sábado, 19 de abril de 2008

BLOGS IMPARCIAIS.

O ex-secretário de comunicação da Prefeitura de Campos, Roberto Barbosa, disse em seu blog, que muitos blogueiros não estão sendo responsáveis em suas postagens. Ele diz que a sociedade sabe bem separar o joio do trigo. Infelizmente o senhor Roberto não apresentou os blogs que supostamente não estariam sendo responsáveis, logo colocou todos dentro do mesmo 'pacote'.
Tenho certeza que blogs como o de Roberto Moraes, Fábio Siqueira e Ricardo André não são irresponsáveis. Primam pela ética ao divulgar os acontecimentos de nossa cidade, mesmo que as opiniões não agrade a todos.
Diante disso, seria bom que o senhor Roberto, que possui um blog muito prestigiado, informasse com mais clareza os blogs aos quais se refere, para que os que prestam relevantes serviços à sociedade não sejam desqualificados injustamente.
Postado por Cláudio Andrade.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR.

A Polícia Federal, ao tomar ciência do possível retorno de Mocaiber, foi ao Centro Administrativo e recolheu outra leva de documentos. A ação foi justificada pelo receio de que ao retornar alguém, supostamente a pedido de Mocaiber pudesse extraviar documentos. Entretanto, o Monitor Campista de hoje publicou exonerações e posses dos antigos secretários municipais.
Ora! enquanto a Polícia Federal agia para preservar supostas provas, alguns, dentro da própria Prefeitura, sem serem importunados preparavam o Diário Oficial do dia de hoje. Estranho demais não acham?
Postado por Cláudio Andrade.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

EXPLICANDO AS LIMINARES.

A primeira ação é referente ao mau uso do dinheiro público e à contratação ilegal de funcionários terceirizados, que motivou a realização da “Operação Telhado de Vidro”.
A demanda acabou resultando no afastamento do prefeito Alexandre Mocaiber e na prisão de 14 pessoas, entre elas, empresários e alguns agentes públicos. A liminar obtida no STJ, que garantia o retorno de Mocaiber, diz respeito a essa ação. No entanto, o que se ventila é que o juiz da 1ª Vara Federal de Campos, Fabrício Soares, acatou hoje o pedido do Ministério Público Federal, que requeria o afastamento definitivo de Alexandre Mocaiber sob a acusação de improbidade administrativa. Trata-se de uma outra ação e de uma decisão (definitiva) da Justiça Federal em Campos.
OPINIÃO DO BLOG
A explicação acima pode ser livremente contestada. O que estou tentando é ser o mais imparcial possível, contudo nesse momento de insegurança podemos errar. Qualquer informação que vise atualizar o blog ou mesmo retificar as afirmações acima descritas deve ser enviadas ao e-mail do blog e obviamente serão publicadas.

PAI E MADRASTA INDICIADOS.

Alexandre Nardoni e sua exposta Ana Carolina Jatobá serão indiciados pela morte de Isabella. Os dois prestaram depoimentos onde a polícia tenta confrontar os laudos periciais com os interrogatórios. Não sabemos se o indiciamento culminará com uma condenação. Sinceramente eu torcia demais pelo surgimento de uma terceira pessoa. Tenho um casal de filhos e fico imaginando quanto inocência varrida do mapa sem explicação. Um pai! Meu Deus! Um pai.
Postado por Cláudio Andrade.

BLOG ACERTA DE NOVO.

Foi postado no blog há uma semana que havia 90% de chances de Mocaiber retornar a prefeitura. As informações foram colocadas baseadas na entrevista do Procurador da Câmara, João Paulo ao Programa Direito de Saber Direito, na Unitv canal 15, da Via cabo TV.
Apesar da intranquilidade administrativa e das inúmeras notícias desencontradas, mais um ponto de credibilidade ao blog que foi contestado fortemente por ter postado a informação de retorno.
Postado por Cláudio Andrade.

CÂMARA DOS VEREADORES EM CHAMAS.

Assalto a estudantes, pirotecnia da Polícia Federal, homens armados em carros em alta velocidade, ex e atuais secretários em posição de embate, curiosos, imprensa e a recondução do prefeito ao cargo foram os destaques da casa do povo agora à tarde.
A cidade parou para acompanhar as nuances dessa novela em que se tornou a administração pública de Campos dos Goytacazes. Comentários vindos da Justiça Eleitoral afirmam que há outra decisão dada que pode novamente mudar rumos.
Postado por Cláudio Andrade.

STJ CONCEDE LIMINAR DE RETORNO A MOCAIBER

O Superior Tribunal de Justiça concedeu liminar ao prefeito afastado Alexandre Mocaiber. Segundo informações extraídas do blog do Roberto Barbosa(ex-secretário de comunicação), a Câmara de Vereadores deve se reunir em poucas horas. As informações ainda são transmitidas no calor do momento. Importante mantermos a calma pois cidade passa por uma insegurança administrativa jamais vista.
Postado por Cláudio Andrade.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

STJ PROÍBE AUMENTO PARA OS IDOSOS.

O Superior Tribunal de Justiça vetou reajuste de mensalidade de idosa e abre precedente para que milhões de usuários possam requerer amparo similar.Importante destacar que a decisão vale para qualquer idoso, independentemente se o mesmo tivesse ou não 60 anos na data do advento do Estatuto do Idoso.
Pela decisão do STJ, os planos de saúde, mesmo os assinados antes de 2004, não podem aumentar o valor das mensalidades depois que o usuário completar 60 anos, sob risco de sofrerem processos. O entendimento contraria o que prevê a ANS: pelas regras de reajuste da agência, somente os planos contratados depois de 2004 têm essa limitação.
OPINIÃO DO BLOG.
Trata-se de uma decisão que valoriza o idoso/consumidor que vive em um país onde a saúde pública se encontra em frangalhos. Onde a exorbitante carga tributária cobrada não é capaz de oferecer-lhe um atendimento público de saúde com qualidade.
Diante disso ter um respaldo do STJ para não sucumbir as artimanhas dos Planos de Saúde é sinal de que o Princípio da Igualdade e da Razoabilidade ainda existem.
Postado por Cláudio Andrade.

ADVOGADOS PEDIRÃO A LIBERDADE DO JORNALISTA.

Os advogados da Rede Record de televisão entrarão nesta sexta-feira com pedido de relaxamento de prisão do repórter Roberto Cabrinni ou a concessão da liberdade provisória. O jornalista se encontra preso 100º distrito destinado a presos com terceiro grau.
Postado por Cláudio Andrade.

A REVOLTA DOS CHICOS

Meu Deus! Nunca recebi tantos e-mails! Uns de felicitações; outros, de ‘esculhambação’(foi a maioria, diga-se de passagem). Descobri que existem pessoas que odeiam Clara Nunes, Cartola, Caetano, dentre outros. Pelo menos, cheguei à conclusão de que esses nomes da música não são as unanimidades alardeadas pela mídia, incluindo o ex-marido de Marieta Severo.
Vou atentar-me aos incrédulos que, irados comigo, ainda buscam uma justificativa para o meu desdém com Chico Buarque. Uma amiga professora acusou-me de ser adorador de funk, como se isso fosse pecado!! Não sou, mas se fosse? Outro nobre acadêmico acusou-me de ser desinformado e indagou-me da seguinte forma: “Você já leu a obra dele?” Tem política também, sabia? Nesse momento, pensei: já pensou se tivéssemos que ler toda a Bíblia para crer em Deus?
Um professor me disse: “nem tudo que achamos devemos explicitar”. Essa foi, na minha modesta opinião, a mais grave crítica. Graças a Deus podemos nos expressar. Graças à liberdade de expressão fui tão criticado. Isso é Liberdade! Deixarmos de nos expressar somente por sermos polêmicos é sinal de fraqueza. Sentimento esse nutrido por aqueles que desejam nos ver calados.
Os e-mails variaram entre a crítica construtiva e as ofensas mais baixas. Chamaram-me de pobre (que não é ofensa), de analfabeto (subjetivo), incompetente (relativo) e frustrado (isso eu não sou); apenas odeio o Chico. Muitos me agradeceram por eu expor uma opinião polêmica e, conseqüentemente, ter saciado o desejo de tantos que comungam com a minha opinião.
Um jornalista de Lisboa, por e-mail, felicitou-me, pois, em Portugal, aturam determinados artistas pela sua fama de intocável. Em seu país, a mídia não oferece espaço para contrapontos tão divergentes.
Esgoto o tema neste artigo. Mas gostei de saber que fugir do trivial faz as pessoas pensarem ou, muitas vezes, trazer à tona todos os seus mais profundos sentimentos. Raiva, indignação, ódio e descrença. Podem ‘soltar os bichos’, mas eu realmente não gosto do Chico. (risos).
Postado por Cláudio Andrade

quarta-feira, 16 de abril de 2008

VIRGÍLIO E A PELÚCIO.

Foi divulgado pela mídia que o suplente de vereador Jorge Virgílio é contratado da Fundação Pelúcio. Ele discute na justiça a legalidade do mandato de vereador exercido pelo Dr. Edson Batista. A questão versa sobre infidelidade partidária. Entretanto, o fato de Virgílio ser contratado da Pelúcio não o desqualifica, pois existe uma gama enorme de campistas que são contratados e cumprem com as suas obrigações. Rotulá-los por serem contratados é desrespeitoso. A administração Pública municipal passa por problemas graves, mas nem todos pactuam com as ilegalidades levantadas, logo ser funcionário municipal concursado ou contratado é sim, motivo de orgulho.

Obs: Não conheço Virgílio nem estou aqui defedendo seus interesses. Trata-se apenas de minha livre opinião.

Postado por Cláudio Andrade.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROPÕE AÇÃO EM CAMPOS.

A Ação proposta pelo MPF alcança as seguintes pessoas:

1 - Alexandre Marcos Mocaiber Cardoso
2- Alex Pereira Campos
3 - Francisco de Assis Pereira (sic) [Rodrigues]
4 - Luciana Leite Garcia Portinho
5 – Ricardo Luiz Paranhos de Macedo Pimentel
6 – Mariana de Aratanha Pimentel
7 – Antônio Geraldo Fonseca Seves
8 – Marco Antônio França Faria
9 – José Renato Muniz Guimarães
10 – Fábio Lucas Fonseca Seves
11 – Stephan Jakimow Nunes
12 – Kelly Cristini Domakoski

PAGAMENTO DOS C0NTRATADOS LIBERADO.

Os contratados das empresas Facility e Pelúcio recebem hoje em suas respectivas contas. O pagamento ocorre após o polêmico recadastramento ocorrido posteriormente ao afastamento do Prefeito Mocaiber, que teve como intuito a descoberta de "fantasmas".
Postado por Cláudio Andrade.

terça-feira, 15 de abril de 2008

GUERRA DE COLUNAS.

Dentre as diversas disputas que existem em nossa cidade, uma vem causando tristeza. Dois colunistas de renome estão utilizando seus espaços na mídia para resolverem questões pessoais. O maior problema é que a linguagem utilizada é a pior possível. São acusações mútuas que agridem indiretamente os munícipes que utilizam suas informações para formarem suas próprias convicções.
Postado por Cláudio Andrade

MORRE A ATRIZ RENATA FRONZI.

A atriz morreu no começo da tarde desta terça-feira (dia 15) de falência múltipla dos órgãos aos 82 nos de idade. O corpo da atriz será cremado nesta quarta-feira, às 13 h 30, no Cemitério do Caju, Zona Norte do Rio.
Postado por Cláudio Andrade.

REPÓRTER ROBERTO CABRINI É PRESO.

O jornalista da Rede Record foi detido na noite desta terça-feira segundo o site de notícias G1. Segundo a direção da Record, o jornalista foi detido pela Polícia Civil para averiguação quando realizava uma reportagem investigativa.

Segundo a Frota (polícia de São Paulo) foram encontrados 10 papelotes de cocaína com a pessoa que estava com o jornalista.

Postado por Cláudio Andrade.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

UNIÃO GAY DE IMIGRANTES.

O Governo Federal apresentou projeto para reformulação do Estatuto do Estrangeiro garantindo ao companheiro do imigrante, sem distinção de sexo, os mesmos direitos, quanto ao visto temporário ou permanente, que a legislação atual só prevê para os cônjuges. Em caso de aprovação, terão direito os homossexuais.

A IMPRENSA APELATIVA.

O caso Isabella levanta uma questão importante. Sabemos que a mídia deve fezer o seu papel e informar o máximo possível. No caso em questão niguém conseguiu ficar alheio aos fatos. Entretanto, a mídia vem disponibilizando fotos e imagens da menina em momentos íntimos com os pais, na escola e junto aos demais entes da família. Usam essa forma apelativa para atingir nosso emocional, numa tática vil de angariar índices melhores de audiência.
Os fatos por si só já são dramáticos demais, logo é importante a razoabilidade midiática para que não se torne mais tortuoso o que já se configura.

O PREÇO DA ÉTICA RADIOFÔNICA.

De tanto apanhar dele e de sua equipe, ela enviou alguém para convencê-lo a parar. Ele aproveitou a situação dela e não perdeu tempo. Pediu 350 mil "cebolas" para falar bem. Zízimo me disse que é praxe do senhor radiofônico esse tipo de chantagem. Quem o ouvi pensa tratar-se de um homem do povo e para o povo.
Postado por Cláudio Andrade.

domingo, 13 de abril de 2008

"INFIÉIS" CANDIDATOS.

Entre os prefeitos das capitais brasileiras que podem concorrer à reeleição neste ano, cinco trocaram de legenda após o último pleito, segundo levantamento do G1. Três deles acabaram migrando para o PMDB, partido que havia vencido em apenas duas capitais em 2004. Os governantes municipais que trocaram de legenda e podem tentar um novo mandato são Dário Berger (Florianópolis), José Fogaça (Porto Alegre), Iradilson Sampaio (Boa Vista), João Henrique Carneiro (Salvador) e Cícero Almeida (Maceió). Berger, eleito pelo PSDB, migrou para o PMDB. Este último partido também angariou outros dois prefeitos – Fogaça, que estava no PPS, e Carneiro, que se elegeu pelo PDT. Sampaio trocou o PPS pelo PSB, e Almeida migrou do PDT para o PTB e, depois, foi para o PP.

O presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), disse acreditar que os três prefeitos que migraram para o partido devem se candidatar à reeleição. "Vão concorrer, sem dúvida alguma", afirmou Temer ao G1, destacando ainda que "a tendência é eles serem recolocados".

Temer espera que a legenda consiga nas eleições municipais deste ano pelo menos o mesmo número de capitais que tem atualmente. "Esperamos fazer pelos menos cinco prefeitos nas capitais. Se nós tivermos este desempenho nas capitais, será excelente", disse.
Para Roberto Freire, presidente do PPS, partido que perdeu os dois prefeitos eleitos em capitais em 2004, “há uma tendência muito grande no Brasil de adesismo”. Segundo ele, “tanto o estado quanto o município são muito dependentes de verbas federais”. “Há uma centralização no Brasil tão grande, que provoca objetivamente esse processo de troca partidária, sempre aderindo ao governo”, disse Freire ao G1. “Há uma grande pressão que governos exercem sobre prefeitos, deputados e vereadores.” No caso do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, Freire diz que houve ingratidão com o PPS. “Uma parcela da alta rejeição a Fogaça tem a ver com o tratamento desrespeitoso que ele teve com o partido”, afirmou o presidente do PPS. Freire, porém, diz acreditar que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que define que os eleitos pelo sistema majoritário -senadores, prefeitos e governadores - estão sujeitos a perda do mandato em caso de troca de partido, deve frear o troca-troca. “Mesmo que você tenha esta atuação, com a falta de recursos em que o prefeito vive um pouco pendurado no governo federal ou no governo estadual, vai haver, pelo menos, da parte do mandatário um pouco mais de cuidado”, destacou.

26 capitais
Em 2004, o PT venceu em nove capitais brasileiras - Vitória, Porto Velho, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife, Aracaju, Rio Branco, Macapá e Palmas. O PSDB ganhou em cinco - Curitiba, Cuiabá, São Paulo, Florianópolis e Teresina. O PDT obteve três vitórias - Salvador, São Luís e Maceió, mesmo número do PSB (João Pessoa, Natal e Manaus).
PMDB (Goiânia e Campo Grande) e PPS (Porto Alegre e Boa Vista) venceram em duas. O DEM ganhou no Rio e o PTB, em Belém.
Atualmente, no entanto, o panorama é bastante diferente devido às trocas partidárias. Além disso, alguns vices assumiram o cargo após a renúncia do titular, casos de São Paulo, Boa Vista e João Pessoa. O PT governa oito capitais, contra cinco do PMDB e quatro do PSB. o PSDB soma três e o DEM, duas. PP, PDT, PTB e PC do B têm o prefeito de uma capital cada um.
Postado por Cláudio Andrade.

PRAZOS ELEITORAIS EXPIRANDO.

Eleitor tem um mês para requerer título ou mudar domicílio
Propaganda eleitoral estará liberada a partir de 6 de julho.Propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV começa em 19 de agosto.
O eleitor tem até 7 de maio para requerer a inscrição eleitoral, a transferência de domicílio ou alterações em seu título eleitoral para participar das eleições municipais de 2008, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em relação à última eleição municipal, em 2004, estatísticas do TSE demonstram que a maioria dos eleitores deixou para os últimos dias a solicitação da inscrição eleitoral.
Em 2004, quase 2 milhões de eleitores solicitaram o título no mês de maio. Naquele ano, a data limite para a solicitação era 5 de maio. Segundo a assessoria do TSE, a evolução do eleitorado é contabilizada pelo tribunal no mês seguinte. O tribunal não contabiliza os pedidos de transferência de domicílio.
Em junho de 2004, que traz a evolução do eleitorado em maio, havia 121.391.630 eleitores no Brasil, crescimento de 1,64% em relação a maio (dados de abril), que apresentava 119.428.362 votantes - aumento de 1,96 milhão de eleitores.
A evolução do eleitorado em maio de 2004 é significativa se comparada à de meses anteriores. Entre janeiro a abril, por exemplo, o crescimento no número de eleitores no país foi de 1,6%, passando de 117.547.254 para 119.428.362.
Segundo a chefe da 1ª Zona Eleitoral da cidade de São Paulo, Sônia Pacheco, "é comum o eleitor deixar para os últimos dias para requerer a inscrição eleitoral ou a transferência de domicílio". "Quem deixa para o prazo final, acaba encontrando filas", destaca ela.
Na capital paulista, segundo ela, o número de eleitores que procura os cartórios eleitorais cresce 250% nos últimos dias e supera os 500% no último. "Você sai de um número de 80 eleitores para mais de 500 no último dia. Mas alguns cartórios ultrapassam esse número."

Propaganda eleitoral
Segundo o TSE, a propaganda eleitoral está liberada a partir de 6 de julho. Os candidatos poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de som fixa, das 8h às 24h. Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa no dia 19 de agosto.

O prazo limite, de acordo com o calendário do TSE, para os partidos políticos e coligações apresentarem no cartório eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador se encerra às 19h do dia 5 de julho.

Agentes públicos
A partir de 5 de julho, são vedados aos candidatos que buscam a reeleição aos cargos de prefeito e de vice-prefeito participar de inaugurações de obras públicas e fazer pronunciamento fora do horário eleitoral gratuito em cadeia de rádio e de televisão.

Também são vedados aos agentes públicos nomear, contratar ou demitir sem justa causa; nomear aprovados em concursos homologados até 5 de julho de 2008; e realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios, e dos estados aos municípios.
Postado por Cláudio Andrade.