sexta-feira, 9 de março de 2012

Fifa suspende atividades ligadas a Copa até encontro com Dilma



A Fifa está suspendendo todas as atividades ligadas à Copa do Mundo do Brasil em 2014 até que o governo brasileiro marque o encontro da presidente Dilma Rousseff com o presidente da entidade, Joseph Blatter. Na segunda-feira, o secretário-geral, Jerôme Valcke, chegaria ao país com membros da Fifa para vistoriar os estádios de Recife, Rio, Brasília e Cuiabá, mas a viagem foi cancelada. Dois dias depois também haveria uma reunião de Valcke com Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local (COL). O nome de Ricardo Teixeira, que se licenciou da presidência da CBF, mas não do COL, não é mencionado no comunicado.

Em carta enviada nesta semana, Blatter pediu que o encontro com Dilma fosse realizado o mais rápido possível. Nesta sexta, Blatter enviou uma nova carta ao governo brasileira pedindo mais uma vez que o encontro fosse agendado. A ideia inicial era que ele fosse realizado na semana que vem. Como a data não foi marcada, a Fifa, em retaliação, decidiu suspender qualquer atividade relativa à Copa.

As relações entre a Fifa e o governo brasileiro vêm se desgastando desde a semana passada, quando Valcke afirmou que o Brasil precisava de um chute no traseiro para acelerar as obras para o Mundial. A declaração irritou o governo brasileiro, que, através do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, chegou a anunciar que não iria mais aceitar que Valcke fosse o interlocutor da Fifa no país para tratar do Mundial. Ao mesmo tempo, o secretário da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, chamou o secretário-geral da Fifa de “vagabundo”. As informações são do Globo on line.

Nenhum comentário: