sábado, 20 de dezembro de 2008

UM PEDIDO AO PAPAI NOEL.

As crianças vêem o Papai Noel como um velhinho simpático, bonachão, que aparece uma vez por ano trazendo presentes. Um adulto, se acreditasse em Papai Noel, pensaria de outra maneira. Pensaria no Papai Noel como uma figura real, claro, porque adultos de há muito deixaram para trás a imaginação infantil. E isso geraria muitas perguntas. É casado, o Papai Noel? Se é casado, por que a mulher dele nunca aparece? E como será a mulher dele? Uma mulher simpática, bonachona, dadivosa, uma verdadeira Mamãe Noel, ou quem sabe é uma megera, sempre disposta a brigar com o marido e a acusá-lo (“Não me venha com essa história que você passou a noite entregando brinquedos, que eu não acredito”)? E filhos? Será que o Papai Noel tem filhos? E como será que esses filhos o vêem? Será que também o acusam, com frases tipo: “Meu pai se interessa por todos os filhos, menos por nós”?. E a vida cotidiana do Papai Noel, de que maneira transcorre? Diz a lenda que ele tem uma gigantesca fábrica de brinquedos no Pólo Norte. Se isso é verdade, como está enfrentando a crise? Está mantendo a produção, ou vai dar férias coletivas para os empregados? E como será o seu relacionamento com o sindicato da categoria? O que tem a dizer sobre a redução do IPI?

***

Mas vamos dizer que, por um instante, esse adulto cético, amargurado, passe por aquilo que o poeta inglês Coleridge chamou de “suspension of disbelief”, a suspensão da descrença, condição importante para que penetremos no mundo da fantasia literária e da fantasia em geral. De repente, esse adulto vê-se diante do Papai Noel, que ali está, sorridente, perguntando ao homem o que ele quer: “Peça, e seu pedido será atendido.” O que você responderia?

As respostas talvez variassem, mas há uma na qual todos nós concordaríamos. E seria a seguinte: faça com que eu acredite de novo em Papai Noel. Faça com que eu recupere a ingênua e alegre crença da infância. Mais: faça com que eu recupere todas as minhas crenças, a crença de que os pais sabem tudo e podem tudo, a crença de que um mundo melhor, com mais justiça e menos iniqüidade, é possível. A crença de que a fome e a destruição ambiental vão terminar, que os povos vão se entender, que as guerras e o terrorismo terminarão. A crença de que os seres humanos são no fundo intrinsecamente bons e de que a solidariedade entre nós e possível. A crença de que nem tudo é feroz competição ou luta pelo poder.

***

Há chance de que este sonho se torne realidade? Não sabemos. Mas temos de sonhar. E temos de acreditar, ainda que por um momento, por um fugaz momento, de que Papai Noel existe. É a criança que, apesar de tudo, vive dentro de nós consolando e dando forças ao adulto que somos. Milagre natalino? Certamente. Mas uma vez por ano, ao menos, podemos crer em milagres.

Moacyr Scliar.


GOVERNO ESTADUAL MONTA HOSPITAL DE CAMPANHA EM CARDOSO MOREIRA.

O governo estadual decidiu neste sábado (20) montar um hospital de campanha em Cardoso Moreira, no Norte do estado, município mais afetado pela chuva que atingiu a região Norte e Noroeste do Rio. Dos 12 mil habitantes da cidade, dez mil estão desabrigados e desalojados, segundo o coronel Moacir Pires, responsável pela Defesa Civil naquela área.

Fonte- G1.

O QUE É SER BRASILEIRO?

O blog convida os seus amigos internautas para uma proposta de debate interessante. O QUE É SER BRASILEIRO? Mande a sua opinião e colabore com esse espaço de utilidade pública e de debate.

Cláudio Andrade.

CUSTO DE VEREADORES NO BRASIL SUPERA MUITOS PARLAMENTOS.

Abaixo, uma tabela de custos:

EX-CHEFE DE POLÍCIA CIVIL DO RIO DE JANEIRO CONSEGUE HABEAS CORPUS NO STJ.

Acusados de usar a estrutura da Polícia para praticar crimes, o ex-chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro Ricardo Hallak e o inspetor Alcides Campos Sodré Ferreira conseguiram Habeas Corpus no Superior Tribunal de Justiça. Eles estavam presos preventivamente desde maio. Hallak foi denunciado por formação de quadrilha armada e corrupção passiva e o inspetor, por corrupção passiva.

Fonte-Estadão.

NOTÍCIAS DE DIREITO PUBLICADAS NOS JORNAIS DE HOJE.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência arquivou a sindicância aberta para investigar a participação de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em supostas escutas ilegais durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Depois de ouvir 84 pessoas, o GSI, ao qual à agência é subordinada, afirmou não ter encontrado indícios de participação dos agentes. Em um dos grampos, teria sido gravada uma conversa, entre o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). A transcrição foi publicada pela revista Veja. A notícia é destaque na Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e O Globo.

Espetáculo da PF

Em entrevista coletiva, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, afirmou ser o responsável pela diminuição da "espetacularização das prisões" realizadas pela Polícia Federal. Mendes considera que acertou quando externou sua "preocupação" sobre o chamado Estado policialesco. Ao falar sobre as relações entre a PF e a Abin, Mendes afirmou que "estavam criando um supersistema e de forma anárquica”.

"Aquilo que eu apontara, por exemplo, quanto ao estado policial era pior e mais grave do que eu imaginara e do que todos nós imaginávamos", afirmou. O presidente do STF rebateu críticas de que a corte só concede Habeas Corpus para pessoas ricas. Segundo Medes, foram mais de 300 HCs concedidos em 2008. "A tentativa de timbrar o tribunal como um tribunal de ricos é realmente uma atitude leviana, maldosa e irresponsável", concluiu.

Informações da Folha de S. Paulo também revelam o balanço estatístico do tribunal. Em 2008, houve uma redução de 41,7% dos processos analisados pelos ministros em relação a 2007. Os dados apresentados também mostram um fato curioso. De 5,3 mil comentários enviados ao Supremo pela população, 52% deles (ou 2.759) referiram-se às duas decisões de Gilmar Mendes de mandar soltar em menos de 48 horas o banqueiro Daniel Dantas.

Prisão excessiva

Especialistas ouvidos por reportagem da Folha de S. Paulo consideraram excessivos os 54 dias em que a gaúcha Caroline Pivetta da Mota ficou presa. "Ainda que ela fosse a primeira pichadora de São Paulo, não há justificativa para tamanho rigor. A impressão que dá é que ela foi pega como bode expiatório e isso extrapola os limites da lei", afirmou o ex-ministro da Justiça José Gregori. Para ele, "a Justiça foi de uma severidade draconiana".

"É claro que ela cometeu um ato criminoso, mas essa conduta caracteriza um crime de menor potencial ofensivo", afirmou o advogado David Rechulski. O especialista explicou que a denúncia contra ela está tipificada erroneamente. Ele explicou que o artigo 65 da Lei 9.605 é específico sobre pichação. Nesse caso, afirma, a punição é bem mais branda.

"Seria mais apropriado que ela fosse condenada a pintar as pichações da Bienal, já que a finalidade da pena é não apenas ser punitiva mas também educativa", completou o advogado.

Fraudes no Incra

A Polícia Federal deflagrou uma operação que, segundo o Ministério Público Federal, desmontou um grupo dentro da Superintendência do Incra em Mato Grosso que, há pelo menos 10 anos, mantém um esquema de falsificação de documentos para desapropriação de terras. Foram cumpridos 16 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão. Eles são denunciados por suspeita de obtenção de vantagem indevida, estelionato e formação de quadrilha. Entre os suspeitos estão o superintendente regional, João Bosco de Morais, exonerado nessa sexta pela direção do Incra, e outros sete servidores do órgão.

O MPF analisou seis processos de desapropriação concluídos pelo Incra entre 2004 e 2005. Ao todo, foram pagos mais de R$ 14 milhões por 7.024,45 hectares de terras supostamente pertencentes a particulares. Segundo o MPF, as áreas compradas já pertenciam ao estado de Mato Grosso ou à União. As informações são da Folha e do Estadão.

Operação Parasitas

O Estadão informa que a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo decidiu suspender o pregão do leilão eletrônico para o fornecimento de remédios. A decisão foi tomada depois de acusações de possíveis irregularidades no procedimento licitatório. Quem havia vencido os itens sob suspeita era a Dupatri Hospitalar Comércio, Importação e Exportação Ltda, distribuidora da Halex Istar. Ela ofereceu os melhores preços para dois dos cinco produtos submetidos a cotação pública, concorrendo com o próprio fabricante do produto, a Halex Istar.

Sediada em Goiânia (GO), a Halex Istar é um dos alvos da Operação Parasitas, que investiga fraudes de R$ 100 milhões em licitações para a compra de remédios e serviços hospitalares. O jornal recebeu uma carta que especificava que a fabricante ganharia pelo menos três dos cinco itens licitados. Segundo a carta, "o descritivo foi totalmente feito para o produto produzido por esta empresa (Halex Istar)".

Processo eleitoral

O Estadão informa que a defesa do candidato a prefeito mais votado nas eleições de Londrina (PR), Antonio Belinati (PP), vai tentar recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O TSE confirmou a rejeição do registro da candidatura de Belinati. Os advogados devem argumentar que houve alteração das regras, depois que o processo eleitoral estava em curso, para cassar o registro. O Ministério Público havia pedido a cassação sob alegação de que Belinati teve rejeitada a prestação de contas de 1999.

Caso Madoff

Reportagem do Estadão afirma que os bens do investidor Bernard Madoff ficarão congelados. O investidor conseguiu evitar seu depoimentos no tribunal depois de entrar em acordo com o juiz Louis Stanton, responsável pela ação apresentada pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA contra Madoff. O juiz exigiu que o congelamento inclua a tomada de controle sobre as suas obras de arte, propriedades, carros, jóias e demais bens. Madoff, acusado de fraude que envolve US$ 50 bilhões, está em prisão domiciliar. O investidor tem até 31 de dezembro para apresentar uma lista completa de seus ativos e passivos.

Fundo Soberano

Para garantir recursos para o Fundo Soberano, aprovado pelo Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que será enviada uma Medida Provisória. A Folha revela que o objetivo da MP é garantir a transferência de R$ 14,2 bilhões do orçamento de 2008 para o fundo soberano, mecanismo que viabilizará um aumento no gasto de 2009.

Plano Verão

Os poupadores que pretendem a revisão do expurgo do Plano Verão têm até 30 de dezembro para entrar com as ações na Justiça. Reportagem da Folha revela que o fim do prazo fez com os poupadores, que deixaram para entrar com a ação na última hora, enfrentassem filas em São Paulo. O Juizado Especial Federal da capital está em recesso. Mas haverá plantão especial nos dias 22, 23, 29 e 30 para atender os poupadores. O atendimento será das 9h às 12h, no Fórum Pedro Lessa. Na Justiça estadual, que recebe as ações contra os bancos privados, também houve filas. No Juizado Especial Cível central, o movimento dobrou. Foram 498 pedidos em apenas seis horas.

Quem tinha dinheiro aplicado em caderneta na primeira quinzena de janeiro de 1989 pode reivindicar o pagamento da diferença de 16,64% entre os índices de correção usados durante a implantação do Plano Verão. Em 15 de janeiro de 1989, com o Plano Verão, passou-se a adotar como parâmetro a rentabilidade da LFT (Letra Financeira do Tesouro).

Liberdade a policiais

Acusados de usar a estrutura da Polícia para praticar crimes, o ex-chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro Ricardo Hallak e o inspetor Alcides Campos Sodré Ferreira conseguiram Habeas Corpus no Superior Tribunal de Justiça. Eles estavam presos preventivamente desde maio. Hallak foi denunciado por formação de quadrilha armada e corrupção passiva e o inspetor, por corrupção passiva. As informações são do Estadão.

Risco de fuga

A Folha informa que a Justiça da Argentina suspendeu a decisão que havia autorizado a libertação de um grupo de ex-oficiais da Marinha acusados de genocídio contra presos políticos durante a última ditadura no país, de 1976 a 1983. A Câmara Nacional de Cassação Penal suspendeu a decisão mediante recurso do Ministério Público que apontava risco de fuga dos acusados e de sanções internacionais contra a Argentina. Os ex-integrantes do regime militar tiveram a liberação autorizada por vencimento de prisão preventiva.

STF PEDE INFORMAÇÕES À CÂMARA DOS DEPUTADOS.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello enviou no final da noite desta sexta-feira (19) pedido de informações ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), sobre a recusa da Casa em promulgar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criou 7.343 novas vagas de vereadores. Mello não fixou prazo para a resposta de Chinaglia.

A PEC foi aprovada pelo Senado na madrugada de quinta-feira (18). No mesmo dia, à tarde, a Câmara se recusou a promulgar a proposta, porque o Senado teria retirado do texto a proposta de redução de gastos. Sem a chancela dos deputados, a medida não pode entrar em vigor.

Fonte- G1.

A LISTA DOS QUE DISSERAM SIM AO AUMENTO DE CADEIRAS PARA OS VEREADORES..

1. Alagoas: Ada Mello (PTB) e Renan Calheiros (PMDB);

2. Amazonas: Arthur Virgílio (PSDB) e Jefferson Praia (PDT);

3. Amapá: Gilvam Borges (PMDB) e Papaléo Paes (PSDB);

4. Bahia: Antônio Carlos Junior (DEM) e César Borges (PR-BA);

5. Ceará: Inácio Arruda (PCdoB), Patrícia Saboya (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB);

6. Distrito Federal: Adelmir Santana (DEM) e Gim Argello (PTB):

7. Espírito Santo: Gerson Camata (PMDB), Magno Malta (PR) e Renato Casagrande (PSB);

8. Goiás: Demóstenes Torres (DEM), Lúcia Vânia (PSDB) e Marconi Perillo (PSDB);

9. Maranhão: Roseana Sarney (PMDB);

10. Mato Grosso: Serys Slhessarenko (PT), Gilberto Goellner (DEM) e Jayme Campos (DEM);

11. Mato Grosso do Sul: Delcídio Amaral (PT) e Valter Pereira (PMDB);

12. Minas Gerais: Eduardo Azeredo (PSDB) e Wellington Salgado (PMDB);

13. Pará: Flexa Ribeiro (PSDB) e José Nery (PSOL);

14. Paraíba: Cícero Lucena (PSDB);

15. Paraná: Flávio Arns (PT) e Osmar Dias (PDT);

16. Pernambuco: Marco Maciel (DEM);

17: Piauí: Heráclito Fortes (DEM), João Vicente Claudino (PTB) e Mão Santa (PMDB);

18. Rio de Janeiro: Francisco Dornelles (PP), Marcelo Crivella (PRB) e Paulo Duque (PMDB);

19. Rio Grande do Norte: José Agripino (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM);

20. Rio Grande do Sul: Paulo Paim (PT), Pedro Simon (PMDB) e Sérgio Zambiasi (PTB);

21. Roraima: Augusto Botelho (PR), Mozarildo Cavalcanti (PTB) e Romero Jucá (PMDB);

22. Rondônia: Expedito Júnior (PR), Fátima Cleide (PT) e Valdir Raupp (PMDB);

23. Santa Catarina: Ideli Salvatti (PT) e Neuto do Conto (PMDB);

24. São Paulo: Aloizio Mercadante (PT) e Eduardo Suplicy(PT);

25. Sergipe: Antônio Carlos Valadares (PSB) e Virgílio de Carvalho (PSC);

26. Tocantins: João Ribeiro (PR) e Leomar Quintanilha (PMDB).

ELES FORAM OS ÚNICOS CONTRÁRIOS AO AUMENTO NAS CADEIRAS DE VEREADORES.

1) Álvaro Dias (PSDB-PR);

2) Cristovam Buarque (PDT-DF);

3) Kátia Abreu (DEM-TO);

4) João Pedro (PT-AM);

5) Raimundo Colombo (DEM-SC); e

6) Tião Viana (PT-AC).

AS MANCHETES DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO BRASIL.

Globo: Lula: país não precisa de mais sete mil vereadores

- Folha: Bush socorre montadoras com US$ 17 bi

- Estadão: Lula diz que juros vão baixar no início do ano

- JB: Chuva deixa 30 mil desalojados no Rio

- Correio: Distritais criam bairro chique só para servidor

- Valor: Petrobras confirma plano de US$ 31 bi para refinarias

- Gazeta Mercantil: Autopeças recebem R$ 3 bilhões do BB

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

EXCLUSIVO: PROVAS DO PSF ESTÃO SUSPENSAS NOVAMENTE.

O blog havia anunciado que um Mandado de Segurança foi impetrado nesta quinta-feira com pedido de liminar visando à suspensão da provas do PSF. Neste momento, são 21 horas e a liminar acaba de ser concedida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A liminar do Mandado de Segurança suspendeu as provas do PSF.
O desembargador acatou o argumento dos impetrantes no sentido de que não há fonte de custeio para o pagamento dos possíveis aprovados.

ATUALIZAÇÃO ÀS 01:42.

Segundo o Desembargador já está acima dos 60% do orçamento, limite máximo permitido pela legislação. A decisão de suspender o concurso é do desembargador do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Binato Castro, relator do processo 2008.004.01704.


Cláudio Andrade.

SOMENTE 30% DOS HABEAS CORPUS SÃO CONCEDIDOS.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, negou nesta sexta-feira, 19, em entrevista coletiva que a atuação da Corte favoreça pessoas com maior poder aquisitivo. Ele lembrou que o índice de concessão de habeas-corpus é de 30% dos pedidos que chegam ao tribunal.
"Não temos Justiça de classe no Brasil, mas sim uma assistência judiciária deficiente. A tentativa de timbrar o STF como um tribunal de ricos é leviana, maldosa e irresponsável", afirmou Mendes ao fazer um balanço das atividades da Corte em 2008.
O presidente do STF argumentou que existem 5 mil defensores públicos no País e cerca de 400 mil presos, o que demonstraria a ineficiência do sistema de assistência aos cidadãos de baixo poder aquisitivo.

Fonte- Agência Brasil.

PAPAI NOEL DA CÂMARA.




O PRESENTE DA CÂMARA DOS VEREADORES.

AS MANCHETES DE HOJE PELO BRASIL.

Globo: Senado ignora a crise e aprova na madrugada pacote de gastos

- Folha: Lula não vê motivos para demissões nas empresas

- Estadão: Orçamento corta R$ 4,8 bi do PAC

- JB: Maia é obrigado a cancelar sua festa

- Correio: Condomínios entram na lei

- Valor: Petrobras confirma plano de US$ 31 bi para refinarias

- Gazeta Mercantil: Autopeças recebem R$ 3 bilhões do BB

- Estado de Minas: Farra termina antes de começar

- Jornal do Commercio: HR sem solução

TRÊS MUNICÍPIOS DECRETAM ESTADO DE EMERGÊNCIA.

Os municípios de Porciúncula, Itaperuna e Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense, decretaram situação de emergência por causa da chuva que atinge o Rio desde o último fim de semana. As informações são da Defesa Civil estadual e da Prefeitura de Porciúncula.

Fonte- G1.

ATRIZ LETÍCIA SABATELLA É INTERNADA.

A atriz Letícia Sabatella, de 38 anos, está internada com problemas no coração, na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio. De acordo com a assessoria da clínica, Letícia deu entrada na madrugada desta sexta-feira (19), com uma arritmia cardíaca. Ainda segundo a assessoria, Letícia está em observação, mas passa bem. Ela está escalada para a novela das 20h, "Caminho das índias", da autora Glória Perez.

CAMPOS NA FOLHA DE SÃO PAULO EM ARTIGO DE GABEIRA.

"Chovendo no molhado". Esse foi o artigo de hoje do Deputado Federal Fernando Gabeira publicado na Folha de São Paulo. Gabeira relata a situação do município de Campos dos Goytacazes e do Estado de Santa Catarina.

Fala de suas visitas ao município do Rio de Janeiro e ao Estado da Região Sul do país. Entretanto, sem apresentar qualquer opinião plausível acerca da situação em voga, o deputado faz duas citações: uma ao prefeito Alexandre Mocaiber e outra à Prefeita eleita de Campos Rosinha Garotinho.

Disse Fernando Gabeira: "Um coisa ficou clara em Campos. Quando não crê nos políticos, a população se distancia. O Prefeito desapareceu e a sucessora teve suas contas bloqueadas"

Não estou aqui para fazer defesa da prefeita eleita, mas a citação de Gabeira é extremamente fora de contexto. Citar a ausência de Alexandre Mocaiber é pertinente, afinal diante de toda a tragédia ocorrida em Ururaí e na Lagoa de Cima, não foi observada a presença física do prefeito em nenhuma ocasião.

Em contrapartida, Rosinha e seu grupo estiveram trabalhando arduamente junto aos desabrigados e desalojados. Inclusive foi a equipe de transição que recebeu o Secretário estadual de Saúde e o próprio Fernando Gabeira, onde foram relatados ao parlamentar, a situação de nosso município.

Gabeira faz política partidária e não social. Usa o seu espaço na Folha de São Paulo para dar uma 'estocada' fora de contexto na ex-governadora do Rio de Janeiro. Não é momento para referências à processos judiciais. O tempo é de união de forças para que nosso município possa superar mais uma crítica situação.

Cláudio Andrade.

CONCURSO PARA CASIMIRO DE ABREU ENCERRA INSCRIÇÕES NO DIA 22.

Prefeitura de Casimiro de Abreu encerra no dia 22, o prazo de inscrição para o concurso público

Terminam na próxima segunda-feira, dia 22/12, as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu, da Fundação Cultural Casimiro de Abreu e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto. São 534 vagas distribuídas entre os níveis: Elementar, Fundamental, Médio e Superior.

Os interessados poderão se inscrever pelo endereço eletrônico, da instituição responsável, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado – IPDEP- www.ipdep.org.br, até às 23h59min. desta segunda-feira, dia 22 . O candidato, também, poderá se inscrever no posto fixo, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10 às 16h, no CIEP Municipalizado 459 - José Bicudo Jardim, situado à rua Fábio José Ribeiro, s/n, Centro, Casimiro de Abreu- RJ e no CIEP Municipalizado 406- Ludevis Teixeira Bastos, à rua Cesário Alvim, s/n, Vila Nova- Barra de São João- RJ

A taxa de inscrição varia entre R$ 25,00 para quem é Alfabetizado; R$ 35,00 para o Nível Fundamental I; R$ 40,00 para o Nível Fundamental II; R$ 50,00 para o Médio e R$ 60,00 para quem concorre às vagas do Nível Superior

A prova objetiva, comum a todos os candidatos, está prevista para ser aplicada entre os dias 24 e/ ou 25 de janeiro de 2009. O Cartão de Confirmação de Inscrição- CCI- informando o local e horário da prova começa a ser entregue entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2009.

Para ser aprovado é necessário que o candidato acerte no mínimo 50% do total de pontos. O resultado final do concurso está previsto para o dia 20 de março.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

12 MUNICÍPIOS FLUMINENSES AFETADOS PELAS CHUVAS.

Já são 8,5 mil pessoas e 12 municípios fluminenses afetados pelas chuvas e pela elevação dos rios que cortam cidades do norte e noroeste do estado. Em Pomba, 90% da área está alagada, e Cardoso Moreira e Santo Antônio de Pádua estão isolados.

Levantamento feito na manhã desta quinta-feira pela coordenação da Defesa Civil do Estado mostra que as chuvas registradas nesta quarta deixaram 2.484 desalojados e 173 desabrigados.

Em todo o Estado, neste momento, os municípios mais afetados pelas chuvas são Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Cardoso Moreira, Natividade (onde há risco de deslizamentos), Itaocara e Cambuci, onde foram registradas inundações. A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) ressalta que as chuvas de ontem já afetaram mais de 14.195 pessoas em todo Estado.

A maioria das vítimas é moradora da cidade de Lage do Muriaé, onde o Rio Muriaé transbordou, inundando casas e ruas. Em Itaperuna, o hospital São José do Avaí foi obrigado a transferir seus ambulatórios porque o térreo do prédio foi tomado pelas águas.

Fonte- O Dia.

NOTA OFICIAL DA PREFEITA CARLA MACHADO.

NOTA OFICIAL


Em razão das fortes chuvas, que caem intermitentemente, a Prefeitura de São João da Barra decide adiar sine die o lançamento da programação do Verão/2009, previsto para ocorrer neste dia 19, às 10hs, no Cine Teatro São João, entendendo que o momento é de solidariedade e necessidade de reunir esforços para colaborar com os munícipes que se encontrem em situação de risco iminente ou impossibilitados de permanecer em suas casas em razão do elevado índice pluviométrico registrado nas últimas horas.

A Prefeitura está concentrando esforços no sentido de atender a todas as demandas com a maior agilidade possível, visando reduzir ao máximo os impactos sofridos por aqueles que por ventura estejam passando qualquer tipo de necessidade. Todas as Secretarias foram colocadas em estado de alerta para possíveis chamados e a base de operações será o comando da Defesa Civil Municipal, órgão habilitado a realizar os procedimentos em casos como este.

Desejamos que em breve toda a população retome a sua rotina, fazendo com que nossa cidade sinta o mínimo possível os efeitos do temporal que atinge há semanas a Região Sudeste, e em especial os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Nas próximas horas estaremos realizando os levantamentos preliminares dos prejuízos, a fim de saná-los. Buscaremos, também, apoio das esferas estadual e federal, com o objetivo de realizarmos as intervenções que se apresentam mais urgentes.

CARLA MARIA MACHADO DOS SANTOS

Prefeita

SENADO VAI RECORRER NA QUESTÃO DOS VEREADORES.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), anunciou nesta quinta-feira (18) que o Senado irá entrar com um mandado de segurança nesta sexta-feira (19) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão da Câmara de evitar a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o número de vereadores no país.

De acordo com Garibaldi, o recurso vai ser protocolado nesta sexta-feira pela Advocacia Geral do Senado. “Tomei a decisão levando em consideração os precedentes do Supremo e dessa Casa”.

Fonte- G1.

VEREADOR NECO É EMPOSSADO.

O vereador e atual Presidente da Câmara dos Vereadores de São João da Barra, o Neco, obteve liminar no TRE e foi empossado agora a tarde pela juíza eleitoral do município.

PARQUE PRAZERES.

Na Avenida Francisco Lamego perto da Destilaria há necessidade do envio de caminhões de areia, pois há receio de inundação total do Parque Prazeres. A situação é de calamidade e o volume do Rio Paraíba sobe muito rápido.

BANCOS ABREM NA VÉSPERA DE NATAL.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nesta quinta-feira (18) o horário de funcionamento dos bancos nos feriados de Natal e ano novo.

Os bancos abrirão na véspera de Natal (quarta-feira, dia 24) por duas horas em todo o país, com funcionamento diferenciado entre capitais e regiões metropolitanas e interior.

Nas capitais e regiões metropolitanas, o funcionamento recomendado pela Febraban será das 9h às 11h, enquanto no interior as agências estarão abertas entre 8h e 10h.

NO BAIRRO DA CHATUBA.

Agora a noite várias famílias foram removidas para o CIEP do Parque São Jorge. O clima é tenso e existe a necessidade de uma atuação rápida e eficaz da Promoção Social.

CAOS NO PARQUE SANTA ROSA.

Remoção de 45 famílias que estão há 05 anos. A situação desses moradores no chamado 'abrigão". Ele foi construído pelos próprios moradores do Parque Santa Rosa. As famílias estão sendo removidas para o CIEP do Santa Rosa. Existe a necessidade de água, roupas e fraldas, pois as famílias perderam tudo.

AINDA HÁ ESPERANÇA.

Li hoje no Jornal O Globo a matéria referente ao senhor Daniel Manoel da Silva. Ele perdeu quatro netos e um irmão. Sua casa desabou e a pequena fábrica também desmoronou. Mesmo diante da tragédia que abalou Santa Catarina e em especial, a sua família, Manoel conseguiu dar uma lição de moral a grande parte de nossa nação.

Em um dos casacos doados à sua família foi encontrado 20 mil reais em dinheiro. Entretanto, seu Manoel deu uma prova de dignidade e, mesmo diante de tudo que passou, encontrou tempo para ensinar a sua neta(ela que achou o dinheiro), que os valores morais e éticos ainda existem, apesar dos diários exemplos contrários. Resultado: Devolveu o dinheiro.

A pergunta que não quer calar: Você devolveria o dinheiro?

Cláudio Andrade.

O INTERROGATÓRIO.


A Torcida era grande!

SENADO APROVA PEC E CONFIRMA CRIAÇÃO DE 57 MUNICÍPIOS.

O Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (18) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que confirma a criação de 57 municípios que estavam ameaçados de ser extintos.

A nova Emenda Constitucional deve ser promulgada em sessão do Congresso Nacional ainda nesta quinta-feira.

Para que a votação ocorresse, ocorreram numa mesma noite todas as sessões de discussão e os dois turnos de votação necessários para que se aprove uma mudança na Constituição. Isso porque esta é última semana de trabalho dos parlamentares, que entram em recesso a partir de sexta-feira (19), voltando a trabalhar somente em fevereiro de 2009.

Risco de desaparecer

Os 57 municípios beneficiados corriam o risco de desaparecer. Em setembro de 1996, a Emenda Constitucional (EC) nº 15 definiu que os estados só podem criar novas cidades com base em uma lei complementar federal que até hoje não foi votada no Congresso.

Devido a isso, os 28 municípios criados após a edição da emenda constitucional são considerados irregulares. Outros 29 instituídos um pouco antes da emenda, mas que ainda sofrem questionamentos judiciais quanto ao processo de emancipação, também correm o risco de voltarem a ser distritos.

Em maio do ano passado, o STF considerou ilegais as leis estaduais que fundaram os municípios após setembro de 1996. A partir da decisão, o Supremo fixou prazo de 18 meses para que o Congresso Nacional votasse a lei complementar federal.

Obs do Blog.

Entendo ser uma grande vergonha a criação de mais 57 municípios. A quantidade exorbitante de municípios que possuímos em nosso país faz surgir verdadeiras 'aberrações' federativas. Existem Distritos que não possuem qualquer condição estrutural de serem elevados à condição de Município. Não poderiam nunca terem saído da condição distrital.

Com certeza o 'rolo compressor' do Congresso Nacional agiu na 'calada da noite'. A criação desses Municípios serve apenas para criar novos cargos de vereadores e Prefeitos. Infelizmente serão Municípios sem escolas e hospitais de qualidade. Saneamento básico e segurança inexistentes.

Infelizmente o Índice de Desenvolvimento Humano é irrelevante quando estamos diante de interesses políticos de cunho eleitoreiro.

Cláudio Andrade.


TSE JULGA HOJE O PEDIDO DE CASSAÇÃO DO MANDATO DO GOVERNADOR DO MARANHÃO.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou para esta quinta-feira (18), por falta de quórum, o julgamento que definirá o futuro do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT). A análise da ação em que a coligação da senadora Roseana Sarney (PMDB) pedia a cassação do mandato de Lago (PDT) e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), estava prevista para ocorrer na noite desta quarta.

A coligação rival do governador e o Ministério Público Eleitoral (MPE) haviam pedido a cassação dos mandatos do governador e vice, por suspeita de compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2006.

A coligação “Maranhão – A Força do Povo”, ligada à candidatura de Roseana, acusou o governador de captar votos por meio da distribuição de cestas básicas a pescadores e também apontou que Lago teria criado convênio com a Associação dos Moradores do Povoado de Tanque com o objetivo de desviar dinheiro, distribuir combustível, reformar e construir casas na periferia.

O governador e o vice negam as acusações. Eles alegam que houve violação aos princípios da ampla defesa e do devido processo legal (garantias constitucionais em um processo), pois, segundo eles, houve limitação no número de testemunhas e na produção de provas.

A defesa de Jackson Lago argumentou, ainda, que o fato de o TSE ter limitado a seis testemunhas a contradição de nove acusações estaria “ferindo os preceitos do artigo 5º da Constituição Federal”.

Fonte- TJ/MA

SENADO APROVA PEC E AUMENTA EM 7.343 O NÚMERO DE VEREADORES NO PAÍS.

O Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (18) Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta em 7.343 o número de vereadores no Brasil. Com a decisão, o país terá 59.791 vereadores - ante os 51.748 atuais. Um artigo prevê que a mudança valerá para os vereadores que tomarão posse no próximo mês. A emenda deverá ser promulgada pelo Congresso ainda nesta quinta.

O parecer do relator César Borges prevê 24 faixas de limites de vereadores nas Câmaras Municipais. Os municípios com até 15 mil habitantes terão o mínimo de nove representantes e os municípios com mais de 8 milhões de habitantes terão o máximo de 55 vereadores.

Fonte- G1.

Obs do Blog.

Uma vez aprovada existe a possibilidade de o STF ser questionado acerca da constitucionalidade da medida. O principal ponto a ser discutido é o efeito retroativo, ou seja, a validade imediata, que altera desde de já a composição de diversas Câmaras de Vereadores. O Ministro Ayres Brito já se posicionou contrário à aplicação imediata. Vale ressaltar que o Estado do Rio de Janeiro terá 359 novos Vereadores.

Cláudio Andrade.

A IDADE E OS BEIJOS.

Na semana passada, estava chegando à casa de minha mãe quando assisti a uma cena muito interessante. Um casal de idosos caminhava pela calçada, abraçados, e de repente, deram um beijo na boca cinematográfico; digno das grandes películas e daqueles de causar inveja a qualquer um.

Quantos jovens, nos dias de hoje, casados ou não, não se dão mais ao luxo de se beijarem ardentemente? Lógico que o desejo do primeiro ano de relacionamento não é o mesmo depois de décadas de convívio; entretanto, manter a ‘chama’ acesa é prova de amor e não, de paixão.

O beijo do qual fui testemunha ocular levou-me à seguinte reflexão: por que nos esquecemos dos momentos mais simples em detrimento ao doloroso dia a dia materialista? Assistir a um casal de idosos trocando carícias e beijos ardentes nos obriga a pensar. Não há conotação vulgar nesses beijos e sim, uma prova inconteste de que o amor pode suportar até o implacável tempo.

No mundo implacável do culto ao corpo e da busca incessante da independência financeira, é muito bom rever representantes dignos de uma época em que o grande êxtase era sim, o entrelaçar das mãos, a cabeça no colo para uma carícia rápida e automática e a pipoca a dois no cinema da tarde.

As rugas, o corpo em desnível e o natural envelhecimento não foram capazes de privá-los de momentos lindos e cultivados desde os anos de namoro. Qual seria então a explicação, melhor dizendo, a receita para a manutenção da ‘chama’ acesa?

Não sei a resposta. Estou é convicto de que algumas coisas deveriam mudar em nossas vidas; afinal, é nosso dever resgatar minúcias que deixamos morrer por puro descuido. A empresa-coração deve ser reciclada sempre. A reciclagem à qual me refiro não diz respeito a substituições físicas e sim, à renovação do espaço ocupado para que ele não se deteriore. Afinal, desejamos ou não beijar depois dos sessenta anos?

Artigo de minha autoria publicado no Jornal O Diário de hoje.

Cláudio Andrade.


SÃO JOÃO DA BARRA PAGA SEGUNDA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO.

SÃO JOÃO DA BARRA PAGA SEGUNDA

PARCELA DO 13º NESTA SEMANA

Os funcionários da prefeitura de São João da Barra recebem nesta sexta-feira (19), a segunda metade do 13º salário. A primeira parcela foi paga em junho e, obedecendo a legislação brasileira que determina o pagamento total do “abono de Natal” até o dia 20 de dezembro, a parcela final vai ser paga neste dia 19. O salário de dezembro, como já estava previsto no calendário de pagamentos, vai ser efetuado no próximo dia 23, terça-feira.

De acordo com o secretário de Administração, Luiz Augusto Bomgosto da Cunha, o calendário de pagamento de 2009 vai ser divulgado até o final do mês: “Em breve vamos divulgar as datas dos pagamentos do próximo ano. Essa prática já é adotada pela prefeitura há dois anos, se tornando um marco do governo de Carla Machado”.

ROSINHA DIPLOMADA.

A prefeita eleita de Campos Rosinha Garotinho foi diplomada agora a pouco no Teatro Trianon, em ato solene presidido pela juíza da 100ª Zona Eleitoral de Campos Márcia Succi, na mesma ocasião em que

os vereadores eleitos e suplentes também foram diplomados. Com isso a juíza declarou terminado o processo eleitoral em Campos.

Logo após a diplomação e depois do discurso do presidente da Câmara Marcos Bacellar, Rosinha assumiu a palavra e discursou agradecendo a Deus, ao marido – a quem chamou de "meu líder político" -, a família e as muitas pessoas que se uniram para conquistar a vitória que, a prefeita, dedicou ao povo, "Dedico a vitória ao povo de Campos", disse.

Ao sair da mesa para ir ao púlpito discursar, Rosinha pegou uma Rosa da ornamentação e ofereceu ao pianista Artur Moreira Lima, que momentos antes havia feito o concerto, que abriu a cerimônia.

Em sua fala Rosinha lembrou os grandes nomes da história campista que não tiveram medo de enfrentar o destino e o poder que havia se instalado, ela citou José do Patrocínio e Benta Pereira, "que aos 72 anos sobre um cavalo desafiou o legislativo", apontou.

Mais a frente a prefeita disse que a realidade que enfrentará ao assumir o executivo municipal, será difícil, porém ela conta com o apoio da Câmara dos Vereadores, Ministério Público e com o poder judiciário para poder realizar o que Campos precisa, "Quando disse na campanha que Campos precisa de todos nós, não era apenas retórica", afirmou.

Relembrando o passado de lutas dos antigos moradores de Campos, e do tempo de menina, Rosinha terminou o discurso parafraseando os versos do Hino Nacional, "Campos verá que uma filha sua, não foge à luta".

TRE/RJ ADIA DIPLOMAÇÃO DE PREFEITA DE MAGÉ.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) adiou a diplomação da prefeita eleita de Magé, na Baixada Fluminense, Núbia Cozzolino, marcada inicialmente para esta quarta-feira (17). O desembargador Luiz Felipe Francisco, vice-presidente em exercício do TRE-RJ, determinou que a solenidade seja realizada nesta quinta-feira (18).

No dia 11 de dezembro, a juíza auxiliar da 110ª Zona Eleitoral de Magé, Luciana Mocco Moreira Lima, determinou que fosse negada a diplomação da prefeita reeleita por abuso de poder político. Na segunda-feira (15), o desembargador Luiz Felipe concedeu liminar em ação cautelar da prefeita, suspendendo os efeitos da decisão.

O Ministério Público Eleitoral iniciou uma investigação em maio deste ano, quando foi encontrada uma propaganda irregular institucional em 800 kombis que trabalhavam no transporte de passageiro em Magé.

A Procuradoria Regional Eleitoral solicitou, nesta quarta-feira (17), uma revisão da liminar, alegando já haver outra decisão em primeira instância, também da juíza Luciana Mocco Moreira Lima, negando a diplomação por processo diverso.

