sexta-feira, 9 de março de 2018

Representação de Cláudio Andrade em andamento no MP



O vereador Cláudio Andrade, ingressou no Ministério Público Estadual, na última sexta-feira (2) com Representação em virtude da limitação de estudantes no transporte coletivo.

Na manhã de hoje (09), a secretaria do Ministério Público informou ao vereador que a representação já foi distribuída para a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva.

Na próxima segunda (12) deverá ocorrer a primeira promoção ministerial acerca do caso.

O vereador disse que estará acompanhando de perto os andamentos, pois considera grave esse problema que vem prejudicando milhares de estudantes em todo o território municipal, sejam eles da rede municipal ou estadual de ensino. 


Audiência Pública da saúde na Câmara de Campos



AVISO PÚBLICO Nº 0001/2018


O Presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, COMUNICA que no dia 16 de março de 2018 (sexta-feira), às 10 horas, no Plenário deste Legislativo, haverá AUDIÊNCIA PÚBLICA para Apresentação do Relatório de Gestão do 3º Quadrimestre de 2017, da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Campos dos Goytacazes, em cumprimento ao que determina o § 5º do Art. 36 da Lei Complementar nº 141, conforme solicitação contida no OFÍCIO/EXP/SMS/Nº 84/2018.

Campos dos Goytacazes, 06 de março de 2018, 340º da Vila de São Salvador dos Campos, 182º da Cidade de Campos dos Goytacazes e 365º da criação da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.

MARCUS WELBER GOMES DA SILVA
- Presidente

quarta-feira, 7 de março de 2018

Os cinco anos da Terceira Via Tv



Por Cláudio Andrade.

O escritor indiano - George Orwell - já disse que Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade. Pois bem. Ouso registrar que, além disso, é indispensável assegurar o contraditório.

Assim é que inicio minha homenagem a Terceira Via Tv, que está completando cinco anos de sucesso, na cidade de Campos dos Goytacazes.

Como qualquer outra novidade, o surgimento desse respeitável meio de comunicação atraiu muitas especulações, torcidas desfavoráveis e uma expectativa enorme quanto ao seu tempo de duração. Para muitos, tratava-se somente de um sonho de um respeitável empresário campista.

Porém, o que parecia uma andorinha de verão tornou-se realidade: uma Tv de qualidade, com profissionais que não medem esforços para garantir que o produto que chega a nossas residências seja o mais correto, limpo e imparcial possível.

A máxima da Terceira Via Tv corrobora a frase do célebre escritor Gabriel Garcia Marques em que, para ele, a ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.

Há cinco anos, a Terceira Via Tv trouxe para a nossa região não apenas uma fonte de informação, mas também uma nova visão de trabalho.

Sem o afã de noticiar em primeira mão, esse meio de comunicação nos proporciona uma exclusividade: a de noticiar com comprometimento. Uma peculiaridade que busca o aprofundamento nas matérias que, levadas ao ar, proporcionam uma credibilidade ímpar, saindo do comum para uma seara de especialidade de informação.

Sabe-se que o grande desafio do jornalismo e de uma televisão de qualidade é encontrar sua linguagem e democratizar suas interfaces. A opção de ser um complexo televisivo foi desafiadora uma vez que, além de buscar o seu lugar de destaque, existia a expectativa quanto à sua comercialização.

As possibilidades de crescimento continuarão a desafiar todos os profissionais dessa honrada equipe, pois o surgimento de uma infinidade de novos caminhos e atalhos incita mais responsabilidade e, por que não, sonhos?

Ao completar cinco anos, a Terceira Via Tv dá um belo exemplo à sociedade de toda a região de que é possível ocupar espaço sem deixar de respeitar os concorrentes.
A busca pelos fatos não precisa ser uma guerra entre mídias e sim, uma comunhão salutar para a sociedade, notadamente o consumidor que tem em domicílio uma gama de informações por meio das quais formará sua livre convicção.

Meus parabéns a Terceira Via Tv!

Diniz e Andrade celebram Conselho de Combate à Corupção


Campos dos Goytacazes tem Conselho de Combate à Corrupção

O evento de lançamento aconteceu nesta terça-feira, no Cesec

Foi lançado na tarde desta terça-feira, 06, no Centro Executivo José Alves de Azevedo (Cesec), o Conselho de Combate à Corrupção.

O evento contou com a presença do prefeito Rafael Diniz e do vereador Cláudio Andrade, autor da Lei n° 8.775, de Combate à Corrupção, de outubro de 2017 que deu origem ao Conselho.

Estiveram presentes, representantes do Poder Público, Procuradoria, Secretaria Municipal de Transparência e Controle, Secretaria Municipal de Gestão Pública e um representante do gabinete do prefeito. Além do presidente da OAB, Humberto Nobre, do presidente do Siprosep (Sindicato dos Professores e Servidores Públicos Municipais).

O objetivo do conselho é sugerir e debater alternativas e estratégias de combate à corrupção e à impunidade no âmbito da Administração Pública, Fundações e Superintendências no Município de Campos dos Goytacazes.

