quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Índice de 0,2% mantém São João da Barra longe da Dengue‏



   

O governo do Estado do Rio de Janeiro através do LIRAA – Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti – acaba de anunciar a nova marca de São João da Barra: 0,2%. Os trabalhos feitos em uma semana foram concluídos na terça-feira, 23, sendo o último do ano e, provam que as ações de combate à Dengue no município são eficazes, além de efetivas. Para a diretora do Núcleo de Controle de Zoonoses, Vera Cardoso de Melo, a cidade está, mais uma vez, preparada para evitar epidemias de verão, justamente quando a temporada que mais atrai turistas se aproxima.
  De acordo com o Ministério da Saúde o ideal é que o índice esteja abaixo de 1%, marca que São João da Barra vem mantendo, mas que a diretora persiste em baixar ainda mais os resultados aproximando-os de zero. Para isso, conta com total apoio do governo que recentemente adquiriu importante quantidade do Espinosade, produto biológico à base de bactéria que não causa malefícios ao homem e nem ao meio ambiente. “Defendo o uso desse veneno como um dos principais acertos do nosso trabalho”.

  Os outros pontos positivos vêm sendo computados a partir da criação, em dezembro de 2009, do Núcleo de Controle de Zoonozes, que mantém uma rotina assídua de ações, entre elas, a capacitação de todo o pessoal envolvido no combate à doença, além das campanhas de motivação levadas à população. Ao todo, 130 funcionários dão conta de manter bem longe a assombração da dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
   - Trabalhamos o município inteiro e no verão formamos equipes em regime de mutirão nos fins de semana para mostrar a importância da prevenção. Pedimos a todos os munícipes que dediquem apenas dez minutos por semana realizando vistoria em seus terrenos e tomando todos os cuidados necessários para que o município continue livre da doença e da morte que ela pode causar.  
   
 Boa notícia - Que o município de São João da Barra vem se tornando cada vez mais atraente, ninguém duvida. E se depender das políticas públicas que fomentam o desenvolvimento da região, a cidade vai ocupar espaço definitivo no ranking do crescimento. Agora mesmo São João da Barra obteve, consecutivamente, mais uma vitória com a aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE - das contas referentes ao exercício de 2011. “Outra boa notícia é que, aproveitando a vinda do Prefeito eleito Neco ao Rio de Janeiro, fizemos uma visita ao Palácio Guanabara estando com o Vice- governador Pezão que ratificou que esta parceria município-estado continuará forte na administração do nosso Prefeito”, acrescentou a Prefeita Carla Machado.


Prefeitura de São João da Barra
Secom/Jornalismo
Arq. Dengue
24/10/2012
Orlênia Maria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isto se chama competência da Dra.Vera Cardoso de Melo ,associada a sensibilidade do Secretário de Saúde e da Prefeita.
Deve existir muita gente em Campos dizendo: eu era feliz e não sabia. Parabéns ao município que se preocupa com a Saúde Pública.