sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Recuperação da orla do Açu contará com ajuda privada e do governo do Estado


O avanço do mar no distrito sanjoanense de Barra do Açu e a recuperação da orla local ainda são motivo de preocupação das autoridades. Tanto que, na amanhã desta sexta-feira, dia 5, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Francisco Portinho, o prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, o Neco, o deputado estadual Roberto Henriques, uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Caio Cunha, especialista em relações institucionais da Prumo Logística, responsável pela construção do Porto do Açu, se reuniram para tratar do assunto na sede da Secretaria do Ambiente, no Rio. Durante o encontro, ficou definido que a Prumo financiará um novo estudo sobre o fenômeno, a ser realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), e que a Secretaria de Estado do Ambiente, através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam),fará uma parceria com a prefeitura para ceder recursos para a realização da obra.

Na ocasião, tanto os técnicos do Inea quanto o secretário de Estado do Ambiente aceitaram como válido o resultado de um estudo, realizado a pedido da Prumo, comprovando que o fenômeno do avanço do mar e erosão no Açu não possui ligação com as obras do porto. Uma nova reunião acontecerá na sede do INPH, no Rio, na próxima quarta-feira, dia 17.

Um outro estudo sobre a situação do Açu e o projeto de recuperação da orla já foram solicitados ao INPH pela prefeitura, por intermédio do deputado Roberto Henriques. "Precisamos zelar pelas praias da nossa região e pela população que mora nessas localidades. Como parlamentar sempre me disponho a ajudar no que for preciso para o desenvolvimento sustentável do Norte e do Noroeste Fluminense", frisou o deputado.

Para Caio Cunha a reunião foi muito proveitosa. "Embora tenha ficado comprovado pelo o único estudo científico que existe sobre o caso que não há relação entre o fenômeno de erosão com as obras no porto, nos disponibilizamos a financiar um novo estudo. Para nós, da Prumo, essa parceria entre a empresa, governos e comunidade é muito importante. Também queremos saber o motivo da erosão e que essa situação seja reparada", pontuou.
Também participaram da reunião o secretário de governo de São João da Barra, Antônio Neves, e o Secretário de Meio Ambiente do município, Sidney Salgado.

Assecom do parlamentar

Nenhum comentário: