sábado, 4 de outubro de 2014

Datafolha em votos válidos aponta liderança de Pezão e empate técnico entre Garotinho e Crivella


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (4) mostra os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Rio de Janeiro:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 36%
Anthony Garotinho (PR) – 25%
Marcelo Crivella (PRB) - 22%
Lindberg Farias (PT) – 10%
Tarcísio Motta (PSOL) – 6%
Dayse Oliveira (PSTU) – 1%
Ney Nunes (PCB) - 0%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos em branco, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo o Datafolha, haverá disputa de segundo turno no estado.

G1

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Procuradoria vai apurar recrutamento para boca de urna a favor de Garotinho


O procurador regional eleitoral, Paulo Roberto Berenguer, afirmou nesta quinta-feira que abrirá investigação para apurar denúncias de que cabos eleitorais recrutaram dezenas de pessoas na quarta-feira, em Campo Grande, para realizar boca de urna em favor de Anthony Garotinho (PR) e do candidato a deputado estadual Almir Rangel (PTdoB), conforme noticiado pela rádio CBN. Segundo a reportagem, aliados dos candidatos ofereceram de R$ 100 a R$ 150 para que moradores fizessem boca de urna para os candidatos no domingo e votassem neles.

— Se isso realmente ocorreu, configura corrupção, além de dar origem a uma ação civil eleitoral, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Essa ação civil pode ter como consequência a cassação do mandato ou do diploma — disse Berenger, que prometeu abrir um procedimento administrativo que pode resultar ainda em um inquérito policial.

De acordo com a denúncia, cerca de 200 pessoas estiveram no encontro. Na gravação, um cabo eleitoral chega a ensinar como escapar da fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) no dia da eleição. “Fica a 500 metros fora da boca de urna”, diz o homem, que se identificou como Iranir.

Segundo Berenger, o esquema de fiscalização, que envolverá um esforço conjunto do Ministério Público Eleitoral (MPE), do TRE-RJ e da Polícia Militar, terá agentes atuando na região e no restante do estado para coibir esse tipo de prática, que é considerada ilegal:
— Fiscais do TRE-RJ e policiais vão estar nas ruas, além de promotores.

Por e-mail, via assessoria de imprensa, Anthony Garotinho afirmou que “desconhece o assunto (...) e que, em período de campanha, é natural aparecerem pessoas utilizando nomes de políticos de forma indevida”, lembrando que ninguém está autorizado a falar em seu nome.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Comunicado da Justiça Eleitoral


Datafolha: Pezão 30%, Garotinho 21%, Crivella 17% e Lindberg 13%


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (1º) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Rio de Janeiro:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 30%
Anthony Garotinho (PR) – 21%
Marcelo Crivella (PRB) - 17%
Lindberg Farias (PT) – 13%
Tarcísio Motta (PSOL) – 6%
Dayse Oliveira (PSTU) – 1%
Ney Nunes (PCB) - 0%
Em brancos/nulo/nenhum – 8%
Não sabe - 5%

No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 29 e 30 de setembro, Pezão tinha 31 %, e Garotinho, 24% das intenções de voto. Marcelo Crivella tinha 17%; Lindberg Farias, 11%; Tarcísio, 3%; Dayse Oliveira, 1%; e Ney Nunes, 0%. Em branco/nulo/nenhum somaram 9% e não sabe, 4%.

O Datafolha ouviu 1.496 eleitores dos dias 1 e 2 de outubro em 36 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa está registrada registrada no TSE sob o nº RJ-00059/2014 e BR-00933/2014.

Rejeição

O Datafolha também apontou a rejeição dos candidatos, ou seja, em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. O resultado foi: Garotinho (48%), Lindberg (21%), Pezão (20%), Crivella (15%), Ney Nunes (14%), Tarcisio (13%), Dayse (13%); Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum (7%), Rejeito todos/não votaria em nenhum (4%), e não sabe (5%).

G1

"Programa Cláudio Andrade" apresenta a triste realidade da localidade de Babosa



Vereador Mauro Silva pede licença de 30 dias


VEREADOR MAURO JOSÉ DA SILVA

- Processo nº 1828/2014/SEC/CMCG – Requer licença da atividade de Vereador por 30 dias para tratar de interesses particulares.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Inscrições para I Simpósio de fisioterapia‏ em SJB


As inscrições para o I Simpósio de Fisioterapia de São João da Barra estarão abertas a partir desta quarta-feira, dia 01, pelo site www.sjb.rj.gov.br. O evento acontece no próximo dia 13, no Auditório Municipal, a partir das 8h, com apresentações nas áreas de neurologia, respiratória e ortopedia.

Os interessados poderão realizar a inscrição até sábado, dia 04, e é necessário baixar e preencher a ficha de inscrição e enviar para o email simposiosjb@gmail.com. A confirmação da inscrição será feita através do email cadastrado na ficha.

As vagas são limitadas, sendo que 40% serão disponibilizadas para fisioterapeutas da rede municipal. O restante será direcionado aos demais inscritos de acordo com a ordem de inscrição.

Realizado pela prefeitura de São João da Barra, por meio da secretaria municipal de Saúde, com apoio do Crefito-2/núcleo Campos dos Goytacazes-RJ, o Simpósio visa a otimização no atendimento à população qualificando os profissionais de fisioterapia. Ao final do curso os participantes receberão o certificado com a carga-horária.

Assecom da Prefeitura de SJB



Datafolha: Pezão 31%, Garotinho 24%, Crivella 17% e Lindbergh 11%


O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), mantém a liderança nas intenções de voto para o governo do Rio, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (1o). De acordo com o levantamento, ele tem 31% da preferência do eleitorado, mesmo índice registrado na semana passada.

Mas houve pela primeira vez uma queda na diferença entre as intenções de voto do peemedebista e do deputado Anthony Garotinho (PR) num provável segundo turno entre os dois. A vantagem de Pezão caiu de 24 para 17 pontos percentuais.

As intenções de voto dos adversários do governador também ficaram estáveis na simulação do primeiro turno. Garotinho oscilou um ponto positivamente, registrando 24%. Os senadores Marcelo Crivella (PRB) e Lindbergh Farias (PT) têm, respectivamente, 17% e 11% da preferência do eleitor fluminense. O petista oscilou negativamente um ponto.

Considerando os votos válidos, em que são desconsiderados votos brancos, nulos ou indecisos, Pezão tem 35%. Um candidato vence no primeiro turno se tiver mais da metade dos votos válidos.

As taxas de rejeição permaneceram estáveis neste intervalo. Garotinho segue como o mais rejeitado (47%), seguido de Lindbergh (20%), Pezão (19%) e Crivella (15%).

O Datafolha entrevistou 1.522 eleitores entre segunda (29) e terça-feira (30) em 36 municípios. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais. A pesquisa, encomendada pela Folha e TV Globo, foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 50/2014.

Folha de São Paulo

Fiscais sem pagamento: Fábio Ribeiro diz que repasses não foram feitos por culpa da CEPUERJ


O secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, informa que o repasse ainda não pode ser feito porque o Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj) encontra-se com irregularidades previdenciárias, impossibilitando o repasse, mas já o notificou para o pagamento dos fiscais que atuaram na aplicação das provas.

A situação não se deu da forma como foi exposta por esse meio de comunicação, visto que em momento algum houve inércia por parte da prefeitura de Campos, em função das inúmeras notificações feitas ao Cepuerj, via telefone, e-mail e ofício, solicitando que o mesmo regularizasse sua situação desde o início do mês de agosto, quando venceu a validade da certidão previdenciária.

Ressalta-se, que o órgão reconheceu sua situação irregular e se comprometeu a sana-la, para estar apta a receber a última das quatro parcelas previstas no contrato, mas não o fez até o momento.

Esclarecemos ainda que, o Cepuerj foi contratado para a realização do concurso público, o que envolve todos os quesitos, inclusive recrutamento, treinamento e pagamento dos fiscais, o que já deveria ter sido feito, visto que o mesmo recebeu três parcelas do valor contratado e esse compromisso é de sua inteira responsabilidade.

