segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Semana de prevenção às doenças do coração‏ em SJB


A secretaria de Saúde de São João da Barra participa do Dia Mundial do Coração realizando uma semana de prevenção, a partir da próxima terça-feira, 30, entre 8h e 15h. De acordo com a secretária da pasta, Denise Esteves, a população está convidada a comparecer em frente à Policlínica, na sede do município, e também no quinto distrito, na Policlínica de Sabonete. Ambas as unidades de saúde vão receber uma tenda com serviços de medição de pressão arterial e teste de glicemia - exames considerados importantes para um primeiro atendimento cardiológico -, além de palestras na terça à tarde e na sexta pela manhã ministrada pela cardiologista Elizabeth da Matta.

Por determinação do prefeito José Amaro de Souza Neco, esses serviços serão mantidos, diariamente, para que o trabalho de prevenção realmente aconteça na vida das pessoas. “Os números da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam, anualmente, cerca de 17,1 milhões de vidas afetadas por doenças cardiovasculares e isso é preocupante, exigindo das autoridades públicas mais atenção”, ponderou.

Para se ter uma ideia, há registro de 300 mortes por ano decorrentes de doenças que geralmente se manifestam através de infartos, derrames e mortes súbitas. Denise Esteves lembra que com a campanha e, posteriormente, com os serviços de ação continuada, a Saúde poderá atuar mais rápido no encaminhamento de pacientes que estejam com sinais mais urgentes, e também efetivar sua ação preventiva. Cabe lembrar que a estrutura do Centro de Emergência se encontra devidamente adequada para essas demandas.

Fatores de risco – Para levar informação e cuidados mais específicos, a secretaria de Saúde mantém o Programa Hiperdia, que monitora pacientes hipertensos com diversas atividades, entre elas, a orientação sobre os fatores de risco e automonitorização da glicemia, da pressão arterial e da aplicação de insulina, além de verificar o comparecimento dos usuários às consultas nas Unidades Básicas de Saúde.

A coordenadora do Hiperdia, Juliana Gaia, lembra que hoje o programa assiste a cerca de cinco mil pacientes em tratamento e que nesta sexta-feira, 26, as ações foram levadas ao PSF Nova São João da Barra realizando um total de 50 atendimentos. “Atualmente o programa é chamado pelo Ministério da Saúde de Programa de Assistência ao Paciente com Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, disse.

Para cuidar da saúde do coração alguns hábitos devem ser abandonados, principalmente os de fumar, ingerir bebida alcoólica sem moderação e não ter atividade física regular. É altamente prejudicial ao coração ter colesterol alterado, obesidade ou sobrepeso, abdômen elevado, diabetes e alimentação inadequada.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Nenhum comentário: