sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Após derrota de Garotinho, Rosinha consulta banco suíço para pegar empréstimo antecipado de 250 milhões




"Logo após o fim do primeiro turno da campanha eleitoral, no dia 9 de outubro, e antes da aprovação na Câmara de Campos do projeto de Lei Lei 0123/2014, que ocorreu no dia 18 de novembro, a equipe da prefeita Rosinha Garotinho (PR) já sondava o banco Credit Suisse Group para “vender os royalties” do petróleo. 

Em contato com o banco, o secretário de Fazenda da Prefeitura de Campos, Walter Jobe, informou que o município receberá em 2015 e 2016 cerca de R$ 2,8 bilhões em royalties e participação especial, e buscou informações sobre taxas de juros para uma antecipação de R$ 250 milhões. Na ocasião, o banco suíço informou que, “em função da conjuntura macroeconômica e do comportamento do preço do petróleo, a taxa indicativa ficaria em torno de 2%/2,5% ao mês”.

Blog do Bastos 

Recuperação da orla do Açu contará com ajuda privada e do governo do Estado


O avanço do mar no distrito sanjoanense de Barra do Açu e a recuperação da orla local ainda são motivo de preocupação das autoridades. Tanto que, na amanhã desta sexta-feira, dia 5, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Francisco Portinho, o prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, o Neco, o deputado estadual Roberto Henriques, uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Caio Cunha, especialista em relações institucionais da Prumo Logística, responsável pela construção do Porto do Açu, se reuniram para tratar do assunto na sede da Secretaria do Ambiente, no Rio. Durante o encontro, ficou definido que a Prumo financiará um novo estudo sobre o fenômeno, a ser realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), e que a Secretaria de Estado do Ambiente, através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam),fará uma parceria com a prefeitura para ceder recursos para a realização da obra.

Na ocasião, tanto os técnicos do Inea quanto o secretário de Estado do Ambiente aceitaram como válido o resultado de um estudo, realizado a pedido da Prumo, comprovando que o fenômeno do avanço do mar e erosão no Açu não possui ligação com as obras do porto. Uma nova reunião acontecerá na sede do INPH, no Rio, na próxima quarta-feira, dia 17.

Um outro estudo sobre a situação do Açu e o projeto de recuperação da orla já foram solicitados ao INPH pela prefeitura, por intermédio do deputado Roberto Henriques. "Precisamos zelar pelas praias da nossa região e pela população que mora nessas localidades. Como parlamentar sempre me disponho a ajudar no que for preciso para o desenvolvimento sustentável do Norte e do Noroeste Fluminense", frisou o deputado.

Para Caio Cunha a reunião foi muito proveitosa. "Embora tenha ficado comprovado pelo o único estudo científico que existe sobre o caso que não há relação entre o fenômeno de erosão com as obras no porto, nos disponibilizamos a financiar um novo estudo. Para nós, da Prumo, essa parceria entre a empresa, governos e comunidade é muito importante. Também queremos saber o motivo da erosão e que essa situação seja reparada", pontuou.
Também participaram da reunião o secretário de governo de São João da Barra, Antônio Neves, e o Secretário de Meio Ambiente do município, Sidney Salgado.

Assecom do parlamentar

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Médicos substitutos sem receber em Campos dos Goytacazes


"Pela primeira vez todos os médicos que fazem substituição não estão recebendo e agora eles disseram que os médicos que tirarem férias não serão substituídos.


Por exemplo, onde tiverem três médicos, um tirando férias vai ficar só dois. Isso é uma vergonha e uma sacanagem com o povo de Campos."

Fonte preservada a pedido.

Dicas do Procon para compras de Natal‏ em SJB


O Natal está batendo à porta e muitas pessoas já se preparam para ir às compras. Viando garantir o direito do consumidor, o Procon de São João da Barra vem orientando sobre alguns procedimentos básicos a serem adotados, como não abrir mão da nota fiscal e se informar sobre o prazo de troca de produtos, que pode variar de acordo com cada comércio.

– Não pode haver esquecimento, por parte do consumidor, na hora de pedir a nota fiscal, pois é somente com ela que ele pode efetuar a troca. Ressaltando que ele deve estar atento ao prazo de troca das lojas, pois os lojistas não são obrigados a trocar mercadoria por erro de tamanho ou por questão de gosto – informa a coordenadora executiva do Procon em São João da Barra, Letícia Barros.

O consumidor também é orientado a ter controle sobre os gatos para não passar o ano de 2015 endividado. Uma dica importante do Procon é preparar uma lista com o nome das pessoas que irá presentear, com o item que pretende comprar para cada um, para que na hora da correria da compra não haja problemas.

– O ano começa com muitas contas para pagar, como IPVA, IPTU, escola das crianças e, se o consumidor não tiver controle sobre as compras de final de ano, pode acabar caindo na inadimplência – acrescentou Letícia Barros.

Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Aprovada na Alerj lei que declara a Fundenor "utilidade pública estadual"


Projeto de lei é do deputado Roberto Henriques e segue pra sanção do governador

Foi aprovado nesta terça-feira, dia 2, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o projeto de lei 3186/2014, de autoria do deputado estadual Roberto Henriques, que declara de utilidade pública estadual a Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), com sede em Campos dos Goytacazes. A lei seguiu para o executivo e o governador Pezão tem 15 dias para sancioná-la.

De acordo com Roberto Henriques, a Fundenor há 44 anos atua elaborando ou executando projetos técnicos e de pesquisas, principalmente voltados para o planejamento do desenvolvimento regional, em parcerias com os setores público e privado. “A fundação já detém o título de utilidade pública federal e municipal, por tanto a nomeação estadual é mais do que merecida, uma vez que a atuação dela é nas regiões Norte e Noroeste fluminense. Precisamos valorizar e incentivar entidades que contribuem para o desenvolvimento do interior do estado”, frisou o deputado.

O presidente da Fundenor, José Carlos Menezes, agradeceu a iniciativa do deputado. “Ficamos muito honrados em ter esse reconhecimento. Roberto Henriques é um grande parceiro nosso. Não pedimos nada. Ele que quando soube que não possuíamos esse título estadual quis nos prestigiar e ficamos muito felizes com a atitude”.

A Fundenor é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, instituída em 1970 com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A fundação apoia e realiza medidas destinadas à formação moral, profissional e técnica da população, por meio de diversos tipos de trabalhos no setor do planejamento e de variada prestação de serviços técnicos, além de pesquisas, estudos, análises, levantamentos, programas e projetos.

A fundação atua na região geoeconômica integrada pelos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.

Assecom do parlamentar

1ª instância: justiça proíbe que Rosinha entregue às receitas dos Roylaties para pegar empréstimo


O juiz da 2ª Vara Civil, Felipe Pinelli Pedalino Costa deferiu nesta terça-feira (2 de outubro) o pedido de liminar que solicitava revogação da lei municipal que possibilita que a operação de adiantamento das receitas dos royalties e participação especial com o Banco do Brasil, intitulada pelo vereador Marcão (PPT) como “venda de royalties”.

A matéria completa pode ser lida no Terceira Via. 

O magnífico mistério das jóias em Campos dos Goytacazes




Em Campos dos Goytacazes existem crimes insolúveis e outros misteriosos. Recentemente, um luxuoso prédio foi palco de um grande “roubo” digno das melhores séries criminais americanas.

Durante um pacato dia, mais de dois milhões em jóias desapareceram sem deixar vestígios. Na cena, nem mesmo as câmeras do circuito interno foram capazes de identificar qualquer personagem estranho.

Algumas perguntas estão sem resposta: como alguém que não conhece a família poderia ter subido até o apartamento?

Como as jóias desapareceram se não houve arrombamento da porta de entrada?

Quem são as pessoas que tinham a chave e autorização para estarem no interior do apartamento na ausência dos proprietários?

Quem sabia que os proprietários estavam viajando?

A polícia interrogou uma determinada jovem?

Estaremos acompanhando o “Mistério das Jóias” para que não termine, de forma magnífica, na conta do mordomo.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Médicos plantonistas param por falta de pagamento e atendimento no PU de Guarus vira caso de polícia


Vários pacientes ficaram sem receber atendimento na manhã desta terça-feira (2 de dezembro) no Posto de Urgência (PU) de Guarus, após os médicos - que estavam de plantão -decidirem suspender as consultas por falta de pagamento. Os profissionais alegam que estão sem receber da Prefeitura de Campos há mais de três meses.

Revoltados, os pacientes chamaram à Polícia Militar que esteve no local, mas o tumulto generalizado já havia acabado.

Jaqueline Quitete – que esteve na unidade hospitalar para levar a filha Maria Luiza, de dois anos - disse que todos os médicos interromperam os atendimentos. Após muita confusão, os clínicos voltaram ao atendimento, mas os pediatras continuaram a paralisação. “De repente os médicos paralisaram os atendimentos, vieram aqui fora e disseram que só iriam voltar ao trabalho depois que a prefeitura efetuasse os pagamentos. Campos está num estado de calamidade”, desabafa a mãe, ressaltando que mora em Donana e, por não conseguir atendimento para a filha no Hospital São José, recorreu ao PU de Guarus, o que não adiantou nada.

Matheus Rangel presenciou o momento em que o atendimento médico foi suspenso. Segundo ele, antes da chegada da imprensa e da PM, vários pais e responsáveis saíram da unidade revoltados porque as crianças não receberam atendimento. “Muitas mães sairam daqui sem atendimento porque os médicos optaram por suspender os atendimentos, já que estão sem receber os salários há mais de três meses. Na área da saúde, Campos vive um dos piores momentos da história”, opinou.

Ariana da Silva foi outra que levou o filho para ser consultado, mas saiu do PU de Guarus sem atendimento. Inconformada, ele disse que chamou a PM. “Fui eu quem chamei à polícia para ver esse desaso e dar voz de prisão para os médicos. Meu filho está com dor de ouvido e chorando muito. Não sei mais o que faço”, desesperou.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato, por telefone e por e-mail, com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campos, sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão do órgão para este fato.

Terceira Via

Prefeito Neco divulga a programação do verão 2015 em SJB


Confira a programação completa:
Dia 31 – Moraes Moreira – Sede – 23h50
Dia 31 – João Lucas e Marcelo – Grussaí– 23h50
Dia 31 – Humberto e Ronaldo – Açu – 23h50
Dia 03 – Anitta – Grussaí – 20h
Dia 03 – Mumuzinho – Açu – 22h
Dia 04 – Monobloco – Balneário de Atafona – 18h
Dia 10 – César Menotti e Fabiano – Grussaí – 20h
Dia 10 – Teodoro e Sampaio – Açu – 22h
Dia 11 – Jorge Vercilo – Balneário de Atafona – 18h
Dia 17 – Jamil – Grussaí – 20h
Dia 17 – Léo Santana – Açu – 22h
Dia 18 – Jota Quest – Balneário de Atafona – 18h
Dia 24 – Israel Novaes – Grussaí – 20h
Dia 24 – Gino e Geno – Açu – 22h
Dia 25 – Eduardo Costa – Balneário de Atafona – 18h
Dia 31 – Dudu Nobre – Grussaí – 20h
Dia 31 – Bonde do Forró – Açu – 22h
Dia 1 de fevereiro – Capital Inicial – Balneário de Atafona – 18h
Dia 7 de fevereiro – Sorriso Maroto – Grussaí – 20h
Dia 7 de fevereiro – Raça Negra – Açu – 22h
Dia 8 de fevereiro – Sambô – Balneário de Atafona – 18h

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Após penhorar royalties, Rosinha chama sociedade para bancar "Verão da Família"



Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes

FUNDAÇÃO CULTURAL JORNALISTA OSWALDO LIMA
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N.º 002/2014

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, pessoa jurídica de direito público interno, por intermédio da FUNDAÇÃO CULTURAL JORNALISTA OSWALDO LIMA, torna público,para conhecimento dos interessados, que realizará SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE PATROCÍNIOS DE PESSOA(S) JURÍDICA(S) DE DIREITO PRIVADO interessada (s) em patrocinar o evento PROJETO VERÃO DA FAMÍLIA 2015 no Município de Campos dos Goytacazes/RJ, que será realizado no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, na Praia do Farol de São Thomé, nos termos do art. 14 da Lei Municipal n.º 8.525, de 17 de dezembro de 2013.

1 - DA JUSTIFICATIVA

O Verão do Farol de São Thomé é a maior programação cultural e esportiva do interior do estado do Rio de Janeiro, realizado no período de dezembro a fevereiro, recebendo milhares de pessoas de todo o país, devido aos muitos eventos que ocorrem em toda a orla marítima, tais como shows musicais, competições esportivas e atividades de lazer, direcionados a toda a família, movimentando o turismo e a economia do município.

Ademais, a ampla programação cultural, esportiva, organizacional e de segurança na temporada de veraneio na supracitada praia campista, a tornou conhecida por “O VERÃO DA FAMÍLIA”.

2 - DO OBJETO E DA FINALIDADE
Constitui-se objeto do presente edital a SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE PATROCÍNIOS DE PESSOA (S) JURÍDICA (S) DE DIREITO PRIVADO interessada (s) em patrocinar o evento PROJETO VERÃO DA FAMÍLIA 2015 no Município de Campos dos Goytacazes/ RJ, que será realizado no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, na Praia do Farol de São Thomé, cujo tema tenha relação direta e imediata com a área de cultura, educação e desenvolvimento, e que tenham a data de início prevista para o período de 31/12/2014, se estendendo a 17/02/2015, obrigatoriamente.
PATROCÍNIO
4.1 - As modalidades e o número de cotas do patrocínio serão estabelecidos da seguinte forma:
I - “APOIADOR”:
Valor: R$ 20.000,00 (vinte mil reais)
II - “COTA PREMIUM”:
Valor: R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais)
III - “COTA GOLD”:
Valor: R$ 100.000,00 (cem mil reais)
IV - “COTA MASTER”:
Valor: R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais)

O texto na íntegra se encontra no Diário Oficial do município