sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Para moralizar é preciso ter moral


A administração do Prefeito Rafael Diniz completou um mês. Para muitos, nada foi feito. Porém, para alguém, como eu, que está tendo a oportunidade de acompanhar às questões internas de forma concreta: o governo avançou.

As aparições do prefeito nas diversas mídias no dia de ontem foi acertada pois foi possível pontuar situações que estavam sendo ventiladas de forma açodada e com um tempero de irritação e intranquilidade.

O marco de toda a peregrinação de Rafael pelos setores de mídia foi deixar claro onde seu governo iniciou. Esse marco é necessário para que o legado, – inegável e que precisa ser enfrentado com soluções- não fosse incorporado ao novo governo.

A ruptura inicial foi social quando a população eleitoral lhe concedeu mais de cento e cinqüenta mil votos. Agora iniciou o cisma com o ‘rosismo’ para deixar claro a população que a nascente de um novo rio é imprescindível.

Na qualidade de vereador estou me preparando para receber as demandas do executivo e tratá-las, com meus pares, de forma responsável, sempre tendo em mente que há que se ter muita coerência quando se analisa demandas governamentais. Motivo: os reflexos sociais dos atos são importantes, pois podem ser vida ou morte política.

Dentro desse contexto, nada melhor do que poder moralizar tendo moral. Nenhuma ação realizada pelo Prefeito Rafael e chancelada pela Câmara dos Vereadores criará agenda positiva senão vier acompanhada do exercício irrestrito e irrevogável da moral.

A sociedade criou um cemitério público e nele está abrindo covas para enterrar todos aqueles que praticam a má política. O velório desses homens públicos está sendo celebrado com pompas e isso é sinal de que ou o agente público se recria ou o ostracismo será o seu recanto eterno.

O escritor brasileiro Machado de Assis (1839/1908) já dizia que a moral é uma, os pecados são diferentes.

Pensem nisso.

Cláudio Andrade

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde



Secretaria Municipal de Saúde

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais: CONVOCA os Senhores Conselheiros para a Reunião Extraordinária do C.M.S. a realizar-se no dia 07 de fevereiro de 2017, às 20h, no Auditório do CMS, Localizado à Rua Voluntário da Pátria, n.º 875 - Fundos - Centro, com a finalidade de tomar conhecimento, discutir e decidir na reunião do C.M.S. os seguintes assuntos em pauta:

1 - Eleição da Mesa Diretora e Comissão de ética do CMS.

Drª. Fabiana de Mello Catalani Rosa

Presidente do C. M. S.
João Acácio Filho

Presidente
Comissão Especial para Decidir o Novo Formato da Secretaria Executiva do C.M.S.
Id: 2010185

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Leite Especial: Vereador Cláudio Andrade faz solicitação ao departamento de nutrição


Atendendo solicitações dos pais que necessitam do leite especial para suas crianças, o vereador Cláudio Andrade, encaminhou nesta última terça-feira, 31, um ofício ao setor de Nutrição da Secretaria de Saúde com pedido de informação sobre o fornecimento do alimento realizado pela prefeitura.

Obs: O Prefeito Rafael Diniz noticiou na InterTv que já está tomando as medidas necessárias para que o serviço seja mantido de forma eficaz.  

Equoterapia prestes a retornar em Campos

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Início do ano letivo da rede municipal de ensino será no dia 13


O começo do ano letivo da rede municipal de ensino será adiado em uma semana. Programado para segunda-feira (06), o início do calendário de 2017 será feito no dia 13. De acordo com o secretário municipal de Educação, Brand Arenari, a falta de uma transição correta e madura da gestão passada causou problemas no planejamento da pasta. A mudança foi tomada em comum acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe).

— Mesmo com o cenário negativo, fizemos um grande esforço para que o início do ano letivo não sofresse alterações. Porém, sem as informações necessárias que não foram passadas na transição, criou-se uma série de questões, entres eles o abandono de algumas unidades e a ausência de um sistema eficaz na secretaria. Temos que organizar diversos setores que se encontravam extremamente precarizados como transporte, infraestrutura e merenda. Chegamos a essa decisão ouvindo a categoria, e o Sepe concordou com a medida para o bem de alunos e professores — disse Brand.

Ao confirmar a mudança, o secretário de educação garante que o adiamento não vai causar danos ao calendário de 2017. “Tivemos menos de um mês para fazer todo o planejamento e esse foi o melhor caminho para atender toda a categoria. Além disso, não haverá consequências negativas para o decorrer do ano”, completa o responsável pela educação.

Por: Redação - Foto: Antônio Cruz -

Vereador Cláudio Andrade solicita posto do Detran em Goytacazes.



O vereador Cláudio Andrade requereu ao deputado estadual João Peixoto (PSDC) a implantação de um posto de vistoria do Detran no distrito de Goytacazes. Hoje, o município conta com dois postos, localizados no centro da cidade e no bairro do Caju. 

Um posto de vistoria na baixada já é uma reivindicação antiga e que atenderia a região que tem um fluxo intenso de caminhoneiros e cerâmicas. Além de também beneficiar outros municípios vizinhos como São João da Barra e Quissamã que não contam com o atendimento do Detran.

Só no posto do bairro do Caju, são realizados cerca de 300 atendimentos diários. Um posto na baixada desafogaria esse contingente e garantiria um atendimento de melhor qualidade aos motoristas.

Postado pela assessoria!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Saúde inicia vacinação contra febre amarela em Santo Eduardo


Teve início nesta segunda-feira (30), no distrito de Santo Eduardo, a primeira etapa de vacinação contra a febre amarela em localidades que fazem divisa com áreas de risco. A previsão é de que a vacinação aconteça até sexta-feira (3), sempre das 9h às 15h, em frente ao UPH.

De acordo com a enfermeira responsável pela rede de frio da secretaria de Saúde, Sílvia Reis, outras seis técnicas em enfermagem compõem a equipe de vacinação no distrito. Foram disponibilizadas 600 doses para o primeiro dia de imunizações. Segundo ela, o processo seguirá as determinações da secretaria de Saúde do Estado (SES), onde somente as pessoas com idade entre nove meses a 60 anos serão imunizadas.

— A quantidade de doses da vacina foi estipulada de acordo com o número total de habitantes do distrito. A população pode ficar tranquila que todos que tenham a faixa etária estipulada serão imunizados. Basta trazer o documento de identidade e um comprovante de residência. Na semana que vem estaremos no distrito de Santa Maria — ressaltou.

A dona de casa Gisele Ribeiro, 19 anos e a filha Maria Letícia Ribeiro, três anos, foram as primeiras a receber as doses da vacina nesta segunda-feira (30).

— Agora estou mais tranquila porque sei que fiz a minha parte. Estava muito preocupada, principalmente pela minha filha. A saúde dela vem sempre em primeiro lugar. Já chamei todos os meus conhecidos para trazer seus filhos também. Muitas pessoas têm medo de reações após tomarem a vacina, mas eu tenho mais medo é de que eu e minha filha fiquemos doentes — conta Gisele.

A prioridade de vacinação é para as pessoas que residam na divisa dos estados de risco e para quem comprovar viagem para essas áreas. Não podem receber a dose pessoas com câncer, HIV positivo, que têm alergia a proteína do ovo e a gelatina, que façam uso frequente de medicamentos como corticoide, gestantes e lactantes.

Por: Daniela Nascimento - Foto: Rodrigo Silveira - 30/01/2017 14:24:21

Prefeito Rafael participa de reunião sobre combate à criminalidade


O prefeito Rafael Diniz, acompanhado do procurador-geral do município José Paes Neto, participou na tarde desta segunda-feira (30), na sede do Ministério Público Estadual (MPE), de reunião para tratar de questões de combate à criminalidade em Campos. A reunião foi proposta pela promotora da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal, Renata Felisberto, e contou ainda com a participação de autoridades das polícias Civil e Militar.

— Precisamos nos unir para resolver essa questão e Campos não vai se ausentar do debate sobre segurança pública. Precisamos atuar juntos e não iremos fugir à responsabilidade — enfatizou Rafael.

Durante o encontro foi colocada a necessidade da criação de um Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para coibir prática de crimes levando em consideração resultados já obtidos em outros municípios como Volta Redonda, no Sul Fluminense, que conta com o sistema desde o ano de 2010.

Após a reunião, ficou decidido que no dia 7 de março, deste ano, haverá uma palestra ministrada pelo coronel PM Ibiapina sobre a implementação do Ciosp para empresários, prefeitos da região, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e representantes de entidades.

Por: Anna Luiza Paixão - Foto: Rafael Peixoto -

Rosinha alugava salas no Rio e escondia do povo necessitado



A surpreendente revelação feita por esta Coluna, quanto ao aluguel pago por Rosinha à Empresa Queimado Empreendimentos Agrícolas LTDA, no valor de R$ 18.105.52 mensais, para funcionamento da Secretaria de Obras do nosso município - gerando um gasto anual de R$ 217.266.24 - trouxe o tema aluguel novamente à tona.

Os dados que apresento a seguir ultrapassam os limites territoriais de nosso município e chegam à capital do Estado do Rio de Janeiro onde Rosinha já exerceu o cargo de governadora.

Caros leitores, pasmem! Na conhecida cidade maravilhosa, a Prefeitura de Campos, na pessoa de sua prefeita, celebrou um contrato de aluguel com a Empresa Merkator Administração Empreendimentos Imobiliários, situada na Avenida Almirante Barroso, 63, An 4 Sl 407, Centro, Rio De Janeiro, RJ, 20031-003.

Trata-se da locação de salas e de garagem; tudo com dinheiro público oriundo do pagamento de nossos tributos. Repita-se: de nossos tributos!

O contrato de locação é o de nº 20150040001137, em que Rosinha pagou por mês a quantia de R$ 7.865.28 (sete mil, oitocentos e sessenta e cinco reais e vinte e oito centavos).

Partindo do princípio de que os contratos de locação são, em sua maioria, de doze meses, pode-se concluir que Rosinha gastou por ano com o aluguel das salas a quantia de R$ 94.383.36 (noventa e quatro mil, trezentos e oitenta e três reais e trinta e seis centavos), o que é de assustar qualquer cidadão contribuinte.

Caso esse contrato de aluguel de salas no Rio de Janeiro estivesse em vigor desde a sua posse como prefeita, em 2008, somando-se os seis anos de governo, chega-se à quantia de R$ 660.683.51 (seiscentos e sessenta mil, seiscentos e oitenta e três reais e cinquenta um centavos), ou seja: mais de meio milhão de reais que saíram de nosso município para engordar as contas de mais uma empresa forasteira, sem contarmos as correções.

Além disso, Rosinha também gastou com aluguel de garagem na capital do Estado do Rio de Janeiro. A mesma empresa, Merkator Administração Empreendimentos Imobiliários, possui o contrato de locação de garagem (nº 2014.004.0077602) com a Prefeitura de Campos, no valor mensal de R$ 1.009.80 (mil e nove reais e oitenta centavos), conforme ordem bancária exemplificativa de nº OB 2014 OB 24515, apresentada na relação de despesas da Prefeitura, correspondente ao dia 23/12/2014.

Esse contrato de aluguel de garagem estava em vigor e gerava uma despesa anual ao nosso município de R$ 12.117.60 (doze mil, cento e dezessete reais e sessenta centavos).

Caso esse contrato de aluguel de garagem no Rio de Janeiro estivesse em vigor desde a posse de Rosinha como prefeita, em 2008, chega-se à quantia de R$ 84.832.20 (oitenta e quatro mil, oitocentos e trinta e dois reais e vinte centavos).

Partindo desses valores, fica a seguinte pergunta: quantos chefes de família com salários de até mil reais poderiam estar trabalhando nas firmas prestadoras de serviço se a prefeita Rosinha não se desse a esse luxo cruel na capital do estado?

De maravilhosa nossa cidade não tem nada, não é prefeita?

Se hoje falta dinheiro, com a palavra aquela que gastou sem critério, Rosinha Garotinho.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Abrindo os olhos dos campistas


O escritor Russo Amadeus Hoffmann (1776/1822) já dizia que a humanidade é propensa a construir um toldo que a impeça de olhar para o céu.

O município de Campos dos Goytacazes está vivendo uma nova etapa de sua história. A nova gestão chega para tentar reconstruir uma cidade apequenada, destruída física e orçamentariamente falando.

A crise nacional e estadual laborativa chegou a Campos e isso é também responsabilidade dos gestores municipais que durante anos promoveram ações de cunho privado em detrimento à coletividade.

A Secretaria de Trabalho e Renda é um exemplo claro disso. Durante a gestão de Rosinha muito pouco foi feito para que os jovens e os inseridos em programas sociais pudessem ingressar no mercado de trabalho.

Esse desleixo fez com que a violência fosse um dos fatores predominantes, aliado é claro, ao consumo de entorpecentes e a briga entre facções.

O escritor Voltaire (1964/1778) já dizia que todos os homens são iguais. Não é o nascimento, mas sim a virtude, que os diferencia.

Na atual conjuntura não podemos avaliar de forma profunda a nova gestão. O legado deixado pela ex-governadora se aproxima de ‘restos mortais’ tamanha depreciação dos prédios públicos, como o da Secretaria de Educação e de Esportes, sem contar o descontrole financeiro oriundo de equivocadas operações financeiras.

As cobranças precisam ser feitas. Temos um prefeito escolhido em primeiro turno com mais de cento e cinqüenta mil votos e isso, por si só, já chancela o povo campista a questionar e demonstrar toda a sua ansiedade por transformações.

Contudo, o escrito Alan Paton (1903/1988) sempre disse que desistir de reformar a sociedade é desistir de suas responsabilidades como homem livre.

Na qualidade de vereador entendo que eu e os demais agentes públicos temos uma grandiosa responsabilidade com a sociedade campista que hoje corresponde a quase meio milhão de habitantes.

No entanto, necessário se faz, andar em pisos firmes para que as ações não sejam praticadas de forma inconseqüente e cause mais prejuízos ainda a uma população calejada e detentora de graves prejuízos sociais.

O romancista português Gonzalo Torrente (1910/1999) citava que o passado e o futuro não existem. Tudo para ele era presente.

No caso do município de Campos há um esforço contínuo para virarmos a página. Entretanto o legado macabro deixado por Rosinha nos obriga a ir e vir do passado e isso pode atrasar um pouco a redenção administrativa e social de nossa querida planície.

Cláudio Andrade.