quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Vídeo com voz atribuída à secretária de educação causa polêmica na rede




"Os profissionais da educação de Campos estão revoltados com a publicação de um vídeo na internet onde eles são chamados de idiotas. A declaração foi atribuída à Secretária de Educação de Campos, Marinéa Abude.

O vídeo apresenta uma suposta reunião entre a secretária e diretores de escolas municipais. Marinéa usa termos pejorativos quando se refere aos professores insatisfeitos com a atual situação das escolas e condições de trabalho da categoria.

“E são esse ‘pessoalzinho’, esses ‘professorezinhos’ aí, eles estão a fim de baderna. Eles não estão a fim de reivindicar nada não”, relata o vídeo. Em outro trecho, a secretária afirma que os professores são idiotas. “No dia que vieram aqui pra frente, berraram, gritaram, acharam que eu estava aqui dentro. Mas eu estava muito longe daqui. Idiotas, acharam que eu estava aqui dentro”.

Para assistir ao vídeo basta clicar na seta embaixo da fotografia ao lado.

De acordo com o comando de mobilização dos educadores de Campos, a secretária foi desrespeitosa. “Se ela fosse professora mesmo, ela deveria pensar antes de ofender os verdadeiros professores que estão sendo massacrados e escravizados dentro das escolas”, falou Maria Helena Mendes Freitas.

Segundo Maria Helena, na creche em que ela trabalha, a Olímpio Paulo da Silva, em Morro do Coco, foi preciso fazer festa na instituição para arrecadar dinheiro para investir na estrutura física da escola. “Reformamos o parquinho das crianças,Com o dinheiro, compramos cavalinhos e um pula-pula. Na área educacional, trabalhamos com lápis de péssima qualidade que quebra a ponta várias vezes durante o dia. As massas modeladoras são de qualidade ruim, que não modelam perfeitamente. É fato que a prefeitura tem feito creches modelos, mas a quantidade está abaixo do necessário”, denunciou.

O comando de mobilização é responsável pelas manifestações que começaram em agosto na cidade. No primeiro ato, mais de duas mil pessoas se reuniram, segundo a organização, e saíram em caminhada da praça São Salvador até a sede da Prefeitura de Campos.

A categoria reivindica aumento do piso salarial, acréscimo de 100% no valor do vale refeição, redução da carga horária trabalhista que é estabelecida em uma lei de 2008, repasse da verba do Fundeb, eleições diretas para diretores de escola, investimento na estrutura física das creches e escolas além de aumento na qualidade dos materiais didáticos.

“O piso nacional do professor iniciante é R$ 1.565, enquanto em Campos é de R$ 1.299 há quinze anos. Uma lei que regulamenta nossa carga horária não é cumprida e nós temos que lutar até para que uma lei ser cumprida. Resolvemos ir às ruas porque não estávamos sendo representados como deveríamos pelos sindicatos. Arregaçamos as mangas e estamos na luta”, declarou.

De acordo com Maria Helena, ainda em agosto, a secretária se reuniu com uma comissão representativa da classe. O debate durou mais de três horas e não houve nenhuma definição. “A secretária afirma no vídeo que vai fazer eleição para diretores, mas ela quer o nome de três mais votadas para ela escolher. Dessa forma a direção não terá liberdade para agir”.

O próximo ato está marcado para o dia 15 de outubro, data em que é comemorado o Dia do Professor".

Fonte: Terceira Via

6 comentários:

Davi disse...

O linguajar dessa senhora é bem adequado ao nosso índice de classificação em todo o Estado do Rio. Está nos últimos classificados.

Roselice Amedrontada disse...

Poderosa ela hein! É de meter medo!!! UI!!!!

Luciana Soares Marques disse...

Agora tenho que lembrar todos os dias o quanto sou IDIOTA.
IDIOTA por ter três impressoras e viver preparando aulas para meus alunos com recursos próprios(sempre comprando tinta).
IDIOTA por querer o melhor para os meus educandos a ponto de abrir mão do meu horário de almoço, para alfabetizar alunos do 4º ano com atendimento individual(tenho duas matrículas na mesma escola,porque sou IDIOTA)
IDIOTA por querer que meus alunos façam a higiene pessoal(lavar as mãos) antes das refeições, enquanto serventes trancam os dentes debochando das minhas atitudes.
IDIOTA por querer uma escola de qualidade como se fosse para um filho.
IDIOTA por amar tanto o que faço, que fiz está escolha e não me arrependo HORA nenhuma.
IDIOTA porque se fosse para começar tudo novamente…seria PROFESSORA com certeza.
Vale lembra que continuarei IDIOTA, lutando e denunciando todas as mazelas…(Principalmente ao Ministério Público Estadual)
Afinal tenho que honrar o meu novo título:

I ncansável
D eterminada
I nteressada
O timista
T rabalhadora
A utêntica

E viva eu…a IDIOTA que é feliz , ama o que faz!!!

LUCIANA SOARES MARQUES

Anônimo disse...

Montagem barata!

Anônimo disse...

Esse é o governo em Campos e em muitas partes do Brasil.

O professor já foi um profissional respeitado e admirado, com prestigio social e valorização profissional, mas hoje esse prestígio e valorização estão no EXECUTIVO E LEGISLATIVO.

Hoje a massa admira, venera e obedece um camarada que aumenta seu próprio salário de 7 mil para 13 mil.

Daqui alguns anos teremos 5 mil vereadores e 25 professores, é muito bom ser vereador ele ganha em 2 meses é um ano de professor.

Anônimo disse...

Montagem ou não. A verdade que esse pessoal de cargo de confiança do governo desdenha mesmo dos servidores