sábado, 27 de outubro de 2012

Paulo Hirano na Saúde e Kellinho na Câmara





O blog foi informado de que o vereador eleito Paulo Hirano vai realmente retornar ao cargo que ocupou com secretario de Saúde do município de Campos.

A conversa com Garotinho já ocorreu faltando apenas uma reunião de Rosinha com Kellinho que pode acontecer ainda nesta semana.

Obama com 2% de vantagem nos EUA





WASHINGTON, 27 Out (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos Barack Obama tem uma pequena vantagem de 2 pontos percentuais sobre o adversário republicano Mitt Romney, segundo os resultados da pesquisa Reuters/Ipsos divulgada neste sábado, deixando a corrida efetivamente empatada com cada vez menos eleitores susceptíveis a mudar de ideia.

Morre a atriz Regina Dourado





A família de Regina Dourado informou que o velório da atriz será realizado a partir das 16h deste sábado (27), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. A cerimônia será aberta ao público.

Regina Dourado morreu às 11h20 deste sábado, aos 59 anos, após falência múltipla dos órgãos, informou familiares.

Ela lutava contra um câncer descoberto em 2003 e estava internada há uma semana em estado grave no Hospital Português, na capital baiana.

A unidade de saúde informou por meio de nota que a morte da paciente se deu "em decorrência da evolução de um tumor maligno de mama".

Fonte: G1

Um livro de bastidores na ótica de Garotinho


O Deputado Federal do (PR/RJ) Anthony Garotinho noticiou no Programa Entrevista Coletiva apresentado pelo jornalista Felício de Souza alguns fatos que serão apresentados em seu livro acerca dos bastidores da Política. O livro ainda não possui data para ser lançado.

Em uma das histórias o ex-governador relata a conversa entre ele e o então candidato a Governador Sérgio Cabral ocorrido no Palácio da Guanabara. No encontro, o atual chefe do executivo estadual teria desistido de um acordo onde ele apoiaria Garotinho para Deputado Federal e Rosinha para o Senado da República.






"Procurei Rosinha e ela disse: “meu líder político é você”. Nunca gostei desse cara, pois ele olha para baixo e não, olho no olho”. 

(Referências ao governador Cabral)

“Cometi um erro político”.

(Garotinho ao desistir de ser candidato a Deputado Federal onde o nome de Pudim surgiu) 

"Você acha que as brigas que eu comprei eu posso ficar sem mandato? Cabral me disse: “Se eu vencer as eleições eu serei o seu advogado”.

(Garotinho se referindo a Cabral e relatando a promessa de apoio futuro)

"Já perdi duas eleições majoritárias para prefeito e receio que Conde assumindo, me deixe abandonado".

(Cabral explicando ao Garotinho os receios em manter o acordo caso Conde assumisse no lugar de Rosinha )


Obs: As informações são do próprio Garotinho, logo carece da posição do Governador Cabral.


Cultura sobre Rodas neste fim de semana em Barcelos e Cajueiro




O projeto itinerante Cultura sobre Rodas, desenvolvido pelo Grupo Teatral Nós na Rua, promove nos dias 27 e 28, mais duas apresentações teatrais nas comunidades de São João da Barra.

No sábado, dia 27, será a vez de Barcelos receber o caminhão que leva lazer, entretenimento, cultura, interação e animação às pessoas, com a apresentação da comédia infantil “A Bruxinha que era boa”. O encontro será às 19h, na Praça Principal. No domingo, dia 28, no mesmo horário, a peça será apresentada em Cajueiro, também na Praça Principal da Comunidade.

O projeto Cultura Sobre Rodas tem apoio cultural da prefeitura de São João da Barra e é patrocinado pela empresa LLX, responsável pela implantação do Porto do Açu. A meta é promover eventos culturais duas vezes a cada mês e em datas comemorativas durante todo o ano, nas diversas comunidades na zona rural e nas áreas urbanas do município.

“Cultura sobre Rodas” foi implantado em março de 2012, com apresentação inaugural na Praça São João Batista, já tendo percorrido as comunidades rurais de Mato Escuro, Água Preta e Sabonete, todas no Quinto Distrito do município, e diversos bairros na sede.

Para o Secretário de Educação e Cultura Antônio Neves, o projeto, por ser um importante instrumento de promoção e difusão cultural e artística, recebe total apoio da prefeitura. “Ele contribui para o desenvolvimento social e cultural da região, ao mesmo tempo em que valoriza e fortalece as manifestações culturais, além de promover a integração da população”.

Prefeitura de São João da Barra
Secom/Jornalismo

As principais notícias de hoje pelo Brasil




- Globo: Mensalão: procurador pede passaporte de condenados

- Folha: Novo apagão atinge 11 Estados

- Estadão: Governo admite falha e não sabe motivo de novo apagão

- Correio: Defesa Civil vê risco em prédios da asa norte

- Estado de Minas: Reféns das cargas perigosas


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Carmem: a eleitora fantasma

 
 Jornal Terceira Via

"Essas eleitoras votam enquanto vivas, mas no fundo de seus âmagos, sentem a morte a cada dia"



A Corregedoria Eleitoral do Espírito Santo vai apurar a denúncia de uma mulher, falecida há 11 anos, que “votou” para prefeito no município de Nova Venécia (ES) nas últimas eleições. O título da falecida é o de nº 007666521473 e seu voto foi computado, na Zona Eleitoral 0030, sessão 0162. Seu nome: Carmem Mota Lusquinho.
 
No TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Presidente Carmem Lúcia e as Ministras Luciana Lóssio e Nancy Andrighi evitaram comentar o voto devidamente validado e atribuído a uma falecida.
 
Não obstante o caso acima, não restam dúvidas de que, em nosso país, o Sistema Eleitoral Brasileiro está sendo aperfeiçoado a cada pleito. A apuração dos votos se dá com mais presteza, sendo os eleitos, conhecidos com maior celeridade.
 
Aproveitando a situação inusitada acima descrita, ocorrida no estado capixaba, faço uma indagação: quantos eleitores mortos/vivos votaram nas últimas eleições?
 
A falecida Carmem (que Deus a tenha) não terá a oportunidade de saber se o seu voto valeu à pena. Afinal, no céu, suponho que não haja debate eleitoral, tampouco meios de comunicação sofisticados para que a nobre eleitora possa tomar ciência da vitória ou derrota de seu candidato.
 
Na Terra, que para muitos é o verdadeiro inferno, milhões de ‘Carmens’ morrem a cada dia. São eleitoras que, apesar de estarem em dia com a Justiça Eleitoral, falecem, em doses homeopáticas, por inanição, falta de moradia e assistência à saúde.
 
São ‘Carmens’ que trabalham mais de doze horas por dia nos canaviais. Labutam nos lares, nas ruas e ganham salários de morte. ‘Carmens’ que defendem as suas remunerações com muito suor, dignidade e perseverança. Vivas por fora, mas mortas por dentro.
 
Com certeza, há uma Carmem em cada canto. A Carmem-mãe, a pedinte, a ladra, a professora, a mendiga. Existem ‘Carmens’ nos sinais de trânsito, cheirando cola, abortando e sofrendo por tudo quanto é motivo.
 
Nas comunidades carentes, as ‘Carmems’ sofrem com os assassinatos de seus filhos - resultado das falidas políticas de segurança - com o choro faminto da prole e da saudade de sua terra natal. Algumas delas passam a vida na boleia do caminhão, ora trabalhando, ora satisfazendo os desejos sexuais de inúmeros motoristas.     
 
Há ‘Carmens’ que até dão sorte. Arrumam bons casamentos, lares estruturados, mas passam por agressões e privações psicossociais tão graves quanto se fossem moradoras de rua. Nesse momento, há ‘Carmems’ nas filas dos postos de saúde, nos terminais rodoviários, nas visitas íntimas nos presídios, nos prostíbulos nordestinos e nos halls dos renomados hotéis.
 
Essas eleitoras votam enquanto vivas, mas no fundo de seus âmagos, sentem a morte a cada dia. Uma morte traduzida nas desigualdades gritantes, quando a classe social, a cor e o sexo ainda são requisitos para uma vida mais digna.
 
A Carmem capixaba, que votou após onze anos de falecimento, está hoje em situação bem mais confortável do que as vivas. Onde está,  pelo menos não sofrerá, na pele, as angústias e os prejuízos que um voto mal creditado traz. Aqui, as aptas ‘Carmens’ continuarão votando. Todavia, mortas de decepção diante do cenário social que lhes é ofertado.     
 
Enquanto isso, Carmem, a eleitora fantasma, aguarda o julgamento acerca da validade do seu voto. Mistérios do Céu e da Terra...

Cláudio Andrade

Empresária campista faz relato considerado racista no face e deputado federal do PT emite nota de repúdio




Nesta quinta-feira, 25 de outubro, segundo informações do site SRZD, a senhora Kenya Mayrink, empresária de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, gerou revolta em centenas de pessoas no Facebook após publicar o seguinte comentário: "#odeiocentrode qqcidade #odeioesselugar As vezes entendo o preconceito tem gente que devia permanecer no tronco ! Pessoas ignorantesssss ECA"(sic). 

Kenya também recebeu críticas por comentários postados abaixo da frase que gerou polêmica. Em resposta a uma delas, a jovem branca com terceiro grau completo disse não ter generalizado, mas que tem "pavor a ignorância" e que "infelizmente tem alguns negros que não podem mesmo ter nenhuma posição". 

"E todos nós sabemos disso! Não sejamos hipócritas!!!, finalizou. 

A reportagem do SRZD tentou entrar em contato com a internauta, mas não obteve resposta. Minutos depois da tentativa, o post foi apagado

Após tomar conhecimento do caso, o ex-ministro da Igualdade Racial e deputado federal Edson Santos (PT), emitiu uma nota de repúdio ao comentário da jovem. Ele reconheceu o avanço do diálogo sobre o tema no país, mas deixou claro que o racismo ainda há "um longo caminho pela frente" para resolver o problema. 

Matéria do Momento Verdadeiro extraída do site do jornalista Sidney Resende  

Cobertura de Sérgio Côrtes pega fogo e não há informações sobre estado de saúde do secretário




Um incêndio atingiu a cobertura do secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, na madrugada desta sexta-feira (26), informou o Corpo de Bombeiros.


Segundo os bombeiros, o próprio secretário retirou os filhos do apartamento e iniciou o combate às chamas. Ele sofreu um corte numa das pernas e precisou ser atendido no Hospital Samaritano.


A cobertura fica na Lagoa. Seis carros dos bombeiros de quatro quartéis foram para o local. Um trecho da Avenida Borges de Medeiros teve que ser interditada.

Não há ainda informações sobre as causas do fogo, tampouco sobre o estado de saúde do secretário estadual.

Fonte:G1

Vereador eleito e Desembargador são assassinados em Niterói




Assassinato do vereador

O vereador eleito por Niterói Lucio Diniz Araújo Martelo, de 44 anos, conhecido como Lucio do Nevada (PRP), foi assassinado na noite desta quinta-feira, na porta de sua casa, no bairro niteroiense de Santa Bárbara

De acordo com informações de amigos, o vereador Lucio do Nevada — nome adotado em homenagem ao seu time de futebol amador, o Nevada FC — foi atingido por pelo menos cinco tiros quando chegava em casa em sua Toyota Hilux.

O carro foi atingido por seis tiros na altura do para-brisa.

Lucio do Nevada foi eleito este ano pela primeira vez. Com 4.103 votos, ele foi o sexto mais votado na cidade. Empresário ligado à indústria naval, Lucio fazia parte da mesma coligação do candidato à prefeitura Felipe Peixoto (PDT). No domingo, Peixoto disputa o segundo turno com o petista Rodrigo Neves.

Assassinato do Desembargador

O desembargador aposentado Gilberto Fernandes morreu após ser baleado durante uma tentativa de assalto, na noite desta quinta-feira (25), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. De acordo com o comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Wolney Dias, o magistrado foi atingido na cabeça e encaminhado para o Hospital estadual Azevedo Lima, mas não resistiu ao ferimento.

Segundo o comandante, o desembargador estava dirigindo na Avenida Sete de Setembro, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, quando foi abordado por dois homens armados. Após os disparos, os suspeitos fugiram a pé. O crime ocorreu por volta das 22h.

Os agentes da 77ª DP (Icaraí), responsáveis pela investigação, vão pedir imagens de câmeras de prédios da rua para tentar identificar os criminosos.

Fonte: G1

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

FCJOL paga R$ 60.000.00 mil por uma apresentação do grupo Fundo de Quintal





Processo Administrativo no 2012.019.000651-5
Objeto: Inexigibilidade de Licitação
Elementos Característicos: Contratação de profissional de
qualquer setor artístico.
Partes: Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Associação Newart de Prestadores de Serviços Artísticos e Culturais.
Referente: Contratação do grupo Fundo de Quintal para apresentação de show musical em Travessão. 
Preço: 60.000,00
Data: 01/10/2012
Patrícia Cordeiro Alves
Presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima

Presidente Obama vota antecipadamente e faz história





A 12 dias das eleições, Barack Obama fez história na noite desta quinta-feira ao ser o primeiro presidente americano a votar antecipadamente no país. Obama teve que mostrar sua carteira de identidade antes de votar no Centro Comunitário Martin Luther King, em Chicago. A primeira-dama americana, Michelle Obama, anunciou há pouco mais de uma semana que já havia exercido seu direito de voto, sem esperar até 6 de novembro.

Isso é emocionante - disse o presidente após votar.

A decisão do presidente e da primeira-dama não é por acaso. A equipe de Obama colocou ênfase especial durante a campanha em promover o voto antecipado - que nos Estados Unidos pode ser feito pessoalmente ou pelo correio -, e com maior intensidade nos estados que tradicionalmente não têm preferência política clara e cujo resultado é decisivo na corrida presidencial pela Casa Branca.


Em 2008, 30% dos eleitores escolheu essa modalidade de voto - a maioria jovens, minorias e pessoas com salários mais baixos. Destes, 60% foram a favor do presidente Barack Obama. Nessas eleições, espera-se que um de cada três eleitores - mais de 46 milhões de pessoas - vote antes do dia 6 de novembro.

Fonte: G1

Índice de 0,2% mantém São João da Barra longe da Dengue‏



   

O governo do Estado do Rio de Janeiro através do LIRAA – Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti – acaba de anunciar a nova marca de São João da Barra: 0,2%. Os trabalhos feitos em uma semana foram concluídos na terça-feira, 23, sendo o último do ano e, provam que as ações de combate à Dengue no município são eficazes, além de efetivas. Para a diretora do Núcleo de Controle de Zoonoses, Vera Cardoso de Melo, a cidade está, mais uma vez, preparada para evitar epidemias de verão, justamente quando a temporada que mais atrai turistas se aproxima.
  De acordo com o Ministério da Saúde o ideal é que o índice esteja abaixo de 1%, marca que São João da Barra vem mantendo, mas que a diretora persiste em baixar ainda mais os resultados aproximando-os de zero. Para isso, conta com total apoio do governo que recentemente adquiriu importante quantidade do Espinosade, produto biológico à base de bactéria que não causa malefícios ao homem e nem ao meio ambiente. “Defendo o uso desse veneno como um dos principais acertos do nosso trabalho”.

  Os outros pontos positivos vêm sendo computados a partir da criação, em dezembro de 2009, do Núcleo de Controle de Zoonozes, que mantém uma rotina assídua de ações, entre elas, a capacitação de todo o pessoal envolvido no combate à doença, além das campanhas de motivação levadas à população. Ao todo, 130 funcionários dão conta de manter bem longe a assombração da dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
   - Trabalhamos o município inteiro e no verão formamos equipes em regime de mutirão nos fins de semana para mostrar a importância da prevenção. Pedimos a todos os munícipes que dediquem apenas dez minutos por semana realizando vistoria em seus terrenos e tomando todos os cuidados necessários para que o município continue livre da doença e da morte que ela pode causar.  
   
 Boa notícia - Que o município de São João da Barra vem se tornando cada vez mais atraente, ninguém duvida. E se depender das políticas públicas que fomentam o desenvolvimento da região, a cidade vai ocupar espaço definitivo no ranking do crescimento. Agora mesmo São João da Barra obteve, consecutivamente, mais uma vitória com a aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE - das contas referentes ao exercício de 2011. “Outra boa notícia é que, aproveitando a vinda do Prefeito eleito Neco ao Rio de Janeiro, fizemos uma visita ao Palácio Guanabara estando com o Vice- governador Pezão que ratificou que esta parceria município-estado continuará forte na administração do nosso Prefeito”, acrescentou a Prefeita Carla Machado.


Prefeitura de São João da Barra
Secom/Jornalismo
Arq. Dengue
24/10/2012
Orlênia Maria.

DASs da Prefeitura de Campos recebendo hoje



A Prefeitura de Campos dos Goytacazes depositou no dia de hoje o pagamento de todos os agentes públicos DAS. Segundo fontes, a antecipação tem relação direta com questões judiciais.

Verdade ou não, ou importante que inúmeros chefes de família passarão o final do mês mais seguros.

SFI: 40% dos profissionais da saúde estão parados


 
Cerca de 40% dos profissionais da saúde de São Francisco do Itabapoana aguardam a sessão plenária que deve ocorrer nesta quinta-feira (25 de outubro), às 17h, para voltarem ao trabalho. Médicos, enfermeiros, administradores e outros profissionais que ganham acima de mil reais estão com as atividades paralisadas desde quarta-feira (25), um dia depois de a Câmara de Vereadores da cidade não aprovar o pedido de suplementação orçamentária para pagamento dos funcionários, compra de remédios e combustível para os setores de transporte.

As informações completas podem ser lidas AQUI  no Jornal Terceira Via.

Mensalão: guerra de egos continua forte

 
O debate sobre a fixação de penas para Marcos Valério, acusado de ser operador do esquema do mensalão, gerou novo embate nesta quarta-feira (24) entre o relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, e o revisor, ministro Ricardo Lewandowski.

Lewandowski criticou o critério adotado pelo relator para estabelecer a pena a Valério pelo crime de corrupção ativa em razão de desvios no Banco do Brasil. Ele afirmou que o critério do relator poderia levar a uma pena "estratosférica". Barbosa, então, acusou o colega de estar "plantando o que quer colher".

Após intervalo da sessão, Joaquim Barbosa pediu “desculpas” a Lewandowski pela forma com que discutiu com o colega - foi o primeiro pedido de desculpas após diversos embates. “Eu me excedi há pouco quando rebati de maneira exacerbada o ministro Ricardo Lewandowski, a quem eu peço desculpas pelo excesso.”

Lewandowski disse que o pedido de desculpas de Barbosa revela “grandeza”. “Queria assinalar o gesto de grandeza de pedir desculpa e dizer que aceito-a prontamente. E dizer que nossas divergências não desbordam do plano estritamente técnico e jurídico.”

Fonte: G1