulheres sofrem o "peso da dupla jornada". "Elas passaram a ser submetidas às mesmas situações de estresse dos homens. Só que vão para o trabalho e não se desligam da casa". O diretor-médico da Med-Rio Check-up, Gilberto Ururahy, analisou 60 mil prontuários de pacientes - 48 mil homens e 12 mil mulheres - realizados desde 1990. Alguns hábitos melhoraram. A alimentação desequilibrada, para ambos os sexos, caiu de 80% para 53%. 

Homens e mulheres fazem mais exercícios. A vida sedentária - que chegava a 70% das mulheres e 65% dos homens - hoje atinge 50% dos pacientes. A obesidade caiu de 12% para 8% de todos os pacientes. Por outro lado, aumentou o consumo de bebida alcoólica entre as mulheres - de 25% das pacientes para 50%. Elas até reduziram o fumo - de 45% para 35%. Mas ainda fumam mais do que os homens (15%). Também cresceu a proporção de mulheres com hipertensão arterial (12% para 20%), gastrite (2% para 18%) e fadiga (10% para 15%). 

"Nesses últimos 20 anos, a mulher se firmou cada vez mais no mercado, mas isso teve um efeito. O nível elevado de estresse faz com que produza cortisol permanentemente, o que atinge a mucosa gástrica. Ela não dorme bem, acorda cansada, e para se manter ativa consome doses excessivas de cafeína. Mais adiante vem a insônia", descreve Ururahy. 

Ana Carolina Siniscalchi, de 44 anos, diretora comercial de uma companhia de navegação, vinha num ritmo pesado de trabalho, abatida pelas diferenças de fuso horário impostas por viagens, quando fez o primeiro check-up, há quatro anos. "Eu sofria com a pressão baixa, tive aumento de peso, não imaginava que fossem sintomas de doença. Descobri nos exames que eu tinha hipertireoidismo, com uma manifestação atípica, que parecia hipotireoidismo. Como estava muito inicial, já tratei e normalizou", conta Ana Carolina. Orientada pelos médicos, voltou a fazer atividades físicas. "A retomada dos exercícios me deixaram mais equilibrada. Não sinto mais o cansaço de antes". (Agência Estado) 

Jockey Club: licitação da Vila Olímpica estipulada em R$ 2.457.329.15 milhões




AVISO DE LICITAÇÃO

O MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, através da Comissão Permanente de Licitações, torna público para conhecimento de quantos possam interessar que, em obediência ao que dispõe as Leis Federais nº. 8.666, de 21 de junho de 1993 e 8.883 de 08 de junho de 1994, e demais normas que regem a matéria, fará realizar licitação na modalidade de CONCORRÊNCIA PÚBLICA tipo MENOR PREÇO, pelo regime de EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO, de acordo com as disposições e demais elementos que integram o Edital, devendo os interessados apresentar os Envelopes “A” 

Objeto: Obra de Construção da Vila Olímpica do Parque Jockey Club - Campos dos Goytacazes - RJ.
Valor Estimado das Obras: R$ 2.457.329,15 (dois milhões, quatrocentos e cinqüenta e sete mil, trezentos e vinte e nove reais e quinze centavos).

A íntegra do aviso de licitação se encontra no Diário Oficial do Município de hoje.

Rosinha nomeia Diretora da E. M. Lions II







Portaria N° 386/2012


A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, RESOLVE, designar, com base na Lei nº 8272/2011 e no Decreto n° 538/2011, Ana Álvara Alves Azevedo Klem de Mattos, para exercer na Secretaria Municipal de Educação, o cargo em comissão de Diretora da EM Lions II, Símbolo DAS-07, Classificação “C”, com vigência a contar da data de publicação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, 24 DE FEVEREIRO DE 2012.
Rosinha Garotinho
- Prefeita-


Buraco e esgoto a céu aberto no Residencial Planície


A população que reside no Parque Residencial Planície está sofrendo com o problema do esgoto da Rua Soldado Salvador Rosa e de acordo com os moradores, a tendência é piorar. 

A Rua Soldado Salvador Rosa possui um buraco onde o esgoto transborda. Segundo a moradora Paula Andrade, 47 anos, os moradores da rua de cima foram até lá para quebrar o calçamento e assim, desentupir, pois o esgoto estava transbordando na outra rua. 

Desde que o buraco foi aberto nada foi feito. O esgoto ‘corre a céu’ aberto e a cratera é um perigo para quem passa pelo local. Segundo a munícipe: “Eles vieram da outra rua e começaram a quebrar. Tudo bem que o esgoto estava causando transtorno para eles lá, mas não poderia fazer isso. Melhorou para eles, mas piorou para nós” comenta Paula Andrade. 

A equipe do CAMPOS NOTÍCIA tentou entrar em contato com a concessionária Águas do Paraíba em busca de informações acerca do problema apresentado, mas não obteve resposta.

As mulheres



As mulheres 

O blog do Cláudio Andrade deseja a todas as mulheres um dia de reflexão. Que a conquistas adquiridas sejam solidificadas e os obstáculos diários sejam superados com disposição e muita luta. 

Desejamos que os postos de emprego cresçam e os salários pagos ao sexo feminino sejam justos e de acordo com a qualidade profissional. Nunca diferenciado pelo sexo. 

Desejamos que as mulheres do Brasil sejam protegidas dos assédios sexuais no âmbito do trabalho praticado em regra, por seus superiores hierárquicos. 

Desejamos que a violência doméstica seja diminuída de forma gradativa e que a Lei Maria da Penha evolua a ponto de dar uma sensação de justiça às agredidas. 

Desejamos que a política brasileira receba a cada dia mais mulheres aptas a participar do sistema eleitoral com visão progressista e ações de probidade. 

Que os filhos reconheçam as sua mães, os maridos as esposas, os companheiros as suas companheiras e que Deus na sua infinita bondade abençoe a todas. 

Parabéns. 

Cláudio Andrade

A lista do TCE publicada por blogs é de 2010




A lista acerca dos agentes públicos que estão com pendências no TCE/RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) é de 2010. Segundo informações recebidas pelo blog, a nova irá ser divulgada somente no mês de maio. Até lá, muitos poderão continuar na lista, outros saírem e alguns serem inseridos. Diante disso, resolvemos retirar as matérias colocadas com os nomes de Barbosa Lemos, Mocaiber e Betinho.

Todos constam na lista de 2010, mas por questão de Justiça resolvemos aguardar a listagem de Maio de 2012. 

Câmara aprova projeto do Executivo que beneficia empresas que se instalarem no Município



O Legislativo de Campos aprovou projeto do Executivo que altera o art.162 da Lei Orgânica do Município que passa a vigorar com as seguintes alterações: As indústrias que se instalarem na CODIN ou na Zona de Especial de Negócio – ZEN, sob a administração do governo do Estado do Rio de Janeiro, do Município de Campos ou de entidade particular, com sede em Campos, ficam isentas de impostos, taxas ou emolumentos municipais, pelo prazo de 10 (dez) anos, a partir do momento em que requereu a isenção. 

Fica isenta do pagamento de tributos municipais, toda a indústria que mantendo no mínimo 100 (cem) empregados, tenham sua sede e desenvolvam suas atividades nos distritos distantes, no mínimo, 10 (dez) quilômetros do local onde está situado o endereço funcional do Chefe do Poder Executivo. 

