sábado, 16 de agosto de 2008

FOLHA DA MANHÃ E O DIÁRIO: RESPOSTA AO AMIGO AVELINO FERREIRA.

Meu amigo Avelino Ferreira me questionou acerca de minhas postagens. Disse ele, que eu transcrevo muito mais notícias da Folha da Manhã em detrimento às do Jornal O Diário. Com todo o respeito, mas meu amigo está 'redondamente' enganado. Realmente escrevo no Jornal o Diário há sete anos, mas isso não me obriga a postar somente as informações do Jornal O Diário. Trabalho na Rádio Continental, que é do Grupo Folha, logo a questão não é preferência. O blog que eu coordeno não é partidário, chapa branca, nem mesmo parcial. No meu espaço apresento matérias de ambos os jornais, inclusive do Monitor Campista e, a maioria delas, a fonte é do Jornal O Diário. Quando a Folha apresenta mais conteúdo, serão delas as postagens. Diante disso, não há preferência, pois é com a minha imparcialidade que construo e mantenho tudo que tenho.

Um abraço.

Cláudio Andrade.

MORRE UM DOS MAIORES MITOS BAIANOS.

O corpo do cantor e compositor Dorival Caymmi chegou às 16h21 deste sábado (16) para ser velado na Câmara dos Vereadores do Rio, no Centro. Os filhos Nana e Danilo Caymmi, amigos - como os também músicos Wagner Tiso e Daniela Mercury, e os escritores Gilberto Braga e Glória Perez - e fãs estão no local para prestar as últimas homenagens.



FONTE-G1


IBOPE SP: MARTA LIDERA COM 41%.

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (15) mostra que a candidata Marta Suplicy (PT) subiu sete pontos percentuais em relação à pesquisa anterior e soma 41% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Geraldo Alckmin (PSDB) caiu cinco pontos percentuais, passando de 31% para 26%.

Paulo Maluf (PP) permanece com o mesmo percentual do levantamento anterior (9%).

Já o atual prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), oscilou negativamente de 10% para 8%.

O Ibope ouviu 805 eleitores na cidade de São Paulo entre estas terça (12) e quinta (14). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa contratada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo” está registrada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo sob o número 01700108-SPPE.

FONTE-G1.

QUISSAMÃ: OTÁVIO CARNEIRO E EDUARDO CORDEIRO IMPUGNADOS.

Um dia antes do prazo final da Justiça para a definição das candidaturas aptas a concorrerem em 5 de outubro, impugnações surpreenderam candidatos e partidários na noite de ontem. A comarca eleitoral de Quissamã, que abrange também o município de Carapebus, barrou as candidaturas de Octávio Carneiro (PP), candidato em Quissamã, e de Eduardo Cordeiro (PMDB), que disputa em Carapebus.
FONTE- FOLHA DA MANHÃ.

DEFESA DE ARNALDO JÁ INTERPÔS RECURSO.

A defesa de Arnaldo Vianna, candidato a prefeito de Campos pelo PDT, já recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o indeferimento de seu registro. De acordo com um dos advogados de Arnaldo, Antônio Maurício Costa, eles irão até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão da juíza eleitoral Márcia Alves Succi que, na última quinta-feira, manteve o veto à candidatura, após ter liberado as de Rosinha Garotinho (PMDB) e Paulo Feijó (PSDB) nos dias anteriores.
O indeferimento do registro ocorreu em razão, segundo sua decisão, por haver trânsito em julgado de suas contas no exercício da administração pública no Tribunal de Contas da União (TCU). Porém, conforme esclarece a defesa de Arnaldo, ele já entrou com recurso contra essa manifestação do TCU, o que reabriria o processo.

FONTE- FOLHA DA MANHÃ.

TERCEIRIZADOS: VEREADOR REPRESENTA CONTRA JUÍZA DO TRABALHO.

O vereador Geraldo Venâncio (PDT) representou, ontem, contra a juíza do Trabalho Aline Tinoco Boechat e o prefeito Alexandre Mocaiber (PSB) pela ameaça de demissão dos 40% dos terceirizados que trabalham na Prefeitura de Campos. Na Representação Eleitoral com pedido de liminar protocolada na 99ª Zona Eleitoral, em função do período eleitoral o vereador pede que seja suspenso imediatamente o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 16 de abril pelo então prefeito interino Roberto Henriques e que determina as demissões. No último dia 7, os ministérios públicos estadual e do Trabalho pediram a prisão do prefeito pelo não cumprimento do TAC. Termina segunda-feira o prazo dado pela juíza para que Mocaiber esclareça os procedimentos tomados.

FONTE-FOLHA DA MANHA.

CÉSAR CIELO É OURO NA NATAÇÃO.

O Brasil ganha a sua primeira medalha de ouro na história da natação. Nesse momento César ouve o Hino brasileiro no Tubo Dágua e é homenageado por todos. O primeiro ouro do Barsil na natação conquistado em 21 seg e 10 centésimos nos 50 metros livre.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

PESQUISA IBOPE RJ: CRIVELA NA FRENTE COM 28%.

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (15) mostra que o candidato Marcelo Crivella (PRB) subiu cinco pontos percentuais em relação ao levantamento anterior e, segundo o instituto, está na frente, na corrida eleitoral pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com 28% das intenções de voto.
O candidato Eduardo Paes (PMDB) subiu quatro pontos em relação ao levantamento anterior e tem 12%, segundo o Ibope. Paes e Jandira Feghali (PC do B) estão tecnicamente empatados em segundo lugar, de acordo com o instituto. A candidata do PC do B, que tinha 14% no levantamento anterior, oscilou negativamente três pontos percentuais e tem agora 11%.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 805 eleitores na cidade do Rio de Janeiro entre terça (12) e quinta (14).
A pesquisa contratada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo” está registrada na 228ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro (RJ) sob o número 20/2008.
FONTE-G1

NÃO ACREDITO.

A grande especulação que transita pelos blogs é a possível substituição do Deputado Arnaldo Vianna por sua ex-esposa Ilsan que, até o presente momento, é candidata a vereadora pelo PDT. Acompanho política partidária há bastante tempo e nesse caso, não acredito que a substituição ocorra. Não se trata da pessoa em si, e sim, na grande possibilidade de Arnaldo conseguir, em grau de recurso, o deferimento de seu registro, ora impugnado. Insta salientar, que o Juízo de primeira instância manteve a impugnação mediante apreciação do pedido de reconsideração, Juízo esse, o mesmo que indeferiu outrora, e reconsiderou nos casos de Rosinha e Feijó. Diante disso, ele terá o direito de interpor recurso ao TRE que, pela celeridade da legislação eleitoral, deverá apreciar logo.

ESPERANDO O PARECER.

Muitos blogs estão postando mensagens e depoimentos de internautas favoráveis e contrários à candidatura de Arnaldo Vianna. Com exceção aos comentários agressivos, os demais refletem a opinião dos eleitores. Entretanto, a situação jurídica de Arnaldo se tornou uma polêmica, muito por causa da própria legislação eleitoral, que é vacilante.

Diante disso, resolvi abrir espaço para que os nobre amigos advogados, eleitores ou não, do deputado Arnaldo Vianna, possam apresentar os seus pareceres técnicos acerca da questão. Aos internautas peço apenas respeito nas postagens, respeito esse, que sempre tive o cuidado de ter em minhas postagens e com meus queridos internautas.

SÚMULA DO STF NÃO VALEU PARA ARNALDO.

Após ceder ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o conceito de “ficha-suja” não é fator que impeça ninguém de concorrerem em eleições até que se julgue ações em última instância, postura que liberou Rosinha Garotinho (PMDB) e Paulo Feijó (PSDB) da impugnação de seus registros, a juíza Márcia Alves Succi decidiu ontem manter veto à candidatura de Arnaldo Vianna (PDT). Contra Arnaldo, ela alegou, há trânsito em julgado de suas administrações, em grau superior, o Tribunal de Contas da União (TCU). Arnaldo responde que entrou com recurso contra a manifestação do TCU, e que mantém sua campanha nas ruas: “Me acostumei com isso, mas tenho confiança de que o TSE vai confirmar meu registro, como aconteceu em 2006”.

FONTE-FOLHA DA MANHÃ.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

CARLA MACHADO TEM REGISTRO DE CANDIDATURA DEFERIDO.

Hoje no final da tarde o Juízo da 37 Vara eleitoral de São João da Barra deferiu o registro da candidatura da Prefeita Carla Machado. O Juízo entendeu que as provas documetais apresentadas nos autos foram satisfatórias e deixaram comprovadas as quitações da multa eleitoral outrora existente.
Cláudio Andrade (Departamento Jurídico).

ARNALDO TEM PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO NEGADO.

Zízimo soube que Arnado Vianna teve seu pedido de reconsideração negado pela Justiça Eleitoral. Não se trata de recurso. A reconsideração foi observada pela juíza de primeira instância, logo cabe interposição de recurso ao TRE/RJ.

QUEM COMEÇOU?

Zízimo desvendou uma curiosidade que quase todos os campistas possuíam. Quem é o dono do Jornal Pitágoras de Champs? Zízimo disse que tudo começou entre amigos, nos primórdios do ano 2000. Nesse ano, o amigo de branco, chefe de um grande clã, equipou o Jornal Pitágoras de Champs com tudo de melhor, para que o mesmo pudesse competir com o Jornal A Bolha da Tarde, também de Champs. Gastou muito com maquinário, mídia e pessoal.
Entretanto, a amizade entre o branco por profissão e o novo gaudilho terminou. Devido a isso, outros donos vieram e, alimentaram a lenda de que o jornal Pitágoras de Champs é um jornal de um homem só.
Zízimo me disse ainda que hoje há um pacto entre os dois jornais em nome de um interesse maior. A sobrevivência econômica de ambos. Salve os blogs!

