sábado, 15 de agosto de 2009

PEDIDO DE DESCULPAS VINTE E SETE ANOS DEPOIS.

Hoje, fui almoçar com o meu amigo e advogado Luis Carlos Manhães na tradicional 'Praçinha do Sossego', mais precisamente, no bar do Eraldo. Após algumas 'loiras', veio ao nosso encontro, o Dr. Hélio Coelho. Grande amigo e professor.

Ele estava muito feliz, e nos transmitia a sua alegria, ao relatar que no dia 08 de Agosto do corrente ano, o senhor Aloysio Balbi escreveu um artigo na Folha da Manhã com o seguinte título: "A Desculpa que não quer calar". No referido texto, o jornalista, reconhece que o Dr. Hélio Coelho é merecedor de desculpas por uma fato histórico ocorrido nas eleições de 1982.

Naquela época, 'Helinho' era candidato a Prefeito de Campos pelo PTB, que tinha Sandra Cavalcanti como candidata ao governo estadual. Leonel Brizola era candidato pelo PDT ao estado e tinha em Campos, César Ronald como seu candidato para a Prefeitura.

Em histórico comício na Praça São Salvador, 'Helinho', contrariando muitos, menos a sua consciência, abriu mão de sua candidatura, passando a apoiar Leonel Brizola e por conseguinte, César Ronald para Prefeito.

A decisão inesperada de Helinho deixou muitas pessoas indignadas, mas segundo ele mesmo, foi um ato pessoal e de honestidade com a sua própria consciência.

No dia seguinte, Helinho foi massacrado pela mídia, conforme o próprio senhor Aloysio Balbi ressalta em seu artigo. O autor vai mais adiante e diz: "o mataram civilmente e abortaram uma promissora carreira política". No final do texto, há um pedido de desculpas.

Como já dissemos acima, o fato ocorreu em 1982, logo há vinte e sete anos atrás. Caso, seja verdade, que a vida política de Helinho foi destruida pelo massacre da imprensa e que, a sua promissora carreira foi abortada, não seria legítimo, por parte da Hélio Coelho, requerer em Juízo, uma indenização pelas perdas sofridas?

A desculpa que não quer calar surge vinte e sete anos depois, mas só o próprio Helio Coelho pode relatar as suas dores passadas, bem como as possíveis sequelas adquiridas. Em Juízo, ou fora dele, ao meu sentir, as desculpas já possuem sabor de JUSTIÇA!


Cláudio Andrade.





ENQUETE DO BLOG ENCERRADA: PR E PT SÃO OS MAIS VOTADOS.

Após trinta dias de votação, foi encerrada a enquete do blog acerca dos partidos políticos preferidos dos leitores. A avaliação realizada não possui valor científico, pois trata-se apenas de uma aferição particular entre os nossos leitores.

Foram computados 182 votos e o resultado é o seguinte:

PR- 77 votos- 42%

PT- 35 votos- 19%

PMDB- 32 votos- 17%

PDT- 17 votos- 09%

DEMOCRATAS- 13 votos- 07%

PSDB- 08 votos- 04%

Façam suas observações.

Cláudio Andrade.

CENÁRIOS DO DATAFOLHA PARA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

Cenário 1

Serra, que tinha 38% das intenções de voto no levantamento anterior, realizado entre 26 e 28 de maio, oscilou um ponto para baixo e está com 37%.


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), manteve os 16% registrados na pesquisa anterior.

O ex-minsitro e deputado federal Ciro Gomes (PSB) também manteve o percentual do levantamento anterior, 15% das intenções de voto.

A ex-senadora Heloisa Helena, do PSOL, oscilou positivamente dentro da margem de erro, e passou de 10% para 12% das intenções de voto. Brancos, nulos ou nenhum registraram 12% e 7% não souberam responder.

A pesquisa Datafolha foi realizada com 4.100 eleitores entre os dias 11 e 13 de agosto em 171 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Cenário 2

Em cenário com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que pode trocar o PT para se candidatar pelo PV, Serra teria 36% das intenções de voto contra 17% de Dilma Rousseff e 14% de Ciro Gomes. Heloisa Helena aparece com 12% e Marina Silva, com 3%.

Brancos, nulos ou nenhum somam 11%. Não souberam 7% dos entrevistados.

Cenário 3

Quando o candidato do PSDB é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Ciro é líder na disputa, aponta o Datafolha.

Ciro Gomes aparece com 23%, Dilma com 19%, Heloisa Helena com 17% e Aécio Neves com 16%. Brancos, nulos e nenhum são 16% e 9% não sabiam.

Cenário 4

Ainda com Aécio Neves pelo PSDB e a ex-ministra Marina Silva disputando contra Dilma, Ciro Gomes tem 21%, Dilma 19%, Heloisa Helena 17%, Aécio Neves 15% e Marina Silva, 3%.

Brancos, nulos e nenhum somam 16% e 8% não sabem.

Cenário 5

O Datafolha pesquisou um cenário em que Serra e Aécio disputam a eleição, nesse caso o governador de São Paulo também lidera, com 32%.

Dilma aparece em segundo com 16%, Ciro tem 14%, Heloisa Helena aparece com 12% e Aécio, 10%. Brancos e nulos são 9% e 6% não sabem quem escolheriam.

LEITOR DO BLOG PEDE SEGURANÇA E DENUNCIA ASSALTOS EM BAIRROS.

"O novo comandante geral da PM quando assumiu prometeu mais homens nas Ruas. Na cidade do Rio de Janeiro isso foi bastante perceptível para mim, mas aqui em Campos não vejo grandes diferenças em relação a esse aspecto. Na verdade, o que notei, por acontecimentos com amigos e comigo, foi um maior número de assaltos nos últimos dias, inclusive na própria Av. Alberto Lamego. Dizem que quando a Polícia aperta de um lado, outros tipos de ocorrências aumentam. Se a fiscalização de motociclistas aumentou, então fiquem atentos a bicicletas com dois ocupantes. Eles têm agido no Horto e na ciclovia da 28 de março."

Comento no blog:

Não tenho dados precisos acerca da atuação da Polícia Militar em nossa região. Entretanto, o comentário do leitor é pertinente, afinal os assaltantes não desejam o confronto, logo se um tipo de delito está sendo combatido, eles mudam o modus operandi para que possam ter êxito no elemento surpresa.

Cláudio Andrade.

A LUTA VAI SER TÃO GRANDE QUE..........


"O ESPELHO REFLETE A REALIDADE, MAS TAMBÉM É A FERRAMENTA DA ILUSÃO"

A FESTA DO DUQUE.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL.

- Globo: Governo proíbe propaganda de remédios contra a gripe

- Folha: Governo veta propaganda de antigripal

- Estadão: Sarney sabia dos atos secretos, diz ex-diretor

- JB: Metade dos antibióticos é vendida sem receita

- Correio: Nova lei favorece despejo de inquilino

LEITURISTA DE ÁGUAS DO PARAÍBA É ASSASSINADO.

O leiturista da Empresa Águas do Paraíba, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município, Leandro de Almeida Gomes, 23 anos, foi mais uma vítima. Ele estava trabalhando, quando dois homens a pé chegaram atirando. O crime aconteceu na Avenida Alberto Lamego, no Bairro do Horto, quando a vítima realizava a medição de um aparelho de hidrômetro.
Leandro estava de moto. De acordo com a Polícia Militar (PM), dois assassinos fugiram pela Beira Valão, em direção ao Bairro Flamboyant, onde teriam recebido a cobertura de comparsas, que estavam num veículo de modelo, cor e placa não anotados. Um par de chinelo foi deixado próximo ao corpo.

Uma equipe do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Campos) foi chamada para o local, mas Leandro não resistiu e morreu antes mesmo de ser atendido pelo socorro. A Perícia Criminal da Polícia Civil apreendeu cápsulas de pistola calibre 45 milímetros.

Vítima era sobrinho de um PM

A primeira informação passada para a PM dava conta de um assalto, mas no local, os policiais constataram características de execução. Leandro (foto ao lado) morava na Rua São Fidélis, no Parque Guarus, e não tinha antecedentes criminais. Ele era sobrinho de um sargento da PM. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML/Campos) e a ocorrência registrada para investigação na 134ª Delegacia Legal (DL/Centro).

Fonte- O D iário.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O (DES)PRAZER DE FREQUENTAR O FÓRUM.

O (des) prazer de freqüentar o Fórum.

Freqüentador dos nossos fóruns (antigo e novo) há mais de trinta e seis anos, resolvi tecer algumas considerações sobre o novo e o antigo.

Comecei a freqüentar o fórum antigo, na década de setenta, mais precisamente no ano de 1971.

Tempo em que tanto o relacionamento com os magistrados, promotores, defensores públicos, advogados, meirinhos e serventuários da justiça era pautado pelo respeito, consideração e como disse certa vez um juiz, com “urbanidade porem sem subserviência”.

Dava prazer comparecer ao fórum quase que diariamente.

O contato com os juízes quando preciso, era sem barreiras e com cordialidade. Existia mais proximidade entre advogados e magistrados.

Era comum o cafezinho na cantina onde se contava e ouvia casos e “causos” do cotidiano forense.

O zelo do serventuário com o processo, quer na sua autuação (que naquela época era costurado) ou diligência no seu andamento era uma constante. Raramente se viam processos com folhas soltas ou por se soltar, folhas rasgadas, capas desfiguradas. Os atos processuais eram datilografados e, (com raríssimas ressalvas) com esmero. Existia o interesse e iniciativa dos serventuários em avisar aos advogados dos atos que deviam praticar para seguimento e celeridade dos processos.

E, eram apenas um escrivão e um escrevente de justiça!

Pode-se argumentar que, naquela época, eram poucos advogados e processos. É verdade!

Entretanto, tal argumento não se basta para justificar a mudança radical que estamos presenciando.

Hoje, a modernidade e a frieza do concreto e do mármore substituíram o calor, a história e a arquitetura romana do velho fórum. Afinal, os tempos são outros!

È tempo dos computadores, da internet do famoso “sistema”, e da vida moderna!

Ressalvando-se as exceções!

É tempo do sem tempo. É tempo que o juiz não tem pela sobrecarga de trabalho!

É tempo de filtragem em que os advogados quando precisam conversar pessoalmente, primeiro, tem que passar o assunto para os secretários (quebra de sigilo) para então terem, acesso aos juízes, isso quando conseguem! Por igual, com os Promotores de Justiça!

É tempo de secretarias “cheias” (mas, como se fala, ainda deficientes de pessoal) com Responsáveis, Substitutos e diversos Técnicos Judiciários e Auxiliares de Cartório.

É tempo de procurar um processo em um dia e no outro já não se saber a sua localização. Culpa do “sistema”! Claro!

É tempo ainda, pasmem! De se procurar trincheira atrás de pilhas de processos evitando o atendimento direto com os interessados e advogados! Ressalve-se é claro aquele que estiver no atendimento do “balcão”!

É tempo de serventuários mal humorados e aborrecidos com a carga de serviço e os parcos vencimentos que recebem, cumprindo, por cumprir o seu horário obrigatório de serviço!

Os processos e os advogados que se danem! As partes (coitadas!) nem se fala!

É claro que existem ainda, serventuários abnegados, responsáveis e cônscios dos seus deveres e obrigações e que levam ao pé da letra o significado do que é ser funcionário público na acepção da palavra.

Que estes, alguns em “final de carreira”, não se acomodem e consigam transferir para os demais, a experiência e ensinamentos de anos e anos de Judiciário, quer no zelo funcional, quer no tratamento cordial que deve prevalecer entre as partes e advogados e todos que de uma forma ou de outra freqüentam o dia a dia forense.

Só assim, voltaremos nós advogados, principalmente aqueles mais novos e que estão começando agora a termos, novamente, prazer em freqüentar, assiduamente o majestoso e moderno fórum novo, como profissionais indispensáveis à administração da justiça, prevalecendo à inviolabilidade dos seus atos e manifestações no exercício de sua profissão, tudo nos limites da lei.

Luís Carlos Manhães Rodrigues

Advogado.

NO FORUM PODE?

Caros advogados!

Acredito que a preocupação com a saúde dos advogados e de seus familiares é de todos. Situação e oposição.

Partindo dessa lógica, qual o motivo que fez a atual administração da OAB, não debater ainda com o judiciário, formas de redução de danos, aos que trabalham no recinto judicial?

Não estou propondo a suspensão dos serviços e sei bem que a matéria é de competência do Tribunal, entretanto, os advogados são peças importantes na máquina do judiciário. Trata-se do maior contingente.

Em Campos, o espaço reservado ao atendimento da Defensoria Pública é um local fértil para o contágio pelo vírus H1N1. No referido local, centenas de pessoas ficam aglutinadas e com pouca ventilação. Muitas delas com crianças de colo.

Os elevadores também são locais perigosos. Não estou dizendo que sejam mal cuidados, entretanto, o número de usuários facilita muito o contágio.

O setor de epidemiologia já recomendou a suspensão de diversos eventos, entretanto, os locais de laboração diária, ainda não foram observados. Os bancos por exemplo, estão reduzido o número de atendimentos. A proteção dos serventuários e advogados, não seria uma questão relevante a ser estudada em conjunto pela OAB e pelo Tribunal?

Isso seria mais fácil se a OAB tivesse um 'link' direto com o Judiciário, mas infelizmente, devido a ausência de trabalho no que concerne às prerrogativas, um abismo surgiu entre a OAB e o Judiciário, logo um diálogo fica mais distante.

As prerrogativas englobam também a segurança do advogado no seu atuar. Diante disso, de suma importância se faz, o debate sobre a questão de saúde do profissional de Direito. Vale destacar, que a OAB de Campos possui cadeira cativa no Conselho de Saúde. Já deveria ter oficiado ao referido apéndice, requerendo no mínimo, uma reunião especial.

Mesmo assim, acho pertinente e nunca é tarde para uma tentativa. O tema é merecedor de um esforço. Caso a OAB de Campos se manifeste será digna de aplausos. Por enquanto, apenas estamos assistindo a tradicional inércia.

Cláudio Andrade.
ORDEM PARA TODOS

SJB: INÍCIO DAS AULAS NO DIA 17.

A secretaria de Educação de São João da Barra, seguindo orientação do Governo do Estado, reinicia as aulas em 30 escolas da Rede Municipal de Ensino nesta segunda-feira, dia 17, para alunos do 4º Ano ao 9º Ano do Ensino Fundamental. A prorrogação do reinício do período letivo se deu devido a ameaça da gripe suína.

— Apesar de não termos nenhum caso confirmado, procuramos seguir a recomendação do governo estadual no que diz respeito á data da volta às aulas. Procuramos também capacitar professores e diretores para que possam orientar alunos e comunidade sobre como se prevenir contra o vírus da gripe suína, que se tornou uma ameaça em diversas regiões do Brasil — explicou a secretária municipal de Educação, Graça Maria Vicente, informando que o calendário escolar já está sendo reformulado e na próxima semana a equipe de supervisão estará divulgando nas escolas.

Segundo a chefe do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Florita Fernandes Moço, os alunos da Educação Infantil, Creche, 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental, retornarão às aulas dia 24 de agosto. “Esses alunos, por serem menores, estão mais propensos de contrair a gripe. Por esse motivo adiamos o retorno deles por mais uma semana”, informou, acrescentando que as gestantes só poderão retornar dia 1º de setembro.

As escolas que continuarão sem aulas até o dia 24 são: Centro Municipal de Educação Especial, Centro Municipal Marcos Medeiros, Centro Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí, e Pré-Escolar José Marcelo Xavier de Almeida, em Sabonete.

As instituições escolares enviarão um ofício aos pais lembrando sobre a importância dos alunos levarem de casa o próprio copo, colher e toalha de rosto. Essa medida vai evitar a transmissão da gripe, que pode ser contraída também através do contato direto por meio de tosse, espirro e saliva, pelo contato íntimo, através do beijo ou até mesmo dividindo alimentos com pessoas infectadas.

Na volta às aulas, alunos e funcionários que estiverem gripados estarão sendo instruídos para não permanecer nas escolas, sendo encaminhados à secretaria de Saúde. “Como medida de segurança vamos evitar que as pessoas que estão com algum resfriado permaneçam nas salas de aula”, finalizou Florita, ressaltando que os professores estão com todas as informações e orientações necessárias para mostrar à população como se proceder em relação à gripe suína.

Comento no blog:

Acho a medida temerária. Melhor seria aguardar um pouco mais, pelo menos até 10 de Setembro, pois estudar em Dezembro é melhor do que contrair um vírus e correr o risco de perder todos os verões. Esse recado vai para os professores dotados de apressamento em nossa região.

Cláudio Andrade

MULHER COM MULHER.

Marina Silva vem aí. A ex-ministra do Meio Ambiente, com quem Lula brincou de esconde-esconde no governo (fingindo que a levava a sério), é a mais nova quase pré-candidata à Presidência da República.

Tem gente animada com a novidade. Estão até dizendo que Marina vai embaralhar a sucessão, porque sai do útero do PT e partilha a herança de Lula. A eleição perderia o enunciado fácil “Dilma contra eles”.

Tudo teoria. Dilma Rousseff está há quase três anos em campanha pelo Brasil inteiro, carregada pela máquina do governo e pela mão do Padre Cícero Lula da Silva. É forçar um pouco a barra imaginar que em pouco mais de seis meses de campanha franciscana (daqui que saia candidata), Marina Silva vá embaralhar alguma coisa.

Mas talvez embaralhe. E não pelos inúmeros motivos que têm sido levantados.

É defensora do meio ambiente, e o eleitorado está querendo votar por um futuro sustentável? Vamos deixar de brincadeira. Mudança climática que pode decidir eleição no Brasil é uma seca no Bolsa Família, ou o derretimento das calotas do Banco Central.

É uma das últimas defensoras de verdade da ética? De fato é. Mas já se viu, pela eleição de 2006 pós-mensalão, que esse tema infelizmente saiu de moda no Brasil.

Marina é cria do PT e ex-ministra de Lula? Isso pode legar-lhe algum capital político do presidente? Outra tese tola. Em dois tempos, o Duda Mendonça da vez apresenta Marina como traidora, como mais uma a abandonar o barco depois de criar dificuldades ao governo.

A bomba atômica de Marina Silva não é ser ecológica, nem ser petista, nem ser ética. É ser mulher.

Esse é o seu grande capital, que pode ser assimilado pelo povo numa campanha relâmpago. Não é preciso muita estratégia, nem muito discurso, nem muito tempo para mostrar a um país inteiro que alguém é mulher. E por que isso pode mudar tanto a eleição? Porque rouba de Dilma o único traço real do seu personagem eleitoral: ser mulher.

A mãe do PAC, a gerentona, a guerrilheira, a Bachelet daqui, a primeira presidenta – toda essa laranjada é uma variação sobre o tema “ser mulher”. Com outra mulher no páreo, Dilma deixa de ser a mamãe que vai suceder o papai e volta a ser apenas o que é de fato para a política nacional: nada.

É claro que continuará tendo o grande padrinho. Sem o trunfo da saia, porém, lhe restará tentar engrossar um pouco a voz e cometer alguns erros de português. Mas esse tipo de maquiagem é um pouco mais difícil de se fazer.

Guilherme Fiuza.

NOTA OFICIAL DA OAB DE CAMPOS.

A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - 12ª Subseção, em atenção à recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, resolveu suspender os eventos em comemoração ao “Dia do Advogado” que culminem com aglomerações de pessoas e riscos de contaminação pelo vírus H1N1.Tal medida visa à não disseminação do vírus, por conta da atual conjuntura da pandemia de Influenza A H1N1 que ora se desenha no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, e nesse Município.Essa medida preventiva leva em contas as regras de saúde pública, e a possibilidade da disseminação do vírus comprometer a saúde dos advogados, estagiários e seus familiares.Aproveitamos o ensejo para solicitar aos advogados, estagiários e familiares, bem como toda a sociedade, que adotem as medidas preventivas recomendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, eis que indispensáveis ao combate da pandemia.Esclarecemos ainda que, tão logo cesse os efeitos negativos da pandemia e os riscos à saúde pública, daremos continuidade à programação festiva com as realizações dos eventos ora adiados.

12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil

A FOGUEIRA NEM TÃO SANTA DE EDIR MACEDO...


As investigações do Ministério Público de São Paulo que levaram à denúncia feita na segunda-feira (10) contra Edir Macedo e mais nove pessoas mostraram que dinheiro doado por fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus para a caridade foi usado em benefício do grupo.

Comento no blog

Recebi alguns e-mails cobrando uma postagem acerca da 'guerra' entre Record e Globo, passando pelas denúncias acerca das ações da Igreja Universal. Hoje, no final do dia, prometo que tecerei comentários mais diretos acerca do assunto. Estou apenas realizando uma pequena pesquisa.

Cláudio Andrade.

AS PRINCIAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL.

- Globo: Lula veta limite de gastos com diárias e publicidade em 2010

- Folha: Ministros atacam bancos privados por mais crédito

- Estadão: Grupo de Agaciel tentou legalizar atos secretos

- JB: Menos gripe em setembro

- Correio: Lula corta R$ 66 milhões em investimentos no DF

- Valor: Câmbio já devolve perdas bilionárias das empresas

- Estado de Minas: Pobres deixam para trás ricos e classe média

- Jornal do Commercio: Garota morre ao fazer chapinha

EIKE BATISTA VIRA 'ESTADO'.



As três viaturas 0km, prometidas pelo empresário Eike Batista para reforçar a segurança no 5º distrito de São João da Barra, já foram entregues no 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Campos). Os veículos são da marca Gol, modelo Geração V, na versão completa (motor 1.6, ar condicionado e vidros elétricos) e serão destinados ao policiamento no local devido à previsão de crescimento populacional, a partir da construção do porto-indústria da LLX, no litoral sanjoanense.
De acordo com o subtenente do 8º BPM Percy, após a conclusão da legalização da doação, os veículos receberão a numeração de ordem e a logomarca da corporação, além de equipamentos. Posteriormente, os carros serão integrados à frota do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), em Guarus, responsável pela coordenação do policiamento ostensivo em vários municípios da região, incluindo São João da Barra, para onde serão destinados, conforme o objetivo da empresa doadora, a LLX.

Comento no blog

Nada contra ao presente de Eike Batista ao município de São João da Barra. Três viaturas policiais são sempre bem vindas. Contudo, não podemos deixar de ressaltar: o Estado do Rio já deve ter recebido inumeros pedidos de envio de viaturas e até o presente momento, salvo melhor juízo, não manda móvel sequer para a nossa região. A frota é velha e sucateada, para não dizer, caindo aos pedações. O prestígio de Eike, ao meu sentir, não se deve somente a questão financeira. Ele está fazendo uma política forte e não duvidem, se nas próximas eleições municiais, surja um candidato do grupo.

Em política não existe almoço de graça.

Cláudio Andrade.

CRECHES E UNIDADES DE ENSINO INFANTIL NÃO VÃO REINICIAR AS AULAS.


Os Poderes Executivo e Legislativo e entidades de classe de Campos unem forças para mobilizar a população na prevenção da gripe suína. O objetivo é massificar a disseminação de informações e desenvolver ações junto à sociedade, para reduzir as possibilidades de propagação do Influenza A (H1N1), vírus da nova gripe. Secretários municipais, vereadores e diretores da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) se reuniram, na tarde de ontem, para definir os procedimentos a serem levados para avaliação da Secretaria de Saúde.
Na reunião, a secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, anunciou que a Prefeitura optou por não reiniciar as aulas para cerca de 10 mil alunos nas creches e unidades do ensino infantil, previstas para a próxima segunda-feira. A medida é de precaução, pois crianças dessa faixa etária são consideradas grupo de risco da nova gripe. Seguindo determinação da Secretaria Estadual de Saúde, as aulas começam nesta segunda para alunos dos ensinos fundamental e médio e do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Auxiliadora explicou que manter creches e unidades do ensino infantil fechadas segue uma orientação do secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, e do vice-prefeito, Francisco Oliveira, que são médicos. “A medida é de precaução. E lembramos aos pais dos estudantes das outras séries que não devem enviar seus filhos para a escola, se estiverem gripados”, disse Hirano, que estava ontem no Rio, em audiência com o secretário Sérgio Côrtes, mas repassava, por telefone, as informações aos presentes na reunião em Campos.
Fonte- O Diário.



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA: DADOS OFICIAIS.

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira que, entre 25 de abril e o último sábado (8), foram registrados 1.586 casos graves da gripe suína –a gripe A (H1N1)– no país. Ao todo, 3.642 pessoas contraíram o vírus no Brasil, revela o balanço.

De acordo com a pasta, neste período, ao menos 192 pessoas morreram, porém, com os dados das secretarias estaduais de Saúde, o número de óbitos no Brasil já chega a 211.

Somente nesta terça-feira, as secretarias dos Estados do Rio Grande do Sul e do Rio confirmaram, ao todo, mais oito mortes em decorrência da gripe suína. Foram confirmadas ainda novas mortes em cidades do Paraná e de São Paulo, ainda não contabilizadas pelas secretarias estaduais.

De acordo com o Ministério da Saúde, das 192 mortes contabilizadas pela pasta, 106 (55,2%) tinham algum fator de risco –como a gestação. Do total de vítimas da doença, ao menos 28 eram mulheres que estavam grávidas (14,5%) e, entre as grávidas que morreram, oito tinham pelo menos um outro fator de risco.

Doenças cardíacas, metabólicas e respiratórias, além de hipertensão arterial, diabetes e gestação são os principais fatores de risco para morte, entre os casos graves pelo vírus da gripe A (H1N1).

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

TV POR ASSINATURA NÃO PODE COBRAR POR PONTO EXTRA.

A partir de agora, as empresas de TV por assinatura estão proibidas de cobrar pela programação veiculada no ponto extra. A liminar que mantinha a cobrança, concedida na Justiça às operadoras, foi revogada na quarta-feira pelo juiz federal substituto da 14ª Vara do Distrito Federal Roberto Luis Kuchi Demo.

A assessoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que as empresas não podem cobrar pela programação do ponto extra. No entanto, elas estão autorizadas a cobrar pelo aluguel dos equipamentos do ponto extra; por reparos; e pela instalação.

Segundo o juiz, "o objeto inicial do processo era uma situação transitória de gratuidade absoluta do ponto-extra, situação esta que já não mais existe a partir da Resolução da Anatel".

Ele considerou que a nova redação dada pela Anatel aos artigos 29 e 30 do regulamento, motivo da liminar, respondeu aos questionamentos das empresas quanto aos problemas de equipamentos.

A Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), segundo sua assessoria, está avaliando a decisão da Justiça e ainda não tem um posicionamento sobre o assunto.

O ministro das Comunicações, Helio Costa, considerou que "os dois lados vão acabar sendo contemplados com a medida". Segundo Costa, aumentando o número de usuários, os custos ficam menores e acaba uma coisa compensando a outra.

Comento no blog

Mesmo com a queda da liminar, as operadoras vão compensar o prejuízo, cobrando o aluguel dos aparelhos que, até então, são oferecidos em regime de comodato.

Muda pouca coisa pera o consumidor.


Cláudio Andrade.

UENF ADIA AULAS NOVAMENTE.

O retorno às aulas que estava previsto para o próximo dia 17/08 foi mais uma vez adiado. O Colegiado Acadêmico da Uenf, em reunião que aconteceu nesta tarde de terça-feira, 11/08, decidiu manter indefinida a volta às aulas em virtude das orientações dadas pelas autoridades estaduais acerca da gripe suína.

Fonte- Ururau.

NÃO VAMOS ESQUECER DELES....

TRF ACEITA DENUNCIA CONTRA PREFEITA DE MAGÉ.

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região aceitou a denúncia da Procuradoria Regional da República contra a atual prefeita atual prefeita de Magé, Núbia Cozzolino. As informações são da Procuradoria.
Segundo a Procuradoria, Núbia é acusada de desenvolver atividade clandestina de telecomunicação no município entre os anos de 1998 e 2004.

De acordo com a denúncia do procurador regional da República Celso de Albuquerque Silva, a prefeita utilizou uma emissora clandestina de televisão para veiculação de propaganda eleitoral irregular em 2000,2002 e 2004.

Fonte- G1

H1N1: ESTADO DO RIO ESTUDA DUPLICAR DOSE DE TAMIFLU.

A Secretaria estadual de Saúde, em conjunto com pesquisadores das redes pública e privada, estuda dobrar a dose do antiviral Tamiflu para pacientes graves de casos já confirmados da nova gripe. A ideia é também estender o número de dias que o remédio é administrado. Atualmente a indicação é de cinco dias. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (13), durante reunião na Firjan, no Centro do Rio.

SÃO PAULO COM 02 CASOS DE GRIPE EM PRESÍDIOS.

A Secretaria da Administração Penitenciária recebeu a confirmação na tarde desta quarta-feira (13) dos dois primeiros casos da nova gripe em presos do Estado de São Paulo. Um deles ocorreu na Penitenciária de Ribeirão Preto, a 313 km da capital paulista, e outro no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, a 99 km de São Paulo. Segundo a secretaria, os dois detentos passam bem.

CONSELHEIRA DA OAB DE CAMPOS RELATA DESCONFORTO EM SÃO FRANCISCO POR DECLARAR VOTO NA OPOSIÇÃO.

Claudinho, é com muita tristeza, mas com muita certeza no meu voto é que estou fazendo esta postagem. Como é público e notório estou cedida a o Município de S.Fco. de Itabapoana, assim, em comemoração a semana do advogado compareci ao Forum local, onde na sala da OAB/RJ foi oferecido um café aos advogados e em seguida seria proferida palestra pelo Dr. Carlos Alexandre - vice-presidente da 12ª subsecção.

Qual não foi minha surpresa quando chegou ao local o Palestrante e
vice-presidente da subsecção. Cumprimentou alguns colegas que lá estavam, inclusive um Procurador ( concursado) do Município de S.Fco que estava em pé ao meu lado e simplesmente não me estendeu nem a mão e nem me dirigiu sequer um bom dia.

Que triste, lamentável este comportamento, afinal como advogado tenho direito de votar e e de assumir posições como bem entender sem que isso me faça membro de outra subsecção ou um proscrito. Em razão do tratamento do palestrante, me retirei sem ouvir a palestra. Dr. Carlos Alexandre seja pelo menos civilizado se não pode ser um democrata. Gostaria que todos os advogados soubessem do acontecido.

Muito Obrigada.

Sandra Brito
OAB/RJ 50.534

Obs: texto publicado com autorização da autora.

Comento no blog:


As palavras acima falam por si só. Me parece que há um desejo da atual administração em ter 100% dos votos. Aqueles que entendem que a administração do atual Presidente está naufragando, merecem ser ignorados.

Bem! A Ordem é para todos. Não há diferença entre os advogados que apoiam a situação e a massa que caminha para a oposição. Em solenidade institucional, todos são advogados e com tal devem ser tratados.

Cláudio Andrade.
ORDEM PARA TODOS.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL.

- Globo: Ex-secretária que contesta Dilma vai depor no Senado

- Folha: BB passa Itaú e é maior banco do país

- Estadão: Líder tucano é poupado após acordo no Senado

- JB: Segurança particular é maior do que polícia

- Correio: Efeitos da gripe suína: Grávidas recebem licença/deputados pedem Tamiflu/risco em hospitais lotados

- Valor: Mudança contábil eleva patrimônio de empresas

- Estado de Minas: Perderam, bandidos...

- Jornal do Commercio: TCE manda baixar o preço da limpeza do Recife

SARNEY JOBS: PEÇA EMPREGO AO SARNEY.


A onda de protestos contra a permanência do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no comando da Casa ganhou, na última semana, uma versão diferenciada na internet. Em vez das já tradicionais palavras de ordem "Fora Sarney", um internauta de Sorocaba (SP) decidiu criar uma espécie de agência virtual para que outros usuários da rede possam pedir emprego ao presidente do Senado.

Criada no dia 7 de agosto, a página leva o nome de "Sarney Jobs" (www.sarneyjobs.com.br) e tem como slogan: "O jeito mais fácil de conseguir seu emprego". Até esta quarta-feira (12), o site havia registrado 1.272 manifestações, entre pedidos de emprego e protestos. Para pedir uma vaga ao presidente do Senado, os "candidatos" precisam preencher dados como nome, e-mail, cidade e estado. Além disso, o internauta tem direito a formular sua solicitação de trabalho em um texto com até 140 letras.

SOBROU PARA O MP3.

Usar copos descartáveis, colocar dispensadores de álcool em gel pelos corredores, manter alunos na mesma sala durante todo o período de aulas e evitar até que compartilhem o mesmo tocador de MP3. Essas são algumas medidas que estão sendo adotadas por escolas particulares de São Paulo e do Rio de Janeiro para evitar o contágio pelo vírus influenza A (H1N1), responsável pela nova gripe. Nas duas cidades, as férias foram prorrogadas por causa do risco de contaminação.

Fonte- G1

ZELO OU TEMOR?

A política é realmente uma caixa de surpresas. Até o presente momento, o Presidente Lula controla com facilidade os rumos da sucessão presidencial. Temos a convicção de que Dilma sem Lula não é nada, mas com o apoio dele, é muito forte. Dilma é uma invenção lulista para suprir a ausência de um nome original de dentro do PT.

O efeito mulher não deixa de ser outro ingrediente. Em vários países do mundo, as mulheres estão ocupando cargos de relevância, sendo que algumas delas, já chegaram à Presidência de seus respectivos países.

Todavia, a política é a arte das oportunidades e, pautado nisso, o Partido Verde, mesmo sendo uma sigla de pequeno porte e de pouca representatividade, saiu na frente no quesito novidade. Ofereceu para a ex-ministra e senadora Marina Silva, a vaga de candidata à Presidência da República.

Caso o convite seja aceito, o que é bem provável, a chance de discutir a questão ambiental em níveis relevantes, se torna uma realidade satisfatória. Vale dizer, que o Meio Ambiente e o futuro econômico e social do Brasil, só será viável, se mergulharmos numa discussão acerca da economia ‘verde’.

Para quem consegue visualizar pontos distantes, a possível ida de Marina para o PV possui muito mais ingredientes, do que a relevância ambiental de seu discurso. Insta salientar, que na hipótese de Marina aceitar o desafio, renunciará uma reeleição certa ao Senado.

Uma vez no PV, as comparações com a Dilma serão inevitáveis. Nesse momento, surgem situações interessantes. O histórico de Marina no PT é muito maior do que o de Dilma. Isso é fato. São léguas de distância.

Marina enfrentou de forma corajosa as investidas dos madeireiros e empresários na Amazônia. Mulher de origem pobre, filha de doméstica, analfabeta até a fase adulta e possuidora de um histórico de militância sindical ferrenho. Ingredientes que agradam uma fatia relevante do eleitorado brasileiro.

Deixar Marina sair do PT, e disputar uma eleição para a Presidência da República por outra sigla, é uma temeridade. Ao contrário de muitos, não acho que a sua candidatura será idêntica a de Cristóvão Buarque, ou seja, ‘samba de uma nota só’.

Ao meu sentir, o PV acertou no convite e o eleitorado brasileiro ganhará muito, caso ela aceite. Tanto é verdade, que o Planalto já enviou emissários à Marina, no intuito de fazê-la desistir. Seria zelo ou temor?

Cláudio Andrade.

Artigo de minha autoria publicado no Jornal O Diário de hoje.

AULAS RECOMEÇAM NA SEGUNDA-FEIRA (17)PARA A REDE MUNICIPAL.


As aulas nas escolas e creches das redes municipal e estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro começam na próxima segunda-feira. Também em Campos, a Educação segue orientação da Saúde e não vai prorrogar novamente as férias, adotando uma série de procedimentos para evitar a transmissão do vírus e prevenir os alunos da gripe suína. Representantes de instituições particulares de ensino devem se reunir, ainda amanhã, com o secretário Paulo Hirano, a fim de definir se manterão dia 17 como data para o início do segundo semestre letivo.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

VEREADORES VÃO PROPOR REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA.


Vereadores da Câmara Municipal de Campos terão uma reunião com dirigentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), a fim de definir medidas de prevenção contra a gripe suína no município. O plano de ação do Legislativo foi definido ontem mesmo, numa reunião entre os vereadores.

A proposta dos vereadores é reduzir a carga horária do comércio, além do expediente bancário, a fim de evitar o máximo possível a aglomeração de pessoas em recintos fechados. Além dos lojistas, gerentes de bancos e empresas de ônibus serão procurados para participarem do esforço conjunto.

MÁSCARAS NO PRESÍDIO.

O blog antecipou o debate e hoje,

O blog antecipou o debate, e por consciência, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, determinou que a visita a presos só será permitida com o uso de máscara descartável. A Portaria nº 157, publicada ontem no Diário Oficial da União, é uma medida para conter o avanço da gripe suína. A máscara será obrigatória também para os servidores que mantenham contato direto com presos e visitantes. A medida entrou em vigor ontem e vale até que as autoridades sanitárias declarem que não há mais risco de contágio.

Fonte- O Diário.



H1N1: OS RISCO DA COMIDA POR KILO.

Hoje estava pensando em um datalhe que entendi pertinente repassar aos leitores. O proprietários de restaurantes, que servem comida por kilo, devem ficar atentos. O pegador de comida é único em cada bandeja, logo todos usam o mesmo. O contágio é possível, logo devemos alertar ou evitar.

Cláudio Andrade.

OAB: PRESTANDO SOLIDARIEDADE.

Caros advogados!

Quero prestar solidariedade a todos os membros da diretoria da OAB de Campos. Disputa eleitoral é outra coisa. Fiquei muito triste com o cancelamento dos eventos da semana do advogado. Espero que ao fim de toda essa aflição que a cidade passa, tudo possa ser comemorado da forma que os advogados merecem.

Cláudio Andrade.

SEMANA DO ADVOGADO CANCELADA.

Terminou na Segunda Igreja Batista de Campos o culto em ação de graças para os advogados. Ao final, o Presidente da OAB anunciou que o tradicional baile da Ordem que seria realizado no Automóvel Club Fluminense nesta quinta, o almoço de sexta e churrasco no Sindicato dos Bancários de sábado, foram cancelados.
O cancelamento foi feito pelo setor de epidemiologia da PMCG, como medida preventiva, devido ao perigo de contágio pelo vírus H1N1.

Uma pena....

Cláudio Andrade.

NADA ALÉM DE UMA ILUSÃO....


Jamais deixe que a presença de inimigos o pertube ou aflija. Você está muito melhor com um ou dois adversários declarados do que quando não sabe que é o seu verdadeiro inimigo.

RESPONDENDO AO LEITOR.

"Prezado Cláudio, frequentemente,viajo para o Rio de Janeiro de ônibus e percebo que é comum, no período noturno, o ônibus convencional (sem ar-condicionado) ser trocado por ônibus com ar-condicionado, mesmo tendo sido vendido o serviço convencional. Claro que, por causa da gripe A, prefiro viajar em veículo sem ar-condicionado, mas que possibite a abertura das janelas e favoreça a circulação do ar. O que fazer nessas situações? Posso deixar de embarcar no ônibus e ter reembolso da passagem ou exigir que o veículo seja trocado. Sei que isso aqui em Campos não seria tão problemático pois a garagem está próxima da rodoviária, mas no Rio causaria muitos atrasos e incovenientes para muitas pessoas. Qual a sua opinião? "

Comento no blog:

Querido leitor, o seu caso se enquadra na relação de consumo. A prestação de serviços feita pela empresa deve ser exatamente a contratada por você. Mesmo sem o perigo da gripe suína, se você escolheu um meio de transporte específico, no caso em tela, ônibus sem ar, a empresa não poderá trocar o móvel sem prévia autorização sua. O caso é passível não só de reembolso, mas também de indenização.

Cláudio Andrade.

EXPOAGRO DE SÃO FRANCISCO É ADIADA.

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, como forma de prevenção ao contágio da gripe suína, em virtude da aglomeração de pessoas, adiou a exposição agropecuária em Praça João Pessoa, que seria realizada no final deste mês. Uma nova data foi marcada com a festa prevista para acontecer nos dias 17, 18,19 e 20 de setembro de 2009.
Fonte- Blog do Paulo Noel.

400 MIL ACESSOS: OBRIGADO A TODOS.

Queridos internautas!

Hoje estamos completando uma marca de acessos considerável. Uma marca que traduz o bom trabalho que estamos realizando com carinho e respeito. Que Deus, na sua infinita bondade, nos proteja.
Obrigado a todos.
Cláudio Andrade.

CADA UM NO SEU PAPEL.

Estou recebendo diversos e-mails acerca da gripe A. Muitos munícipes estão aflitos, pois não sabem a real situação de nosso município. São famílias inteiras que buscam notícias mais claras acerca do contágio e das formas de prevenção.

Acho que a Secretaria de Saúde de nosso município está fazendo um bomtrabalho. O grande problema é que as mazelas do serviço público são sentidos de forma mais nítida quando estamos diante de situações de risco coletivo. Isso ocorre em todo o país.

O momento não é de jogar as famílias contra os órgãos de saúde. Em contrapartida, não podemos aceitar declarações oficiais, enquanto vivenciamos na prática, casos concretos de contágio.

Tenho certeza que a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando todos os recursos, possíveis, entretanto, o momento é sério e todo o cuidado é pouco. Trata-se de uma situação que precisa da ajuda de todos. Sociedade e poderes públicos juntos na prevenção.

Criar um clima de desespero não é salutar, nem mesmo acho recomendável 'abrirmos fogo' contra a saúde do município. A ponderação na divulgação dos resultados é salutar, quando há intenção de preservar grande parcela da sociedade que, graças a Deus, se encontra sã, bem como manter o cotidiano de todos dentro de uma razoável normalidade.

Tenho dois filhos e a preocupação de pai que estou vivenciando é de todos. Nesse momento, no que tange ao receio de contágio, estamos todos na mesma situação, independente de classe social.

Cláudio Andrade.

MINISTÉRIO DA SAÚDE EMITE NOTA AO BLOG.

O Ministério da Saúde lamenta o óbito de Maria Cândida e esclarece, em relação ao comentário anônimo postado no blog, que não tem a intenção de abrandar os efeitos e avanços da Influenza A (H1N1), divulgando 'diagnósticos diversos'. No entanto, cabe ao Ministério da Saúde apenas contabilizar como casos de Influenza A os que realmente tiverem sido confirmados como tal.

Sobre a abertura dos colégios, a decisão de interditar ou não escolas cabe à administração das mesmas, em parceria com a Vigilância Epidemiológica local. Caso não haja necessidade, recomenda-se que apenas alunos, professores e funcionários com sintomas de gripe fiquem em casa.

Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL.

- Globo: Anac propõe acelerar privatização do Galeão

- Folha: Brasil é o país que mais se desfaz de títulos dos EUA

- Estadão: Oposição aceita acordo que preserva Sarney

- JB: Alerj aprova lei contra o fumo em locais públicos

- Correio: Preço de lote da União vai subir, prevê Terracap

- Valor: BC liquida posições e sai do mercado futuro de câmbio

- Estado de Minas: Medidas tentam proteger grávidas da gripe suína

- Jornal do Commercio: Brasil vai produzir vacina em outubro

GABEIRA NEGOCIA COM DUAS CANDIDATURAS PRESIDENCIAIS NO RIO.



Encontra-se em estágio avançado a articulação para que Fernando Gabeira (PV) se torne candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2010.

O deputado cogita entrar na disputa estadual associado a duas candidaturas presidenciais: a de José Serra e a de Marina Silva.

Há cerca de dez dias, Gabeira esteve em São Paulo. Reuniu-se reservadamente com o governador José Serra (PSDB).

Discutiram detalhes da campanha –do financiamento aos arranjos partidários. Gabeira iria às urnas cavalgando uma coligação de quatro legendas.

Além do PV, o acerto incluiria o PSDB de Serra, o PPS e o DEM. Àquela altura, eram ainda incipientes os entendimentos do partido de Gabeira com Marina Silva.

O PV convidara a senadora do PT a trocar de legenda e entrar na briga pela presidência. Marina entusiasmou-se com a idéia.


Fonte- Josias de Souza.

GRIPE (A) MATA FONOAUDIÓLOGA MARIA CÂNDIDA.

O diretor técnico do Prontocardio disse que a paciente foi internada com gripe, febre e dificuldade respiratória, um quadro que, em menos de 48 horas, evoluiu para pneumonia, em um estado infeccioso grave. “Não existe diagnóstico de gripe suína, mas todas as providências médicas e epidemiológicas foram tomadas, com o encaminhamento de material para exame na Fiocruz”.

O chefe da Vigilância Epidemiologia, Charbell Kury, lamentou a morte e disse que, embora tenha sido dobrada a dosagem do Tamiflu, conforme recomenda o protocolo do Ministério da Saúde, pacientes de risco podem não responder bem ao medicamento, devido à rapidez do agravamento da infecção: “Foi uma evolução drástica e, infelizmente, Maria Cândida não resistiu”, afirmou, acrescentando que, até ontem, 22 pessoas permaneciam internadas com suspeita da gripe A.

Fonte- O Diário.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

XUXA PAGA UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL DE INDENIZAÇÃO TRABALHISTA.


A Xuxa Promoções e Produções Artísticas Ltda fechou acordo trabalhista com Antônio José da Silva Neto, ex-segurança da apresentadora, no valor de R$ 1,4 milhão. O valor será pago em parcelas. As informações são do Tribunal Superior do Trabalho.

O ex-agente de segurança entrou com processo após ser demitido em 1994. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, Neto foi desligado da empresa após se recusar a cobrir a falta de um colega.

Antônio já havia passado 30 dias seguidos nos Estados Unidos acompanhando a apresentadora, além de 15 dias no sítio de Xuxa. Nesse período, ele não teve folga, nem jamais recebeu hora extra.

A recusa de cobrir a folga do colega se deu por problemas médicos. O ex-segurança havia contraído gastrite em função do grande número de horas trabalhadas e do desgaste da profissão.

Fonte- G1

MAIS UM VÍRUS NA CÂMARA: DEPUTADO FEDERAL COM GRIPE A.

Câmara dos Deputados confirmou na noite desta terça-feira (11) que o deputado federal Capitão Assumção (PSB-ES) está com a nova gripe. Este é o primeiro caso de Influenza A (H1N1) entre os 513 parlamentares. Segundo a assessoria da Câmara, ele está sendo medicado em casa e se recupera bem.

Comento no blog:

Não consegui resistir. Quando soube que um deputado contraiu o vírus da gripe A logo pensei: mais um vírus na Câmara.

E A CONTAMINAÇÃO NOS PRESÍDIOS?

Nas últimas semanas estamos assistindo adiamento do inícios das aulas nas escolas públicas e privadas. Instituições financeiras reduzindo atendimento aos clientes, requerimento para higienização de orelhões, suspensão de visitas em hospitais, dentre outras medidas.

A principal pedida é evitar locais de grande aglomeração. Bem! Será que ninguém lembrou dos presídios?. Sem o risco da gripe A, a lotação prisional sempre causou inúmeras doenças,. Imaginem agora, com a ploriferação do H1N1?

Cumprir pena é uma coisa, entretanto, evitar uma contaminação em massa é prioridade. A contaminação no sistema prisional é via de mão dupla. Quem visita e de quem é visitado.

Cláudio Andrade.

PROCON COBRA HIGIENIZAÇÃO DE ORELHÕES.

O Procon de Campos, em decisão acertada, cobrou das empresas de telefonia a higienização imediata de todos os 1.800 orelhões de nossa cidade. A medida se deve ao perigo de contágio pela gripe A.

Cláudio Andrade.

CAPTAÇÃO DE CLIENTELA EM PINDORÂNDIA PODE DAR PROBLEMAS COM A DEFENSORIA.

Zízimo soube de fonte segura que em Pindorândia, como em qualquer outra cidade, existe uma Defensoria Pública. Nela, os nobres defensores e estagiários atendem os mais necessitados pautados na Lei 1.60/50. Lei da Gratuidade de Justiça.

Entretanto, algumas pessoas estão dizendo que na porta de saída da Defensoria, dois advogados ficam na espreita para abordar os assistidos, visando angariar clientela. Segundo informações, a pescaria é tão grande, que a Defensoria estuda uma forma de requerer, mediante ofício, providências dos órgãos competentes.

Ainda bem que isso não ocorre em Campos.

Zízimo.


ADVOGADA PEDE QUE O DIA DA CLASSE SEJA DE REFLEXÃO.

"Parabéns a todos nós advogados, que fazemos desta profissão nosso meio de sustento e sentimos na pele as mazelas da falta de reconhecimento no dia a dia. Façamos desta data não só uma festa, mas também uma reflexão: estamos gostando de sermos desrespeitados em nossas prerrogativas? É assim que queremos ser tratados pelos próximos 3 anos? Vamos nos pautar no coleguismo de festas para escolher nosso representante? A situação é séria e precisa de uma decisão de mesmo porte. Pensemos em como agir para termos nossa classe valorizada! Vejam as propostas!"

Dra. Tatiana Muniz
Advogada

ROBERTO MORAES:"FOLHA DA MANHÃ TENTA CENSURAR ESTE BLOG" PARTE II

"Folha da Manhã tenta censurar este blog!
O blog prova a seus leitores que o processo movido pela Folha da Manhã contra este blog, tem na sua origem, a ameaça contra toda a Rede Blog. A rede construída em Campos tornou-se alternativa à imprensa local e isto ela não aceita.Na verdade, a população não deseja imparcialidade, o que ela não aceita é a sua manipulação, por isso, deseja ter acesso a mais informações e opiniões para tirar daí, as suas conclusões.Esta perda de uma preteria referência é que o impresso não aceita, por isso, tenta calar os que têm independência para informar e opinar. Simultaneamente em estratégia seqüencial cria um grupo próprio de blogs, na tentativa de dividir espaços, com a que foi se consolidando, em meio às imensas diferenças e que foram apostando no debate e no enfrentamento das contradições, concepções e opiniões de forma democrática, plural e ampla.Por tudo isso, a busca que a população da nossa região, especialmente a campista, hoje faz para ter acesso a mais e variadas informações e opiniões é na verdade, por si só, um baita avanço, em relação à passividade da leitura de supostas “verdades”, irmã siamesa, de supostas “mentiras”.Quando o blog diz que o objetivo principal é a censura, o que é incrível em se tratando de uma mídia que deveria defender a liberdade de opinião, ele justifica esta opinião baseada no que consta da inicial do processo, quando a Autora, solicita a o Juízo liminar para impedir divulgação de comentários sobre a autora no blog literalmente, com o seguinte pedido: "a concessão de medida liminar, determinando sejam retirados os comentários do blog do réu e que este se abstenha de autorizar a veiculação de qualquer comentário ofensivo a Autora". Se isto não é censura o que será? Quem definirá o que é ou não ofensivo? Dizer que o jornal não diz a verdade é ofensivo? Para ele sim.Os verdadeiros órgãos de imprensa chegam a defender que na dúvida, deve-se decidir pró-réu, desde que seja a favor da liberdade de expressão.Mais, com esta ação judicial agora divulgada, o blog explica a série de matérias e notas do jornal contra o blogueiro entre abril e maio deste ano. Na oportunidade, o blog já informava que o jornal usava o IFF (ex-Cefet) como argumento das matérias, quando na verdade, o que o jornal pretendia era atingir o blog e toda esta Rede Blog na sua atuação livre.Esta argumentação se sustenta na data da entrada deste processo de 23 de janeiro deste ano. Ou seja, antes das matérias, o jornal já manifestava o interesse em calar o blog, seja pela via judicial, seja pela pressão contra no seu veículo de mídia. No seu veículo ele diz o que quis do blogueiro, mas, no blog rejeita qualquer comentário que não seja elogio. Nem questionamentos.PS.: Dentro em breve o blog disponibilizará todo o processo aqui na internet para que os leitores possam acompanhar seus desdobramentos e a incrível história de um órgão de mídia que tenta censurar opinião alheia".
Roberto Moraes.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA TERÇA-FEIRA.

- Globo: Líderes não condenam acordo da Colômbia e isolam Chávez

- Folha: Universal é acusada de lavar dinheiro

- Estadão: Indústria já prevê alta de exportação no 2º semestre

- JB: Indústria volta a fazer contratações

- Correio: Lote em terreno da União terá m² a R$ 70

- Valor: Setor automotivo já vive 3ª onda de investimentos

- Estado de Minas: Cruzada para deter a gripe

- Jornal do Commercio: Vaga certa para quem passa em concurso

OAB: O INCÔMODO DE UMA CANDIDATURA ALTERNATIVA.

Muitos advogados me questionam acerca do crescimento de nosso grupo. Digo a eles, principalmente nas reuniões internas, que em qualquer eleição é salutar uma alternativa. O que mais incomoda a atual gestão da OAB de Campos é a impossibilidade de serem reconduzidos para um novo triênio, sem a salutar disputa eleitoral.

O lançamento de nosso grupo desfez o projeto inicial de campanha do atual Presidente. A Ordem para Todos impõe a atual gestão, a necessidade do debate e da apresentação de propostas. Isso valoriza muito o advogado.

Nosso grupo conseguiu demonstrar aos advogados, mesmo aqueles que não votam conosco, que há necessidade de discussão. A eleição da OAB nunca mais será a mesma, pois o advogado começa a gostar de ouvir propostas e escolher o melhor candidato com ponderação e reunindo seus pares. Existem advogados com mais de trinta anos de carreira, que nunca receberam um candidato em seu escritório. Nós já fomos, sabia Presidente?

A opção 'tapinhas nas costas' ou 'vote em mim amiguinho', se perdeu. A atual gestão está precisando demonstrar para que veio. A nossa candidatura quebrou paradigmas e vem se oferecendo para um debate em prol da classe. Recusá-lo é irresponsabilidade.

A grande verdade é que a atual gestão da Ordem não estava preparada para o embate. O silêncio deles no que concerne às prerrogativas e aos temas inerentes à classe, é sinal de que não houve preparação de projetos. A acomodação nos cargos e a ilusão de que não haveria oposição, fez com que todos embarcassem no mais terrível sentimento eleitoral. A acomodação.

Espero que todos os advogados aproveitem essa semana para a diversão, mas também para iniciarem uma reflexão séria. Quais serão os rumos classistas tomados no ano de 2010? Um verdadeiro rumo de ações efetivas na proteção da classe oferecido ela Ordem para Todos ou mais três anos de Congressos e Seminários?

Lembrem sempre que atualização é necessária, mas sem a viabilidade laboral, ela se torna inócua. Temos que ter uma OAB que esteja no Forum, na Justiça do Trabalho, na Justiça Federal, nas repartições administrativas e que demonstre sempre que ela não é mera coadjuvante. Ela deve ser séria e firme quando o advogado encontrar resistência no seu atuar.

Obs: obrigado a todos que compareceram a reunião de ontem. Muito salutar e construtiva.

Cláudio Andrade
ORDEM PARA TODOS