segunda-feira, 5 de novembro de 2012

São João da Barra promove a 1ª Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação



A 1º Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (Femucti) das Escolas Municipais de São João da Barra vai acontecer nos dias 7 e 8 de novembro, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, em Atafona. O evento é promovido pela Secretaria de Educação do município e visa difundir os preceitos das Ciências entre os alunos. A feira acontece de 8:30 às 16:30 e é aberta a toda comunidade. A abertura oficial vai acontecer às 10h no dia 7.

Em outubro, entre os dias 15 e 20, aconteceu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na ocasião todas as escolas da rede fizeram internamente uma exposição de ciências, com projetos envolvendo os alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade. 25 escolas do município participaram e mais de 100 projetos foram apresentados. Destes, 37 foram selecionados para participar da Feira de Ciências.
- Formamos uma comissão para escolher os projetos que iriam participar da Feira. Foi uma seleção difícil porque os trabalhos estavam realmente muito bons.

Conseguimos selecionar 37 trabalhos para serem expostos na feira e destes, 4 serão expostos na Feira de Ciências e Tecnologia de nível estadual, que vai acontecer nos dias 10 e 11 deste mês, no Museu da República, no bairro do Catete, no Rio de Janeiro - explicou Leide Cristina Fernandes, coordenadora geral de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação. Os projetos que vão para a feira estadual têm como tema central a Energia Eólica, Lançamento de Foguetes, Horta Hidropônica e Conservação de Alimentos e foram desenvolvidos pelas escolas municipais Amaro de Souza Paes e José Alves Barreto.

A programação da Femucti está bem variada e promete agradar a todos os participantes. Além dos projetos desenvolvidos pelos alunos, vai acontecer uma apresentação de Estátuas Vivas e Sombras, promovida pelo grupo teatral Nós na Rua, peça de teatro criada e encenada pelos alunos do 1º ano de escolaridade da Escola Municipal José Alves Barreto, apresentação da Banda da Escola Dionélia Gonçalves do Santos e um Show de Química, apresentado por profissionais do ramo. O Show de Química é uma colaboração do Programa de Educação Ambiental Ligado no Ambiente, promovido pela LLX e OSX nas escolas da rede.

Esse programa tem como objetivo desenvolver a conscientização ambiental nos educandos. Enfatiza temas diferentes em cada escola, como por exemplo, a Lagoa de Grussaí, os mananciais e o Rio Paraíba do Sul, dependendo da realidade de cada comunidade escolar. Culminâncias desse programa também estarão expostas na Feira de Ciências.


- Estamos seguindo um calendário nacional elaborado pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério de Ciências e Tecnologia, com o objetivo de difundir e popularizar as Ciências entre os alunos. A partir do ano que vem a disciplina de Ciências vai ser cobrada na Prova Brasil e é importante desenvolver o interesse das crianças. Ano passado tivemos uma exposição de Ciências dentro do Programa Ligado no Ambiente e a empolgação dos alunos é notória. Neste ano, a Feira vai ser maior, porque todas as Escolas Municipais vão apresentar algum projeto. É gratificante ver nossos alunos estimulados, participativos e interessados pelos desafios e descobertas que a Ciências promove finalizou Antônio Neves, Secretário Municipal de Educação.

Fonte: Secom de SJB.

Nenhum comentário: