sábado, 16 de novembro de 2013

Onze condenados do mensalão são conduzidos para presídios em Brasília


Nove dos presos, incluindo o ex-ministro José Dirceu e o deputado licenciado José Genoino (PT-SP), foram transferidos para a principal penitenciária do Distrito Federal imediatamente após saírem do aeroporto de Brasília, vindos de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Outros dois (Jacinto Lamas e Delúbio Soares) já estavam em Brasília.

Depois de chegarem à Papuda, as duas mulheres do grupo – Kátia Rabello e Simone Vasconcelos – foram transferidas para a Penitenciária Feminina do Gama, cidade próxima a Brasília.

Os nove homens ficarão na Papuda e as duas mulheres na Penitenciária Feminina até que o juiz da Vara de Execuções Penais de Brasília decida onde cada um cumprirá a pena. A maioria pretende ficar em estabelecimentos penais próximos de onde mora – José Dirceu, por exemplo, já pediu para cumprir a prisão em São Paulo.

G1

Número de bebês com HIV é maior em Campos, RJ, que média nacional


Um terço das grávidas com Aids em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, ganham os bebês sem saber que têm a doença e acabam contaminando os pequenos, o que poderia ser evitado se o pré-natal estivesse em dia. No Brasil, a média de contaminação de mãe pra filho é de 5%, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Campos, o índice é três vezes maior. A cada grupo de 100 mulheres, 10 têm HIV e menos da metade fazem o pré-natal.

Um novo Centro de Testagem e Aconselhamento, onde se faz o exame de AIDS, foi inaugurado em Campos. O foco é impedir o aumento de casos entre bebês. Segundo especialistas, mesmo que a mãe seja portadora do vírus da Aids, a chance da criança nascer com a doença é de, no máximo, 2%. Mas isso apenas se houver acompanhamento médico adequado antes, durante e depois do parto.

Em Campos, 70 bebês com suspeita de HIV estão sendo acompanhados, segundo a prefeitura. O número é o dobro em comparação ao ano passado. Segundo o coordenador do programa DST/Aids em Campos, as pacientes são atendidas no prédio onde funciona o Centro de Doenças Infecciosas, que fica na Rua 1º de Maio, número 43.

Fonte G1

Blog ajuda e professora agradece


Cláudio,

Quero agradecer seu apoio quanto a reivindicação da faixa de pedestre, tachões e placas de sinalização em frente a E.M.Jacques Richer em Campo Novo.

Também aproveito para agradecer aos edis Abdu Neme e Fred Machado, pois sei que ambos fizeram a solicitação na câmara de vereadores.
Seguem as fotos.

Luciana Soares Marques - Professora há 20 anos na PMCG

Nota assinada pelo presidente Rui Falcão sobre as decisões do STF a respeito da Ação Penal 470


A determinação do STF para a execução imediata das penas de companheiros condenados na Ação Penal 470, antes mesmo que seus recursos (embargos infringentes) tenham sido julgados, constitui casuísmo jurídico e fere o princípio da ampla defesa. Embora caiba aos companheiros acatar a decisão, o PT reafirma a posição anteriormente manifestada em nota da Comissão Executiva Nacional, em novembro de 2012, que considerou o julgamento injusto, nitidamente político, e alheio a provas dos autos. 

Com a mesma postura equilibrada e serena do momento do início do julgamento, o PT reitera sua convicção de que nenhum de nossos filiados comprou votos no Congresso Nacional, nem tampouco houve pagamento de mesada a parlamentares. Reafirmamos, também, que não houve da parte dos petistas condenados, utilização de recursos públicos, nem apropriação privada e pessoal para enriquecimento. Expressamos novamente nossa solidariedade aos companheiros injustiçados e conclamamos nossa militância a mobilizar-se contra as tentativas de criminalização do PT. Rui Falcão Presidente Nacional do PT 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

'Estamos juntos', diz Lula a condenados


















O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira, 15, para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e para o ex-presidente do PT José Genoino logo após saber da expedição dos mandados de prisão contra os dois ex-dirigentes do partido, ambos condenados no processo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. "Estamos juntos", disse Lula aos antigos companheiros.

Estadão.

Condenados no mensalão se entregam à Polícia Federal


Um ano depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) condenar 25 réus do processo do mensalão, maior escândalo político do governo Lula, 12 mandados de prisão foram expedidos nesta sexta-feira (15) e os primeiros condenados começaram a se entregar no início da noite.

Até as 20h50, os condenados que já haviam chegado a sedes da Polícia Federal eram: José Genoino, José Dirceu (SP); Marcos Valério, Simone Vasconcelos, Cristiano Paz, Romeu Queiroz e Kátia Rabello (MG); e Jacinto Lamas (DF). Advogados de Marcos Valério e outros réus dizem que eles se entregarão ainda nesta sexta.

G1.

Roberto Henriques reitera solicitação à Rosinha para cessão de funcionários para instalação da Delegacia da JUCERJA em Campos


O deputado estadual Roberto Henriques enviou ontem (14/11) um ofício à prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, pedindo providências para a instalação de uma Delegacia da JUCERJA no município. O ofício de número 199/2013 solicita à prefeita Rosinha Garotinho que envie um pedido de cessão de funcionários do estado das Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte).

“Estou mais uma vez solicitando à prefeita Rosinha Garotinho que peça os funcionários a serem cedidos para compor o quadro da JUCERJA, conforme estabelecido em reunião com a deputada Clarissa Garotinho. O município de Campos anseia por uma JUCERJA. É muito complicado ter que se deslocar para outros municípios. Estamos confiantes e em breve Campos terá a sua própria Delegacia da JUCERJA”, afirmou o deputado estadual Roberto Henriques.

Na reunião que aconteceu no dia 23 de maio de 2013, na sede da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) que participaram o deputado Roberto Henriques, a deputada Clarissa Garotinho, o presidente da JUCERJA, Carlos de La Rocque, e representantes da sociedade civil organizada ficou firmada a parceria entre estado e município para a instalação da delegacia da JUCERJA no município de Campos. No encontro ficou pactuado que a deputada estadual Clarissa Garotinho faria intermediação com a prefeitura de Campos dos Goytacazes para a cessão do local, três funcionários para apoio ao expediente, além de um coordenador. Já o deputado estadual Roberto Henriques se comprometeu em fazer a ponte entre o Estado para o fornecimento de funcionários de nível técnico ou superior para serem treinados na JUCERJA para exercerem a função de julgadores.

Assecom do parlamentar

Condenada por improbidade administrativa Rosinha deve recorrer na próxima segunda

A prefeita de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Rosinha Garotinho deve recorrer nesta segunda-feira (18) à decisão da Justiça que a condenou por improbidade administrativa, segundo o advogado Thiago Godoy. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (13) em Diário Oficial, segundo informou o Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeironesta quinta-feira (14). De acordo com o TJ, Rosinha tem até esta segunda-feira (18) para recorrer, pois o prazo é de cinco dias corridos, começando a contar do dia de publicação. A condenção foi divulgada pelo TJ na sexta-feira (8).

Segundo o advogado de Rosinha, Thiago Godoy, "A [ex] governadora disse que isso é perseguição política e vai recorrer", disse.

Na sentença, a juíza Simone Lopes da Costa, da 14ª Vara de Fazenda Pública, determinou a suspensão por cinco anos dos direitos políticos da ex-governadora. A ação foi movida pelo Ministério Público em 2010. Além da ex-governadora, também foram condenados Claudio Mendonça, ex-secretário de Educação, Maria Thereza Lopes Leite e a Fundação Euclides da Cunha. Os advogados de Mendonça e Maria Thereza informaram na sexta que pretendem recorrer.

Fonte: G1

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Secretaria Municipal de Saúde discute a prevenção do diabetes em SJB



O Programa Hiperdia, realizado pela secretaria de Saúde, encerrou a programação do Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira (14), com uma palestra proferida pela Dra. Shirley Lao. O evento debateu a importância dos cuidados que o portador de diabetes deve ter, além de conscientizar a população sobre os meios de prevenir a doença. Em seguida, foram distribuídos folhetos explicativos e os serviços de medição da glicose e aferição da pressão foram oferecidos para o público presente.

“Durante a palestra, ressaltamos a importância da alimentação que deve ser consumida, das atividades físicas que devem ser realizadas, além dos direitos que o diabético tem perante o poder público”, disse Dra. Shirley.

Segundo a coordenadora do Hiperdia, Catia Assis, o saldo da programação foi totalmente positivo.

“Durante toda semana, estivemos atuando em todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF’s) e Básicas de Saúde (UBS). A população compareceu e entendeu a importância da conscientização e dos cuidados que devemos ter com o diabetes. Quando a população tem acesso a informações e tratamentos como em uma doença crônica como esta, é possível, sim, reduzir internações e também reduzir o número de mortalidade”, ressaltou.

A DOENÇA - O diabetes é o aumento do nível de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar presente nos alimentos e é usada pelas células do nosso corpo como principal fonte de energia. A utilização da glicose pelas células depende da presença de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Quando este não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente, aumentam os níveis de glicose no sangue, causando o diabetes.

Se a pessoa sentir os sintomas da doença, como urinar excessivamente (é comum acordar à noite várias vezes para urinar), aumento da sede e do apetite, perda de peso, visão embaçada e turva e infecções frequentes, principalmente na pele, ela deve procurar uma Unidade Básica da Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para realizar os exames e detectar a doença.

O tratamento do diabetes exige, além do acompanhamento médico especializado, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento e o SUS oferece tratamento integral para as pessoas portadoras da doença.

Assecom da Prefeitura de SJB

Reforma do Plano Diretor Participativo de Quissamã é tema de Alunos do IFF campus Campos-Centro


Alunos do 6º e 7º períodos do curso de Arquitetura do Instituto Federal Fluminense-IFF campus Campos-Centro apresentaram na manhã de quarta-feira (13), na secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, a conclusão do trabalho referente à disciplina: Planejamento Urbano e Regional, ministrada pelo professor Luiz De Pinedo. “Reforma no Plano Diretor Participativo de Quissamã” foi o tema da apresentação, que contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Carla Cabral.

Luiz De Pinedo explicou que o tema foi desenvolvido com base na proposta da 5ª Conferência da Cidade de Quissamã, realizada no dia 29 de maio, com o enfoque, "Quem Muda a Cidade Somos Nós. Reforma Urbana Já”, e o tema, “Plano Diretor e Legislação Urbanística e Sustentabilidade — Desenvolvimento Urbano Sustentável”. A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades para consolidar a parceria entre os governos e a sociedade civil e construir um modelo de política urbana com a participação efetiva dos municípios.

“O objetivo é estabelecer uma parceria entre a instituição e a secretaria, para a troca de experiências”, enfatizou Pinedo.

Na oportunidade, Carla Cabral ressaltou que a apresentação do trabalho dos alunos do IFF demonstra a intenção da secretaria de expandir a parceria já existente com a instituição de ensino, também para o cursos de Arquitetura.

“A parceria com o IFF prevê a troca de informações e acesso à tecnologia. O contato com a iniciativa privada é necessário, todavia, diversas questões podem ser viabilizadas com a elaboração e execução de projetos propostos pelo IFF. Esta troca é muito proveitosa, tanto para o município, quando para os alunos em formação” avaliou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Instituto Pappel: deputada Clarissa lidera para federal


Deputado Federal (Pesquisa realizada em Campos, Macaé, Itaperuna, São Francisco, São João da Barra, São Fidélis e Conceição de Macabu) – Os 14 mais votados:

Clarissa Garotinho …….13,53
Paulo Feijó …….10,72
Tadeu “To contigo” …….7,22
Dr. Makhoul …….6,47
Nelson Nahim …….4,92
Adrian Mussi …….4,26
Nildo Cardoso …….3,76
Dudu Jardim …….3,10
Paulo Hirano …….2,61
André Braga …….2,37
Leonardo Picciani …….2,02
Barbosa Lemos …….1,91
Tito Enfermeiro …….1,81
Enock Amaral …….1,49

Publicada inicialmente no blog do Gustavo Matheus.

Acusado de atirar contra Diony na Pelinca é preso no Rio de Janeiro


Policiais da 18ª DP Praça da Bandeira prenderam o petroleiro, Fábio Gonçalves Faria, de 28 anos, acusado de ter atirado contra Diony Coelho, 28 anos. O crime que aconteceu no dia 2 de novembro de 2013, no entorno da Avenida Pelinca, área nobre de Campos. Fábio foi capturado nesta terça-feira (12 de novembro), em uma clínica, na Gávea, Zona Sul, onde estava internado.

O juízo da Primeira vara Criminal de Campos afirmou em decisão que a materialidade do crime está comprovada. Imagens mostram o suspeito Fábio atirando, fugindo e entrando no carro. Baleada, a vítima cai no passeio, mas levanta em seguida segurando a barriga para buscar socorro.

A juíza Elisabete Franco Logobardi acatou o pedido do Ministério Público e expediu um mandado de prisão contra Fábio.

Diony levou três tiros e está internado em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Dr. Beda.

Terceira Via

Roberto Henriques solicita informações sobre o caso das "Meninas de Guarus"



O deputado estadual Roberto Henriques entregou hoje (14/11) ao deputado estadual Marcelo Freixo, presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos, o ofício de nº198/2013, solicitando algumas informações relativas às investigações do caso conhecido como Meninas de Guarus. No documento, o deputado estadual Roberto Henriques, que é requerente da audiência pública feita pela comissão em que os casos foram tema, pede que o deputado Marcelo Freixo solicite informações ao Poder Judiciário sobre o andamento do caso.

“O caso já se arrasta há mais de quatro anos e já se passaram vários meses desde que a nova promotora, a senhora Roberta Felisberta N. Chaves, foi designada para o caso. A população campista quer saber se estamos perto de concluir o caso. Sei que o caso é grave e algumas informações não podem ser divulgadas, mas precisamos dar explicações para população sobre o andamento do Inquérito”, explicou Roberto Henriques.

O deputado estadual Roberto Henriques é o requerente da audiência pública realizada e presidida pelo deputado estadual Marcelo Freixo em Campos dos Goytacazes, no dia 17 de maio. O caso recebeu o nome de Meninas de Guarus por se tratar de uma série de assassinatos e estupros de meninas no bairro Guarus, em Campos dos Goytacazes, que tomaram visibilidade com as publicações de revistas e jornais. O caso está na 3ª Vara Criminal da Comarca de Campos dos Goytacazes.

Clique para ampliar.



Assessora de Imprensa do deputado estadual Roberto Henriques – Rio de Janeiro
Milena Veloso
(21)2588-1245 / (21)99986-8479

Justiça ordena e Rosinha convoca dentista do PSF




Portaria nº 3242/2013

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONSIDERANDO a aprovação e classificação no Concurso Público
realizado através do Edital 01/08 publicado em 01/10/2008 e homologado através da Portaria 830/10 de 08 de novembro de 2010 publicada em 09/11/2010.

CONSIDERANDO a impetração de Mandado de Segurança por BIANCA COUTO REIS RESSIGUIER.

CONSIDERANDO ter sido concedida a ordem mandamental pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, nos autos do MS 0068922-74.2012.8.19.0000, para que a impetrante seja nomeada no cargo de Cirurgião Dentista - PSF previsto no edital do concurso público 01/2008, após cumpridas as demais etapas do concurso.

RESOLVE, convocar e nomear BIANCA COUTO REIS RESSIGUIER no cargo de Cirurgião Dentista do PSF.

TRICAMPEÃO!!! Cruzeiro bate o vitória e conquista o brasileirão


Parabéns aos torcedores mineiros

Contaminação em Rio Preto: ambulância quebrada há uma semana faz vítimas usarem carro particular

Silvana Rust

Moradores de Rio Preto, localidade de Campos que registrou duas mortes por contaminação de agrotóxico denunciaram que buscaram socorro no posto de saúde, mas a ambulância estava quebrada.

Os lavradores que morreram contaminados, provavelmente por agrotóxicos, foram socorridos por parentes amigos para Campos e, ainda tiveram que pagar o gasto com o combustível no valor de R$ 50. Foi assim com a família de Eraldo Luis Gomes Pinto, 64 anos e de Josete dos Santos, 50. Os dois morreram depois de passarem mal com câimbras, febre alta, diarreia, vômitos e febre alta. Outras três pessoas estão internadas em hospitais de Campos, com a mesma suspeita, entre ela, uma criança de 11meses de vida.

“A ambulância está quebrada desde terça-feira passada (6 de novembro) e o médico de adultos só aparece uma vez por semana. É preciso acontecer algo como esse para as autoridades aparecerem por aqui e o sistema funcionar”, denunciaram os parentes dos mortos.

De Rio Preto a Campos são aproximadamente 40 minutos de carro, tempo que poderia ter sido aproveitado nos primeiros socorros. “Ninguém do posto aciona outra ambulância de localidades próximas não. Somos obrigados a dar o nosso jeito e pagar carros particulares como temos feito”, falou a doméstica Rafaela Castro da Silva, nora de Eraldo.

O sub-secretário de saúde, Dante Pinto Lucas, confirmou que a ambulância estava quebrada, mas providenciou outras três provisoriamente para o local, assim como um médico de plantão 24 horas para atender a demanda que surgir no local.

Terceira Via.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Ministros do STF decidem por prisão imediata de Dirceu e outros réus do mensalão




Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quarta-feira (13) pela execução imediata da pena imposta a vários condenados no processo do mensalão, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT e deputado licenciado José Genoino. Ainda havia impasse sobre o alcance da decisão, ou seja, sobre quantos serão os réus entre os 25 condenados que poderão ir para prisão de imediato.

G1.

Médico sanitarista noticia possível perseguição no HFM




Nos dias 2,3 e 4 de outubro ocorreu a eleição para a Comissão de Ética do Hospital Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes em que a chapa de defesa dos médicos concorreu contra a chapa da atual direção coordenada pelo Diretor Geral Dr Ricardo Madeira. Vários médicos da casa acusam a gestão anterior da Comissão de Ética de utilizar-se dessa comissão para intimidar colegas que se recusavam e aceitar passivamente as péssimas condições de trabalho e até os absurdos administrativos como por exemplo o médico não ter direito a tirar férias por até 3 anos consecutivos por falta de outros médicos para rende-los de seus plantões.


Com relação a eleição a chapa de defesa da classe médica venceu porém agora a direção quer tentar ganhar o jogo no tapetão! Pois entregou no Conselho Regional de Medicina - CRM denuncia de que dois membros da chapa de defesa dos médicos não seriam médicos lotados no hospital e denunciou que inclusive um dos membros da própria chapa da direção também não seria lotado nesse hospital, com a clara intenção de anular a eleição. Ocorre que se esquecem que como esses médicos estão há mais de 2 anos trabalhando nesse hospital de acordo com a CLT já teriam estabilidade... E pior retiraram o Dr Mateus Rangel e Dr Rodolfo Maia do trabalho no Hospital Ferreira por serem da chapa de oposição! Prejudicando portanto o atendimento nesse hospital e também esses profissionais.

Erik Shunk

Magal quer helicóptero com UTI no "Emergência em casa"


- Processo nº 3511/2013/SEC/CMCG – Solicita envio de mensagem a esta Câmara Municipal, de Projeto de Lei, visando inclusão de um helicóptero com UTI no Programa Emergência em Casa da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

Vândalos rompem adutora com machado e deixam 8 mil sem água em Tócos





Pela segunda vez em uma semana, a adutora que abastece com água o distrito de Tocos voltou a ser foi danificada por vândalos. A adutora foi rompida com golpes de machado, deixando 8 mil pessoas sem água e prejudicando, ainda, o abastecimento em Goytacazes.

Com aproximadamente 5 quilômetros de extensão e 200 milímetros de diâmetro, o ponto do rompimento foi localizado na manhã desta quarta-feira (13-11-2013) por equipes da concessionária Águas do Paraíba. Os reparos necessários devem ser concluídos até às 17 horas, quando o abastecimento deverá ser restabelecido gradualmente.

Essa adutora tem sido alvo de vandalismo todos os anos. Nos últimos 12 meses, esta é a terceira vez. Ela atravessa um trecho de área rural no município. E é danificada para servir água a animais que pastam em suas proximidades.

Com o ato de vandalismo, o abastecimento de água para os distrito de Tocos foi totalmente interrompido na manhã desta quarta-feira e em Goytacazes o fornecimento de água também ficou prejudicado.

Para evitar novos atos de vandalismo nesse trecho -- o mesmo que foi registrado na semana passada -- a concessionária decidiu deslocar a adutora e aumentar a profundidade de seu assentamento. Os trabalhos começaram de manhã. Mas, prosseguiram ininterruptamente durante todo o dia e só deve der concluído por volta das 7 horas.

A concessionária solicita a colaboração dos moradores para denúncia anônima dos responsáveis ou suspeitos pelo ato de vandalismo, para a adoção das devidas providências legais.

A denúncia, com a preservação garantida de quem puder dar a informação, pode ser feita através do telefone Ligue-Água. O número é 115. Ou pessoalmente, na Central de Atendimento de Águas do Paraíba, à Avenida José Alves de Azevedo, 233, centro, ao lado da antiga Rodoviária.
O responsável pelo abastecimento de água em Campos dos Goytacazes, engenheiro Rafael Fassy destaca que a colaboração da população é fundamental para evitar novos atos de vandalismo.

Ele pede desculpa aos moradores de Tócos pelo transtorno causado, ainda que sem a responsabilidade, da concessionária.


Adelfran Lacerda

22 9234 4935

Neco faz alterações no secretariado em SJB


"Foram confirmadas mudanças no estafe administrativo de São João da Barra, na Secretaria de Comunicação do município, segundo informações obtidas pelo SJBarraNews em primeira mão.

Tais mudanças relativas à Secretaria, serão divulgadas no Diário Oficial a partir de amanhã. O novo Secretário Edevigens Monteiro Cardozo é de São João da Barra e trabalhou na Rede Globo e na Rede Record. Ele assumirá o lugar de Jerônimo Rangel, exonerado do cargo de Secretário de Comunicação e assumirá como coordenador de Meio Ambiente, segundo informação dada pelo Chefe de Gabinete Antônio Neves.
Outras mudanças são:

Max Weber assumirá a ouvidoria geral da Prefeitura. Já Vito Diniz, ocupará o cargo de sub secretário de comunicação.

Izabel Gregório assumirá a Sub Secretaria de Meio Ambiente, cargo que era ocupado antes por Sidney Salgado e que hoje assume a Secretaria de Planejamento".

Por: Leandro Caldas

A matéria pode ser lida AQUI no site SJBarraNews

Geraldo Pudim acusa aliados de Cabral de tentar infiltrar um espião na estrutura do PR


Com integrantes investigados por financiar a participação de manifestantes profissionais nos protestos do Rio de Janeiro, o PR preparou um contra-ataque nesta terça-feira. O vice-presidente da legenda no Rio, deputado estadual Geraldo Pudim, acusou aliados do governador Sérgio Cabral de tentar infiltrar um espião na estrutura do partido para ligar o PR aos atos de vandalismo nos fins das manifestações.

“Fui procurado, há dez dias, por um homem que disse ter sido contratado por dois deputados da base do governo para se infiltrar no PR. Ele disse que estava arrependido porque estava sendo tratado como um cachorro. Na hora, não ouvi. Depois, pedi que um dos meus assessores fosse procurá-lo, mas ele tinha desaparecido. Esse homem foi contratado para destruir o PR, para colar a imagem do Garotinho (pré-candidato ao governo do Rio) nesse quebra-quebra promovido no fim das manifestações”, acusou Pudim, que diz não saber os nomes dos deputados.

O espião, segundo a versão de Pudim, é Anderson Harry Grutzmacher, um autônomo que diz ter tomado a decisão de se infiltrar no PR para revelar os bastidores das manifestações que, desde junho, tomam as ruas da cidade. Grutzmacher tem uma série de gravações de conversas com integrantes do partido - entregues ao jornal O Globo e à Polícia Civil. Em uma delas, Grutzmacher propõe a Fernando Peregrino, secretário-geral do PR, que a legenda patrocine uma ocupação na casa do senador e ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias (PT).

Sob o argumento de que “Cabral já está morto”, Anderson alerta, segundo O Globo, para o crescimento do petista, pré-candidato ao governo do Rio, que deverá disputar com Luiz Fernando Pezão (PMDB) e com o deputado Anthony Garotinho (PR). “Trata-se de um ataque ao PR que tem o objetivo claro de atingir a candidatura de Anthony Garotinho ao governo do Rio”, afirmou Pudim. “Esse homem se infiltrou no PR para induzir, para incitar o partido ao crime, para gravar (conversas), para pegar flagrante”, acrescentou o vice-presidente da legenda.

A matéria completa pode ser lida AQUI no site da Veja on line

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Hiperdia visa reduzir internações e mortalidade em SJB






Na próxima quinta-feira (14), São João da Barra vai atingir o ponto alto da programação do Dia Mundial do Diabetes, realizando a distribuição de folhetos explicativos, a medição da glicose e a aferição da pressão, em frente à Policlínica, na Rua Barão de Barcelos, 200, centro da cidade, a partir das 13h. Os trabalhos foram iniciados na segunda (11), nas unidades do programa Saúde da Família (PSF’s) e Básicas de Saúde (UBS).

A comemoração faz parte das ações do Programa Hiperdia realizado pela secretaria de Saúde, que atende aproximadamente seis mil pacientes portadores de hipertensão e diabetes. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados do diabetes, a programação inclui medição de glicose, circunferência abdominal, altura e peso, além da aferição da pressão arterial. O trabalho está sendo realizado em todo o município entre 8h e 16h.

De acordo com a coordenadora do Hiperdia, Cátia Assis, a meta da programação é conscientizar as pessoas dos cuidados que o portador de diabetes deve ter, além de orientar a população sobre os meios de prevenir a doença.

– Através do Hiperdia damos suporte ao diabético quanto à alimentação que deve ser consumida, a importância de se fazer atividades físicas, além de serem assistidos com medicamentos que são distribuídos nas unidades de saúde e no caso de pacientes acamados, estes recebem a visita dos agentes comunitários. Quando a população tem acesso a informações e tratamentos como em uma doença crônica como esta, é possível, sim, reduzir internações e também reduzir o número de mortalidade – enfatizou.

*A DOENÇA* *-* O diabetes é o aumento do nível de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar presente nos alimentos e é usada pelas células do nosso corpo como principal fonte de energia. A utilização da glicose pelas células depende da presença de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Quando este não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente, aumentam os níveis de glicose no sangue, causando o diabetes.

Se a pessoa sentir os sintomas da doença, como urinar excessivamente (é comum acordar à noite várias vezes para urinar), aumento da sede e do apetite, perda de peso, visão embaçada e turva e infecções frequentes, principalmente na pele, ela deve procurar uma Unidade Básica da Saúde (UBS)
mais próxima de sua residência para realizar os exames e detectar a doença.
O tratamento do diabetes exige, além do acompanhamento médico especializado, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento e o SUS oferece tratamento integral para as pessoas portadoras da doença.

Secretaria de Comunicação Social Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Quinteto Villa-Lobos se apresenta em Quissamã dia 22




Referência nacional na música de câmara, o Quinteto Villa-Lobos se apresenta na sexta-feira, dia 22, às 20h, no Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã. No 5º Circuito Estadual das Artes, o público poderá desfrutar de toda a musicalidade deste conjunto de sopro fundado há mais de meio século pelo grande fagotista Airton Barbosa, o primeiro músico a colocar o fagote no samba, gravando com Cartola e Paulinho da Viola.

O grupo, formado por Rubem Schuenck (flauta), Luis Carlos Justi (Clarineta), Paulo Sergio Santos (oboé), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote), une as pontas do erudito e popular com maestria e personalidade. São 50 espetáculos circulando pelo Rio de Janeiro e Quissamã foi uma das cidades escolhidas. O concerto vai apresentar novos arranjos em obras de compositores como Pixinguinha, Ernesto Nazareth e principalmente as do maestro Villa-Lobos.

Aloysio reconhece que o Quinteto Villa-Lobos é praticamente uma instituição brasileira - e sem perigo algum de parar no tempo. "Há uma renovação natural e constante do nosso trabalho. Sempre seguimos a vertente nacionalista e esse é um campo muito vasto, em constante processo de criação".

No mesmo dia do concerto, haverá também Oficina de Música com flauta, oboé, clarineta, trompa e fagote às 15h no Centro Cultural Sobradinho. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do e-mail eloa.ribeiro@barucproducoes.com.br, com número máximo de dez alunos por turma.

Assecom da Prefeitura de SJB

Próxima reunião da Comissão Especial do Porto do Açu da Alerj será no município de SJB





Na terceira reunião ordinária que aconteceu hoje (12/11), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, da Comissão Especial para acompanhar a real situação dos investimentos no Complexo Logístico Portuário do Açu e a situação dos trabalhadores e colaboradores envolvidos no empreendimento que contou com a participação do representante no Brasil da EIG Holding, o senhor Kevin Korrigan, e o conselheiro da LLX, o senhor Luiz Reis, ficou estabelecido que as próximas reuniões será de forma descentralizada. O local escolhido pelos membros da comissão foi o município de São João da Barra, sede Complexo Logístico Portuário do Açu.

Durante a audiência pública, que durou cerca de 2 horas e meia, o conselheiro da LLX, o senhor Luiz Reis, afirmou que o projeto do Porto do Açu se mantém sem alterações. Ele explicou que a EIG Holding entrou com o projeto já aprovado e o manterá. O conselheiro afirmou que já foram capitalizados pela EIG R$ 700 milhões e que pretendem chegar a R$1,3 bi.

De acordo com as informações divulgadas pelos integrantes das empresas durante a audiência, a LLX já tinha em financiamentos passados a quantia de R$ 813 milhões com o Bradesco, R$ 518 milhões com o Bndes e R$ 750 milhões em debêntures. Já em empréstimos novos, ainda segundo as informações divulgadas por eles, são de R$ 2,8 bi, do Bndes ,R$ 900 milhões dos bancos Bradesco e Santander, R$ 450 milhões de cada instituição. O senhor Luiz Reis afirmou ainda que o aporte de recursos do BNDES de R$ 2,8 bilhões e a capitalização de R$ 1,3 bi da EIG serão suficientes para terminar as obras do Porto do Açu. O representante no Brasil da empresa EIG, o senhor Kevin Korrigan contou que a empresa, antes de adquirir o controle da LLX, controladora do Porto do Açu, já havia feito três investimentos no país e já tem experiências na área de energia em outros países.

Ficou acordado entre os parlamentares membros da comissão que as próximas audiências públicas acontecerão no município de São João da Barra, município sede do Porto do Açu.

“Estaremos divulgando no prazo de 15 dias a data da nova reunião da comissão que acontecerá no município de São João da Barra e os convidados. O tema da reunião será o condomínio industrial. Como venho afirmando, nessa nova fase, estaremos analisando de forma pontual todo o processo de implantação do Porto do Açu e espero que no final de tudo a comissão tenha conclusões propositivas”, afirmou o presidente da comissão, o deputado Roberto Henriques.

Estiveram presentes na audiência pública os deputados estaduais Luiz Paulo, Jânio Mendes e Geraldo Pudim. Além de representantes da prefeitura de São João da Barra, da sociedade civil organizada e de instituições de ensino Norte fluminense.

Assessora de imprensa do deputado estadual Roberto Henriques – Rio de Janeiro
Milena Veloso
(21)2588-1245 / (21) 99986-8479

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

MP arquiva investigação sobre viagem de Cabral e Cavendish




Por seis votos a quatro, o Conselho Superior do Ministério Público estadual (MP-RJ) confirmou o arquivamento das investigações sobre a viagem do governador Sérgio Cabral a Paris em 2009, na companhia de secretários do estado, e do empresário Fernando Cavendish, na época controlador da empreiteira Delta Construções. A votação durou cerca de duas horas e meia, e foi marcada por bate-boca entre os conselheiros.

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), autor do pedido de investigação das viagens, estava presente e disse que encaminhará uma nova representação ao Ministério Público, cobrando esclarecimentos sobre o assunto mais uma vez. Freixo alega que, mais uma vez, não foi notificado do arquivamento feito pelo então procurador-geral de Justiça Cláudio Lopes, em janeiro deste ano, o que o impediu de tomar providências.

Cláudio Lopes arquivou o caso por entender que não havia provas de que a viagem de Cabral fora custeada com recursos privados. Porém, houve impasse no conselho depois que dois conselheiros entenderam que a investigação preliminar não esclarecera de onde vieram os recursos. Eles alegaram que a lei 8.429/92 proíbe agentes públicos de receber presentes (como viagens) pagas por quem tenha negócios com o Estado, como é o caso da Delta Construções.

Depois de arquivada pelo ex-procurador-geral, a denúncia foi posteriormente encaminhada por seu sucessor, Marfan Vieira Martins, para análise do conselho, formado por dez integrantes — oito eleitos, mais o procurador-geral e o corregedor do MP. O relator do caso, Alexandre Marinho, já havia pedido a manutenção do arquivamento, mas um dos integrantes do conselho pediu vista do processo, o que acabou adiando a conclusão para esta segunda-feira.

Fonte: O Globo.

Roberto Henriques comemora mudanças que beneficiam as micro e pequenas empresas no estado do RJ

Ginásio Poliesportivo também foi visitado nesta terça-feira (11) em Quissamã



No período da tarde, Octávio Carneiro visitou as obras do Ginásio Poliesportivo. Acompanhado do secretário de Esportes, Edi Silva, o prefeito percorreu as dependências, vestiários, banheiros, quadra e a parte externa.

“A estrutura do Ginásio é muito boa. Temos que manter esse padrão de qualidade para que o público, atletas e artistas possam participar das atividades com segurança e conforto” relatou Octávio, ressaltando a importância do espaço que foi inaugurado por ele em 2001 durante sua terceira gestão como prefeito de Quissamã.

As informações são da Assecom da Prefeitura de Quissamã

Audiência pública sobre o Plano Plurianual (PPA) nesta terça (12)



Nesta terça-feira (12), às 17h, a Câmara de São João da Barra vai promover uma audiência pública para apresentar à população, o Projeto de Lei que institui o Plano Plurianual (PPA) do município para o quadriênio 2014 a 2017. Este plano é o instrumento que expressa o planejamento estratégico municipal, estabelecendo as diretrizes para os gastos públicos, objetivando a manutenção do patrimônio público e a realização de novos investimentos.

O processo de elaboração do plano foi conduzido com a participação popular por meio de audiências públicas e conferências, nas quais os munícipes puderam expor suas demandas e anseios. Por meio de reuniões e seminários, os gestores das unidades administrativas da Prefeitura e os técnicos responsáveis pelos programas também colaboraram ativamente para a elaboração do plano, que reflete, ainda, as necessidades diagnosticadas pelos vereadores.

O PPA é um planejamento que o município faz para os próximos quatro anos e a participação da sociedade nessa discussão é muito importante, considerando o momento de transformação pelo qual o município está passando – destacou o presidente da Casa, Aluizio Siqueira Filho. A votação do projeto de lei que institui o PPA está prevista para acontecer no próximo mês.

Por: Assessoria de Imprensa da CMSJB

EIG prestará esclarecimentos à Comissão Especial do Porto do Açu amanhã (12/11)



Acontece amanhã (12/11) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a terceira audiência pública da Comissão Especial para acompanhar a real situação dos investimentos no Complexo Logístico Portuário do Açu e a situação dos trabalhadores e colaboradores envolvidos no empreendimento. Dessa vez serão ouvidos os membros da EIG Holding, empresa controladora do Surperporto do Açu. De acordo com documento enviado pela empresa ao presidente da comissão, o deputado estadual Roberto Henriques, foi confirmada a presença do representante no Brasil da EIG Holding, o senhor Kevin Korrigan, e o conselheiro da LLX, o senhor Luiz Reis, que irão esclarecer as dúvidas e questionamentos dos parlamentares, autoridades e sociedade civil organizada.

“Quando tivemos a primeira audiência pública convocamos o senhor Eike Batista e um dia antes do evento recebemos um documento da LLX, que na época era controlada pela EBX, pedindo o adiamento por 2 semanas por causa das negociações com a EIG Holding. Assim fizemos e na audiência de quarta-feira passada (06/11) ouvimos a LLX, mas não podemos ouvir os representantes da EIG que alegou que o seu responsável estaria em uma viagem fora do Brasil. Esperamos que nesta terça-feira possamos ouvi-los e entendermos mais sobre o futuro do Superporto do Açu e dos projetos para a região”, afirmou Henriques.

A audiência pública será às 10 horas no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na sala 311.


Roberta da Silva Bensi Barcelos
- Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Roberto Henriques
(22) 9845-8228
(22) 2736-2159

Supersimples: governador Cabral assina decreto com a presença de autoridades

Na foto Paulo Melo, Sérgio Cabral e Roberto Henriques


Na manhã de hoje, às 10h30, o governador Sérgio Cabral, assinou o decreto de regulamentação da Lei 6571/13, oriundo do projeto de lei 2463/13, que beneficia as empresas optantes pelo Supersimples e o comércio em geral. O deputado Roberto Henriques se fez presente como parlamentar e como membro da frente parlamentar em defesa das micro e pequenas empresas.

A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Guanabara.

Peregrino confirma conversa com ex-militante do PR, que denunciou esquema de recrutamento, mas não se lembra do teor





"A Polícia Civil vai pedir à Justiça a quebra do sigilo bancário de Sebastião Rodrigues Machado Júnior, o Nayt, assessor do deputado estadual Geraldo Pudim (PR), e de outros suspeitos de envolvimento no recrutamento de ativistas “profissionais” para a realização de atos como o Ocupa Cabral e Ocupa Câmara. Conforme O GLOBO revelou neste domingo, uma investigação iniciada há cinco meses levantou evidências de que Nayt atuou como interlocutor entre integrantes do PR — presidido no Rio pelo deputado federal Anthony Garotinho — e um grupo de manifestantes. Pelo menos seis deles vieram de estados das regiões Norte e Nordeste, inclusive Jair Seixas Rodrigues, o Baiano, preso sete vezes desde o início dos protestos na cidade.

Com a quebra do sigilo bancário dos suspeitos, a polícia espera rastrear supostas remessas de dinheiro para ativistas “profissionais”, que, de acordo com investigadores, compravam alimentos, barracas e passagens para grupos de manifestantes, além de cobrirem outros custos. Um dos beneficiados teria sido Baiano, que, detido por desacato e danos ao patrimônio, acabou sendo solto após o pagamento de fianças. Preso pela última vez durante os distúrbios de 15 de outubro, ele permanece na cadeia sob as acusações de atear fogo a um ônibus e de depredar um carro da PM.

Coordenada pelo Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), a investigação sobre os ativistas “profissionais”, realizada em conjunto com a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e a Coordenadoria de Informações e Inteligência (Cinpol), inclui depoimentos de Anderson Harry Grutzmacher, ex-militante do PR que denunciou um suposto esquema de recrutamento de manifestantes.

Secretário do PR confirma encontro

Anderson chegou a gravar conversas com o secretário-executivo do PR, Fernando Peregrino, e outros integrantes da cúpula do partido. Num diálogo de quase meia hora, eles discutem a contratação de manifestantes para um protesto em frente à casa do senador Lindbergh Farias (PT). Ontem, Peregrino confirmou que se reuniu com Anderson, mas disse não se lembrar do teor da conversa. Ele negou que o PR pague pessoas para se infiltrar em manifestações:

— Não existe isso de o partido pagar militantes. As manifestações de rua ocorreram pela insatisfação com os governos e os políticos. No Rio, o alvo é o governador Sério Cabral, e nosso partido também discorda da maneira como ele governa. Para mim, esse Anderson é que pode ser um infiltrado político, possivelmente ligado ao PMDB.

No domingo, o GLOBO voltou a procurar Geraldo Pudim e Nayt, mas eles não atenderam as ligações. Em nota divulgada numa rede social, Nayt negou conhecer Baiano e Anderson. No texto, ele se apresenta como militante do movimento negro e “ativista da questão racial negra com destaque para a questão quilombola”. Para Nayt, a reportagem tenta usá-lo para atingir o deputado Anthony Garotinho. A deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), que era presidente da Juventude do PMDB quando Nayt comandava a executiva Afrobrasileira do mesmo partido, também não retornou os telefonemas.

Garotinho não quis dar entrevistas. Segundo sua assessoria de imprensa, o que ele tem a dizer sobre o assunto está em seu blog. Pela internet, o ex-governador afirmou que a direção de seu partido não financiou qualquer grupo para participar de manifestações. “Se alguém o fez, foi por conta própria, e tem o direito de fazê-lo e arcar com as consequências”, afirma Garotinho num trecho do comunicado.
O corregedor da Assembleia Legislativa, deputado Comte Bittencourt (PPS), disse que ainda não encontrou elementos que comprovem o envolvimento de Geraldo Pudim nas supostas contratações de ativistas “profissionais”. Porém, ele informou que pretende se reunir com o parlamentar para esclarecer a situação".

Fonte: O Globo

CDT entregue à população de São João da Barra





O Centro de Desenvolvimento Territorial (CDT) foi entregue à população de São João da Barra na última quarta-feira (6). O espaço, que fica localizado no Palácio Cultural Carlos Martins, é aberto ao público e foi idealizado para que todos participem de estudos e debates sobre a região e o seu momento de desenvolvimento.

As salas do Programa de Animação Científica e Artística Digital (Pacad) estão entre os projetos que irão ser realizados no CDT. O local visa fortalecer a identidade cultural territorial, através de imagens e vídeos que mostram a história da região. Os equipamentos usados para a introdução do programa foram doados pelo Instituto Bio Atlântico - Ibio, que foi o responsável pela Gestão Integrada de Território (GIT) do Açu, trazido pela LLX.

Segundo o coordenador geral da Cultura de São João da Barra, André Pinto, o projeto é de suma importância para que o cidadão sanjoanense tenha acesso ao passado do município e que ele também possa relacionar diferentes períodos da história.

“O espaço é aberto ao público para que ele possa conhecer as histórias do passado e também fazer uma relação com o presente através das imagens, dos diferentes ambientes e de toda história que o nosso rico município apresenta para quem queira desvendá-lo”.

Outra novidade apresentada pela sala Pacad é a interação com outros lugares. A exposição dos conteúdos virtuais é realizada através de uma tela, onde são projetadas imagens separadas por unidades geográficas. Com isso, quem estiver utilizando os equipamentos da sala em São João da Barra poderá se conectar com pessoas em outra sala Pacad em diferentes lugares do mundo.

“A interação entre as pessoas também poderá acontecer na sala Pacad. O sistema vincula memória, criatividade e muita inovação tecnológica. Essa integração é maravilhosa, já que pessoas de outros lugares também poderão conhecer mais da nossa história, e vice-versa”, ressaltou Andre Pinto.

Para o gerente Socioambiental e Fundiário da LLX, Marcos Machado, o projeto é uma grande oportunidade de estreitar um relacionamento com a população trazendo conhecimentos.

“As pessoas precisam saber mais sobre o seu lugar, sua cidade, e também buscar a troca de informações, o projeto é um intercâmbio de culturas”, ressaltou Marcos que ainda acrescentou dizendo que essa parceria entre o governo municipal e LLX é muito importante para o desenvolvimento do município.


Palácio Cultural Carlos Martins- O Centro de Desenvolvimento Territorial (CDT) está localizado em uma referência histórica e cultural do município de São João da Barra. Edificado no século XIX , no estilo “chalé”, foi a residência do Coronel Manoel José Nunes Teixeira, um dos proprietários da Companhia de Navegação São João da Barra/Campos e sua esposa, Mariana Teixeira. Foi adquirido pelo estado em 1922 para se tornar o Grupo Escolar Alberto Torres, funcionando com esse fim por quase 50 anos, quando foi desativado por precariedade de conservação e incompatibilidade com as necessidades de espaço. Em 2008, o prédio abandonado do Grupo Escolar Alberto Torres foi revitalizado e se tornou o Palácio Cultural Carlos Martins, em homenagem ao artista plástico sanjoanense que sempre lutou pela restauração do prédio. Abrigando salas de música, dança, fotografia, multimídia, galeria para exposição de artes e um salão nobre, o edifício é hoje um patrimônio histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural, o Inepac.

Durante a semana, o prédio ganhou mais um prêmio. No dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, o espaço foi um dos seis imóveis históricos certificados pela Herity, uma Organização Mundial independente, sem fins lucrativos sediada na Itália para a Certificação de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural, reconhecida pela Unesco como forte ferramenta de gestão de qualidade de patrimônios culturais.

Para o prefeito José Amaro de Souza (Neco), o momento cultural por qual passa o município é histórico.

“São João da Barra é um berço cultural e eu fico feliz de vivenciar esses momentos importantes para o nosso povo. Quero deixar claro que futuramente vamos pedir a volta da Herity para certificar outros prédios históricos, como o nosso Fórum. O povo sanjoanense sabe preservar e valorizar a cultura e isso é muito importante”. Com a certificação São João da Barra deve atrair ainda mais turistas.

Assecom da Prefeitura de SJB