Secom da Prefeitura de Campos dos Goytacazes

TRE-RJ nega devolução de material da Palavra de Paz apreendido no Rio


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro vai permanecer com a guarda do material apreendido no centro de distribuição de mercadorias da empresa Palavra de Paz Produções Ltda., que tem o candidato ao governo Anthony Garotinho (PR) como sócio majoritário.

Na sessão desta segunda-feira (29), o plenário negou a devolução de seis torres de computador, um notebook, documentos e oito caixas com produtos comerciais da loja virtual da Palavra de Paz, com o argumento de que há indícios da distribuição de brindes a eleitores nas "Caravanas de Paz", evento com "conotação eleitoral" realizado pela empresa.

Em 22 de agosto, a fiscalização do TRE-RJ fez a operação no galpão da Palavra de Paz, em São Cristóvão, Zona Norte, quando também foram apreendidas placas com tiragem declarada inferior à quantidade encontrada, faixas em tamanho superior aos 4m² permitidos, além de três carros de som da campanha de Garotinho. O local armazena produtos da loja virtual "Palavra de Paz", mas foi cedido para guardar e distribuir propaganda do candidato do PR. Foram encontrados ainda agendas, livros infantis, chinelos e outros produtos com o logotipo da loja Palavra de Paz.

Fonte: TRE-RJ

terça-feira, 30 de setembro de 2014

IBOPE: Pezão 31%, Garotinho 24%, Crivella 16% e Lindberg 09%


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Rio de Janeiro:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 31%
Anthony Garotinho (PR) – 24%
Marcelo Crivella (PRB) - 16%
Lindberg Farias (PT) – 9%
Tarcísio Motta (PSOL) – 1%
Dayse Oliveira (PSTU) – 1%
Ney Nunes (PCB) - 0%
Brancos e nulos – 12%
Não sabem ou não responderam - 6%

No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 20 e 22 de setembro, Pezão tinha 29 %, Garotinho tinha 26% e Crivella 17 %.

Na pesquisa, encomendada pela TV Globo, o Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada registrada no TRE sob o nº RJ-00048/2014 e no TSE sob o nº BR-00897/2014.

Segundo turno

O Ibope fez três simulações de segundo turno. Os resultados são:
- Pezão: 46%
- Garotinho: 31%
- Branco/nulo: 17%
- Não sabe: 6%

- Pezão: 43%
- Crivella: 32%
- Branco/nulo: 17%
- Não sabe: 8%

- Crivella: 37%
- Garotinho: 32%
- Branco/nulo: 23%
- Não sabe: 7%

Rejeição

O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos, ou seja, em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. O resultado foi: Garotinho (40%), Lindberg (20%), Pezão (16%), Crivella (14%),Ney Nunes (11%), Dayse (10%), Tarcisio (9%); 9% disseram que poderiam votar em todos, e 17% não souberam ou não responderam.

G1.

Presidente da OAB-DF pede rejeição do registro de advogado para Barbosa



O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal, Ibaneis Rocha, recomendou a rejeição do pedido apresentado pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ministro aposentado Joaquim Barbosa para reativar seu registro de advogado.

Barbosa requisitou a reativação do registro no último dia 19. Qualquer pessoa poderia questionar, até 26 de setembro, o pedido do ministro aposentado. O próprio presidente da OAB distrital impugnou (contestou) a solicitação. Agora, caberá a uma comissão da OAB-DF decidir se concede ou não o registro.

Por meio da assessoria, Joaquim Barbosa afirmou que não comentará o episódio até que seja formalmente comunicado da impugnação.

No entendimento de Ibaneis Rocha, Joaquim Barbosa não pode obter o registro porque, segundo ele, feriu o Estatuto da Advocacia quando foi presidente do Supremo.

"Eu entendo que Joaquim Barbosa não tem condições de exercer a advocacia. Fiz o pedido de impugnação como advogado e não como presidente da OAB. Ele feriu a Lei 8.906/1994, que rege a advocacia", disse Rocha.

G1

Comento no blog

Advogado (a) que honra as calças que veste bate de frente com ministro, magistrado e promotor quando se sentir desrespeitado e NÃO tem, por hábito, colocar o ‘rabo no meio das pernas’.

