sábado, 14 de novembro de 2015

Estado Islâmico reivindica ataques em Paris que mataram mais de 120


O grupo radical Estado Islâmico reivindicou nesta sábado (14) a responsabilidade por ataques que mataram mais de 120 pessoas em Paris. É o pior ataque à França na história recente.

Em uma declaração oficial, o grupo disse que seus combatentes presos a cintos com explosivos e carregando metralhadoras realizaram os ataques em vários locais no centro da capital francesa que foram cuidadosamente estudados.

Mais cedo, o presidente da França, François Hollande, já havia dito em uma declaração à nação que os atentados da noite de sexta-feira (13) em Paris "são um ato de guerra do Estado Islâmico contra a França", de acordo com informações de agências internacionais.
Além disso, Hollande afirmou que os ataques foram organizados "no exterior da França" e que contaram com "cúmplices no interior" do país.

O chefe de polícia de Paris, Michel Cadot, afirmou que, quando a polícia invadiu o local, quatro terroristas se suicidaram, detonando explosivos que três deles tinham em seus cintos. Ele afirmou ainda, segundo o jornal britânico "The Guardian", que antes de entrar no local os homens dispararam tiros de metralhadoras em cafés que ficam do lado de fora do Bataclan.

A emissora de TV BFM e o jornal Liberation, que cita o procurador de Paris, François Molins, dizem que cinco terroristas foram "neutralizados" no total. Agências internacionais de notícias, no entanto, informam que 8 terrositas morreram, dos quais 7 se suicidaram.

G1.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Pessoas criam hashtag para oferecer ajuda a quem está nas ruas de Paris

Usuários do Twitter criaram a hashtag #PorteOuverte (porta aberta, em francês) para oferecer abrigo a quem está nas ruas de Paris e precisa encontrar lugar seguro. A polícia da cidade orientou que ninguém saia de casa.

Depois que a campanha foi criada, diversas pessoas usaram a hashtag para pedir ajuda. Veja abaixo:


G1.

Brasileiro leva 3 tiros em ataque em Paris; há outro ferido


Dois brasileiros foram feridos nos ataques desta noite em Paris, disse à BBC Brasil a cônsul-geral do Brasil na França, Maria Edileuza Fontenele Reis.

Eles estavam no restaurante Le Petit Cambodge, nas proximidades do Canal Saint-Martin, no 10° distrito da capital, um dos locais onde ocorreram tiroteios que deixaram dezenas de mortos e feridos em estado grave.

Um dos brasileiros feridos tomou três tiros nas costas e seu estado é bem grave, segundo a cônsul-geral. Ele está sendo operado. Ele é um arquiteto que está de passagem por Paris para eventos profissionais, segundo ela.

O arquiteto jantava com amigos no Le Petit Cambodge, onde uma estudante brasileira também ficou ferida. Ela tomou um tiro de raspão e está consciente. Segundo informações iniciais, a estudante residiria em Paris.

De acordo com a cônsul, que ainda não pôde confirmar todos os detalhes, os dois estavam jantando com um grupo de amigos no local quando houve o ataque.

"Estou acompanhando de perto com muita apreensão o estado de saúde do arquiteto e não pude ainda confirmar outras informações", afirma Reis.

Folha de São Paulo.

Dois brasileiros são feridos em ataques em Paris, diz Itamaraty


O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (13) que o Consulado do Brasil em Paris confirmou que dois brasileiros ficaram feridos após os ataques na capital francesa.

Explosões perto do Stade de France na noite desta sexta, durante um jogo entre as seleções da França e Alemanha, e três tiroteios espalhados pela capital francesa deixaram ao menos 42 mortos e dezenas de feridos, segundo a polícia parisience. Até a última atualização desta reportagem, 100 pessoas eram feitas reféns numa casa noturna.

Segundo informações da cônsul-geral do Brasil em Paris, Maria Edileuza Fontenele Reis, à rádio CBN, um dos brasileiros feridos estava em estado grave e foi submetido a cirurgia. Segundo a cônsul, ele perdeu muito sangue e teve de fazer transfusão. O outro teve ferimentos leves.

Os dois estavam no restaurante Le Petit Cambodge, no distrito 11 de Paris, que foi alvo de ataques. Eles jantavam quando foram atingidos por disparos. A cônsul preferiu não informar os nomes dos brasileiros feridos porque ainda buscava contato com familiares.

O Itamaraty divulgou nota na qual informa que o governo brasileiro manifesta "sua profunda consternação pela série de bárbaros atentados" ocorridos na noite desta sexta.

"Ao mesmo tempo em que transmite suas condolências aos familiares das vítimas e empenha sua plena solidariedade ao povo francês e ao Governo da França, o Brasil condena os ataques nos mais fortes termos e reitera seu firme repúdio a qualquer forma de terrorismo, qualquer que seja sua motivação", diz o texto da nota.

G1.

Os índices de Rosinha segundo Instituto Pappel


A atuação da Prefeita Rosinha foi analisada mais uma vez pelo Instituto Pappel que entrevistou mil e quatrocentas pessoas nesse mês de Novembro.

Segundo os dados apresentados a ex-governadora do Estado do Rio de Janeiro possui 5.4% de Ótimo, 15.77% de Bom, 33.41% de Regular, 13.78% de Ruim e 31.29% de Péssimo.

A sua popularidade praticamente se manteve inalterada, pois em Agosto era de 54.70% e a gora é de 54.93%.

Analisando os dados e os comparando com a última pesquisa realizada no mês de Agosto podemos observar que no quesito ótimo Rosinha teve uma melhora, pois saiu de 3.96% de Agosto para os 5.74% atuais.

No quesito Bom, a prefeita de Campos caiu dos 17.16% de Agosto para 15.77% na atual aferição.

No quesito Regular a chefe do executivo municipal também teve queda, mínima é verdade, saindo dos 33.58% para 33.41%.

No quesito Ruim, Rosinha tinha 13.23% em Agosto e agora se encontra com 13.78%, ou seja, mais eleitores observam de forma negativa a sua gestão, seja devido às demissões em massa ou aos problemas graves ocorridos nas áreas da saúde e da educação do município.
No quesito Péssimo a Prefeita conseguiu se recuperar um pouco, pois em Agosto ela tinha 32.07% e agora aparece com 31.29%.

O instituto também questionou os campistas acerca do nível de confiabilidade deles em relação à Prefeita Rosinha. Nesse ponto, na pesquisa de Agosto, 61.60% não confiavam, índice esse que aumentou para 66.39%.

Por fim, é importante relatar que o instituto Pappel conseguiu fez questão de aferir por último o nível de aprovação da gestão de Rosinha. Em Agosto, 66.41% desaprovavam a administração da prefeita. No mês de Novembro, essa porcentagem teve ínfima queda, sendo agora de 65.05%.

Os dados apresentados foram encomendados por esta Coluna é fruto de um trabalho de análise criteriosa feita pelo instituto Pappel (Pesquisa, Planejamento e Promoção).

Cláudio Andrade.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Pescadores de SJB recebem certificado do curso ESEP‏


Profissionais estão, a partir de agora, aptos a conduzir embarcações de passageiros

O curso Especial de Segurança de Embarcação de Passageiros (ESEP), aplicado por instrutores da Marinha do Brasil e credenciado pela Diretoria de Portos e Costas, qualificou 30 pescadores de São João da Barra. A entrega dos certificados de conclusão e das carteiras de habilitação, tornando-os aptos a conduzir embarcações de passageiros, aconteceu nesta quarta-feira, 11, no Clube Democrata, na sede do município.

De acordo com o prefeito José Amaro de Souza, Neco, presente à solenidade, o curso é importante para legalizar os pescadores que poderão atuar no Rio Paraíba do Sul. “Além de promover a segurança da navegação, o curso dará aos pescadores a oportunidade de aumentar a sua renda mensal com a diversificação das atividades no transporte de passageiros, havendo tranquilidade em caso de fiscalização por parte da Marinha”, disse.

Há 17 anos desenvolvendo a atividade pesqueira, Wallace da Silva foi um dos participantes do curso. “A situação está difícil para todo mundo e a minha intenção é abrir uma nova porta de trabalho para ajudar a melhorar a minha renda mensal e a minha qualidade de vida”, declarou.

A qualificação é necessária, de acordo com o tenente Mizael, da Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, para que os pescadores conheçam os procedimentos corretos relacionados a embarque, viagem e desembarque de passageiros, além da segurança da embarcação. “Somente pescadores profissionais estiveram aptos a participar do curso de 40h, iniciado no dia 26 de outubro”, comentou.

Também participaram da solenidade de entrega dos certificados e das carteiras de habilitação o encarregado da Seção de Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos de São João da Barra, Sargento Jeferson, e o secretário municipal de Pesca, Joel Pinto Serra, que articula junto à Petrobrás, como forma de compensação ambiental exigida pelo IBAMA, a realização dos cursos Pescador Profissional (POP), Marinheiro de Convés (MAC) e Moço de Convés (MOC) para 2016, após o defeso do camarão.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Creche Escola João Goulart amanhece com as salas de aula repletas de fezes



“O que motiva uma pessoa a defecar dentro de uma sala de aula? Só posso acreditar em vandalismo e maldade, já que por causa disso, 200 crianças ficaram sem estudar”, disse indignada uma professora da Creche Escola João Goulart, no bairro do Eldorado. Na manhã desta quarta-feira (11), a direção foi obrigada a dispensar os alunos porque a unidade amanheceu com as salas tomadas por fezes humanas. Também foram encontrados excrementos dentro da caixa d’água. As professoras alegam que não trabalharão nesta quinta-feira, se a creche continuar sem vigia.

Temendo represálias, elas - que tiveram a identidade preservada - informaram que esta é a quinta vez que unidade é alvo da ação de integrantes do tráfico de drogas local. “Trabalhamos com medo, já que a creche está sem vigia. Em uma das invasões levaram material didático e o DVD. Uma professora foi surpreendida por um grupo de adolescentes, que invadiu a escola. Um deles colocou a mão por dentro da grade da janela para tentar furtar outro aparelho. Isso aconteceu quando uma turminha assistia a um filme”.

Na creche escola trabalham vinte professoras, todas concursadas. “Temos problemas graves e antigos, que a prefeitura não resolve. Quando chove, a água passa pelas rachaduras das paredes. A ordem do secretário de Educação é manter a escola funcionando. Isso é impossível e desumano, já que cuidamos de crianças com idades de 3 meses a 4 anos. Um berçário que tem capacidade para receber dez crianças, está com quinze”.

As professoras denunciaram ainda que na escola falta material básico como sabonete e papel higiênico. “A diretora assumiu o cargo recentemente. Ela tenta solucionar os problemas, mas não consegue. A falta de vontade de resolver vem das esferas superiores. Sabemos que quando o governo quer, resolve tudo. O que é mais importante para uma criança, uma escola ou um parque como a Cidade da Criança?”, questionou uma funcionária.

A moradora Elisângela dos Santos Cordeiro, de 24 anos, teve que voltar para casa com o filho depois de ser informada sobre o problema. “Ele foi liberado porque fizeram uma bagunça nas salas. Quem faz isso não é ser humano, porque tira a oportunidade das crianças de estudar”.

Arrombamentos – Em dois anos, a unidade foi arrombada cinco vezes. No ano passado, os crimes aconteceram nos meses de julho e agosto. Este ano, as invasões aconteceram em janeiro, junho e hoje”.

Um representante da prefeitura esteve na unidade no final da manhã, mas não falou com a imprensa.

Nota da prefeitura
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), a Creche Escola João Goulart, situada no bairro Eldorado, foi alvo da ação de vândalos durante a noite de terça-feira (10), que acessaram o pátio da unidade e retiraram a boia da cisterna e contaminaram a água potável, além de espalhar diversos objetos pelo chão. Assim que a Smece tomou conhecimento do ocorrido, foram tomadas medidas imediatas para limpeza e reparos na unidade, feitos em caráter de urgência pela empresa responsável pela manutenção, para retorno das aulas nesta quinta-feira (12). A creche não apresentava sinais de arrombamentos nem foram identificados objetos furtados.

Quanto à segurança nas unidades escolares, a Smece tem trabalhado em parceria com a Guarda Civil Municipal, que faz ronda periodicamente no entorno das escolas e creches. Devido à supressão de gastos, como forma e enfrentar a crise financeira que afeta todo o país, em maior intensidade cidades como Campos, que teve a receita dos royalties de petróleo reduzida drasticamente, o quadro de funcionários contratados teve que ser reduzido neste ano de 2015.

Jornal Terceira Via .

Executivos do Bradesco morrem em queda de avião


Um avião de pequeno porte com quatro pessoas a bordo caiu na noite desta terça-feira (10) na divisa entre Minas Gerais e Goiás. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), eram dois tripulantes e dois passageiros, e não há sobreviventes.

Segundo apuração do UOL, os dois passageiros são executivos de banco - o vice-presidente da instituição, Marco Antônio Rossi, cotado para assumir o comando do banco a partir de 2017, e o presidente do Bradesco Vida e Previdência, Lúcio Flávio Conduru de Oliveira. A companhia, no entanto, ainda não se pronunciou oficialmente. Os nomes dos tripulantes não foram confirmados.

O avião Cessna Citation 7, de prefixo PT-WQH, decolou às 18h39 de Brasília com destino a São Paulo, e desapareceu dos radares às 19h04, horário em que caiu em Guarda-Mor (MG). Em seguida, veio a informação de que ele caiu em uma fazenda.

O registro da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) (veja ao lado) aponta que a aeronave pertence ao banco Bradesco e tinha a situação regular, com as licenças em dia, e tem capacidade para oito pessoas.
Nota da FAB:

A Força Aérea Brasileira informa que a aeronave modelo Citation VII, de matrícula PT-WQH decolou às 18h39 do aeroporto de Brasília com destino a São Paulo e desapareceu dos radares do controle de tráfego às 19h04.

A aeronave caiu em uma região próxima do município de Catalão, estado de Goiás, com quatro ocupantes a bordo. Não há informações de sobreviventes. (Com Agência Brasil)

Folha de SP e foto do G1. 

Na saúde de Campos, CASSADA exonera CASSADO e nomeia INELEGÍVEL


A prefeita de Campos Rosinha Garotinho (cassada em primeira instância) exonerou o seu vice-prefeito, o Dr. Chicão (também cassado pela justiça eleitoral de Campos), da Secretaria de Saúde do Município e nomeou para o cargo o médico Geraldo Venâncio (declarado inelegível na mesma sentença que cassou a prefeita e seu vice).

Trata-se do ‘samba do crioulo doido’, afinal além desses vergonhosos problemas de ordem judicial, a área de saúde do município não irá melhorar simplesmente pelo fato de Rosinha ter trocado uma peça.

A saúde municipal é hoje uma ‘doente terminal’ e que não é tratada pelo simples fato de não haver, dento do governo, uma política de respeito ao mais carente, aqueles que mais precisam das ações governamentais.

A chegada de Geraldo Venâncio (inelegível) vai trazer de volta os remédios aos postos de saúde? As ambulâncias nas localidades mais distantes? O agendamento dos exames e cirurgias?

A redução de pessoas nas macas nos corredores do HGG e HFM? Vai retomar o setor de ortopedia inexistente, nesse momento, em toda a área de saúde do município? Os exames de mama, tão cruciais para a identificação do câncer serão realizados com mais celeridade?

As filas, durante a madrugada, composta pelos pacientes na tentativa de agendar uma consulta irão terminar? Os repasses das verbas do SUS para os hospitais serão regularizados?

Esses são apenas alguns problemas crônicos que atingem em cheio a nossa população e que até agora não tiveram solução e, nesse contexto, não serão sanados com a simples chegada do médico Geraldo Venâncio ao cargo.

A saúde de nosso município precisa de um choque de gestão e, para que Geraldo Venâncio possa fazer isso, ele necessita de apoio estrutural e financeiro. No momento e por muito tempo ainda, não terá, pois a prefeitura deve muito aos seus fornecedores e Rosinha continua sonhando com um empréstimo para tentar salvar a sua desgastada imagem de gestora.

A saída de Chicão da Secretaria de Saúde é um duro golpe em suas pretensões em disputar o cargo de prefeito de Campos, afinal estando na direção dessa secretaria, Alexandre Mocaiber, Paulo Hirano, Wilson Cabral, Alcione Athaides, entre outros, iniciaram suas respectivas carreiras políticas.

Não estou pregando aqui, nessa Coluna, o ‘quanto pior melhor’. Todavia, acreditar que uma simples troca de médicos, no comando de uma secretaria tão essencial para o bem estar da população, irá mudar o quadro caótico é conceder ‘atestado de idiota’ ao contribuinte campista.

Vamos aguardar.

Cláudio Andrade.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Geraldo Venâncio é o novo secretário de Saúde de Campos


Geraldo Venâncio – atual presidente (interino) da Fundação Municipal de Saúde – vai assumir a Secretaria de Saúde nesta terça-feira (10), acumulando as duas pastas. A exoneração de Dr. Chicão – responsável pela pasta foi publicada hoje no Diário Oficial do Município (D.O.).

O vice-prefeito – e pré-candidato à prefeitura em 2016 – Dr. Chicão, estaria sofrendo “desgaste na imagem”, principalmente devido aos problemas relacionados à saúde do município. No último dia 26, durante o seminário de gestão 2015, no Trianon, o secretário de Governo Anthony Garotinho teria afirmado que esperava uma postura mais firme – por parte de Dr. Chicão - na defesa do governo.

Geraldo Venâncio já esteve à frente da Secretaria de Saúde no governo de Carlos Alberto Campista e também no governo Rosinha até meados de 2013, quando assumiu a Secretaria de Família e Assistência Social. O horário da posse ainda não foi divulgado.

Terceira Via.


Usuários da Saúde de Campos pedem socorro.

