sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Ações de combate à hanseníase e à tuberculose‏ em SJB


Ações em São João da Barra marcaram o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, comemorado nesta quarta-feira, 05, e o Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose, celebrado no dia 06 de agosto. A programação, na manhã desta quarta-feira, incluiu palestras, distribuição de folhetos e testes básicos, dando inicio à intensificação dos trabalhos de combate às doenças nas Unidades de Saúde do município durante todo mês de agosto.

Durante o evento, a secretaria de Saúde - por meio dos programas de Hanseníase e Tuberculose e com a participação também dos programas de Tabagismo e Hiperdia - realizou na Policlínica abordagem sobre as patologias com esclarecimentos relacionados aos principais sintomas, causas, diagnósticos e como fazer o tratamento.

Christiane Siqueira, enfermeira e coordenadora do Programa de Hanseníase, esclareceu que a doença possui no município poucos casos confirmados, mas é preciso que a população esteja atenta.

“As manchas com diminuição ou perda da sensibilidade são sinais de que a pessoa pode ter hanseníase. É preciso estar atento porque as manchas podem aparecer em qualquer parte do corpo”, disse Christiane, acrescentando que o Programa trabalha com ações de prevenção em todas as Unidades de Saúde.

Coordenadora no município do Programa de Controle da Tuberculose, a enfermeira Daniele Gomes Crisostomo abordou, na palestra, a importância de ter o diagnóstico da doença logo no inicio, para assim evitar a transmissão em massa.

“A pessoa que estiver com os principais sintomas, e um deles é tosse por mais de três semanas, deve ficar alerta e procurar o quanto antes a Unidade de Saúde mais próxima, para logo que houver o diagnóstico ela seja encaminhada para tratamento, que tem em média a duração de seis meses”, explica Daniele, lembrando que o tratamento não pode ser interrompido.

O tratamento contra a tuberculose é feito na Policlínica, de segunda à sexta-feira, e o da Hanseníase, no Posto de Urgência (PU) de Barcelos, aos sábados.

Tuberculose - É uma doença contagiosa que atinge milhares de brasileiros e, em muitos casos, com decorrência de morte. A doença afeta prioritariamente os pulmões, seguida de sintomas que podem ser detectados facilmente. Entre eles estão cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Ranking: veja as dez escolas de Campos com melhores notas no Enem 2014

clique para ampliar.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana o resultado preliminar, por escola, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. A divulgação das notas finais ocorrerá no dia 27. Em Campos, o Colégio João 23 e o Instituto Federal Fluminense (Centro) conquistaram as melhores posições. Confira as demais escolas da cidade e as notas no exame.

Para acessar o resultado, o dirigente da escola deve informar o número do CPF e o código da escola na página do Inep.

Para ter a nota divulgada, é exigido que pelo menos dez alunos tenham participado da edição do Enem em 2014 e que no mínimo 50% de todos os estudantes tenham feito o exame. Foram considerados os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio regular. Desses, foram levados em conta os alunos que fizeram as quatro provas objetivas e a prova de redação, desde que não tenham tirado nota zero nas provas objetivas.

Caso o gestor discorde do resultado da sua escola, pode apresentar recurso no prazo de até dez dias a partir da divulgação das notas preliminares. Os resultados finais são divulgados somente após a análise dos recursos.

2015: Rosinha recebeu mais de R$ 18 milhões correspondentes ao salário educação


Verbas federais

16/JAN/2015 706090 2.404.739,06 SALÁRIO-EDUCAÇÃO: REPASSE A ESTADO/MUNICÍPIO BANCO DO BRASIL 0005 000038173X

19/FEV/2015 706135 4.136.075,73 SALÁRIO-EDUCAÇÃO: REPASSE A ESTADO/MUNICÍPIO BANCO DO BRASIL 0005 000038173X

18/MAR/2015 706194 2.443.004,04 SALÁRIO-EDUCAÇÃO: REPASSE A ESTADO/MUNICÍPIO BANCO DO BRASIL 0005 000038173X

16/ABR/2015 706215 2.375.481,68 SALÁRIO-EDUCAÇÃO: REPASSE A ESTADO/MUNICÍPIO BANCO DO BRASIL 0005 000038173X

18/MAI/2015 706291 2.345.789,04 SALÁRIO-EDUCAÇÃO: REPASSE A ESTADO/MUNICÍPIO BANCO DO BRASIL 0005 000038173X

Fonte: FNDE

15/JUN/2015 706372 2.301.447,74 SALÁRIO-EDUCAÇÃO: REPASSE A ESTADO/MUNICÍPIO BANCO DO BRASIL 0005 000038173X

10/JUL/2015 803846 2.368.651,33 SALÁRIO-EDUCAÇÃO: REPASSE A ESTADO/MUNICÍPIO BANCO DO BRASIL 0005 000038173X

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pai do governador Pezão morre em hospital do Rio


O Hospital Pró-Cardíaco informou, na manhã desta quarta-feira (5), que Darcy de Souza, de 88 anos, pai do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, morreu durante a madrugada na unidade, que fica em Botafogo, Zona Sul do Rio. O óbito aconteceu por volta das 3h20.

"A instituição lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos do Sr. Darcy", diz a nota do hospital.

Moradores de Piraí, no Sul do Estado, cidade que foi berço político do governador, os pais de Pezão foram grandes incentivadores de sua entrada na vida pública. Em entrevista para a TV Rio Sul, pouco após a reeleição de Pezão em 2014, Darcy lembrou que ia "de porta em porta" pedir apoio para o filho em Piraí. Ele também divulgava o apelido do filho com um pedaço de madeira em formato de pé que pendurou num bar da cidade, onde mais tarde Pezão seria prefeito. Ele deixa viúva dona Ercy Souza.

Segundo o governo do Estado do Rio, às 8h30 ainda não estava definido o local do enterro. Pezão, entretanto, cancelou presença em visita às obras da estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô, prevista para a tarde desta quarta. Ele será representado pelo secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório.

Terceira Via.

Pacientes esperam mais de três horas por atendimento médico no HGG


Quem precisou ir ao Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos, na tarde desta terça-feira (4) teve que esperar mais de três horas para receber atendimento médico. O motivo da demora, segundo um paciente informou à reportagem do Terceira Via, foi a falta de médicos no PU de Guarus e no Hospital São José, na Baixada Campista. A informação foi passada para ele por um dos funcionários do HGG que disse que a ausência dos profissionais nestas unidades causou uma superlotação no HGG.

“Eu fui para o HGG por volta das 13h20 com febre e dor e precisei esperar até às 17h na fila para o atendimento. Outros pacientes que já estavam lá também reclamavam na demora. Tinha muita gente precisando de ajuda e transtornada com a situação. A sala de espera estava lotada e a informação é de que apenas um médico atendia. Um funcionário me disse que o PU de Guarus e o Hospital São José estavam sem médicos e isso causou a superlotação”, contou o salgadeiro Elton César da Silva.

A reportagem do Terceira Via foi até o PU de Guarus e no local apenas mães com suas crianças aguardavam pelo atendimento do médico pediatra. Funcionários da unidade informaram que o médico clínico geral não foi trabalhar nesta terça (4) e disseram ainda que os profissionais contratados estavam há dois meses sem receber o salário.

Fundação Municipal de Saúde responde reclamações
Em resposta, a Fundação Municipal de Saúde informou: "O Pronto Socorro do Hospital Geral de Guarus conta serviço de classificação de risco, ou seja, os pacientes que apesentam maior gravidade são atendido prioritariamente, já com menor gravidade podem aguardar um pouco mais. Portanto, o tempo de espera do referido paciente se deve ao grande volume de casos com maior urgência que foram atendidos de forma prioritária.

Os servidores públicos lotados nas unidades recebem os salários em dia. Já os pagamentos para os que recebem por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) têm um calendário diferenciado. O pagamento se inicia, no 20º dia do mês posterior. Mas esse mês em virtude de adequações na folha o depósito referente aos proventos de junho está sendo processado.

Na Unidade Pré-Hospitalar de Guarus o atendimento em pediatria está normal, já a emergência clínica está momentaneamente atendendo apenas os casos mais graves. A situação deve ser regularizada nas próximas horas com o reforço na equipe de atendimento. Os pacientes clínicos de menor gravidade estão sendo encaminhados para o Hospital Geral de Guarus e outras unidades mais próximas.

Na unidade Pré-Hospitalar São José não houve registro de problemas no atendimento", disse a nota.

Terceira Via.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

'NÓS' contra a enganação do 'NOS'


A Rosinha está criando os Núcleos de Organização Social (NOS) para tentar levar para a população que Campos é uma cidade organizada, lucrativa e próspera.

Sugiro que criemos o NÓS.

NÓS sem saúde;
NÓS sem educação;
NÓS sem transporte público;
NÓS sem cultura;
NÓS com prefeita e vice, cassados;
NÓS endividados;
NÓS com hospitais públicos terríveis;
NÓS nas últimas colocações no IDEB;
NÓS com vergonha na cara;
NÓS querendo dignidade;
NÓS cansados de projetos individuais de poder;
NÓS cansados de sermos usados;
NÓS, espertos e vacinados contra esse governo de ações manjadas e maquiadas.
Campos, NOSSA cidade, NOSSO amor.

Qual é o seu 'NÓS'?

Cláudio Andrade

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O caos administrativo de Campos em números


A situação administrativa do município de Campos dos Goytacazes é terrível e pelo visto, o futuro também será.

Ontem, no programa “Conexão Cláudio Andrade” apresentado por mim na rádio Continental 1270 AM recebi a ligação do economista Ranulfo Vidigal que, diante dos dados publicados no Diário Oficial, narrou um cenário apocalíptico.

Segundo ele, nos últimos doze meses encerrados em abril do corrente ano, a folha administrativa compreendida de pessoal ativo, inativo e terceirizados custou aos cofres públicos R$ 951,7 milhões dentre os quais, R$ 43 milhões foram gastos somente com servidores terceirizados.

Isso significa que a prefeita cassada Rosinha Garotinho está quase atingindo o limite de alerta definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal que é de 48,6%.

Além disso, não podemos deixar de alertar aos contribuintes que em nosso município o sinal de alerta deve ser ligado o quanto antes.

Com a perspectiva de retração provável da arrecadação - pela queda contínua na cotação e produção do petróleo e pela recessão nacional/local - que já gerou, segundo o CAGED, aproximadamente 1.500 desempregados, há risco iminente de novas demissões.

Nesse contexto, segundo os dados apresentados pelo economista Ranulfo Vidigal e traduzidos do Diário Oficial, o total da dívida consolidada da Prefeitura de Campos é de R$ 566 milhões, sendo que R$ 37,3 milhões, somente com o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

Caso o leitor deseje saber os gastos por área, o retrato da saúde é aterrorizante. Rosinha, até abril, ou seja, somente nos primeiros quatro meses do ano de 2015, gastou na saúde pública, R$ 211 milhões, que foram divididos em alguns setores, como ‘Atenção Básica’, ‘Assistência Hospitalar’, dentre outros.

Quando cito gastos com a saúde - e não investimento-, o motivo é que os valores acima apresentados não se traduzem na prática. O caos nessa importante área municipal vem causando um prejuízo enorme aos cidadãos, notadamente os mais carentes e dependentes dos serviços públicos.

Não podemos esquecer que, pelo ritmo que ora se apresenta, teremos, infelizmente, um déficit na saúde pública de Campos superior a R$ 100 milhões até o mês dezembro.

No âmbito da Cultura é possível constatar no extrato fornecido pela Prefeitura de Campos que há uma dívida com fornecedores e serviços também enorme, sendo superior a R$ 2 milhões.

Além disso, o empréstimo feito no final de 2014 ainda possui cotas a serem cumpridas até fevereiro de 2016, na casa de 160 milhões.

Importante revelar que a arrecadação reflete a crise geral. As receitas primárias correntes caíram 20% (nominal) e 30% (real), computada, nessa análise, a inflação do período.

A Receita de IPTU, apesar da alta de 30% no valor dos carnês aprovada pela Câmara de Vereadores, no apagar das luzes de 2014, apresentou um aumento nominal de apenas 18% na arrecadação, revelando alta inadimplência. Um verdadeiro “tiro no pé”.

O ITBI que reflete o movimento dos negócios de compra e venda de imóveis caiu 27% em termos nominais revelando o tamanho da queda no setor.

O ICMS oriundo do recolhimento feito na indústria, comércio, combustíveis, energia e serviços caiu 16%. Parte da queda se deve à perda de posição da cidade no ranking estadual do IVA.

A indenização do petróleo caiu 25% (33% em termos reais), a despesa com pessoal manteve-se estável no período janeiro/abril – 2014/2015. O custeio da máquina caiu 28%, em termos nominas e o gasto com obras caiu 53%.

Nosso município, definitivamente, precisa ser passado a limpo e, para isso, precisamos fazer com que Rosinha e sua equipe ‘cortem na própria carne’, pois grande parte dessa crise se deve a um projeto de poder em detrimento de uma administração responsável, econômica e cautelosa.

Cláudio Andrade

Morre a mãe do Deputado Estadual João Peixoto


A mãe do Deputado estadual João Peixoto, Maria Francisca do Carmo, de 94 anos, faleceu na madrugada desta segunda.

O corpo está sendo velado na Capela do Cajú e o enterro previsto para às 15:30

José Dirceu é preso na 17ª fase da Operação Lava Jato


A Polícia Federal (PF) cumpre, desde as 6h desta segunda-feira (3), a 17ª fase da Operação Lava Jato. Serão cumpridos 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.

A operação foi batizada de Pixuleco, em alusão ao termo utilizado para nominar propina recebida de contratos. Cerca de 200 policiais federais participam da ação.

Um dos mandados de prisão preventiva é contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. A informação foi confirmada ao G1 pela PF. Ele foi detido em casa, em Brasília.

G1.

domingo, 2 de agosto de 2015

Morre Orlando Orfei, ícone mundial do circo


Um dos maiores nomes do circo mundial, Orlando Orfei morreu na noite de sábado (1), aos 95 anos, de pneumonia. O artista estava internado no HSCOR de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, desde o dia 16 de julho.

Nascido em 1920, na Itália, Orlando Orfei estava no Brasil desde o fim da década de 1960. O artista começou a se apresentar como palhaço ainda na infância, aos 6 anos. Foi numa visita ao Brasil, durante o Festival Mundial do Circo, no Maracanãzinho, no Rio, que ele se apaixonou pelo país.

Aqui, ele montou o Circo Nazionale D'Itália, que estreou em São Paulo em 1969. Três anos depois, fundou o Tivoli Park, na Lagoa, na Zona Sul do Rio. O Tivoli Park, que encerrou suas atividades cerca de duas décadas depois, foi um dos mais famosos parques de diversão do país.

Orlando deixa seis filhos, treze netos e seis bisnetos. O corpo do artista será velado nesta segunda-feira (3), a partir das 14h, no Cemitério JArdim da Saudade de Mesquita. O enterro será na terça-feira (4), no mesmo cemitério.
G1.

Deputado João Peixoto é reeleito Presidente Regional do PSDC / RJ


Neste Sábado 01/08, o Diretório Regional do PSDC / RJ, elegeu seus membros para o quadriênio 2015/2019. E o Deputado Estadual João Peixoto (PSDC), saiu vitorioso mais uma vez em sua chapa.

Deputado João Peixoto agradeceu por mais uma vitória - " É com grande alegria e satisfação que saio vitorioso em mais uma eleição para o diretório do partido PSDC - RJ. Essa vitória é o resultado de um trabalho sério que venho fazendo, agradeço aos ilustres companheiros que vieram das regiões Norte e Noroeste Fluminense, para participar da eleição da presidência regional na sede do PSDC no Rio de Janeiro. Em um momento em que o país passa por inúmeros problemas, o PSDC, se consolida como instituição política partidária, buscando o crescimento de nossa sociedade." - Finalizou o Deputado.

As informações são do blog da Alessandra Lemos