quinta-feira, 14 de julho de 2016

Cláudio Andrade explica porque Rosinha não cumpre a lei de acesso à informação.

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara


Fruto da união improvável de setores do PT e de partidos como o PSDB e o DEM contra a influência de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Rodrigo Maia (DEM-RJ), 46, foi eleito na madrugada desta quinta (14) para a presidência da Câmara dos Deputados, superando um impasse político que se arrastava havia dois meses.

O resultado representa uma grande derrota de Cunha, que renunciou ao cargo na semana passada, dois meses após seu afastamento do cargo pelo Supremo Tribunal Federal. Após o resultado, houve, inclusive, gritos de "fora, Cunha" no plenário.

Maia assume um mandato-tampão de menos de sete meses, até 1º de fevereiro do ano que vem, sem direito à reeleição.

"Sem a esquerda não venceria essas eleições", disse o novo presidente, que venceu a disputa no segundo turno com 285 votos contra 170 do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), confirmando a tendência de polarização que se desenhou no início da campanha.

Folha de São Paulo.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

PDT, PSDC e PSB deverão caminhar juntos na majoritária em Campos


O blog foi informado de que as articulações para as eleições majoritárias estão chegando aos seus respectivos desfechos.

Tudo indica que o PDT de Caio Vianna, o PSDC do deputado estadual João Peixoto e o PSB do vereador Gil Vianna deverão anunciar em suas respectivas convenções uma aliança para disputarem a cadeira máxima do executivo de Campos dos Goytacazes.

Não restam dúvidas de que somente após o fechamento das atas convencionais das respectivas siglas é que as especulações se concretizarão. Contudo, na bolsa de apostas, essa tríplice aliança é dada como certa.

Dia 23 de junho o PDT fará a sua convenção, seguido pelo PSDC, no domingo 24 e o PSB, ainda indefinido, deverá concretizar a sua convenção, ainda dentro do mês de julho.

Cláudio Andrade questiona: Rosinha quer processar a mídia?

terça-feira, 12 de julho de 2016

Campos sem Photoshop


O modelo campista de políticas públicas se esgotou com práticas populistas, excesso de gastos inexplicáveis numa economia que cria poucos empregos de qualidade na atividade produtiva industrial. Nos últimos oito anos, o poder público local movimentoumais de 20 bilhões de reais, incluindo três empréstimos, em apena dois anos.

As três operações totalizam mais de R$ 1,0 bilhão. Segundo a OMPETRO, os juros das operações remanescentes com a Caixa Econômica Federal são de 19% ao ano. Assim, o valor final de dívida chega a um montante assustador: R$ 1,8 bilhão, a serem amortizados em dez anos, com recursos da indenização da produção futura do petróleo. Como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estima, para 2017, um orçamento de 1,6 bilhão de reais, o cobertor vai ficar muito curto para o próximo gestor da cidade.

A cidade vive o drama de uma família endividada no "cheque especial". No sufoco.

Como o poder público local responde por 1/3 da demanda do comércio local, a recessão tende a ser ainda maior do que a que sentimos hoje na economia campista. O ajuste pode ser brutal e uma atmosfera de “quarta-feira de cinzas”deve vigorar em 2017.

Nesse quadro de perplexidades, o novo titular vai ter que realizar uma auditoria de todos os atos do governo anterior nos últimos doze meses.Desmontar a “caixa preta”.

Contabilizar as dívidas financeiras e operacionais. Entender a rigidez das despesas prioritárias e inflexíveis. E avaliar os espaços a curto e médio prazo para entrarem em vigor as prioridades do novo governo, pactuadas com a população.

Somente assim poderemos ver iniciadas as ações básicas do novo governo –especialmente nos investimentos em obras.Nesse contexto, a ordem será dialogar com as forças vivas da sociedade,cortar custos e gastar com mais critério e transparência.

Ranulfo Vidigal – economista, analista político e mestre em políticas públicas pela UFRJ.

Rosinha prorroga decreto da quebradeira

clique para ampliar

Cláudio Andrade comenta sobre a falência da saúde em Campos

segunda-feira, 11 de julho de 2016

As 'mulheres de aço' das eleições em Campos dos Goytacazes



Não tenho a pretensão de estar atualizado a ponto de ter a certeza de que quando este artigo estiver no ar, as articulações políticas em Campos estarão da mesma forma de quando comecei a esboçar este texto.

Em nosso município, ao que me parece estão formadas a maioria das chapas majoritárias que disputarão a sucessão de Rosinha.

Ao que a grande parte dos analistas ainda não se atentou é que por detrás das mais significativas candidaturas, há mulheres nos bastidores.

Caio Vianna vem crescendo nas pesquisas internas e a sua mãe, Ilsan Vianna, é uma de suas maiores articuladoras.

O jovem vereador Rafael Diniz também possui um cabo eleitoral fortíssimo: a sua mãe Beatriz Diniz, que possui penetração em todas as camadas sociais.

Dr. Chicão, ex-secretário de saúde e praticamente descartado do pleito de outubro, possui a sua irmã e ex-deputada federal Alcione Athayde como articuladora e estrategista.

Arnaldo Vianna, em que pesem todos os obstáculos de ordem judicial e administrativa que enfrenta, também tem seu amuleto: a senhora Edilene, sua atual companheira.

Fato é que todas essas mulheres estão diretamente atuando nos bastidores da política goitacá às vésperas das convenções partidárias. Fato relevante para os seus respectivos pré-candidatos.

O poeta Carlos Drummond de Andrade já dizia que os homens distinguem-se pelo que fazem; as mulheres, pelo que levam os homens a fazer. Nesse contexto, não restam dúvidas que todas estão lutando para que tudo corra bem para o postulante dos seus sonhos.

Neste contexto, estamos nos referindo a duas mães, uma irmã e uma companheira. Mulheres respeitáveis e ativas no cenário político.

A próxima disputa pela cadeira do executivo municipal não terá nenhuma mulher na linha de frente.

Porém, na ‘coxia do teatro político’ campista, as quatro senhoras citadas acima já estão influenciando, cada qual com as suas respectivas habilidades, nos lances desse complexo xadrez eleitoral.

Em que pese o caráter de coadjuvantes, elas já merecem o prêmio de incentivadoras natas e determinadas.

Parabéns para elas.

Vamos aguardar o espetáculo...