sábado, 29 de dezembro de 2012

A morte de Flávia no Ferreira Machado




Carta do Leitor!
...Voto de Repúdio, indignação e total insatisfação.
Amigo

... Com imensa tristeza, revolta e sentimento de indignação e impotência que trago uma notícia trágica aos nobres colegas, como segue: A morte de FLÁVIA VATENTIM RITA! Agora aproximadamente às 18h30min quando comecei a escrever...

Dados: FLÁVIA VATENTIM RITA.
Idade: 29 Anos.
Moradora do Pq. Guarus.

Problema:
Cardíaco Gravíssimo. 2 (duas) válvulas cardíacas com problemas;
Internada no HFM no Pronto Socorro, desde dia 22/12/2012;
Na ala laranja do referido hospital, aguardando vaga na UTI, para procedimento cirúrgico;
.... Vamos aos fatos.

Tomamos conhecimento nesta manhã, através de sua irmã, Raquel Valentim, também nossa amiga o estado grave de Flávia e a “Via Crucis” que estava a percorrer, percebemos sua fragilidade, desespero e o desnortear, pois não sabia mais o que fazer e a quem recorrer, pois diante da gravidade só encontrara frieza nos órgãos e protelação do caso. - Enfim, uma situação caótica!

Inúmeras ligações foram feitas a amigos na tentativa de ajuda da solução do problema e só ouvimos uma resposta. –“Olha isso agora é com o órgão regulador”.

ÓRGÃO REGULADOR, ÓRGÃO REGULADOR, ÓRGÃO REGULADOR, e nada mais...

Surge então uma sugestão (escape). - Aqui pra mim, que deveria ser uma exceção (o que não se submete à regra), a solicitação da promotoria de plantão.
Prontamente o promotor de plantão encaminha procedimento administrativo a Direção do HFM e com muita luta e objeções quanto ao fato de ser o referido documento encaminhado a direção e não direcionado aquele setor específico, ou seja, ganhando um tempo. – “Tempo de que?”, - Resolve então responder “ com muita morosidade” a promotoria.

Há de se ressaltar que a resposta à promotoria está a todo tempo na tratativa de tentar diminuir a gravidade do referido caso, mas enfim, no final da tarde chegou à resposta a promotoria. Imediatamente encaminha a práxis ao Exmo.sr. Juiz de Plantão que com a sensibilidade peculiar, defere o pedido!

Pronto, ficamos imensamente felizes, aguardando então o encaminhamento do oficial de justiça, porém fomos surpreendidos pela MORTE, após um telefonema comunicando que Flávia não suportara e veio a óbito.

Ah! Ainda não poderia omitir a tentativa que fez sua Irmã d intervir junto ao Vereador(*) do Bairro, sem algum sucesso!

(*) O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito.

Ficamos com algumas indagações que precisam ser respondidas:

Vamos continuar com a política dos remendos, da obtenção dos benefícios junto ao judiciário, quando deveria ser uma ação pró ativa;

Aos “edis” desta cidade chamada de “AMOR”, hão de arregaçar as mangas e trabalhar muito em prol do povo e não dos projetos eleitoreiros, ou da defesa dos interesses daqueles que os fazem perpetuarem ou galgarem o poder de primeira vez. Fica aí uma mensagem aos novos! Falando nisso, quero destacar que para tomar essa atitude precisa pagar preço ter independência política, ou seja, se estiver refém das benesses que recebem: Cargos, Vagas,... Não poderá fazer muito.

Uma outra questão sociológica, como diria meu saudoso Amigo, professor e Vereador Dr. Sérgio Diniz, é que após uma gama (Série) de médicos engajando no cenário político de Campos dos Goytacazes nestes últimos tempos é inadmissível isso ficar assim.

Vale ressaltar nesse ínterim que agora mesmo neste ultimo pleito foram eleito alguns, que faziam parte da gestão. Também ressaltar que quando se toca na ferida começa aquela velha estratégia usada na segunda guerra “Dr. Paul Joseph Goebbels”, ofensas, insultos, etc. – “Quem gritar mais alto ganha!” Alguém entra falando está tudo bem, vai fazer isso, fazer aquilo, já fez isso....blá,blá,blá.

Quantas vidas já foram e serão ceifadas por esta situação perpetuante, políticas de remendos... – Precisamos pensar a Saúde de forma MACRO. E não venha me dizer que isso é um fato isolado! Eu mesmo vi e ouvi num tempo atrás uma manifestação em frente ao HFM, naquela época o caso de Daniel que ficou paraplégico, onde o Diretor daquela instituição que estava no governo da lambança, e ressalto hoje na mudança disse; “-Está tudo sobre controle, não há nada anormal!”... E assim o tempo passou...

Agora vamos ao “Calcanhar de Aquiles: lenda grega explica origem do ponto fraco” – ORÇAMENTO DE NOSSA CIDADE, as VERBAS FEDERAIS, OS CONVÊNIOS COM OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS. A gestão integrada precisa ser pensada. Urge deixar as vaidades de lado e pensar UNIÃO, ESTADO E MUNICÍPIO. – “Será isso uma utopia?”.

Finalmente, pra que “Órgão regulador”? Estou falando besteira? - Penso que tem que ser questionado sim! Algum tempo atrás, caso semelhante ocorreu e vieram a mim. A mesma “novela” e nada; dias depois veio à notícia o Vereador de Travessão que não mais o é resolveu. Até UTI para transportar conseguiu! – O que é isso gente? Precisamos de liberdade dos grilhões da influência. Precisamos evoluir muito como ser humanos. Pessoas são pessoas e não moeda eleitoral.

Pra meus amigos enlutados deixo minhas singelas palavras:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27
A paz de Deus que excede todo entendimento há de consolar vossos corações. Amém!

Joilson Melo

21 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente nos deparamos com estas situações no dia a dia. Vemos os jardins muito bem cuidados, regados todas as noites, inúmeros funcionários aos cuidados delas. E as pessoas "seres humanos" não merecem cuidados semelhantes? Fazem obras ostentosas e não podem fazer um mega hospital também para atender a população? Não devemos nos calar e colocar pra todos o que realmente está acontecendo. Vamos lutar pela saúde, vidas estão sendo ceifadas cedo por falta de comprometimento deles. Vamos levar ao mp para que intercedam tb.

Anônimo disse...

Mais uma vida se perdeu,por irresponsabilidade dos "gestores" deste município.Enquanto pessoas sofrem sem atendimento dígno nos hospitais e nas emergências,se discute quem será o novo secretário de saúde de campos;;com único objetivo de fazer "política".Sim,todos os holofotes estão voltados agora,para compôr a mesa diretora da câmara dos vereadores,com seus comparsas e colocar o vice prefeito como,secretário de saúde deste município.Infelizmente Campos irá mudar sim;para pior,se isso for possível. carlos pq guarus

Carlos Oliveira Martins disse...

Vi essa matéria no blog do Fernandinho Leite, é uma pena que a gente tenha ainda políticos em pleno século XXI que ó pensam em si.

Anônimo disse...

Espero que as autoridades desse município depois da morte de Flávia, se sensibilize e passe a ter mais zelo pela nossa saúde, não deixando acontecer mais um lamentável caso dessa natureza. Vereadores, fiscalize melhor a nossa saúde, porque vcs são os nossos representantes. O povo está de olho em vcs.

João pq J. Carioca disse...

Fico pasma em saber que um vereador sendo procurado com um caso grave dessa natureza, não fazer nada e por infelicidade dele, a paciente faleceu. Cuidado vereador, a comunidade está de olho em vc.

Rebeca pq. Lebret disse...

Por onde anda o secretario de Saude, o presidente da Fundacao Municipal de Saúde, seu chefe de gabinete, os Diretores do HFM? Por anda esse povo??? Vocês são responsáveis pelo que aconteceu com a Flávia, deixando-a morrer por demora no atendimento. DEUS vai cobrar de vocês.

Davi Caju disse...

"MINHA CIDADE MEU AMOR." Esta Cidade virou um palco de artistas de primeira linha. Falam a respeito de honestidade, ser humano em primeiro lugar, blá,blá, blá. O que vemos e sentimos, é que a população virou lixo. Não tem Prefeito, não tem vereador, não tem secretários, não tem ninguém para socorrer-nos quando necessário. O que importa é o mandato.A população que morra a mingua. "MINHA CIDADE MEU HORROR."

Flavia pq. São Mateus disse...

Horrível esse é o vereador que foi no caminhão de lixo junto com os garis para pedir votos, e omite um socorro a uma paciente no HFM q vei a óbto.

Anônimo disse...

Agora so nos resta lamentar, pois quem perdeu foi a Flavia e que Deus conforte toda a sua familia!

Tãnia - centro disse...

Cadê o Vereador Abdu Nemer que e o RELATOR DA SAÚDE, que tambem fez indicação de verbas para a Santa Casa de Misericórdia. Foi mal, o senhor tem PATRÃO tem que seguir a risca, só cuidado com O PODER DE DEUS PAI TODO PODEROSO.

Anônimo disse...

EU,se fosse vereador de campos dos goitacazes,eu teria vergonha,se fosse vereador e médico,eu teria pelo menos a dignidade de dar uma satisfação á população,que sofre.A família de Flávia Valentim Rita,meus sentimentos,e espero que essa morte naõ seja mais uma na estatística.Ao sr., vereador,dr. cardiologista,dinamicista e vereador da base governista;dr.vereador Abído Neme;Cadê o SR? se mostra!se posiciona! tome uma atitude.Se não for por todos estes títulos;mais pelo menos,como cidadão!tenha ao menos o sentimento da indignação e da solidariedade. josé pq são mateus.

Doulas - Lapa disse...

Deixo aqui a minha indiguinação, sabendo que moro em uma das cidades mais ricas do Brasil e hoje me deparar com uma notícia desta natureza. Isto e o fim.

Anônimo disse...

Cadê a tuma da Lapa? juntamente com os seus 20 Vereadores. Aqueles que se diz os mais honestos.

Anônimo disse...

Alô justiça!!!

Anônimo disse...

É lamentavel esta notícia triste.
CUIDADO a Prefeita Rosinha Garotinho adverte isto pode acontecer com você.

Sorella disse...

É, mas o povo votou...

miguel pq lebret disse...

esse é mais um exemplo de descaso da nossa prefeita rosinha garotinho , que para ela é mais importante gastar milhões em jardins , obras sem necessidade como é o caso do cepop por exemplo do que na saúde da população campista . precisamos que alguem de de respeito lute pelo povo campista como o dep roberto henriques que luta pelos nossos direitos . roberto henriques lhe peço encarecidamente que seja feita uma comição de fiscalização da alerj presidida preferencialmente pelo nobre dep para que posa fiscalizar todas as inregularidades com o dinheiro público . pois não é consebível a prefeitura de campos ter dinheiro para tanta obra sem necessidade e sem muito menos qualidade e não ter dinheiro para saúde .

marcelo pq aurora disse...

até quando pessoas tem que irem a óbito por falta de atendimento para que a justiça possa abrir uma investigação sobre gastos púbricos em campos ?

Anônimo disse...

A família irá entrar com boletim de ocorrencia. Eles estão sofrendo muito. A irma pedia pelo amor de Deus para dar atenção a Flávia. Cansou de pedir um cardiologista, mas nada.

Anônimo disse...

Lamentável, essas não foram só bonitas palavras, quem escreveu, escreveu com profundo sentimento, poxa vida.

Anônimo disse...

LAMENTÁVEL É O SEU COMENTÁRIO IDIOTA E FRIO, DE ALGUÉM QUE PARECE NÃO TER FAMÍLIA.
CUIDADO! DEUS NÃO DORME E VIU O SEU DESCASO COM O SOFRIMENTO DO PRÓXIMO.
VOU PEDIR A DEUS QUE TENHA PENA DESSA ALMA EM CONFLITO.