domingo, 4 de novembro de 2012

O Jardim São Benedito e os carentes de políticas sociais


Jornal Terceira Via



O Jardim São Benedito, em nossa cidade, é uma considerável área verde do município. Situado em local nobre da cidade e palco de diversas atividades físicas e culturais sem contar que é a sede da Academia Campista de Letras. Todavia, enfrenta uma situação atípica que vem se arrastando há anos.

Diante do olhar atônito de inúmeros munícipes e da inércia do Poder Público, foi instalado, a céu aberto, no Jardim São Benedito, um ‘albergue de pedintes’.

Trata-se de homens e mulheres que utilizam do espaço público para consumir drogas, praticar atos libidinosos e fazer ‘bicos’ em busca de um numerário qualquer, tornando o local perigoso seja à luz do sol ou ao cair da noite.

O conforto que lhes é oferecido inicia-se com o café da manhã ofertado pelas irmãs da Igreja São Benedito. Vale dizer que tal ato solidário em nada contribui para fomentar a já constatada degradação do Sistema de Política Social e a relação amistosa dos andarilhos com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar.

Certamente, cada um daqueles que lá se encontra possui uma história de vida peculiar. No entanto, em todas há um ingrediente triste que pode os ter levado às ruas. Por outro lado, quem está de fora dessa situação se vê em coação velada ao assistir esse cenário que afronta as autoridades constituídas e avança o espaço de terceiros. Uma situação que retrata, de forma contundente, a ‘vista grossa’ que os setores sociais do Município e do Estado fazem frente a um problema de grande proporção em nível social.

Os Direitos Sociais estão insertos na Constituição Federal, no seu artigo 6º, preconizando educação, saúde, alimentação, trabalho, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Outras leis infraconstitucionais também respaldam programas que, se fossem estruturados e implantados, evitariam esse cenário caótico para os que passam pelo Jardim ou para os que o visitam.

Os que lá se encontram não possuem o MÍNIMO existencial, que é garantia constitucional e Direito Fundamental para uma vida humana digna. Sejam maltrapilhos, alcoolizados ou entorpecidos, todos eles demonstram o quanto já se faz urgente uma medida enérgica das autoridades.

Em Campos dos Goytacazes, os vereadores aprovaram, na última terça-feira (30), o maior orçamento da história do município. Em 2013, nossa Prefeitura terá à disposição 2,4 bilhões de reais. Vultoso numerário disponível para a Administração Pública para que pertinentes projetos sociais sejam efetivados, mantidos e, quem sabe, criados?

Já se faz retardado o momento de a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, por meio de seus interlocutores, promover uma ação que vise a proteger os cidadãos que no Jardim se instalam. A comunidade campista, na qualidade de pagadora de tributos, é merecedora de uma resposta dos Poderes Públicos. Um município, como o nosso, detentor de repasses generosos dos Royalties, não pode ser palco de tamanha negligência das autoridades. É incabível e inaceitável!

O Jardim São Benedito já se transformou em uma zona de conforto de desamparados que lá buscam abrigo e liberdade para seus atos de rebeldia. Um Jardim que já tem outro nome! Nome esse que só o Poder Público pode responder.

Um comentário:

Anônimo disse...

A situação está tomando proporções lastimáveis e não vemos ninguem tomar providencias.
Aliás a inércia das ditas autoridaeds em seus vários graus, seja a nivel municipal, estadual e Federal , que só pensam apenas em arrecadar para políticas populescas e que nada contribuem para que se possa erguer de modo concreto uma Nação nos deixa , alem de atonitos,revoltados .
Na hora de contribuir somos chamados mas na hora de proteção em todos os sentidos, que são obrigatoriedade do Estado e suas instituições, estamos orfãos.
E não se trata de desejar tutela, pelo contrário, nós ansiamos um Brasil grande que possa corresponder os IMPOSTOS CARÍSSIMOS que pagamos .Impostos esses que devem ser revertidos em infraestrutura e serviços feitos com uma política responsável e consequente executada pela totalidade dos brasileiros por meio de seus REPRESENTANTES eleitos, PAGOS para servirem ao BEM ´PÚBLICO