sábado, 30 de julho de 2016

Rosinha não presta contas ao Tesouro e Campos fica de fora do índice de gestão


Os municípios brasileiros enfrentam a pior situação fiscal dos últimos dez anos, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) referente a 2015, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O índice avaliou as contas de 4.688 prefeituras. Entre os 880 municípios que não entregaram suas contas dentro do prazo previsto para 30 de abril estão Campos dos Goytacazes, e também Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara e Miracema.

Estas contas não foram analisadas porque as prefeituras destas cidades não declararam as contas ao Tesouro Nacional dentro do prazo legal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dos 92 municípios fluminenses, 46 apresentam condição fiscal difícil ou crítica. Entre os que tiveram boa gestão fiscal estão o Rio, Niterói, Macaé, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Itaboraí, Maricá e Queimados.

Entre as capitais, o Rio de Janeiro tem a melhor posição no ranking, “fruto, principalmente, de uma arrecadação muito alta e de elevados investimentos”. Nos últimos quatro anos, segundo o economista-chefe da Firjan, Guilherme Mercês, a capital fluminense investiu mais de R$ 21 bilhões, sem comprometer seu orçamento com gastos de pessoal. Segundo Mercês, a crise municipal em âmbito nacional reflete o cenário dos estados e da União. “Na verdade, essa deterioração fiscal foi aparecendo em sequência nos níveis de governo.”

O IFGF é composto de cinco indicadores: Receita Própria, que mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos estados e da União; Gastos com Pessoal, que mostra quanto as cidades gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida (RCL); Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à RCL; Liquidez, que verifica se os municípios estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar os restos a pagar acumulados no ano; e Custo da Dívida, que corresponde às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais.

De acordo com o estudo, 87,4% das prefeituras brasileiras apresentam situação fiscal entre difícil e crítica, com base nos dados de 2015. “Nove em cada dez prefeituras estão em situação difícil ou crítica e quase um terço delas se mostra em uma situação crítica, ou seja, à beira da falência”, acrescentou Mercês.

Apenas 12,1% das cidades têm condições consideradas boas e apenas 0,5% excelentes. As 30 cidades com nível excelente gestão fiscal estão distribuídas em vários estados do país, o que, segundo Mercês, mostra que a “localização geográfica não é o determinante de uma boa gestão fiscal e, sim, as atitudes dos gestores perante o orçamento público”.

Melhores

O município mais bem avaliado no ranking geral do IFGF é Ortigueira (PR), seguido de São Gonçalo do Amarante (CE), São Pedro (SP), Paranaíta (MT), Bombinhas (SC), Gramado (RS), Louveira (SP), Indaiatuba (SP), Cláudia (MT) e Matinhos (PR).

Segundo o economista-chefe da Firjan, essas cidades têm em comum o fato de terem conseguido atrair grandes empreendimentos, como indústrias ou obras, ou estão voltadas para o turismo. No entanto, Mercê destacou que não basta ter uma boa arrecadação para alcançar bons níveis de gestão fiscal. “Na verdade, essas cidades, além de um grande potencial de arrecadação, conseguiram não comprometer suas receitas com pessoal e ter alto nível de investimentos”, explicou.

O mais importante para as prefeituras, segundo Mercês, é o binômio gastos de pessoal e investimento. “Os dados mostram que as prefeituras que comprometem grande parte do seu orçamento com gastos de pessoal deixam muito pouco espaço para a execução dos investimentos. E o inverso também é verdadeiro. A grande perversidade apareceu nos gastos com pessoal, onde quase 800 prefeituras no Brasil já estouraram o limite de 60% da receita estabelecido pela LRF.”

Com o crescimento dos gastos de pessoal, os investimentos caíram muito nas prefeituras, segundo o levantamento da Firjan. De 2014 para 2015, o investimento dos municípios diminuiu mais de R$ 11 bilhões. “Isso significa menos investimentos em educação, saneamento básico, saúde”, listou o economista.

Terceira Via.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

CDL, Rosinha diz: " aquele que não for escolhido tem que sair de cabeça erguida"


Os pré-candidatos do grupo de Garotinho - Paulo Hirano, Eduardo Crespo, Mauro Silva, Fábio Ribeiro e Dr. Chicão - estão reunidos a portas fechadas com vereadores, presidentes dos partidos, a prefeita Rosinha e 21 representantes dos Núcleos de Organização Social (NOS) para definir o candidato à sucessão de Rosinha. A imprensa não tem acesso ao local.

A reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) deve durar cerca de duas horas. Somente depois, o grupo vai divulgar o escolhido para ser o candidato à prefeitura e o nome do vice que vai compor a chapa. A disputa é entre Paulo Hirano - o preferido de Rosinha e Garotinho - e Dr. Chicão - candidato do partido com melhor desempenho nas pesquisas.

Nos últimos dias, no entanto, o nome de Dr. Chicão cresceu. Um dos dois terá o líder do Governo na Câmara, Mauro Silva (PSDB), como vice. Isso se deve ao fato de que o partido tucano dispõe de preciosos minutos no rádio e na televisão durante o período de propaganda eleitoral.

Em seu discurso de abertura do evento, Rosinha destacou que "todos os que se colocaram à disposição do grupo, aqueles que já desisitiram, todos têm condições de fazer parte do projeto. Não estamos tratando apenas de nomes, nem de pessoas. estamos tratando de um projeto para Campos".

