quinta-feira, 13 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA: DADOS OFICIAIS.

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira que, entre 25 de abril e o último sábado (8), foram registrados 1.586 casos graves da gripe suína –a gripe A (H1N1)– no país. Ao todo, 3.642 pessoas contraíram o vírus no Brasil, revela o balanço.

De acordo com a pasta, neste período, ao menos 192 pessoas morreram, porém, com os dados das secretarias estaduais de Saúde, o número de óbitos no Brasil já chega a 211.

Somente nesta terça-feira, as secretarias dos Estados do Rio Grande do Sul e do Rio confirmaram, ao todo, mais oito mortes em decorrência da gripe suína. Foram confirmadas ainda novas mortes em cidades do Paraná e de São Paulo, ainda não contabilizadas pelas secretarias estaduais.

De acordo com o Ministério da Saúde, das 192 mortes contabilizadas pela pasta, 106 (55,2%) tinham algum fator de risco –como a gestação. Do total de vítimas da doença, ao menos 28 eram mulheres que estavam grávidas (14,5%) e, entre as grávidas que morreram, oito tinham pelo menos um outro fator de risco.

Doenças cardíacas, metabólicas e respiratórias, além de hipertensão arterial, diabetes e gestação são os principais fatores de risco para morte, entre os casos graves pelo vírus da gripe A (H1N1).

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Um comentário:

Anônimo disse...

obrigado por passar p nós essas informações.
é de grande valia
DEUS o abençoe
ah!uma dica:
faça uns artigos evangelizadores,falando de JESUS p nós.vai nos fazer bem
meu avô é seu fã.
obrigado