sábado, 29 de dezembro de 2012

Jovem grávida morre e família faz denúncia de negligência médica no Plantadores de Cana em Campos





Polícia Civil investiga a morte de uma grávida que estava internada no Hospital dos Plantadores de Cana, em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense. Francinete de Souza Peixoto, de 20 anos, teria ficado 5 dias com o bebê morto dentro da barriga.

Francinete deu entrada no hospital no último dia 16 depois de sentir fortes dores e febre, na enfermaria, ela foi medicada, mas o quadro não melhorou. A jovem foi transferida para a UTI do hospital, segundo os médicos, por causa de uma infecção pulmonar.

Na véspera de Natal, Francinete de Souza Peixoto soube que o bebê estava morto e durante 5 dias procurou socorro, até morrer na madrugada desta sexta-feira (28). No atestado de óbito emitido pelo Hospital dos Plantadores de Cana, o médico concluiu que a morte da mulher foi provocada por um aborto espontâneo.

A equipe da Inter TV procurou a direção do hospital, mas ninguém quis se pronunciar, o médico que assinou o atestado de óbito de Francinete também foi procurado. Durante o velório, a polícia determinou a transferência do corpo para o IML, onde passou por perícia.

O delegado que investiga o caso diz que vai intimar médicos e diretores do hospital, o corpo da jovem foi enterrado neste sábado (29), no Cemitério de Travessão, em Campos dos Goytacazes.

Fonte: G1

Hospital Municipal Manoel Carola para por falta de médicos




O caos na saúde pública de São Francisco de Itabapoana tem novos desdobramentos. Neste sábado, dia 29 de dezembro, o Hospital Municipal Manoel Carola deixou parcialmente de funcionar devido à falta de médicos. Deveriam estar de plantão um clínico geral e um obstetra, que não compareceram para trabalhar. Na porta do Hospital, um comunicado resumia a gravidade da situação com a seguinte frase: “Não temos médicos”.


O problema fez com a equipe do governo de transição indicada pelo prefeito eleito Pedrinho Cherene acionasse o Mistério Público para que o mesmo oficie o município. O objetivo é garantir esse serviço à população nesses poucos dias que ainda faltam para o fim da atual administração municipal.


Um grupo de vereadores eleitos no pleito de sete de outubro, composto por Claudinho Viana (PSC), Raliston Souza (PSC), Yara Cínthia (PMDB), e Marcelo Garcia (PSDB) se dirigiu até a localidade de Ponto de Cacimbas, onde está localizada a unidade Hospitalar, para checar esse novo capítulo da crise que se arrasta no sistema de saúde.


– Constatamos a gravidade da situação e, se houver necessidade de um médico por parte de alguma pessoa, a solução é se deslocar até Campos dos Goytacazes, pois não existe nenhum médico nem no Hospital Municipal e muito menos nos postos de saúde – destacou o vereador eleito Marcelo Garcia.


A crise no sistema de saúde em São Francisco de Itabapoana veio à tona no ano de 2011 e foi responsável pela prisão e posterior cassação do então prefeito Beto Azevedo. A situação, no entanto, não se normalizou a partir da entrada do novo prefeito. Recentemente, médicos deixaram de comparecer ao trabalho por falta de pagamento e o secretário municipal de Saúde, Celino Pessanha Gonçalves Filho, pediu exoneração.

PSC São Francisco.

Helicóptero do Corpo de Bombeiros cai no mar de Copacabana





Um helicóptero Águia do Grupamento Aeromarítimo do Corpo de Bombeiros caiu, na tarde deste sábado (29), no mar da Praia de Copacabana, na altura do Posto 2, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo 3º Grupamento Aeromarítimo (GMar) de Copacabana.


De acordo com o GMar, a aeronave fazia salvamentos de rotina na praia, quando aconteceu o acidente. A aeronave teria afundado.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, informou ao G1 que os tripulantes foram resgatados com ferimentos leves.

Fonte: G1

A morte de Flávia no Ferreira Machado




Carta do Leitor!
...Voto de Repúdio, indignação e total insatisfação.
Amigo

... Com imensa tristeza, revolta e sentimento de indignação e impotência que trago uma notícia trágica aos nobres colegas, como segue: A morte de FLÁVIA VATENTIM RITA! Agora aproximadamente às 18h30min quando comecei a escrever...

Dados: FLÁVIA VATENTIM RITA.
Idade: 29 Anos.
Moradora do Pq. Guarus.

Problema:
Cardíaco Gravíssimo. 2 (duas) válvulas cardíacas com problemas;
Internada no HFM no Pronto Socorro, desde dia 22/12/2012;
Na ala laranja do referido hospital, aguardando vaga na UTI, para procedimento cirúrgico;
.... Vamos aos fatos.

Tomamos conhecimento nesta manhã, através de sua irmã, Raquel Valentim, também nossa amiga o estado grave de Flávia e a “Via Crucis” que estava a percorrer, percebemos sua fragilidade, desespero e o desnortear, pois não sabia mais o que fazer e a quem recorrer, pois diante da gravidade só encontrara frieza nos órgãos e protelação do caso. - Enfim, uma situação caótica!

Inúmeras ligações foram feitas a amigos na tentativa de ajuda da solução do problema e só ouvimos uma resposta. –“Olha isso agora é com o órgão regulador”.

ÓRGÃO REGULADOR, ÓRGÃO REGULADOR, ÓRGÃO REGULADOR, e nada mais...

Surge então uma sugestão (escape). - Aqui pra mim, que deveria ser uma exceção (o que não se submete à regra), a solicitação da promotoria de plantão.
Prontamente o promotor de plantão encaminha procedimento administrativo a Direção do HFM e com muita luta e objeções quanto ao fato de ser o referido documento encaminhado a direção e não direcionado aquele setor específico, ou seja, ganhando um tempo. – “Tempo de que?”, - Resolve então responder “ com muita morosidade” a promotoria.

Há de se ressaltar que a resposta à promotoria está a todo tempo na tratativa de tentar diminuir a gravidade do referido caso, mas enfim, no final da tarde chegou à resposta a promotoria. Imediatamente encaminha a práxis ao Exmo.sr. Juiz de Plantão que com a sensibilidade peculiar, defere o pedido!

Pronto, ficamos imensamente felizes, aguardando então o encaminhamento do oficial de justiça, porém fomos surpreendidos pela MORTE, após um telefonema comunicando que Flávia não suportara e veio a óbito.

Ah! Ainda não poderia omitir a tentativa que fez sua Irmã d intervir junto ao Vereador(*) do Bairro, sem algum sucesso!

(*) O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito.

Ficamos com algumas indagações que precisam ser respondidas:

Vamos continuar com a política dos remendos, da obtenção dos benefícios junto ao judiciário, quando deveria ser uma ação pró ativa;

Aos “edis” desta cidade chamada de “AMOR”, hão de arregaçar as mangas e trabalhar muito em prol do povo e não dos projetos eleitoreiros, ou da defesa dos interesses daqueles que os fazem perpetuarem ou galgarem o poder de primeira vez. Fica aí uma mensagem aos novos! Falando nisso, quero destacar que para tomar essa atitude precisa pagar preço ter independência política, ou seja, se estiver refém das benesses que recebem: Cargos, Vagas,... Não poderá fazer muito.

Uma outra questão sociológica, como diria meu saudoso Amigo, professor e Vereador Dr. Sérgio Diniz, é que após uma gama (Série) de médicos engajando no cenário político de Campos dos Goytacazes nestes últimos tempos é inadmissível isso ficar assim.

Vale ressaltar nesse ínterim que agora mesmo neste ultimo pleito foram eleito alguns, que faziam parte da gestão. Também ressaltar que quando se toca na ferida começa aquela velha estratégia usada na segunda guerra “Dr. Paul Joseph Goebbels”, ofensas, insultos, etc. – “Quem gritar mais alto ganha!” Alguém entra falando está tudo bem, vai fazer isso, fazer aquilo, já fez isso....blá,blá,blá.

Quantas vidas já foram e serão ceifadas por esta situação perpetuante, políticas de remendos... – Precisamos pensar a Saúde de forma MACRO. E não venha me dizer que isso é um fato isolado! Eu mesmo vi e ouvi num tempo atrás uma manifestação em frente ao HFM, naquela época o caso de Daniel que ficou paraplégico, onde o Diretor daquela instituição que estava no governo da lambança, e ressalto hoje na mudança disse; “-Está tudo sobre controle, não há nada anormal!”... E assim o tempo passou...

Agora vamos ao “Calcanhar de Aquiles: lenda grega explica origem do ponto fraco” – ORÇAMENTO DE NOSSA CIDADE, as VERBAS FEDERAIS, OS CONVÊNIOS COM OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS. A gestão integrada precisa ser pensada. Urge deixar as vaidades de lado e pensar UNIÃO, ESTADO E MUNICÍPIO. – “Será isso uma utopia?”.

Finalmente, pra que “Órgão regulador”? Estou falando besteira? - Penso que tem que ser questionado sim! Algum tempo atrás, caso semelhante ocorreu e vieram a mim. A mesma “novela” e nada; dias depois veio à notícia o Vereador de Travessão que não mais o é resolveu. Até UTI para transportar conseguiu! – O que é isso gente? Precisamos de liberdade dos grilhões da influência. Precisamos evoluir muito como ser humanos. Pessoas são pessoas e não moeda eleitoral.

Pra meus amigos enlutados deixo minhas singelas palavras:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27
A paz de Deus que excede todo entendimento há de consolar vossos corações. Amém!

Joilson Melo

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Endurecendo





Jornal Terceira Via

O Projeto de Lei da Câmara (PLC nº 26/2012) em trâmite na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), visa a sujeitar quem ocupar cargo ou emprego público federal a regras mais firmes para salvaguardar informações privilegiadas, prevenir bem como impedir conflitos de interesses.

Foram enquadrados no texto legal, os ministros, as fundações e empresas públicas, os dirigentes de autarquias ou sociedades de economia mista e agentes públicos passíveis de negociar informações e dados privilegiados em troca de vantagens financeiras. Qualquer um deles, se alcançado pela Proposta, responderá por eventuais desvios perante a Comissão de Ética Pública (CEP).

Neste ponto, é preciso ter uma Comissão nada conveniente aos investigados sob pena de esvaziamento proposital da Comissão com o intuito de absolvição. Fato este corriqueiro em várias investigações promovidas por Comissões de Ética.

Um extenso rol de impedimentos deverá ser observado não só pelos profissionais da ativa, mas também por aqueles que já se encontram inativos. A Proposta deixa claro que a simples divulgação ou uso de informação privilegiada obtida já caracterizariam o conflito de interesses. Isto impede que operadores, mesmo fora do centro nervoso de ação, viabilizem a ocorrência de medidas administrativas inadequadas sem que sejam identificados. Nos dias atuais, tais medidas rendem a esses personagens ocultos, que atuam nos bastidores, vultosas recompensas.

Estar ou não ocupando um cargo não é o ponto crucial. A questão independeria de lesão aos cofres públicos ou de recebimento de vantagem financeira pelo agente público ou terceiro. O foco é a intenção de vender a informação privilegiada.

O texto do Projeto relaciona uma variedade de proibições que devem ser seguidas, no prazo de seis meses após a dispensa, exoneração, destituição, demissão ou aposentadoria do cargo público federal. Saliente-se que o Poder Executivo estará isento da obrigação compensatória ao agente público afastado durante este período, o que enseja certo conflito. Isso porque caso a Comissão de Ética não vislumbre a devida culpabilidade ou material probatório suficiente que comprove o repasse de informações privilegiadas, como ficará o investigado? Não seria cabível uma reparação material e moral a ele?

Noutro passo, vale frisar que o Princípio da Publicidade foi reforçado nesse Projeto. Os eminentes dirigentes do Governo Federal serão obrigados a divulgar sua agenda de compromissos públicos diários pela internet. Qualquer desvio que seja enquadrado pelo PLC 26/2012 o levará a responder por improbidade administrativa e será cominado às penas do Estatuto do Servidor Público Federal.

Espero que esse Projeto seja aprovado e que, em um futuro bem próximo, as Assembleias Estaduais e as Câmaras de Vereadores aprovem outros similares e análogos. Assim, estaremos minando a ação dos personagens ocultos que, por detrás das cortinas, descumprem leis e se enriquecem de forma desmedida e ilícita.

Governo de Carla Machado com 88,5% de aprovação





Última pesquisa realizada no governo Carla Machado, mostra uma aprovação de 88,5%. O Instituto IGUAPE entrevistou 602 pessoas nos dias 20 e 21 de dezembro em todos os distritos. A população sanjoanense veio mais uma vez confirmar a satisfação com a atual administração. Durante o ano de 2012, outras pesquisas realizadas pelos Institutos IBOPE e GPP, já mostravam este alto índice de aprovação.


Segundo a Prefeita, isso mostra que o sanjoanense é a principal testemunha do trabalho sério e dedicado desta gestão e mesmo com todas as mentiras e ataques feitos pela oposição tentando confundir e enganar o povo não tiveram efeitos. O crescimento e desenvolvimento por qual a cidade vem passando nos últimos 8 anos é nitidamente percebido também pelos turistas. Quem vive hoje em São João da Barra confirma nas pesquisas esta satisfação.


Entre as diversas citações que a população considera como grande obra realizada pela prefeita estão; calçamento/asfaltamento, creche, educação, saúde pública e cartão social. Foram citados no total 43 pontos de grandes realizações.


A expectativa em relação ao prefeito eleito Neco, 92,2% dos entrevistados acreditam que o governo vai continuar no mesmo caminho da atual administração ou melhorar. Para Neco esta popularidade da Prefeita Carla Machado vem do trabalho sério, honesto e dedicado feito por ela, "Carla é uma Guerreira é do povo e está sempre lutando pelo crescimento de São João da Barra".


Dia 1 de Janeiro de 2013 a Prefeita Carla Machado passa o cargo para Neco com o sentimento de dever cumprido.

Fonte: Assecom da Prefeitura de SJB

Morre o filho do ex-governador Brizola



Morreu às 5h desta sexta-feira (28), no Rio, o ex-deputado José Vicente Goulart Brizola, pai do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, e filho mais velho do ex-governador do Rio Leonel Brizola (1922-2004). Ele estava internado desde o dia 13 no Hospital Municipal Miguel Couto, na Zona Sul, com quadro hemorrágico. As informações são da assessoria de comunicação do ministério.


Brizola Neto viajou para o Rio, onde o velório começou a ser realizado às 18h, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju. Neste sábado (29), no mesmo local, ocorrerá a cremação do corpo.


José Vicente deixa três filhos do primeiro casamento, com Nereira Daudt: Juliana (deputada estadual no Rio Grande do Sul), Carlos Daudt Brizola, mais conhecido como Brizola Neto, e o vereador Leonel Brizola Neto, todos do Partido Democrático Trabalhista (PDT), mesmo partido pelo qual ele foi deputado federal, de 1990 a 1995. Do segundo casamento, deixa mais dois filhos: Vicente e Maria Inês, de acordo com nota publicada no site do PDT.

Inaugurações marcam últimas ações oficiais de Carla Machado



A Prefeita Carla Machado e seu vice Dodozinho acompanhados do Vice-governador Luiz Fernando Pezão, realizou na manhã desta quinta-feira, 27, uma série de inaugurações, começando com a abertura do Centro de Geração de Renda, onde os artesãos poderão comercializar seus produtos e derivados do pescado, desenvolvidos pelas cooperativas do município de São João da barra. Em seguida fez o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Prefeitura, que será instalada na antiga fábrica de tecelagem, a Tecex.


A manhã foi marcada também pela inauguração do Centro de Emergência Municipal Dr. Pedro Otávio Enes Barreto - médico falecido recentemente que dedicou sua vida e sensibilidade à área da saúde. A obra foi inspirada no mesmo modelo das Upas 24 horas e está pronta para realizar um atendimento aproximado de 400 pessoas por dia.


São dois mil metros quadrados, com sala de hidratação, estabilização e medicação contendo oito leitos, sala de Raio-X, dois consultórios pediátricos, dois consultórios médicos, sala de assistência social, sala de observação feminina com 10 leitos e sala masculina com nove leitos, além de uma sala para pequenas cirurgias, laboratório, consultório odontológico e recepção com 70 lugares.


A Prefeita Carla Machado enfatizou que para o Centro de Emergência se tornar uma UTI será necessário apenas a construção de uma cozinha e uma lavanderia. “Temos equipamentos e estrutura de primeira qualidade e temos um futuro prefeito que irá trabalhar para ampliar e tornar o nosso Centro capacitado para atendimento de Unidade de Terapia Intensiva”, ressaltou. A população também foi privilegiada com a entrega de 10 ambulâncias, sendo cinco totalmente equipadas para atendimentos de UTI. Encantado com a obra o Vice-governador declarou que:
- É um orgulho estar presente numa inauguração de uma obra desta magnitude –


A maratona de inaugurações foi encerrada nesta quinta-feira com a entrega à população das passarelas de Acessibilidade, desta vez em Chapéu de Sol e do outro lado da Lagoa de Grussaí. Participaram da solenidade o Promotor de Justiça Marcelo Lessa, destacando que São João da Barra foi o primeiro município a proporcionar aos cadeirantes e deficientes acesso ao mar e ao lazer, além do vice-prefeito eleito Alexandre Rosa, secretários do estafe e vereadores.


A Passarela de Acessibilidade tem 218 metros de comprimento e dois de largura, quiosque salva vidas e cadeiras anfíbias. “Essa é uma obra simples, mas de grande significado por atender a esse público mais que especial. Lembro que ao inaugurar a passarela de Grussaí uma pessoa sem as duas pernas saia do mar e disse que naquele momento comemorava seu primeiro banho”, se emociona a Prefeita. Ao todo, o município conta hoje com cinco passarelas, três em Grussaí, uma Chapéu do Sol, e uma do outro lado da Lagoa.


Licitação de ponte-O vice-governador anunciou que o Governo do Estado já planeja a construção da ponte que liga São João da Barra ao município de São Francisco de Itabapoana. Segundo Pezão, a obra orçada em R$120 milhões tem licitação prevista para o mês de março.
- É uma grande obra e um sonho de toda esta região. Nós vamos tirar do papel – afirmou.


Embate tenso entre Vladimir Matheus e Jorge Magal





O blog foi informado de que o nobre Presidente do PR municipal e o vereador Jorge Magal tiveram uma áspera discussão, onde o clima esquentou.

O motivo foi sério, mas não iremos noticiar a causa antes da confirmação de alguns detalhes. Isso, para que ambos possam, caso entendam pertinente, apresentar as suas versões do que será explicitado.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Estacionamentos voltam a ser de domínio público em Búzios





Por Roberto Barbosa

BÚZIOS: estacionamentos nas ruas voltam a ter domínio público Juiz de Búzios acaba com a privatização de estacionamentos rotativos nas ruas cidade, a vergonha escancarada no apagar das luzes do governo Mirinho Braga

A prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos, tinha encontrado a fórmula de sangrar o bolso dos proprietários de veículos no balneário nos últimos 30 dias. Praticamente no apagar das luzes da administração do prefeito Mirinho Braga (PDT), o município contratou a empresa Búzios Park Estacionamento LTda para explorar a guarda de veículos nas ruas da cidade.

O contrato era mais um desses negócios da China que cai no colo de empresários como prêmio de loterias e despenca sobre a cabeça do contribuinte como infortúnio patrocinado pela administração pública. A empresa cobrava por estacionamento em qualquer ponto do balneário, mas não tinha nenhuma obrigação de ressarcir os proprietários de veículos em casos de danos causados ou furtos. Apenas cobrava pelo serviço e ponto final. Ao contribuinte apenas cabia meter a mão no bolso.

O juiz da 2ª Vara de Armação dos Búzios, Marcelo Alberto Chaves Villas, acabou com o que talvez seja o último baile do governo que encerra melancolicamente neste balneário desbravado por Brigit Bardot. Ele manteve sentença da justiça cancelando o contrato entre a prefeitura e a Búzios Park Ltda.

A mesma decisão condena a empresa a prestar contas de natureza contábil, bem como apresentar o valor global arrecadado nos 30 dias de vigência do contrato. A empresa também terá que declarar os valores pagos ao Município, quanto pagou em contribuição ao INSS e FGTS. Que a justiça em 2013 continua assim, vigilante, célere e propensa a garantir o direito da coletividade.

Jorge Rangel na CCJ da Câmara de Campos




O blog foi informado de que o vereador reeleito Jorge Rangel será o Presidente da Comissão Constitucional de Justiça da Câmara de Campos.

O seu nome foi chancelado hoje.

No início do ano que vem, quando ocorrerão algumas mudanças no secretariado da Prefeita Rosinha, Rangel está cotado para a Secretaria de Agricultura. Todavia, isso carece de inúmeras tratativas que serão discutidas em momento oportuno.

Fabio Ribeiro na Administração para a entrada de Kellinho




O blog foi informado de que o vereador Fábio Ribeiro retornará ao cargo de Secretário de Administração de Campos para que o atual e não reeleito Kellinho, possa retornar.

Isso deve ocorrer no início de Fevereiro. Ele não assumiu presidência de Comissão devido a sua ida para a referida secretaria.

Composição da Mesa: mais dois nomes surgem





O blog "sob licença poética" de Gustavo Matheus noticiou que mais dois nomes estão confirmados para a composição da mesa da Câmara dos Vereadores de Campos. Além de Edson (que negou até a morte), Magal e Gil, podemos ter, segundo o blogueiro, Auxiliadora e Tiago Virgílio.

Vamos aguardar.

As principais notícias de hoje pelo Brasil




- Globo: O maior calor da história

- Folha: Kassab diz que concluiu 55% de suas promessas

- Estadão: Sem orçamento, Dilma vai usar MP para garantir gastos

- Correio: Mortes nas BRs cresceram 38% no Natal

- Valor: Dívida externa de Estados e municípios preocupa o TCU

- Estado de Minas: Interior ignora Lei Seca

- Jornal do Commercio: Nova lei seca reduz casos de embriaguez

- Zero Hora: O Natal mais trágico em 10 anos no trânsito

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

São João da Barra recebe Centro de Emergência 24h nesta quinta-feira





São João da Barra inaugura amanhã, a partir das 10h, o Centro de Emergência Municipal Dr. Pedro Otávio Enes Barreto. A obra, que foi concluída em apenas cinco meses, é mais uma ação do governo Carla Machado, que não poupou esforços para oferecer maior conforto e atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A presença do vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão está sendo esperada para a solenidade.


Localizado na BR-356, ao lado do Instituto Federal Fluminense (IFF), o Centro de Emergência possui mais de dois mil metros quadrados, sala de hidratação, estabilização e medicação contendo oito leitos, sala de Raio-X, dois consultórios pediátricos, dois consultórios médicos, sala de assistência social, sala de observação feminina com 10 leitos, de observação pediátrica com oito leitos e sala masculina com nove leitos. Além disso, o Centro de Emergência possui, ainda, uma sala para pequenas cirurgias, laboratório, consultório odontológico e uma sala de espera com 70 lugares.


Diante do aumento populacional e turístico dos últimos anos, o Centro de Emergência foi idealizado no modelo de Unidade de pronto Atendimento (UPA) a fim de garantir aos munícipes e a esta demanda um serviço humanizado e com melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde.


De acordo com a prefeita Carla Machado este é mais um sonho sendo realizado para garantir ainda mais assistência e qualidade de vida para a população sanjoanense, turistas e veranistas. – Estou muito feliz em encerrar o meu governo entregando ao nosso povo este modelo de Centro de Emergência. São João da Barra merece cada vez mais qualidade de vida e tenho certeza que o novo prefeito dará continuidade a projetos que irão beneficiar a nossa terra – ressaltou.


O Centro de Emergência será homenageado com o nome do geriatra e gerontólogo Pedro Otávio, que foi secretário de Saúde em SJB e que tinha na bagagem quase 30 anos de profissão. Ele foi professor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), onde também se formou. Pedro Otávio faleceu em abril deste ano por complicações provenientes de um câncer.

Ouvidoria Geral da Saúde de São João da Barra
Assessoria de Imprensa
Lilian Fernandes
(22) 9998-4483

Aguas do Paraíba inicia Operação Verão e garante abastecimento

A concessionária Águas do Paraíba inicia nesta quarta-feira (26-12) a Operação Verão, com ampliação e reforço nos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos.

Até o dia 15 de fevereiro, vai estar mobilizando diariamente frota de 20 caminhões, na cidade, no interior e no principal balneário do Município: Farol de São Thomé.

Visando o aumento de consumo neste período, Águas do Paraíba realizou durante o segundo semestre programação preventiva de obras e intervenções em todas as suas unidades.

O Gerente Operacional, Silas Almeida informou que, assim como tem acontecido nos verões anteriores, a população não deverá ter problema de abastecimento de água em nenhum ponto do município.

Mesmo assim, a Operação Verão, além de reforço e ampliação de serviços, prevê também atuações emergenciais pontuais, se necessárias.

Neste caso, se o sistema próprio de automação das redes e estações não detectar algum problema, o cliente poderá entrar em contato direto com a concessionária, através do site www.aguasdoparaiba.com.br, ou através do telefone Ligue-Água. O número é 115.

Na cidade a concessionária trabalha em função de dois cenários paralelos e concomitantes. Aumento de consumo nas residências e comércio, durante os dias úteis da semana, entre os moradores e trabalhadores que não se deslocam para a praia. E redução no fim de semana, quando o deslocamento é maciço.

Enquanto isso, na praia do Farol o consumo de água aumenta geometricamente. O crescimento é proporcional à população flutuante, que pode chegar a mais de 200 mil pessoas em fins de semana de pico e durante o Carnaval.

O principal balneário de Campos é abastecido, entre o Lagamar e a Vila do Sol, pela Estação de Tratamento de Água de Boa Vista. Nela está situado o maior poço de produção de água no Estado do Rio, com vazão de 90 litros de água por segundo. Isso equivale a quase 1 milhão de litros de água por dia.

Além do abastecimento de água direto da unidade, a praia do Farol receberá o reforço de 10 caminhões pipas, o que incrementa a entrega de mais meio milhão de litros de água por dia.

Para evitar furto e desvio de água, a concessionária está implantando GPS, serviço de geo-posicionamento por satélite, e rigoroso controle no abastecimento dos caminhões, nas unidades produtoras de Boa Vista e de São Sebastião.

Além disso, o Farol de São Thomé vai contar com sistema especial de limpeza de fossas. Serão deslocados tantos caminhões coletores quanto forem necessários. A previsão é de que, diariamente, sejam recolhidos cerca de 10 mil litros de esgotos, que serão levados e tratados nas estações de Donana e Imperial.

Operação Verão
Por Lacerda

Br 101: trecho campista entre os 100 mais perigosos do Brasil





Depois das festas de Natal é hora de voltar pra casa e muita gente antecipou o retorno do feriadão para esta terça-feira (25). Quem vai passar pela BR-101, em Campos, no Norte Fluminense, deve redobrar a atenção. Um trecho da rodovia, em Guarus, está entre os mais perigosos do país, segundo a Polícia Rodoviária Federal.


De acordo com a concessionária que administra a estrada, até esta quarta (26) mais de 95 mil veículos devem passar pela região Norte da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mapeou os 100 locais mais críticos da rodovias federais, entre elas, a BR-101. Os dados foram baseados nos números de acidentes e mortes.


O levantamento apontou que o trecho entre os quilômetros 50 a 60 da BR-101 em Campos está entre os 100 mais perigosos do país. De janeiro a setembro desde ano foram registrados 111 acidentes, 65 pessoas ficaram feridas e 12 morreram.


Durante a reportagem, a equipe da InterTV Planície flagrou animais soltos próximos da pista.

Fonte: G1

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Liberdade com mesa farta






Jornal Terceira Via

O Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) - Joaquim Barbosa- rejeitou o pedido de execução imediata da pena dos 25 réus condenados na Ação Penal 470, o processo do ‘Mensalão’. Joaquim Barbosa fortaleceu a jurisprudência da Corte, segundo a qual o condenado não deve ser preso enquanto houver a possibilidade de interposição de recurso da sentença salvo se houver necessidade imperiosa de prisão para garantia da ordem pública e/ou aplicação da lei penal.

Ao rejeitar o pedido, o eminente ministro citou a decisão tomada pelo Plenário daquele Tribunal aos cinco dias de fevereiro de 2009, nos autos do habeas corpus 84.078.

Naquele momento, a decisão (por sete votos a quatro) consolidou o entendimento de que condenados só devem aguardar presos a solução de eventual recurso se a liberdade ameaçar a aplicação da pena imposta na sentença. Caso contrário, somente serão remetidos à prisão após o trânsito em julgado da sentença condenatória logicamente se esta não tiver imposto o cumprimento da pena em liberdade.

A premissa adotada, à época, foi a aplicação do Princípio da Presunção de Inocência, previsto no inciso LVII do artigo 5º da Carta Magna.

Mediante essa negatória de prisão imediata, a Corte Maior permitiu que vinte e cinco famílias possam comemorar o Natal com seus entes queridos condenados. Mesmo execrados por uma parcela significativa da sociedade brasileira, esses ‘chefes’ de família ou famiglias (depende da ótica de quem lê) poderão saborear o que há de melhor nas festividades de fim de ano.

Enquanto esses chefes de família condenados estiverem se fartando à mesa, muitos inocentes não terão o que comer. São milhares de brasileiros afetados de forma indireta pela sequência nefasta de ilícitos cuja prática foi provada nos autos da Ação Penal nº 470 (Mensalão).

Não restam dúvidas de que por mais que avancemos no lema 'Justiça para todos', seria glorioso, mas pouco provável que o Supremo (no caso concreto do Mensalão) adotasse, a meu ver, posicionamento inovador e justo, determinando a custódia imediata das figuras ‘ilustres’ envolvidas nesse vergonhoso episódio, fazendo com que passassem o fim do ano em algum presídio de nosso país.

Alguns podem pensar que, como advogado que sou, seria coerente e conveniente comungar da posição do Ministro Barbosa (que fortaleceu o Princípio da Presunção de Inocência) e não entender que os autores dos ilícitos do Mensalão deveriam ser imediatamente presos para execução da pena. Caros leitores, exatamente o contrário!

A decisão de respeitar a Constituição em detrimento aos reclames populares é sábia e reforça o Estado Democrático de Direito. Contudo, este mesmo Princípio não é devidamente observado quando um cidadão comum encontra-se condenado na iminência de ser trancafiado às vésperas do fim de ano.

Para citar um exemplo dessa imprecisa balança de valores, registro que há casos de condenação por crimes cometidos em que o Princípio da Bagatela foi ignorado. Alguns furtos de produtos de higiene pessoal ou cones de estrada cujos pedidos de liberdade não são apreciados em tempo hábil para que esses ‘quase inocentes’ passem o final do ano com suas famílias.

Certas vezes, é necessária a impetração de habeas corpus para trancamento da ação penal ou porque o magistrado não apreciou ou denegou um pedido de concessão de liberdade. Um exemplo clássico de injustiça e antecipação da pena, enquanto as figuras famosas do Mensalão têm tratamento VIP, podendo gozar as últimas festividades do ano em casa.

Ora! Os condenados na Ação Penal nº 470 (Mensalão) participaram de uma engrenagem delituosa que prejudicou um número imensurável de cidadãos e não obstante isto, a Corte Maior contempla-os com a mesa farta de Natal e Ano Novo.

Enquanto isso, as figuras nem um pouco ilustres (cidadãos comuns), lesados por esses agentes públicos, mofam nas cadeias brasileiras às vésperas do fim do ano, sendo a liberdade deles mais do que devida, mas não concedida a tempo.

Uma verdadeira injustiça que nos causa indignação e questionamento das prisões em nosso país e suas contradições jurídicas que dão tratamento diferenciado aos condenados ‘comuns’ e aos ‘especiais’.

Enquanto uns passam o fim de ano à mesa farta; outros se contentam com as lembranças do último Natal.

Pois bem, para os injustamente custodiados neste fim de ano, só me resta desejá-los um feliz natal: LIVRES ou NÃO.

Morre Dona Canô





Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida como Dona Canô, morreu aos 105 anos, nesta terça-feira (25), em sua casa, localizada na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, afirmou o filho Rodrigo Veloso ao G1 às 9h20 (10h20 no horário de Brasília). Dona Canô passou a noite de Natal em casa, com os filhos, entre eles Caetano Veloso e Maria Bethânia.


"Fica a lição de amor, de guerreira, uma mãe exemplar. Fica a saudade e a certeza que ela está em um lugar bom. Isso também nos dá um conforto. Bacana ter sido em um dia de Natal, isso é lindo", disse o filho Rodrigo. Ainda segundo ele, na segunda-feira (24), os médicos avisaram que os batimentos cardíacos dela estavam fracos.


Segundo a família, o velório será realizado até as 18h desta terça-feira, em casa, com acesso apenas dos parentes. Depois disso, o corpo de Dona Canô será levado para o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde os moradores poderão se despedir da matriarca.

O sepultamento está marcado para 10h de quarta-feira (26), no cemitério de Santo Amaro. Antes, a família vai realizar uma missa de corpo presente na Matriz da Purificação.


O governador da Bahia, Jaques Wagner, informou por meio de nota que irá ao velório na noite desta terça-feira, em Santo Amaro. ”Em meu nome e de todos os baianos, presto solidariedade à família desta grande mulher, que representou o que a Bahia tem de melhor, um símbolo de força, doçura e coragem”, disse. Wagner marcou coletiva de imprensa sobre o assunto às 14h30 desta terça-feira, no Palácio de Ondina.

Fonte:G1

As principais notícias de hoje pelo Brasil




- Globo: O SUS em xeque- Irregularidades reduzem equipes do Saúde da Família

- Folha: Salário mínimo será de R$ 678 a partir de janeiro

- Estadão: Indústria banca R$ 7,5 bi anuais em serviços públicos

- Correio: #Jesusnasceu

- Estado de Minas: Se eu fosse Papai Noel…

- Jornal do Commercio: Novo salário mínimo é fixado em R$ 678

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Salário mínimo será de R$ 678 em 2013





O Palácio do Planalto anunciou nesta segunda-feira (24) que, a partir de 1º de janeiro de 2013, o valor do salário mínimo será de R$ 678, o que representa um reajuste de 9% em relação aos atuais R$ 622.

O anúncio foi feito pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, após reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

O valor do salário mínimo é calculado com base no percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado mais a reposição da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Em 2011, a variação do PIB foi de 2,73%, e a inflação de 2012 medida pelo INPC, de 6,1%.

O Orçamento de 2013 - ainda não aprovado pelo Congresso - previa alta do mínimo para R$ 674,96. A proposta original do governo era de aumento de R$ 622 para R$ 670,95, mas o cálculo da inflação foi reajustado, e isso elevou o valor.

Fonte: G1.

Assembléias ‘blindam’ 5 governadores no STJ




As Assembléias Legislativas de cinco Estados barraram processos criminais contra governadores no STJ. O repórter Paulo Gama conta que estão blindados os seguintes governadores: Sérgio Cabral (PMDB), do Rio; Beto Richa (PSDB), do Paraná; André Puccinelli (PMDB), do Mato Grosso do Sul; José de Anchieta (PSDB), de Roraima; e Marconi Perillo (PSDB), de Goiás.

A Ordem dos Advogados do Brasil já protocolou no STF 22 ações diretas de inconstitucionalidade contra artigos das Constituições estaduais que conferem poder às Assembléias para brecar processos contra governadores. O Supremo não julgou nenhuma das ações.

As informações são do Jornalista Josias de Souza.

Dr. Chicão na Secretaria de Saúde e Paulo Hirano líder do Governo?




As informações que nos chegam agora dão como certa a escolha do vice-prefeito Dr. Chicão para a Secretaria de Saúde do município de Campos. Na Câmara dos Vereadores o líder do governo será o médico de primeiro mandato Paulo Hirano.

Vamos aguardar a confirmação dos nomes.

Pedrinho Cherene define nomes para seu estafe administrativo





O prefeito eleito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, definiu os titulares das secretarias de Educação e Cultura, Fazenda, Meio Ambiente, Obras, Serviços Públicos e Urbanismo e de Controle Interno. Também já foram escolhidos os nomes para a Procuradoria Geral do Município, Guarda Civil Municipal, Subsecretaria de Defesa Civil e Assessoria de Comunicação Social.

A professora Kátia Regina Martins dos Santos será a nova secretária de Educação e Cultura e, para a pasta da Fazenda, foi escolhido Marcelo Tadeu dos Santos Abreu. A Secretaria de Meio Ambiente será comandada pelo advogado Claudio Moysés Heringer e o secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo será Rooseweld Quintanilha Batista. O ex-vereador Manoel Alves Junior assume a secretaria de Controle Interno.

A Procuradoria Geral do Município terá como titular a partir de primeiro de janeiro o advogado Mariano Amorim. Ricardo Soares Alves será o comandante da Guarda Civil Municipal e, pela Subsecretaria de Defesa Civil, passará a responder o coronel do Corpo de Bombeiros Sila Pereira. O jornalista Maurício Barreto será o novo assessor de Comunicação Social.

Após o Natal, o prefeito Pedrinho Cherene irá anunciar os responsáveis pelas secretarias de Administração, Agricultura, Esporte e Lazer, Planejamento e Desenvolvimento, Promoção Social, Transporte, Turismo, Indústria e Comércio, além da Chefia de Gabinete e demais cargos de confiança. Conforme já havia sido anunciado no último dia 14, o médico Jaime Tinoco está confirmado como futuro secretário de Saúde.  

Fonte:  Assecom do Prefeito

domingo, 23 de dezembro de 2012

Gil Vianna na Fundação dos Esportes para Kellinho assumir




Reunião com Garotinho em sua residência na parte da tarde da próxima Quinta-feira deve chancelar o nome de Gil Vianna para Presidente da Fundação de Esportes de Campos.

Esse acordo, que altera a composição da mesa diretora da Câmara tem o intuito de possibilitar a entrada de Kellinho que é o primeiro suplente.

Vamos aguardar...

Situação NÃO quer Nildo Cardoso dando posse à Rosinha





Os vereadores da Situação tentarão tomar posse no dia primeiro às 15horas deixando o ato simbólico que confere o exercício do segundo mandato à Rosinha para as 17 horas. Essa tentativa de manobra é para evitar que o vereador mais votado do último pleito, Nildo Cardoso, presida os trabalhos que darão posse a ex-governadora.

Vamos aguardar.

Edson Batista convoca reunião para Quinta-Feira




O vereador eleito e futuro Presidente da Câmara de Campos Edson Batista convocou uma reunião, para Quinta-Feira, às dez horas da manhã na Casa do Povo. O tema ainda não foi apresentado. Fontes ligadas ao blog informaram que algumas mudanças poderão ocorrer no atual cenário.

Vamos aguardar.

Incêndio atinge estabelecimentos comerciais no bairro da Penha em Campos, RJ





Um incêndio na manhã deste domingo (23) atingiu três estabelecimentos comerciais na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Foram quase duas horas para combater as chamas. Três caminhões com 17 mil litros de água precisaram ser usados pelo Corpo de Bombeiros. O fogo começou nos fundos de uma loja que fica na Rua Rossine Quintanilha, no bairro da Penha.

A preocupação dos Bombeiros era com as casas vizinhas. Os próprios moradores perceberam o início do fogo que se alastrou rapidamente e atingiu os três imóveis. Na fábrica de sofás ficou tudo praticamente destruído.

Ao lado tem uma loja de refrigeração que também foi atingida e, nos fundos, uma padaria, que apesar de desativada, tinha um estoque de madeiras. O dono da loja de estofados calculou um prejuízo de mais de R$ 30 mil.

Fonte: G1

As principais notícias de hoje pelo Brasil




- Globo: Universidades federais não cumprem metas

- Folha: Lei vai triplicar cotas nas universidades federais

- Estadão: Kassab sai com a mais baixa avaliação desde Celso Pitta

- Correio: Concursos oferecem 49,3 mil vagas em 2013

- Zero Hora: A vida dupla do barão do crime em Gramado

- Veja: Retrospectiva 2012: O ano da justiça

- Época: Jesus, um mistério que vai além da história

- IstoÉ: Retrospectiva 2012: O ano da verdade

- IstoÉ Dinheiro: As lições de 2012

- CartaCapital: Um mundo cada vez mais gordo

- Exame: Ideias, líderes, produtos 2013