segunda-feira, 11 de novembro de 2013

CDT entregue à população de São João da Barra





O Centro de Desenvolvimento Territorial (CDT) foi entregue à população de São João da Barra na última quarta-feira (6). O espaço, que fica localizado no Palácio Cultural Carlos Martins, é aberto ao público e foi idealizado para que todos participem de estudos e debates sobre a região e o seu momento de desenvolvimento.

As salas do Programa de Animação Científica e Artística Digital (Pacad) estão entre os projetos que irão ser realizados no CDT. O local visa fortalecer a identidade cultural territorial, através de imagens e vídeos que mostram a história da região. Os equipamentos usados para a introdução do programa foram doados pelo Instituto Bio Atlântico - Ibio, que foi o responsável pela Gestão Integrada de Território (GIT) do Açu, trazido pela LLX.

Segundo o coordenador geral da Cultura de São João da Barra, André Pinto, o projeto é de suma importância para que o cidadão sanjoanense tenha acesso ao passado do município e que ele também possa relacionar diferentes períodos da história.

“O espaço é aberto ao público para que ele possa conhecer as histórias do passado e também fazer uma relação com o presente através das imagens, dos diferentes ambientes e de toda história que o nosso rico município apresenta para quem queira desvendá-lo”.

Outra novidade apresentada pela sala Pacad é a interação com outros lugares. A exposição dos conteúdos virtuais é realizada através de uma tela, onde são projetadas imagens separadas por unidades geográficas. Com isso, quem estiver utilizando os equipamentos da sala em São João da Barra poderá se conectar com pessoas em outra sala Pacad em diferentes lugares do mundo.

“A interação entre as pessoas também poderá acontecer na sala Pacad. O sistema vincula memória, criatividade e muita inovação tecnológica. Essa integração é maravilhosa, já que pessoas de outros lugares também poderão conhecer mais da nossa história, e vice-versa”, ressaltou Andre Pinto.

Para o gerente Socioambiental e Fundiário da LLX, Marcos Machado, o projeto é uma grande oportunidade de estreitar um relacionamento com a população trazendo conhecimentos.

“As pessoas precisam saber mais sobre o seu lugar, sua cidade, e também buscar a troca de informações, o projeto é um intercâmbio de culturas”, ressaltou Marcos que ainda acrescentou dizendo que essa parceria entre o governo municipal e LLX é muito importante para o desenvolvimento do município.


Palácio Cultural Carlos Martins- O Centro de Desenvolvimento Territorial (CDT) está localizado em uma referência histórica e cultural do município de São João da Barra. Edificado no século XIX , no estilo “chalé”, foi a residência do Coronel Manoel José Nunes Teixeira, um dos proprietários da Companhia de Navegação São João da Barra/Campos e sua esposa, Mariana Teixeira. Foi adquirido pelo estado em 1922 para se tornar o Grupo Escolar Alberto Torres, funcionando com esse fim por quase 50 anos, quando foi desativado por precariedade de conservação e incompatibilidade com as necessidades de espaço. Em 2008, o prédio abandonado do Grupo Escolar Alberto Torres foi revitalizado e se tornou o Palácio Cultural Carlos Martins, em homenagem ao artista plástico sanjoanense que sempre lutou pela restauração do prédio. Abrigando salas de música, dança, fotografia, multimídia, galeria para exposição de artes e um salão nobre, o edifício é hoje um patrimônio histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural, o Inepac.

Durante a semana, o prédio ganhou mais um prêmio. No dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, o espaço foi um dos seis imóveis históricos certificados pela Herity, uma Organização Mundial independente, sem fins lucrativos sediada na Itália para a Certificação de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural, reconhecida pela Unesco como forte ferramenta de gestão de qualidade de patrimônios culturais.

Para o prefeito José Amaro de Souza (Neco), o momento cultural por qual passa o município é histórico.

“São João da Barra é um berço cultural e eu fico feliz de vivenciar esses momentos importantes para o nosso povo. Quero deixar claro que futuramente vamos pedir a volta da Herity para certificar outros prédios históricos, como o nosso Fórum. O povo sanjoanense sabe preservar e valorizar a cultura e isso é muito importante”. Com a certificação São João da Barra deve atrair ainda mais turistas.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: