sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Vereador Cláudio Andrade visita o bairro da Chatuba




A visita desta sexta, na comunidade da Chatuba do Parque Aurora, pode ser resumida em uma palavra: ABANDONO! Descobri que centenas de pessoas moram em um local completamente sem estrutura.

Onde deveria ser a sede do antigo PSF (Programa Saúde da Família), hoje moram famílias em condições precárias e insalubres.

O esgoto a céu aberto faz parte do cenário de ruas inteiras do bairro.

Os moradores esperam pelos coletivos embaixo de árvores, pois as marquises no local não existem.

No primeiro momento e em tempo real, informei ao Secretário de Limpeza Pública ( a quem desde já agradeço) as demandas do local e me comprometi a enviar um relatório junto a um ofício para que o mais rápido possível seja solucionado ao menos parte dos problemas do bairro.

#vereadordetodos #veredordeverdade #lupanacoisapublica
#claudioandradenacamara #mandatodopovo
#mandatoquevocepaga

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Avião cai no mar em Paraty; Ministro Teori Zavascki estaria na lista de passageiros


Um avião caiu na tarde desta quinta-feira (19) no mar de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente foi próximo à Ilha Rasa. Segundo o Corpo de Bombeiros, há três mortos, mas ainda não foram divulgados os nomes das vítimas. O nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki estaria na lista de passageiros da aeronave, mas não foi confirmado se ele embarcou.

O aeroporto do litoral informou que o avião saiu de São Paulo (SP) e caiu a 2 km de distância da cabeceira da pista. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), quatro pessoas estavam a bordo. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas.

Por volta de 14h50, a Polícia Militar havia disponibilizado uma lancha para auxiliar nas buscas. A Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros também trabalhavam no resgate.

Segundo moradores da região, no momento do acidente chovia forte em Paraty. "Eu não vi o momento do acidente só senti um cheiro muito forte de combustível. De onde estou, consigo ver o resgate. Tem uma pessoa tentando sair da aeronave que parece ser de pequeno porte", contou Rosália Ramos Lima, proprietária de uma pousada e restaurante da ilha.

G1.

Grupo de Trabalho trata das eleições para diretores de escolas em Campos


Nesta quarta-feira (18), foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado pela secretaria de Educação para tratar do processo de eleição dos diretores de escolas municipais de Campos. O projeto de lei apresentado na Câmara Municipal pelo prefeito Rafael Diniz, na época vereador, servirá de referência para o processo.

O secretário municipal de Educação, Brand Arenari, destacou que a finalização do processo somente ocorrerá após diálogo.

— Vamos escutar o corpo e a comunidade escolar, bem como entidades representativas da categoria, como o Sepe (Sindicato dos Professores), por exemplo — disse Brand que ressaltou ainda que uma das possibilidades é a da aplicação de provas aos pretensos candidatos com questões básicas de direção escolar, onde desempenho indicará se estão aptos a concorrer ao cargo.

Segundo a subsecretária-geral, Luciana Eccard, estão sendo avaliados processos seletivos aplicados em outros municípios, como Macaé que utilizou o método da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) .

— Estamos também solicitando à Câmara o projeto de lei apresentado pelo Rafael (Diniz), quando ele era vereador, e vamos usar como indicador nesse processo. Temos também que definir critérios e métodos, para então montarmos o calendário — disse.

Participaram ainda da reunião a subsecretária de Convênios e Projetos, Joana Campinho; subsecretário pedagógico, Rafael Damasceno; gerente escolar, Frederico Cherene; chefe de gabinete, Roberta Barcellos e o assessor jurídico, Diogo Tonelli.

Por: Anna Luiza Paixão - 
Foto: Rogério Azevedo - 
 18/01/2017 18:24:17

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Pano velho e pano novo na gestão de Campos


A eleição de Rafael Diniz com mais de cento e cinquenta mil votos é resultado de um misto de esperança, novidade, jovialidade e também, da herança administrativa incompetente e descabida deixada pela ex-prefeita.

Por outro lado, não podemos ser hipócritas ao ponto de achar que será simplório enfrentar os atuais problemas administrativos somente colocando a culpa no passado, em que pese ser ele, muito recente.

As máculas administrativas são enormes e a apreensão da sociedade por mudanças imediatas é natural e louvável. Como em 1888, quando a Princesa Isabel decretou a Lei Áurea, a população de Campos também se livrou no último dois de outubro, de um julgo escravagista tenebroso.

As auditorias, com prazo de noventa dias, decretadas pelo prefeito Rafael Diniz coincidem com o que eu ouso chamar de ‘tempo de casamento’. Após esse prazo, a meu ver exíguo, a população vibrante passará a cobrar ao executivo e ao legislativo algo palpável e precisamos estar preparados para essa contundente cobrança.

Não podemos esquecer que o ‘Pano Velho’ deixado por Rosinha e seu marido é extenso, retalhado, mofado e cheio de desalinhos que prejudicam os novos gestores e toma tempo precioso dos secretários diante da recusa vergonhosa de se fazer uma transição democrática e responsável.

A confecção do pano novo está sendo feito no escuro. As rendeiras estão alinhavando o tecido em salas onde sequer sabem onde fica o interruptor. Por isso, para que o pano novo seja criado e colocado à mesa do município há um caminho árduo a ser percorrido.

Essa dificuldade foi plantada de forma metódica pela gestão passada. Após destruir a saúde do município, deixando hospitais sem insumos, polos de PSF abandonados e o setor odontológico exterminado os algozes assistem pelas frestas das portas o povo campista temeroso e clamando por uma saúde de qualidade não implantada nos últimos oito anos, em que pese os bilhões de orçamento.

Acredito que o Pano Novo vai sair e na qualidade de vereador irei trabalhar com afinco para que isso seja concretizado o mais rápido possível. O momento é de esperança e expectativa, mas, sobretudo de cautela, pois não podemos avançar sem que haja um piso seguro para pisarmos.

Como bem dizia o poeta Fernando Pessoa: “Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso”. 

Avante!

Cláudio Andrade

A Polêmica recebe o Secretário de Fazenda de Campos



Hoje eu recebi o Secretário de Fazenda do município de Campos dos Goytacazes Leonardo Wigan em A Polêmica.

O programa vaio ao ar pela Terceira Via Tv.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Rafael cria comissão de prestação de contas de patrimônio



Portaria n° 049/2017 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GESTÃO PÚBLICA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONSIDERANDO que compete ao Secretário Municipal de Gestão Pública promover a política de gestão de pessoal e patrimonial da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. 

CONSIDERANDO o Art. 2° do Decreto n°002/2017 publicado no D.O. em 03/01/2017, que determinou aos Secretários Municipais a instituição de comissão interna para analisar e auditar os contratos e outros instrumentos congêneres firmados nos respectivos âmbitos de atuação. 

CONSIDERANDO a situação atual do Município e a adoção de providências administrativas e a necessidade premente de auditar as contas do patrimônio Municipal exercício 2016. 

RESOLVE: Art. 1° - Criar a Comissão de Prestação de Contas do Patrimônio do Município de Campos dos Goytacazes, com o fito de resguardar direitos e apontar responsabilidades. 

Art. 2° - Fica nomeado como integrante desta Comissão: ANDRÉ NOGUEIRA NARCISO, Chefe de Patrimônio, Matrícula n°36.509 e JOSEMAR LAGES DE SOUZA, Contador, Matrícula n° 24.055 e MIRIAM RODRIGUES CALDEIRA; Técnica em Contabilidade, Matrí- cula n° 24.142. 

Art. 3º - Os integrantes da Comissão terão a atribuição de examinar cuidadosa e sistematicamente todas as atividades desenvolvidas com o Patrimônio Municipal, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas e/ou estabelecidas previamente; se foram implementadas com eficácia e adequadas (em conformidade) à consecução das finalidades traçadas para o exercício 2016. 

Art. 4° - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, 13 de janeiro de 2017. 

ANDRÉ LUIZ GOMES DE OLIVEIRA 
Secretário Municipal Gestão Pública
 Id: 2007591

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Prefeitura inicia recadastramento do Cheque Cidadão


A Prefeitura de Campos iniciou nesta segunda-feira (16 de janeiro) o processo de recadastramento das 12.954 famílias incluídas no programa Cheque Cidadão antes de junho de 2016. Os beneficiários devem se apresentar ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) onde estão inscritos para a atualização dos dados cadastrais das 8h às 17h, de segunda a sexta. O atendimento será feito em ordem alfabética, pela primeira letra do nome, até o dia 20 de janeiro. Já o restante das famílias inseridas no programa depois de junho de 2016, neste primeiro momento, não serão avaliadas, porém poderão permanecer no quadro caso se enquadrem no perfil. Nesta segunda, acontece o processo de recadastramento dos beneficiários com as iniciais A,B,C e D.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, o recadastramento das famílias será realizado dentro do prazo de 90 dias, determinado pelo Executivo, por meio de visitas de assistentes sociais aos domicílios cadastrados no programa e nos Cras em que os beneficiários estejam referenciados. Ela lembra ainda que as famílias que passarem pelo recadastramento continuarão recebendo o benefício durante o período.

— É importante que os beneficiários se dirijam ao Cras onde estejam inscritos para atualizarem seus dados de cadastro, respeitando a ordem alfabética. Embora nós saibamos que é um transtorno para o beneficiário fazer um recadastramento tão recente, é importante que seja feito para que possamos nos certificar que o benefício seja direcionado para os que precisam e se enquadram nos requisitos da lei. De qualquer maneira, as pessoas que foram incluídas no programa antes de junho de 2016 podem ficar tranquilas, pois irão receber o benefício durante o período de recadastramento”, afirma a secretária, esclarecendo que, ao fim do processo de atualização dos cadastros, novos beneficiários poderão ser inclusos no programa por meio dos Cras e dos pareceres das assistentes sociais, conforme a legislação.

Confira os dias de atendimento para cada letra:

Dia 16 – A B C D

Dia 17 – E F G H I

Dia 18 – J K L M

Dia 19 – N O P Q R S

Dia 20 – T U V W X Y Z

Terceira Via.

Cláudio Andrade e Sara Gimenes visitam o Parque Rio Branco


Estive na manhã de hoje, no bairro Parque Rio Branco, na companhia da secretária de Família e Assistência Social, Sana Gimenes, visitando algumas famílias que vivem em área de risco. Aproveitei para dar início as gravações do "Programa Cláudio Andrade" deste ano. 

Gostaria de parabenizar o prefeito Rafael Diniz pelo trabalho que já está sendo desenvolvido pela secretaria! Não podemos nos esquecer que a maior parte da nossa população é carente e precisa da ajuda do município. 

O recadastramento do Cheque Cidadão é necessário para que apenas quem realmente precisa seja contemplando com o benefício que só pode ser concedido após a análise das assistentes sociais e da vulnerabilidade das pessoas.