“O conselho vem para resgatar o nome da nossa cidade. Precisamos ter um conselho efetivo e que ele de fato saia do papel”, afirmou Andrade que também lembrou que o dia 9 de dezembro foi instituído como dia municipal de Combate à Corrupção na cidade.

Já o presidente da OAB, Humberto Nobre, parabenizou a iniciativa de criação do Conselho.

"Eu espero que esse conselho seja propositivo e acho que vai contribuir muito para a nossa cidade. O prefeito e o vereador estão de parabéns”, disse Humberto.

O prefeito Rafael Diniz parabenizou o vereador pela iniciativa da criação da Lei que deu origem ao conselho e disse que assim que a indicação chegou ao executivo o governo reconheceu a importância de sua implantação.

“Esse projeto não é um marco para o governo Rafael Diniz e sim uma conquista para o povo de Campos”, afirmou Diniz.

Fotos: Carlos Grevi
Roberta Barcelos
Assessoria

terça-feira, 6 de março de 2018

Limitação no lançamento do IPTU deverá ir à plenário até quarta-feira



Chegou à Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes a Lei complementar nº 001\2017 que faz alterações importantes no Código Tributário Municipal.

No texto enviado à Casa de Leis o Prefeito Rafael Diniz limita os valores lançados sobre o IPTU ao reajuste máximo de 10%, enquanto no governo da ex-prefeita Rosinha o teto era de 30%.

O teto de 10% que será votado na Câmara não prejudica os valores da UFICA. Sendo importante lembrar que esse limite de lançamento que irá a plenário para votação, uma vez aprovado, já valerá para o exercício de 2018.

No mesmo projeto ocorrerá também a redução na taxa de lixo nas três primeiras zonas fiscais, mantendo-se inalterada às quatro e cinco.

Rafael Diniz e Cláudio Andrade oficializam Conselho de Combate à Corrupção



Por Cláudio Andrade.

Hoje é um dia muito importante para o município de Campos dos Goytacazes. Às quinze horas, no Centro Executivo José Alves de Azevedo (CESEC), o Prefeito Rafael Diniz e o vereador Cláudio Andrade estarão lançando, oficialmente, o Conselho de Combate à Corrupção.

O Conselho, bem como a própria lei de Combate à corrupção foram criados pelo vereador e Presidente da CCJ Cláudio Andrade.

No dia 30 de Outubro de 2017, o Prefeito de Campos dos Goytacazes Rafael Diniz promulgou a Lei nº 8.775, de 20 de outubro de 2017 de autoria do líder do PSDC na Câmara.

Trata-se de uma norma municipal que dispõe sobre a criação da Política Municipal de Combate à Corrupção e à Impunidade dos Agentes Públicos e cria o dia 09 de dezembro como Dia Municipal de Combate à Corrupção.

Em consequência disso, Cláudio Andrade também enviou ao prefeito proposta para a criação do Conselho de Combate à Corrupção que também foi aprovada e transformada pelo chefe do poder executivo no Decreto de número 004/2018, que instituiu o Conselho anti corrupção no município.

Vale lembrar que o município de Campos dos Goytacazes já passou por várias operações policiais que desencadearam inúmeras prisões de agentes públicos e também de ex-prefeitos e ex-governadores, como a Operação 'Telhado de Vidro', Operação 'Cinquentinha' e a Operação 'Chequinho'. 

A concretização desse Conselho é a prova viva de que, a partir de hoje, os munícipes terão a oportunidade de  acompanhar de perto as fiscalizações e as apurações das denúncias através de seus representantes que lá estarão ocupando um assento.

Na oportunidade o Prefeito Rafael Diniz e o vereador Cláudio Andrade estarão anunciando a sede provisória do Conselho e a data do início dos trabalhos.

Fico muito lisonjeado em poder ter sido o idealizador de uma lei e de um conselho que já nasce forte, sério e propositivo.

Agradeço aos meus pares na Câmara Municipal que aprovaram por unanimidade meus projetos e ao Prefeito Rafael Diniz pela sensibilidade em promulgar entendendo que essa era uma dívida que os políticos de nosso município tinha com a sociedade. 

Que a busca pela ética e lisura sejam a base de pensamento dos integrantes desse histórico Conselho.


segunda-feira, 5 de março de 2018

CPI das ‘Rosas’ votará relatório final na próxima segunda



A CPI das 'Rosas' que apura possíveis irregularidades na contratação da empresa EMEC durante a gestão da ex-prefeita Rosinha Garotinho está chegando ao fim.

A empresa foi responsável pela manutenção de parques e jardins dentro do município de Campos dos Goytacazes.

Hoje, pela manhã, mais um agente público ligado à Secretaria de Obras foi ouvido e respondeu a 15 perguntas elaboradas pela comissão composta pelo vereador Fred Machado (Presidente licenciado por motivos de saúde), Cláudio Andrade (relator), Marcelo Perfil, Silvinho e Neném.

Na tarde de hoje as oitivas continuam e na próxima semana o relatório final será votado no dia 12, segunda, na CPI. Após, será  remetido ao Presidente da Câmara, Marcão Gomes, que poderá encaminhar ao plenário já na próxima terça-feira dia 13 de Março.