sábado, 12 de outubro de 2013

Chapa Dilma-Temer perde no Sudeste para Marina-Eduardo





A notícia principal na pesquisa Datafolha realizada na sexta-feira (11.out.2013) é que Dilma Rousseff (PT) seria reeleita hoje no primeiro turno se os candidatos fossem apenas Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

A petista teria 42% contra 21% do tucano Aécio e 15% do socialista Eduardo. Ou seja, 42% X 36%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, a fatura estaria liquidada e Dilma passaria mais 4 anos no Palácio do Planalto.

Mas há outros aspectos que devem ser considerados numa análise neste momento, quando ainda falta 1 ano para a eleição. O levantamento do Datafolha mostra fragilidades presentes em todas as pré-candidaturas consideradas.

Um dos aspectos mais relevantes trata de uma simulação qualificada de um eventual segundo turno. O Datafolha indagou aos eleitores em quem votariam se a disputa final ficasse entre as chapas de Dilma Rousseff (PT) + Michel Temer (PMDB) contra Marina Silva + Eduardo Campos (PSB). Nesse caso, o resultado muda de figura. A petista fica em situação de empate técnico no país (44% X 42%) e perde no Sudeste (40% X 44%).

Fonte: Jornalista Fernando Rodrigues.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Campos, RJ, tem o primeiro aeroporto municipalizado do Brasil




Foi assinado nesta sexta-feira (11) o convênio que municipaliza o Aeroporto Bartolomeu Lisandro em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Este é o primeiro aeroporto municipalizado do país e a previsão é que a medida favoreça ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade. O aeroporto, que é o único da cidade, vai servir também para atender aos empreendimentos como o Super Porto do Açu, o Complexo Farol-Barra do Furado e a Petrobras. Atualmente, o fluxo de passageiros no aeroporto é de cerca de 300 por dia. A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.

G1.

Comissão da Alerj remarca a ida de Eike ou representante da EBX para dia 6 de novembro





A comissão especial para acompanhar a real situação dos investimentos no Complexo Logístico Portuário do Açu e a situação dos trabalhadores e colaboradores envolvidos no empreendimento, presidida pelo deputado estadual Roberto Henriques, fez na manhã desta sexta-feira, na Alerj, sua primeira reunião ordinária após a implantação, no início do mês, sem a presença do empresário Eike Batista, convidado para explicar a desaceleração do investimento e a desistência de algumas empresas em participar do complexo industrial. 

A LLX, empresa do grupo EBX responsável pela implantação do Super Porto do Açu, enviou correspondência à comissão no final da tarde de quinta-feira informando da impossibilidade de comparecimento de Eike Batista, justificada pelo fato de ser ele o interveniente do acordo de investimento com a EIG Holdings, cuja operação tem prazo de conclusão para 20 dias. No documento a LLX solicitou o adiamento da reunião pelo mesmo tempo. Como já havia mobilizado autoridades para a audiência na manhã seguinte, Roberto Henriques manteve a data desta sexta. 

A nova reunião para comparecimento do empresário Eike Batista ou representante da empresa foi marcada para o dia 6 de novembro, quarta-feira, às 10h, nova reunião e novo convite para a empresa LLX.


Participaram da reunião os deputados Luiz Paulo Corrêa da Rocha, que cobrou participação efetiva da União no processo, uma vez que trata-se do maior investimento privado das Américas no momento, portanto com grande impacto econômico ao país, inclusive no Produto Interno Bruto (PIB), e a deputada Enfermeira Rejane, que cobrou do governo estadual informações sobre os processos de desapropriação no quinto distrito de São João da Barra, onde está sendo construído o porto e será implantado o complexo industrial.

A presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin), Maria da Conceição Ribeiro, que representou também o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, respondeu às perguntas e admitiu que o projeto do porto foi modificado por, entre outros fatores, mudanças no cenário produtivo internacional. Citou como exemplo a siderúrgica, que não deverá mais se instalar na área do Super Porto do Açu, mas assegurou que o projeto está mantido e continua como um dos maiores do país.


Assessora de imprensa do deputado estadual Roberto Henriques – Campos dos Goytacazes
Júlia Assis
(21)8890-4584
(22)9891-4124

Quissamã promove palestra de Educação Fiscal




Evento é organizado pela Secretaria de Fazenda



A Prefeitura de Quissamã, por intermédio da secretaria de Fazenda, promove na segunda-feira (14), às 14h, no Anfiteatro Dra. Myrtes Campos, uma palestra aberta com o intuito de conscientizar a população com relação ao seu direito de exigir o documento fiscal de venda, tendo, em contrapartida, a obrigação dos contribuintes de emiti-lo. A palestra será ministrada pela auditora fiscal e membro da Escola Fazendária do Estado do Rio de Janeiro, Mônica Bez.

A conscientização faz com que o Índice de Participação do Município cresça, pois, segundo a Constituição Federal, 25% do ICMS arrecadado no município, pertence a ele. Com isso, seu repasse cresce, e ele disporá de mais recursos para alocar em sua gestão.

Recursos estes que já pertencem ao município, só que nunca chegam a ele pelo simples fato de não ter sido emitido o documento fiscal de venda que comprovasse a venda naquele município.

O vice-prefeito e secretário de Fazenda, Nilton Pinto, falou a respeito da conscientização. “Com a Educação Fiscal, os cidadãos tomam ciência de seus direitos e da importância de sua participação, além da consequência em caso de omissão”, enfatizou.

O tema pode ser ministrado nas escolas pelos professores que receberem curso gratuito de Disseminador de Educação Fiscal promovido pela ESAF, via plataforma Moodle, ou por curso presencial ministrado pela Auditora Fiscal de Rendas do Estado do Rio de Janeiro, também gratuito. Mas também pode ser passado na forma de palestras a servidores, ou em eventos na comunidade, na forma de gincanas ou seminários.

Fonte: Secom da Prefeitura de Quissamã

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cultura em "A Polêmica" com Capi e Adriano Moura





Nossa Senhora Aparecida é festejada no fim de semana‏ em SJB


Neste final de semana será comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida. As localidades de Grussaí, Roças Velhas, Azeitona, Vila Abreu e Chatuba terão programação para celebrar o dia da Padroeira do Brasil.

Na sexta (11), na praça do outro lado da Lagoa, em Grussaí, a população vai poder assistir ao louvor e show do Padre Max, às 20h. Ainda na localidade, haverá no sábado show da banda católica “Unidos pela Fé”, também às 20h.

No quinto distrito, em Vila Abreu, a festa começa no sábado, às 21h, com apresentação da banda “Som Católico”, e encerra no domingo com show de Douglas Freitas. No sábado, em Azeitona, às 20h, quem se apresenta é Débora Almeida. Em Roças Velhas (Barcelos), haverá show de “Catolicanto”, às 21h, e show do “Grupo Pura Simpatia”, às 23h.

Na sede do município, a festa será no bairro da Chatuba, e no sábado, é a banda “Louvor e Adoração” que começa com apresentação às 20h, logo após, às 22h, quem sobe ao palco são “Os Manos do Forró”. A festa na Chatuba continua no domingo com show da “Banda Katukai”, às 21h, encerrando a programação da festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

Assecom da Prefeitura de SJB

Alunos dos cursos de Eletricista Predial e Auxiliar Administrativo receberam certificados em Quissamã



O anúncio do prefeito Octávio Carneiro se deu após a entrega de certificados na noite da quarta-feira (09), numa cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de Quissamã para 80 alunos dos cursos de Eletricista Predial de Baixa Tensão e Auxiliar Administrativo que foram realizados em parceria com o Senai Macaé.

A entrega dos certificados foi feita pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, Carla Cabral e pelos técnicos do Senai, Davis Porto e Jefferson Corrêa. Na oportunidade, Davis destacou: “Entendemos que o esforço dos alunos é muito grande. O mercado está aquecido e o Senai Macaé é parceiro das prefeituras e da sociedade. Parabenizo aos formandos e ao prefeito Octávio Carneiro pela iniciativa”, disse.

A formanda do curso de Auxiliar Administrativo Lucília Lamoglia falou sobre a importância do curso para o currículo profissional. “É importante agradecermos essa oportunidade que nos foi oferecida pois essa qualificação é de grande valia, pois é ago a mais me nossos currículos e pode abrir novas portas no mercado de trabalho para nós”, enfatizou.
Outro que comentou sobre o efeito positivo do curso foi João Carlos Marques que recebeu o certificado de eletricista. “Creio que nós não teríamos condições de pagar esse curso, e no entanto, já estamos atuando no mercado o que é motivo de gratidão ao receber esse diploma, com o qual já estamos colhendo os frutos”, pontuou.

A secretária Carla Cabral fez uma explanação sobre o panorama de cursos realizados pela Prefeitura de Quissamã este ano e confirmou a continuidade dos investimentos na qualificação.

“Vamos continuar primando por cursos de qualidade ministrados por instituições de igual teor, pois assim ratificamos a seriedade dos investimentos realizados a fim de cumprir com a meta principal que é de preparar a população para suprir a vagas oferecidas ou que serão disponibilizadas num futuro breve e promissor para o mercado que se apresenta e também por conta do Complexo Logístico e Industrial Farol – Barra do Furado que já é uma realidade”, definiu Carla Cabral.

Números positivos

Os cursos oferecidos pela Prefeitura de Quissamã até o presente momento são:

Já encerrado – Parceria com Marinha do Brasil
Aquaviários – 30 alunos

Já encerrados – Parceria com Senai
Auxiliar administrativo – 40 alunos
Eletricista Predial de Baixa Tensão – 40 alunos

Já encerrados – Parceria com Senac
Almoxarife – 40 alunos
Auxiliar Administrativo – 40 alunos

Em andamento - Parceria com IFF Campus Quissamã

Auxiliar de cozinha – 40 alunos
Operador de Computador – 40 alunos
Programador Web – 20 alunos
Instalador e reparador de Redes – 40 alunos
Eletricista Predial de Baixa Tensão – 25 alunos

Em andamento - Parceria com Senai
Pintura Industrial – 40 alunos
Montagem e Manutenção de Computadores – 25 alunos

A iniciar 21/10 – Ministrado por Westgroup
Salvatagem – 50 alunos


A iniciar em novembro – Parceria com Senac

Centro
Camareira Offshore – 25 alunos
Auxiliar administrativo – 40 vagas

A iniciar em novembro – Parceria com Sest/Senat

Cursos para motoristas como: Motorista de Carga e Mopp, Guindasteiro e outros que serão anunciados em breve.

Alunos dos cursos de Eletricista Predial e Auxiliar Administrativo receberam certificados

O anúncio do prefeito Octávio Carneiro se deu após a entrega de certificados na noite da quarta-feira (09), numa cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de Quissamã para 80 alunos dos cursos de Eletricista Predial de Baixa Tensão e Auxiliar Administrativo que foram realizados em parceria com o Senai Macaé.

A entrega dos certificados foi feita pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, Carla Cabral e pelos técnicos do Senai, Davis Porto e Jefferson Corrêa. Na oportunidade, Davis destacou: “Entendemos que o esforço dos alunos é muito grande. O mercado está aquecido e o Senai Macaé é parceiro das prefeituras e da sociedade. Parabenizo aos formandos e ao prefeito Octávio Carneiro pela iniciativa”, disse.

A formanda do curso de Auxiliar Administrativo Lucília Lamoglia falou sobre a importância do curso para o currículo profissional. “É importante agradecermos essa oportunidade que nos foi oferecida pois essa qualificação é de grande valia, pois é ago a mais me nossos currículos e pode abrir novas portas no mercado de trabalho para nós”, enfatizou.

Outro que comentou sobre o efeito positivo do curso foi João Carlos Marques que recebeu o certificado de eletricista. “Creio que nós não teríamos condições de pagar esse curso, e no entanto, já estamos atuando no mercado o que é motivo de gratidão ao receber esse diploma, com o qual já estamos colhendo os frutos”, pontuou.

A secretária Carla Cabral fez uma explanação sobre o panorama de cursos realizados pela prefeitura de Quissamã este ano e confirmou a continuidade dos investimentos na qualificação.
“Vamos continuar primando por cursos de qualidade ministrados por instituições de igual teor, pois assim ratificamos a seriedade dos investimentos realizados a fim de cumprir com a meta principal que é de preparar a população para suprir a vagas oferecidas ou que serão disponibilizadas num futuro breve e promissor para o mercado que se apresenta e também por conta do Complexo Logístico e Industrial Farol – Barra do Furado que já é uma realidade”, definiu Carla Cabral.

Números positivos

Os cursos oferecidos pela Prefeitura de Quissamã até o presente momento são:

Já encerrado – Parceria com Marinha do Brasil
Aquaviários – 30 alunos

Já encerrados – Parceria com Senai
Auxiliar administrativo – 40 alunos
Eletricista Predial de Baixa Tensão – 40 alunos

Já encerrados – Parceria com Senac
Almoxarife – 40 alunos
Auxiliar Administrativo – 40 alunos

Em andamento - Parceria com IFF Campus Quissamã

Auxiliar de cozinha – 40 alunos
Operador de Computador – 40 alunos
Programador Web – 20 alunos
Instalador e reparador de Redes – 40 alunos
Eletricista Predial de Baixa Tensão – 25 alunos

Em andamento - Parceria com Senai
Pintura Industrial – 40 alunos
Montagem e Manutenção de Computadores – 25 alunos

A iniciar 21/10 – Ministrado por Westgroup
Salvatagem – 50 alunos


A iniciar em novembro – Parceria com Senac

Centro
Camareira Offshore – 25 alunos
Auxiliar administrativo – 40 vagas

A iniciar em novembro – Parceria com Sest/Senat

Cursos para motoristas como: Motorista de Carga e Mopp, Guindasteiro e outros que serão anunciados em breve.

TV Alerj transmitirá, amanhã, os trabalhos da Comissão que analisará o Complexo Logístico Portuário do Açu




Será transmitida amanhã, 11 de outubro, às 10 horas, ao vivo, pela TV Alerj, no canal 10 da Viacabo TV ou pelo site www.tvalerj.tv, a reunião da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar a real situação dos investimentos no Complexo Logísticos Portuário do Açu e a situação dos trabalhadores e colaboradores envolvidos no empreendimentos, presidida pelo deputado estadual Roberto Henriques.

 Fonte: Assecom do deputado Roberto Henriques.

Mais uma letra morta?




A Lei nº 8.373/13, publicada na última segunda-feira, institui a obrigatoriedade de recuperação de piso, manta asfáltica, paralelo, calçadas, muros e pavimento da malha viária do município de Campos dos Goytacazes, ao término das obras públicas.

Trata-se de uma lei de grande relevância, inclusive, no âmbito da segurança viária. Isso porque quase em sua totalidade, as obras das empresas concessionárias de serviço público, empreiteiras contratadas pela Administração direta, indireta, autarquias e fundações públicas do nosso município deixam danos oriundos de sua realização, cuja retificação é ignorada.

Recentemente, o Jornal Terceira Via noticiou que os moradores do Parque Esplanada, em Campos, sofrem com o estado crítico das calçadas de suas residências, que foram danificadas para a instalação de uma rede de esgoto.

Esse é apenas um exemplo dentre tantos outros que demonstram concretamente a aflição da população campista. Como se não bastasse a precariedade dos serviços prestados pelo Poder Público e por suas permissionárias, o cidadão se vê obrigado a conviver com as consequências negativas provocadas pela realização de obras públicas.

Por vezes, o descaso é tamanho que as obras terminam e a população não consegue sequer usufruir de seus benefícios, já que os danos causados para a realização do serviço inviabilizam o gozo manso e efetivo pelo cidadão.

Essa Lei - sancionada pela prefeita Rosinha - chega em boa hora, uma vez que a não recuperação do que foi danificado pelas obras tem sido ato corriqueiro e contumaz, gerando sensação de impunidade, o que enseja a reiteração desses atos.

Em conformidade com dita Lei, ao término das obras, as empresas por elas responsáveis serão obrigadas: a recuperar a pista em toda a sua largura, o pavimento em proporção cinco vezes maior ao corte ou perfuração, a recapear no mesmo nível da pavimentação da pista, a utilizar de material de qualidade (compatível com as condições topográficas e as características do pavimento já existente) e a elevar os tampões ao nível da pavimentação da pista.

Por outro lado, é preciso que haja forte inspeção para que essa lei não se torne uma letra morta. Dessa feita, caberá aos Órgãos com atribuição para exercício do controle e da fiscalização das obras realizadas, a implementação das medidas necessárias à eficácia da norma legal.

Será que a prefeitura vai aplicar multas às empresas por ela delegadas para a realização de uma obra pública? Ou estaríamos diante de uma suspeição administrativa?

E o prazo de 48 horas que terão as empresas concessionárias e as empreiteiras, a contar do término da obra ou serviço, para reparação dos danos ocasionados? Será cumprido ou haverá um jeitinho de ser prorrogado?

Sabe-se que, em Campos dos Goytacazes, os termos aditivos de algumas obras as tornam morosas, protelando a satisfação dos nossos munícipes.

A pena de multa diária, prevista nessa nova lei municipal, estipulada no valor de 3.000 (três mil) UFIR-RJ e de 6.000 (seis mil) UFIR-RJ em caso de reincidência é muito conveniente. No entanto, não se sabe se, aos olhos das empresas, é mais interessante pagar a multa ou reparar os danos. Por se tratar de uma multa administrativa, será preciso intervenção judicial para sanear o problema?

Aproveitando o ensejo dessa nova lei, por que não uma deliberação acerca de uma norma que coercitivamente faça com que as empresas terminem suas obras no prazo previsto, apresentando o mínimo possível de danos e sua imediata recuperação? Eu disse: imediata!

Em que pese a Lei recentemente sancionada ser de grande relevância, caso não haja a fiscalização e inspeção devidas - e com a aplicação da pena prevista -, estaremos diante de mais uma morte além da letra da lei: a do sonho, dos bairros de nossa cidade, de ver reduzidos os danos na via pública.

E o Parque Esplanada pode explicar esse sonho.

Cláudio Andrade

Vídeo com voz atribuída à secretária de educação causa polêmica na rede




"Os profissionais da educação de Campos estão revoltados com a publicação de um vídeo na internet onde eles são chamados de idiotas. A declaração foi atribuída à Secretária de Educação de Campos, Marinéa Abude.

O vídeo apresenta uma suposta reunião entre a secretária e diretores de escolas municipais. Marinéa usa termos pejorativos quando se refere aos professores insatisfeitos com a atual situação das escolas e condições de trabalho da categoria.

“E são esse ‘pessoalzinho’, esses ‘professorezinhos’ aí, eles estão a fim de baderna. Eles não estão a fim de reivindicar nada não”, relata o vídeo. Em outro trecho, a secretária afirma que os professores são idiotas. “No dia que vieram aqui pra frente, berraram, gritaram, acharam que eu estava aqui dentro. Mas eu estava muito longe daqui. Idiotas, acharam que eu estava aqui dentro”.

Para assistir ao vídeo basta clicar na seta embaixo da fotografia ao lado.

De acordo com o comando de mobilização dos educadores de Campos, a secretária foi desrespeitosa. “Se ela fosse professora mesmo, ela deveria pensar antes de ofender os verdadeiros professores que estão sendo massacrados e escravizados dentro das escolas”, falou Maria Helena Mendes Freitas.

Segundo Maria Helena, na creche em que ela trabalha, a Olímpio Paulo da Silva, em Morro do Coco, foi preciso fazer festa na instituição para arrecadar dinheiro para investir na estrutura física da escola. “Reformamos o parquinho das crianças,Com o dinheiro, compramos cavalinhos e um pula-pula. Na área educacional, trabalhamos com lápis de péssima qualidade que quebra a ponta várias vezes durante o dia. As massas modeladoras são de qualidade ruim, que não modelam perfeitamente. É fato que a prefeitura tem feito creches modelos, mas a quantidade está abaixo do necessário”, denunciou.

O comando de mobilização é responsável pelas manifestações que começaram em agosto na cidade. No primeiro ato, mais de duas mil pessoas se reuniram, segundo a organização, e saíram em caminhada da praça São Salvador até a sede da Prefeitura de Campos.

A categoria reivindica aumento do piso salarial, acréscimo de 100% no valor do vale refeição, redução da carga horária trabalhista que é estabelecida em uma lei de 2008, repasse da verba do Fundeb, eleições diretas para diretores de escola, investimento na estrutura física das creches e escolas além de aumento na qualidade dos materiais didáticos.

“O piso nacional do professor iniciante é R$ 1.565, enquanto em Campos é de R$ 1.299 há quinze anos. Uma lei que regulamenta nossa carga horária não é cumprida e nós temos que lutar até para que uma lei ser cumprida. Resolvemos ir às ruas porque não estávamos sendo representados como deveríamos pelos sindicatos. Arregaçamos as mangas e estamos na luta”, declarou.

De acordo com Maria Helena, ainda em agosto, a secretária se reuniu com uma comissão representativa da classe. O debate durou mais de três horas e não houve nenhuma definição. “A secretária afirma no vídeo que vai fazer eleição para diretores, mas ela quer o nome de três mais votadas para ela escolher. Dessa forma a direção não terá liberdade para agir”.

O próximo ato está marcado para o dia 15 de outubro, data em que é comemorado o Dia do Professor".

Fonte: Terceira Via

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Aluízio Siqueira solicita serviços ao FECOMERCIO para SJB


Na sessão legislativa desta quarta-feira (09) o presidente da Câmara Aluizio Siqueira solicitou através de requerimento ao senhor Orlando dos Santos Diniz, a implantação de serviços odontológicos, culturais e de beleza ao FECOMERCIO – Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro para o município de São João da Barra. Os serviços solicitados geralmente são feitos em unidades móveis de forma itinerante gerenciada pelo SENAC e SESC/RJ, “nossa intenção é que aconteçam os serviços e que estes cheguem em todas as localidades”, resumiu Aluizio.

A pauta dessa sessão não pode ser concluída devido a queda da energia elétrica, porém antes da interrupção por falta de luz diversas preposições foram aprovadas como o pedido para reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino e a aquisição de tablets para serem distribuídos para as crianças das escolas públicas municipais, ambos feitos pela vereadora Soninha Pereira.

A construção de um canil público municipal foi a reinvindicação do vereador Eziel Pedro, “a gente passa nas praças e nas ruas e acaba vendo muitos cachorros abandonados, muitos doentes, então é uma questão de saúde pública e uma medida que visa prevenir acidentes”, justificou Eziel. O vereador Jonas requereu ao secretário municipal de transporte a colocação de placas nos logradouros.

O vereador Franquis Areas solicitou a construção de uma mini vila olímpica no 5º distrito e de quebras mola nas proximidades das praças de Sabonete e Campo de Areia. O vereador Alex Firme em conjunto com o presidente da Câmara Aluizio Siqueira solicitou a drenagem e o calçamento para as ruas no entorno da praça do Meirelles em Atafona, Alex também solicitou a urbanização dos bairros Jardim Primavera, Solar do maranhão, Morada do Chico e Porto Seguro. Enquanto que Aluizio ainda solicitou o calçamento das rua Jorge Fernandes e das ruas do bairro Liramar em Grussaí.

Moções – Ainda foram aprovadas as moções de parabenização a Denise Esteves, nomeada para assumir o cargo de secretária municipal de saúde, proposta pela vereadora Sônia Pereira, a moção de pesar em virtude do falecimento do senhor Enildo Gonçalves, feita de forma verbal pelo vereador Franquis Areas e as moções de aplausos e felicitações devido os aniversários de Marilton Pinheiro (proposta pelo vereador Jonas) e Flávio Batista (proposta de forma verbal pelo vereador Alex).

Fonte: Assecom da Câmara de SJB.

Técnicos do INPH em Atafona



Quatro técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), chefiados pelo engenheiro Wagner Scisinio, chegaram nesta quarta-feira, 09, a São João da Barra para iniciar o estudo técnico de viabilidade de um projeto que possa conter o avanço do mar em Atafona. Um relatório prévio já foi entregue aos técnicos da Prefeitura e ao deputado estadual Roberto Henriques, que solicitou o estudo ao INPH e acompanhou a equipe na primeira visita ao local da erosão.

A equipe de cinco pessoas receberá da Prefeitura, durante 10 a 15 dias, período que deve durar o estudo, hospedagem, alimentação e apoio com sala e embarcação. O estudo não terá custo para o município. Os técnicos foram recebidos no gabinete do prefeito Neco, representado pelo chefe de Gabinete, Antônio Neves. Participaram também da reunião o assessor do deputado Roberto Henriques, Jorge Virgílio e os secretários de Meio Ambiente, Marcos Sá, Planejamento, Sidney Salgado, Pesca, Flávio Batista e o representante da Defesa Civil, Wellington Barreto.

O diretor do INPH, Domenico Accetta, estará em São João da Barra na próxima terça-feira. Ele fez a primeira visita técnica ao local em junho, levado pelo deputado Roberto Henriques. A intenção do estudo é saber se há viabilidade técnica para obras de contenção do avanço do mar4, a exemplo de outras cidades litorâneas no Brasil, como Marataízes e o Pontal de Conceição da Barra, ambas no Espírito Santo, com resultados foram 100% satisfatórios.

09/10/2013

Assessoria de comunicação do deputado estadual Roberto Henriques
Júlia Maria de Assis
(22) 9891-4124
(21) 8890-4584
Foto: Moisés Batista

Morre a atriz Norma Bengell




Quando descobriu que tinha câncer, há cerca de oito meses, Normal Bengell sempre teve esperança que ficaria curada. Só desacreditou na vida quando foi internada pela última vez, no sábado (5). Ela morreu, aos 78 anos, na madrugada desta quarta (9), se sentindo sozinha, segundo Luciane Marques, amiga, cuidadora e procuradora da atriz, com quem dividia um apartamento em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

“Ela me falava que quando tinha dinheiro, ela tinha amigos. Depois que ela ficou sem dinheiro, os amigos sumiram”, contou Luciene Marques. Segundo a procuradora, apenas o ator Ney Latorraca ligava e procurava notícia de Norma.

Há três anos, a atriz vendeu tudo que tinha para sobreviver. Durante a dificuldade financeira, contou com a ajuda de Miguel Falabella, Daniel Filho e Carlos Manga.

Câncer no pulmão

Segundo Luciane, a artista passou mal há oito meses e foi submetida a uma biópsia. Após o exame, descobriu que estava com câncer no pulmão. “Era muito agressivo e tinha dominado o pulmão esquerdo. Ela não quis fazer quimioterapia, ela queria morrer em paz, e dizia que o tratamento causava muito sofrimento”, contou, reforçando a esperança da amiga de sobreviver mesmo sem tratamento.

Fonte: G1

Audiência Pública na ALERJ: só Eike Batista NÃO confirma presença



"Em correspondência enviada aos convidados para a Audiência Pública da Comissão Especial da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar a real situação dos investimentos no Complexo Logístico portuário do Açu e a situação dos trabalhadores e colaboradores envolvidos nos empreendimentos, que acontecerá no próximo dia 11 de outubro, sexta-feira, apenas o Sr. Eike Batista não confirmou até ontem, prazo final, a sua presença.

Hoje, solicitei ao diretor do Departamento de Apoio ás Comissões, Dr. Marcelo Pose, que, nesta tarde, fosse mais uma vez, pessoalmente, à sede da Empresa EBX na busca de uma resposta.

A presença do Sr. Eike Batista é de suma importância, pois ele é o maior investidor e articulador do processo de instalação do Complexo do Superporto do Açu e figura central para esclarecer alguns questionamentos da comunidade". 

Deputado Estadual Roberto Henriques

Gincana movimenta terceira idade em Quissamã





O evento faz parte das atividades referentes ao mês do Idoso

Em Quissamã, as atividades referentes ao Mês do Idosos começaram no dia 01 (terça-feira). Hoje (09), na sequência do calendário comemorativo desenvolvido pela secretaria de Ação Social, mais um evento foi realizado, desta vez em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e setor transporte. Assim, o ginásio Poliesportivo foi o local escolhido para a brigar a Gincana da Terceira Idade.

Aproximadamente 200 idosos participaram de atividades esportivas, dança, e aproveitaram para aferir a pressão arterial e passar pelo teste de glicemia. A coordenadora do Programa de Assistência ao Idoso-PAI, Ivandra Maria Linhares , ressaltou que a Gincana contou com a participação dos idosos cadastrados no PAI.

“Esta é mais uma oportunidade para promover a confraternização dentro do calendário que foi desenvolvido pela secretária de Ação Social, por meio do PAI. A alegria dos participantes demonstra que o convívio social é um fator preponderante na qualidade de vida”, avaliou Ivandra.

Com muita disposição e animado pelo sucesso do evento, o presidente da Comissão de Idosos, Unival de Souza (76 anos) comentou o encontro no Ginásio. “É gratificante unir esse grupo tão motivado. Durante as atividades os participantes mostram que estão na ativa e podem ser úteis em diversas funções”, disse Unival. 

Fonte: assecom da Prefeitura de Quissamã. 

Mudanças no estafe do governo Neco em SJB




Três mudanças no primeiro escalão do Governo Neco foram publicadas no Diário Oficial de São João da Barra, nesta quarta-feira, 9 de outubro. Sofreram alterações as pastas de Saúde, Obras e Planejamento. A secretaria de Assistência Social também sofreu alteração, a pasta deve ser assumida pela atual coordenadora geral Swany Gomes Pessanha.

Na secretaria de Obras sai Alexandre Magno Estefan e entra o arquiteto Nelson Patrício. Nelson estava na Saúde, pasta agora ocupada por Denise Esteves, que ocupava a secretaria de Assistência Social. A outra alteração foi na secretaria de Planejamento, onde sai Luciano Aguiar e entra Sidney Salgado. 

As informações são do site SJB on line e podem ser conferidas AQUI

Dia das Crianças com programação especial‏ em SJB até dia 30




A prefeitura de São João da Barra, através da secretaria de Assistência Social via Centro de Convivência da Criança e do Adolescente em conjunto com os CRAS, preparou uma extensa programação para celebrar o Dia da Criança. A comemoração começa no dia 07 e se estende até o dia 30, passando por todas as localidades do município.

A programação é aberta ao público e conta com distribuição de doces, brindes, pipocas e outras guloseimas. A criançada também vai poder se divertir com a animação e pinturas faciais do projeto Vivarte e nos brinquedos infláveis. No dia 12 e 14, além de toda diversão prevista, vai ter também a participação do projeto Musicando a Cultura, coordenado pela cantora Janine Gaia.

Segue o calendário da festa, que acontece sempre a partir das 9h:

07.10 – Quadra de Grussaí, na praça do outro lado da Lagoa

11.10 – Praça Santo Antônio

12.10 – Quadra de Azeitona, ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Aparecida

14.10 – CRAS de Barcelos

30.10 – Sub prefeitura de Sabonete

Fonte: Assecom da Prefeitura de SJB.

Empresa de Presidente do PHS ganhou licitação de R$ 785 mil da Prefeitura de Campos




"O vereador Marcão solicitou durante a sessão de hoje informações sobre um contrato entre a Prefeitura de Campos e a empresa WTC. “Um mês após apoiar a prefeita na eleição, a empresa WTC, do empresário Wainer Teixeira, ganhou uma licitação de R$ 785 mil. É bom lembrar que ele é presidente do PHS e o partido apoio o grupo da prefeita na eleição. Na minha visão isso fere o princípio da impessoalidade. Além disso, a empresa funciona no mesmo endereço do partido”, disse Marcão".~

Fonte: Folha da Manhã

Câmara de SJB aprova diversas melhorias para o município





Construção de rotatórias na BR-356, calçamento de ruas, formação de banda marcial, criação de resgate subaquático e reforma dos banheiros públicos. Essas foram as principais matérias aprovadas pelo plenário da Câmara de São João da Barra na sessão desta terça-feira (8). O edil Ronaldo Gomes de Souza indicou a colocação de guardas municipais ou vigias em todas as escolas municipais. “Está crescendo o índice de criminalidade em nosso município e acho que a gente precisa dar tranquilidade aos pais”, comentou Ronaldo.

A vice-presidente da Casa, Sônia Pereira, solicitou ao Executivo, a liberação de uma área na orla de Grussaí para que os idosos possam ir de carro até a beira-mar, sendo que os veículos permaneceriam em um estacionamento – não na areia. A vereadora também pediu a doação de instrumentos musicais para que a Escola Luiz Manoel Nogueira, em Quixaba, possa formar uma banda marcial. “Essa escola merece e acredito que é a única que ainda não conta com banda própria”, comentou.

Por meio de requerimento, o presidente da Casa, Aluizio Siqueira e o líder do governo, Alex Firme, solicitaram ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a construção de duas rotatórias na BR-356: uma no entroncamento da curva de Grussaí e a outra no trecho conhecido como “Trevo do Cuíca”, em Atafona. O vereador Eziel Pedro também propôs uma rotatória, só que à Prefeitura, em frente à Unidade de Saúde de Grussaí. O objetivo é facilitar o tráfego de ambulâncias e o serviço de Resgate.

Cultura – Com o objetivo de manter viva a memória do município, o vereador Alex Firme fez uma indicação à Prefeitura, propondo a aquisição e a restauração da antiga estação ferroviária de Atafona para implantação de um Centro Cultural, com eventos diversos ligadosà cultura.

Alex também propôs a elaboração de um projeto de lei criando o Resgate Subaquático Municipal. “Seria um apoio lojístico a todos os pescadores de nosso município; caso houvesse uma necessidade, teria uma equipe montada para atender as situações de emergência”, observou Alex, lembrando que o serviço daria suporte à Defesa Civil.

Ronaldo indicou à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a reforma dos bancos da Rua Carmelita Nascife, em Atafona. Aluizio Siqueira propôs a reforma de todos os banheiros públicos. Já Eziel requereu obras de saneamento básico, urbanização e calçamento de todas as ruas ainda não calçadas no bairro Nova Grussaí.

Por: Assessoria de Imprensa da CMSJB

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Norma Bengell internada em estado grave




A atriz e cineasta Norma Bengell, 78 anos, continuava internada nesta terça-feira (8), na CTI do Hospital Rio-Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Norma foi hospitalizada no último sábado (5). Segundo familiares, o estado de saúde dela é grave.

Norma Bengell enfrenta problemas respiratórios há seis meses, desde quando médicos diagnosticaram um câncer no pulmão direito. Ainda de acordo com parentes, a atriz está lúcida, mas não consegue reconhecer algumas pessoas.

Fonte: G1

Nildo noticia que pessoas que NÃO passaram no concurso foram chamadas no processo seletivo



O vereador Nildo Cardoso apresentou na sessão da Câmara o processo 01/2013, publicado no Diário Oficial que menciona o processo seletivo simplificado. Nele, dois professores, que ficaram abaixo do número 4 mil e 100 no concurso público foram chamados no seletivo.

Vereador José Carlos noticia boicote na Câmara




O vereador José Carlos reclama que a Comissão Especial da Câmara para tratar do assunto “Águas do Paraíba” está sendo boicotada. Segundo o edil houve uma reunião na Secretaria de Obras e os integrantes da comissão não foram chamados.

Para José Carlos está havendo uma divisão na casa de leis e todos precisam saber disso.

Professores da rede municipal no programa "A Polêmica" hoje



Um grupo de professores municipais será a atração do programa inédito de “A Polêmica” que vai ao ar às 22h30min, nesta terça-feira (8 de outubro), pelo 3ª Via TV, nos canais 25 e 425 HD da Via Cabo.

Sentindo-se a vontade com o apresentador Claudio Andrade, os educadores não pouparam críticas perante a gestão atual na área de educação. Manuseados de contracheques e fotos da precariedade de algumas instituições de ensino, eles afirmaram que o atual governo não reconhece o trabalho.

Em meio a um estado de greve, eles ameaçam começar uma greve a qualquer momento. 80% dos profissionais da rede municipal de Campos já disseram que irão aderir.

Como o próprio nome, o programa “A Polêmica”, de fato, está polêmico.

Jornal Terceira Via

Câmara de Campos: candidato diz que "Tô contigo" "concedeu" liminar que a Justiça negou




Meu nome é Rodrigo Sales e sou um dos aprovados no concurso da Câmara. Assisti estarrecido as entrevistas dos vereadores, Thiago Virgílio e Jose Carlos assim como a do Tadeu tô contigo.

Por falta de conhecimento, ou por má vontade, sempre dizem que há um processo em andamento. Acontece que o simples fato de haver um processo não traz impugnação ao concurso e nem presunção de culpa do réu, no caso o José Paes. 

O autor da ação entrou com um pedido liminar para suspender o concurso e a mesma foi negada. Depois recorreu a segunda instância e também foi negada. Aí decidiram os nobres vereadores por livre e espontânea vontade suspender o concurso, ate que haja uma decisão definitiva, o que pode levar anos, na prática o vereador Tadeu, sem base alguma em seus argumentos, deferiu a liminar que a justiça indeferiu, sendo um dos vereadores que apoiam a suspensão do certame.

Na verdade a posição da justiça que eles querem já existe, quando o Desembargador Rogério de Oliveira decide por manter a decisão da 5ª Vara Cível de Campos, negar provimento a liminar e manter os atos do concurso, também orientando que o mesmo siga normalmente, pois não há qualquer prova da existência de irregularidades no certame, conforme você pode observar neste link: http://www1.tjrj.jus.br/gedcacheweb/default.aspx?UZIP=1&GEDID=00041A6B373422A45DC9A73748ABFE221E86C5022E3F1622.

Portanto, entre comissionados e assessores, as mais de 150 contratações por parte da Câmara esse ano é uma vergonha a medida em q nenhum concursado foi chamado. Por isso as liminares conseguidas na justiça pelos aprovados, embora nenhuma cumprida apenas por protelação, quando começarem a serem executadas multas, acredito q cumprirão. Só q isso pode levar tempo e é exatamente o q querem. Certo que havia previsão orçamentária para nos convocar desde de janeiro de 2013, existe outra pergunta a ser feita, o que está sendo feito com essa verba que está sobrando todo mês na conta da Câmara, pois era pra estar sendo usada para o pagamento dos novos servidores.

Não apoio nenhum político e nem gosto de política, só estou revoltado por meus direitos estarem sendo escandalosamente desrespeitados.

