sexta-feira, 4 de março de 2016

Operação da Polícia Federal na Unsina Canabrava em Campos




Segundo informações a Polícia Federal está sendo aguardada no local a chegada de um helicóptero com o consultor de orçamento da Câmara para investigar possível uso indevido do fundo de pensão dos Correios, Petrobras, Serpo, CEB, para construir e montar a Usina Canabrava e a Santa Cruz entre os anos de 2008 e 2011 com valor acima de mercado, em valores aproximados de 600 milhões.

O relator da CPI é o Deputado Sérgio Souza do Paraná e o Presidente, Efraim Filho do DEM, Paraíba.

Procuradoria confirma que há indícios de que Lula recebeu verba desviada no petrolão


Em sua manifestação mais contundente desde o início da Operação Lava Jato, a força-tarefa do Ministério Público Federal afirmou em nota que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "um dos principais beneficiários" de crimes cometidos no âmbito da Petrobras.

O comunicado dos procuradores, que detalha as ações da 24ª fase da Lava Jato, deflagrada nesta sexta (4), diz que há evidências de que o ex-presidente recebeu valores do esquema da estatal por meio das reformas em um apartamento tríplex no Guarujá, de um sítio em Atibaia e também por meio de doações e palestras.

Lula foi alvo de um mandado de condução coercitiva (quando o investigado é levado para depor e depois liberado) em seu apartamento em São Bernardo do Campo e foi encaminhado ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Folha de São Paulo

Polícia Federal na casa de Lula




A Polícia Federal realiza na manhã desta sexta-feira (4) a 24ª fase da Operação Lava Jato no prédio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho Fábio Luíz Lula da Silva –também conhecido como Lulinha. Essa fase da operação, batizada de Aletheia, apura se empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai favoreceram Lula por meio do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá. O ex-presidente nega as acusações.

A Folha apurou com integrantes da defesa do ex-presidente que Lula está sendo levado para o aeroporto de Congonhas, onde deve prestar depoimento à Polícia Federal. Congonhas seria um lugar mais seguro para que Lula prestasse depoimento. A informação disponível até agora é a de que ele não será conduzido a Curitiba. Orlando Silva (PC do B-SP) já está no aeroporto. Há relatos de que um comboio semelhante ao que levou Lula já chegou ao local.

O ex-presidente é alvo de mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva (quando o investigado é obrigado a depor). Os advogados dele tinham entrado com habeas corpus para evitar a medida, mas ele valia só para São Paulo, e não para Curitiba, de onde despacha o juiz federal Sergio Moro, conforme informações dadas à Folha. Lula reagiu bem quando a PF bateu à sua porta. Segundo relatos, o petista estava "tranquilo" dos momentos iniciais até a condução coercitiva.

Os carros da PF chegaram às 6h à sua casa, em São Bernardo. Quatro carro s entraram na garagem do prédio e cerca de dez agentes ficaram na portaria. A mulher de Lula, dona Marisa, não está na condução coercitiva.

Cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal cumprem, ao todo, 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia.

São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros, relacionados à Petrobras. A determinação da busca e apreensão é do juiz Moro, de Curitiba.

G1.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Delcídio do Amaral diz não reconhecer documentos sobre delação premiada


O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) disse, por meio de nota, que não reconhece a autenticidade de documentos divulgados pela revista "IstoÉ".

Os documentos são, segundo a reportagem, trechos da delação premiada de Amaral à Operação Lava Jato, que teria citado a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a reportagem, a presidente tentou ajudar presos na operação, e o ex-presidente mandou subornar o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, em troca de seu silêncio.

"Nem o senador Delcídio, nem sua defesa confirmam o conteúdo da reportagem da Istoé. Não conhecemos a origem, tão pouco reconhecemos a autenticidade dos documentos que vão acostados ao texto", diz a nota.

Ainda segundo a nota, a defesa do senador diz que não foi procurada pela revista para que se manifestasse a respeito da "fidedignidade dos fatos relatados".

Delcídio, no entanto, não nega categoricamente a existência do acordo. Ele também não pode afirmar que a delação foi feita porque isso poderia cancelá-la, uma vez que ainda foi homologada.

De acordo com os documentos publicados pela revista, o senador também diz que Dilma Rousseff usou sua influência para evitar a punição de empreiteiros, ao nomear o ministro Marcelo Navarro para o STJ (Superior Tribunal de Justiça). O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidirá se homologa ou não a delação.

A principal preocupação do Planalto vai ser explicar as citações a Dilma, não a Lula. Auxiliares da presidente dizem que é o petista quem deve cuidar de sua defesa, não o governo.

Folha de SP

Por 10 votos a 0, STF decide aceitar denúncia e Eduardo Cunha vira réu


Por 10 votos a 0, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu nesta quinta-feira (3) denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ele é acusado de exigir e receber ao menos US$ 5 milhões em propina de um contrato do estaleiro Samsung Heavy Industries com a Petrobras. Com a decisão, Cunha passa a ser réu na primeira ação penal no Supremo originada das investigações da Operação Lava Jato.

Os ministros não decidiram se Cunha deve se afastar do comando da Câmara. Um pedido de Janot para que ele seja afastado da presidência e do mandato de deputado ainda será julgado pelo Supremo em data ainda indefinida.

Votaram contra Cunha o relator do caso, Teori Zavascki, e os ministros Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Luiz Fux está fora do país e não deve participou.

O julgamento teve início nesta quarta-feira (3), quando Teori Zavasckivotou pela abertura do processo e foi acompanhado por cinco ministros. Nesta quinta, outros quatro ministros acompanharam o relator.

G1

Corpo de Rian Brito, neto de Chico Anysio, é encontrado na praia


A Defesa Civil confirmou que o corpo encontrado próximo à praia do Visgueiro, em Quissamã, é mesmo de Rian Brito, neto de Chico Anysio. A identificação, segundo o órgão municipal, teria sido feita a partir de dois acessórios - uma pulseira no braço direito e um cordão. Um guarda ambiental que participava das buscas foi quem localizou o corpo da vítima, na manhã desta quinta-feira (3).

Terceira Via

quarta-feira, 2 de março de 2016

Estudantes da rede estadual fazem manifestação por melhores condições


Centenas de estudantes de diversas escolas da rede estadual fizeram uma manifestação pelas ruas da área central de Campos, durante a manhã desta quarta-feira (2). Os alunos reivindicam por melhores condições nas instituições de ensino, como merenda, segurança e estrutura física.

Os estudantes foram de escola em escola convocando novos adeptos para o protesto, que teve adesão do Nilo Peçanha, Quinze de Novembro, entre outras. Ruas foram fechadas pelos jovens e o trânsito ficou interditado por alguns minutos na Avenida Alberto Torres. Com apitos e cartazes, os alunos chamavam a atenção por onde passavam.

Alessandro Flow, aluno da Escola Nilo Peçanha, contou que os estudantes da rede estadual estão sofrendo há muito tempo com o descaso na educação. “Estamos sem segurança nas escolas. Faltam porteiros, pessoal da limpeza e até professores. Os ventiladores estão quebrados e somos obrigados a estudar nesse calor. Não tem condições de ter aula dessa forma”, afirmou.

Já Ivan Freire ressaltou que falta merenda e água em muitas instituições. “Estamos saindo cedo da escola todos os dias por falta desses itens essenciais para qualquer aluno. Sem contar que os professores e os servidores estão com salários atrasados. Queremos chamar a atenção dos governantes para esses problemas que estamos enfrentando”, frisou.

O grupo de manifestantes foi até o Liceu de Humanidades para convocar os alunos dessa instituição para o ato. Mas, os estudantes do Liceu não teriam sido liberados pela direção escola, segundo afirmou uma mãe de aluno.

Terceira Via

Saúde com programação pelo Dia da Mulher‏ em SJB


Atividades médicas e palestras serão realizadas, entre os dias 7 e 11 de março, na Unidade de Saúde Felix de Sá

O Programa Saúde da Mulher, desenvolvido pela secretaria de Saúde de São João da Barra, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizará atividades médicas e palestras educativas, entre os dias 7 a 11 de março, no Centro de Referência da Mulher, que funciona na Unidade de Saúde Félix de Sá, Rua João Francisco de Almeida, no Centro da cidade.

Segundo a secretária de Saúde, Denise Esteves, durante toda a semana, das 9h às 12h, serão realizados testes de glicemia e verificação de pressão arterial, orientação em saúde da mulher, distribuição de preservativos, atualização do Cartão de Vacinação, emissão do Cartão do SUS, orientações sobre planejamento familiar, prevenção de câncer no colo do útero, de mama, DST /Aids. Das 14h às 16h haverá palestras e oficina.

A primeira palestra será segunda-feira, 7, com a sanitarista Fabiana Faria abordando o tema: Aedes aegypti, pequenas picadas e grandes ameaças. Logo após, Vânia Márcia Félix Araújo, representante do INSS, falará sobre: Previdência e direitos das mulheres. Na terça feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a secretária de Saúde, Denise Esteves, explanará sobre o tema Mulheres Empreendedoras.

Na quarta-feira, 9, a nutricionista Ana Luiza Ferraz coordenará a oficina de reaproveitamento integral dos alimentos. Quinta-feira, 10, a coordenadora do Programa de Saúde Mental, Elizabeth Senra, falará sobre envelhecimento ativo da mulher e, na sexta-feira, 11, a advogada Marília de Oliveira dos Santos, abordará o tema: Violência contra a mulher e Lei Maria da Penha.

No último dia de evento, haverá entrega de flores e sorteios de brindes às mulheres que participarem.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Rosinha renova contrato de três milhões de reais


EXTRATO DO 3º TERMO ADITIVO -
PRORROGAÇÃO CONTRATUAL
Processo nº 2013.018.000324-3-PR
Pregão nº 016/2013
Contrato nº 0195/2013
Empresa Contratada: MITRA - ACESSO EM REDE E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO MUNICIPAL LTDA
CNPJ: 07.513.623/0001-07

Objeto: Pela execução do objeto deste Termo Aditivo ao contrato original,uma vez obedecidas as formalidades legais e contratuais pertinentes, fica prorrogado o prazo para a contratação de licença de uso de solução web, para modernização tecnológica desta prefeitura, influindo sistemas de gestão do cadastro técnico multifinalitário, incluindo implantação, capacitação, treinamento, suporte e infraestrutura tecnológica.

Valor aditivado: R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).
Prazo Aditivado: 8 (oito) meses.
Data da assinatura: 28/10/2015
Campos dos Goytacazes, 01 de Março de 2016.
(Publicado por omissão)
Id

Escola em Santa Rosa sem água e merenda

terça-feira, 1 de março de 2016

Pappel: 69.70% não confiam em Rosinha


A última pesquisa do instituto Pappel (Pesquisa Planejamento e promoção), liberada ontem, para assinantes revelou que a situação da Prefeita Rosinha, a frente da Prefeitura de Campos dos Goytacazes não é das melhores.

Segundo dados em poder dessa Coluna, o instituto de pesquisa entrevistou 2.540 pessoas distribuídas por todas as zonas eleitorais do município, ou seja, 75ª, 76ª, 98ª, 99º, 100ª, 129ª, 249 ª.

A avaliação constatou que a ex-governadora do estado do Rio de Janeiro possui 5.19% de Ótimo, 10.97% de Bom, 32.10% de Regular, 18.51% de Ruim e 33.24% de Péssimo.

Nos dados colhidos também foi observado que a popularidade de Rosinha está abaixo da metade, estando hoje, no patamar de 48.25%.

Outro ponto abordado na pesquisa é que deve estar preocupando a cúpula governamental é que 69.70% desaprovam o governo Rosinha e apenas 28.47% aprovam. Ou seja, a grande maioria da população não acredita que o atual governo possa se estruturar, nesses últimos meses.

Por fim, um dado estarrecedor é o que se refere à confiabilidade. Nesse ponto, é impressionante o desgaste de Rosinha, pois se acordo com o instituto Pappel, 70% das pessoas não confiam na pessoa da prefeita e apenas 26.45% ainda acham que Rosinha é digna de confiabilidade.

Quero comunicar aos leitores que estaremos todo o mês acompanhando a evolução dos dados para que possamos, por questão de justiça e responsabilidade, informar com qualidade e lisura.

Cláudio Andrade

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Campos Cidadão: Rosinha desiste de exigir título eleitoral


"Após a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) solicitar à Promotoria Eleitoral de Campos dos Goytacazes a apuração de possível prática de ilícito eleitoral no procedimento, a Prefeitura de Campos vai publicar uma portaria desobrigando a apresentação do documento. Com isso, fica suspenso o atendimento agendado para esta terça-feira (1), sendo transferido para sábado (5), das 8h às 17h, no Ginásio do Automóvel Clube Fluminense. O agendamento on line continua sendo mantido no site www.campos.rj.gov.br e www.cidac.campos.rj.gov.br.

A transferência do agendamento é necessária para readequação do sistema, que será alterado para corresponder às novas determinações previstas na Portaria nº 19/2016. O atendimento presencial no Automóvel Clube voltará a acontecer normalmente a partir desta quarta-feira (02).

De acordo com a portaria, que será publicada pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), nesta terça-feira, será criada a Comissão de Verificação de Domicílio, com a finalidade de revisar os documentos de comprovação de residência apresentados pelos beneficiários do Programa Campos Cidadão, desobrigando a apresentação de título de eleitor no recadastramento.

A portaria 19/2016 estabelece que a Comissão de Verificação de Domicílio será composta pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, pela Secretaria Municipal de Governo, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.

Com informações da Superintedência de Comunicação de Campos".

Fonte: Folha da Manhã