quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Aguas do Paraíba inicia Operação Verão e garante abastecimento

A concessionária Águas do Paraíba inicia nesta quarta-feira (26-12) a Operação Verão, com ampliação e reforço nos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos.

Até o dia 15 de fevereiro, vai estar mobilizando diariamente frota de 20 caminhões, na cidade, no interior e no principal balneário do Município: Farol de São Thomé.

Visando o aumento de consumo neste período, Águas do Paraíba realizou durante o segundo semestre programação preventiva de obras e intervenções em todas as suas unidades.

O Gerente Operacional, Silas Almeida informou que, assim como tem acontecido nos verões anteriores, a população não deverá ter problema de abastecimento de água em nenhum ponto do município.

Mesmo assim, a Operação Verão, além de reforço e ampliação de serviços, prevê também atuações emergenciais pontuais, se necessárias.

Neste caso, se o sistema próprio de automação das redes e estações não detectar algum problema, o cliente poderá entrar em contato direto com a concessionária, através do site www.aguasdoparaiba.com.br, ou através do telefone Ligue-Água. O número é 115.

Na cidade a concessionária trabalha em função de dois cenários paralelos e concomitantes. Aumento de consumo nas residências e comércio, durante os dias úteis da semana, entre os moradores e trabalhadores que não se deslocam para a praia. E redução no fim de semana, quando o deslocamento é maciço.

Enquanto isso, na praia do Farol o consumo de água aumenta geometricamente. O crescimento é proporcional à população flutuante, que pode chegar a mais de 200 mil pessoas em fins de semana de pico e durante o Carnaval.

O principal balneário de Campos é abastecido, entre o Lagamar e a Vila do Sol, pela Estação de Tratamento de Água de Boa Vista. Nela está situado o maior poço de produção de água no Estado do Rio, com vazão de 90 litros de água por segundo. Isso equivale a quase 1 milhão de litros de água por dia.

Além do abastecimento de água direto da unidade, a praia do Farol receberá o reforço de 10 caminhões pipas, o que incrementa a entrega de mais meio milhão de litros de água por dia.

Para evitar furto e desvio de água, a concessionária está implantando GPS, serviço de geo-posicionamento por satélite, e rigoroso controle no abastecimento dos caminhões, nas unidades produtoras de Boa Vista e de São Sebastião.

Além disso, o Farol de São Thomé vai contar com sistema especial de limpeza de fossas. Serão deslocados tantos caminhões coletores quanto forem necessários. A previsão é de que, diariamente, sejam recolhidos cerca de 10 mil litros de esgotos, que serão levados e tratados nas estações de Donana e Imperial.

Operação Verão
Por Lacerda

2 comentários:

Antôno Pq. Leopoldina disse...

Com certeza vai ser um grande esforço da Águas do Paraíba em abastecer uma Cidade que no verão é praticamente fantasma. Uma grande maioria vai para as prais, a não ser que a concessionária também vai abastecer as praías da região.

Anônimo disse...

Cara de pau da empresa pelo valor que já recebe e pelo aumento que vai ter para o ano de 2013 abastecer bem a cidade com agua de qualidade deveria ser normal.