Esse presidente, de nome Ibaneis Rocha (OAB/DF), ignora os feitos positivos do ex-ministro Joaquim Barbosa e quer, apenas, holofote.

Esperar Joaquim Barbosa requerer a reativação de sua OAB para realizar uma vingança estúpida e covarde, recomendando a rejeição do documento de habilitação é atitude rasteira e digna de pena.

Cláudio Andrade.

"Programa Cláudio Andrade" apresenta Aroeira, localidade abandonada pela Prefeitura de Campos



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Fiscais noticiam que trabalharam e NÃO receberam da Prefeitura de Campos


As avaliações objetivas para os cargos de auxiliar de turma e inspetor de alunos foram aplicadas no dia 1º de junho. Várias escolas de Campos foram locais de realização das provas e professores de um dos colégios reclamam que até hoje não receberam o pagamento.

De acordo com o professor de história, João Bosco, a prefeitura pagaria R$ 120 no prazo de 30 dias. Assim, eles teriam que receber até o dia 1º de julho, o que não aconteceu.

“Entramos em contato com a Cepuerj (organizadora do concurso) e eles alegaram que a prefeitura não fez o repasse da verba. E a prefeitura alega que já fez o repasse. Tem alguma coisa errada nesse meio. Toda semana eu ligo para saber e nunca me dão resposta”, contou.

As professoras Luciana Gomes, Márcia Valéria Peixoto e Rosemary Barcelos, relatam que só na escola onde elas trabalham, aproximadamente 100 pessoas foram fiscais no concurso.

“O dinheiro sairia em ordem de pagamento pelo Banco do Brasil. E o agravante é que descontaria o fundo de garantia. É um absurdo, a gente perde o domingo podendo estar com a família e trabalha para não receber?”, reclamou Luciana.

Os professores contam ainda que em julho a prefeitura alegou que não podia fazer o pagamento porque a administração estava sendo utilizada para a Copa do Mundo. “Foi uma desculpa esfarrapada. Espero que eles nos deem um posicionamento concreto”, disse João.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por e-mail com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campos, sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará a versão da prefeitura para este fato.

Terceira Via

Semana de prevenção às doenças do coração‏ em SJB


A secretaria de Saúde de São João da Barra participa do Dia Mundial do Coração realizando uma semana de prevenção, a partir da próxima terça-feira, 30, entre 8h e 15h. De acordo com a secretária da pasta, Denise Esteves, a população está convidada a comparecer em frente à Policlínica, na sede do município, e também no quinto distrito, na Policlínica de Sabonete. Ambas as unidades de saúde vão receber uma tenda com serviços de medição de pressão arterial e teste de glicemia - exames considerados importantes para um primeiro atendimento cardiológico -, além de palestras na terça à tarde e na sexta pela manhã ministrada pela cardiologista Elizabeth da Matta.

Por determinação do prefeito José Amaro de Souza Neco, esses serviços serão mantidos, diariamente, para que o trabalho de prevenção realmente aconteça na vida das pessoas. “Os números da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam, anualmente, cerca de 17,1 milhões de vidas afetadas por doenças cardiovasculares e isso é preocupante, exigindo das autoridades públicas mais atenção”, ponderou.

Para se ter uma ideia, há registro de 300 mortes por ano decorrentes de doenças que geralmente se manifestam através de infartos, derrames e mortes súbitas. Denise Esteves lembra que com a campanha e, posteriormente, com os serviços de ação continuada, a Saúde poderá atuar mais rápido no encaminhamento de pacientes que estejam com sinais mais urgentes, e também efetivar sua ação preventiva. Cabe lembrar que a estrutura do Centro de Emergência se encontra devidamente adequada para essas demandas.

Fatores de risco – Para levar informação e cuidados mais específicos, a secretaria de Saúde mantém o Programa Hiperdia, que monitora pacientes hipertensos com diversas atividades, entre elas, a orientação sobre os fatores de risco e automonitorização da glicemia, da pressão arterial e da aplicação de insulina, além de verificar o comparecimento dos usuários às consultas nas Unidades Básicas de Saúde.

A coordenadora do Hiperdia, Juliana Gaia, lembra que hoje o programa assiste a cerca de cinco mil pacientes em tratamento e que nesta sexta-feira, 26, as ações foram levadas ao PSF Nova São João da Barra realizando um total de 50 atendimentos. “Atualmente o programa é chamado pelo Ministério da Saúde de Programa de Assistência ao Paciente com Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, disse.

Para cuidar da saúde do coração alguns hábitos devem ser abandonados, principalmente os de fumar, ingerir bebida alcoólica sem moderação e não ter atividade física regular. É altamente prejudicial ao coração ter colesterol alterado, obesidade ou sobrepeso, abdômen elevado, diabetes e alimentação inadequada.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

As reservas para o pleito de 2016 em Campos dos Goytacazes


As eleições estão cada vez mais próximas e pelo que se depreende das últimas pesquisas eleitorais, a disputa para a Chefia do Executivo Estadual será entre Pezão, atual líder nas pesquisas, e seu ex-aliado, o deputado federal e ex-governador Garotinho.

Essas eleições exercerão forte influência no pleito de 2016, no município de Campos dos Goytacazes. Será o ano eleitoral em que os ‘Garotinhos’ não poderão lançar um nome da própria família para a disputa do cargo de prefeito.

Sabe-se que a Constituição Federal veda a candidatura de parentes do chefe do Executivo até terceiro grau, dentro da circunscrição do titular. Logo, Rosinha - na qualidade de prefeita - não poderá se valer dos laços sanguíneos para manter seu grupo no poder.

Devido a isso, a escassez de nomes já é nítida já que não basta querer ser o postulante do grupo. Necessário se faz ser do agrado de Garotinho e estar preparado para representá-lo na prefeitura sob pena de ser ‘detonado’ nos meios de comunicação e perseguido até o fim do mandato.

Lembrem-se: o Garotinho na Oposição é bem melhor do que na Situação.

Todavia, o que ora escrevo sobre o pleito de 2016 passa pelo de 2014. Caso Garotinho vá ao segundo turno e consiga destruir a sua rejeição estratosférica e se torne governador novamente, a eleição municipal para o Executivo será, novamente, salvo um cataclismo, da Família da Lapa.

Porém, se Pezão for contemplado como o novo governador do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Campos passará a ser a última trincheira do atual deputado federal do PR.

Sem mandato e agarrado ao cargo de sua esposa, por meio do qual exerce a função de prefeito de fato, Garotinho terá que escolher seu novo súdito. Um político que seja fácil de empurrar ‘goela’ abaixo dos integrantes da cúpula e de uma fatia considerável do eleitorado.

Atualmente, não há personalidades políticas dentro do grupo que sejam consideradas fortes. Por outro lado, não restam dúvidas de que o escolhido será o candidato da máquina e isso já é um fato agregador relevante.

Uma derrota de Garotinho o fará perder um pouco de fôlego e de território. Salvo Rosinha, sua esposa, não há a certeza de que os prefeitos dos municípios que hoje estão ao seu lado, estarão após uma eventual derrota.

Nesse caso, a tendência é apoiar os candidatos do governador eleito ou optar por um alinhamento.

Assim, poderemos ter em Campos uma disputa entre o candidato de Rosinha/Garotinho e o de Pezão, caso seja ele, o atual governador, reeleito.

Sob esse prisma, a eleição para o Governo do Estado é crucial para Garotinho. Perder nas urnas significa ter que reconstruir o tabuleiro, acalmar os ânimos, flertar com os vereadores e tentar montar um grupo que seja coeso em torno de um ou dois nomes, no máximo.

Diante disso, há duas certezas: a primeira é de que não sabemos quem será o Governador do Estado do Rio de Janeiro e a segunda é que a eleição para o cargo de prefeito de Campos dos Goytacazes começa no dia primeiro de janeiro de 2015.

Vamos aguardar, pois no jogo dos números poderemos ter mortes e sobrevidas.

Que venha o resultado das urnas!

Cláudio Andrade