Rodrigo Sales

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Câncer no reto faz Carlos Nascimento deixar o "Jornal do SBT"





Com câncer no reto, Carlos Nascimento segue fazendo tratamento quimioterápico, realizado já há cerca de um mês, e ficará fora do “Jornal do SBT” por mais algum tempo.

Segundo informações da jornalista Janaina Nunes, o âncora do SBT vem reagindo bem ao tratamento e a previsão é que ele volte à apresentação do noticiário dentro de 40 dias.

Vale lembrar que, em entrevista recente, Nascimento confirmou que ficaria de fora dos trabalhos por cerca de 45 dias. “Está indo tudo bem. Estou me tratando e espero voltar em um mês, um mês e pouco”, falou.

Oficialmente, o SBT não fala sobre o assunto, na intenção de preservar o seu profissional.

Fonte: na telinha e Sidney Resende.

Trailer da Polícia Militar na praça em São João da Barra‏



Um Posto Fixo da Polícia Militar foi instalado no Centro de São João da Barra próximo à Praça São João Batista, com a finalidade de coibir furtos, tráfico e consumo de drogas, além de outros tipos de delitos. A iniciativa surgiu através de parceria entre a prefeitura, através da Guarda Civil Municipal e a secretaria Estadual de Segurança via Polícia Militar que implantaram no município o Programa Estadual de Integração na Segurança.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Rodrigo Machado, quem sai ganhando é a população sanjoanense que recebe um ponto onde pode ser feita solicitação para qualquer necessidade de ação policial, além de recebimento de denúncias onde algumas já resultaram em prisões. “A nossa intenção é prevenir e desestimular a prática de atos delituosos” comentou.

– Em relação à vinda deste trailer que servirá de base para a Polícia Militar temos muito a agradecer ao tenente coronel Joneis Sardenberg, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, ao sub comandante do 8º BPM Major Moura e ao tenente Jefferson da 5ª Companhia da Polícia Militar – destacou Rodrigo. O posto funcionará 24h com dois policiais militares de dia e durante a noite com três.

Na manhã desta segunda-feira (7), o comandante Rodrigo recebeu a visita do capitão Wallace, subcoordenador regional operacional da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança no 6º Comando de Policiamento de Área. “Estamos aqui para supervisionar o serviço que vem sendo desenvolvido nesta cidade. A finalidade é alcançar o anseio da sociedade, diminuindo o índice de criminalidade com a ostensividade do policial, o que proporciona sensação de segurança aos moradores e visitantes”, informou.

De acordo com o capitão Wallace, os policiais atuam na prevenção de forma pró ativa se antecipando aos problemas a fim de evitá-los, restabelecendo a ordem. Em casos de ocorrência é solicitada a presença das viaturas policiais da região, que encaminham os delitos ocorridos para a Delegacia Civil, onde são tomadas as medidas pertinentes da lei.

O subcomandante da Guarda Civil Municipal, Sérgio Canela disse que o Programa Estadual de Integração na Segurança em São João da Barra, atualmente disponibiliza, além do Posto Fixo no Centro da cidade, um na localidade de Cajueiro no Quiosque a margem da BR- 356 e outro no Balneário da Praia de Atafona. Ambos prestam o mesmo tipo de atendimento do Centro. “Estamos presentes também em cinco unidades de saúde: Centro de Emergência, no Centro, Unidade Mista de Grussaí e Postos de Saúde de Barcelos, Mato Escuro e Açu prestando proteção aos funcionários, pacientes e usuários. Realizamos também atendimento de comunicação a Sala de Operações da Polícia Militar sobre casos de tiros e facadas, entre outras agressões”, finalizou.

Fonte: Assecom da Prefeitura de SJB

Rosinha sanciona lei digna de aplausos




Lei nº 8.373, de 28 de junho de 2013.

Institui obrigatoriedade de recuperação de piso, manta asfáltica, paralelo, calçadas, muros e pavimento da malha viária do Município de Campos dos Goytacazes-RJ.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
Art. 1º - As empresas concessionárias de serviço público e as empreiteiras contratadas pela Administração direta, indireta, autarquias e fundações públicas do Município ficam obrigadas a recuperar o piso, a manta asfáltica, o paralelo, as calçadas e muros, inclusive de terceiros,
e o pavimento da malha viária do Município de Campos dos Goytacazes, quando da realização de obras, reparos ou qualquer tipo de perfuração ou cortes nas vias públicas.
Art. 2º - A obrigação de que trata o artigo anterior deve ser satisfatória, entendendo-se como tal:
I - a recuperação da pista em toda a sua largura;
II - a recuperação do pavimento em proporção cinco vezes maior ao corte ou perfuração realizada;
III - o recapeamento no mesmo nível da pavimentação da pista;
IV - a utilização de material de qualidade, compatível com as condições topográficas e as características do pavimento já existente;
V - a elevação dos tampões ao nível da pavimentação da pista.
Art. 3º - As empresas concessionárias e as empreiteiras terão o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar do término da obra ou serviço que originou a perfuração, para cumprir a obrigação prevista nesta Lei, sob pena de multa diária no valor de 3.000 (três mil) UFIR-RJ e de 6.000 (seis mil) UFIR-RJ em caso de reincidência, sem prejuízo das sanções civis decorrentes do descumprimento do contrato ou convênio com o Poder Público.
Art. 4º - Incumbe aos órgãos com atribuição legal para exercer o controle e fiscalização das obras realizadas pelos órgãos aludidos no Art. 1º desta Lei, a implementação das medidas necessárias à eficácia da mesma.
Art. 5º - Esta Lei entra vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, notadamente a Lei 7.197 de 19 de março de 2002.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, 28 de junho de 2013.
Rosinha Garotinho