sábado, 20 de junho de 2009

O ARAPONGA DO EVENTO....

Caros advogados!!!

O desespero de não conseguir mobilizar tantos advogados fez o atual Presidente enviar para o nosso evento uma pessoa com filmadora portátil para gravar tudo. Foi descoberto e autorizado à filmar um pouco.

Fizemos isso, para que o atual Presidente possa observar, com os próprios olhos, o nosso crescimento e aceitar de uma vez por todas, a nossa chapa como uma oposição forte.

Por fim, vale destacar que, enviar uma pessoa para filmar às escondidas o evento é o cúmulo do absurdo. Mesmo assim, o aprendiz de araponga continuou na festa e foi devidamente respeitado por todos.

Cláudio Andrade.

UM EVENTO FANTÁSTICO.

Estou chegando nesse momento a casa. E por não conter a emoção, farei uma breve postagem acerca do nosso maravilhoso evento. As emoções de hoje merecem uma postagem feita com mais calma, entretanto, não podia deixar de agradecer ao 'mar' de advogados que compareceram ao Clube Folha Seca.

Agradeço desde já ao proprietário 'Nenem' pela grandiosa ajuda, a minha família pela força, aos meus conselheiros pela demonstração de força e liderança, aos meus alunos da Universidade Candido Mendes e aos advogados que lotaram o clube.

Durante a semana apresentaremos as fotos do evento, onde é nítido a adesão dos advogados que reconheceram que a atual administração perdeu a 'linha dos trilhos' e se encontra à deriva.

Para aqueles que duvidavam de nosso poder de aglutinação, as dúvidas se dissiparam querendo ou não. Ficou comprovado que possuímos as melhores ideias e que temos condições de representar a classe como ela merece.

Aguardem, pois a fotos são realmente gratificantes...

Fiquem com Deus, pois hoje a Ordem para todos se encontra realizada....

Cláudio Andrade
ORDEM PARA TODOS

OAB: VEJA COMO NADA FOI FEITO PELA ATUAL GESTÃO DE CAMPOS.

JUIZADO ESPECIAL.

1- um conciliador para 20 audiências.
2- audiências que terminam depois das 19 horas.

ESTACIONAMENTO

1- 27 vagas para mais de 2.500 advogados

JUSTIÇA DO TRABALHO

1- Audiências agendadas para Dezembro de 2010
2- audiência com atrasos de mais de duas horas.

PRERROGATIVAS

1- 2 anos e seis meses sem nenhuma ação da atual gestão da OAB

ATENDIMENTO DO MAGISTRADO

1- advogados reclamam que alguns magistrados não os recebem pessoalmente para despacho

ARQUIVAMENTO DE AUTOS.

1- Advogados enfrentam problemas com o arquivamento de autos

MANDADOS DO BANCO DO BRASIL

1 Advogados enfrentam fila vergonhosa para receberem no posto pagador

Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos advogados na difícil labuta diária. Enquanto isso, a atual gestão continua a operação 'tapinha nas costas'.

Pensem bem! não vamos oferecer mais três anos para quem nada fez em dois.

O Advogado quer a instituição na dianteira de seus interesses e não na retaguarda evitando o desgaste.

Vamos trabalhar!!!!

Cláudio Andrade.
ORDEM PARA TODOS


LIBERADO PARA LULA....

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antonio_Palloci.jpg

Os ministros do STF rejeitaram ontem, por 9 votos a 1, denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual de São Paulo contra o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP).

Ele era acusado de envolvimento em um suposto esquema de desvio de lavagem de dinheiro envolvendo empresas de lixo, quando prefeito de Ribeirão Preto (2001-2002).

O próprio procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, já havia enviado parecer ao Supremo, opinando pelo arquivamento da denúncia, sob o argumento de que não existem provas sobre o envolvimento do então prefeito no esquema. Se a denúncia fosse aceita pelos ministros do STF, seria aberta uma ação penal contra Palocci.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL...

- Globo: Lula: quem desmatou a Amazônia não é bandido

- Folha: Com a crise, fome cresce e afeta mais de 1 bilhão

- Estadão: Mordomo de Roseana Sarney recebe R$ 12 mil do Senado

- JB: Um bilhão de famintos no mundo

- Correio: Um bilhão passam fome no mundo

SALÁRIO DO MORDOMO DE ROSEANA É PAGO PELO SENADO.

Depois que José Sarney disse que a crise é do Senado e não dele, tudo ficou desobrigado de fazer sentido em Brasília.

Apenas os fatos ainda se animam a manter viva a conspiração contra o vale-tudo semântico inaugurado por Sarney.

Deve-se aos repórteres Rosa Costa e Rodrigo Rangel a descoberta do penúltimo grão de sujeira escondido sob o tapete metafórico do Senado.

A dupla informa que o contracheque do mordomo da casa que Roseana Sarney mantém em Brasília é pago pelo Senado.

Espécie de faz-tudo da filha do presidente do Senado, o mordomo ganha algo como R$ 12 mil por mês.

Chama-se Amaury de Jesus Machado. Atende pelo sugestivo apelido de “Secreta”. Nos últimos dez dias, esteve ao lado de Roseana em São Paulo.

A primogênita de Sarney deixou o Senado em abril. Renunciou para assumir o governo do Maranhão, que ganhou no tapetão do TSE.

Embora devinculada do Senado, Roseana continuou servindo-se dos bons préstimos do mordomo “Secreta”.

Ouvida, a governadora maranhense declarou: "Ele é meu afilhado. Fui eu que o trouxe do Maranhão...”

“...Ele vai à casa quando preciso, uma duas ou três vezes por semana. É motorista noturno e é do Senado. E lá até ganha bem".

SEM INFLUENZA.....

Foi descartada na manhã deste sábado (20) a possibilidade de o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, estar com a nova gripe. Segundo a Secretaria de Saúde, por causa da suspeita inicial, ele ficou em casa, em quarentena.

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, Côrtes começou a apresentar alguns sintomas da doença, como febre e dor no corpo, na terça-feira (16), depois de retornar de uma viagem aos Estados Unidos.

POLIOMIELITE: VAMOS VACINAR NOSSOS FILHOS?

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite acontece neste sábado (20), das 8h às 17h. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é imunizar 14,7 milhões de crianças em todo o país, o que corresponde a 95% das crianças menores de 5 anos. Ao todo, 115 mil postos de vacinação participam da mobilização. A segunda etapa da vacinação ocorre em 22 de agosto.




A vacina contra a poliomielite é um serviço oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano, nos postos de saúde. Além das doses da vacinação de rotina, a criança de até 5 anos deve tomar todos os anos as duas doses da campanha. Isso porque a paralisia é transmitida por três tipos de vírus e se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um dos vírus com as várias doses, ela tem oportunidade de se imunizar.

De acordo com o ministério, o Brasil já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da poliomielite no nosso território. A importância da vacina é manter o país livre do vírus que causa a doença. As gotinhas não têm contraindicações e são a única forma de prevenção.

A FILIAÇÃO DE GAROTINHO....

O Partido da República (PR) prepara uma grande festa para Anthony Garotinho, que vai se filiar à legenda, na próxima segunda-feira, no Hotel Windsor Guanabara (Av. Presidente Vargas, 392), no Centro do Rio. A cerimônia está marcada para às 14 horas, com a presença de várias autoridades, entre elas o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento; os presidentes nacional e regional do partido, Sérgio Tamer e Neilton Mulim, respectivamente, além dos senadores César Borges (BA), João Ribeiro (TO), Magno Malta (ES), e dos parlamentares Sandro Mabel (líder do PR na Câmara), Paulo César e Adilson Soares.

A solenidade contará, ainda, com as participações de lideranças, simpatizantes, militantes partidários, amigos e correligionários de Garotinho. Estão previstas, também, as presenças do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antônio Carlos Rodrigues, e de vários vereadores paulistas - entre eles Toninho Paiva, Kiuto Formiga, Aurélio Miguel e Agnaldo Timóteo, que cantará uma canção em homenagem ao ex-governador.

Outros convidados já confirmados são: os deputados Milton Monti (SP), Maurício Quintela (AL), João Carlos Bacelar (BA) e Márcio Marinho (BA).

MARCOS PONTES EM CAMPOS.

A prefeitura de Campos, via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls e o IF (Cefet) e apoio da animação cultural da Secretaria de Educação promove neste domingo, dia 21, às 10 horas, no Jardim São Benedito, um evento de repercussão internacional.

Trata-se do enterro de uma cápsula do tempo, com mais de 200 mensagens de alunos das escolas públicas municipais sobre seus sonhos para o futuro em relação ao espaço, à humanidade e eles próprios, em 2017. Crianças e adolescentes de diversos países do mundo farão o mesmo e as cápsulas serão abertas no dia 05 de setembro de 2017, quando a Voyager I, que leva um histórico do nosso planeta em seu interior, completará 40 anos no espaço, então muito distante da nossa galáxia.

O astronauta Marcos Pontes chega neste sábado de Huston, onde mora, e, no domingo de manhã, estará no Jardim para enterrar a cápsula juntamente com o presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira e o coordenador do Clube de Astronomia, Marcelo Oliveira. Para Marcos Pontes, a iniciativa da prefeitura, juntamente com o IF e o Clube de Astronomia, é de grande relevância para a divulgação da astronomia e para a inserção do município na esfera da astronomia e da astronáutica no mundo.

Durante o evento, via Internet, o astronauta brasileiro e os presentes conversarão com pessoas de diversas partes do mundo. Na oportunidade Marcos Pontes estará conversando com crianças e adultos e estará à disposição para fotos e autógrafos. A cápsula do tempo mede cerca de 60 centímetros de comprimento, 70 milímetros de diâmetro e é de ferro galvanizado. As mensagens dos alunos estarão conservadas e, em 2017, esses jovens serão procurados para saber se seus sonhos foram ou estão sendo concretizados.

O coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira, realizou na sexta-feira (19) uma experiência interessante que faz parte do projeto ‘Cápsula do Tempo’. Usando recursos multimídias, alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Lúcia, em Campos interagiram com crianças de Pequim, com idade entre 8 e 9 anos. A interatividade tecnológica, que durou uma hora, começou às 7 horas no Brasil e às 18 horas na China. Sem falar a mesma língua, as crianças brasileiras e chinesas se comunicaram através de gestos, danças e músicas.

“Eventos como este são de uma importância muito grande, principalmente para as nossas crianças. Campos hoje, via imagens e mensagens de nossas crianças e adolescentes, roda o mundo, estando inserida inclusive em sítios eletrônicos como o da NASA. Nós do governo estamos trabalhando para mostrar Campos para o mundo com ações positivas e esta é mais uma delas”, afirmou Avelino Ferreira, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

MINISTRO SEM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO...


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, está na lista de condutores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por multas de trânsito e ainda não entregaram o documento ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A lista pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) do estado.

De acordo com o jornal “Gazeta do Povo”, o ministro recebeu 21 multas de trânsito entre 2002 e 2009 e está recorrendo de oito delas no Cetran (Conselho Estadual de Trânsito). As infrações somam 96 pontos, a maioria delas por transitar em velocidade superior à máxima permitida. O limite para a habilitação ser suspensa é de 20 pontos.


PRISÕES DECRETADAS....

1- Sivaldo Abílio de Oliveira
2- Italanei Barroso Falcão,
3- Jorge Tadeu Fidélis Alencar,
4- Erivelton Azevedo Mata
5- Paulo da Costa Monteiro,
6- Luiz Fernando Siqueira,

Fonte- Blog do Roberto Moraes.

MORRE O ATOR PERRY SALLES...


Foi cremado, na tarde desta sexta-feira (19), o corpo do ator Perry Salles, de 70 anos, que sofria de câncer, detectado em fevereiro. A cremação ocorreu às 13h15, no Crematório do Caju, na Zona Portuária do Rio.
Ele foi casado com a atriz Vera Fischer, com quem teve uma filha, Rafaela. Os dois ficaram juntos por 16 anos e, mesmo depois de separados, continuaram amigos. Abalada com a morte, a atriz pediu dispensa das gravações da novela nesta sexta-feira (19) e no sábado (20), e deve retornar ao trabalho na próxima segunda-feira (22).
Em novelas, o personagem mais marcante de Salles foi Laio, na novela “Mandala” (1987). Ele também interpretou a personagem Mustafá, na novela “O clone” (2001). Seu trabalho mais recente na TV foi a série “Mandrake” (2005), da HBO. Em 2007, protagonizou a peça “Confidências”, sob a direção de Vera Fischer, um espetáculo autobiográfico, em que contava eventos de sua vida.

Nascido em 1939, no Rio de Janeiro, o nome verdadeiro de Perry Salles era Perilúcio José de Almeida. O ator e diretor já havia passado alguns dias internado no início deste ano, por conta do câncer. Em 1998 ele enfrentou uma grave depressão e em 2006 teve um enfarte.

Salles tinha cinco filhos, Renata, Rafaela, Romeu e Rômulo, além de Rodrigo, que morreu em um acidente automobilístico.

OAB: ADVOGADOS CRIMINAIS APOIANDO EM PESO.

Quero agradecer os inúmeros telefonemas de apoio que tenho recebido dos advogados criminalistas de nossa cidade. Salvo raras exceções, estamos felizes em saber que os militantes dessa importante área do Direito entenderam as nossas propostas e aderiram ao nosso grupo.

Obrigado....

Cláudio Andrade.

CONVÊNIOS ASSINADOS....

Foram assinados na manhã de ontem, convênio com 10 instituições não-governamentais que prestam serviços à criança e ao adolescente em Campos. Ao todo serão liberados mais de R$ 2 milhões em recursos a serem repassados às entidades, em sete parcelas referentes a junho e aos próximos seis meses do segundo semestre. A expectativa é para que, dentro de 10 dias, a primeira parte seja depositada na conta das instituições. Nos próximos dias, está prevista a assinatura de convênios na área de esporte.

A cerimônia para a celebração dos convênios contou com a presença da Prefeita Rosinha Garotinho, que anunciou, para o próximo ano, o compromisso das parcerias serem firmadas diretamente com os conselhos municipais. Segundo a prefeita, a duplicidade de ações acontecidas em gestões anteriores não mais acontecerão, melhorando, assim, o atendimento aos órgãos que oferecem serviços aos menores.

Além de Rosinha, o secretário de Governo, Roberto Henriques, o presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Direito da Criança e do Adolescente, Mário Lopes, o vice-presidente do Conselho, Hélcio Leal, vereadores e representantes da Procuradoria Geral do Município participaram da cerimônia. “Este convênio é muito bem-vindo e importante para nós. Temos mantido nossas atividades graças ao compromisso dos profissionais que estão trabalhando sem receber”, ressaltou Regina Wigand, presidente da Obra do Salvador, uma das instituições contempladas.

Rosinha ressaltou que a demora para a assinatura do convênio se deveu à necessidade de “arrumar o governo por dentro”, já que ao assumir a prefeitura, muitos convênios que foram assinados nas gestões anteriores encontravam-se guardados no gabinete do prefeito, uma prática que, segundo ela, desrespeitava secretários e conselhos e que não podia continuar acontecendo.
“A primeira providência que tomamos foi entregar tudo às secretarias afins, esbarrando, inclusive, nos conselhos. Secretários, secretarias e conselhos devem tomar conta do que diz respeito a elas. Por isso, tenho proposto aos secretários que comecem a trabalhar para que, a partir do próximo ano, façamos tudo através dos conselhos”, pontuou.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

OAB: DEBATE SERÁ SALUTAR...

Hoje estive no Forum e após duas audiências, fiz o que sempre tenho feito, desde o dia cinco de Janeiro: ouvindo os advogados....
Hoje, quatro deles me questionaram acerca de um possível debate entre os candidatos à Presidência da OAB. Acho salutar, pois considero que a discussão de ideias só acrescenta.
Não tenho preocupação alguma em debater com os outros candidatos. As minhas propostas estão sendo divulgadas há seis meses, logo apresentá-las e explicá-las em um debate, não seria esforço algum.
Triste é saber que até o presente momento, a atual gestão não apresentou uma proposta sequer para a classe, nem mesmo reconheceu o erro em abandonar as prerrogativas dos advogados. As ligações feitas para os advogados, feitas pela atual gestão, até o presente momento, resumem-se ao pedido de voto. No Forum o lema é o tradicional 'tapinha' nas costas'.
Cláudio Andrade
ORDEM PARA TODOS.

TERCEIRO MANDATO: RELATOR OPINA PELO ARQUIVAMENTO.


O deputado José Genoino (PT-SP), relator da proposta de emenda constitucional que dá o direito de um terceiro mandato ao presidente Lula, votou pelo arquivamento da proposta. No voto de Genoino, apresentado na manhã de hoje, o deputado afirmou que “antes de qualquer outra coisa, a medida proposta agride o senso comum de justiça e razoabilidade ao pretender aplicar-se aos atuais detentores de mandato eletivo, alterando regras do jogo político em andamento no intuito de favorecer determinados resultados”. Para Genoino, seu relatório deverá ser aprovado pela CCJ. Ainda não há previsão para votação da matéria na comissão.

LULA NÃO QUER A CPI DA PETROBRAS.

O presidente Lula se recusa até mesmo a discutir a indicação de relator e presidente da CPI da Petrobras, criada no Senado: sua determinação à base aliada é simplesmente “matar” a comissão. A decisão é utilizar a maioria governista para não instalar a CPI da Petrobras, inviabilizando as investigações pretendidas pela oposição, por exemplo, dos cerca de 60 mil contratos sem licitação fechados pela atual diretoria da estatal.

PARCEIROS SEXUAIS PELA INTERNET...

A pesquisa sobre a vida sexual do brasileiro, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde, mostra que 10,5% dos jovens entre 15 e 24 anos tiveram pelo menos um parceiro sexual que conheceram na internet. O número cai praticamente pela metade na faixa etária seguinte, de 25 a 49 anos (5,4%) e despenca para 1,7% entre os indivíduos que tem entre 50 e 64 anos.
Fonte- G1

ABO APRESENTA CURSO ACERCA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA.

Curso nesta sexta-feira, dia 19, ás 18:30, na Associação Brasileira de Odontologia/ Campos- ABO. O tema é tomografia computadorizada Cone Beam- conhecer, interpretar e indicar. A palestrante é a dra Cláudia Coscarelli, mestre em Radiologia odontológica. Maiores informações na secretaria da ABO com Conceição ou Lúcia; 27323361.

A VULGARIZAÇÃO DA INTERDIÇÃO.

A interdição e por conseqüência a curatela encontram proteção legal no Código Civil brasileiro. Entretanto, nos dias atuais, os leigos acreditam que interditar alguém se trata de um procedimento corriqueiro e sem complexidade. Ledo engano!

Não existe a possibilidade de interditar alguém sem o devido processo legal, ou seja, sem conceder ao possível interditado, o direito de defesa.

Algumas pessoas, portadores de enfermidades severas, como os esquizofrênicos, podem ter a interdição decretada mesmo não havendo provas robustas. Nesses casos, a impressão do magistrado também tem peso, afinal a necessidade, nesses casos, é gritante.

O perigo que ‘ronda’ as Varas de Família são os pedidos de interdição pautados em interesses escusos. A herança e a administração de grandes fortunas têm levado inúmeros autores, a postularem em Juízo, à interdição de seus parentes com o intuito único de tomar o poder na administração dos bens do titular.

Outra hipótese corriqueira, que vem sendo discutida de forma judicial, é a interdição de idosos pautada apenas na faixa etária e não na situação mental do idoso. Existem casos que os laudos periciais são ignorados. Um absurdo.

Nenhum idoso pode ser passível de interdição apenas por possuir idade avançada. A idade não é requisito essencial para privar alguém da administração de seus bens. Necessário se faz provar a sua incapacidade gestora, o que não é tarefa fácil.

Os magistrados, promotores e advogados da seara familiar devem ficar atentos, para que não seja viabilizada a interdição de quem não necessita estar nessa situação. Importante dizer que uma ação de interdição, onde se comprova a desnecessidade da curatela, pode resultar em ação de indenização por reparação de danos morais em face do autor.

A vulgarização da ação de interdição deve ser combatida no judiciário e na própria sociedade. Trata-se de uma ação que não pode servir de via vil para retirar de pessoas, o direito sagrado de administrar de forma autônoma e individual, sua vida privada e seu patrimônio.

Por fim, devemos lembrar que o direito postulatório continua sagrado, entretanto, privar alguém de sua individualidade é algo sério e que deve ser deferido em casos onde se constate a real necessidade da curatela. Fora isso, trata-se de uma covardia que merece uma resposta severa do Judiciário.


Artigo de minha autoria publicado no Jornal O Diário de hoje.

Cláudio Andrade.

AIR FRANCE: SAI NA JUSTIÇA CARIOCA A PRIMEIRA INDENIZAÇÃO...

A Justiça do Rio concedeu nesta terça-feira (17) a primeira indenização a parentes de uma vítima do acidente aéreo com o voo 447 da Air France. A família do passageiro Walter Nascimento Carrilho Júnior vai receber 30 salários mínimos por mês, cerca de R$ 14 mil, durante 24 meses, mais um seguro de R$ 50 mil.

A decisão do juiz Magno Alves Assunção, da 28ª Vara Cível, leva em conta a renda mensal da vítima, que seria de aproximadamente 18 salários mínimos, além de 12 salários mensais para o custeio de um tratamento psicológico. A decisão beneficia a mulher e os três filhos menores do passageiro.

"Isto posto, DEFIRO Parcialmente o pedido de tutela antecipada requerida pelos quatro primeiros autores, Daniela Mortari Carrilho (esposa), Bruno Mortari Carrilho, Tatiana Mortari Carrilho e Mariana Mortari Carrilho (filhos da vítima e de quem dependiam financeiramente, por serem menores impúberes) para determinar que o réu disponibilize através de depósito judicial mensal, pelo período de 24 (vinte e quatro meses) ou até prolação de sentença nestes autos, quando poderá ser revista esta decisão, no valor corresponde a 30 (trinta) salários mínimos mensais", diz a decisão.

Fonte:G1

SEM DIPLOMA....



O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (17) derrubar a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. Em plenário, por oito votos a um, os ministros atenderam a um recurso protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que pediam a extinção da obrigatoriedade do diploma.

O recurso contestava uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que determinou a obrigatoriedade do diploma. Para o MPF, o decreto-lei 972/69, que estabelecia as regras para exercício da profissão, é incompatível com a Constituição Federal de 1988.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

UJS REALIZA PASSEATA PELA PAZ AMANHÃ.

Paz: uma pequena palavra de três letras será o som das vozes de milhares de estudantes que ocuparão as ruas da cidade na próxima quinta-feira (dia 18). A União da Juventude Socialista (UJS) realizará, juntamente com grêmios estudantis de várias escolas, uma passeata com o tema "Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na cidade onde eu nasci".
A concentração está marcada para às 8h na Praça da República, atrás da Rodoviária Roberto Silveira. Logo após, a passeata seguirá em direção à Praça do Santíssimo Salvador, onde será realizado um ato pela paz. A organização do evento espera a participação de cerca de mil estudantes.
O objetivo da manifestação é chamar a atenção da sociedade para o aumento da violência e da criminalidade em Campos. Além disso, os estudantes reinvindicarão o respeito ao passe-livre e a aprovação de uma lei municipal de incentivo ao primeiro emprego.
Um levantamento feito pela UJS mostra que só em 2009 foram mortos 58 jovens da faixa etária de 15 à 29 anos em Campos. Dados dos Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que Campos é uma das cidades mais violentas do Estado.
O presidente da UJS, André Lacerda, acredita que para reduzir os índices de criminalidade em Campos é preciso a criação de políticas públicas voltadas para juventude e também mais investimentos em segurança pública.
A passeata percorrerá as principais ruas do centro e finalizará com um ato simbólico na Praça São Salvador, onde estudantes irão erguer 58 cruzes pretas com o nome de cada jovem morto neste ano em Campos.

NETO DE UM DOS MAIORES CONTRAVENTORES DO RIO É ASSASSINADO.

Um neto adotivo de José Caruzzo Escafura, o Piruinha, que, segundo a polícia, é um dos maiores contraventores do Rio, foi morto na madrugada desta terça-feira (16). De acordo com a assessoria da Polícia Civil, Sandro Moisés Escafura Montalvão , de 23 anos foi morto com dois tiros.
O delegado da 24ª DP (Piedade), Ricardo Lima, informou que o corpo de Sandro foi encontrado em Piedade, no subúrbio do Rio.
Segundo o delegado, ele foi morto por volta das 2 horas. Os moradores do local ouviram os disparos, mas não conseguiram identificar as pessoas que estavam no carro e teriam efetuado os disparos.

SENADOR EXPEDITO JÚNIOR CONTINUA CASSADO....

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou na noite desta terça-feira (16) o recurso do senador Expedito Júnior (PR-RO) contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) que cassou seu diploma por compra de votos e o abuso de poder econômico nas eleições de 2006.
Segundo a acusação acatada pelos ministros do TSE, funcionários da empresa Rocha Segurança e Vigilância, pertencente ao irmão do senador, Irineu Gonçalves Ferreira, receberam R$ 100,00 cada mediante o compromisso de voto nos candidatos da coligação Trabalho Continua. Os valores foram depositados no dia 29 de setembro de 2006 nas contas correntes dos funcionários, apenas pouco mais de 48 horas antes das eleições.
O TSE vai comunicar a decisão à Mesa Diretora do Senado Federal. Deverá assumir o mandato de senador por Rondônia o segundo colocado nas eleições de 2006 para o cargo, Acir Marcos Gurgacz (PDT-RO).

Com informações do TSE e da Agência Brasil

PIANISTA RENOMADO NO TRIANON...

Arthur Moreira Lima, apontado como um dos maiores pianistas clássicos do país e fanático pelo Fluminense se apresenta hoje no palco do Teatro Municipal Trianon. Uma boa opção!!!

SÃO JOÃO DA BARRA DARÁ INÍCIO À CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS....

A secretaria de Saúde de São João da Barra, Lúcia Regina Machado Pessanha, disse em reunião na Câmara da cidade que dará início no próximo dia 24 à convocação dos concursados aprovados nos dois processos seletivos abertos para compor vagas para a área da Saúde. A reunião com os vereadores, realizada na segunda-feira, teve como objetivo discutir os problemas enfrentados pela Santa Casa de Misericórdia com a saída dos contratados do Instituto do Bem Estar Social e Promoção à Saúde (Inbesps), cujos contratos temporários permitidos pela Justiça terminaram há mais de um mês. Até a convocação, a secretária estuda proposta da Câmara para repassar recursos a Santa Casa, para que o hospital contrate funcionários.
Fonte- Folha da Manhã.

terça-feira, 16 de junho de 2009

OS RATOS CONTROLAM O CONGRESSO...




Fonte- Nani


POSSIBILIDADE DE RENÚNCIA....


A descoberta de que o Senado manteve por 14 anos uma burocracia secreta para distribuir favores a um pequeno grupo levou José Sarney às cordas.

Entronizado em sua terceira presidência há quatro meses e meio, o morubixaba do PMDB encontra-se acuado.

Nesta segunda (15), a palavra “renúncia” foi ouvida pela primeira vez no Senado. Pronunciou-a, em privado, o gaúcho Pedro Simon.

Dissidente do PMDB, o partido de Sarney, Simon vem soando entre quatro paredes sempre um tom acima das manifestações que se permite fazer em público.

Acossado pela crise, Sarney ruminou seus rancores ao longo do final de semana. Nesta segunda, trancafiou-se no gabinete da presidência.

Atendeu a uns poucos telefonemas. E se reuniu com dois aliados de todas as horas: os líderes Renan Calheiros (PMDB) e Gim Argelo (PTB).

Aconselharam-no a se defender atacando. Renan pôs para rodar o hardware ao qual sempre recorre quando se vê em apuros. Primeiro, identifica os inimigos: PT e PSDB.

Na sequência, esboça uma reação que se escora em dois pilares: o ataque e a chantagem. Ameaça vazar para os jornais dados que constranjam os rivais.

Nas últimas semanas, Sarney dissera a amigos que estava arrependido de ter disputado a presidência do Senado com o petista Tião Viana.

Chegara mesmo a confidenciar a intenção de renunciar ao cargo em 2010, quando fará 80 anos. Depois da conversa com Renan e Argelo, Sarney mudou o rumo da prosa.

MOCAIBER NÃO VAI DEPOR....

As explicações do ex-prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber sobre as suspeitas de desvios de verbas públicas – algo em torno de R$ 40 milhões – fraude em licitações e formação de quadrilha, entre outras possíveis irregularidades praticadas através da prestação de serviços de iluminação pública no município, não constarão da CPI da Campos Luz, a não ser que o próprio Mocaiber resolva prestar, espontaneamente, seu depoimento. Em reunião interna dos membros da CPI, os vereadores Marcos Bacellar, Jorge Rangel e Dante Lucas entenderam que “o ex-prefeito apenas confirmaria ter suplementado os valores relatados pela ex-controladora geral do município, Tânia Scher” e votaram pela não convocação de Mocaiber.

A informação foi dada ontem, após sessão ordinária na Câmara Municipal, pelo presidente da CPI da CamposLuz, o vereador Papinha que, juntamente com Magal, votaram pela convocação de Mocaiber. “Seria de extrema importância ele explicar o motivo de ter suplementado as verbas, mas os outros membros julgaram de forma diferente a questão. O ex-prefeito ainda não foi indiciado para prestar depoimento na delegacia, mas sinto que cumpri meu dever, à medida que realizamos as investigações e remetemos todas as informações ao Ministério Público (MP). Informações que ajudaram a desencadear a Operação Alta Tensão”, disse, lembrando que outras ações poderão ser realizadas pela polícia e MP.

Fonte- O Diário.

LULA COMPARA DÚVIDAS IRANIANAS AO CLÁSSICO ENTRE VASCO E FLAMENGO....

O mundo olha de esguelha para o resultado da eleição iraniana. Só Lula dá de ombros para as dúvidas.

"Veja, o presidente [Mahmoud Ahmadinejad] teve uma votação de 61,62%. É uma votação muito grande para a gente imaginar que possa ter havido fraude".

A votação “muito grande” é justamente um dos focos da suspeição. A apuração foi manual. Duas horas depois, Ahmadinejad já era tido como vitorioso.

A ONU pediu transparência. Barack Obama, com o pé atrás, se diz "perturbado". Mas Lula acomoda todo o mal estar numa singela analogia futebolística.

"Eu não conheço ninguém, a não ser a oposição, que tenha discordado da eleição do Irã. Não tem número, não tem prova...”

“...Por enquanto, é apenas, sabe, uma coisa entre flamenguistas e vascaínos".

Enquanto Lula dá os seus chutes, o Irã arde em protestos. No final da noite passada, a imprensa oficial iraniana contabilizava em sete o número de mortos.

ÔNIBUS DA CLASSE: UM PRESENTE DA OAB RIO...

Muitos advogados me questionam acerca do ônibus da OAB. Ele foi uma realização da OAB de Campos e é pago por ela? Resposta: não!!!!!

O ônibus da OAB tem sido útil a classe e com certeza será mantido, caso consigamos vencer as eleições de Novembro-uma realidade cada vez mais cristalina-. Entretanto, quem nos trouxe o presente, e paga o seu aluguel é a OAB Estadual.

Diante disso, fica claro que a atual gestão, ao utilizar a vinda do ônibus como realização sua, não diz a verdade. Sem a OAB Estadual nada teria vindo para a nossa cidade. Por fim, é bom lembrar, que o ônibus não é exclusividade de Campos, pois o atual Presidente estadual não têm medido esforços para levar esse meio de locomoção para outras sedes.

Cláudio Andrade
ORDEM PARA TODOS


A EXPLICAÇÃO DEVIDA.

"Lutarei até o último segundo da minha vida por justiça! Há um ano, completado domingo, Antonio Celso de Franco repete a frase que se tornou sua meta desde que a filha, a engenheira Patrícia Amieiro Branco de Franco, de 24 anos, desapareceu após seu carro despencar no Canal de Marapendi.

Não fosse a persistência e a coragem desse pai, o sumiço de Patrícia seria mais um a cair no esquecimento, entre os muitos não resolvidos, envoltos em suspeitas que recaem sobre policiais militares, sem que nada, rigorosamente, tenha sido apurado e ninguém, responsabilizado. De forma vergonhosa para o Estado, as iniciativas que jogaram luz sobre o caso partiram da família da moça, inconformada.

Primeiro, o caso foi tratado como acidente de trânsito, sem que a perícia atinasse para o estranho fato de o corpo da engenheira ter sunido do carro com o cinto afivelado. Só passou a ser investigado como crime após o irmão de Patrícia achar perfurações no veículo. Suspeita-se que o carro tenha sido alvejado numa falsa blitz. Só recentemente foi feita a reconstituição, mas o laudo ainda não saiu.

Antonio Celso buscou a ajuda da OAB e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, procurou peritos, criou um site para trocar informações, foi ao governador Sérgio Cabral e ao secretário de Segurança Pública e vai à delegacia toda semana. Também conseguiu adesão de artistas e organizou manifestações, até de torcidas no Maracanã.

Enfim, não parou de perguntar: Onde está minha filha?. A ele, a OAB e a sociedade se unem na cobrança. Queremos uma resposta o Estado sobre o que realmente aconteceu naquele 14 de junho."

Wadih Damous

Presidente da OAB/RJ

58 JOVENS MORTOS EM CAMPOS SOMENTE EM 2009...

"Pesquisei no jornal O Diário de janeiro deste ano até junho, a presente data.
No total 58 jovens da faixa etária de 15 a 29 anos foram assassinados este ano.

Desse total por faixa etária foram assassinados

15-17 anos = 7

18-21 anos= 17

22-25 anos=19

26-29 anos= 15



Essa pesquisa não têm cunho científico visa apenas a alertar a sociedade e a demonstrar o que vem acontecendo com a juventude da cidade de Campos dos Goytacazes. Outras postagens sobre o assunto vem por ai.


Abaixo a lista dos jovens mortos este ano


WILLIAN DA SILVA SANTOS 21 ANOS † 29/03
ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS CELESTINO 29 ANOS † 27/04
WANDERSON LUÍS LEMOS MACHADO 21 ANOS † 27/04
JOSÉ CLAUDINO RANGEL DE OLIVEIRA 29 ANOS † 17/04
RENE CARDOSO SILVA, 29 ANOS † 5/04
FRANCIS MACHADO DOS SANTOS ,15 ANOS † 3/04
IRINEU CORDEIRO DOS SANTOS FILHO, 28 ANOS † 2/04
THIAGO BARBOSA RAMITO, 26 ANOS † 28/01
MARCELO RANGEL DA SILVA, 24 ANOS † 8/01
LEONARDO RODRIGUES BENTO, 20 ANOS † 17/01
CRISTIANO DE AZEVEDO MOREIRA, 22 ANOS † 4/01
MARCUS VINICIUS PESSANHA DE OLIVEIRA, 25 ANOS † 21/01
GUILHERME BONIFÁCIO GOMES, 29 ANOS † 26/01
BRUNO DE LIMA RODRIGUES, 23 ANOS † 18/02
ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS SOUZA, 23 ANOS † 18/02
MACSUARE CABRAL DE FRANÇA, 21 ANOS † 18/02
ANDERSON DA SILVA MANHÃES, 24 ANOS † 8/02
MATEUS DE SOUZA GOMES,17 ANOS † 8/02
HUGO LEONARDO DE OLIVEIRA, 20 ANOS † 29/01
FLÁVIO CAMILO PESSANHA, 23 ANOS † 6/02
JEFFERSON ROZA VIEIRA,18 ANOS † 6/02
JEAN GUEDES DA SILVA, 25 ANOS † 6/02
ELAINE DE ALMEIDA, 25 ANOS † 8/02
WAGNER SIQUEIRA PINTO, 15 ANOS † 10/02
FERNANDO JUNIOR, 15 ANOS † 11/02
JHONATAN RANGEL SILVA, 21 ANOS † 11/02
GEILSON VITOR, 26 ANOS † 14/02
GELSON DA SILVA FERREIRA, 21 ANOS † 15/02
VALDEIR DO NASCIMENTO MOÇO, 25 ANOS † 16/02
BRUNO DA CONCEIÇÃO PINHEIRO, 17 ANOS † 20/02
RODRIGO FERREIRA DOS SANTOS, 25 ANOS † 21/02
CARLOS HENRIQUE SERAPIÃO DOS SANTOS, 15 ANOS † 23/02
LUCIANA GOMES ALVARENGA, 25 ANOS † 26/02
GEILSON CARLOS GOMES, 29 ANOS † 4/03
WILLIAN AZEVEDO DA SILVA, 19 ANOS † 4/03
GLEISON PEREIRA DOS SANTOS, 19 ANOS † 1/03
ARTHUR PINHEIRO DE ANDRADE, 26 ANOS † 1/03
GABRIEL MARTINS MACHADO, 24 ANOS † 1/03
VANESSA PESSANHA FERREIRA, 23 ANOS † 8/03
OSVALDO SALES RIBEIRO, 29 ANOS † 7/03
CRISTINO DA SILVA, 29 ANOS † 12/03
JHONNY VIEIRA CELESTINO, 18 ANOS † 11/03
RICARDO RIBEIRO DE FREITAS, 20 ANOS † 10/03
JEÓRGETON RIBEIRO PERCILIO, 27 ANOS † 22/03
EDCARLOS SOUZA DA SILVA, 19 ANOS † 21/03
PAULO ROBERTO SILVA CARDOSO, 26 ANOS † 17/04
ERIVELTON DOS SANTOS LEITE, 26 ANOS † 25/03
THIAGO VIEIRA GONÇALVES, 26 ANOS † 24/03
JOSUÉ PEIXOTO SANTOS,15 ANOS † 20/05
ALEX DA CUNHA OLIVEIRA, 27 ANOS † 25/05
WELLINGTON ALVES LILARGEM, 18 ANOS † 11/05
REGIS GOMES DE AZEVEDO, 19 ANOS † 13/05
IVANILDO DAS NEVES GOMES, 22 ANOS † 9/05
RAMUETE RANGEL DOS SANTOS, 24 ANOS † 4/05
CRISTIANO GUDES DE SÁ, 24 ANOS † 6/05
RENATO JULIÃO PEREIRA, 22 ANOS † 3/06
JUAN DA SILVA FERREIRA,18 ANOS † 5/06
MARCELO ÂNGELO DOS SANTOS, 27 ANOS † 1/06"

Fonte- Blog Sapiência

QUANDO A TEMPESTADE CAUSA DANO AO SEU APARELHO ELETRÔNICO.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou regras que devem facilitar a vida do consumidor na hora de reclamar quando um aparelho eletrônico estraga em razão de uma tempestade ou falta de luz. Uma resolução da agência encurtou o prazo de indenização de 90 dias para 45 dias.

O cliente tem direito de fazer a reclamação por telefone, pela internet ou em postos de atendimento. A nova regra diz que o consumidor pode optar pela vistoria do aparelho em casa ou numa oficina credenciada pela concessionária de energia.

A inspeção tem que ser feita em no máximo dez dias. No caso de geladeiras o prazo é menor: são 24 horas para emissão de um laudo constatando a origem do defeito.
A contagem é feita a partir do pedido do consumidor. Depois a empresa tem mais 15 dias pra responder, e outros 20 para consertar.

MINC FAZ APOLOGIA ÀS DROGAS...

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta terça-feira (16), durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública na Câmara dos Deputados, que sua participação na Marcha da Maconha, realizada em maio no Rio de Janeiro, era em prol de uma "nova legislação" sobre o consumo da droga no país e não para incentivar o uso ilegal. “Essa alegação de apologia ao crime carece de fundamento. Eu defendo mudanças na legislação e não descumprimento de legislação. São coisas completamente diferentes”, argumentou.

ELES SE ENTENDEM.....

segunda-feira, 15 de junho de 2009

SEGUE A FARRA DE SARNEY....



A principal serventia dos atos administrativos secretos do Senado é a de evitar que as ofensas à moralidade cheguem ao conhecimento da opinião pública.

O segredo livra os senadores do constrangimento de frequentar o noticiário como protagonistas da pilhagem.

Hoje, já se sabe que as malfeitorias oceânicas do Senado incluem a edição de pelo menos cinco centenas de decisões sigilosas.

A descoberta do trambique produziu em Brasília um fenômeno semelhante ao que infelicitou os bancos e investidores que nadavam desprotegidos em meio à crise mundial.

Deve-se ao bilionário Warren Buffett a melhor definição da encrenca: "Quando a maré baixa é que você vê quem estava nadando nu".

Pois bem, o fluxo e refluxo das águas produziu no Senado a mais despida de todas as épocas. Uma fase ginecológica. Ou, por outra, uma era proctológica.

De todos os nus, o mais espatoso é o do presidente José Sarney (PMDB-AP). O senador foi pendurado nas manchetes em posições constrangedoras.

Primeiro, descobrira-se que um neto de Sarney, Fernando Michels Gonçalves Sarney, empregara-se no gabinete do aliado Epitácio Cafeteira (PTB-MA).

Ali permanecera, recebendo R$ 7,2 mil mensais à sombra, até que o STF decidiu dar um basta no flagelo do nepotismo.

Para evitar o escândalo, Fernando Sarney foi retirado da folha do Senado de fininho, por meio de um ato secreto.

Para que não houvesse dano à renda familiar, no lugar do neto entrou a mãe dele, Rosângela Terezinha Michels.

Trata-se de uma ex-candidata a miss Brasília, com quem Fernando Sarney, o filho do presidente, mantivera um namoro.

Instado a manifestar-se, Sarney disse que nada tinha a ver com o malfeito. Alegara que nem mesmo sabia que o Senado convivia com decisões secretas.

Descobre-se agora que, além do neto e da nora torta, também uma sobrinha de Sarney, Vera Portela Macieira Borges, ganhou contracheque da Viúva. Coisa de R$ 4,6 mil por mês.

Vera é filha de José Carlos de Pádua Macieira, irmão de Marly Sarney, mulher do presidente. Foi nomeada secretamente.

Oficialmente, está lotada na presidência do Senado. Dali, foi deslocada para o gabinete de Delcídio Amaral (PT-MS). Diz-se que dá expediente no Mato Grosso do Sul.

Os funcionários do escritório estadual de Delcídio afirmam que não conhecem Vera. O senador informa que deu emprego à sobrinha a pedido do tio ilustre.

UM AVISO AOS EXTRATERRESTRES.....

A nossa campanha tomou uma dimensão que eu não esperava. Uma construção gradativa, firme, propositiva e corajosa. Devido a nossa posição de assumir as prerrogativas como 'bandeira' principal de campanha, temos recebidos inúmeras adesões.
Diante disso, alguns anônimos, que chamaremos de extraterrestres, invadem todos os dias o nosso e-mail e, nos ameaçam de processos judiciais. Parece que acreditam que isso irá nos impedir de continuar. Não vai!!!!
Nossa campanha caminha firme com um propósito: oferecer ao advogado uma administração para o advogado. Uma administração aguerrida e que não se incomoda com os obstáculos a serem suplantados.
Quanto a possíveis processos judiciais, sabemos bem que existe o contraditório, a ampla defesa e o fenômeno da extinção sem apreciação do mérito.
Não custa lembrar que o IP dos anônimos já estã sendo levantados, pois também estamos estudando ações judiciais.
Vamos continuar trabalhando e visitando os nobres advogados....
Cláudio Andrade
ORDEM PARA TODOS

MÚSICO CAMPISTA INTERNADO...

"Luiz Ribeiro, blogueiro, vocalista, fundador e guitarrista da banda Avyadores do Brazyl está internado no hospital Dr. Beda. O velho roqueiro está com problemas desde o mês de maio. As coisas pareciam simples no começo mas agora estão se complicando. Por enquanto, ele está precisando da nossa força e de nossas visitas. É só ligar para o hospital e marcar. Nada melhor que uma conversa com o bom e velho Avyador para saber como anda realmente a sua saúde.Luizz dispensa apresentações, mas só para lembrar, além de músico na Avyadores do Brazyl, apresentou durante anos o programa Nota Sobre Nota na Uni TV e mantém o blog Paralapathones".
Fonte- Blog Urgente.

CONSELHO MUNICIAL DO IDOSO DE SÃO FRANCISCO REALIZA ELEIÇÃO.

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em São Francisco de Itabapoana, promove eleição para o biênio 2009/2010, na próxima quinta-feira, das 13h às 17h, no auditório da Câmara de Vereadores. As vagas são destinadas aos representantes das Ong’s e entidades que atuam na área da terceira idade. As inscrições para se candidatar aos cargos de conselheiro e delegado terminaram na última quarta-feira. Na ocasião, além da eleição dos seis representantes de Ong’s, será aprovado o regimento interno do CMDI.

PP MUNICIPAL PEDIRÁ PROTEÇÃO PARA O VEREADOR 'PAPINHA'.

O Diretório Municipal do Partido Progressista (PP), em Campos, vai encaminhar, ainda esta semana, um pedido de proteção à executiva nacional do partido para o vereador da sigla Antônio Marcos da Silva “Papinha”, devido às ameaças de morte que o parlamentar relatou estar sofrendo, em virtude do seu trabalho como presidente da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da CamposLuz, que apura possível desvio de R$ 40 milhões na empresa, no ano passado. A afirmação é do presidente do diretório local do PP, Ângelo Rafael.

O dirigente explicou como foi tomada a decisão. “O Papinha tem sofrido ameaças e como membro do partido, nos reunimos e decidimos enviar um documento ao PP pedindo proteção ao colega. O presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles, tem laços estreitos com a nossa região e certamente vai nos ajudar. O partido se colocou solidário e à disposição de Papinha. Ainda esta semana encaminharemos o documento”, reafirmou.

Fonte- O Diário.

domingo, 14 de junho de 2009

OS CARIOCAS NO BRASILEIRO....

O melhor do Rio decepcionou a sua torcida e não saiu do empate contra o Grêmio no Maracanã. Pelo menos é o carioca mais bem colocado. O Flamengo, bem o Flamengo, bem o Flamengo, bem o Flamengo........ perdeu para o Coritiba por 5x0 (levou nove gols em dois jogos) e o Botafogo venceu o Santos por 2x0, ontem no Engenhão....

LEITOR DO BLOG ALERTA PARA OS RISCOS DAS CASAS DO FUNDÃO.

"Venho aproveitar o seu Blog para chamar a atenção, a respeito das casas localizadas no Fundão na orla do Rio Paraiba, acredito que a Defesa Civil e os moradores não estão se preocupando com o risco de desmoronamento das casas. Vão esperar acontecer !"

Luiz Sergio Pereira Nunes



JOSÉ SERRA RESPONDE...

José Serra, governador de São Paulo, em foto de arquivo, participou de evento ao lado do governador mineiro, Aécio Neves, em Belo Horizonte, e negou negociações no PSDB para a sucessão presidencial. REUTERS/Jamil Bittar


As críticas de aliados sobre a palidez da campanha tucana: O governo de São Paulo é muito complexo [...]. É um Estado grande e e complexo. Não é fácil você ficar viajando. Por outro lado, acho que a corrida eleitoral foi muito antecipada. Não tem porque a gente entrar nessa antecipação. Agora, sempre que eu posso, eu viajo. Tenho ido, com razoável frequência, fora de São Paulo. Na média, a cada dez dias eu tenho viajado. É que às vezes, o Brasil é grande, e não parece.

– Disputa prévia com Aécio Neves: O PSDB só vai resolver mesmo em fevereiro. Janeiro, fevereiro e março do ano que vem. É muito cedo para antecipar qualquer coisa. Ou vai ser uma escolha por consenso ou, se tiver aresta, vamos aparar a aresta. O que não vai ter é divisão. Isso eu asseguro, sinceramente. Estou falando sinceramente.

- Pesquisas: É muito cedo ainda para que a pesquisa possa dar alguma coisa conclusiva [...]. O que é que eu presto atenção em pesquisa? É na avaliação que a população tem da minha atuação como homem público. Isso é o mais importante. De tudo o que eu vejo nas pesquisas, depois do Lula, eu sou o mais bem avaliado do Brasil. Não é tanto o problema de intenção de voto. É a avaliação positiva. Eu acho isso ótimo, porque estou afastado do cenário nacional desde 2002. Não tive nenhum cargo nacional, nem estou presente na mídia nacional. Portanto é uma avaliação boa. Acho que isso se deve à minha atuação passada. No ministério da Saúde, na autoria do [projeto] do seguro desemprego, no FAT. E o meu próprio desempenho em São Paulo acaba de alguma maneira irradiando.

- Prestígio entre os nordestinos: Quando eu vim [a Pernambuco] na campanha do ano passado, eu fui a uns quatro municípios e, no discurso, eu perguntava: ‘Quem tem parente em São Paulo?’ A grande maioria levantava a mão. É um Estado em que o pessoal está ligado. E eu tenho lá um enorme apoio entre as pessoas que vieram daqui ou da segunda geração. Primeira, segunda e terceira.

- Por que entoou Luiz Gonzaga? Eu sou de um bairro, em São Paulo, um bairro operário, a Mooca. Onde os Nordestinos chegavam era lá. Então, na escola, naquela época chamava jardim de infância, meus colegas, boa parte, eram do Nordeste. O que os professores ensinavam de músiva era daqui. Eu tenho um estoque, lembro perfeitamente.

- Fama de sisudo: Quem me conhece de perto sabe que sou bem humorado e tenho interesses que vão muito além de economia e política. Na vida, você tem a sua personalidade própria e a social. A personalidade social é feita pelos outros. Você não tem condições de exercer controle.

- Carisma: Eu não estou falando de carisma, que é uma coisa mais complexa. Em geral, quem tem carisma é quem ganha eleição. Ganhou a eleição, você tem carisma. Perdeu a eleição, não tem carisma. Em São Paulo, ninguém diz que eu não tenho carisma.

- Governo Lula: Vamos ter que fazer esse balanço mais para frente. Agora é indiscutível que o Lula tem uma popularidade imensa. A minha relação de governador com o presidente é boa, de cooperação.

- A força do PT e a disputa de 2010: Qualquer candidato do PT é forte. É o partido do governo. A eleição do ano que vem será a mais disputada desde que foram reestabelecidas as eleições diretas. Fernando Collor foi aquele fenômeno atípico. Fernando Henrique Cardoso ganhou e foi reeleito na esteira do Plano Real. Em 2002, eu fui bem, afinal de contas tive grande votação, mas estava claro que o país queria o Lula. No ano que vem não há um candidato natural. Favorito até que tem. Mas vai ser uma eleição mais disputada. E o Lula não vai ser candidato no ano que vem. Aí é que nós vamos ver!

- Considera-se favorito? Isso você só não pode dizer que fui eu que falei.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL.

- Globo: Entraves ambientais reduzem em 20% geração de energia

- Folha: Vitória de Ahmadinejad provoca protestos no Irã

- Estadão: PF e MP vão pedir à Justiça busca e apreensão no Senado

- JB: A desordem das mansões

- Correio: Mais empregos no DF

- Veja: A tragédia do AF 447 – Os mortos falam

- Época: Deus é pop

- IstoÉ: Como lidar com as crises de idade

- IstoÉ Dinheiro: Abílio comanda o Ponto

- CartaCapital: A viúva, Jango e a súbita morte

- Exame: O que vamos ganhar com o juro baixo

MORRE O RADIALISTA RAUL BRUNINI.

Morreu neste sábado (13), no Rio de Janeiro, aos 90 anos, o radialista e ex-deputado Raul Brunini. O jornalista lutava contra um câncer e teve falência múltipla dos órgãos.


Raul Brunini Filho nasceu em Rio Claro, no interior de São Paulo, em 1919. Brunini fez carreira como locutor e repórter no rádio e entrou para a política, conseguindo seus primerios mandatos pela antiga União Democrática Nacional (UDN).

O radialista foi deputado estadual e federal, além de secretário de Estado no governo Carlos Lacerda. Já como integrante do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi cassado pelo regime militar. Com a redemocratização não voltou a vida pública.


O corpo de Raul Brunini será velado neste domingo (14), no Cemitério São João Batista, Zona Sul do Rio de Janeiro. A pedido do próprio jornalista, o corpo será cremado.