Na justificativa do Projeto, a Prefeita Rosinha Garotinho disse que se faz necessário efetuar alterações propostas dando maior alcance as hipóteses de isenção em favor das indústrias que se instalarem no Município, resultando em um fundamental incentivo fiscal no sentido de atrair novas empresas a se instalarem em território municipal, gerando renda e empregos e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

As principais notícias de hoje pelo Brasil



- Globo: Sob pressão, BC corta juros além do previsto
- Folha: BC acelera corte de juros após tombo da indústria
- Estadão: Dilma promete verba, mas base rejeita diretor de agência
- Correio: Senado votará, enfim, a extinção do 14º e 15º
- Valor: Obras de R$ 166 bi do PAC têm atraso de até 4 anos
- Zero Hora: Juro básico retorna a um dígito para animar economia e frear real
Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.

quarta-feira, 7 de março de 2012

ALERJ: deputado Roberto Henriques defende policiais transferidos de Campos e fala de agentes a serviço da oposição.



O deputado estadual Roberto Henriques do PSD/RJ discursou agora na ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) acerca das noventa transferências de policiais militares que está sendo promovida pelo 8º Batalhão de Campos dos Goytacazes, mesmo após o término da greve ocorrida há mais de quinze dias. 

O parlamentar disse que no município do norte do estado o contingente na região é de aproximadamente mil militares e o remanejamento resulta em uma perda de segurança para os munícipes de aproximadamente dez por cento. 

Roberto também se mostrou indignado com o fechamento do posto de Poço Gordo e de São Martinho, importantes para a baixada campista. Segundo o nobre parlamentar, as autoridades de segurança do Rio já foram oficiadas acerca do descontentamento da população local. 

Roberto Henriques terminou noticiando que mesmo sendo um deputado que compõe a base aliada do governador Sérgio Cabral Filho não irá se omitir ou se acovardar com essas transferências, pois segundo ele, as mesmas são frutos de agentes públicos, representantes da ‘quinta coluna’, a serviço da oposição. 

Ficha Limpa pode impedir candidatura de vereadora a prefeitura de Quissamã



O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou a vereadora de Quissamã, Maria de Fátima Pacheco (PT), a devolver mais de R$ 14 mil aos cofres públicos. O processo número 218.844-0/2006 trata do gasto de uma verba de gabinete acima do limite legal. O TCE seguiu o parecer do Ministério Público Especial. Ela é pré-candidata à prefeitura. As informações são do jornalista Roberto Barbosa em seu blog que pode ser lido AQUI

Por questão de Justiça o blog abre espaço para que a vereadora possa se manifestar caso entenda necessário. Contraditório assegurado.

Senadores votam projeto que abate salário de empregado doméstico no IR



Os senadores da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) votam nesta terça-feira (6) um projeto que permite deduzir o salário do empregado doméstico da base de cálculo do Imposto de Renda. Ao contrário da norma em vigor, o novo texto prevê dedução de até três salários mínimos, chegando a R$ 1.870.


Proposto pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), o projeto prevê a indicação de apenas um empregado doméstico (empregada, caseiro ou jardineiro, por exemplo) e exige como contrapartida a comprovação de registro na carteira profissional do empregado e pagamento da contribuição previdenciária.


Já aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais, o texto será analisado agora em caráter terminativo pela CAE. Ou seja, caso seja aprovado, segue para a Câmara dos Deputados sem precisar passar pelo plenário do Senado. Ainda assim, se os deputados também aprovarem o projeto e a presidente Dilma Rousseff sancioná-lo, ele só valerá a partir de 1º de janeiro de 2013.

A relatora da proposta na comissão, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), já deu voto favorável à aprovação da matéria. Para ela, a medida incentiva a formalização do emprego doméstico, mediante a dedução, diretamente do valor devido do Imposto de Renda, da contribuição patronal relativa a um empregado.

De acordo com as regras atuais, os empregadores podem deduzir até R$ 866,60 a título de contribuição patronal do Imposto de Renda dos empregados domésticos. Segundo a Receita Federal, esse valor corresponde à alíquota de 12% aplicada sobre o salário mínimo de R$ 545 do ano passado. As informações são do Asa Advogados.

Romney supera Santorum na 'Superterça' e caminha para ser o adversário de Obama



O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney superou o conservador Rick Santorum nas primárias republicanas desta "Superterça" nos Estados Unidos, projeta a imprensa norte-americana nesta quarta-feira (7). Mas o resultado não foi suficiente para definir o candidato republicano às eleições presidenciais de 6 de novembro.

