sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Divergência com João Peixoto NÃO é estremecimento


Após o jornal Terceira Via ter iniciado, em matéria publicada no dia 03 de setembro, o ciclo de apresentação dos possíveis nomes de pré-candidatos à Alerj, com o titulo “A um pulo do palanque”, outro jornal local impresso também citou o meu nome como postulante à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em matéria intitulada “nomes que começam a aparecer”.

Porém, a segunda matéria contém afirmações equivocadas acerca do meu relacionamento institucional com o Presidente Estadual do PSDC, o deputado João Peixoto.

Não restam dúvidas de que tenho divergências de pensamento com o parlamentar João Peixoto, mas isso nunca significou um estremecimento que pudesse trazer complicações a nossa relação pessoal e política, que sempre foi respeitosa.

A divergência que tivemos foi quando ele assumiu provisoriamente a presidência municipal do PSDC sem que eu, como líder do partido na Câmara tenha sido comunicado previamente e esse descontentamento eu externei de forma pública nos meios de comunicação, inclusive acerca da possível ‘judicialização’ da questão.

Quanto a ser ou não candidato a uma vaga na Alerj, já me pronunciei no texto contido em meu blog de notícias com o seguinte título: “Ser opção para deputado NÃO é desprezar mandato em curso”.

Sendo assim, qualquer análise equivocada sobre esse tema, sem que esteja contida na matéria, a minha posição, deve ser considerada apenas uma opinião subjetiva do autor do texto, o que respeito, mas nem sempre referendarei.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

CTM poderá ter mudanças para atender Distrito Industrial



As discussões sobre o novo Código Tributário Municipal (CTM) tiveram sequência na tarde desta quarta-feira (6), em reunião realizada na Câmara de Campos. O presidente Marcão Gomes (Rede) recebeu, no gabinete, o presidente da Associação das Indústrias da Codin e Guarus, Lucas Vieira, o gerente da Representação Norte Fluminense da Firjan, Luiz Mário Concebida e o representante do Conselho do Jovem Empresário, Ramón Goulart Barbosa. Também participaram os vereadores Cláudio Andrade (PSDC), Morumbi (PRP) e Fred Machado (PPS), o procurador do Legislativo, Robson Maciel e o procurador do Executivo, Cléber Tinoco.

Durante o encontro, foram abordadas as demandas da Codin. O presidente da Associação, Lucas Vieira, destacou convênios já existentes com a Prefeitura de Campos e colocou as dificuldades do setor. “A Codin tem características especiais e nós precisamos de segurança jurídica com esse novo Código”, esclareceu. Os artigos previstos no CTM que tratam de setor foram pontuados na discussão.

A adequação de itens destacados pelo representante foi garantida pelo presidente Marcão Gomes. “Nosso objetivo é ouvir os setores e auxiliar da melhor forma para realizar as adequações possíveis, prezando sempre pela transparência para a construção do novo Código Tributário Municipal”, ressaltou o vereador.

Relator do Projeto de Lei Complementar nº 0133/2017 sobre o CTM, o vereador Cláudio Andrade acredita que houve avanço nas discussões. “Agora é ir, aos poucos, reformulando, adequando e dando justiça ao Código Tributário para que, futuramente, quando ele puder ser posto em prática atenda ao máximo possível as demandas das partes interessadas”, acrescentou.

Para o vereador Fred Machado, o diálogo aberto com os setores é importante neste processo. “É uma grata satisfação saber que há mais de 10 anos não havia esse diálogo com os poderes Executivo e Legislativo. Podemos traçar juntos um Código Tributário que venha trazer benefícios à população e aos empresários”, afirmou.

As discussões sobre o projeto também foram destacadas por Josiane Morumbi. “Essa aproximação é inédita. O Código Tributário vem ao encontro positivo dos empresários, consolidando o que já existe e, se bem elaborado, atraindo outras indústrias. É uma importante forma de promover a independência dos royalties e da empregabilidade do poder público”, esclareceu a vereadora.

*Por Lohaynne Gregório - Ascom Câmara Campos

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Cláudio Andrade na relatoria do Código Tributário Municipal



O vereador Cláudio Andrade (PSDC), relator da ‘CPI das Rosas’ e Presidente da CCJ acaba de receber mais uma importante missão. Por meio de distribuição por ordem alfabética, o nobre edil, em primeiro mandato, será o relator do CTM (Código Tributário Municipal).

Na manhã de hoje, acompanhado do Presidente da Câmara Marcão Gomes e do líder do governo Fred Machado, Cláudio a convite da Firjan, discursou para os representantes de classe presentes e alertou para a necessidade de um debate firme e cristalino entre as classes produtivas e a CCJ.

Segundo Andrade, o tema é relevante, extremamente técnico e precisa de um apurado estudo para que todos possam reunir esforços e serem contemplados dentro do possível.

"Devemos lembrar que uma maior taxação aos comerciantes e demais classes produtivas recai no empregado que, por ventura desempregado, baterá, fatalmente, na porta do Poder Púbico", disse.

Cláudio foi enfático também ao dizer que tão importante quanto à discussão acerca do CTM é saber para onde serão investidos os tributos, pois segundo ele, um dos maiores motivos pelos quais uma pessoa física ou jurídica detesta pagar tributo é não presenciar o seu retorno à sociedade através de serviços de qualidade.

Cláudio informou que a Câmara já disponibilizou um organograma de tarefas para discutir o CTM, inclusive uma audiência pública e que o seu gabinete estará aberto a toda a sociedade para qualquer dúvida.

Ser opção para deputado NÃO é desprezar mandato em curso



Fui eleito com 2.217 votos para vereador e desde que assumi nunca deixei de reconhecer a importância de respeitar o cargo pelo qual fui colocado por parcela considerável da população campista.

Todos os dias estou no gabinete trabalhando e reconhecendo que preciso ser patrão de mim mesmo para dar exemplo aos meus assessores e aos meus liderados.

Tenho a consciência plena de que gratidão não prescreve e por isso confesso que amo o cargo que ocupo e que luto todos os dias para ser um legislador melhor.

Quando recebi a última pesquisa em que o meu nome aparece como opção para a ALERJ em Campos e também em São João da Barra fiquei muito feliz, pois pior seria estar figurando em alguma lista maldita de políticos corruptos que lesam sem cerimônia o erário.

Eu sou limpo, ético e probo e a minha singela e ainda pequena trajetória política já comprova. Talvez por isso, em que pese às dificuldades, estou com alta popularidade e citado sim, como um nome a ser lembrado nas urnas, em 2018.

Muitos já tentaram me colocar no mesmo cesto dos ‘pilantras’, mas caíram por terra, pois eu sou diferente e me orgulho disso. E sou HONESTO!

Todavia, ser citado para concorrer a uma vaga na Assembléia do Estado do Rio de Janeiro não quer dizer que haja qualquer definição sobre isso. A política verdadeira é movida também por articulações e as minhas são limpas tratadas com pessoas sérias e com vergonha na cara.

Qualquer outro projeto político que eu possa estar liderando no futuro precisa ser avaliado de forma profunda e não restam dúvidas de que a opinião dos eleitores que me escolheram para vereador terá peso e será levada em consideração.