DECEPÇÕES.

Zízimo mesmo injustiçado foi elogiado pelo amigo blogueiro Fábio Siqueira como uma importante fonte. Agradeço por ele. Para não perder o hábito, ontem encontrei com Zizimo na Pelinca e fui informado por ele que a política Rosa confidenciou a um amigo próximo, que a sua maior decepção, não foi com o médico que tem passe no Congresso e sim, como outro doutor. Quando questionei Zízimo acerca do nome, ele disse: Neme pergunte quem é!

PEDIDO DE EXPULSÃO: NILDO CARDOSO E ÁLVARO CÉSAR PODEM SER EXPULSOS DO PSDB.

A situação se complicou para os vereadores Nildo Cardoso e Álvaro César, que disputariam a reeleição para a Câmara. Segundo o secretário geral do PSDB em Campos, Robson Colla, foi enviado, ontem, ao diretório estadual o pedido de expulsão dos dois por quebra de decoro. Álvaro, contudo, disse ontem que a decisão não tem efeito direto contra os dois vereadores: “Nós dissemos na Câmara que não estávamos mais nos quadros do partido e que iríamos sair do PSDB. Além disso, eles precisam enxergar se têm condição de expulsar alguém do partido”, atacou Álvaro. A reportagem não conseguiu contato com Nildo. De acordo com Colla, o pedido de expulsão pode ser estendido a outros membros da sigla. “Inicialmente, o pedido contempla somente os dois vereadores que se pronunciaram de forma desrespeitosa a Feijó durante sessão na Câmara”.
FONTE- FOLHA DA MANHÃ.

TRF CONCEDE HC À EX-SECRETÁRIA MUNICIPAL.

O Tribunal Regional Federal (TRF) concedeu habeas corpus à ex-secretária Ana Regina Campos Fernandes, no processo criminal gerado pela Operação Telhado de Vidro, deflagrado para apurar irregularidades nas contratações. Com a decisão do TRF, proferida na última terça-feira, a ação penal em relação a Ana Regina não terá prosseguimento. A defesa de Ana Regina, capitulada pelo advogado Dacione Nunes, argumentou que a ex-secretária não praticou nenhuma conduta criminosa e destacou que nenhum documento reunido no processo gerado pela operação Telhado de Vidro incluía a ex-secretária em práticas criminosas. A defesa alegou, ainda, atipicidade de conduta criminal e inépcia da denúncia.
FONTE-FOLHA DA MANHÃ.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

CANTOR BELO LIVRE DE NOVO.

Cinco meses depois de ter voltado à prisão, o cantor Marcelo Vieira Pires, o Belo, está, a partir desta terça-feira (13), em liberdade condicional. O pedido foi aceito pela juíza Cristina de Araújo Góes Laichter, da Vara de Execuções Penais do Rio na última sexta-feira (8), depois de ela já ter tomado a mesma decisão e voltado atrás no final de julho.

Belo foi condenado a seis anos de prisão, em 30 de dezembro de 2002, pela juíza Rute Lins Viana, da 34ª. Vara Criminal por associação para o tráfico e tráfico de drogas. Ganhou, porém, o direito de recorrer em liberdade.

Em seguida, os desembargadores da 8ª. Câmara Criminal do Tribunal de Justiça acolheram o voto do relator e aumentaram a pena do cantor para oito anos, expedindo, em dezembro de 2003, um novo mandado de prisão.

FONTE-G1.

STF APROVA SÚMULA VINCULANTE ACERCA DAS ALGEMAS.

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira (13), por unanimidade, a súmula vinculante que irá regular o uso de algemas no país. A medida proíbe a utilização das algemas durante operações policiais e julgamentos.

A regra terá que ser respeitada tanto por juizes quanto pelas polícias. Segundo o presidente do STF, Gilmar Mendes, a súmula vinculante vale para qualquer ação que envolva o uso de algemas. A exceção fica somente para casos específicos, em que um suspeito represente risco à sociedade.


FONTE- G1


FEIJÓ LIBERADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL.

Depois de deferir a candidatura de Rosinha Garotinho (PMDB) na terça-feira, no final da tarde de ontem, a juíza da 100ª Zona Eleitoral, Márcia Alves Succi, reconsiderou o registro de candidatura de Paulo Feijó (PSDB) da Coligação “Campos: Vamos Reagir e Mudar” (PSDB/ PHS/ DEM), que havia sido negado pela magistrada há uma semana ao acatar o pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) do registro do tucano. Agora, apenas Arnaldo Vianna (PDT), da Coligação “Coração de Campos” aguarda a análise do recurso apresentado por ele à Justiça Eleitoral.

FONTE- JORNAL O DIÁRIO.

TERCEIRIZADOS: SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DECIDEM QUEM SAI.

A situação dos funcionários terceirizados da prefeitura está próxima de um fim. Ontem pela manhã, o secretário de Administração, Carlos Morales, se reuniu com representantes de todas as outras secretarias, na sede da prefeitura, para que fossem definidas as especificações a fim de atender o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público Estadual (MPE), que obriga o município a fazer uma redução de 40% do seu quadro de funcionários contratados. O prazo para o cumprimento do termo termina na próxima segunda-feira, dia 18, mas o município ainda estuda uma possibilidade jurídica de evitar as demissões.

A reunião aconteceu às 9h, no auditório da prefeitura e contou com uma parte considerável dos secretários. O prefeito Alexandre Mocaiber, no entanto, não participou. Na ocasião, Carlos Morales teria pedido a cada secretaria que fizesse uma análise para levantamento do percentual de demissões prováveis dentro da cota de 40% estabelecida pelo TAC, mas, até o fechamento da edição, ele não foi encontrado para confirmar as informações.

FONTE-MONITOR CAMPISTA.

JOGADORES DO FLUMINENSE SÃO ASSALTADOS.

Os jogadores Washington e Tartá, do Fluminense, foram assaltados na noite desta terça-feira (12) na Avenida Brasil, na altura do Trevo das Margaridas, no subúrbio do Rio de Janeiro. Segundo o Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), os dois seguiam de carro para Mangaratiba, na Região Metropolitana, quando foram rendidos por dois criminosos armados de pistolas.

A assessoria de imprensa do meia Tartá afirmou que os jogadores ficaram num posto de gasolina enquanto os criminosos fugiam com o carro e um par de tênis de uma das vítimas. Os dois jogadores acionaram o Batalhão de Policiamento em Vias Especiais e depois seguiram viagem de táxi. O carro roubado seria do assessor do atacante Washington.

BILL GATES INVESTE NO ESPÍRITO SANTO.

Podem acreditar. Um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates, dono da Microsoft, está fazendo investimentos bem perto de Campos. Acaba de comprar em uma tacada três usinas de cana-de-açúcar de olho álcool, no vizinho Estado do Espírito Santo. O bilionário norte-americano também comprou usinas no centro norte do país. Lógico que não veio pessoalmente fechar o negócio.Podem acreditar. Um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates, dono da Microsoft, está fazendo investimentos bem perto de Campos. Acaba de comprar em uma tacada três usinas de cana-de-açúcar de olho álcool, no vizinho Estado do Espírito Santo. O bilionário norte-americano também comprou usinas no centro norte do país. Lógico que não veio pessoalmente fechar o negócio.

FONTE-SÃO PAULO.

HORÁRIO ELEITORAL COMEÇA NO DIA 19.

O horário eleitoral começa dia 19, às 7h, no rádio, e às 13h, na TV. Um terço do tempo é dividido igualmente entre os partidos ou coligações. O restante é de acordo com o número de cadeiras de cada partido na Câmara dos Deputados. Em Campos, Rosinha e Arnaldo Vianna vão ter o maior tempo. Cada um soma mais de 8 minutos.

FONTE- FOLHA DA MANHÃ.

LINS CASSADO.

A mesma Assembléia Legislativa do Estado (Alerj) que tirou o deputado estadual Álvaro Lins (PMDB) da prisão em 30 de maio, cassou o seu mandato ontem, por 36 votos a 24, em sessão secreta realizada a partir das 16h30. Ex-chefe da Polícia Civil da então governadora Rosinha Garotinho, Lins era processado por quebra de decoro parlamentar, após sua prisão em flagrante, pela Polícia Federal (PF), durante a operação “Segurança Pública S/A”, em 29 de maio deste ano.
A sessão foi encerrada apenas às 19h de ontem, em um dia de expectativas, após Lins ter, na segunda-feira, retirado o recurso que havia apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa (Alerj), no processo de cassação de seu mandato, o que revelou, por parte dos parlamentares, o receio de que o arquivamento do processo da Comissão de Ética teria sido negociado. Lins compareceu na sessão de ontem acompanhado de advogados.
Durante toda a sessão, as galerias da Alerj estavam divididas em alas: duas delas com faixas de apoio a Lins e uma contra. Segundo os seguranças, 196 pessoas tiveram permissão para entrar. Entre grupos que gritavam palavras de ordem como “Álvaro, Álvaro”, dos contrários à cassação de Lins, o grito de “Lins! Fora!”, saiu vencedor após a contagem dos exatos 36 votos necessários para lhe retirar o mandato — maioria simples das 70 cadeiras existentes.

FONTE- FOLHA DA MANHÃ.

PSF AGORA SÓ COM CONCURSO.

aralisado há quase seis meses, o Programa Saúde da Família (PSF), que atendia a 13 mil pessoas carentes em Campos, poderá ser retomado ainda este ano, mas somente após realização de concurso público. A afirmação é do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Quitete, que disse que o edital já está sendo preparado para a abertura do processo seletivo. Os 49 postos, distribuídos entre os bairros, localidades e distritos, permanecem fechados desde março.
De acordo com Quitete, todos os esforços foram feitos para a retomada do programa, que, por estar paralisado, superlota a rede pública de saúde. “As tentativas por meios judiciais de reiniciar o programa foram em vão. A Justiça Federal permite a volta através do concurso e estamos empenhados que ele seja realizado ainda este ano”, disse.

CAMPOS PODE TER NÚCLEO DA DELEGACIA DE HOMICÍDIOS.

O alto índice de homicídios neste ano, em Campos, — 108 mortes por arma de fogo e/ou arma branca — foi uma das pautas da sessão de ontem da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Os dados da criminalidade no município foram levados pelo deputado Wilson Cabral (PSB) que apresentou, em caráter de urgência, indicação parlamentar para implantação, no município, de um núcleo da Delegacia de Homicídio (DH). A instalação de um Departamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Polícia Militar na localidade de Rio Preto também integra a solicitação do deputado que será publicada em Diário Oficial (D.O.) e encaminhada ao gabinete do secretário estadual de Segurança Pública.
Somente neste mês de agos-to pelo menos 10 pessoas assassinadas no maior município do interior do estado. De sábado até ontem, foram registradas cinco mortes. “Todos os dias, principalmente aos finais de semana a gente abre os jornais e vê a violência crescendo em Campos. No sábado, o empresário Heraldo Barreto Maciel foi covardemente assassinado dentro de sua propriedade e aida na presença dos netos. Um homem de tamanha importância para o município. Gerador de emprego”, lamenta.

FONTE- O DIÁRIO.

ROSINHA TEM REGISTRO APROVADO SEM INTERPOSIÇÃO DE RECURSO.

A candidata da coligação Mudar de Verdade, Rosinha Garotinho está com o registro de candidatura aprovado pela Justiça Eleitoral. O registro foi confirmado ontem pela juíza da 100ª Zona Eleitoral, Márcia Alves Succi, que ainda analisa os recursos apresentados pelos candidatos Arnaldo Vianna (Coração de Campos) e Paulo Feijó (Campos: Mudar e Reagir). O registro de candidatura de ambos candidatos foram indeferidos no dia 6 deste mês pela magistrada, que acatou pedido de impugnação do registro dos três candidatos a prefeito de Campos com maior expressão, no caso Rosinha, Arnaldo Vianna e Paulo Feijó. A sentença prolatada ontem pela juíza foi concedida após recurso apresentado pela advogada da candidata Rosinha Garotinho, Rosely Pessanha, que requereu da decisão do dia 6, evocando a figura da “reconsideração da decisão”, existente no direito eleitoral.
“Não recorremos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e optamos por apresentar recurso à própria juíza, aqui na primeira instância em Campos, com pedido de reconsideração da decisão que impugnava o registro de candidatura da candidata”, informou a advogada.
Pessanha acrescentou que a decisão que culminou com o acatamento da impugnação de Rosinha tem natureza declaratória. “Considerando a decisão com efeito vinculante proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na mesma data que a magistrada havia dado a sentença de impugnação, somente caberia a reconsideração naquela decisão, que prejudicava a candidatura de Rosinha”, completou a advogada.

FONTE- O DIÁRIO.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

GAROTINHO COMETE ERRO PRIMÁRIO.

Em seu blog, o ex-governador Garotinho anunciou que três institutos de pesquisa apontam Rosinha liderando no primeiro turno e em um eventual segundo. Ele diz ainda que a vantagem varia de 6% a 9% em relação ao segundo colocado, o deputado federal Arnaldo Vianna. do PDT.

Segundo a legislação eleitoral, uma pesquisa só pode ser divulgada se houver prévio registro. Nele deve conter grupo alvo, faixa etária, escolaridade, tempo de pesquisa, instituto contratado, dentre outros requisitos. Fazendo essa divulgação deliberada, Garotinho pode prejudicar a própria campanha de sua esposa.

PRESTAÇÃO DE CONTAS: SADI SUPERA CANDIDATOS A PREFEITO.

O vereador e candidato à reeleição pelo PSB, Sadi Francisco da Silva, declarou na primeira parcial da prestação de contas da campanha feita ao TSE, um gasto de R$ 48,8 mil. Este valor é superior ao gasto declarado dos candidatos a prefeito do município. Rosinha declarou R$ 41,1 mil, Arnaldo R$ 34,1 e Odete apenas R$ 473. Os demais candidatos a prefeito não declararam despesas.
O interessante é que na página do TSE, o candidato não declara receita para estas despesas que especifica como sendo: R$ 14 mil para faixas, estandartes e placas; R$ 30,8 mil para impressos e R$ 4 mil para carros de som. Se não tem e nem recebeu doações estas despesas seriam dívidas de campanha?

FONTE- BLOG DO ROBERTO MORAES.

AÇU TERÁ UM CORREDOR LOGÍSTICO PARA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO.

O acordo contribui para a criação de um novo corredor logístico para a importação e exportação, a partir da integração do Porto do Açu com a malha ferroviária da FCA. O acordo contempla, ainda, volumes anuais que as partes se comprometem a transportar, incluindo a movimentação de diversos produtos, como minerais, carvão, produtos siderúrgicos, carga geral, e granéis líquidos e sólidos, que, após cinco anos do início da integração ferrovia-porto, deverá culminar no transporte de 29 milhões de toneladas anuais ao final deste período.
O interesse e empenho para viabilizar o desenvolvimento deste novo corredor de importação e exportação, atendendo, dessa forma, às demandas de transporte ferroviário de seus clientes do Complexo Portuário-Industrial de Açu.

TRE NEGA PEDIDO DE CANDIDATURA DE PREFEITO.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro negou o pedido do atual prefeito da cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, de se candidatar à reeleição no final do ano.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, Artur Messias da Silveira responde a ação na Justiça por improbidade administrativa por ter apresentado ‘evolução patrimonial incompatível com seus rendimentos’ durante seu mandato de deputado estadual, cargo para o qual foi eleito em 1998.

FONTE- G1.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA: DEZ ESTABELECIMENTOS SÃO FECHADOS DEFINITIVAMENTE.

Quem precisa almoçar na rua por conta do corre-corre da vida urbana, tem que ficar atento à escolha do estabelecimento, porque este pode esconder sujeira e doenças. Só este ano, a Vigilância Sanitária de Campos fechou, por falta de higiene, 10 estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios, incluindo restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados e similares na área central.
Dos 10, seis foram fechados definitivamente. Os demais, dois restaurantes e dois trailers, se adequaram às exigências do órgão, pagaram multa e reabriram. Na semana passada um consumidor fez uma denúncia ao órgão de fiscalização e enviou fotos tiradas por ele mesmo da cozinha de um bar e restaurante, onde havia um rato passeando entre os utensílios.

FILHO DE SECRETÁRIO MUNICIPAL É DETIDO COM CARRO ROUBADO.

Gilvan Barcelos Hentzy, o “Vandinho”, 22 anos, filho do secretário municipal de Obras de São Fidélis, Gilberto Hentzy, foi detido na manhã de ontem, na RJ-158 — rodovia Campos-São Fidélis — ao ser flagrado por policiais militares com o Corsa prata da Empresa Líder Táxi, que havia sido roubado na avenida Pelinca, em Campos, semana passada. O sistema de monitoramento por satélite, instalado no veículo, facilitou a localização e detenção do suspeito.

FONTE-FOLHA DA MANHÃ.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

SEMANA DO ADVOGADO: DIRETORIA VISITA ITALVA E SÃO JOÃO DA BARRA.

Nesta terça-feira a diretoria da OAB|Campos irá visitar as Comarcas. Na parte da manhã será a vez de Italva que será contemplada com a palestra do Dr. Carlos Alexandre, vice-presidente da OAB, às 10 horas, seguida de um belo café da manhã.
Na parte da tarde é a vez do município São João da Barra onde teremos a palestra do Presidente Filipe Franco Estefan, às 16:30 horas, no cinema da cidade, seguido também de uma confraternização.

CASO LINS: ASSEMBLÉIA SE MANIFESTA NESTA TERÇA.

Depois de tentar anular o processo de cassação de seu mandato na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado estadual Álvaro Lins retirou o recurso antes de sua votação, nesta segunda-feira (11). Alegando que não gostaria de passar pelo desgaste do adiamento do processo, Lins disse na comissão que preferia enfrentar logo a decisão do plenário nesta terça-feira (12), quando seu futuro político será decidido em votação secreta. A sessão está prevista para começar às 16h30. Para qualquer decisão, são necessários pelo menos 36 votos - contra ou a favor da cassação de Lins.

FONTE- G1.

CASO MÁRIO GOMES. JUÍZA ANALISA SUSPENSÃO DE PRISÃO.

A juíza Maria Cristina de Brito Lima, responsável pelo processo do ator Mário Gomes, ainda analisa o pedido de suspensão do mandado e um novo cálculo do valor da pensão, feito pelos advogados do ator.

Gomes teve a prisão decretada por falta de pagamento da pensão alimentícia de duas de suas filhas. Segundo a decisão da juíza da 1ª Vara de Família, publicada nesta segunda-feira (11), a prisão tem o prazo de 60 dias e o débito já chega a R$ 93.687.

A juíza analisa se aceita ou não o pedido de expedição da guia de pagamento, com o novo cálculo, para que o ator possa quitar o débito.

FONTE- G1

PSBDB DE CAMPOS: VEREADORES X VEREADORES.

A briga no ninho tucano em Campos vai subir ao Tribunal Regional Eleitoral (T.R.E.). Os 13 candidatos a vereador pela coligação “Campos: Vamos reagir e mudar”, formada pelo PSDB/DEM/PHS que tiveram seus registros de candidatura deferidos pela juíza eleitoral da 76ª Zona Eleitoral, Márcia Alvez Succi, foram supreendidos pelos colegas impugnados, que moveram ação contra suas candidaturas.
De acordo com informações apuradas no Cartório do Registro Eleitoral da 100ª Zona Eleitoral, os tucanos insatisfeitos com a impugnação de suas candidaturas, mobilizaram um grupo de impugnados e moveram ação contra os 13 deferidos, embora sob a mesma legenda.
No dia de hoje a juíza deverá publicar portaria abrindo prazo de três dias para a outra parte (partido e candidatos) apresentar defesa. Ao finalizar este prazo, a magistrada encaminhará o processo para o Tribunal Regional Eleitoral.
A ação que tenta tirar da disputa os 13 candidatos abrigados na coligação capitaneada pelo PSDB é uma iniciativa de pessoas de um grupo de 21 pré-candidatos do próprio PSDB, que ficaram fora da nominata do partido, após decidir medir força com o presidente local do partido, Paulo Feijó, e ficaram no prejuízo.

FONTE- JORNAL O DIÁRIO.

BLOG ACERTA: CAMPOS TERÁ NOVO SECRETÁRIO DE OBRAS.

Adriano Marques do Nascimento é o novo secretatário municipal de Obras. A sua nomeação está no Diário Oficial do Município de hoje ( leia-se Monitor Campista), através da portaria nº 1849/2008. Adriando está substituindo Edilson Peixoto, que estava a frente da secretaria.
FONTE- BLOG ANTENADA.
LEIA A POSTAGEM DO BLOG DO CLÁUDIO ANDRADE NO DIA 07/08/08.

Zízimo soube hoje que o Prefeito Mocaiber pode fazer uma mudança na Secretaria de Obras do município. Ainda não sabemos quem entraria e os motivos para a mudança. Segundo a fonte, a questão pode ser eleitoral.
Zízimo não é fácil. Acertou de novo.
FONTE-ZÍZIMO.

ATOR MÁRIO GOMES TEM PRISÃO DECRETADA.

O Dia dos Pais de Mário Gomes, 58 anos, transformou-se num pesadelo. Na última quinta-feira, o ator, que interpreta o marqueteiro Gurgel da novela ‘A Favorita’, teve prisão decretada, pelo prazo de 60 dias, por débito de pensão alimentícia no valor de R$ 93.687,37. Nesse dia, Mário não compareceu a uma audiência de conciliação na 1ª Vara de Família, na Barra da Tijuca, em que foi representado por sua advogada, Simone Aparecida Delmonte Alves.
“Como não fui intimado, a minha advogada me aconselhou a não ir. Até gostaria de ter ido para dar a minha versão”, defende-se o ator, enfatizando que não está se negando a pagar a dívida: “Graças a Deus tenho condição de pagar. É só me dizer onde e como que tenho que pagar, que eu vou. Pelo menos me dêem 72 horas”.

FONTE- JORNAL O DIA.

TRATA-SE APENAS DE QUESTÕES DOCUMENTAIS.

Em nota oficial divulgada ontem, a assessoria da prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB), disse que o Ministério Público Eleitoral não foi o autor do pedido de impugnação da candidatura de Machado para reeleição. Segundo a defesa da prefeita, o pedido foi feito pela coligação Trabalho e Liberdade, formada pelo PC do B e PT do B. Ainda de acordo com a assessoria, a defesa já foi apresentada. O pedido de impugnação argumentava que Carla Machado não havia apresentado, em tempo hábil, os documentos de quitação de multas eleitorais na eleição de 2004.
A assessoria informa que a documentação de débito quitado estava dentro do processo, mas que não chegou ao conhecimento do MP Eleitoral. Integram a documentação um comprovante de pagamento da multa, uma certidão da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e o demonstrativo de inexistência de débitos expedidos pela Procuradoria da Fazenda.

A assessoria de Carla Machado afirma que o processo que originou a multa foi arquivado em 26 de junho de 2008.

“Não há qualquer impugnação de registro proposta pelo Ministério Público Eleitoral. A única impugnação proposta foi intentada pela coligação “Trabalho e Liberdade”. O que se tem é a manifestação do Ministério Público, como em qualquer ação de cunho eleitoral, opinando pelo indeferimento em razão de aplicação de multa eleitoral”, defende a nota.

O pedido feito pela coligação e referendado pela promotora Danielle Velloso Bonaparte Pimentel ainda está em análise pela juíza eleitoral do município, Luciana Cesário de Mello.

Segundo ratificou a advogada de Carla em entrevista publicada ontem, Pryscila Nunes Martins, diante da quitação do débito alegado pela coligação, não há elementos que possam impugnar a candidatura à reeleição da prefeita. “Todos os débitos já foram quitados”, disse.

FONTE- FOLHA DA MANHÃ.

CAFÉ DA MANHÃ NA OAB.

A direção da OAB de Campos recebe hoje às 09 horas na Casa do Advogado os profissionais de direito e autoridades para um café da manhã. O encontro faz parte dos inúmeros eventos agendados para esta semana.

Cláudio Andrade.

STF ARQUIVA HC IMPETRADO POR EX-PROCURADOR GERAL DE CAMPOS.

O ministro Eros Grau arquivou o Habeas Corpus (HC) 95500, impetrado por um advogado preso preventivamente na operação Telhado de Vidro, que deflagrou um esquema de desvio de verbas na prefeitura da cidade fluminense de Campos (RJ). A.C.P. pedia para responder em liberdade às acusações de participar de quadrilha e organização criminosa. A polícia investiga a participação dele como laranja num esquema que envolveu contratação irregular de servidores, superfaturamento de shows musicais, abuso na utilização de cartas-convite, lavagem de dinheiro, direcionamento de licitações de obras, prevaricação, advocacia administrativa e peculato. O réu é acusado de falsidade ideológica e corrupção passiva e por receber pagamento pelas fraudes.

FONTE-STF E BLOG DO RICARDO ANDRÉ.

domingo, 10 de agosto de 2008

EX-PREFEITO DE CAMPOS RETORNA DEPOIS DE CIRURGIA CARDÍACA.

Depois de passar quase dois meses no Rio de Janeiro, o ex-prefeito de Campos, José Carlos Vieira Barbosa já está em casa. Fez duas pontes de safena no coração, no Hospital Copa D´Or. Esta semana ele começa a receber visitas de amigos em sua casa, no bairro Jardim Carioca, em Guarus.

FONTE- BLOG DO ROBERTO BARBOSA.

CUIDADO COM OS RESTAURANTES DE CAMPOS.

Maron informa que somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 10 estabelecimentos comerciais do gêneros alimentícios, ou seja, restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados e similares, foram interditados por falta de higiene. Deste total, seis foram fechados definitivamente. Os demais, dois restaurantes e dois trailers, se adequaram às exigências do órgão, pagaram multa e estão funcionando. “As irregularidades são as mais variadas possíveis. A maioria das interdições aconteceram por falta de higiene na cozinha” disse Maron que já chegou a flagrar esgoto transbordando na cozinha, alimentos vencidos, entre outras irregularidades. A multa varia de R$ 480,00 a R$ 2 mil, dependendo da irregularidade. O prazo para adequação às exigências do órgão é de no mínimo 15 dias e máximo de 30 dias.

O diretor explica que cerca de 240 comércios são fiscalizados por semana, mas que a denúncia ainda é o maior aliado para um resultado eficaz da fiscalização. “Mesmo trabalhando diariamente com fiscalização, a denúncia do consumidor ainda é nosso melhor aliado, pois não dá para estar em todo lugar ao mesmo tempo”, disse Maron, lembrando que o consumidor deve denuncia as irregularidades de falta de higiene pelo telefone (22) 2725-0475, ou direto na secretaria que fica na Rua Salvador Correa, 54, próximo ao Hospital Beneficência Portuguesa.

FONTE-MONITOR CAMPISTA.

MP NÃO PEDIU E SIM OPINOU.

Carla Machado é candidata. Não há qualquer hipótese da prefeita Carla Machado não ser candidata a reeleição. Os boatos geram dúvidas quando não são explicados de forma cristalina. O Ministério Público Eleitoral apenas opinou, o que é de sua obrigatoriedade. Ele, o MP, não é autor de nenhuma ação contra a prefeita ou a pessoa de Carla Machado.
Com relação as multas, elas foram devidamente quitadas e comprovadas nos autos. Entretanto, mesmo assim, o MP ignorou ou não considerou as certidões como prova de quiação. Diante disso, o Jurídico irá aos órgão competentes, para sanar o problema. Enquanto isso, Carla continua sua campanha sem nenhum pedido de indeferimento.

Cláudio Andrade.