De acordo com o TRE-RJ, embora tenha mantido a liminar, o desembargador avaliou ser prudente adiar por um dia a diplomação, de modo a evitar insegurança ao eleitorado da cidade em função de “decisões antagônicas e posicionamentos conflituosos”.

Fonte- G1.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

NÃO FAÇO POSTAGENS LEVIANAS.

Não sou jornalista, mas tenho alguns amigos que me fornecem algumas notas que, quando entendo pertinente, divulgo. Um deles é o Zízimo. Com relação ao PSF, eu mesmo tenho parentes dentistas que estão estudando para as provas que, até segunda ordem, serão realizadas no dia 28 de Dezembro.


A postagem que fiz referente ao Mandado de Segurança não é leviana. Não sou 'louco' a ponto de querer criar um clima desfavorável a quem quer que seja. Não fiz isso nas eleições e não será agora que eu farei.


Mesmo assim, tenho o direito de publicar as informações que chegam ao meu conhecimento. Torço para que as provas sejam realizadas, entretanto, que existem possibilidades contrárias, isso é a mais pura verdade.


Cláudio Andrade.

PSF: NOVOS EMBATES.

Zízimo soube de fonte segura que a questão do PSF não está fechada no que concerne à realização das provas no dia 24 de Dezembro. A novela poderá ter mais um capítulo. Trata-se de um remédio Constitucional denominado Mandado de Segurança que deve ser impetrado a qualquer momento no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Não gostaria de estar informando isso, mas trata-se de uma informação oriunda de fonte respeitável.
RETIFICAÇÃO.
AS PROVAS ESTÃO MARCADAS PARA O DIA 28/12 E NÃO 24/12 COMO POSTEI. DESCULPEM!!

AINDA SERÃO NOMEADOS.

Hospital Ferreira Machado (HFM)- Ricardo Madeira.

Hospital Geral de Guarus (HGG) -Almir Salomão.

Chefia de Gabinete-Álvaro Oliveira

Secretaria Particular-Linda Mara.

Ângelo Rafhael-Subsecretário de Governo

MANDATOS DE CINCO ANOS SEM REELEIÇÃO.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta terça-feira o parecer do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) recomendando o fim da reeleição para titulares dos Executivos federal, estadual e municipal.
A comissão retirou do texto três PECs (propostas de emenda constitucional) que abriam brecha para reeleições sucessivas do chefe do Poder Executivo.
CCJ aprova parecer de João Paulo Cunha (PT-SP) favorável ao fim da reeleição
O texto de Cunha propõe a extensão dos mandatos do presidente da República, governadores e prefeitos para cinco anos, em vez dos atuais quatro anos, sem que possam permanecer nos cargos por dois mandatos consecutivos.
Como a CCJ analisa somente a admissibilidade das PECs (se ferem ou não a Constituição), o debate sobre um eventual terceiro mandato de Lula se dará na Comissão Especial da Câmara que será criada para discutir o texto de Cunha --para onde segue o parecer.
O parecer de Cunha reúne várias propostas que tramitam na Câmara sobre modificações nos mandatos políticos. A oposição conseguiu aprovar destaque que retira as três PECs do grupo de propostas reunidas no parecer de Cunha. As três retiram a regra constitucional que regulamenta a reeleição --o que, segundo o DEM, permite reeleições sucessivas para o chefe do Executivo.
"A supressão do dispositivo [que constava do parecer de João Paulo] permitia a reeleição por mandatos indefinidos", argumentou o deputado Ronaldo Caiado (GO), vice-líder do DEM na Câmara.
Como as três PECs foram rejeitadas pela CCJ, na prática a oposição sustenta que os governistas não poderão tentar forçar o terceiro mandato do presidente Lula. Na Comissão Especial, porém, os deputados terão liberdade para apresentar emendas e sugestões ao parecer de Cunha.
Os governistas tentaram manter no texto as três PECs que poderiam permitir sucessivas reeleições, mas o presidente da CCJ, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), encerrou a votação sem atender ao pedido da base para derrubar a sessão --com o argumento de que não ouviu os apelos do deputado José Genoino (PT-SP).

Terceiro mandato
O deputado Carlos Willian (PTC-MG) anunciou à CCJ que, se for designado membro da Comissão Especial que vai discutir o parecer de Cunha, vai apresentar a proposta de terceiro mandato para o presidente Lula.
"Se eu for da Comissão Especial, eu vou apresentar proposta do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quem tem que decidir é a população do Brasil. Eu não sei porque a oposição está com medo do Lobo Mau", disse Willian.
Caiado ironizou as declarações de Willian ao afirmar que não tem medo do "Lobo Mau". Mas reforçou o pedido da retirada das três PECs que poderiam permitir reeleições sucessivas ao chefe do Executivo depois que o deputado anunciou sua disposição em trabalhar pelo terceiro mandato.
"Ouvimos parlamentares que estão dispostos a levar adiante o terceiro mandato. As estrelas maiores do PT negam, mas o trabalho subterrâneo que existe para levar adiante essa proposta está sendo feito por outros parlamentares que já estão vendo o processo eleitoral de 2010 e querem se agarrar na possibilidade de um único candidato", disse o democrata.
Apesar da declaração de Willian, integrantes da cúpula petista negaram que o partido esteja articulado para aprovar o terceiro mandato de Lula na Comissão Especial.
"O PT é contra a reeleição do presidente Lula. Não se pode confundir análise de constitucionalidade das propostas com mérito. Mas, mesmo discordando do mérito, não temos o poder de barrar a discussão", disse o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), secretário-geral do PT.

Fonte- Folha On line

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ROSINHA SERÁ DIPLOMADA NESTA QUARTA-FEIRA.

Rosângela Barros Assed Matheus de Oliveira vai entrar para a história de Campos nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2008. Escolhida por 135.955 eleitores, com 54,47% dos votos válidos, amanhã, ao ser diplomada prefeita, Rosinha Garotinho (PMDB) será a primeira mulher a administrar o município.

A cerimônica da diplomação acontece às 17h no Teatro Trianon, quando também serão diplomados os vereadores eleitos e o vice-prefeito Francisco Artur de Souza Oliveira, o doutor Chicão. A solenidade contará com a apresentação do pianista Artur Moreira Lima, que abrirá o evento com a apresentação de oito músicas populares e clássicas dos autores Pixinguinha, Villa Lobos, Chopin, Beethovem e Bach.

Depois da apresentação do pianista, serão franqueados os pronunciamentos e, logo após, a cerimônia de diplomação. Rosinha, que também foi a primeira mulher a governar o Estado do Rio de Janeiro (2003 a 2006), tendo sido a governadora mais bem votada, e que chefiou a secretária estadual de Ação Social e Cidadania de 1999 a 2002, receberá o título da juíza da 100ª Zona Eleitoral de Campos, Márcia Succi.

TSE PEDE CELERIDADE AO PRESIDENTE DA CAMARA.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (16) intimar o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a cumprir no prazo de 24 horas, a partir do recebimento da intimação, a decisão que cassou o mandato do deputado federal Walter Brito Neto (PRB-PB) por infidelidade partidária e determinou a dar posse ao suplente do parlamentar.

Em plenário, os ministros decidiram que se Chinaglia não cumprir a intimação, que será encaminhada nesta quarta-feira (17) à Câmara, o caso será comunicado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para sanções cabíveis. Os ministros ainda não definiram quais seriam as penalidades as quais o presidente da Câmara estará sujeito caso descumpra a ordem do TSE.

Fonte- G1

AINDA DETIDO.

Zízimo soube de fonte segura que tecnicamente o ex-procurador geral do município de Pindorândia deveria estar respondendo em liberdade os fatos ilícitos a si imputados. Entretanto, as gravações contidas nos autos processuais onde ele figura como réu, inviabilizaram todos os Habeas Corpus até o presente momento impetrados.

Fonte- Zízimo.

ELEITO O NOVO PRESIDENTE DO TJ/RJ.

Foi eleito nesta tarde o novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador Luiz Zveiter, que no próximo ano substituirá o desembargador Murta Ribeiro.

O HOMEM DO SAPATO EM BUSH.

_45300796_alzeidi_ap220.jpg

A FOTO É DO REPÓRTER QUE TENTOU MATAR BUSH.

MERECE OU NÃO UMA ESTÁTUA?

PARABÉNS PELO ATO DE BRAVURA.


PASSAGENS DE ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS SOFREM REAJUSTE.

A partir de amanhã começa a vigorar o reajuste de 10,2% nas passagens dos ônibus intermunicipais. O valor, após muita discussão entre o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Fetranspor), foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.
A Viação 1001, responsável pela maior parte dos trajetos na região, informou que os valores das novas tarifas serão fechados hoje pelo departamento operacional, mas que, diante do aumento de 22% do diesel nos últimos meses, todos os destinos devem sofrer reajuste.

Fonte- Folha da Manhã.

O NOVO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL.

O professor e economista Luiz Gonzaga Belluzzo, é o nome mais forte no momento para substituir o atual presidente do BC, Henrique Meirelles. Belluzzo, atual presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação, que opera a TV Brasil, já fez parte do governo Sarney e da administração Quércia no governo de São Paulo, além de ser um conselheiro informal do presidente Lula.

Vamos aguardar!!!!!!

PROPRIETÁRIO DA REDE DI-POP É ENCONTRADO MORTO.

O empresário Gilson Almeida Crespo, de 56 anos, foi encontrado morto ontem à tarde dentro do escritório, no depósito de sua rede de lojas, localizado à Avenida Tancredo Neves, no Bairro Jardim Carioca, em Guarus, Campos. No local foi apreendida uma carabina Puma calibre 38.

A suspeita é de que a vítima tenha cometido o suicídio. Um funcionário do local disse à Polícia Militar ter ouvido um disparo e de imediato encontrou o empresário caído no chão com um tiro no ouvido e a arma do lado.

O projétil não foi encontrado no local, mas foram localizadas uma cápsula deflagrada e outra intacta. A perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) esteve no local e o corpo foi removido no final da tarde para o Instituto Médico Legal (IML/Campos) para exame de necropsia. O caso foi registrado na 146ª DL/Guarus.
As lojas da rede Di-Pop permaneceram fechadas no dia de ontem no período da tarde. Na porta, cartazes afixados com o aviso: “Fechado por motivo de falecimento”.

Fonte- O Diário

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

'CHAPA FECHADA' PARA 2010?

Segundo o professor Sérgio Diniz Nogueira, o Governador Sérgio Cabral fechou a chapa do PMDB fluminense para as eleições de 2010. Ele será candidato à reeleição e Luiz Fernando Pezão seu vice, novamente. Uma das vagas para o Senado será dada ao atual presidente da ALERJ, deputado Jorge Picciani e a outra será oferecida ao PT, onde já começou a disputa entre Benedita da Silva, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias e o Ministro da Igualdade Racial, Edson Santos.

Obs do Blog:

Já avisaram a Garotinho e a Jorge Picianni? Acho prematuro a referida análise, mas vamos aguardar. Trata-se de uma observação feita por um entendedor do assunto.

Cláudio Andrade.

COMISSÃO REJEITA REGRAS PARA SACOLAS DE COMPRAS.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou na última quarta-feira (10) o Projeto de Lei 1390/07, que torna obrigatória a impressão de informações sobre volume, peso máximo suportável, composição, riscos à saúde, segurança do consumidor e restrições de uso nas sacolas de compras dos supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

De autoria do deputado Celso Russomanno (PP-SP), o projeto proíbe o uso de sacolas sem alças e de embalagens destinadas a acondicionamento de lixo para o transporte de mercadorias.

A comissão rejeitou o parecer favorável do relator, deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA), e o deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) foi designado relator para elaborar o parecer pela rejeição.

Segundo Russomanno, a desinformação sobre a capacidade das sacolas tem provocado acidentes, como o rompimento no meio da rua, quebra de vidros e perda dos produtos. O deputado afirma ainda que a falta de informação sobre o uso adequado dos sacos faz com que as pessoas os utilizem indevidamente, como na embalagem direta de comida, criando riscos à saúde.

Fonte- Câmara dos Deputados.

UM POUCO DE HUMOR FAZ BEM.

1. ''Fumo maconha, mas não trago, quem traz é um amigo meu'' - Marcelo Anthony.

2. ''O que te engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal'' - Solange Couto.

3. ''Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta?'' - Dorival Caymi.

4. ''Para seu marido não acordar com a macaca.... Depile-se'' - Cláudia Ohana.

5. ''O homem é um ser tão dependente que até pra ser corno precisa da ajuda da mulher. Pra ser viúvo também'' - Principe Charles.

6. ''Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima'' - Dercy Gonçalves.

7. ''Cabelo ruim é igual a bandido... Ou tá preso ou tá armado'' - Ronaldinho Gaúcho.

8. ''Preguiçoso é o dono da sauna, que vive do suor dos outros'' - Roberto Justus.

9. ''Não me considere o chefe, considere-me apenas um colega de trabalho que sempre tem razão'' - Galvão Bueno.

10. ''Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não usar aliança'' - Zeca Pagodinho.

11. ''Mulher gorda é que nem Ferrari... Quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo'' - Reginaldo Leme.

12. ''Se um dia a vida lhe der as costas... Passe a mão na bunda dela'' - Paulo Cesar Pereio.

13. ''Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental... Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você'' - Antônio Palocci.

14. ''Se homossexualismo fosse normal... Deus teria criado Adão e Ivo'' - Gilberto Braga..

15. ''Todo Mundo tem cliente. Só traficante e analista de Sistemas é que tem usuário'' - Bill Gates.

16. ''Mulher de amigo meu é igual a muro alto... .sei que é perigoso, mas eu trepo'' - Chico Buarque.

17. ''Casamento começa em motel e termina em pensão'' - Romário.

18. ''Seja legal com seus filhos. São eles que vão escolher seu asilo'' - Itamar Franco.

19. ''Antigamente, o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois, passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal.... Eu vou-me embora antes que se torne obrigatório'' - Arnaldo Jabor.

20. ''Passar a mulher pra trás é fácil. O difícil é passar adiante'' - Eduardo Suplicy.


PROBLEMAS SÉRIOS SÃO IDENTIFICADOS NAS AMBULÂNCIAS DA PREFEITURA DE CAMPOS.

Os números saltam aos olhos. Na prefeitura de Campos existem 147 ambulâncias, porém somente 59 delas estão em condições de uso. Estas e outras informações que demonstram a saúde da administração municipal foram levantadas pelo futuro secretário de Administração Fábio Ribeiro, baseadas nos documentos recebidos pelo Gabinete de Transição.
Ao mesmo tempo em que a discrepância entre o número de carros à disposição de pacientes e a quantidade deles indisponível, sobram motoristas. Ou seja, atualmente a prefeitura tem 80 motoristas de ambulância estatutários e 748 terceirizados, mais de 800 profissionais. Mesmo fazendo o cálculo de quatro motoristas por ambulância, ainda assim os números estariam bem inflacionados porque a necessidade seria de 588 profissionais.
Analisando os dados, Fábio demonstra que existem muitos contratados sem função ou mal aproveitados. "Isso reforça ainda mais a necessidade de saber quem realmente trabalha e quem está recebendo sem fazer nada", explicou.
A situação de abandono das ambulâncias é alvo de uma investigação mais profunda para saber o real motivo dos veículos estarem sem conserto e se deteriorando. Pelo que foi levantado pela Coordenadoria de Administração do gabinete de transição, tudo indica que as oficinas conveniadas com a prefeitura para realizar os reparos nas ambulâncias rescindiram os contratos por falta de pagamento do executivo municipal, restando apenas uma que não dá conta dos inúmeros pedidos.
Uma outra informação importante sobre o descontrole municipal é que a Secretaria de Administração não tem em seus arquivos o Documento Único de Transferência (DUT) de muitos veículos comprados pela municipalidade. "Por causa disso a Secretaria de Administração desconhece quais foram os carros vendidos em leilão pela Secretaria de Transportes", afirmou Fábio. Também está em levantamento o motivo da prefeitura gastar de 7 a 8 mil litros de gasolina e 6 mil litros de óleo diesel por mês.

CARLA MACHADO SERÁ DIPLOMADA AMANHÃ.

A prefeita reeleita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB), vai ser diplomada nesta terça-feira (16), às 14 horas, no salão do júri do Fórum do município.

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO TORNA-SE PREOCUPAÇÃO DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO.

Os shows previstos para a praia do Farol de São Thomé em janeiro correm risco de não acontecerem. Esta é a preocupação do Gabinete de Transição da prefeita eleita Rosinha Garotinho. O coordenador dos trabalhos de transição, Roberto Henriques apresentou os motivos em coletiva na tarde desta segunda-feira (15/12) na Casa de Cultura Villa Maria. O problema é que o prazo do exercício contábil deste ano se encerra no dia 20, sábado próximo e ainda não houve a liberação de recursos pela prefeitura.

Noventa por cento dos procedimentos de pregão para contratação da infra-estrutura para os shows e festas tradicionais, como a de Santo Amaro, estão concluídos. Uma etapa final se concretiza ainda nesta segunda-feira. Mas como tudo precisa ser especificado em decreto, publicado no Diário Oficial do município, Henriques teme pelos eventos. "Os artistas exigem um percentual de 50% no ato de assinatura dos contratos. Olha só como os prazos vão ficando curtos. Não é impertinência nossa. É uma preocupação que queremos dividir com a população".

Atendendo a orientação da prefeita eleita, o coordenador concedeu a entrevista ao lado dos presidentes das fundações que responderão pelos eventos a partir de primeiro de janeiro. Escolhido para presidir a Fundação Municipal Teatro Trianon, Marco Antonio Soares mostrou aos jornalistas diversos processos de pregão já concluídos. Entre eles para luz, som, trio elétrico e camarins. "Nossa preocupação é ter a infra-estrutura, mas faltar os artistas", comentou ele.

Os shows e as festas de Santo Amaro e São Sebastião estão orçados em R$ 670.180,00. De acordo com as explicações de Henriques e de Marcos Soares, os recursos seriam liberados na quarta-feira passada pela prefeitura, como previa entendimento estabelecido na transição. Mas isso ainda não aconteceu. Ao longo de uma hora de entrevista, assessores de Roberto Henriques tentaram contato telefônico com o prefeito Alexandre Mocaiber e secretários, mas pelo viva voz os jornalistas presentes ouviram o sinal de caixa postal.

A REDE DE NEPOTISMO NO ESPÍRITO SANTO.

As investigações sobre a suposta venda de sentenças no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ/ES) trouxeram à tona evidências de nepotismo no Judiciário capixaba, segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério Público Federal e a Polícia Federal no inquérito. As investigações do esquema de corrupção apontam que o TJ/ES foi usado para negócios em família e entre amigos. Além do presidente do TJ, desembargador Frederico Guilherme Pimentel, pelo menos 16 desembargadores empregaram parentes no Judiciário capixaba. É o que mostra reportagem de Bruno Dalvi publicada no GLOBO, nesta segunda-feira. (Opine: Você acha que o nepotismo na Justiça se resume apenas ao TJ do ES? )
Durante a Operação Naufrágio, que prendeu na semana passada o presidente do TJ, Frederico Pimentel, e outras seis pessoas ligadas à cúpula do Judiciário estadual , o STJ concluiu que "no curso da investigação surgiram evidências de nepotismo no Tribunal de Justiça, expediente que teria servido como elemento facilitador das ações delituosas dos investigados que, assim, poderiam contar com a colaboração de parentes e afins empregados em cargos estratégicos".
Fonte- Noblat.

domingo, 14 de dezembro de 2008

MORRE GIL WAGNER QUINTANILHA.

O advogado e professor Gil Wagner Quintanilha morreu ontem pela manhã em sua residência, aos 88 anos, vítima de um AVC, doença com a qual vinha se defrontando já há 10 anos. Dr. Gil, como era conhecido dentro dos meios forense, universitário e acadêmico foi procurador geral do município durante os governos de José Carlos Vieira Barbosa e Anthony Garotinho, professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito de Campos, presidente da subseção Campos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também titular da Academia Campista de Letras (ACL) e da Academia Pedralva - Letras e Artes, tendo no total três livros publicados, um deles com destaque para a Baixada Campista.
O corpo de Gil Wagner Quintanilha foi enterrado ontem no final da tarde, no Cemitério do Caju, com acompanhamento de familiares e amigos.

FONTE- FOLHA DA MANHÃ.

MAIS DE 300 PREFEITOS CORREM RISCO DE NÃO SEREM DIPLOMADOS.

Total equivale a 5% dos 5.563 prefeitos eleitos em outubro deste ano.
Desde 2004, dobrou o número de processos de cassação de candidaturas.

Os critérios mais rígidos para registro de candidatura adotados nas últimas eleições municipais fizeram com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebesse uma enxurrada de processos de cassação de candidaturas vindos de todo o país. Levantamento feito pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostra que, só na primeira semana de dezembro, 299 prefeitos eleitos tinham seus registros questionados, correndo o risco de não assumir.

O total equivale a 5% dos 5.563 prefeitos eleitos. Mas o índice pode ser ainda maior. É que os casos analisados são apenas os que já chegaram ao TSE em fase de recurso, não contando os que ainda tramitam nos tribunais estaduais e nos juizados dos municípios.

No cômputo geral, dobrou o número de processos de cassação de candidaturas de prefeitos e vereadores que chegou ao TSE. Em 2004, foram apresentados 3.032 pedidos. Neste ano, foram 5.920.

A maior parte dos casos que terminam com a cassação do registro do candidato é referente a problemas de rejeição de contas, no caso de políticos que já ocuparam cargo público (segundo prevê a Lei de Inelegibilidade), ou relativos a quitação eleitoral, como a não-prestação de contas em eleições passadas ou o não-pagamento de multas.

Há também um grande volume de pedidos com base na vida pregressa dos candidatos. Porém, nesses casos, os processos estão sendo negados. É que em 10 de junho os ministros do TSE definiram que políticos na condição de réus em processos criminais, ação de improbidade ou ação civil pública não poderiam ter seus registros cassados. Mesmo assim, muitos tribunais estaduais mantiveram cassações com base nesse critério. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE- G1.

PROMOÇÃO DO BLOG.

Hoje começaremos uma promoção no blog. Os internautas que enviarem frases representativas acerca do blog concorrerão no dia 24 de Dezembro de um sorteio de 02 rádios AM\FM. Fica valendo frases de elogios e de críticas. Todas serão publicadas, salvo as que contenham palavras de baixo calão.

Os vencedores serão aqueles que postarem as duas melhores frases, que serão escolhidas dentre as de elogios e as de críticas. A referida promoção serve para que possamos identificar os acertos e erros do blog, pois queremos realizar algumas mudanças por conta do aniversário de 01 ano que está chegando.

Lembramos que há necessidade de alguma forma de identificação dos internautas para que possamos direcionar os prêmios.

A entrega será feita no meu programa de rádio na Continental de Campos.

Participem!!!!!!!

Cláudio Andrade.

AS PRINCIPAIS MANCHETES PELO BRASIL.

Globo: 'Royalties': Rio perderá R$ 1,2 bilhão em 2009

- Folha: Governo prepara pacote habitacional

- Estadão: Dobra número de empresas com excesso de estoques

- JB: O Natal de quem precisa de você

- Valor: Renúncia de R$ 8,4 bilhões busca estimular consumo

- Gazeta Mercantil: Renúncia fiscal vai liberar R$ 8,4 bilhões à economia

- Veja: Vida e morte de novela

- Época: Drogas, traição&morte

- IstoÉ: Energia verde

- IstoÉ Dinheiro: Ajuste, invente, invista

- Exame: O luxo descobre o Brasil