terça-feira, 23 de outubro de 2012

Musicoterapia e Sensibilização viram tema de capacitação em São João da Barra






            Com o tema Musicoterapia e Sensibilização, a Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra encerrou nesta terça-feira (23/10), no Auditório Municipal, a capacitação de 160 professores da rede municipal de ensino através da música e de seus elementos constitutivos, visando um melhor desenvolvimento profissional. A capacitação foi ministrada por musicoterapeutas da equipe multidisciplinar da rede.
             
        Segundo o secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, o encontro esclareceu alguns pontos da musicoterapia na educação como: áreas de atuação, formação e finalidades. “A capacitação promoveu também uma reflexão da relação do professor com a escola e os alunos nos processos de aprendizagem”, disse.

De acordo com a musicoterapeuta, Michelle Xavier, a musicoterapia facilita a inclusão do aluno com deficiência física ou cognitiva, além de tornar o espaço da escola mais atraente e agradável evitando a evasão escolar. “Durante a capacitação utilizamos o fazer musical para que os professores através do uso do instrumento, do canto e do corpo possam expressar os sentimentos em relação às questões desenvolvidas”, acrescentou.

Para a professora Renata Vasconcellos, que atua na Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos, em Atafona, esta foi uma boa oportunidade para, através das dinâmicas, perceber a importância de cuidar e ser cuidado. “Aprendemos várias técnicas para despertar a atenção das crianças em sala de aula, estimulando o seu raciocínio, a percepção auditiva, e a coordenação motora”, ressaltou Renata.


Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Fabricio Berto

Nenhum comentário: