segunda-feira, 29 de setembro de 2014

As reservas para o pleito de 2016 em Campos dos Goytacazes


As eleições estão cada vez mais próximas e pelo que se depreende das últimas pesquisas eleitorais, a disputa para a Chefia do Executivo Estadual será entre Pezão, atual líder nas pesquisas, e seu ex-aliado, o deputado federal e ex-governador Garotinho.

Essas eleições exercerão forte influência no pleito de 2016, no município de Campos dos Goytacazes. Será o ano eleitoral em que os ‘Garotinhos’ não poderão lançar um nome da própria família para a disputa do cargo de prefeito.

Sabe-se que a Constituição Federal veda a candidatura de parentes do chefe do Executivo até terceiro grau, dentro da circunscrição do titular. Logo, Rosinha - na qualidade de prefeita - não poderá se valer dos laços sanguíneos para manter seu grupo no poder.

Devido a isso, a escassez de nomes já é nítida já que não basta querer ser o postulante do grupo. Necessário se faz ser do agrado de Garotinho e estar preparado para representá-lo na prefeitura sob pena de ser ‘detonado’ nos meios de comunicação e perseguido até o fim do mandato.

Lembrem-se: o Garotinho na Oposição é bem melhor do que na Situação.

Todavia, o que ora escrevo sobre o pleito de 2016 passa pelo de 2014. Caso Garotinho vá ao segundo turno e consiga destruir a sua rejeição estratosférica e se torne governador novamente, a eleição municipal para o Executivo será, novamente, salvo um cataclismo, da Família da Lapa.

Porém, se Pezão for contemplado como o novo governador do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Campos passará a ser a última trincheira do atual deputado federal do PR.

Sem mandato e agarrado ao cargo de sua esposa, por meio do qual exerce a função de prefeito de fato, Garotinho terá que escolher seu novo súdito. Um político que seja fácil de empurrar ‘goela’ abaixo dos integrantes da cúpula e de uma fatia considerável do eleitorado.

Atualmente, não há personalidades políticas dentro do grupo que sejam consideradas fortes. Por outro lado, não restam dúvidas de que o escolhido será o candidato da máquina e isso já é um fato agregador relevante.

Uma derrota de Garotinho o fará perder um pouco de fôlego e de território. Salvo Rosinha, sua esposa, não há a certeza de que os prefeitos dos municípios que hoje estão ao seu lado, estarão após uma eventual derrota.

Nesse caso, a tendência é apoiar os candidatos do governador eleito ou optar por um alinhamento.

Assim, poderemos ter em Campos uma disputa entre o candidato de Rosinha/Garotinho e o de Pezão, caso seja ele, o atual governador, reeleito.

Sob esse prisma, a eleição para o Governo do Estado é crucial para Garotinho. Perder nas urnas significa ter que reconstruir o tabuleiro, acalmar os ânimos, flertar com os vereadores e tentar montar um grupo que seja coeso em torno de um ou dois nomes, no máximo.

Diante disso, há duas certezas: a primeira é de que não sabemos quem será o Governador do Estado do Rio de Janeiro e a segunda é que a eleição para o cargo de prefeito de Campos dos Goytacazes começa no dia primeiro de janeiro de 2015.

Vamos aguardar, pois no jogo dos números poderemos ter mortes e sobrevidas.

Que venha o resultado das urnas!

Cláudio Andrade


7 comentários:

Anônimo disse...

a era garotinho já era...daqui a 2 anos O PT vai tomar o governo de CAMPOS , ESPERAM PRA VER.... E É UMA MULHER Q VEM AÍ... AGUARDEM , O MESMO CERCO Q FOI FEITO RIO VAI SE FEITO AQUI ... AGUARDEM!

Anônimo disse...

Acredito que as eleições de 2016 começam em 27/10/2014, com o resultado.

Anônimo disse...

O candidato dos Garotinhos será o Dr. Chicão, atual vice prefeito

Anônimo disse...

se o PT vier pra campos, ai que os royaltes acabam de vez, não vai dar nem pro começo, da forma que estão comendo o dinheiro do governo federal, imagina em uma cidade como campos, ai patrão, quebra na solda mesmo, sem chance de conserto. PT JA É SACANAGEM

Anônimo disse...

Pezão vai ganhar essa eleição sim, pois o povo já percebeu quem ta levando a sério e quem ta só querendo se aproveitar do cargo.

Anônimo disse...

Dr. Arnaldo vai voltar!

Anônimo disse...

dr Arnaldo pode até voltar,mas a ficha dele também tem que voltar limpa, sem liminar pelo amor de DEUS