quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Pescadores de SJB recebem certificado do curso ESEP‏


Profissionais estão, a partir de agora, aptos a conduzir embarcações de passageiros

O curso Especial de Segurança de Embarcação de Passageiros (ESEP), aplicado por instrutores da Marinha do Brasil e credenciado pela Diretoria de Portos e Costas, qualificou 30 pescadores de São João da Barra. A entrega dos certificados de conclusão e das carteiras de habilitação, tornando-os aptos a conduzir embarcações de passageiros, aconteceu nesta quarta-feira, 11, no Clube Democrata, na sede do município.

De acordo com o prefeito José Amaro de Souza, Neco, presente à solenidade, o curso é importante para legalizar os pescadores que poderão atuar no Rio Paraíba do Sul. “Além de promover a segurança da navegação, o curso dará aos pescadores a oportunidade de aumentar a sua renda mensal com a diversificação das atividades no transporte de passageiros, havendo tranquilidade em caso de fiscalização por parte da Marinha”, disse.

Há 17 anos desenvolvendo a atividade pesqueira, Wallace da Silva foi um dos participantes do curso. “A situação está difícil para todo mundo e a minha intenção é abrir uma nova porta de trabalho para ajudar a melhorar a minha renda mensal e a minha qualidade de vida”, declarou.

A qualificação é necessária, de acordo com o tenente Mizael, da Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, para que os pescadores conheçam os procedimentos corretos relacionados a embarque, viagem e desembarque de passageiros, além da segurança da embarcação. “Somente pescadores profissionais estiveram aptos a participar do curso de 40h, iniciado no dia 26 de outubro”, comentou.

Também participaram da solenidade de entrega dos certificados e das carteiras de habilitação o encarregado da Seção de Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos de São João da Barra, Sargento Jeferson, e o secretário municipal de Pesca, Joel Pinto Serra, que articula junto à Petrobrás, como forma de compensação ambiental exigida pelo IBAMA, a realização dos cursos Pescador Profissional (POP), Marinheiro de Convés (MAC) e Moço de Convés (MOC) para 2016, após o defeso do camarão.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Nenhum comentário: