quarta-feira, 12 de agosto de 2009

GRIPE (A) MATA FONOAUDIÓLOGA MARIA CÂNDIDA.

O diretor técnico do Prontocardio disse que a paciente foi internada com gripe, febre e dificuldade respiratória, um quadro que, em menos de 48 horas, evoluiu para pneumonia, em um estado infeccioso grave. “Não existe diagnóstico de gripe suína, mas todas as providências médicas e epidemiológicas foram tomadas, com o encaminhamento de material para exame na Fiocruz”.

O chefe da Vigilância Epidemiologia, Charbell Kury, lamentou a morte e disse que, embora tenha sido dobrada a dosagem do Tamiflu, conforme recomenda o protocolo do Ministério da Saúde, pacientes de risco podem não responder bem ao medicamento, devido à rapidez do agravamento da infecção: “Foi uma evolução drástica e, infelizmente, Maria Cândida não resistiu”, afirmou, acrescentando que, até ontem, 22 pessoas permaneciam internadas com suspeita da gripe A.

Fonte- O Diário.

3 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, morreu Cândida. Quando recebi a notícia fiquei triste e, apesar da situação tão desagradável deveriam ficar as autoridades de saúde do nosso município mais espertos , mais cautelosos e tementes com o quadro que vivenciamos e vicenciaremos daqui para frente.São mortes e mais mortes diárias com diagnósticos diversos, aliviando a brutal explosão da doença. Quando abro o Jornal me surpreendo com o Secretário de Saúde dizendo que a situação está sob controle. E, ainda pensam em abrir as portas dos colégios em breve. É brincar muito com caso tão grave.

Anônimo disse...

Acho que toda a população está apreensiva, e o início das aulas deveria ser prorrogada por mais uma semana, ou pelo tempo em que a curva de crescimento da doença estiver ascendente. Não existe isso de "situação sobre controle", e o retorno das crianças e adolescentes às aulas pode contribuir para o agravamento do quadro. A secretaria de saúde não quer causar pânico na população, mas não deve se mostrar despreocupada,"dona" da situação, pois o quadro em todo estado do Rio é preocupante. Vamos ficar em alerta, e procurar nos matermos muito informados, mas de acordo com os fatos, e não com o que nos relata a secretaria de saúde do município.

Ministério da Saúde disse...

O Ministério da Saúde lamenta o óbito de Maria Cândida e esclarece, em relação ao

comentário anônimo postado no blog, que não tem a intenção de abrandar os efeitos e

avanços da Influenza A (H1N1), divulgando 'diagnósticos diversos'. No entanto, cabe ao

Ministério da Saúde apenas contabilizar como casos de Influenza A os que realmente

tiverem sido confirmados como tal.

Sobre a abertura dos colégios, a decisão de interditar ou não escolas cabe à

administração das mesmas, em parceria com a Vigilância Epidemiológica local. Caso não haja necessidade, recomenda-se que apenas alunos, professores e funcionários com sintomas de gripe fiquem em casa.

Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde