sábado, 19 de maio de 2018

Liberdade, honestidade e política



Acordou, olhou para o lado, levantou, lavou o rosto e foi tomar café. Eram seis e meia da manhã e nenhum policial federal havia batido a sua porta e isso para ele era um sinal de que, apesar de anos na política, nunca esteve envolvido em nada que maculasse a sua conduta ou que maculasse o seu mandato.

Esse ensaio crônico acima apresentando, mesmo sendo fictício, se trata da insubstituível sensação de prazer que muitos políticos possuem de poder deitar, dormir e acordar com a sensação do dever cumprido de forma correta, lícita e proba. Sabem que não haverá surpresas ao acordar e quando olharem para baixo de suas janelas verão o jornaleiro e não um carro da Polícia Federal.

Nos últimos anos, ser político tem sido algo vexatório. A imagem que o eleitor contribuinte possui dos detentores de mandato é a pior e isso se deve aos maus exemplos que diariamente presenciamos pelos meios de comunicação.

Os ‘rios’ de dinheiro desviados de todos os lugares, possíveis e imagináveis, e as operações policias fizeram da imagem do homem público, algo degradante, penoso e digno de revolta.
Porém, para que isso seja revertido -não será de um dia para o outro- necessário se faz lembrar que a imagem limpa de um vereador, deputado ou governador, por exemplo, pode ser mantida com receitas antigas e básicas.

Não roubar, não furtar, não cometer atos de improbidade, não cobiçar o que o seu mandato não lhe confere e aprender a viver com os subsídios que a lei lhe confere são atos simples, fáceis de serem exercidos e que daria a imagem dos políticos uma claridade que hoje não existe.

O mandato é para servir e não para se servir. Aqueles que buscam no cargo conquistado, a estabilidade financeira, a aquisição desenfreada de bens e o crescimento de suas contas bancárias estão fadados a serem exemplos de mácula pública.

O exercício da honestidade na política começa em casa, no trabalho, nas relações familiares e sociais.

O exercício da honestidade na política tem início no pavor em furar fila, na atenção ao devolver troco recebido a maior.

O exercício da honestidade na política está em dar bons exemplos para que eles sejam seguidos pelos seus filhos.

O exercício da honestidade na política se encontra em resistir às tentações do cargo, mesmo quando muitos lhe chamam de idiota.

O exercício da honestidade na política começa quando você constrói em sua vida privada as bases que moldaram a sua conduta enquanto homem público.

O exercício da honestidade na política começa dentro de nós, na nossa consciência, nos nossos princípios morais e éticos que uma vez aprendidos serão nossas molas de contenção quando as coisas ruins se aproximarem.

Amigos é possível ser honesto na política, mesmo que nesse caso, você olhe para os lados e perceba que em muitos dos casos estarás literalmente só.


segunda-feira, 14 de maio de 2018

Alergia alimentar: lei do vereador Cláudio Andrade torna a campanha oficial e debate chega ao Senado



Cláudio Andrade participa da primeira Semana de Conscientização Sobre ALERGIA ALIMENTAR após aprovação de Lei Municipal de sua autoria.

Nesta terça-feira, dia 15, às 18h30, o vereador Cláudio Andrade vai participar da Semana de Conscientização Sobre ALERGIA ALIMENTAR. A palestra acontece na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle).

Esta é a quarta edição do evento, porém a primeira após a aprovação da Lei n. 8.788, de autoria do vereador Cláudio Andrade, que instituiu a semana no calendário oficial do município. O vereador propôs a Lei atendendo ao pedido de uma comissão de pais e professores de crianças alérgicas alimentares.

A Lei foi sancionada em 30 de outubro do ano passado e desde então familiares e professores de alérgicos tem uma grande vitória para comemorar.

"Muito feliz em legislar em prol daqueles que lutam, diariamente, contra a alergia alimentar”, afirmou o vereador.

A terceira semana de maio é dedicada a conscientização sobre alergia alimentar em várias partes do mundo. Nos EUA, há 20 anos a Fare (FoodAllergy&Anaphylaxis Network) trabalha, para que mais pessoas saibam o que é a alergia alimentar e suas consequências.

Assim como a Fare, o grupo que organiza a Semana em Campos acredita que aumentando a conscientização, incentiva o respeito, promove a segurança e melhora a qualidade de vida das crianças e adultos que convivem com alergias alimentares, incluindo todos em perigo de anafilaxia, com risco de perder a vida.

Segundo dados do Unicef, o Brasil possui uma população de 201,5 milhões pessoas, dos quais 59,7 milhões têm menos de 18 anos de idade (Pnad 2013) e de acordo a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imonulogia) entre 6 e 8% das crianças e 2% dos adultos convivem com alergias. Nos Estados Unidos o número chega a 15 milhões de pessoas e na Europa, 17 milhões.

Atualmente muito se fala sobre alergia. Muita gente tem a impressão que os números de casos são crescentes e algumas organizações médica confirmam. Médico alergista e coordenador do Programa de Alergia Alimentar da Prefeitura de Campos, Ronald Young Júnior avalia que várias questões estão ligadas ao que muitos consideram aumento no número de casos. “Estilo de vida; mudanças nos hábitos alimentares; exposição cada vez maior a alimentos industrializados contendo uma série de aditivos que alteram as nossas funções digestivas; dietas inadequadas e com horários variáveis; abuso de ingestão de carboidratos que sobrecarregam a nossa capacidade de absorção e aumentam os processos fermentativos influenciando a absorção de nutrientes; obesidade; modificações da microbiota intestinal, entre outros”, diz.

Pediatra e alergista, o médico Carlos Hamilton Oliveira Conceição chama atenção para o risco de não buscar um atendimento especializado. “Nesses últimos anos a informação sobre ALERGIA ALIMENTAR tem se tornado uma arma importante para o seu diagnóstico. Mas, em contrapartida, esse conhecimento muitas das vezes equivocado, tem sido responsável por uma verdadeira caça ao culpado levando a dietas por demais restritivas, contribuindo, em muito para o desenvolvimento da desnutrição”, alerta.

Gastropediatra em Campos, a médica Janaína Carvalho alerta para a necessidade de diagnóstico preciso em casos de suspeita de ALERGIA ALIMENTAR. “Procurar um profissional especializado o mais breve possível para que seja feito o diagnóstico e tratamento adequados. Também é fundamental para o sucesso do tratamento a colaboração dos pais e de todas as pessoas que convivem com as crianças portadoras de alergia alimentar”, finaliza.

DEBATE NACIONAL:

ALERGIAS ALIMENTARES EM DEBATE NO SENADO

No próximo dia 15/05, também será realizada uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal para tratar de proposta de instituição da Semana Nacional de Conscientização sobre a Alergia Alimentar.

Cláudio Andrade recebe mais de 200 pessoas na Praça São Salvador



Gabinete na praça, especial “Dia das Mães”, movimentou o Centro de Campos

O vereador Cláudio Andrade atendeu centenas de pessoas nesta quinta-feira, 10, no calçadão Francisco Boulevard de Paula Carneiro, no Centro da cidade. A 3ª edição do evento, que teve como tema o “Dia das Mães", reuniu o parlamentar e sua equipe de assessores.

O vereador acompanhou de perto, das 8h às 16h, o atendimento à população, que pôde aferir pressão, glicemia e ainda teve direito a uma massagem relaxante, do grupo de deficientes visuais, amigos e voluntários do gabinete.

“Os projetos do nosso gabinete não só aproximam a população do meu mandato, como também, ajudam, de alguma forma, a população que na maioria das vezes está carente de algum serviço básico”, afirmou Andrade.

Nesse evento, mais de duzentas pessoas foram atendidas pelo vereador.

A próxima edição de Junho, já tem data marcada e será anunciada em breve. Vale lembrar, que a ação não tem colaboração do poder público municipal.

*Foto: Carlos Grevi
*Postado pela assessoria
#vereadordetodos
#vereadordeverdade
#lupanacoisapublica #claudioandradenacamara
#mandatodopovo
#mandatoquevocepaga