Com a vitória dada como certa no estado do Alasca, segundo a rede de TV "CNN" e o jornal "The New York Times", Romney venceu as prévias em seis dos dez estados em jogo nesta terça, o que reforça seu nome como o mais forte para ganhar a corrida em seu partido e enfrentar o rival Barack Obama, já definido pelo Partido Democrata como candidato à reeleição. As informações são do Portal G1.

terça-feira, 6 de março de 2012

A 'Via Crucis' de uma criança: prefeita Rosinha e Paulo Hirano, por favor, respondam a essa campista.



Aos amigos, quem puder curte e COMPARTILHA! Saúde de Campos ta uma vergonha mesmo! Minha entiada fraturou a clavícula. Sem plano corremos para o Ferreira Machado, onde a menina de 5 anos foi atendida por volta das 17 horas grossamente por médicos e funcionários, sem ala especial, sendo obrigada a ver o íntimo de pacientes (homens e mulheres) que eram tratados como animais. De lá ela saiu sem qualquer medicação e apenas uma atadura no lugar do gesso (pois lá eles não colocam), sendo encaminhada para a Beneficência Portuguesa, onde já sabíamos que para tal atendimento seria necessária pegar senha em uma fila que está virando a madrugada no hospital. 

De qualquer forma, esperançosos por ter o encaminhamento em mãos seguimos para a Beneficência onde comprovamos que a menina não poderia por o gesso no mesmo dia. Seguimos para os Plantadores de Cana (sem ortopedista no dia), seguimos para o HGG onde disseram não ter ortopedista, ou na UPA que também não tinha e o aparelho de Raio X estava quebrado. Ou seja viramos a noite com a menina acidentada sem tratamento correto. Hoje pela manhã levamos a menina às 6 horas da manhã para a Beneficência Portuguesa, onde uma havia uma fila de mais de 30 metros, onde pessoas usavam seu tempo para vender seus lugares na fila (sem nenhuma fiscalização). 

Após horas na mesma, vendo crianças e idosos jogados ao sol, sem nenhuma cobertura, pegamos a senha e fomos direcionados a um cubículo, onde as pessoas eram amontuadas sem nenhuma infra estrutura ou organização para efetuar o "prontuário", onde muita gente passava mal devido a suas enfermidades e calor excessivo. Após todo o circuito que mais parecia um abatedouro de gado do que hospital, saímos de lá às 11 horas instruídos a retornar às 12 horas (meio dia) para atendimento pelo "Dr." F.P. Retornamos às 13 horas, cientes que demoraria mais do que o tempo marcado, para nossa surpresa (ou não) o "Ortopedista" ainda não havia chegado e os prontuários só começaram a ser entregues às 13:30 hrs. onde achamos que haveria o atendimento. Estávamos enganados! 

Fomos abrigados em uma sala de espera, onde a energia do hospital começou a oscilar, caindo e retornando diversas vezes (UM HOSPITAL SEM GERADOR). Para completar alguns pacientes começam a relatar que o "Dr." F.P havia abandonado as dependências do hospital pela inseguridade da energia elétrica (ou seja, chegou, não fez nada, e voltou pra casa). Como tratava-se de comentários, não levamos em consideração e continuamos aguardando, afinal os funcionários da Beneficência Portuguesa avisariam se isso ocorresse, certo? Errado! Cansados de esperar fomos perguntar, e o homem que se diz médico FP, havia realmente ido embora largando todos os pacientes sem atendimento, e ninguém falou nada para quem aguardava. Reclamando da situação, tivemos o prontuário recolhido assim como a senha (para eliminação de provas creio eu). E a orientação que tivemos que passar para uma menina de 5 anos: "-Volte amanhã, é só vir cedo novamente e pegar outra senha!" Que talvez sejamos atendidos ou feitos de palhaços novamente!

Tais de Freitas Paes
via facebook

"Telhado de Vidro": vereador Bacellar disse que Garotinho lhe ofereceu 04 secretarias



"Garotinho me ofereceu quatro secretarias antes mesmo do afastamento de Mocaiber"

A sessão desta terça-feira (6) começou com um discurso de três páginas do vereador Marcos Bacellar dizendo que ficou “mordido de raiva” depois que leu a matéria na Folha da Manhã sobre a operação Telhado de Vidro, afirmando que os envolvidos tiveram os seus bens liberados pela Justiça. Segundo Bacellar, a Operação teve motivação política e criticou Garotinho. O vereador Kellinho, foi citado e solicitou aparte, mas Bacellar não deu, afirmando “que ultimamente Kellinho está muito falador e pediu para se ausentar por questões fisiológicas. 

O vereador Kellinho pediu a palavra falando para Bacellar que não sabia da Operação Telhado de Vidro, como ele havia mencionado. “Eu não sabia de nada e nem fui informado”. Bacellar pediu aparte e disse que avisou a todos que estava para acontecer uma operação grande em Campos. “Eu disse por diversas vezes que fui procurado antes da operação. Eles sabiam dessa operação e um enviado de Garotinho me ofereceu quatro secretarias antes mesmo do afastamento de Mocaiber. Avisei a todo mundo”, disse Bacelllar, se ausentando do plenário.

Corrigindo: a matéria NÃO é da Assecom da Câmara dos Vereadores de Campos.

Roberto atende solicitação de Nahim e viabiliza termo de cessão por tempo indeterminado do prédio da Câmara dos vereadores de Campos



Acaba de chegar às mãos do Deputado Roberto Henriques (PSD/RJ) um documento enviado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Trata-se do termo de cessão por uso indeterminado do antigo Forum Nilo Peçanha que agora serve à Câmara dos Vereadores de Campos. 

O referido prédio é ocupado pelo legislativo municipal desde a gestão do vereador Marcos Bacellar, porém foi o atual presidente da casa, Nelson Nahim que solicitou a intermediação do deputado Roberto Henriques para a concretização ato governamental estadual visando à permanência indeterminada da casa do povo nesse histórico prédio que pertence ao estado.

O documento será entregue ao Presidente Nelson Nahim amanhã (07/03).

PSF de Campos: 2º colocado para o distrito de Travessão para agente comunitário questiona Prefeitura


Prezado Claudio,

Fiz o concurso do PSF para agente comunitário para a localidade km 14-travessão. Até agora não foi chamado uma alma viva sequer... 

Minha reclamação é porque o governo vigente além de chamar os concursados do PSF à conta gotas, não chamou ninguém do pólo km 14 em travessão. A pergunta é: Porque chama agentes comunitários de Conselheiro Josino, Guandu e outras localidades vizinhas e não chama do km 14? Travessão não faz parte mais do Município de Campos? 

Com a palavra o governo municipal.

 Ass: David Nepomuceno (2º colocado)

Suicídio de major é utilizado por Garotinho como arma política.

Às vezes eu penso que o deputado Anthony Garotinho vive no mundo da fantasia ou na ânsia de estender os seus tentáculos políticos comete deslizes que nem mesmo ele se dá conta. Leio o blog do parlamentar todos os dias e confesso que fique chocado quando me deparei com uma matéria em que o ex-governador do Rio de Janeiro afirma que a causa que levou ao suicídio do Major PM reformado, Luiz Carlos da Silva foi segundo as palavras do parlamentar: “a ditadura de Cabral”. 

Quem lê o título pensa, acreditando na seriedade do ex-prefeito de Campos que na carta deixada para a família, o major expõe os motivos pelos quais o seu ato desesperado foi realizado. Pois bem, isso não foi feito. 

Na carta, o pobre homem que interrompeu a sua vida, apresenta, de forma genérica, toda a sua insatisfação com a política podre, reafirma a sua vida honesta e se despede de seus entes queridos. 

Na vontade cega de atingir o seu oponente, o ex-secretário de segurança pública do Rio se aproveita desse trágico momento e ‘quebrando’ todos os juramentos cristãos que tanto prega se agarra ao fato de que o major advogava em favor de um dos militares presos na greve ocorrida no Rio e tenta de forma lamentável associar o suicídio a questões administrativas da gestão Cabral. 

Confesso que a profissão de advogado é árdua e muitos já sofreram na pele as desilusões da profissão, mas a fé e a perseverança nos faz firmes e retos. 

A vinculação feita no blog do Garotinho quebra todos os rituais mínimos de respeito pelo falecido e por sua família que passa por momentos de dor intensa.

Leiam a carta e tirem suas conclusões.



clique para ampliar

Benevenuto Daciolo poder ser expulso dos bombeiros



O Conselho de Disciplina do Corpo de Bombeiros do Rio se reuniu nesta segunda-feira para decidir se propõe a expulsão do cabo Benevenuto Daciolo. O bombeiro é acusado de crimes militares, como o incitamento à greve da categoria no Rio.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Defesa Civil, o conselho, formado por um major e dois capitães, redigirá um relatório sobre o processo disciplinar, aberto no dia 16 de fevereiro deste ano contra o cabo.

O relatório, que poderá propor a expulsão do cabo, será então encaminhado ao comando do Corpo de Bombeiros, que terá de decidir, no prazo de cinco dias, se segue a orientação do Conselho de Disciplina.As informações são do JB on line.

Vereador Juninho Selem recebe vereadores e parlamentares no próximo sábado em Quissamã




O vereador Juninho Selem receberá no próximo Sábado (10/03) no município de Quissamã várias autoridades. O encontro está marcado para as 18 horas e terá a presença de deputados estaduais do DEM e do PR, respectivamente Rogério Lisboa e Clarissa Garotinho, além dos vereadores locais Nilton Furinga e Edi da Silva.

Dentre os assuntos em pauta estarão às comemorações pelo dia Internacional da Mulher e o Complexo Logístico Farol/Barra do Furado.

Prefeita Rosinha anuncia 11 novos secretários municipais





1- Walter Jobe no lugar de Fábio Ribeiro, na secretaria de Administração; 
2- Leonardo Batista Simões no lugar de Francisco Balbi, na Coordenadoria de Fiscalização de Posturas; 
3- Geraldo Venâncio no lugar de Paulo Hirano, na secretaria de Saúde; 
4- José Manoel Moreira no lugar de Édson Batista, na direção do Hospital Geral de Guarus; 
5- Aline de Souza Ferreira, no lugar de Auxiliadora Freitas, na presidência da Fundação Trianon; 
6- Sebastião Campista, no lugar de Doutor Chicão, na presidência da Fundação Municipal de Saúde; 
7- Aymé Ribeiro, no lugar de Lindamara Silva, na secretaria Particular; 
8- José Alberto Nogueira, no lugar de Cecília Ribeiro Gomes, na secretaria de Trabalho e Renda; 
9- Marcelo Neves vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo no lugar de Orlando Portugal; 
10- Frederico Veiga, no lugar de Eduardo Crespo, na secretaria de Agricultura; 
11- Sérgio Cunha, no lugar de Mauro Silva, na secretaria de Comunicação.

As informações são da Assecom da Prefeitura de Campos

Jovem campista morre em grave acidente na cidade de Vitória/ES



A jovem campista Thays Vargas Simões, 21 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (05), vítima de um acidente ocorrido na Avenida Dante Micheline, na Praia de Camburi, em Vitória. estava em um carro conduzido pelo amigo dela, Júlio César de Araújo Gomes, 23. Ele confessou ter ingerido bebida alcoólica antes de dirigir.