Adiante, Rosinha recomendou: "No final, aquele que não for escolhido no que estiver pleiteando tem que sair de cabeça erguida, com o mesmo objetivo do grupo", concluiu.

Terceira Via.

Placar do PR

Chicão 50%
Fábio 25%
Paulo Hirano 25%

Rosinha deve perder o PSD para Pudim


O PSD liderado pelo Deputado Federal Índio da Costa vai retirar em Campos, o partido da aliança com Rosinha Garotinho.

O motivo foi o acordo firmado entre Crivela e o secretário de governo da ex-governadora. A sigla deve caminhar com o pré-candidato do PMDB Geraldo Pudim.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Como o eleitor vai escolher seus candidatos?


O Senado Federal deverá concluir no mês de agosto o processo de Impeachment que poderá afastar, definitivamente, a presidente Dilma Rousseff do cargo de Presidente da República.

A Operação Lava Jato, coordenada em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro continuará gerando fatos importantes durante todo o ano de 2016, inclusive dentro do processo eleitoral dos municípios da federação. Algumas delações, inclusive, poderão atingir candidatos a prefeito de diversas cidades brasileiras.

Importante relevar também que a crise econômica, que atingiu a sociedade brasileira, vai afetar de forma contundente as campanhas eleitorais, principalmente com o término das doações feitas por pessoas jurídicas.

Em relação às eleições municipais em si, o eleitor decidirá seu voto de acordo com avaliação feita em relação aos serviços públicos. As gestões municipais em que os serviços públicos como educação, saúde e transportes estiverem bem avaliados, a tendência é que os candidatos do governo tenham grandes chances de se reelegerem ou emplacarem seu indicado.

No município de Campos dos Goytacazes setenta por cento da população, segundo dados do IBGE ganham até dois salários mínimos e isso poderá refletir na escolha dos candidatos, pois mesmo sendo o desemprego, um problema de âmbito nacional, em nosso município, quase oitenta por cento das empresas que prestam serviços ao poder público não estão sediadas em nossa cidade.

Outro ponto relevante é a imagem desgastada da classe política. Diante de tantas notícias desfavoráveis o ‘novo’ começa a despontar com força, mas o eleitor quer a jovialidade acompanhada de visão de gestão.
Importante ressaltar que em que pese a falta drástica de uma política que reduza as desigualdades sociais, a palavra corrupção já chegou aos grotões e já é identificada por todos como um mal a ser exterminado.

A Justiça Eleitoral precisa estar equipada para impedir que a falta de proposta de alguns postulantes supere as plataformas edificantes apresentadas por aqueles que já entenderam que a forma de fazer política precisa ser alterada em nome da construção de um novo tempo.

Até o dia cinco de agosto as convenções estarão escolhendo seus candidatos e poderemos identificar quais serão aqueles que tentarão transmitir para a população uma plataforma razoável de recuperação administrativa sem aquelas ideias mirabolantes que já não convencem mais ninguém.

Cláudio Andrade.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Arnaldo vai escolher entre Pudim e Rafael



O blog foi informado que o conflito entre às linhas partidárias que apóiam Caio e Arnaldo é mais séria do que se esperava.

Dentro desse contexto, os leitores podem estar se perguntando: aonde entra Rafael e Pudim nessa história?

A resposta é simples: Arnaldo sempre teve capital eleitoral individual e trata-se de um político adorado de norte a sul do município.

Ciente de suas pendências judiciais irá apoiar Rafael ou Pudim e isso dependerá da avaliação dos dois nas próximas pesquisas eleitorais.

Façam as suas apostas para onde vai o apoio de Arnaldo Vianna.

PSDC realiza convenção e lota o CIEP da Lapa.

Deputado João Peixoto
(Foto: blog da Alessandra Lemos)
Cláudio Andrade (Pré-candidato do PSDC a vereador e sua mãe)
Foto: Arquivo Pessoal do blog do Cláudio Andrade 

O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) realizou nesse domingo 24/07, em Campos dos Goytacazes uma linda convenção municipal para homologação dos candidatos a vereador.

Disse João Peixoto: "A vaidade não leva ninguém a lugar nenhum, se queremos o melhor para Campos, temos que deixar a vaidade de lado para não ficarmos mais quatro anos com a cidade do jeito que está. Vamos caminhar juntos para uma Campos melhor." Afirmou o deputado. 

Matéria completa no blog da Alessandra Lemos.

Os bastidores de Cláudio Andrade na Convenção do PSDC.

domingo, 24 de julho de 2016

Cláudio Andrade faz pronunciamento na Convenção do PSDC e o povo vai ao delírio!

MST no Ciep da Lapa sem relação com PSDC


O MST (Movimento dos Sem terra) está fazendo uma manifestação em frente ao Ciep da Lapa onde será realizada a Convenção do PSDC de Campos dos Goytacazes.

A presidência do partido, na pessoa do presidente Edson Faez informa que não há qualquer relação entre a manifestação do MST e a convenção partidária que se iniciará em alguns minutos.

PT de Campos com Caio Vianna


O PT de Campos dos Goytacazes deverá caminhar com Caio Vianna do PDT. A cúpula petista se reuniu ontem, às 18 horas e parece que a decisão está selada.

Nas próximas horas o pré-candidato do grupo Hélio Anomal deverá desistir de sua postulação e anunciar o apoio ao pedetista.