Funcionários estariam sem receber e pacientes de fisioterapia que tiveram tratamento interrompido, fecharam a rua na altura da Salvador Corrêa, exigindo soluções de Rosinha.


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Juízo da 1ª vara cível determina que Rosinha pague R$ 3 milhões à Santa Casa hoje


A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, recebeu um mandado de intimação nesta segunda-feira (9) para pagar uma dívida no valor de R$ 3 milhões ao Hospital Santa Casa de Misericórdia. Segundo a intimação da Justiça, o pagamento deve ser feito até as 15h desta segunda – podendo ser prorrogado até as 17h do mesmo dia. A ordem é do juiz Ralph Manhães Júnior, da 1ª Vara Cível de Campos. A reportagem do Terceira Via teve acesso ao documento já assinado pela prefeita Rosinha Garotinho. A Santa Casa cobra uma dívida de R$ 9 milhões da Prefeitura de Campos, que por sua vez, afirma estar em dia com o hospital.

Veja um trecho da intimação:

“Finalidade: Intimar o município de Campos, na pessoa da Senhora Prefeita e do Senhor secretário de Controle Orçamentário e auditoria autorizando-se porta a dentro, com as devidas cautelas, para determinar que o mesmo transfira até às 15:00hs do dia 09/11/15 a quantia de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) em favor da Santa Casa de Misericórdia de Campos (...). ficando desde já decretado o arresto daquele valor junto às instituições financeiras com imediata transferência para as contas da Santa Casa, o que deverá ser observado pelo OJA de plantão no cumprimento do seu mandado, mediante simples conferência junto aos autos do processo, no qual deverá ser certificado pelo cartório o cumprimento ou não da decisão naquele prazo, quando então deverá o oficial de justiça proceder o arresto e a transferência em caso negativo. Com a transferência efetiva da importância, deverão ser prestadas contas no prazo de 10 dias, pelos interventores judiciais acerca da destinação daqueles valores e a comprovação efetiva da dívida com o abatimento do valor ainda devido pelo Município (...)”.

Terceira Via

Crise? Rosinha paga R$ 148.650,00 por trio elétrico


FUNDAÇÃO CULTURAL JORNALISTA OSWALDO LIMA
EXTRATO CONTRATO
PROCESSO n.º 2014.019.000617-0-PR
PREGÃO PRESENCIAL nº 014/2014 (SOB SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS)
CONTRATO Nº 040/2015
OBJETO: serviços de locação de trio elétrico de grande porte, para atender à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima - FCJOL e a
Fundação Municipal de Esportes - FME, nos eventos culturais, artísticos e comemorativos programados para o município de Campos dos Goytacazes.
CONTRATANTE: FUNDAÇÃO CULTURAL JORNALISTA OSWALDO LIMA
CONTRATADA: AFONSON MEGA STAR CONSTRUÇÃO E SERVIÇOS LTDA
CNPJ sob o nº 10.524.524/0001-35
Valor total: R$ 148.650,00 (cento e quarenta e oito mil e seiscentos e cinquenta reais)
Prazo de Execução: 04 (quatro) meses
Data da Assinatura: 16/10/2015.
Publique-se
Campos dos Goytacazes, 29 de outubro de 2015.
Patrícia Cordeiro Alves Alencar
Presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima
Id: 1908248

O Globo admite erro: Baiano não citou Lulinha, filho de Lula, em sua delação premiada


"Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, não foi citado na delação premiada de Fernando Baiano, o lobista preso na Lava-Jato. A coluna errou ao publicar essa informação no dia 11 de outubro. No texto, afirmou-se que constava da delação de Baiano um relato em que ele dizia ter gastado R$ 2 milhões para pagar despesas pessoais de Lulinha. Baiano não mencionou Lulinha e, pelo nome, não apontou qualquer familiar de Lula como beneficiário de dinheiro desviado da Petrobras. Ele citou uma “nora de Lula”. Segundo o depoimento, José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente, o procurou pedindo recursos para quitar despesas com um apartamento de uma nora de Lula – o ex-presidente tem quatro noras. Baiano disse ter dado R$ 2 milhões a Bumlai. A coluna pede desculpas a Fábio Luis, a Lula e aos seus familiares pelo erro."

Onde estão os quase 110 milhões?

domingo, 8 de novembro de 2015

Ambulância da Prefeitura de Campos faz transporte irregular de cilindros de oxigênio

Ambulância da Prefeitura de Campos fazendo transporte irregular de cilindros de oxigênio. Material foi pego ontem, na Oxigases, em frente ao aeroporto e levados para o PU de Guarus.