Julio dirigia o Celta prata MTK 3324 – ainda estava a jovem Tayara Barros Casanova, 21, que teve ferimentos leves. Ela foi socorrida, levada para o Hospital São Lucas, medicada e liberada. Júlio disse que é jogador de futebol profissional do Rio Branco, time da Segunda Divisão Carioca. As informações são do Cadê Campos Notícias..

segunda-feira, 5 de março de 2012

Inauguração do PSD de Campos leva cerca de mil pessoas ao Clube de Regatas Campista


Fotos: Mauro de Souza
Com a presença de membros do estafe de Cabral, partido lança Roberto Henriques como pré-candidato a Prefeitura de Campos
















Foto exclusiva do Portal Ururau.

Na noite de hoje segunda-feira (05/03), cerca de mil pessoas compareceram ao Clube de Regatas Campista para a cerimônia de inauguração da sede municipal do Partido Social Democrático (PSD), presidido pelo empresário Expedito Otoni em Campos dos Goytacazes. 

Desde cedo o movimento em frente à sede foi intenso com munícipes e lideranças chegando de vários distritos. Por volta das 19h30min vindo do aeroporto Bartolomeu Lizandro, chegou à sede do partido o presidente da ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) Paulo Melo, o presidente estadual da sigla e um dos autores do projeto que originou a ‘ficha limpa’ deputado Índio da Costa, a deputada Graça Pereira, o parlamentar estadual André Correa que formaram a mesa principal juntamente com o Deputado Roberto Henriques e os vereadores campistas Rogério Matoso e Odisséia Carvalho além do presidente estadual do PMDB o ex-vereador Nildo Cardoso. 

O primeiro a discursar foi o presidente municipal do partido Expedido Otoni, seguido na ordem por Índio Costa, Graça Pereira, Nildo Cardoso, André Correa e Roberto Henriques. 

Depois de uma homenagem emocionante ao cantor ‘Teixeirinha’, que fez uma bela música para  a cidade de Campos, o presidente da ALERJ Paulo Melo fechou a solenidade. Após a cerimônia festiva todos se dirigiram a sede do partido para o corte oficial da faixa de inauguração. 

Um grande evento para uma sigla que nasce forte visando ser mais uma alternativa democrática. 

Cláudio Andrade 

Cirurgião Ivo Pitanguy internado com pneumonia





O cirurgião plástico Ivo Pitanguy chegou da Europa há alguns dias com pneumonia. Ele está internado no Hospital Samaritano, no Rio. Mas passa bem e já tem previsão de alta. As informações são jornalista Ancelmo Gois.

População de Guarus critica postura de Garotinho ao comparar os mesmos a "cachorros" em reunião de organização do PSD


O final de semana foi marcado por uma polêmica que envolveu o deputado federal Anthony Garotinho, a população de Guarus e o deputado estadual Roberto Henriques. Segundo Henriques, Garotinho teria chamado, em um programa de rádio, no último sábado (03), as pessoas que participavam de uma reunião de organização do núcleo de bairro, para preparação da inauguração da sede do PSD, de “cachorros”. A equipe do site CAMPOS NOTÍCIA entrou em contato com o deputado federal Anthony Garotinho para ouvir sua versão, mas o mesmo não atendeu os telefonemas feitos.

A população também ficou revoltada com a situação e opinaram sobre o assunto. Segundo eles, o mínimo que o deputado Garotinho pode fazer agora é retratar-se. A artesã Márcia Monteiro, 54 anos, moradora da rua João Antunes de Freitas, no Parque São José, disse que não estava na reunião, mas solidariza-se com os amigos que estavam presentes. “É horrível sermos destratados dessa forma. Ser igualado a um cachorro é lamentável. Estou indignada com isso, nunca passei por tanta humilhação”, afirmou.



A dona de casa Vanilda da Silva, 40 anos, moradora na rua Mussurepe, no Parque Lebret, estava na reunião e concorda com as afirmações de Márcia. “A gente estava reunido tratando de coisas sérias sobre a inauguração do PSD e não estávamos de brincadeira. É demais sermos comparados a cachorros”, disse Vanilda, lembrando que nem cachorro quente foi servido.
O empresário Robson Alvarenga, 40 anos, morador na rua Rio Bonito, também não estava na reunião, mas pediu para sua esposa ir representá-lo. “Ela e eu ficamos horrorizados quando soubemos da declaração de Garotinho. Acho que deveria ter mais respeito da parte dele, pois só tinham pessoas de família reunidas. Ele teria que se preocupar com outras coisas e não com uma simples reunião”, disse.
A técnica de enfermagem Jane Araújo, 56 anos, relatou que o caso foi de pura maldade. “Acho que quem fez isso, não tem o que fazer. É muito despeito falar um descaso desses. Nós somos seres humanos e não qualquer outra coisa”, contou. Em concordância, a dona de casa Regina Edna Teixeira, 43 anos, moradora na rua Novo Horizonte, disse que também está indignada com a declaração. “Fiquei muito triste em ser comparada a um cachorro. Acho que ninguém deveria passar por isso”, contou.


As informações completas podem ser lidas AQUI no site Campos Noticia. 



Condenca faz 4º termo aditivo de aluguel de 03 veículos por R$ 25.933.50 por 03 meses



CODEMCA
EXTRATO DO 4º TERMO ADITIVO
PROCESSO n.º 2009.010.000044-1-PR
CONVITE n.° 006/2009
CONTRATO n.° 004/2012
CONTRATADA: F.M. TRANSPORTE E COMÉRCIO LTDA. - ME
OBJETO: Contratação de empresa especializada para aluguel de 03 (três) veículos para atender as necessidades desta Cia., sem fornecimento de combustível e motorista.
VALOR GLOBAL: R$ 25.933,50 (vinte e cinco mil, novecentos e trinta e três reais e cinqüenta centavos)
PRAZO DO ADITIVO: 03 (três) meses
Campos dos Goytacazes, 16 de fevereiro de 2012.
Id: 1269096

Campos: secretaria de educação aluga imóvel na Pelinca por R$ 6.942.27 mil ao mês para instalação de departamentos



EXTRATO DE CONTRATO

Objeto: Locação de 01 (um) imóvel localizado à Avenida Pelinca, nº 322, para instalação do Conselho Municipal de Educação, Conselho FUNDEB e Conselho de Alimentação Escolar.

Partes: Ivan de Freitas Ribeiro e Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes;
Vigência: 12 (doze) meses;

Valor: R$ 6.942,27 (seis mil, novecentos e quarenta e dois reais e vinte e sete centavos) mensais.
Data: 31/01/2012;
Dotação: PT. 12361001327060000
Despesa: 3 3 9 0 3 6

Campos dos Goytacazes, 15 de fevereiro de 2012.
Joilza Rangel Abreu
Secretária de Educação

Eike Batista é o 10º mais rico do mundo, aponta ranking da Bloomberg



Eike Fuhrken Batista, 52 anos, nascido em novembro de 1956, formado em engenharia metalúrgica, é um empresário brasileiro que atua em várias áreas, com destaque para os setores de mineração e de petróleo. Conhecido por sua ousadia nos negócios, Eike é casou com a atriz e modelo Luma de Oliveira, um símbolo sexual dos homens brasileiros na década de 80.

Eike é um dos sete filhos do empresário Eliezer Batista, ministro das Minas e Energia no Governo João Goulart e, ao longo de boa parte da ditadura militar, presidente da Companhia Vale do Rio Doce. Quando ainda era novo foi morar com mãe na Alemanha dos 12 aos 13 anos. Estudou engenharia na Universidade de Aachen, mas acabou desistindo do curso por o considerar muito monótono.

O empresário Eike Batista enriqueceu US$ 3 bilhões e chegou a uma fortuna estimada em US$ 30 bilhões, consolidando-se novamente como o oitavo homem mais rico do mundo e o maior bilionário brasileiro. As inforrmações são do Portal G1.