quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Presidente Obama vota antecipadamente e faz história





A 12 dias das eleições, Barack Obama fez história na noite desta quinta-feira ao ser o primeiro presidente americano a votar antecipadamente no país. Obama teve que mostrar sua carteira de identidade antes de votar no Centro Comunitário Martin Luther King, em Chicago. A primeira-dama americana, Michelle Obama, anunciou há pouco mais de uma semana que já havia exercido seu direito de voto, sem esperar até 6 de novembro.

Isso é emocionante - disse o presidente após votar.

A decisão do presidente e da primeira-dama não é por acaso. A equipe de Obama colocou ênfase especial durante a campanha em promover o voto antecipado - que nos Estados Unidos pode ser feito pessoalmente ou pelo correio -, e com maior intensidade nos estados que tradicionalmente não têm preferência política clara e cujo resultado é decisivo na corrida presidencial pela Casa Branca.


Em 2008, 30% dos eleitores escolheu essa modalidade de voto - a maioria jovens, minorias e pessoas com salários mais baixos. Destes, 60% foram a favor do presidente Barack Obama. Nessas eleições, espera-se que um de cada três eleitores - mais de 46 milhões de pessoas - vote antes do dia 6 de novembro.

Fonte: G1

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que seria a solução definitiva contra a compra de votos se fosse adotado essa forma de voto antecipado aqui no Brasil que poderia ser feita durante 5 dias. Só assim acabaria de vez com as manobras de manipulação e compra de votos, pois não haveria como manter pessoas conduzindo ou pressionando.
Precisamos de uma forma mais segura e isenta do que esta para que os eleitores escolham seus candidatos de forma livre e voluntaria e não de forma pressionada e comprada.
Vi policiais sendo chamados para tomar providencias e nada fizeram ou apenas diziam que estavam ali para manter a ordem e segurança e que o TRE quem fiscaliza e pune, então pra que polícia nas ruas se eles não agem com poder de polícia quando pedimos e solicitamos. Nada disso resolve se o cidadão for tratado com tanta indiferença quando solicita a ação da polícia e da fiscalização, que deveriam trabalhar em prol dos direitos e deveres do cidadão eleitor.