sexta-feira, 9 de março de 2012

Deputado que se lixa para a opinião pública é absolvido pelo STF



Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu nesta quinta-feira o deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS), acusado pelo Ministério Público de seu estado de cometer irregularidades quando era prefeito da cidade de Santa Cruz do Sul, de 1997 a 2004. O Ministério Público acusava Moraes de utilização indevida de bens e apropriação de rendas públicas, como a instalação de um terminal telefônico público na residência de seu pai. Mas o relator do caso, ministro Luiz Fux, não viu provas capazes de condená-lo.

Moraes é o mesmo deputado que em 2009 disse que estava se lixando para a opinião pública. Na época, ele relatava no Conselho de Ética o caso do deputado Edmar Moreira, mais conhecido por ter um castelo em Minas Gerais. Moreira também era acusado de usar irregularmente a verba indenizatória da Câmara para fazer pagamentos às empresas de segurança de sua propriedade.

- Esse telefone estava instalado desde 1986. E o que ocorre? Nessas localidades no interior, às vezes há uma dificuldade de comunicação, então transfere-se o local da instalação. E esse local da instalação, que era no berçário, foi transferido para o armazém do seu Willy (pai de Moraes). Esse telefone foi instalado uma década antes de o prefeito assumir a municipalidade - disse Fux.

Para o ministro, o telefone era de uso comunitário:

- O ex-vereador que fez notícia-crime ao Ministério Público admite verbalmente que no armazém onde estava instalado era franqueado o acesso de qualquer do povo ao telefone em questão - afirmou. - In dubio pro reo - acrescentou, citando frase latina que significa "na dúvida, a favor do réu".

Acompanharam o voto do relator os ministros Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso.

- Não há prova hábil a embasar a condenação do réu - afirmou Rosa Weber.
- Não há valor comprovado que tenha sido apropriado indevidamente - disse Cármen Lúcia.

As informações são do Globo on line.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse deputado pelo menos disse explicitamente(abertamente) que não se lixa, para o povo; Porém pior que ele, são os políticos, que implicitamente(às escondidas) não se lixam para o povo, mas, que na verdade, os engana, declarando falsamente, preocupações que verdade não tem com tal população. são os políticos que sobrevivem das promessas e ndada mais. E são maioria, esse tipo de políticos.